Com presença do governador e do comandante-geral, o Corpo de Bombeiros celebrou, nesta quarta-feira, Dia do Bombeiro, os 169 anos de fundação, em cerimônia no Quartel Central da Praça da República | @corpodebombeiros_rj
[ FRASES DA SEMANA ]
‘VELA PRA DOIS LADOS’
“O MOTIVO É SIMPLES. ELE NÃO PODE ESTAR AQUI DENTRO DO GOVERNO E JOGANDO PARA DOIS LADOS. NINGUÉM PODE ACENDER VELA PARA DOIS LADOS.”
RODRIGO BACELLAR, GOVERNADOR EM EXERCÍCIO, SOBRE O MOTIVO DA EXONERAÇÃO DO SECRETÁRIO DE TRANSPORTES, WASHINGTON REIS
‘DEIXO UM LEGADO’
“A LICITAÇÃO DOS ÔNIBUS É MEU
LEGADO. AGRADEÇO AO GOVERNADOR CLÁUDIO CASTRO PELA PARCERIA E CONFIANÇA. SIGO SERVINDO AO POVO, COM MUITA FÉ. WASHINGTON REIS, SECRETÁRIO ESTADUAL DE TRANSPORTES, QUE REUNIU A EQUIPE E SE DESPEDIU DA PASTA, ENTRE ATAQUES E AGRADECIMENTOS
‘VAI TER QUE DEPOR’
“MESMO APÓS A EXONERAÇÃO, A CONVOCAÇÃO SEGUE EM VIGOR. ELE TERÁ QUE VIR À ALERJ E RESPONDER A QUESTÕES FUNDAMENTAIS, COMO O AUMENTO DA TARIFA DO METRÔ.”
PROFESSOR JOSEMAR (PSOL), AFIRMANDO EM PLENÁRIO QUE PODE PEDIR CONDUÇÃO COERCITIVA DE WASHINGTON REIS PARA DEPOR NA CPI DA ALERJ
Assumir o cargo de governador representa o compromisso direto com a população fluminense e a garantia de continuidade administrativa. Todas as decisões adotadas nesse período foram pautadas por responsabilidade, lealdade ao projeto de governo e respeito rigoroso às funções constitucionais do Poder Executivo. Ser governador interino não significa apenas ocupar um posto temporário: é exercer plenamente a autoridade delegada, garantindo o bom funcionamento da máquina pública, a integridade das políticas em andamento e a prestação de serviços essenciais à sociedade.
A exoneração do ex-secretário de Transportes foi uma medida necessária para assegurar o funcionamento adequado da gestão. Um governo eficiente depende de diálogo constante, disciplina administrativa e respeito à hierarquia institucional. A lealdade ao projeto coletivo é uma condição fundamental, especialmente em áreas estratégicas como o transporte público, que impactam milhões de pessoas todos os dias e exigem respostas rápidas, articuladas e coordenadas.
Publicação T Ferreira Castro Jornalismo ME CNPJ 19.978.152/0001-91
Editor Executivo Tomaz Castro
Registro Mtb 0040666/RJ
Endereço: Rua Dezoito-B, nº 45 - Sala 101
Vila Santa Cecília | Volta Redonda/RJ
Jornalismo redacao@docpress.inf.br
Design @weblitebrasil
Filiado: Fenaj e SJP-R
A Prefeitura de Rio das Flôres divulgou a programação de um dos mais tradicionais eventos da cidade, que celebra a cultura junina com quadrilhas, shows de música e dança, e comidas típicas. Prepare seu traje caipira e afine o passo, pois é hora de levantar poeira e mostrar todo o talento e animação do seu grupo. Chame os amigos e venha viver essa grande festa do Centro-Sul Fluminense.
Arraiá Flôres
Rio das Flôres, De 4 a 6 de Julho www.riodasflores.rj.gov.br
A Prefeitura de Cordeiro convida para a exposição agropecuária mais antiga do Brasil, que desde 1921 é uma celebração da cultura, gastronomia e tradições locais. Na programação do evento, que é gratuito, shows, exposição de gado, rodeio, concurso leiteiro e apresentações culturais.
81ª Expo Cordeiro Cordeiro, De 12 a 20 de julho www.cordeiro.rj.gov.br
DIREITO DE TODOS
A Prefeitura de Angra dos Reis realiza este mês um dos eventos mais importantes para o fortalecimento do SUS. A conferência é um importante instrumento de controle social do Sistema Único de Saúde (SUS), reunindo representantes de órgãos públicos e da sociedade civil organizada, como sindicatos e associações de moradores. Ao todo, serão discutidos cinco eixos temáticos fundamentais para o aprimoramento das políticas.
XIII Conferência Municipal de Saúde Angra dos Reis, 12 e 13 de Julho www.angra.rj.gov.br
Em situações de emergência, como um acidente ferroviário, um colapso viário ou qualquer crise de mobilidade urbana, a ausência de interlocução imediata com o secretário responsável comprometeria gravemente a capacidade de resposta do governo, colocando em risco a segurança, a vida e o bem-estar da população. Manter no cargo um gestor que se recusa a dialogar ou que atue de forma deliberadamente insubordinada seria uma falha administrativa inaceitável, um precedente perigoso para a autoridade do Estado e uma ameaça ao princípio da eficiência.
A relação com o governador Cláudio Castro sempre foi e continua sendo baseada em confiança mútua, clareza de objetivos e alinhamento político. Fui convidado a dar continuidade ao projeto de governo, garantindo estabilidade e coerência nas ações implementadas. Atuei com a autonomia necessária para tomar decisões alinhadas aos compromissos firmados com a sociedade e para defender a unidade de propósitos que sustenta nossa coalizão de governo. Essa parceria é construída sobre respeito, diálogo franco, cooperação institucional e compromisso real com o desenvolvimento do Rio de Janeiro.
Leia o artigo completo no link do QRcode. Mais conteúdos excusivos: docpress.inf.br
Prefeita fez balanço de 6 meses de gestão e lançou projetos para educação e combate à corrupção
Kátia Miki aposta em gestão eficiente e ‘reconstrução’
Em entrevista exclusiva ao DOC PRESS, a prefeita Kátia Miki (SD) fez um balanço dos primeiros seis meses de governo e destacou ações para o que ela chama de “reconstrução” de Barra do Piraí. A gestora reafirmou o compromisso com planejamento, eficiência orçamentária e combate à corrupção, com foco em estruturar mecanismos de controle e compliance para conter desvios e garantir o bom uso dos recursos públicos. — O objetivo é resgatar o orgulho dos moradores, elevando os indicadores de desenvolvimento e entregando resultados concretos — reforçou a prefeita na entrevista disponível em www.docpress.inf.br
TCE EM VR TEM RECORDE E ‘PACHECO & PAMPOLHA’
Presente’ reuniu 11 prefeitos e mais de 350 pessoas na Câmara
Volta Redonda recebeu, nesta quinta (3), o programa “TCE Presente – Mais Perto de Você”. A edição bateu recorde de público e reforçou o compromisso do Tribunal em oferecer mais orientação para reduzir punições. — Prefeitos, não tenham o Tribunal como um lugar inacessível, mas como um parceiro para capacitar seus gestores. Só errará quem assim desejar — afirmou o presidente da corte de contas do estado, Márcio Pacheco.
ALERJ EM FOCO
DESENVOLVIMENTO
Alerj autoriza doação para criação do Polo de Valença
A Alerj aprovou nesta segunda (30), em discussão única, o Projeto de Lei 5.679/25, que autoriza o Poder Executivo a doar à Prefeitura de Valença um imóvel estadual destinado à criação do Polo Industrial do município. A proposta é de autoria do deputado André Corrêa (PP) e segue agora para sanção ou veto.
O terreno tem 121 mil metros quadrados e é localizado na Rodovia RJ-145. Desde 1994, a área já está sob gestão direta da prefeitura por meio de concessão de uso. A proposta transforma essa cessão em doação definitiva, com a exigência legal de uso exclusivo para o fomento, regularização e ocupação industrial.
O plenário da Alerj aprovou, nesta segunda-feira (30), a convocação do secretário de Transportes, Washington Reis, e do presidente do Detro, Leonardo Segundo (PL), a convocação busca dar explicações à população sobre temas sensíveis, como o aumento da tarifa do Metrô.
O presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União), disse que vai se reunir com líderes partidários para definir datas das sabatinas.
O requerimento da CPI autoriza o funcionamento extraordinário do colegiado durante o recesso de julho, permitindo reuniões.
‘Jogo duplo’ com Paes leva Bacellar a exonerar Reis
Washington Reis é afastado durante interinidade do presidente da Alerj no Governo; desgaste se acentuou após convocação para CPI
O presidente da Alerj e governador em exercício, Rodrigo Bacellar (União Brasil), exonerou nesta quinta (3) o secretário estadual de Transportes, Washington Reis (MDB). A demissão foi publicada em edição extraordinária do DO, enquanto Cláudio Castro (PL) estava em missão oficial em Portugal. Apesar de integrar o primeiro escalão do governo, Reis vinha se recusando a apoiar a candidatura de Bacellar ao
INFRAESTRUTURA
governo do estado, articulando aproximação com o prefeito Eduardo Paes (PSD), possível adversário em 2026. Vídeos divulgados no fim de semana, mostrando os dois juntos, aumentaram a tensão. — O motivo é bem simples: eu não posso ter como secretário um secretário que é insubordinado a mim e mal fala comigo — declarou o governador em exercício.
Conflito. Amorim diz que Sambódromo é do Estado; Luiz Paulo cita decreto e parecer da PGE contra mudança
Deputados derrubam veto de Castro e devolvem controle do imóvel ao estado Sambódromo vira novo campo de disputa entre Alerj e Eduardo Paes
O município do Rio poderá perder o domínio do Sambódromo da Marquês de Sapucaí, com a decisão da Alerj de derrubar o veto do Poder Executivo ao Projeto de Lei N° 57/2023, que devolve o domínio do imóvel ao estado.
A proposta, de autoria do deputado Rodrigo Amorim (União), revoga um Decreto-Lei de 1975, que concede à cidade do Rio a titularidade dos imóveis da região da Cidade Nova, que pertenciam ao antigo estado da Guanabara. Ele defendeu que o sambódromo é importante para todo o estado e não apenas para a capital, e relembrou que o local foi construído com recursos do estado.
Encontro: Flávio Bolsonaro e Bacellar discutiram o caso neste sábado em Búzios
Matéria completa
ENERGIA
Petrobras vai investir R$ 33 bi no Rio de Janeiro
Recursos anunciados em cerimônia com presenças do presidente Lula e do ministro Alexandre Silveira serão aplicados em refino, petroquímica e combustíveis sustentáveis, para garantir segurança energética do país
Pacote inclui ampliações na Reduc, novas plantas em território fluminense para produção de SAF (o combustível de aviação renovável), e para geração termoelétrica mais eficiente. Matéria no QR code.
MACAÉ ENERGY
DEBATE
O FUTURO DO SETOR E GERA
OPORTUNIDADES
A edição 2025 do Macaé Energy reuniu, esta semana, empresários, especialistas e representantes de toda a cadeia produtiva no Royal Palace Macaé Hotel. Promovido por Firjan, Rede Petro-BC e Prefeitura de Macaé, o evento se consolida como um dos principais fóruns do estado para discutir os rumos do mercado de óleo, gás e energias integradas.
O encontro no Norte Fluminense contou com painéis, palestras e rodada de oportunidades para fornecedores locais. A programação abordou desafios da integração energética, o futuro do offshore, campos maduros e o mercado. Destaque para o Programa Rede de Oportunidades, promovido pela Firjan, que aproximou empresas locais de compradores e fornecedores.
Evento reuniu empresários e a cadeia produtiva do setor
Na Reduc, Lula e Silveira anunciam investimentos que visam diminuir a necessidade de importações
ECONOMIA
INSIDE-OUT
As mulheres do RJ querem empreender
O cenário econômico do Estado do RJ tem sido marcado por um avanço consistente e expressivo do empreendedorismo feminino.
Dados da Junta Comercial do Estado (Jucerja) revelam uma trajetória contínua de crescimento no número de empresas abertas por mulheres desde 2022. Naquele ano, foram registrados 33.280 novos negócios liderados por mulheres. Em 2023, houve uma leve elevação, com 33.298 registros. Já em 2024, esse movimento ganhou força, atingindo 34.862 empresas abertas por mulheres, representando um crescimento de 4,6% em relação ao ano anterior. A tendência de alta se intensifica em 2025, sinalizando a possibilidade de um novo recorde até o fim do ano.
As mulheres lideram 45% dos novos negócios abertos no Rio de Janeiro em 2025
Apenas entre janeiro e maio, a Jucerja contabilizou 16.527 novos negócios abertos por mulheres no Estado – um salto de 18,5% em comparação com o mesmo período de 2024. Esse impulso reforça o papel essencial das mulheres fluminenses na dinâmica econômica do Estado. Nos cinco primeiros meses de 2025, as empresas abertas por mulheres já representam 45% do total de novos negócios registrados em território fluminense, que atingiu 36.411 no período. Além de refletir o crescente protagonismo feminino, esse dado evidencia o impacto positivo das políticas públicas voltadas para o fomento ao empreendedorismo.
A abertura de empresas por mulheres cresce 18,5% até maio de 2025
O expressivo avanço do empreendedorismo feminino não se deu por acaso. É resultado direto de um ambiente cada vez mais propício à inovação e à criação de negócios por mulheres. Esse cenário tem sido impulsionado por ações estratégicas do Governo do Estado, que visam reduzir desigualdades, ampliar o acesso ao crédito e fortalecer redes de apoio e capacitação para mulheres que desejam empreender. A modernização dos serviços da Jucerja tem sido um dos pilares desse processo. A simplificação de procedimentos, a digitalização de serviços e a redução da burocracias ão fatores determinantes para estimular a formalização de novos negócios.
Lula pede investimentos e critica FMI e Banco Mundial
O presidente Lula criticou neste sábado (5) o papel do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, afirmando que essas instituições sustentam um “Plano Marshall às avessas”, em que as economias emergentes e em desenvolvimento acabam financiando os países mais ricos.
A crítica foi feita durante sua intervenção na sessão plenária da cúpula de líderes, realizada no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro. Para Lula, essas organizações voltam seus esforços para os países desenvolvidos, enquanto os fluxos de ajuda inter-
[ TURISMO ]
nacional têm diminuído e o custo da dívida dos países mais pobres tem aumentado.
— As distorções históricas no sistema financeiro internacional são inaceitáveis afirmou o presidente, defendendo a necessidade de mudanças estruturais que corrijam essas desigualdades.
Além das questões financeiras, Lula também destacou a importância de ampliar os investimentos em segurança pública e defesa social, principalmente nos países com maior vulnerabilidade, como forma de promover justiça social e desenvolvimento equilibrado.
Música e preservação ambiental impulsionam a baixa temporada
Evento movimenta a economia da Vila do Abraão, na Ilha Grande, e gera renda no inverno de Angra dos Reis
A 22ª edição do Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande começou na noite desta sexta (4), reunindo um grande público na Vila do Abraão para os shows de Lenine, Milton Guedes e artistas regionais. Moradores e turistas cantaram juntos e dançaram com as apresentações que abriram o fim de semana de música popular brasileira e de promoção da consciência ambiental, iniciativa da Prefeitura de Angra dos Reis por meio da TurisAngra. — Neste período de baixa temporada, estamos vendo pousadas e restaurantes cheios, gerando renda e movimentando a economia local no inverno — destacou o presidente da TurisAngra, João Willy. O evento encerra no domingo com a tradicional Violada Caiçara, reunindo artistas locais e reforçando o compromisso com a cultura local e a preservação do ambiente.
[ EMPREENDEDORISMO ]
Eventos do Brics injetam R$ 70 milhões na cidade
ENCONTROS REÚNEM CERCA DE 10 MIL PARTICIPANTES INTERNACIONAIS NA CAPITAL
A Prefeitura do Rio estima que todos os eventos ligados ao Brics, incluindo a Cúpula de Chefes de Estado nos dias 6 e 7 de julho, movimentem aproximadamente R$ 70 milhões. A estimativa é do estudo ‘Brics em Dados’, elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, pelo Instituto Fundação João Goulart e pela Coordenadoria de Relações Internacionais.
A projeção leva em conta os gastos de cerca de 10 mil participantes estrangeiros que estarão na cidade ao longo do semestre para as diferentes agendas oficiais. O levantamento busca subsidiar políticas públicas para maximizar os ganhos com o Brics, alinhando estratégias de atração de investimentos e promoção do Rio como destino diplomático e para turismo de negócios.
[ SUSTENTABILIDADE ]
Evento reuniu autoridades e especialistas para discutir as inovações urbanas NO FÓRUM DE LISBOA, CASTRO APRESENTA CASES DE SUCESSO Lorem ipsum
Governador apresentou projetos ‘Limpa Rio’ e de redução de CO2
O governador Cláudio Castro participou nesta sexta-feira (4) do XIII Fórum de Lisboa, em Portugal, apresentando os principais avanços do Governo do Estado do RJ em sustentabilidade e inovação. Durante o painel ‘Cidades em Transformação – Sustentabilidade na Era Inteligente’, Castro destacou o programa Limpa Rio (que já retirou 14 milhões de metros cúbicos de resíduos da Baía da Guanabara), a digitalização de 10 milhões de processos para reduzir CO2 e o protagonismo fluminense na geração de energia limpa. — O Rio tem ações sustentáveis importantes e se destaca na transição energética. Estamos preparados para liderar esse debate — afirmou o governador.
Encontro no Rio busca alinhar propostas conjuntas para fortalecer a influência do bloco
Maria Gadu abriu a primeira noite do tradicional festival de Música e Ecologia da Ilha Grande
Fernanda Curdi por BUSINESS
*Fernanda Curdi é secretária interina de Desenvolvimento Econômico do RJ. Leia o artigo completo em docpress.inf.br
‘VAMOS JUNTAS’ FORMA 280 MULHERES PARA O MERCADO
Governador Castro, primeira-dama Analine e secretária Heloisa entregam diplomas às formandas dos cursos gratuitos
Prefeitura do Rio firma acordo com BNDES para centro de dados na Barra
Novo Kicks começa a ser vendido na Rede Nissan
‘Rio Al City’. Prefeito Eduardo Paes assina memorando para viabilizar
No Palácio. Cerimônia contou com homenagens e a entrega dos certificados às formandas
Nesta terça (1º/07), no Palácio Guanabara, 283 mulheres receberam diplomas do programa Vamos Juntas. Realizado em parceria entre a Secretaria de Estado da Mulher e a Faetec, o programa oferece capacitação técnica em áreas como cerimonialista, agente cultural e recepcionista, com foco em mulheres a partir de 16 anos em situação de vulnerabilidade.
A secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, reforçou o papel transformador do projeto. — O Vamos Juntas é um caminho de reconstrução. Cada mulher que chega à formatura carrega uma história de coragem e transformação. Nosso papel é garantir que essas histórias sigam se multiplicando em todo o estado — disse a secretária.
O Rio deu um passo importante para consolidar sua liderança no mercado de tecnologia e inteligência artificial. Em evento na sede do BNDES nesta terça (1º/07), o prefeito Eduardo Paes assinou um memorando para viabilizar o projeto Rio AI City, que vai criar um hub de centros de dados. Celebrado durante o seminário paralelo à Cúpula do Brics, o memorando alinha ações de desenvolvimento, financiamento e implantação da infraestrutura de data centers, com apoio técnico e cooperação. O prefeito também destacou a infraestrutura robusta e o capital humano como diferenciais.
NOVO APLICATIVO VAI COMBATER ROUBOS DE CELULAR NO ESTADO
lançou nesta terça (1º/7), o aplicativo Celular Seguro RJ, ferramenta desenvolvida pelo Departamento Geral de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (DGTIT) da Polícia Civil. O ‘app’ permite ao cidadão guardar e consultar o Imei — número de identificação único de cada celular — para checar se há restrições na base de dados da Polícia Civil e da Anatel. O aplicativo facilita o bloqueio de aparelhos roubados ou furtados e busca coibir o comércio ilegal desses. Para garantir segurança e a
O novo Nissan Kicks abriu oficialmente suas vendas nesta quinta-feira (3), com preços começando em R$ 159.990. Para marcar o ‘start’, as mais de duzentas concessionárias Nissan do país fizeram ações especiais para receber os clientes. Com um projeto inovador, o novo Kicks é um carro que promete revolucionar o segmento. Entre os atributos que o tornam diferente do que se encontra no mercado estão o design robusto e impactante; interior espaçoso e funcional e os itens de série e segurança. Além de um motor turbo, resultado do investimento de R$ 2,8 bilhões que a Nissan está fazendo no Brasil.
PRIMEIRO SEMESTRE
Stellantis lidera no Brasil e na América do Sul
A Stellantis acelera o ritmo e consolida a liderança do mercado automóveis e comerciais leves no Brasil e América do Sul no primeiro semestre 2025. De janeiro a junho deste ano, a empresa alcançou 23,5% participação (market share) no mercado sul-americano, superando a marca 476 mil veículos comercializados, aumento de 72.357 unidades em relação ao mesmo período 2024. Em junho, foram vendidas 80,5 mil unidades, equivalente a 22,8% de participação. No mercado nacional, a Stellantis ocupou a primeira posição com mais 58 mil emplacamentos, conquistando 28,8% de participação.