O ‘Vem Junto Melhor Idade’ está reabilitando 1,5 mil idosos que haviam deixado de frequentar os programas da Prefeitura por limitações físicas. Atualmente 8,4 mil pessoas são beneficiadas na cidade | @prefeituravr
‘DEVE CONTINUAR REGULAR’
“O ESTADO ENTENDE QUE AS QUESTÕES FINANCEIRAS, MOMENTANEAMENTE, DEVEM SER RESOLVIDAS NO ÂMBITO PROCESSUAL E NA MEDIAÇÃO COM OS CREDORES FINANCEIROS”
NICOLA MICCIONE, CHEFE DA CASA CIVIL, SOBRE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DA LIGHT EM 31 MUNICÍPIOS DO RJ. A EMPRESA ESTÁ EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL
‘A CASA ESTÁ EM ORDEM’
“CONSEGUIMOS REESTABELECER O CNPJ DO HOSPITAL E RESOLVER A INTERFACE PARA RECEBER OS RECURSOS FEDERAIS, E ASSIM TIVEMOS UM ‘RESPIRO’ FINANCEIRO.”
AMÉRICA TEREZA, SECRETÁRIA DE COMUNICAÇÃO AO RECEBER MOÇÃO DE APLAUSOS DA CÂMARA PELA EFICIÊNCIA COMO INTERVENTORA DO HCV DE BARRA
‘CORTAMOS R$ 2 MILHÕES’ COM A CRIAÇÃO DO PROGRAMA ‘RESENDE INTELIGENTE’ INVESTIMOS NA MODERNIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS, UTILIZANDO A TECNOLOGIA DE FORMA ESTRATÉGICA.”
DIOGO BALIEIRO DINIZ, PREFEITO DE RESENDE, SOBRE O VOLUME DE RECURSOS ECONOMIZADO POR ANO COM O FIM DE CONTRATOS TERCEIRIZADOS
Publicação T Ferreira Castro Jornalismo ME
CNPJ
Editor Executivo Tomaz de Castro Registro Mtb 0040666/RJ Marketing www.tfc8.com
Internet @weblitebrasil
Projeto Gráfico @weblitebrasil
A Prefeitura de Paraty divulgou a programação da segunda edição do Circuito Sesc Jazz & Blues. São diversos shows, incluindo um line-up internacional com o saxofonista Bill Evans, o gênio da guitarra Stanley Jordan, a cantora de blues Laretha Weathers, o supergrupo holandês The Jig, o cantor e gaitista de soul blues Alabama Mike, entre outros nomes também do cenário nacional.
Circuito Sesc de Jazz & Blues Paraty, Sex (2) a Dom (4) de Junho www.paraty.rj.gov.br
IMPOSTO SOLIDÁRIO
A Prefeitura de Volta Redonda lembra que quem ainda não declarou o Imposto de Renda, e quer ajudar entidades beneficentes, tem até o dia 31 de maio. Basta aderir à campanha ‘Leão Amigo da Criança, do Adolescente e do Idoso, para empresas e pessoas físicas. A doação não tem custos.
Campanha Leão Amigo Volta Redonda, até 31 de Maio www.voltaredonda.rj.gov.br
HORA DE DECLARAR
A Prefeitura de Volta Redonda informa que as empresas da cidade têm até a segunda-feira, 22 de maio, para entregar a DeclaraçãoAnual do Índice de Participação dos Municípios (Declan-IMP), do ano-calendário de 2022. É por esse balanço que o Governo do Estado do RJ coleta informações econômicas das empresas que atuam na cidade e calcula o valor do ICMS a ser repassados ao município. A Declan-IMP é feita pela internet. Declan-IPM 2023 Site da Sefaz-RJ, até 22 de Maio www.fazenda.rj.gov.br
ARTIGO
PAIVA* ARQUITETO E URBANISTA
Como as cidades morrem no Brasil
Uma cidade pode morrer? Claro que sim. Tudo o que tem vida um dia pode morrer. O conto anexo (leia no site doctv.com.br) contém verdades e também é um alerta para as cidades, porque é assim que elas morrem. Tudo ficou claro quando as instituições foram impedidas de levar marmitas a moradores em situação de rua na Praça da Sé, em São Paulo. Os espaços públicos foram gradeados a pretexto de gerar maior segurança aos cidadãos, enquanto o lugar perdeu seu uso e sua função.
Segundo estudo da Universidade Federal de Minas Gerais, existem hoje 52.226 moradores em situação de rua na cidade de São Paulo; em 2012 eram 3.842. Em uma década, o número cresceu 1.359% e, se continuar no mesmo ritmo nos próximos dez anos, serão mais de 700 mil moradores de rua, o correspondente à 10ª maior cidade do estado. Um recorde mundial de degradação humana e social.
A maioria de pretos e pobres vivendo do lixo, sem lenço, sem documentos, viu os serviços públicos de alimentação suspensos e saúde, habitação e assistência social à míngua.
A ordem era reprimir ao máximo e dispersar os usuários de drogas pelo Centro. Resultado: todo o Centro virou uma única “cracolândia”. Depois, a Prefeitura criminalizou a miséria e transformou os baixios do Minhocão em casa coletiva.
A violência, os roubos, os furtos da gangue do mata-leão e as ondas de saques em farmácias e supermercados só aumentaram; a calamidade pública foi instituída permanentemente. A cidade conseguiu concentrar todas as anomalias num só lugar, e a população residente foi sufocada, está isolada e doente. Esse é o roteiro completo do desastre e de como as cidades podem morrer.
*Lincoln Paiva é especialista em gestão de cidades e doutor em arquitetura. Artigo completo em www.doctv.com.br
MÍDIA DESTAQUE
O diretor de A Voz da Cidade e de o Diário do Vale, Luciano Pançardes, foi merecidamente condecorado, nesta segunda-feira (8), com a Medalha Tiradentes, da Alerj uma das maiores honrarias do estado — por seus 35 anos de dedicação ao jornalismo do Sul Fluminense.
50
2 mil impressos 3 mil digitais 11 mil seguidores (21) 99652-0354
© Cris Oliveira/Secom-PMVR Siga @docpress.br no Instagram e fique por dentro do mundo da Economia, dos Negócios e da Política do RJ Artigos Cultura Política Turismo Economia Negócios Inovação Automóveis © PMVR © PMVR © PMR © Divulgação © Ascom/PMR TOMAZ DE CASTRO* JORNALISTA, ESPECIALISTA EM MKT E CIÊNCIAS POLÍTICAS
2 2 4 3 7 6 6 7
VEM JUNTO MELHOR IDADE SUMÁRIO [ AGENDA ] TABLOIDE AMERICANO JAZZ & BLUES
Nº 048 - 13/05/2023 O DOC PRESS RESGATA O PRAZER DA LEITURA COM O IMPRESSO NO TRADICIONAL FORMATO TABLOIDE AMERICANO, ATRATIVO AO LEITOR E AO ANUNCIANTE DOC A DOIS 13.MAI.23 FALE COM O DOC | Dê sua opinião e mande sua sugestão de pauta: redacao@docpress.inf.br ou (21) 99652-0354 RIO E SUL FLUMINENSE www.doctv.com.br SEU DOC SEMANAL 2
EXPEDIENTE
[ FRASES DA SEMANA ]
© Divulgação
Sua marca
mil leitores mensais.
LINCOLN
Alerj regulamenta criação das frentes parlamentares
Requerimentos precisarão ter no mínimo 1/3 de assinaturas, e as frentes terão cinco deputados filiados a pelo menos dois partidos
Câmara de BP aprova piso dos professores
O prefeito Mario Esteves foi à Câmara Municipal de Barra do Piraí, nesta terça-feira (9), para defender a aprovação do Projeto de Lei que concede o piso salarial aos professo res da rede municipal de ensino.
ALERJ EM FOCO
SAÚDE
Unidades vão identificar autismo com o M-Chat
As unidades de saúde do Estado do Rio de Janeiro (públicas e privadas) deverão utilizar e aplicar o questionário M-Chat (Modified Checklist for Autism in Toddlers) para prever o rastreamento de sinais precoces do autismo. É o que determina o Projeto de Lei de autoria do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (PL), que foi aprovado nesta terça-feira (9).
— O teste é rápido, simples e pode ser autopreenchido pelos pais. É uma alternativa eficiente e sem custos para o diagnóstico precoce do TEA — justificou Bacellar. A medida segue para o
Tema de discussões acaloradas na última semana na casa, as regras para a criação de frentes parlamentares foram aprovadas, nesta terça-feira (9), na Assembleia Legislativa do Estado (Alerj).
Ficou definido que a criação de uma frente dependerá de requerimento com o apoio mínimo de um terço dos parlamentares.
O projeto determina ainda que as frentes precisarão ter, no mínimo, cinco deputados, filiados a dois partidos políticos; e serão dirigidas por um coordenador, um vice-coordenador e um secretário-geral.
— Ninguém faz nada sozinho no parlamento — disse um dos autores, o experiente Luiz Paulo.
Mario destacou que a justificativa para o PL foi de valorizar a classe.
— Poderíamos postergar a decisão, como vários outros municípios pelo país estão fazendo — comentou.
O prefeito aproveitou a sessão para lembrar o trabalho de saneamento das finanças públicas da Prefeitura.
— Graças a um trabalho coletivo, incluindo a Câmara, colocamos a casa em ordem e hoje o município é “bom pagador” — disse Mário.
CRIANÇA & ADOLESCENTE ]
Alerj realiza audiência pública na Câmara de Volta Redonda
DIREITO DO CONSUMIDOR
Lei de Amorim decreta o fim do cardápio digital
O cardápio em QR Code, uma das mais controversas 'heranças' da pandemia do Covid-19, está com os dias contados no Rio de Janeiro.
A Assembleia Legislativa do Estado aprovou, nesta semana, a lei que exige que os estabelecimentos voltem a disponibilizar o modelo físicos. O projeto de lei 6.392/22, de autoria do deputado Rodrigo Amorim (PTB), foi aprovado na terça-feira (9), e agora espera a sanção do governador Cláudio Castro (PL).
A Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Alerj promove audiência pública, nesta segunda (15), com o tema ‘Violência na Escola e Contra a Escola’.
O encontro vai reunir especialistas, professores e estudantes na Câmara Municipal de Volta Redonda e será a segunda de uma série de audiências itinerantes sobre o tema.
Leonardo Lobo disse que Governo já sabia que haveria redução de receitas, e por isso diminuiu as despesas no ano
lidade de o Executivo ter de contingenciar, só este ano, R$ 15 bi.
— É um valor muito alto. Estamos em período de alerta e precisamos nos preparar — disse Corrêa.
— Se vamos discutir para valer soluções, temos que olhar para isso como sendo um ecossistema, ouvindo a todos — afirmou o presidente da comissão, o deputado Munir Neto (PSD)
— Ainda utilizam o cardápio digital de forma exclusiva para diminuir custos, o que tem criado constrangimentos para pessoas idosas e cidadãos que não estão com celular, ou que dependem da conexão de internet — justificou, de forma assertiva, o deputado Amorim.
© Julia
Passos/Alerj
Prefeito Mario foi à Câmara Municipal de Barra pedir a aprovação da lei que concede o piso à rede de ensino
© Alerj
Munir Neto vai realizar audiências itinerantes
Luiz Paulo (PSD) é autor da lei, junto com Samuel Malafaia (PL) e o ex-deputado Gustavo Schmidt
Matéria completa
13.MAI.23 RIO E SUL FLUMINENSE www.doctv.com.br SEU DOC SEMANAL 3
POLÍTICA
[ FAZENDA ]
© Octacílio Barbosa/Alerj
© Julia Passos/Alerj
TREM RIO-MINAS ENTRA EM FASE DE TESTES FINAIS
Primeira etapa da linha vai ligar Três Rios a Chiador e Sapucaia; trem com 15 vagões pode levar até 870 pessoas
Segunda etapa prevê a expansão para Além Paraíba, Volta Grande, Recreio, Leopoldina e Cataguases
Um dos principais projetos do setor ferroviário no estado do Rio, o Trem Turístico Rio-Minas está na etapa final de recuperação e entrará em fase de testes nas próximas semanas, após imprevistos que atrasaram o projeto. Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a linha férrea entre Três Rios (RJ), Chiador (MG) e Sapucaia (RJ) passará por testes nas próximas semanas. E assim que o trecho estiver pronto, será liberado para o projeto turístico, coordenado pela
ONG Amigos do Trem (ainda sem data definida para a inauguração).
Na segunda etapa, o projeto prevê a expansão da linha para outras cidades de Minas Gerais, como Além Paraíba, Volta Grande, Recreio, Leopoldina e Cataguases.
O Trem possui seis locomoti vas e quinze carros de passageiros, incluindo um carro cozinha, com capacida de para 870 turistas.
PARATY VAI SE TORNAR DESTINO INTELIGENTE EM PROJETO DE SEBRAE E BID
O prefeito de Paraty, Luciano Vidal, participou, esta semana, em Curitiba, da missão técnica do programa Turismo Futuro Brasil, uma parceria do Sebrae Nacional e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Paraty, na Costa Verde, foi umas das três cidades escolhidas no Sudeste, junto com Belo Horizonte (MG) e Ilhabela (SP). Ao todo, 79 cidades brasileiras foram selecionadas.
Segundo Vidal, o programa oferece consultoria especializada, com troca de experiências internacionais para acelerar a transformação da cidade — O programa vai contribuir para melhorar o turismo da nossa cidade, aumentar a oferta de emprego e as boas experiências aos turistas — afirmou.
TURISMO 13.MAI.23 RIO E SUL FLUMINENSE www.doctv.com.br SEU DOC SEMANAL 4
Matéria completa
CÂMARA DO RIO APROVA ISS NEUTRO E INCENTIVA CRÉDITO DE CARBONO
Castro volta a NY para Lide e agenda com investidores
As agendas incluíram o Fórum Lide de Investimentos para o Brasil, o Brazil Summit, do jornal Financial Times, e uma conferência sobre energia renovável, além de reuniões com o Google e o trade turístico ©
A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou nesta quinta (11) o Projeto de Lei do Executivo que prevê a criação de incentivos fiscais para empresas da cadeia de crédito de carbono se instalarem na cidade, por meio do programa ISS Neutro.
O objetivo é transformar a cidade do Rio na capital dos investimentos verdes, além de cumprir metas previstas no Plano Estratégico Rio 2021-2024
A medida também ajudará a atingir as metas do Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ações Climáticas, de neutralização da emissão de CO2 (de 5%, até 2024, e de 20%, até 2050).
A proposta, encaminhada para a sanção do prefeito Eduardo Paes, prevê a redução, de 5% para 2%, da alíquota do ISS incidente sobre projetos de créditos de carbono.
No Fórum do Lide, os governadores falaram sobre os desafios das grandes reformas e a atratividade do Brasil para investimentos. Cobertura completa em vídeo na DOC TV
SubSecom/GOV-RJ
Eduardo Paes quer transformar o Rio na capital do investimento verde
13.MAI.23 RIO E SUL FLUMINENSE www.doctv.com.br SEU DOC SEMANAL 5
No Brazil Summit do Financial Times, Castro destacou a escolha do Rio como sede do G20
ECONOMIA
INSIDE-OUT
Hayane Calaça por BUSINESS
Empreendedorismo e maternidade
Que a maternidade não é fácil, todo mundo sabe. Vai desde a primeira troca de fralda, passa pelas noites mal dormidas quando o bebê não quer dormir, e vai até a preocupação com o futuro e as escolhas que o filho venha a fazer. Essa, sem dúvida, é uma missão que exige muita responsabilidade, tranquilidade e amor, muito amor. Toda mãe sonha poder acompanhar cada etapa da vida do filho. Ter de abrir mão de estar presente em algumas delas com certeza é um desafio.
Além do desafio da maternidade, há o de conciliar os filhos com a carreira profissional.
Mas antes de entrar nessa questão, deve-se chamar a atenção para o fato de que uma mulher enfrenta diversas barreiras no mercado profissional e, quando se tem filhos, parece que a situação é pior. Ainda que o mundo esteja em constante evolução, as mulheres têm de disputar espaço com os homens — e a disputa nem sempre é igual, o que abre espaço para um problema de autoconfiança em relação ao fato de se ela está pronta ou não para dar conta do recado.
E, por fim, um dos maiores problemas como já dito: a dupla
CSN obtém licença para obras do TAC ambiental
Deputado estadual Munir Neto anuncia liberação da modernização do setor de sinterização da Usina, que vai reduzir índice de poluição em Volta Redonda
Menos pó.Tiago Pampolha (dir.) garantiu que o Governo está acompanhando atentamente o cumprimento do acordo da CSN para minimizar a poluição
Boa notícia para a população de Volta Redonda. Em reunião nesta terça-feira (9) com o governador interino, e também secretário de Meio Ambiente do estado, Tiago Pampolha, o deputado estadual Munir Neto (PSD) anunciou que a CSN recebeu a licença ambiental para a implantação de equipamentos que reduzirão a poluição da usina.
— Nos encontramos com o governador interino para falar de importantes questões ambientais da região Sul Fluminense, e tivemos ótimas notícias que abrem perspectivas de uma progressiva e constante redução do nível de poluição em Volta Redonda e cidades adjacentes, causados pela CSN — explicou o deputado Munir Neto.
OPERADORAS DA NISSAN, EM RESENDE, MONIQUE E SUZANA COMPARTILHAM O DIA A DIA
A conexão entre Monique Mariano da Silva, de 30 anos, e sua mãe, Suzana Mariano (49), sempre foi forte e intensa. Agora, além de ter sua mãe sempre presente nos principais momentos da sua vida, há pouco mais de um ano, as duas passaram a compartilhar também o trabalho no dia a dia do Complexo Industrial da Nissan, em Resende, no Sul Fluminense.
— Tem sido uma alegria enorme para mim como mãe ver minha filha crescendo profissionalmente e poder acompanhar o desenvolvimento dela assim tão de perto — disse Suzana.
Conheça a história completa em instagram/docpress.br
MÉDIO PARAÍBA DO SUL
VAI RECEBER R$ 2,6 MI PARA ESGOTAMENTO
Projetos de Esgotamento Sanitário do Comitê da Bacia Hidrográfica vão beneficiar 5 cidades da região
Previsão da conclusão dos trabalhos do CBH-MPS é para agosto de 2024
Volta Redonda, Barra do Piraí, Mendes, Rio das Flores e Porto Real foram contemplados pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS) para receberem projetos de Sistema de Esgotamento Sanitário (SES).
Os municípios fazem parte da área de abrangência do Comitê. Esta é uma importante etapa para solucionar os problemas relacionados ao déficit de coleta e tratamento do esgotamento sanitário.
Ao todo, o Comitê do Médio Paraíba irá investir R$ 2,6 milhões. Esta iniciativa do Comitê integra a Agenda 3, intitulada Saneamento Urbano e Rural, do Plano de Bacia da Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul, um dos principais instrumentos de Gestão que define ações estratégicas em recursos hídricos na região.
NEGÓCIOS 13.MAI.23 RIO E SUL FLUMINENSE www.doctv.com.br SEU DOC SEMANAL 6
©
Divulgação
www.doctv.com.br
[ SANEAMENTO ]
[ ENERGIA ]
Alferes, Pinheiral, Piraí, Quatis, Queimados, Rio Claro, Rio das Flores, Rio de Janeiro, São João de Meriti, Sapucaia, Seropédica, Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda.
Sua marca 5.000 semanais.exemplares 50.000 leitores. (21) 99652-0354 Marketing DE CONTEÚDO
Vai faltar luz? Segundo o secretário Nicola Miccione, serviço deve continuar regular nas residências e na indústria
contato@doctv.com.br
INOVAÇÃO
[ GESTÃO PÚBLICA ]
VR PREMIA PREFEITOS NO FÓRUM DAS CIDADES DIGITAIS
Evento da Rede Cidade Digital em parceria com a PMVR e UGB reuniu prefeitos gestores e servidores públicos
Unimed Volta Redonda quer se tornar referência em transplantes no RJ
AUTOMÓVEIS
A5 ganha Carbon Edition exclusiva para o Brasil
A Audi anunciou o lançamento do A5 2.0 Sportback Carbon Edition, no Brasil, uma série desenvolvida exclusivamente para o país e limitada a apenas 50 unidades.
O modelo premium estará disponível ainda neste mês de maio, por R$ 398 mil.
Prefeitos, gestores e servidores públicos do Sul Fluminense e da região Metropolitana do Rio participaram, nesta quinta-feira (11), do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes.
O Fórum foi o primeiro evento presencial da Rede Cidade Digital (RCD) no estado do Rio de Janeiro, e foi realizado em parceria com a Prefeitura de Volta Redonda.
[ SAÚDE
O evento reuniu cerca de cem pessoas no auditório do UGB, no bairro Aterrado, para troca de experiências sobre o uso da tecnologia para a modernização dos municípios. Também houve premiação para os gestores de destaque na região.
— Nosso município está enxergando na tecnologia o caminho correto — disse o prefeito Neto.
arra do Piraí investe na modernização da frota
O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, realizou neste sábado (13) a entrega simbólica de dez novos veículos para a rede municípal de Saúde.
A Prefeitura adquiriu oito vans para transporte de pacientes em tratamento fora do município, e recebeu mais duas ambulâncias, do Governo do Estado, para o Samu de Barra.
10 novos veículos foram entregues:
8 vans pela PMBP e 2 ambulâncias pelo Governo do RJ para o Samu
— Hoje temos uma Saúde forte. Pela primeira vez na história, os três hospitais estão funcionando, boa parte dos postos de saúde foram padronizados e a secretaria vem fornecendo para a população um tratamento profissional. Agora, uma nova conquista: conseguimos somar ainda mais à nossa frota, com veículos totalmente novos que transportarão as pessoas com dignidade — disse Mario Esteves.
O paciente Noel Duque, de 24 anos, morador da Cidade do Aço, foi o primeiro a receber um transplante músculo-esquelético, com enxerto de tecido osteomuscular, no Hospital Unimed Volta Redonda. Em janeiro, a unidade hospitalar recebeu autorização do Ministério da Saúde para realização do transplante, sendo a primeira da região Sul Fluminense com essa permissão. Desde 2012 realizamos transplantes de medula óssea e, neste ano, conquistamos a autorização para realizar o de tecidos, uma conquista não somente para nossa unidade hospitalar, mas também para a região disse o presidente da Cooperativa, Dr. Vitório Moscon Puntel.
— O A5 Carbon Edition reflete o posicionamento da marca. Estamos consolidados como uma das fabricantes premium mais desejadas do país e queremos oferecer produtos cada vez mais exclusivos. É o caso do Carbon Edition, desenvolvido especialmente para atender às demandas e preferências do consumidor local — disse Diego Borghi, Diretor de Vendas da Audi do Brasil.
AMÉRICA DO SUL
Stellantis avança e lidera nos principais mercados
Fim do RPA. Prefeitura prevê vagas em regime estatutário para diversas áreas
A Prefeitura de Volta Redonda anunciou, nesta quinta-feira (11), que irá realizar um concurso público com a oferta de 1,1 mil vagas, com o objetivo de substituir aquelas preenchidas por contratação de autônomos, que recebem por meio de RPA (Recibo de Pagamento Autônomo).
— Abriremos a concorrência e poderemos garantir a todos os direitos inerentes aos servidores estatutários do município — disse o prefeito Antonio Francisco Neto.
Ainda sem data para acontecer, o concurso deve prever vagas para áreas administrativas e de atendimento na rede de saúde.
A Stellantis avança na liderança do mercado no Brasil, Argentina, Chile e América do Sul, consolidando-se como a maior automotiva da região no quadrimestre. O grupo, que tem fábrica no cluster automotivo do Sul Fluminense, superou a marca de 192 mil veículos comercializados no ano, com market share de 32,5%. Quatro modelos estão entre os dez mais vendidos no país: Os Fiat Strada (a campeã), Argo e Mobi, e o Jeep Compass. Na Argentina, as vendas somaram 46 mil unidades, com 31,3% de participação de janeiro a abril. No mesmo período, a empresa assumiu a liderança no Chile, com 13.629 unidades comercializadas e 12,29% de market share.
© Stellantis
© PMR
© Audi Brasil
Pioneirismo. Dr. Fabiano e equipe ealizam o primeiro transplante músculo-esquelético da região
SEDÃ PREMIUM 13.MAI.23 RIO E SUL FLUMINENSE www.doctv.com.br SEU DOC SEMANAL 7
]
PMVR ANUNCIA CONCURSO COM MAIS DE 1 MIL VAGAS
refeito Mario Esteves afirma que otimização dos gastos permite investimentos e expansão da rede
© Secom/PMVR
© Ascom/Unimed-VR
13.MAI.23 RIO E SUL FLUMINENSE www.doctv.com.br SEU DOC SEMANAL 8