Page 12

CONGRESSO

Painel - Documentos como fonte de dados para Business Intelligence

res receberam um certificado de reconhecimento pela contribuição ao desenvolvimento dos profissionais de da indústria do Gerenciamento da Informação no Brasil. Foram mais de 18 horas de conteúdo para que os congressistas pudessem entender como utilizar as tecnologias de ECM, Big Data, Analytics, RPA, Inteligência Artificial, Blockchain, Machine Learning, Computação Cognitiva entre outras tecnologias que têm contribuído com o gerenciamento de informações nas empresas. Confira um pouco do que foi debatido nos dois dias da edição comemorativa do InformationShow São Paulo. Informação: passado e futuro Com o surgimento das redes sociais, smartphones e a popularização do analytics, por exemplo, as empresas ao redor do mundo estão diante de novas dimensões. Como consequência, a indústria da gestão da informação foi radicalmente transformada nos últimos 10 anos. 12

INFORMATION MANAGEMENT | 2019

Diante deste cenário, Atle Skjekkeland, president of the Digital Value Institute e Walter Koch, pioneiro na gestão eletrônica de documentos no Brasil e consultor internacional em ECM, iniciaram o evento com a palestra “Information and Data Management - de onde veio e para onde vai nos próximos 10 anos”. Fazendo um balanço dos 10 anos que se passaram e dos 10 anos que estão por vir, os palestrantes demonstraram como o surgimento de novas tecnologias têm revolucionado a gestão da informação. “Nos próximos 10 anos contaremos com mais uma série de conceitos como a inteligência artificial, uma regulação crescente da informação e a transformação digital da sociedade, alavancando a Quarta Revolução Industrial”, explicaram os profissionais. Trilhões de gigabytes de dados Atualmente, o apelidado “caos da informação” tornou-se uma das maiores preocupações para as empresas ao redor do mundo.

Isso porque trilhões gigabytes de dados são gerados e crescem de forma exponencial. A pergunta que fica é: o que faremos com essas informações? Pensando nisso, o InformationShow São Paulo 2019 contou com o painel “Transformando Dados em Intelligent Information”, moderado por Jose Guilherme Junqueira D. de Souza, diretor da ABEINFO e consultor. Além disso, ele também contou com a participação dos convidados Christian Ribas, diretor da Clicksign Gestão de Documentos S/A, Felipe Fernandes, que trabalha com o desenvolvimento de sistemas e aplicações na Lab245 Software e Miriam Vasco, diretora da IP SENSE e presidente da SUCESU-SP. Ao gerar um debate, o painel refletiu sobre como “é necessário a criação de uma estratégia para garantir que os dados sejam úteis, bem como a utilização de ferramentas de BI e de Inteligência Artificial. ”

www.informationmanagement.com.br

Profile for Editora Guia

Revista IIMA 85  

Revista IIMA 85