
2 minute read
Atum-patudo (Thunnus obesus Lowe, 1839
No Atlântico oriental tropical existem zonas / períodos de proibição de colocação de jangadas flutuantes para agregação de cardumes (FAD - Fish Aggregating Devices).
Tamanho mínimo de conservação (TMC): não aplicável
Advertisement
Comentários
O TAC de 110 000 toneladas tem vindo a ser excedido de forma consistente desde 2014, pelo que as probabilidades de se atingirem os objetivos são agora mais reduzidas. Está planeada uma nova avaliação deste stock em 2023. Subsistem preocupações resultantes das elevadas capturas de juvenis na pescaria de cerco com FADs. Estas capturas têm consequências na produtividade (MSY) devido à captura excessiva de juvenis ao longo de várias décadas, neste caso desde que se estabeleceu a pescaria com FAD em larga escala.
Atum-patudo (Thunnus obesus Lowe, 1839)
http://coldb.mnhn.fr/catalognumber/mnhn/ic/2004-1539
Referência do stock: BET.A
Área de distribuição do stock Unidade de gestão: Atlântico.
Fonte de aconselhamento científico para a gestão
Gestão realizada pela Comissão Internacional da ICCAT (International Commission for the Conservation of Atlantic Tunas). Comité Permanente de Estatísticas e Investigação da ICCAT (SCRS-ICCAT), através do Grupo de Trabalho (GT) de Atuns tropicais.
Pontos de referência biológica
BMSY = 461 100 t FMSY = 0.165 Fonte: ICCAT (2015, 2018)
Manutenção do stock dentro dos pontos de referência e maximização da produtividade a longo prazo. Se BATUAL<BMSY, o objetivo de gestão será recuperar a biomassa o mais
rapidamente possível, maximizar a captura média e minimizar as flutuações nos níveis de TAC.
Estado de exploração do stock
Estado do stock é pessimista, com a mortalidade por pesca bastante elevada e a biomassa nos níveis mais baixos de sempre. O stock tem estado em sobre-pesca desde 1994-1997, e atualmente BATUAL/BMSY = 0.59 e FATUAL/FMSY = 1.6. É realçado que os valores atuais de MSY são bastante mais reduzidos do que no passado devido à seletividade nas pescarias oceânicas, dirigidas sobretudo a exemplares juvenis de pequenas dimensões.
Aconselhamento científico para a gestão do stock
O TAC de 65 000 toneladas estabelecido desde 2016 tem vindo a ser excedido (média de 78 000 t). Seguindo a aproximação MSY, a ICCAT aconselhou em 2017 que as capturas futuras não excedam o TAC estabelecido.
Aconselhamento científico para 2021 Capturas < 65 000 t (https://www.iccat.int/Documents/SCRS/ExecSum/BET_ENG.pdf)
Medidas de gestão TAC 2021: 61 500 t TAC 2022: 61 500 t Quota União Europeia: Não definida (a UE terá de reduzir as capturas em 21 % em relação à média aos últimos 4 anos)
No Atlântico oriental tropical existem zonas/períodos de proibição de colocação de jangadas flutuantes para agregação de cardumes (FAD - Fish Aggregating Devices).
Tamanho mínimo de conservação (TMC): não aplicável
Comentários
O TAC de 65 000 t tem vindo a ser consistentemente excedido nos últimos anos, o que implica que a probabilidade de se atingirem os objetivos é muito mais reduzida do que inicialmente previsto. Subsistem preocupações resultantes das elevadas capturas de juvenis na pescaria de cerco com FADs. Estas capturas têm consequências na produtividade (MSY) devido à captura excessiva de juvenis ao longo de várias décadas, neste caso desde que se estabeleceu a pescaria com FADs em larga escala.