Issuu on Google+

MARÉCHEIA agenda de eventos no concelho da moita

DEZEMBRO 2009

72

www.cm-moita.pt


Ex. Mensal ISSN 1647-1857 VERSÃO ON-LINE: www.cm-moita.pt DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Se tem informações que queira partilhar, se pretende contribuir com sugestões para a melhoria contínua da Maré Cheia ou receber mensalmente a edição impressa em sua casa, contacte-nos através dos endereços marecheia@mail.cm-moita.pt ou Divisão de Informação e Relações Públicas Câmara Municipal da Moita, Praça da República, 2864-007 Moita. A Câmara Municipal da Moita reserva-se o direito de selecionar a informação a divulgar, de acordo com os critérios editoriais. A programação divulgada pode ser alterada por motivos imprevistos.

índice tem a palavra 3 | o mês de … 4_7 | vai acontecer música | dança | exposições | livros | cinema | actividades para crianças | outros eventos 8_9 | a escolha de... 10_11 | cumplicidades apetece ler… | ir em cantigas… | 7ª arte | à distância de um clique 12_13 | aqui tão perto 14_15 associativismo 16_17 | sabores & saberes 18 | utilidades contactos | calendário | aprender 19_23 | picotado (leve-me consigo) destacável

Capa: Biscoitos de Natal (ateliê infantil no Moinho de Maré de Alhos Vedros)

MISSÃO: Divulgar a programação municipal e as potencialidades lúdicas e culturais do concelho da Moita, contribuindo para aproximar os cidadãos do Município.

MARÉCHEIA agenda de eventos no concelho da moita

72 DEZEMBRO 2009

CUIDE DO MEIO AMBIENTE

Periodicidade:

TIRAGEM: 15.000

Tipografia Belgráfica

Esta publicação utiliza papel reciclado, produzido por empresa certificada segundo as normas ISO 9001 e ISO 14001. (Certificações de sistemas de Gestão de Qualidade e sistemas de Gestão Ambiental)

IMPRESSÃO:

Maré Cheia - Agenda de Eventos no Concelho da Moita Câmara Municipal da Moita COORDENAÇÃO DA EDIÇÃO, REDACÇÃO E FOTOGRAFIA: Divisão de Informação e Relações Públicas PROJECTO GRÁFICO: Edgar Melitão COLABORAÇÃO: Departamento de Assuntos Sociais e Cultura; Departamento de Ambiente e Serviços Urbanos; Divisão de Actividades Económicas e Turismo AGRADECIMENTOS: Maria Teresa Saúde (confecção dos biscoitos de Natal); Natividade Duarte; Divisão de Actividades Económicas e Turismo; Sociedade Filarmónica Estrela Moitense; Pastelaria Princesa PROGRAMA MENSAL

TÍTULO:

72

EDIÇÃO:

leve-me consigo

PICOTADO

Este suplemento faz parte integrante da Agenda de Eventos do Concelho da Moita “ MARÉCHEIA”

DEZEMBRO 2009

“CAIXA” DE SUGESTÕES:

EVITE A ACUMULAÇÃO DE “LIXO”!

Nesta quadra, o Departamento de Ambiente e Serviços Urbanos da Câmara Municipal alerta para a necessidade de colaboração dos munícipes no que respeita à deposição de resíduos nos contentores. No dia 25 de Dezembro, não se efectua a normal recolha de resíduos sólidos urbanos. Por isso, só deverá colocar o seu “lixo” no contentor a partir das 21:00h do dia 25. E não se esqueça: separe, recicle ou reutilize tudo o que for possível.

www.cm-moita.pt

VISÃO: Valorizar a identidade cultural do concelho da Moita, promover a participação e a cidadania e contribuir para a coesão social na comunidade.


JOÃO MANUEL DE JESUS LOBO

Neste ano que chega ao fim, que encerra mais um ciclo de trabalho e marca o início de um novo mandato, vimos renovada a confiança dos cidadãos do concelho da Moita no projecto colectivo que temos desenvolvido nos últimos 35 anos, de afirmação do Poder Local Democrático e da sua capacidade de resolução dos problemas da comunidade, de elevação da qualidade de vida das populações e de progresso e desenvolvimento. Reflectindo os valores que defendemos, de serviço público, solidariedade e cidadania, subjacentes a toda a programação da Câmara Municipal da Moita, a informação municipal chega regularmente a todos os munícipes do concelho e ao público em geral, promovendo igualmente a participação na vida do Município e uma maior integração na comunidade e no território concelhio. A Maré Cheia, em particular, aguardada todos os meses em muitos lares do nosso concelho e não só, cumpre reconhecidamente essa missão, constituindo-se como ponto de encontro com o Município e pretexto para saber mais, conhecer melhor o concelho e as suas freguesias e, por conseguinte, viver melhor aqui e agora, em todos os meses do ano. Porque é Natal, a Maré Cheia deixa-nos – no verdadeiro espírito da época –, algumas sugestões solidárias e fraternas para viver ainda mais de perto a nossa terra-natal. Com os pequenos contributos de todos nós, como disse o poeta: “talvez seja Natal e não Dezembro/talvez universal a consoada”… Festas Felizes, no concelho da Moita, com Paz, Amizade, Solidariedade e Justiça Social!

3

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL


4

o mĂŞs de ... Natal


Natal aqui tão perto A quadra festiva mais esperada – sobretudo pelos mais pequenos – chegou. Enfim, é Natal! Razões para gostar do Natal, há as mais diversas: para os mais novos, os presentes; para os mais velhos, o convívio familiar; para muitos, a solidariedade mais presente nestes dias. Pensando em todos, a Câmara Municipal propõe, no mês de Dezembro, um conjunto de iniciativas para todas as idades. Sem ter de se afastar muito de casa, aproveite o melhor do Natal.


DECORAÇÕES COM OS MAIS NOVOS Não são só as prendas que animam os mais novos; também o ritual de decorar a árvore de natal, fazer o presépio ou decorar a casa são motivos de alegria para os mais pequenos. No dia 12, pelas 15:00h, decorre, na Biblioteca Municipal - Pólo do Vale da Amoreira, um ateliê de decorações de Natal, especialmente dedicado às crianças. O resultado vai ficar à vista nas árvores de natal e na Sala Infantil da Biblioteca. Segue-se a leitura de uma história ou de um conto natalício. No dia 19, no mesmo espaço e à mesma hora, volta a acontecer outro ateliê de decorações natalícias.

JÁ CHEIRA A BOLINHOS! No Moinho de Maré, em Alhos Vedros, há um doce cheiro a bolinhos. Lá dentro, crianças dos 6 aos 10 anos confeccionam e decoram biscoitos natalícios, enquanto aprendem um pouco da história deste equipamento e de como era feito, antigamente, o pão e a farinha. O Ateliê de Biscoitos de Natal vai ser no dia 12 de Dezembro, das 15:00h às 16:30h, e é gratuito para todas as crianças, bastando uma inscrição prévia através do telefone: 210817051. Traga os mais pequenos e deixe-os entregues aos prazeres da culinária, durante uma tarde.

FESTA PARA TODAS AS IDADES O Fórum Cultural José Manuel Figueiredo abre as suas portas aos cidadãos seniores do concelho, no dia 15, pelas 15:00h, para uma animada Festa de Natal, dedicada a todos aqueles que já têm mais de 50 anos. Esta festa insere-se no programa “Vivências” e tem entrada gratuita. Para participar, inscreva-se nas associações de reformados do concelho. A Câmara Municipal assegura o transporte a partir das várias freguesias.


Natal

PRENDAS SOLIDÁRIAS Uma das maiores dificuldades do Natal continua a ser a escolha das prendas. Se isto, para si, também é um problema, porque não passar pela Galeria de Exposições do Posto de Turismo Municipal, na Moita. Neste espaço, vai estar patente, de 7 de Dezembro a 8 de Janeiro, uma Mostra/Venda de Natal de trabalhos e produtos realizados pelos alunos da CERCIMB. Presépios, doces, bijutarias, porta-chaves, entre muitas outras peças, podem ser adquiridas e oferecidas a amigos e família, ao mesmo tempo, que ajuda a CERCIMB. No comércio local, encontra também quase tudo o que precisa, evitando deslocações e filas desnecessárias. E, não se esqueça, muito maior do que o prazer de receber, é, por vezes, o prazer de dar a quem realmente precisa. Em todo o concelho, multiplicamse as campanhas de solidariedade promovidas por instituições ou por grupos informais de cidadãos. Participe, através da doação de bens ou dedicando um pouco do seu tempo a estas causas. Feliz Natal!

o mês de ...

Também a música é parte importante do espírito natalício. A Camerata Musical do Barreiro realiza um concerto no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, com temas de compositores como Josquin de Prés, Vivaldi, Haydn, Telemann, Bach, Gershwin, Mozart, entre muitos outros. Constituída por 25 jovens instrumentistas, integrando violinos, violas, violoncelos, contrabaixo, oboés, flautas, clarinete, fagote, voz e piano, a Camerata Musical do Barreiro promete um bom concerto de Natal para toda a família.

7

CONCERTO DE NATAL


Nesta tarde de domingo, oiça música dos séculos XV a XX, de compositores como Josquin de Prés, Vivaldi, Haydn, Telemann, Bach, Gershwin, Mozart, entre outros. A Camerata Musical do Barreiro é uma Associação Cultural Sem Fins Lucrativos, cujos principais objectivos são a reunião de jovens instrumentistas, com o intuito de lhes proporcionar a prática de música de câmara e sua divulgação. Actualmente, é constituída por 25 jovens

CONCERTO DE NATAL, Pela Camerata Musical do Barreiro Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira

13 DE DEZEMBRO / 16:00 HORAS

música

(Bilhetes: Menores de 12 anos – 1,50 euros; Maiores de 12 anos – 2,50 euros)

CINEMA INFANTIL “OS MOSCONAUTAS NO MUNDO DA LUA” Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira

6 DE DEZEMBRO /11:00 HORAS

“A QUARTA DO CINEMA” Biblioteca Municipal – Pólo do Vale da Amoreira

30 DE DEZEMBRO / 10:30 HORAS

VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO “DA TERRA AO UNIVERSO”, SEGUIDA DE HORA DO CONTO “OS TRÊS COSMONAUTAS” E “OS GNOMOS DE GNU” Biblioteca Municipal – Pólo da Baixa da Banheira

19 DE DEZEMBRO / 16:00 HORAS

ATELIÊ DE NATAL Biblioteca Municipal – Pólo do Vale da Amoreira

“CENTRAL DO BRASIL”, de Walter Salles,

16 DE DEZEMBRO / 21:30 HORAS

“COMÉDIA INFANTIL”, de Solveig Nordlund Com a presença da realizadora Solveig Nordlund

Tem dúvidas sobre o que vai oferecer neste Natal? Passe pela Galeria de Exposições do Posto de Turismo Municipal, onde vai encontrar diferentes peças, como presépios, doces, bijutarias, porta-chaves, entre outras, realizadas pelos alunos da CERCIMB. Além de encontrar presentes para toda a família e amigos, ajuda também a CERCIMB.

EXPOSIÇÃO E VENDA DE NATAL, Pela CERCIMB Galeria de Exposições do Posto de Turismo Municipal – Moita

A PARTIR DE 7 DE DEZEMBRO (ATÉ 8 DE JANEIRO)

agenda de dezembro

9 DE DEZEMBRO / 21:30 HORAS

vai acontecer...

19 DE DEZEMBRO / 15:00 HORAS

8


Iniciativa dirigida a alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico Inscrições: 210817046

VISITAS-JOGO À EXPOSIÇÃO “CINE-MEMÓRIAS” Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira

ATÉ 15 DE DEZEMBRO

actividades para crianças

instrumentistas, integrando violinos, violas, violoncelos, contrabaixo, oboés, flautas, clarinete, fagote, voz e piano. A entrada é gratuita.

ATELIÊ DE NATAL: DECORAÇÃO DE ÁRVORES DE NATAL E DA SALA INFANTIL Com sugestões de leitura sobre o tema Biblioteca Municipal – Pólo do Vale da Amoreira

12 DE DEZEMBRO / 15:00 HORAS

Iniciativa dirigida a crianças dos 6 aos 10 anos (máximo 15 crianças) Inscrições: 210817051 Neste Natal, leve as suas crianças até ao Moinho de Maré, em Alhos Vedros, para aprenderem a fazer deliciosos biscoitos de Natal. Além de ficarem a conhecer um pouco da história do Moinho e como era feita a farinha, os mais pequenos vão certamente divertir-se a fazer e a decorar biscoitos natalícios.

ATELIÊ DE BISCOITOS DE NATAL Moinho de Maré – Alhos Vedros

12 DE DEZEMBRO /DAS 15:00H ÀS 16:30 HORAS

“JUNCOS SELVAGENS, de André Téchiné Com a presença do realizador Manuel Mozos

2 DE DEZEMBRO / 21:30 HORAS

CICLO DE CINEMA “5 REALIZADORES, 10 FILMES”

cinema

Iniciativa dirigida a alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico Inscrições: 210817046

VISITAS-JOGO À EXPOSIÇÃO “CINE-MEMÓRIAS” Moinho de Maré – Alhos Vedros

NESTE MÊS DE DEZEMBRO:

“DA TERRA AO UNIVERSO”, Cedida pela Sociedade Portuguesa de Astronomia, no âmbito do AIA – Ano Internacional da Astronomia 2009 Biblioteca Municipal – Pólo da Baixa da Banheira

ATÉ 19 DE DEZEMBRO

exposições

TORNEIO MASTERS DO GRANDE PRÉMIO META EM TÉNIS Campos de Ténis do Parque José Afonso – Baixa da Banheira

5 DE DEZEMBRO / DAS 9:00H ÀS 19:00H

desporto

(Bilhetes: 2,50 euros)

Com a presença da realizadora Solveig Nordlung Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira

“CINE-MEMÓRIAS” Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira

ATÉ 31 DE DEZEMBRO

EXPOSIÇÃO DE PRESÉPIOS Participantes no Concurso de Presépios Capela da Misericórdia de Alhos Vedros

DIAS 18, 19 E 20 DE DEZEMBRO


Transdisciplinar FESTIVAL MAU^09 – OLFACTO PELA FORMA Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira

5 DEZEMBRO / 22:00 HORAS

A colaboração entre a Associação Olfacto Pela Forma e a Câmara Municipal da Moita volta a erguer o FESTIVALMAU, um festival sobre criação multimédia. Este ano, sob o tema “Igor’s birthday pathé”, todos estão convidados a vibrar com as actuações ao vivo de menires sonoros, como os famosos Raks Remonius e o galardoado Nalalana. A estrela da noite será o alemão Félix Cubin. Na área do vídeo, destaque para a estreia nacional do documentário sobre a vida e feitos de Raymond Scott, na comemoração dos 100 anos do seu nascimento.

“ENVELHECER É UM PROCESSO NATURAL” - À CONVERSA COM A PSICÓLOGA ÉRICA MARCELINO Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça - Moita

12 DE DEZEMBRO / 15:30 HORAS

FESTA DE NATAL DOS IDOSOS Programa “Vivências” Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira

15 DE DEZEMBRO

BILHETES: Os bilhetes para os espectáculos no Fórum Cultural podem ser reservados através do telefone 210888900, durante o horário normal de atendimento da bilheteira, com um limite de 5 bilhetes por reserva. O levantamento das reservas deve ser efectuado até 48h antes do início do espectáculo. HORÁRIO DA BILHETEIRA: De 3ª feira a sábado, das 14:30h às 19:30h; dias de espectáculo, das 20:30h até ao início do espectáculo; domingos, das 10:00h às 11:00h. Os bilhetes para os espectáculos realizados na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça devem ser adquiridos naquele equipamento. Para os restantes espectáculos, os bilhetes podem ser reservados na Divisão de Cultura, através do telefone: 210817000, e deverão ser levantados no próprio local, com 30 minutos de antecedência.

Destinatários: - Público em geral – visitas para grupos organizados, superiores a 10 pessoas, mediante marcação prévia na Divisão de Cultura, através do T: 210817010;

“O CICLO DO PÃO” Moinho de Maré – Alhos Vedros

ATÉ 31 DE DEZEMBRO

outros eventos

- Comunidade educativa – visitas com alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, mediante marcação prévia na Divisão de Cultura, através do T: 210817040

vai acontecer... agenda de dezembro


Natividade Duarte

a escolha de... “Grande parte da minha história está nesta instituição. Tudo o que está para trás é muito pouco e a parte mais importante da minha vida é esta casa”, conta-nos Natividade Duarte. A casa de que fala é a CERCIMB - Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas da Moita e Barreiro. Em 1981, Natividade vestiu a camisola da instituição, onde chegou a abraçar o cargo de presidente da Direcção. “Durante esses anos, a CERCIMB abriu as instalações no Lavradio, um Centro de Formação Profissional na Fonte da Prata, que tem feito grandes homens e mulheres, criou um lar na Penalva e manteve os postos de trabalho e os seus salários em ordem. Faço uma avaliação positiva. Foi um trabalho muito interessante”, refere. Por opção, desde 2007, dedica-se apenas à gestão financeira do Centro de Formação Profissional e, desde há dois anos, quando o Natal se aproxima, desenvolve actividades de olaria com um grupo de alunos da instituição. Os presépios em barro destinam-se a integrar a exposição e venda de Natal que a CERCIMB apresenta, até 8 de Janeiro, na Galeria de Exposições do Posto de Turismo Municipal, na Moita. Para este mês de Dezembro, Natividade chama ainda a atenção para o Concerto de Natal, pela Camerata Musical do Barreiro, no dia 13 de Dezembro, às 16:00h, no Fórum Cultural, na Baixa da Banheira, com entrada gratuita: “Serão apresentadas obras clássicas de que gosto muito; irei com certeza”.

11

Maria Natividade Pereira Duarte nasceu em Aljustrel, em 1952. Viver com a madrinha, professora primária, fez com que o seu percurso se fizesse entre a aldeia perto de Aljustrel, Lisboa e o Algarve. Depois de terminar o curso de artes, na Escola António Arroio, em 1981, veio para a CERCIMB, trabalhar com crianças portadoras de deficiência. Quando o Centro de Formação Profissional da CERCIMB abriu, na Fonte da Prata, dedicou-se à direcção da CERCIMB a tempo inteiro, função que desempenhou até 2007. Com um curso profissional de Gestão, gere, actualmente, o Centro de Formação Profissional.

CAUSA SOLIDÁRIA


APETECE LER...

IR EM CANTIGAS...

TRÊS CANTOS AO VIVO, José Mário Branco, Sérgio Godinho e Fausto – E.M.I.

cumplicidades

QUE CAVALOS SÃO AQUELES QUE FAZEM SOMBRA NO MAR? de António Lobo Antunes – Editora Dom Quixote

José Mário Branco, Sérgio Godinho e Fausto são três gigantes da música portuguesa que se juntaram a 22 e 23 de Outubro, no Campo Pequeno, e a 31 de Outubro e 1 de Novembro, no Coliseu do Porto, para uma série de espectáculos que ficaram na memória de quem os viu. Para aqueles que não puderam estar presentes, a FNAC preparou uma “edição de luxo” desse espectáculo, composta por um livro de 40 páginas, 2 CD’s com o espectáculo ao vivo e 2 DVD’s com a gravação do concerto e um documentário.

12

A narrativa desenrola-se numa quinta, no Ribatejo, onde se faz criação de touros, e centra-se na vida de uma família: a mãe está a morrer e cada um dos filhos conta a sua história que se cruza com as histórias dos outros irmãos. Temos ainda a figura paterna, viciado no jogo, com uma obsessão pelo número 17 que lhe vai custando a fortuna. A este enredo, junta-se ainda a empregada doméstica, a única que conhece os “podres” de todos. Esta é, portanto, uma família cheia de segredos, descrita numa história ao estilo único de Lobo Antunes, com personagens inesquecíveis e soberbamente criadas.

THE BEATLES BOX SET: STEREO, The Beatles – E.M.I.

São dezoito os poemas que compõem esta obra. De uma forma simpática, ligeira e sempre em verso, José Jorge Letria consegue juntar personagens como os Reis Magos e o Pai Natal. Pertencem a histórias diferentes e têm simbologias diferentes mas ambos fazem parte do Natal. “O Livro do Natal” consegue, de uma forma lúdica e sem recorrer a ideias feitas ou aos contos tradicionais, recontar todas as histórias associadas ao Natal. Um livro muito divertido para oferecer aos mais pequenos ou para ler durante a quadra natalícia.

IR EM CANTIGAS...

APETECE LER...

O LIVRO DO NATAL de José Jorge Letria – Oficina do Livro

O Natal está quase aí e, por vezes, escolher “aquela” prenda é sempre difícil. Para os amantes de música, o “The Beatles Box Set” pode ser uma boa opção. A “caixa” é composta por todo o catálogo original dos Beatles, remasterizado digitalmente. Os CD’s são apresentados numa embalagem com arranjo gráfico igual ao da edição inglesa dos anos 60 e booklets em que, ao arranjo original, se acrescentou ainda fotos raras e novos textos acerca do processo de gravação de cada disco. Cada CD tem ainda um mini-documentário com filmes de arquivo, fotografias raras e conversas nunca antes ouvidas dos Beatles, oferecendo uma perspectiva única e muito pessoal da atmosfera do estúdio.


INIMIGOS PÚBLICOS Realizador: Michael Mann

www.monopolycitystreets.com

7ª ARTE...

Estados Unidos da América, Chicago, anos 30. Na era dos gangsters, John Dillinger ficou famoso pelos assaltos a bancos, roubando o dinheiro de grandes companhias e deixando o vulgar cidadão em paz. Enquanto o director do FBI, J. Edgar Hoover, punha o título de Inimigo Público nº. 1 a John Dillinger, o povo aclamava-o na rua como um herói. Um filme cheio de acção, realizado por Michael Mann, que conta com as interpretações de Johnny Depp, Marion Cotillard e Christian Bale.

Depois de uma sugestão de jogo para crianças, uma sugestão para os mais crescidos. De certeza que todos já jogaram, pelo menos uma vez na vida, o famoso jogo de tabuleiro Monopólio. Agora há o monopólio online. O divertido desta versão é que, através do Google maps, “compramos” ruas que existem realmente. Registe-se, desafie os seus amigos e comece o seu império mundial.

13

Totalmente em português, este site apresenta um grande número de divertimentos para os mais novos. Com jogos para todos os gostos, as crianças (e os pais) podem optar por jogos didácticos, passatempos, jogos para jogarem sozinhos ou com vários jogadores; basta aceder à categoria e seleccionar o que se pretende. Há jogos nas categorias “pensar”, “desportivos”, “agilidade”, “meninas”, “acção”, “multiplayer”, “corrida” ou “aventura”… tudo à distância de um clique.

À DISTÂNCIA DE UM CLIQUE...

www.brincar.pt

Com apenas 30 minutos de duração, “A Todos um Shrek Natal” traz-nos todas as personagens do universo Shrek, numa aventura natalícia. Quando o Natal chega a Bué, Bué Longe, Shrek entra em pânico e vê o seu “felizes para sempre” em perigo. Apostado em fazer o Natal perfeito para ele e para a sua família, Shrek compra um livro sobre o assunto e tudo parece correr bem, pelo menos até o Burro e o resto da pandilha decidirem intrometer-se…

cumplicidades

À DISTÂNCIA DE UM CLIQUE...

7ª ARTE...

A TODOS UM SHREK NATAL Realizador: Gary Trousdale


14 Serviços Municipais

GALERIA DE EXPOSIÇÕES DO POSTO DE TURISMO É na Rua Miguel Bombarda, mesmo no centro da vila da Moita, que se situa o Posto de Turismo Municipal. Local de informação sobre a oferta turístico-cultural no concelho, possui também, desde Outubro de 2001, um espaço privilegiado para exposições de artes plásticas, artesanato ou coleccionismo. A Galeria está aberta a todos aqueles que pretendam expor os seus trabalhos, sejam eles de pintura, desenho, fotografia, escultura ou qualquer outra arte plástica e, desde a sua abertura, deu já a conhecer, aos cerca de 50 mil visitantes, mais de uma centena de artistas plásticos, em 128 exposições. Das serigrafias de Vieira da Silva aos monumentos em açúcar do Centro de Formação Alimentar da Pontinha, passando pela Exposição “O Mundo da Rádio”, composta por objectos antigos cedidos pelo Museu da Rádio, um pouco de tudo já pôde ser apreciado neste espaço municipal. Todos os interessados em utilizar este equipamento para expor os seus trabalhos podem enviar currículo e portfolio por correio ou correio electrónico para a Divisão de Actividades Económicas e Turismo da Câmara


Municipal, o serviço responsável pela gestão da Galeria de Exposições. O objectivo da autarquia é diversificar, tanto quanto possível, os temas e os artistas representados, embora existam exposições já consideradas “obrigatórias”, como é o caso da exposição dos trabalhos participantes no Raid Fotográfico que se realiza há quatro anos consecutivos. Outro exemplo é a exposição de artesanato/venda de Natal dos trabalhos dos alunos da CERCIMB que está patente neste mês de Dezembro, composta por presépios, doces, bijutarias, porta-chaves e outras peças decorativas ou utilitárias, entre as quais, quem sabe, poderá encontrar o presente ideal para este Natal.

Serviços Municipais

Divisão de Actividades Económicas e Turismo Pavilhão Municipal de Exposições Lg. Dr. Joaquim Marque Elias 2860-418 Moita T: 210816910 Endereço electrónico: sec.turismo@mail.cm-moita.pt

15

Posto de Turismo/Galeria de Exposições Rua Dr. Miguel Bombarda, 2 A 2860-461 Moita T: 212806858


Escola de Karat茅 da Sociedade Filarm贸nica Estrela Moitense

prinicipais


Se associa o Karaté a uma modalidade violenta, desengane-se. Quem o garante é o Sensei (mestre) Luís Bickmann que iniciou, em Outubro, a Escola de Karaté Shotokan, na Sociedade Filarmónica Estrela Moitense. “O Karaté é uma modalidade completa, que alia a boa forma física à boa saúde mental”, afiança o Sensei, acrescentando que nas suas aulas não se fica apenas por ensinar Karaté; “transmito aos karatecas os cinco valores máximos desta arte marcial, essenciais na formação de qualquer indivíduo: carácter, esforço, etiqueta, sinceridade e auto-confiança”. Foi com agrado que Luís Bickmann viu a disponibilidade dos dirigentes desta colectividade para o ensino da modalidade: “A Estrela é uma colectividade centenária, que todos conhecem, credível e que dispõe de um óptimo espaço para a prática do Karaté”. Nesta fase inicial, são crianças com idades entre os 4 e os 13 anos que frequentam a Escola de Karaté Shotokan da Moita mas, segundo o mestre, não há limite de idade para praticar karaté. Aliás, de acordo com a procura, a Escola de Karaté da Estrela Moitense poderá criar novos horários. Na forja, estão já workshops de Defesa Pessoal que Luís Bickmann pretende dinamizar com grupos. Margarida Lopes, 9 anos, e Alexandre Lopes, 4 anos, são dois dos karatecas desta escola que não escondem o entusiasmo pela modalidade, ainda antes da aula começar: “Aprendo alguns truques que poderei vir a usar para me defender na escola ou na rua. Sinto-me mais forte, tenho mais equilíbrio e aprendo alguns valores para ser uma pessoa melhor”, diz Margarida. Se gostava de experimentar uma aula de karaté ou inscrever as suas crianças nesta modalidade, passe pela Sociedade Filarmónica Estrela Moitense, todas as terças e quintas-feiras, entre as 18:00h e as 19:00h. T: 212890207

Escola de Karaté da Sociedade Filarmónica Estrela Moitense

UMA MODALIDADE COMPLETA


Pastelarias Princesa

sabores & saberes

Natal à mesa Sonhos, rabanadas, filhós e o famoso bolo-rei são algumas das iguarias que fazem as delícias de todos no Natal. Durante esta quadra, além do fabrico diário de pão e pastelaria fresca, a Mahotas Panificadora, proprietária das Pastelarias Princesa, confecciona, respeitando um elevado padrão de qualidade, todos os ingredientes de que precisa para tornar a sua ceia de Natal única. Actualmente com seis balcões, as Pastelarias Princesa, estão espalhadas pelos concelhos da Moita e Barreiro. “Quando abrimos a nossa empresa, a Mahotas Panificadora, Lda., em 1978, éramos dos únicos a produzir pão nesta zona. Tivemos um grande sucesso com a abertura da primeira pastelaria, no Vale da Amoreira. Mas, nos últimos anos, com a abertura das grandes superfícies, baixámos a nossa produção”. Com uma rede de 160 clientes de revenda e 58 empregados, a empresa produz diariamente mais de quatro mil papo-secos e dois mil bolos. Visite as Pastelarias Princesa onde, além do famoso bolo-rei, dos sonhos, rabanadas, filhós e broas, pode encontrar ainda deliciosos troncos de Natal, molotofe, tartes variadas e outros bolos alusivos ao Natal e Ano Novo. Ao comprar, estará também a contribuir para uma boa causa: manter vivo o comércio local. Pastelarias Princesa do Sul do Tejo Av. José Almada Negreiros – Edifício Princesa 2835-204 Vale da Amoreira T: 212042097 / 918731157


BIBLIOTECAS MUNICIPAIS: BIBLIOTECA MUNICIPAL BENTO DE JESUS CARAÇA Rua Dr. Alexandre Sequeira, Moita Telefone: 210817040 PÓLO DO VALE DA AMOREIRA Av. José Almada Negreiros, Vale da Amoreira Telefone: 212020021

CÂMARA MUNICIPAL DA MOITA Praça da República, 2864-007 e-mail: cmmoita@mail.cm-moita.pt http://www.cm-moita.pt Telefone geral: 212806700 Fax: 212894928 Resolução de avarias: (Águas e Esgotos) 212890209 Linha Verde do Ambiente: 800202323 Divisão de Informação e Relações Públicas: Telefone: 212806715 Fax: 212806750 e-mail: dirp@mail.cm-moita.pt

FÓRUM CULTURAL JOSÉ MANUEL FIGUEIREDO Rua José Vicente, Baixa da Banheira Telefone: 210888900 ESPAÇO INTERNET Rua Machado Santos, n.º 35, Moita Telefone: 210856546 Horário: De 2ª feira a 6ª feira das 10:00h às 20:00h Sábados das 10:00h às 17:00h Centro de Educação pela Arte “Pé de VENTO” Praceta das Camélias, Bloco 50, r/C, Vale da Amoreira Telefone: 212045410 POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - MOITA Praça da República Telefone: 212806700/ext.261

Departamento de Assuntos Sociais e Cultura: Telefone: 210817000 DELEGAÇÃO MUNICIPAL DE ALHOS VEDROS Av. General Humberto Delgado, nº 7 A Telefone: 210816900 DELEGAÇÃO MUNICIPAL DA BAIXA DA BANHEIRA Rua Jaime Cortesão, n.º 33 Telefone: 210816970 DELEGAÇÃO MUNICIPAL DO VALE DA AMOREIRA Mercado Municipal do Vale da Amoreira Loja 2 – Serviços Av. Vasco da Gama 2835 -205 Vale da Amoreira Telefone: 210831210

POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO -BAIXA DA BANHEIRA Rua Jaime Cortesão, nº 33 Telefone: 210816970

19

PÓLO DA BAIXA DA BANHEIRA Fórum Cultural José Manuel Figueiredo Rua José Vicente Telefone:210888902

utilidades contactos

PÓLO DE ALHOS VEDROS Núcleo Cultural José Afonso, Largo da Igreja, Alhos Vedros Telefone: 212021227


DEZEMBRO

20

utilidades

contactos / calendário do mês

POSTO DE TURISMO E GALERIA DE EXPOSIÇÕES Rua Dr. Miguel Bombarda, 2-A, Moita Telefone: 212806858

S T Q Q S S D

PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO MUNICIPAL Alameda dos Bombeiros Portugueses, Moita Telefone: 212801993

F 2 3 4 5 6

7 F 9 10 11 12 13

14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 N 26 27

28 29 30 31

S T Q Q S S D

Dia 23 - Reunião Pública da Câmara Municipal, às 21:00h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Moita. Mais informações em www.cm-moita.pt.

Tabela de Marés - Dezembro ‘09 Dia

Preia mar – Altura

Baixa mar – Altura

1

01:57h – 3,6m 14:19h – 3,6m 07:51h – 0,8m 20:08h – 0,8m

2

02:41h – 3,8m 15:05h – 3,7m 08:35h – 0,7m 20:51h – 0,7m

3

03:26h – 3,8m 15:53h – 3,7m 09:20h – 0,6m 21:35h – 0,7m

4

04:13h – 3,9m 16:42h – 3,7m 10:07h – 0,6m 22:21h – 0,7m

5

05:01h – 3,9m 17:32h – 3,6m 10:57h – 0,6m 23:10h – 0,8m

6

05:51h – 3,8m 18:25h – 3,5m 11:49h – 0,7m

7

06:45h – 3,7m 19:22h – 3,3m 00:03h – 0,9m 12:45h – 0,9m

8

07:43h – 3,5m 20:24h – 3,2m 01:00h – 1,1m 13:46h – 1,0m

9

08:48h – 3,4m 21:31h – 3,1m 02:05h – 1,2m 14:52h – 1,1m

10

09:58h – 3,3m 22:38h – 3,2m 03:15h – 1,3m 16:01h – 1,2m

Rua Machado Santos, n.º 31, Moita Telefone: 212809330

11

11:05h – 3,3m 23:40h – 3,2m 04:26h – 1,2m 17:06h – 1,1m

TRIBUNAL

13

00:35h – 3,4m 13:01h – 3,3m 06:31h – 1,1m 18:54h – 1,0m

14

01:24h – 3,5m 13:50h – 3,4m 07:22h – 1,0m 19:38h – 1,0m

15

02:10h – 3,5m 14:35h – 3,4m 08:07h – 0,9m 20:19h – 0,9m

16

02:52h – 3,6m 15:16h – 3,3m 08:48h – 0,9m 20:57h – 0,9m

17

03:31h – 3,6m 15:54h – 3,3m 09:26h – 0,8m 21:32h – 0,9m

18

04:06h – 3,6m 16:28h – 3,3m 10:01h – 0,9m 22:06h – 1,0m

19

04:39h – 3,5m 17:00h – 3,2m 10:34h – 0,9m 22:40h – 1,0m

20

05:11h – 3,5m 17:33h – 3,2m 11:08h – 0,9m 23:14h – 1,1m

21

05:44h – 3,4m 18:07h – 3,1m 11:44h – 1,0m 23:51h – 1,1m

22

06:21h – 3,3m 18:47h – 3,0m

23

07:03h – 3,2m 19:33h – 2,9m 00:33h – 1,2m 13:08h – 1,2m

24

07:53h – 3,1m 20:30h – 2,8m 01:22h – 1,4m 14:00h – 1,3m

25

08:53h – 3,0m 21:36h – 2,8m 02:21h – 1,4m 15:02h – 1,4m

26

10:01h – 2,9m 22:43h – 2,9m 03:29h – 1,5m 16:08h – 1,3m

27

11:08h – 3,0m 23:45h – 3,1m 04:38h – 1,4m 17:10h – 1,2m

PISCINA MUNICIPAL Rua João Eanes, Alhos Vedros Telefone: 212025140 PAVILHÃO MUNICIPAL DE EXPOSIÇÕES Largo Dr. Joaquim Marques Elias, Moita Telefone: 210816910

PSP - BAIXA DA BANHEIRA

Largo da GNR, Baixa da Banheira Telefone: 212029010

GNR - MOITA

Rua Francisco Távora, Moita Telefone: 212808600

LINHAS DE EMERGÊNCIA NÚMERO NACIONAL DE EMERGÊNCIA: 112 INTOXICAÇÕES: 808 250 143 ALERTA DE INCÊNDIOS: 117 PROTECÇÃO CIVIL: 212806700 / 917199412 SAÚDE 24: 808242424 BOMBEIROS: 212890044 LINHA VERDE RECADOS DA CRIANÇA: 800 20 66 56

12

28

–––

–––

–––

12:06h – 3,3m 05:33h – 1,2m 18:03h – 1,1m

–––

12:23h – 1,1m

12:10h – 3,1m 05:42h – 1,2m 18:07h – 1,1m

29

00:41h – 3,2m 13:08h – 3,2m 06:40h – 1,0m 19:00h – 0,9m

30

01:34h – 3,5m 14:02h – 3,4m 07:33h – 0,8m 19:51h – 0,8m

31

02:25h – 3,7m 14:55h – 3,6m 08:24h – 0,6m 20:40h – 0,6m


FANFARRA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA MOITA

Instrumentos de Sopro e Percussão - 4ªs e sábados, das 20:00h às 21:30h Escola de Aprendizagem - 2ªs feiras, das 20:00h às 21:30h Telefone: 212808170/9

Grupo Coral “Alius Vetus”

S.F.R.U.A. “A Velhinha”, Alhos Vedros 4as e 6as feiras, das 21:00h às 23:00h Telefone: 212040067 Site: www.sfrua.web.pt GRUPO CORAL ALENTEJANO “O SOBREIRO”

6ªs feiras, das 21:00h às 23:00h Rua Alves Redol n.º 24-A 2835-059 Baixa da Banheira Telefone: 309767926

ESCOLA DE MÚSICA DA SOCIEDADE FILARMÓNICA DE RECREIO E UNIÃO ALHOSVEDRENSE “A VELHINHA”

Sábados e Domingos, às 15:00h Telefone: 212040067 Site: www.sfrua.web.pt

ranchos folclóricos CLUBE RECREATIVO SPORT CHINQUILHO ARROTENSE, ALHOS VEDROS

6ªs feiras, das 21:00h às 23:30h Telefone: 212046691 RANCHO ETNOGRÁFICO DE DANÇAS E CANTARES DA BARRA CHEIA

6ªs feiras (adultos), das 21:30h às 23:30h Sábados (rancho infantil), 19:30h Telefone: 212130597 / 212130 780 RANCHO FOLCLÓRICO “CORAÇÕES UNIDOS”

da Sociedade Recreativa da Baixa da Serra, Baixa da Banheira 6ªs feiras, das 21:45h às 23:30h Telefone: 212044996 RANCHO FOLCLÓRICO “OS FAZENDEIROS DA BARRA CHEIA E ARREDORES”

6ªs feiras, das 21:00h às 24:00h Telefone: 212131051

GRUPO CORAL E MUSICAL “O NORTE”

ARPI da Zona Norte da Baixa da Banheira 5ªs e 6ªs feiras, das 14:00h às 16:00h Telefone: 212049865 GRUPO MUSICAL “VOZES DA PLANÍCIE”

Sociedade Recreativa e Cultural União Alentejana 4ªs e 6ªs feiras, das 21:30h às 23:00h Telefone: 212031556 Grupo Coral Infanto-Juvenil

Associação de Moradores da Zona Norte da Baixa da Banheira Parque Estrela Vermelha 2835-144 Baixa da Banheira Telefone / Fax: 21 204 76 73 E-mail: amznbb@gmail.com Site: http:// www.amzn.web.pt Grupo Coral Amizade

Do Centro de Reformados e Idosos da Vila da Baixa da banheira 3ªs e 6ªs feiras, das 15:00h às 17:00h Telefone: 212040271

aprender

Escola de Música - Todos os instrumentos musicais de sopro - 4ªs e 6ªs feiras, das 17:30h às 19:30h Banda - 3ªs feiras, das 21:30h às 23:30h Telefone: 212898315

grupos musicais

utilidades

BANDA MUSICAL DO ROSÁRIO

21

escolas de música

apren der


escolas de dança “GRUPO MOST”

Centro Cultural e Recreativo União Pires, Alhos Vedros 3ªs e 5ªs feiras, das 21:30h às 23:00h T: 212031572 / 936793189 SOCIEDADE FILARMÓNICA CAPRICHO MOITENSE

22

utilidades aprender

> DANÇAS DE SALÃO:

- Iniciados / Social / Competição De 2ª a 6ª das 19,45 h às 22h

ESCOLA DE FUTEBOL DO GRUPO DESPORTIVO E RECREATIVO PORTUGAL

Campo Municipal do Vale da Amoreira 2ªs e 4ªs, às 19:00h T: 212023289 / 212023296 Escola de Futebol do Clube Recreio e Instrução, Alhos Vedros

Telefone: 212040283

FUTSAL ESCOLA DE FUTSAL DO SPORTING CLUBE BANHEIRENSE

Pavilhão Desportivo da EB 2,3 José Afonso, em Alhos Vedros T: 210863245

> OUTRAS MODALIDADES: - HIP-HOP / DANÇAS ORIENTAIS / YOGA / BALLET / SALSA

ASSOCIAÇÃO MORADORES AMIGOS DA ZONA SUL

Contactos: Telf:/Fax: 212890102 E-mail: capricho-moitense@hotmail.com

GINÁSTICA

SOCIEDADE FILARMÓNICA ESTRELA MOITENSE > ESCOLA DE BALLET 4ªs e 6ªs feiras, das 18:15h às 20:45h > DANÇAS SEVILHANAS 2ªs, 3ªs e 4ª feiras, das 21:00h às 22:30h Telefone: 212 890 207

Telefone: 210863245

Escola de Formação de Ginástica

Ginásio Atlético Clube Rua do Ginásio, nº 18 2835-104 Baixa da Banheira Telefones: 212040949 / 912555784 Fax: 212041520 Site: www.ginasioatleticoclube.com E-mail: ginasioac@netcabo.pt Horário: 3ªs e 5ªs feiras: - 2 e 3 anos, 9:30h / 10:15h; - 3 e 4 anos, 2 classes 1-10:15h / 11:00h, 2-11:00h / 11:45h; - 4 e 5 anos,15:30h / 16:15h; - 6 e 10 anos,17:45h / 18:45h.

CLUBE UNIÃO BANHEIRENSE “O CHINQUILHO” > DANÇAS DE SALÃO Aulas às 3ªs e 5ªs feiras, das 20:00h às 22:00h Telefone: 212040516

escolas desportivas municipais Escola de Futebol do União Futebol Clube Moitense

Complexo Desp. do Juncal – Campo n.º 2 2ªs e 4ªs feiras, às 19:00h Sábados, às 9:30h Telefone: 212893031 ESCOLA DE FUTEBOL MANUEL FERNANDES

1º de Maio Futebol Clube Sarilhense, Sarilhos Pequenos 2ªs e 4ªs feiras, das 18:30h às 20:30h Sábados, das 10:30 às 20:30h Telefone: 212898714 (campo de jogos)

HÓQUEI EM PATINS CASA DO BENFICA DA BAIXA DA BANHEIRA

Telefone: 210822677 / 962724976


TÉNIS DE MESA

XADREZ

ACADEMIA E MUSICAL E RECREATIVA 8 DE JANEIRO, ALHOS VEDROS

CLUBE DE XADREZ DA MOITA

2ªs e 5ªs , a partir das 19:00h Telefone: 212033947 / 212020461

Pavilhão Desportivo Municipal, Moita 2ªs, das 18:00h às 19:00h; 4ªs e 6ªs, das 16:00h às 19:00h Telefone: 212801993 CENTRO NÁUTICO MOITENSE SECÇÃO DE XADREZ

utilidades

aprender

4ªs feiras, das 21:00h às 22:00h Sábados, das 15:00h às 17:00h Telefone: 212892907

CANOAGEM E VELA ASSOCIAÇÃO DE DESPORTOS NÁUTICOS ALHOSVEDRENSE “AMIGOS DO MAR”, ALHOS VEDROS

Telefone: 212028429

23

ASSOCIAÇÃO NAVAL SARILHENSE, SARILHOS PEQUENOS

Telefone: 212895699

CENTRO NÁUTICO MOITENSE, MOITA

artes

BASQUETEBOL

OFICINA DE ARTES

Telefone: 212892907

ESCOLA DE MINIBASQUETEBOL DO CLUBE RECREATIVO DO PALHEIRÃO

Pavilhão Desportivo Municipal, Moita Telefone: 212801993

CACAV - Cooperativa de Animação Cultural de Alhos Vedros Atelier de Desenho e Pintura para crianças: sábados, às 11:00h; Fotografia: abertas as inscrições

ATLETISMO CLUBE AMIGOS DO ATLETISMO DA MOITA

Pavilhão Desportivo Municipal, na Moita De 2ª a 6ª feira das 19:00h às 21:00h Telefone: 210841385 / 966133238 GRUPO DESPORTIVO DA FONTE DA PRATA

Quinta da Fonte da Prata, Alhos Vedros Telefone: 212896859 CABB – Centro de Atletismo da Baixa da Banheira

Rua Fernando Pessoa 15 2835 Baixa da Banheira Telefones: 212040653 / 918355027 / 968561017 Site: www.cabb.pt E-mail: cabb@cabb.pt Treinos diariamente, às 17:30h, no Parque José Afonso - Baixa da Banheira

Cerâmica: abertas as inscrições Azulejaria: sábados, das 17:00h às 19:00h; Desenho/Escultura/Pintura e Projecto Artístico: sábados, das 15:00h às 17:00h; Guitarra: sábados, das 17:00h às 19:00h; Telefone: 932214015 E-mail: cooperativa.cacav@gmail.com Nota: Os Grupos Artístico-culturais e as Escolas Desportivas Municipais acima referenciadas têm protocolos com a Câmara Municipal. Caso se verifique alguma alteração de contactos ou dos horários das actividades, agradecemos que as associações nos informem através do telefone 212806715 ou do e-mail marecheia@mail.cm-moita.pt.


dezembro

6

5

CINEMA INFANTIL: Os domingos são sempre dias de cinema infantil no Fórum Cultural e este não é excepção. Às 11:00h, traga as suas crianças para ver o filme “Os Mosconautas no Mundo da Lua”.

TRANSDISCIPLINAR: É hoje que decorre mais uma edição do Festival Mau, no Fórum Cultural. A partir das 22:00h, poderá ver actuações ao vivo de menires sonoros, como os famosos Raks Remonius e o galardoado Nalalana e, ainda, a estreia nacional do documentário sobre a vida e feitos de Raymond Scott.

ATELIÊ DE BISCOITOS DE NATAL: O Moinho de Maré, em Alhos Vedros, vai tornar-se num espaço de aprendizagem e diversão para os mais pequenos. Esta iniciativa decorre entre as 15:00h e as 16:30h e é dirigida a crianças entre os 6 e os 10 anos.

15

14

do Barreiro sobe ao palco do Fórum Cultural, pelas 16:00h, para apresentar temas de Josquin de Prés, Vivaldi, Haydn, Telemann, Bach, Gershwin e Mozart, entre outros.

13 CONCERTO DE NATAL: A Camerata Musical

12

4

10

9

8

11

CINEMA: Inserido no ciclo “5 Realizadores, 10 Filmes”, é exibido, pelas 21:30h, no Fórum Cultural, o filme “Juncos Selvagens”, de André Téchiné. Este filme foi a escolha do realizador Manuel Mozos que também estará presente nesta exibição.

7

3

2

1

dia de hoje é em grande. A partir das 16:00h, no Pólo da Baixa da Banheira da Biblioteca Municipal, vai haver uma visita guiada à exposição “Da Terra ao Universo”, seguida da Hora do Conto “Os Três Cosmonautas” e “Os Gnomos do Gnu”.

rubrica “O Mês de…” e aproveite bem os dias que faltam para o Natal.

PRESÉPIOS: Último dia para apreciar a exposição de trabalhos dos participantes no Concurso de Presépios, na Capela da Misericórdia de Alhos Vedros.

22 PRENDAS: Siga as nossas sugestões na

21

20

19 VISITA À EXPOSIÇÃO: Para os mais novos, o

18

17

ao Fórum Cultural, pelas 21:30h, apresentar o filme “Central do Brasil” de Walter Salles.

16 CINEMA: A realizadora Solveig Nordlung vem

Biblioteca Municipal é “A Quarta do Cinema”.

31

EXPOSIÇÕES: Aproveite o último dia do ano para visitar as exposições temporárias: “Cine-Memórias”, no Fórum Cultural, e “O Ciclo do Pão”, no Moinho de Maré de Alhos Vedros. E Bom ANO NOVO!

30 CINEMA: Hoje, no Pólo do Vale da Amoreira da

29

28

27

26

25 FELIZ NATAL!

24

23


Este suplemento faz parte integrante da Agenda de Eventos do Concelho da Moita “ MARÉCHEIA”

leve-me consigo

PICOTADO

72

PROGRAMA MENSAL DEZEMBRO 2009


EVITE A ACUMULAÇÃO DE “LIXO”! Nesta quadra, o Departamento de Ambiente e Serviços Urbanos da Câmara Municipal alerta para a necessidade de colaboração dos munícipes no que respeita à deposição de resíduos nos contentores. No dia 25 de Dezembro, não se efectua a normal recolha de resíduos sólidos urbanos. Por isso, só deverá colocar o seu “lixo” no contentor a partir das 21:00h do dia 25. E não se esqueça: separe, recicle ou reutilize tudo o que for possível.


Maré Cheia nº 72