Page 1


Maré Cheia - Agenda de Eventos no Concelho da Moita Câmara Municipal da Moita COORDENAÇÃO DA EDIÇÃO, REDACÇÃO E FOTOGRAFIA: Divisão de Informação e Relações Públicas PROJECTO GRÁFICO: Edgar Melitão COLABORAÇÃO: Departamento de Assuntos Sociais e Cultura; Departamento de Ambiente e Serviços Urbanos; Divisão de Actividades Económicas e Turismo AGRADECIMENTOS: Romanário Ornelas; Fábrica Riberalves/Comimba; Histórico Automóvel Clube de Entre Tejo e Sado – HACETS

EDIÇÃO:

TÍTULO:

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

VERSÃO ON-LINE: www.cm-moita.pt

Ex.

Tipografia Belgráfica

TIRAGEM: 15.000

RECICLADO

IMPRESSÃO:

índice

tem a palavra 3 | o mês de … 4_7 | vai acontecer música | dança | exposições | livros | cinema | actividades para crianças | outros eventos 8_9 | a escolha de... 10_11 | cumplicidades apetece ler… | ir em cantigas… | 7ª arte | à distância de um clique 12_13 | aqui tão perto 14_15 associativismo 16_17 | sabores & saberes 18 | utilidades contactos | calendário | aprender 19_23 | picotado (leve-me consigo) destacável

ficha técnica


VIVINA NUNES

3

Outubro, no nosso concelho, tem a particularidade de nos trazer a Quinzena da Educação – que assinala simbolicamente o início de um novo ano lectivo –, de nos proporcionar a satisfação de festejar com os mais idosos o mês que lhes é dedicado e, ainda, de nos contagiar com a adrenalina que resulta do convívio com os milhares de atletas que seguramente vão estar em mais uma edição da Mini e Meia Maratona Moita – Fadesa. Com o início de mais um ano lectivo, novos desafios se colocam a todos os agentes da comunidade educativa: se para uns começa um percurso de aprendizagem, de outros se espera que possam assegurar as melhores condições para que esses percursos sejam feitos com qualidade, tranquilidade e segurança. O Município da Moita, assumindo a Educação como uma das suas prioridades, tem vindo a realizar, no âmbito das suas competências nesta área, um enorme esforço para poder dotar as nossas escolas das melhores condições, materializando assim o desígnio de uma escola pública, de qualidade e para todos. Este ano, foi possível concretizar o objectivo de generalizar o acesso às refeições escolares a todas as crianças, criando novos espaços nas escolas que os não possuíam. Foram muitas as pequenas e grandes obras de requalificação das escolas, salientando-se a conclusão da segunda e última fase da reabilitação da EB1/JI nº2 da Moita, bem como a remodelação da instalação eléctrica do Jardim de Infância e o arranjo dos espaços exteriores da EB1, em Sarilhos Pequenos. Desde sempre que a Câmara Municipal tem lutado e continua a defender políticas públicas que qualifiquem o sistema educativo e promovam o acesso e sucesso escolares e, por isso, não pode, mais uma vez, deixar de manifestar o seu repúdio pela forma como este Governo tem vindo a tentar impor novas atribuições e competências às autarquias, sem promover com elas uma discussão séria, tratando-as como meras executoras das suas políticas e sem lhes garantir as indispensáveis contrapartidas financeiras que, no nosso concelho, e só para acção social escolar, atingem mais de 700 000 €. Queremos garantir aos nossos munícipes um futuro mais risonho e feliz e é por isso que nos manteremos atentos e reivindicativos. A nossa luta continuará a centrar-se na defesa dos direitos dos cidadãos e pela melhoria da qualidade de vida para todos, não permitindo que seja permanentemente colocado em causa o regime democrático tão dificilmente conquistado pelo nosso povo.

tem a palavra...

Vereadora dos Pelouros da Educação, Assuntos Sociais e Cultura


VII Quinzena da Educação da Moita

o mês de ... 4

As aulas aí estão! Para assinalar o arranque do novo ano lectivo, a Câmara Municipal volta a promover a Quinzena da Educação, entre 6 e 17 de Outubro. É durante este período que decorrem as habituais recepções aos novos alunos e à comunidade educativa. No âmbito das competências municipais, deram-se também mais alguns passos na melhoria das condições de ensino/aprendizagem no concelho da Moita neste início de ano lectivo. Fique a saber o que há de novo.

Recepção aos novos alunos

Dar as boas vindas aos alunos que dão início à sua vida escolar é o objectivo da Câmara Municipal que, ano após ano, procura proporcionar momentos inesquecíveis a todas as crianças, através da dinamização de actividades com carácter lúdico, cultural e pedagógico.


7, 8 e 9 de Outubro Espectáculo de Teatro “O Pedro e o Lobo”, pelo Teatro Extremo, na Sociedade Filarmónica Estrela Moitense. Para alunos do 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico. Baseado na fábula de Esopo e tendo como pano de fundo a obra de Prokofiev, o espectáculo conta a história de Pedro, um típico rapaz da cidade que vai passar as férias a casa do avô, na aldeia. Entediado com a vida no campo, Pedro decide divertir-se à custa dos aldeãos. Para isso, inventa que viu um lobo perto do rebanho e grita por socorro. Os aldeãos acodem mas, afinal, é tudo mentira. O pior é quando o lobo aparece de facto e cumpre a sua natureza. É a vez de Pedro demonstrar a sua coragem. Como qualquer outro rapaz da sua idade, compreenderá então, à sua própria custa, a importância de respeitar os outros e também os animais.


10 de Outubro Oficina de Percussão com os “Tocá Rufar” Para alunos do 2.º e 3.º ciclos.

Recepção à Comunidade Educativa

Dar a conhecer aos professores os aspectos mais relevantes do Município e o local de proveniência dos seus alunos, oferecendo-lhes a oportunidade de (re)descobrir o concelho, é um dos objectivos desta recepção à comunidade educativa, que pretende, ainda, promover o convívio e o reconhecimento entre a autarquia e a comunidade escolar.

13 de Outubro, às 14:00h Passeio pelo Tejo a bordo do Varino Municipal “O Boa Viagem”.

17 de Outubro, às 19:00h Jantar de Recepção à Comunidade Educativa, num restaurante do concelho, com a participação do grupo “Velha Gaiteira”. Do encontro da gaita portuguesa com os adufes, o pífaro, a caixa e o bombo do Paúl, surgiu o projecto “Velha Gaiteira”, com temas originais e novas interpretações de temas tradicionais. A “Velha Gaiteira” acredita que a gaita de foles existiu por todo o país; como tal contribui para a sua divulgação em arruadas ou em palcos, espalhando a festa e a vontade de bailar ao som do já apelidado “Trance Rural Orgânico”. Ricardo Santos (Gaita de Foles Transmontana; Pífaro Pastoril; Tarota; Adufe; Voz), Hervê Freire (Caixa Beiroa; Adufe; Guizos; Voz) e Rui Lopes (Bombo Beirão; Timbalão Beirão; Gaita de Foles Transmontana; Tarota; Adufe; Peneira; Voz), dão vida à “Velha Gaiteira”.


Câmara assegura refeições às escolas do 1º ciclo

7

A Câmara Municipal da Moita assume financeiramente a totalidade das refeições para os alunos carenciados que frequentam as escolas de 1º Ciclo do Ensino Básico do Município da Moita. Anualmente, a autarquia assegura o fornecimento de mais de 200 000 refeições a alunos carenciados. Para este ano, a Câmara Municipal prevê um investimento de 1.141.641€ em subsídios de refeição para o 1.º Ciclo do Ensino Básico e para o pré-escolar.

VII Quinzena da Educação da Moita

Este ano lectivo, a EB1/JI n.º 1 da Moita, na Urbanização do Palheirão, a EB1 n.º 3 da Baixa da Banheira, a EB1/JI n.º 2 de Alhos Vedros e o Jardim de Infância de Sarilhos Pequenos já dispõem das condições necessárias para servir refeições aos seus alunos. A Câmara Municipal procedeu ainda a um conjunto vasto de intervenções, na EB1/JI n.º 2 da Moita, Jardim de Infância de Sarilhos Pequenos, EB1 n.º 3 da Baixa da Banheira, EB1/JI n.º 1 da Moita, EB1/JI n.º 1 do Vale da Amoreira, EB1 n.º 4 da Baixa da Banheira e EB1/JI n.º 2 de Alhos Vedros, durante as férias lectivas, com o objectivo de criar melhores condições de ensino para os alunos do Município. A totalidade das intervenções da Câmara Municipal corresponde a um investimento que ascende a 230 mil euros.

o mês de ...

Mais refeitórios em escolas do pré-escolar e 1º ciclo

Plano de Transportes Escolares 2007/2008 Neste ano lectivo, cerca de 1060 alunos, a estudarem no Município da Moita (146 alunos do Ensino Secundário e Profissional e 677 alunos do Ensino Básico) e fora do Município (64 alunos do Ensino Secundário, 99 do Ensino Profissional e 62 do Ensino Básico), bem como 12 alunos portadores de deficiência que frequentam o Ensino Básico no concelho, vão usufruir de auxílio financeiro da Câmara Municipal para os transportes escolares. O valor anual estimado para este Plano de Transportes Escolares é de cerca de 325 500 euros, sendo que os alunos do Ensino Básico são subsidiados pela autarquia a 100 por cento, enquanto os alunos do Ensino Secundário e Profissional recebem um subsídio de 50 por cento.


8

vai acontecer... agenda de outubro


vai acontecer... agenda de outubro


a escolha de...

Romanário Ornelas Que outro sítio para encontrar Romanário Ornelas, se não o Centro de Convívio dos Reformados e Idosos da Baixa da Banheira, instituição que ajudou a fundar… Ao entrarmos no Centro, somos logo recebidos pelo Sr. Ornelas que prontamente nos apresenta a todos, funcionários e utentes, e nos encaminha, com uma energia admirável, para uma sala reservada. Aqui, cruza-se um pouco da história de Portugal, do Centro de Convívio e de Romanário Ornelas: todas as paredes estão cobertas de fotografias, recortes de jornais, medalhas e diplomas que ilustram o seu trabalho como membro de comissões de moradores, da Assembleia de Freguesia e do Conselho Municipal. Entre as inúmeras histórias que este autodidacta de 92 anos nos conta, revela-se a sua escolha e recomendação para o mês de Outubro. “Todos deviam pôr os olhos no dia de amanhã, porque todos passaremos por lá”, afirma o Sr. Ornelas, referindo-se às condições a que muitos idosos ainda hoje em dia estão sujeitos. Sempre apegado à luta por melhores condições de vida na “terceira idade”, Romanário Ornelas recomenda o programa de actividades integradas no Mês do Idoso que decorre até dia 28, em todo o concelho, nomeadamente as mega aulas de ginástica e iôga, os ateliês criativos de pintura, culinária, teatro e música, os passeios no Tejo, as sessões de poesia e os espectáculos musicais. Todas as iniciativas são gratuitas e a Câmara Municipal disponibiliza transporte, quando solicitado junto da Divisão de Assuntos Sociais (T: 210891005).

11

Romanário Ornelas nasceu em 1915, em Sines. Aprendeu a ler e escrever, sem nunca ter frequentado a Escola Primária. Aos 9 anos, mudou-se para o Barreiro com a família, em busca de melhores condições de vida mas é na Baixa da Banheira que reside há quase 60 anos. Exerceu várias profissões mas fixou-se na vida, activa como pintor da construção civil. Notável humanista, dedicou-se, no pós-25 de Abril, a lutar por uma existência digna e pelo bem-estar da chamada “terceira idade”. Foi um dos fundadores do Centro de Convívio dos Reformados e Idosos da Baixa da Banheira, de que foi presidente, até 2004. Recebeu, no passado dia 16 de Setembro, Dia do Município, a Medalha de Honra do Município.

POR UMA VIDA MELHOR “O Mês do Idoso, pois”


APETECE LER...

IR EM CANTIGAS...

PORTUGAL, UM RETRATO SOCIAL, Rodrigo Leão – Sony BMG

cumplicidades

QUANDO OS LOBOS UIVAM de Aquilino Ribeiro – Editoral Avante

“Portugal, Um Retrato Social” é um documentário realizado por António Barreto e Joana Pontes para a televisão pública nacional que procura retratar a sociedade portuguesa contemporânea, comparando-a com o que era há três ou quatro décadas atrás, sublinhando-se as grandes mudanças que ocorreram. A banda sonora ficou a cargo do aclamado compositor Rodrigo Leão e o resultado não poderia ser melhor. Como parte integrante do documentário ou ouvida só por si, esta banda sonora merece, sem dúvida, um lugar de destaque.

12

Cinquenta anos depois da sua primeira edição, “Quando os Lobos Uivam” surge agora numa edição especial, com prefácio escrito por Álvaro Cunhal em 1963 e com vinte ilustrações originais de João Abel Manta. Sendo uma das obras mais importantes da literatura portuguesa, constituiu também uma forte crítica à brutalidade da Guarda Nacional Republicana, o que levou à perseguição de Aquilino pelo Estado Novo.

KNOJO! A CIÊNCIA INDISCRETA DO CORPO HUMANO de Sylvia Branzei – Bertrand Editora

IR EM CANTIGAS...

APETECE LER...

Depois da exposição que esteve patente, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, é lançado o livro que, à semelhança da exposição, explica aos mais novos a “ciência das coisas nojentas” e o funcionamento do corpo humano nos seus aspectos mais repugnantes. Acompanhado de ilustrações divertidas e sugestivas, este livro responde a perguntas tão inesperadas como “O que provoca o mau hálito?” ou “De que são feitos os macacos do nariz?”, familiarizando os mais novos com diversos aspectos da biologia e da anatomia.

DEATH MAGNETIC, Metallica – Universal Music Portugal

Depois de “Mission Metallica” e da extensa promoção feita em torno deste álbum, o tão aguardado nono disco de originais dos Metallica já está nas prateleiras. “Death Magnetic”, um dos álbuns mais esperados do ano, foi produzido pelo lendário Rick Rubin que já trabalhou com figuras da música tão diferentes como Slayer, Justin Timberlake, Red Hot Chili Peppers ou Johnny Cash. Muito bem recebido pela crítica internacional, este disco promete arrebatar bastantes prémios e reunir velhos e novos fãs desta banda que já conta com quase 30 anos de existência.


À DISTÂNCIA DE UM CLIQUE...

7ª ARTE...

www.totlol.com

Com o fenómeno “Youtube”, surgiu o acesso livre a vídeos para todos os gostos e para todas as idades… bom, talvez não para todas as idades. Existem muitos sites que, apesar de serem considerados adequados para todas as idades, não têm conteúdos indicados para os mais novos. Assim surge o “Totlol”, um site cujo objectivo é promover vídeos para crianças com menos de seis anos. Inaugurado em Maio de 2008, o “Totlol” ainda se encontra em Beta testing, apesar da oferta de vídeos para os mais novos ser mais do que suficiente para entreter os mais pequenos durante horas.

O CAVALEIRO DAS TREVAS Realizador: Christopher Nolan

www.friv.com

À DISTÂNCIA DE UM CLIQUE...

7ª ARTE...

Já considerado por muitos críticos de cinema como um dos melhores filmes de sempre, “O Cavaleiro das Trevas” continua a saga de Batman iniciada por Christopher Nolan em “Batman, o Início”. Desta vez, Batman, conjuntamente com o Detective Gordon e o procurador Harvey Dent, terá de enfrentar o maníaco autointitulado Joker. Baseado nas melhores histórias de Batman, como “Batman: The Long Halloween”, “Batman: Year Zero” e “Batman: The Killing Joke”, este filme conta com interpretações impressionantes de Christian Bale, Heath Ledger e Aaron Eckhart. A não perder, no auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, no dia 1, pelas 21:30h.

Cuidado com o vício… chegou o Friv! O Friv é o site de jogos mais amigável que poderá encontrar em toda a Internet. Aqui, os jogos estão apenas à distância de um clique (e só mesmo um clique), até porque todos são apresentados no ecrã, numa grelha gigantesca. É só escolher, clicar e começar a jogar. Há jogos para todos os gostos, extremamente divertidos, coloridos e, acima de tudo, de muito fácil acesso.

13

“Shine a Light” é a mais recente obra-prima do aclamado realizador Martin Scorsese. Este concerto/filme/ documentário, além do espectacular concerto gravado no Beacon Theatre, em Nova Iorque, no Outono de 2006, mostranos os bastidores e o mundo dos Rolling Stones como nunca antes vistos. “Shine a Light” é um DVD obrigatório para todos aqueles que apreciam bom cinema e boa música.

cumplicidades

SHINE A LIGHT Realizador: Martin Scorsese


14

aqui t達o perto...


15 Inovação

Sabia que o bacalhau Riberalves é produzido no concelho da Moita? É na freguesia do Gaio/Rosário que esta empresa líder de mercado – “a maior empresa de bacalhau do mundo” – tem a sua unidade de produção. Em 2001, o grupo Riberalves adquiriu a pequena fábrica de bacalhau Comimba e após uma intervenção de remodelação dos edifícios, aumentando a sua capacidade produtiva, dotou-a com os mais modernos equipamentos para a produção do bacalhau, tal como o conhecemos. “Muitas vezes, somos nós que desenvolvemos a maquinaria de que precisamos, porque a oferta nesta área não é muito grande”, explica Ricardo Alves, Director de Produção da Riberalves/Comimba. Esta aposta na modernização da empresa tem sempre duas vertentes, na óptica daquele responsável: “melhorar as condições de trabalho dos funcionários e, consequentemente, aumentar a qualidade dos seus produtos”. É na unidade do Gaio/Rosário que acontece todo o processo de produção do bacalhau deste grupo, desde a recepção da matéria-prima – em congelado ou salgado verde (que ainda não foi seco) – até ao produto final. Nesta fábrica, tudo está muito bem cuidado e organizado, havendo zonas específicas para cada passo da produção: escala, salga, secagem, demolha, ultracongelação e embalagem. “Somos vaidosos com a nossa unidade. É a nossa imagem”, salienta Ricardo Alves. Um dos produtos de maior sucesso da Riberalves/ Comimba – o bacalhau demolhado e ultracongelado – foi pensado, experimentado e lançado já na unidade no Gaio/Rosário. A próxima aposta do grupo será nos précozinhados. À pergunta sobre qual a chave para o sucesso da Riberalves, cuja marca surgiu com uma pequena mercearia familiar, em Torres Vedras, Ricardo Alves responde prontamente: “a qualidade ímpar dos nossos produtos, a eficácia da rede de distribuição e, claro, a força humana que tem sido fundamental para o que somos hoje”. Além das boas condições de trabalho que a Riberalves proporciona aos seus trabalhadores – espaço físico cuidado, fardamento adequado, refeitório e transporte –, a empresa dinamiza também diferentes actividades culturais e desportivas, como forma de incentivar o convívio entre todos os funcionários. “Temos equipa feminina e masculina de futebol, vamos organizar um Encontro de Karts e outras iniciativas que façam com que os trabalhadores se sintam valorizados pela sua empresa”, refere. Actualmente, trabalham na unidade do Gaio/Rosário 230 pessoas, sendo 90 por cento do concelho da Moita.

aqui tão perto...

A mais moderna empresa de bacalhau de Portugal


Histórico Automóvel Clube de Entre Tejo e Sado – HACETS

Amantes de clássicos Na manhã do terceiro domingo de cada mês, é possível encontrar uma grande movimentação de coleccionistas e admiradores de automóveis ou simples curiosos, observando automóveis clássicos, peças, livros e miniaturas, no Encontro Mensal de Automóveis Clássicos e Antigos, junto ao Pavilhão Municipal de Exposições, na Moita. A iniciativa é do Histórico Automóvel Clube de Entre Tejo e Sado (HACETS) que nasceu a 5 de Outubro de 1984 e que, há cerca de dois anos, se sediou junto ao Parque José Afonso, na Baixa da Banheira. MG, Pontiac, Dodges e Ford A são alguns dos automóveis clássicos que são propriedade dos cerca de 578 sócios inscritos no clube. “Temos carros muito raros; o nosso clube começa a ter um património de viaturas muito alto para a média, muito para além dos míticos Minis e Volkswagen”, conta o presidente da direcção do HACETS, Luiz Andrade. Entre o património dos sócios inscritos no clube, figura inclusivamente um Buick que pertenceu a um rei da Roménia que residiu no Estoril. Apoiando-se num veículo de informação global – a internet – para divulgar a sua actividade, o clube mantém o seu site (www.hacets.pt) em permanente actualização, sendo mesmo, de acordo com a direcção, um dos sites da especialidade que constitui “passagem obrigatória para os amantes de automóveis”. Reportagens sobre os encontros, fotografias, vídeos, agenda


Histórico Automóvel Clube de Entre Tejo e Sado – HACETS

de eventos e newsletter são alguns dos atractivos do site, verdadeiro cartão de visita do HACETS. Divulgar a paixão pelos veículos antigos, prestar assistência na aquisição, restauro, conservação, exibição e manutenção dos mesmos, bem como promover e expandir o desporto com estas viaturas, são os principais propósitos do HACETS. Além dos encontros mensais, o clube dinamiza outros eventos como a Automobilia Ibérica da Moita, o Salão do Automóvel e Motociclo Clássico e Antigo da Moita, o Passeio de Automóveis Clássicos da Baixa da Banheira, entre outros. Destaca-se a Automobilia Ibérica, organizada em parceria com a Câmara Municipal que, segundo Luiz Andrade, “tem vindo a crescer tanto em número de participantes (clubes de veículos antigos e clássicos e outros expositores), como de público”. “Começa a ser um evento emblemático, o que é positivo para o concelho da Moita”, salienta. Quem visita a Automobilia Ibérica (habitualmente durante o mês de Março), pode encontrar peças, equipamentos, ferramentas de época, miniaturas, brinquedos, livros, entre outro tipo de material mecânico e acessórios para quase todas as relíquias automóveis, antigas e clássicas.


sabores & saberes Dieta Mediterrânica

16 de Outubro é o Dia Mundial da Alimentação. Assinalando esta data, que pretende, entre outros objectivos, alertar para os malefícios de uma alimentação desequilibrada, recomendamos uma receita da dieta mediterrânica, considerada das mais saudáveis do mundo. A cozinha tradicional portuguesa, com características mediterrânicas, é rica em pratos com alimentos saudáveis e apetitosos. Sopas ricas em vegetais e feijão, carne com moderação, peixe com frequência, tudo temperado com azeite, ervas aromáticas e alho, muita fruta e vegetais consumidos frescos, da época e da região, sem qualquer processamento químico, são os segredos desta alimentação saudável com uma grande variedade de ingredientes abundantes em aromas, cores e sabores. Actualmente, está provado que certos frutos e vegetais possuem substâncias antioxidantes e fitoquímicas que são agentes poderosos na protecção de doenças cardiovasculares, cancro e outras. Nada melhor do que começar todas as refeições com uma sopa e, por isso, sugerimos um típico ingrediente de Outono, a abóbora: Creme de abóbora e cenoura Ingredientes - 1 cebola grande; - 4 dentes de alho; - 3 colheres de sopa de azeite; - 300 g de batatas;

- 3 cenouras; - 200 g de abóbora; - sal q.b; - coentros

Coloque todos os ingredientes numa panela com água e leve ao lume. Quando estiverem cozidos, passe com a varinha mágica. Polvilhe com coentros picados, na altura de servir.


BIBLIOTECAS MUNICIPAIS: BIBLIOTECA MUNICIPAL BENTO DE JESUS CARAÇA Rua Dr. Alexandre Sequeira, Moita Telefone: 210817040 PÓLO DO VALE DA AMOREIRA Av. José Almada Negreiros, Vale da Amoreira Telefone: 212020021

Praça da República, 2864-007 e-mail: cmmoita@mail.cm-moita.pt http://www.cm-moita.pt Telefone geral: 212806700 Fax: 212894928 Resolução de avarias: (Águas e Esgotos) 212890209 Linha Verde do Ambiente: 800202323

PÓLO DA BAIXA DA BANHEIRA Fórum Cultural José Manuel Figueiredo Rua José Vicente Telefone:210888902

FÓRUM CULTURAL JOSÉ MANUEL FIGUEIREDO Rua José Vicente, Baixa da Banheira Telefone: 210888900

Departamento de Assuntos Sociais e Cultura: Telefone: 210817000 DELEGAÇÃO MUNICIPAL DE ALHOS VEDROS Av. General Humberto Delgado, nº 7 A Telefone: 210816900 DELEGAÇÃO MUNICIPAL DA BAIXA DA BANHEIRA Rua Jaime Cortesão, n.º 33 Telefone: 210816970 DELEGAÇÃO MUNICIPAL DO VALE DA AMOREIRA Mercado Municipal do Vale da Amoreira Loja 2 – Serviços Av. Vasco da Gama 2835 -205 Vale da Amoreira Telefone: 210831210

19

Divisão de Informação e Relações Públicas: Telefone: 212806715 Fax: 212806750 e-mail: informacao-rpublicas@cm-moita.pt

utilidades contactos

CÂMARA MUNICIPAL DA MOITA

PÓLO DE ALHOS VEDROS Núcleo Cultural José Afonso, Largo da Igreja, Alhos Vedros Telefone: 212021227

ESPAÇO INTERNET Rua Machado Santos, nº35, Moita Telefone: 210856546 Horário: 2ªfeira das 13:00h às 20:00h. De 3ªfeira a 6ªfeira das 12:00h às 22:00h. Sábados das 14:00h às 21:00h. Centro de Educação pela Arte “Pé de VENTO” Praceta das Camélias, Bloco 50, r/C, Vale da Amoreira Telefone: 212045410 POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - MOITA Praça da República Telefone: 212806700/ext.261 POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO -BAIXA DA BANHEIRA Rua Jaime Cortesão, nº 33 Telefone: 210816970

Atendimento aos Munícipes, a partir das 15:00h 3 de Outubro (a partir das 14h) – J. de Freg. do Vale da Amoreira - Vereador Carlos Santos 10 de Outubro – Junta de Freguesia de Alhos Vedros - Vereadora Vivina Nunes 17 de Outubro – Delegação Municipal da Baixa da Banheira – Presidente, João Lobo 24 de Outubro – Junta de Freguesia do Gaio-Rosário – Vice - Presidente – Rui Garcia 31 de Outubro – Câmara Municipal da Moita – Vereador Miguel Canudo


OUTUBRO

20

utilidades

contactos / calendário do mês

POSTO DE TURISMO E GALERIA DE EXPOSIÇÕES Rua Dr. Miguel Bombarda, 2-A, Moita Telefone: 212806858 PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO MUNICIPAL Alameda dos Bombeiros Portugueses, Moita Telefone: 212801993 PISCINA MUNICIPAL Rua João Eanes, Alhos Vedros Telefone: 212025140

S T Q Q S S D

1 2 3 4 F

6 7 8 9 10 11 12

13 14 15 16 17 18 19

20 21 22 23 24 25 26

27 28 29 30 31

Dia 22 - Reunião Pública da Câmara Municipal, às 17:00h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Moita. Mais informações em www.cm-moita.pt

PAVILHÃO MUNICIPAL DE EXPOSIÇÕES Largo Dr. Joaquim Marques Elias, Moita Telefone: 210816910

PSP - BAIXA DA BANHEIRA

Largo da GNR, Baixa da Banheira Telefone: 212029010

GNR - MOITA

Rua Machado Santos, n.º 31, Moita Telefone: 212809330

TRIBUNAL

Rua Francisco Távora, Moita Telefone: 212808600

LINHAS DE EMERGÊNCIA NÚMERO NACIONAL DE EMERGÊNCIA: 112 INTOXICAÇÕES: 808 250 143 ALERTA DE INCÊNDIOS: 117 PROTECÇÃO CIVIL: 212806700 / 917199412 SAÚDE 24: 808242424 BOMBEIROS: 212890044

S T Q Q S S D


escolas de música

Instrumentos de Sopro e Percussão - 3ªs e sábados, das 21:00h às 22:30h Escola de Aprendizagem - 2ªs feiras, das 21:00h às 22:30h Telefone: 212 808 170/9

Grupo Coral Infanto-Juvenil

ESCOLA DE MÚSICA DA SOCIEDADE FILARMÓNICA DE RECREIO E UNIÃO ALHOSVEDRENSE “A VELHINHA”

Do Centro de Reformados e Idosos da Vila da Baixa da banheira 3ªs e 6ªs feiras, das 15:00h às 17:00h Telefone: 212040271

Sábados e Domingos, às 15:00h Telefone: 212040067

grupos musicais CORO POLIFÓNICO ALLIUS VETUS S.F.R.U.A. “A VELHINHA”

4ªs e 6ªs feiras, das 21:00h às 23:00h Telefone: 212040067 GRUPO CORAL ALENTEJANO “O SOBREIRO”

da União Desportiva e Cultural Banheirense 6ªs feiras, das 21:00h às 23:00h Telefone: 212033055 GRUPO CORAL E MUSICAL “O NORTE”

ARPI da Zona Norte da Baixa da Banheira 4ªs e 6ªs feiras, das 14:00h às 16:00h Telefone: 212049865

Associação de Moradores da Zona Norte Parque Estrela Vermelha 2835 Baixa da Banheira Grupo Coral Amizade

ranchos folclóricos CLUBE RECREATIVO SPORT CHINQUILHO ARROTENSE, ALHOS VEDROS

6ªs feiras, das 21:00h às 23:30h Telefone: 212046691 RANCHO ETNOGRÁFICO DE DANÇAS E CANTARES DA BARRA CHEIA

6ªs feiras (adultos), das 21:30h às 23:30h Sábados (rancho infantil), 19:30h Telefone: 212130597 / 212130 780 RANCHO FOLCLÓRICO “CORAÇÕES UNIDOS”

da Sociedade Recreativa da Baixa da Serra, Baixa da Banheira 6ªs feiras, das 21:45h às 23:30h Telefone: 212044996

GRUPO MUSICAL “VOZES DA PLANÍCIE”

Sociedade Recreativa e Cultural União Alentejana 4ªs e 6ªs feiras, das 21:30h às 23:00h Telefone: 212031556

RANCHO FOLCLÓRICO “OS FAZENDEIROS DA BARRA CHEIA E ARREDORES”

6ªs feiras, das 21:00h às 24:00h Telefone: 212131051

21

FANFARRA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA MOITA

utilidades

aprender

Todos os instrumentos de sopro - 4ªs e 6ªs feiras, das 17:30h às 19:30h Banda - 4ªs feiras, das 21:30h às 23:30h Telefone: 210880872

apren der


escolas desportivas municipais FUTEBOL Escola de Futebol do União Futebol Clube Moitense

22

utilidades aprender

escolas de dança “GRUPO MOST”

Centro Cultural e Recreativo União Pires, Alhos Vedros 3ªs e 5ªs feiras, das 21:30h às 23:00h T: 212031572 / 936793189 SOCIEDADE FILARMÓNICA CAPRICHO MOITENSE > DANÇAS DE SALÃO,

AULAS DE APRENDIZAGEM, DANÇAS SOCIAIS E COMPETIÇÃO de 2ª a 6ª feira, das 20:00h às 22:00h

> DANÇAS SEVILHANAS

2ªs e 6ªs feiras, das 20:30h às 22:00h Telefone: 212890102

SOCIEDADE FILARMÓNICA ESTRELA MOITENSE > ESCOLA DE BALLET

4ªs e 6ªs feiras, das 18:15h às 20:45h

> DANÇAS SEVILHANAS

Complexo Desportivo do Juncal – Campo n.º 2 2ªs e 4ªs feiras, às 19:00h Sábados, às 9:30h Telefone: 212893031 ESCOLA DE FUTEBOL MANUEL FERNANDES

1º de Maio Futebol Clube Sarilhense, Sarilhos Pequenos 2ªs e 4ªs feiras, das 18:30h às 20:30h Sábados, das 10:30 às 20:30h Telefone: 212898714 (campo de jogos) ESCOLA DE FUTEBOL DO GRUPO DESPORTIVO E RECREATIVO PORTUGAL

Campo Municipal do Vale da Amoreira 2ªs e 4ªs, às 19:00h T: 212023289 / 212023296 Escola de Futebol do Clube Recreio e Instrução, Alhos Vedros

Telefone: 212040283

FUTSAL ESCOLA DE FUTSAL DO SPORTING CLUBE BANHEIRENSE

Pavilhão Desportivo da EB 2,3 José Afonso, em Alhos Vedros T: 210863245 ASSOCIAÇÃO MORADORES AMIGOS DA ZONA SUL

Telefone: 210863245

2ªs, 3ªs e 4ª feiras, das 21:00h às 22:30h Telefone: 212 890 207

CENTRO COMUNITÁRIO PARAGEM - ALHOS VEDROS > ATELIÊ DE DANÇAS ORIENTAIS

5ªs feiras, das 20:00h às 22:00h

> ATELIÊ DE DANÇAS AFRICANAS

Sábados, das 15:00h às 17:00h

> ATELIÊ DE CAPOEIRA

6ªs feiras, das 20:30h às 22:00h Telefone: 212898524

CLUBE UNIÃO BANHEIRENSE “O CHINQUILHO” > DANÇAS DE SALÃO

Aulas às 3ªs e 5ªs feiras, das 20:00h às 22:00h Telefone: 212040516

ATLETISMO CENTRO DO ATLETISMO DA BAIXA DA BANHEIRA

Telefone: 212040653 / 918355027

CLUBE AMIGOS DO ATLETISMO DA MOITA

Pavilhão Desportivo Municipal, na Moita De 2ª a 6ª feira das 19:00h às 21:00h Telefone: 210841385 / 966133238

HÓQUEI EM PATINS CASA DO BENFICA DA BAIXA DA BANHEIRA

Telefone: 210822677 / 962724976


CENTRO NÁUTICO MOITENSE SECÇÃO DE XADREZ

Telefone: 212892907 4ªs feiras, das 21:00h às 22:00h Sábados, das 15:00h às 17:00h Telefone: 212892907

teatro ACADEMIA E MUSICAL E RECREATIVA 8 DE JANEIRO, ALHOS VEDROS

ARPI da Zona Norte da Baixa da Banheira 3ªs e 5ªs feiras, das 20:00h às 22:30h T: 212049865 / 212050167

CANOAGEM E VELA

Grupo de Teatro Infantil da S.F.R.U.A. “Gato do Chapéu Alto”

Telefone: 212033947 / 212020461

ASSOCIAÇÃO DE DESPORTOS NÁUTICOS ALHOSVEDRENSE “AMIGOS DO MAR”, ALHOS VEDROS

Telefone: 212028429

Sociedade Filarmónica Recreio e União Alhosvedrense Sábados, das 16:00h às 17:30h T: 212040067

ASSOCIAÇÃO NAVAL SARILHENSE, SARILHOS PEQUENOS

Telefone: 212895699

CENTRO NÁUTICO MOITENSE, MOITA

aprender

GRUPO DE TEATRO AMADOR E EXPERIMENTAL “O NORTE”

utilidades

TÉNIS DE MESA

23

Telefone: 212892907

artes ATELIÊ DE ARTES DECORATIVAS

BASQUETEBOL ESCOLA DE MINIBASQUETEBOL DO CLUBE RECREATIVO DO PALHEIRÃO

Pavilhão Desportivo Municipal, Moita Telefone: 212801993

GINÁSTICA ESCOLA DE GINÁSTICA DESPORTIVA (PARA ALUNOS DAS E.B. 1º CICLO)

Ginásio Atlético Clube, Baixa da Banheira Telefone: 212041520

XADREZ CLUBE DE XADREZ DA MOITA

Pavilhão Desportivo Municipal, Moita 2ªs, das 18:00h às 19:00h; 4ªs e 6ªs, das 16:00h às 19:00h Telefone: 212801993

Mutualidade da Moita – Associação Mutualista Av. Teófilo de Braga, nº 3 5ªs feiras das 15:00h às 20:00h Telefone: 210888770 OFICINA DE ARTES

CACAV - Cooperativa de Animação Cultural de Alhos Vedros Atelier de Desenho e Pintura para crianças: sábados, às 11:00h; Fotografia: sábados, das 18:30h às 20:00h; Cerâmica: abertas as inscrições Azulejaria: sábados, das 17:00h às 19:00h; Desenho/Escultura/Pintura e Projecto Artístico: sábados, das 15:00h às 17:00h; Guitarra: sábados, das 17:00h às 19:00h; Telefone: 932214015


Agenda nº 58  

Outubro 2008