Page 1

MARÉCHEIA agenda de eventos no concelho da moita

SETEMBRO 2008

57


Maré Cheia - Agenda de Eventos no Concelho da Moita Câmara Municipal da Moita COORDENAÇÃO DA EDIÇÃO, REDACÇÃO E FOTOGRAFIA: Divisão de Informação e Relações Públicas (Foto das páginas 4 e 5 da autoria de António Sousa e foto da página 7 (ao alto) da autoria de António Pereira - II Raid Fotográfico da Moita/2007) PROJECTO GRÁFICO: Edgar Melitão COLABORAÇÃO: Departamento de Assuntos Sociais e Cultura; Departamento de Ambiente e Serviços Urbanos; Divisão de Actividades Económicas e Turismo AGRADECIMENTOS: Comissão de Festas da Moita; Diamantino Miranda; Pedro Brito de Sousa/Sociedade Moitense de Tauromaquia; Associação de Paraquedistas do Sul; Restaurante “O Cais”

EDIÇÃO:

TÍTULO:

índice

tem a palavra 3 | o mês de … 4_7 | vai acontecer música | dança | exposições | livros | cinema | actividades para crianças | outros eventos 8_9 | a escolha de... 10_11 | cumplicidades apetece ler… | ir em cantigas… | 7ª arte | à distância de um clique 12_13 | aqui tão perto 14_15 associativismo 16_17 | sabores & saberes 18 | utilidades contactos | calendário | aprender 19_23 | picotado (leve-me consigo) destacável

Capa: praça de Toiros Daniel do Nascimento, Moita

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

VERSÃO ON-LINE: www.cm-moita.pt

Ex.

Tipografia Belgráfica

TIRAGEM: 15.000

RECICLADO

IMPRESSÃO:

ficha técnica


JOÃO MANUEL DE JESUS LOBO

3

É inevitavelmente em ambiente de festa que chegamos a Setembro, mês de reencontro com as tradições, o património e o modo de ser característico das gentes do concelho. Na mesma ocasião, acontecem as Festas na vila sede do Município da Moita e as comemorações do Dia do Município, momento agregador e simbólico da nossa vivência colectiva em que se dá visibilidade ao reconhecimento público pelas mais diversas entidades e personalidades que têm contribuído para a elevação do nome do concelho e para o desenvolvimento da comunidade, destacando-se por mérito artístico e cultural, desportivo, económico e social e por bons serviços prestados ao Município. São distinguidos este ano, com as insígnias municipais, as personalidades Fernando Madeira, Brás da Silva e José da Silva, Romanário Ornelas, Ana Cristina Guerreiro, Edivaldo Monteiro e Luís Feiteira, e as associações 1º de Maio Sarilhense, Futebol Clube Moitense e Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Moita. Nomes grandes que ficarão certamente para a história do concelho. Fazemos, assim, um convite a todos os munícipes para se associarem a estas comemorações – no dia 16 de Setembro, nos Paços do Concelho – prestando a justa homenagem a algumas das entidades mais representativas do Município da Moita.

tem a palavra...

Presidente da Câmara Municipal


FESTA EM HONRA DE NOSSA SR.ª DA BOA VIAGEM

o mês de ... 4

VENHA DA Tudo está a postos para mais uma edição da Festa em Honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem, na Moita: o arraial decora as principais ruas da vila, os palcos e as tronqueiras já foram montados, as casas estão caiadas, as férias estão marcadas e os familiares e amigos foram já convidados a visitar esta vila à beira Tejo. Enfim, já “cheira” à Festa da Moita que promete, entre 12 e 21 de Setembro, animação intensa, com as tradicionais largadas de toiros, iniciativas em torno das embarcações típicas do Tejo, actividades desportivas, espectáculos musicais e muito convívio popular. Venha daí, conhecer algumas das iniciativas que conferem à Festa da Moita um carácter único:


antónio Sousa (II Raid Fotográfico)

AÍ, À FESTA! FESTA BRAVA

É por esta altura que acontece aquela que é considerada por muitos a maior e melhor feira taurina do País. Entre 15 e 20 de Setembro, a Praça de Toiros Daniel do Nascimento vai ser o centro das atenções dos aficcionados. As corridas têm início marcado para as 22:00h, com excepção da corrida do Dia do Município, no dia 16, que vai decorrer a partir das 18:30h. Na vertente mais popular, as tradicionais largadas de toiros na Avenida continuam a atrair milhares de curiosos e aficcionados à Moita. Para que não perca nenhuma largada, tome nota: dia 12, às 00:00h, dias 15, 16, 17 e 18, às 10:15h, dia 19, às 10:15h e às 01:00h dia 20, às 15:30h e no dia 21, às 10:15h.


MúSICA

A música é outra vertente essencial da Festa. Durante dez dias, diferentes espectáculos vão agradar aos vários públicos que estas festividades abrangem. Do programa deste ano, destacamos, no dia 13, pelas 00:30h, no Largo do Cais, os “Fados e Fadistisses”, com a fadista Anita Guerreiro e os seus convidados. Na noite do dia 15, dedicada à juventude, vão subir ao palco da Marginal, a partir das 23:00h, os Primitive Reason. No dia 16 de Setembro, a partir das 23:00h, também o conhecido humorista Marco Horácio vai encarnar o Rouxinol Faduncho. O cantor Toy e a sua banda vão marcar presença na Moita, no dia 18, a partir das 23:00h, no palco da Marginal, e Ana Malhoa vai fazer-se ouvir na noite do dia 20, a partir das 23:15h, também no palco da Marginal. A encerrar a Festa da Moita, vai estar José Cid, pelas 22:00h, no palco da Marginal. Festival de folclore, bailes no Largo Conde Ferreira, Danças de Salão, fado com Cristina Nóbrega, música com os Bossa Nossa e com as Bandas do Rosário e de Samora Correia são ainda algumas propostas desta edição.

Fé E DEVOÇÃO

A Festa da Moita é também conhecida pela sua imponente procissão em Honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem, com a tradicional bênção das embarcações típicas do Tejo, no Cais da Moita. É no primeiro domingo da festa, dia 14, a partir das 17:00h, que a procissão vai percorrer as principais artérias da vila acompanhada pela Charanga da Guarda Nacional Republicana a cavalo, Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Moita e pelas Bandas do Rosário, do Pinhal Novo e de Samora Correia. A Santa Missa e a Missa Solene estão marcadas, respectivamente, para as 9:30h e 11:45h.


FESTA EM HONRA DE NOSSA SR.ª DA BOA VIAGEM

o mês de ...

Nesta terra que nasceu e se desenvolveu em estreita relação com o Tejo não poderiam também faltar as actividades ligadas ao rio e às embarcações tradicionais. Assim, no dia 13 de Setembro, pelas 14:00h, realiza-se a tradicional Regata em Honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem e, à 1:30h, vai ter início a Regata Nocturna de Catraios e Barcos a Remos. O concurso de barcos engalanados, no Cais da Moita, está marcado para o dia 14, pelas 12:30h. A Tarde do Rio acontece no dia 16, a partir das 15:30h, com a realização do “VII Cais Vivo” que abrange um desfile de embarcações típicas do Tejo com convite à população para passeios de barco no Cais da Moita. No campo desportivo, destaca-se a prova “8kms Ribeirinhos”, no dia 13, pelas 17:00h, e o XXIV Passeio de Cicloturismo, no dia 14, a partir das 9:15h.

7

antónio pereira (II Raid Fotográfico)

COM O TEJO EM FUNDO

A “TARDE DO FOGAREIRO”

As festas populares são, sem dúvida, momentos únicos de grande convívio, de encontro e reencontro de amigos e familiares que, nesta altura do ano, não dispensam uma visita à Moita. É no entanto, no dia 19 de Setembro, com a Tarde do Fogareiro, que a animação, a alegria e a hospitalidade das gentes da Moita mais se revelam. Mal acaba a largada de toiros, na Avenida Dr. Teófilo Braga, por volta das 13:00h, os fogareiros “saltam” para o meio da avenida, as mesas são colocadas aqui e ali e, num ápice, a principal avenida da Moita enche-se de amigos e visitantes num grande almoço ao ar livre onde há sempre espaço para mais um. O ambiente é mesmo de festa onde a boa disposição reina. Durante toda a tarde, a “carroça” do fado vai percorrer a avenida com o fadista Mariano João, acompanhado pelo conjunto de guitarras de Sidónio Pereira, enquanto a Banda Musical do Rosário o convida a participar na sua tradicional dança “Huga Huga”. Apareça por lá, será sempre bem-vindo!


8

vai acontecer... agenda de setembro


vai acontecer... agenda de setembro


Diamantino miranDa

a escolha de...

Foi entre o Campo do Brechão e o Estaleiro Naval, em Sarilhos Pequenos, o cenário que o transporta às memórias da infância, passada entre jogos de bola e banhos no rio, que Diamantino Miranda, treinador adjunto do Benfica, nos falou da sua já vasta carreira ligada ao futebol. Aos 13 anos, vestiu pela primeira vez a camisola do Vitória Futebol Clube. Na época de 76/77, com apenas 16 anos, integrou o plantel da equipa sénior sadina, de onde transitou para aquele que considera ser “o melhor clube do mundo” – o Benfica –, e onde permaneceu entre 77-80 e 83-90. Diamantino foi um dos jogadores chave do Benfica na década de 80, conquistando vários títulos de campeão nacional e da Taça de Portugal, participando, inclusive, na final da Taça UEFA, em 83. Enquanto jogador profissional, passou ainda pelo Amora e pelo Boavista e terminou em 93, no clube de Setúbal. “Foi uma carreira feita a pulso, que me obrigou a ter uma vida diferente dos meus amigos, mas dei por bem empregue a minha adolescência e a juventude”, comenta. Ao serviço da Selecção Portuguesa participou nas fases finais do Europeu de 84, e do Mundial de 86, no México. Como treinador de futebol, estreou-se no Vitória de Setúbal. Em Maio de 2008, foi apresentado como treinador adjunto do Benfica. “Chegar ao Benfica foi um grande passo”, afirma, acrescentando que “treinar o Benfica, ou qualquer outro dos grandes, como treinador principal, será chegar ao topo da minha carreira”. Neste mês de Setembro, Diamantino aconselha os habitantes do concelho, e também os forasteiros, a “dar vida e cor à Festa em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem (12 a 21 de Setembro)”, que considera ser “uma das melhores festas populares do país”, e recomenda ainda uma visita “às lindas festas” em Honra de Nossa Senhora da Graça, na sua terra natal, que se realizam de 26 a 30 de Setembro.

11

Diamantino Miranda nasceu em 1959, em Sarilhos Pequenos. Aos 10 anos, foi viver para a Moita, local onde se fixou com a família. Aos 15 anos, estreia-se como internacional ao participar no Europeu e no 1º Mundial de Juniores. Em 1987, foi distinguido com a medalha de Mérito do Município, por ter sido considerado o melhor futebolista da época desportiva de 1986/1987. Como treinador, passou por vários clubes nacionais mas foi no Campomaiorense que alcançou, até ao momento, os melhores resultados.

CONCELHO EM FESTa: “Dar vida e cor às festas populares”


APETECE LER...

IR EM CANTIGAS...

PARA TODO O MAL, Mesa – Sony BMG

cumplicidades

LAÇOS VERTICAIS de paulo Seco – papiro Editora

Depois do sucesso do seu primeiro álbum “Mesa”, considerado pela Billboard com um dos melhores discos de 2004, e de o seu segundo disco intitulado “Vitamina” receber da imprensa alguns elogios, sendo visto como “a combinação perfeita entre rock n’ roll, jazz e música electrónica”, os Mesa trazem-nos agora “Para Todo o Mal”. Seguindo as linhas orientadoras de “Vitamina”, este novo trabalho oferece-nos uma ligação profunda entre o timbre melodioso da voz de Mónica Ferraz e os jogos rítmicos orquestrados por João Pedro Coimbra, onde cada nota e cada acorde se encaixam perfeitamente.

12

Paulo Seco, um dos mais promissores poetas angolanos, editou, este ano, “Laços Verticais”. Tal como nas duas obras anteriores deste escritor, os seus poemas são hinos de louvor às misérias e grandezas do Homem. “Ex-licenciado em Belas Artes” e “actual licenciado em Filosofia”, Paulo Seco, actualmente em Portugal, considera que “as culturas existem, tendo cada um a sua; contudo, são diferentes para poderem ser partilhadas”.

4 HORAS POR SEMANA – TRABALHAR MENOS, PRODUZIR MAIS de Timothy Ferriss – Editora Casa das Letras

IR EM CANTIGAS...

APETECE LER...

Viver mais e trabalhar menos é uma meta para todos. Quem pensa que “4 Horas por Semana” é um guia de auto-ajuda como tantos que existem hoje em dia, desengane-se. Trata-se de uma espécie de auto-biografia de alguém que, apesar de se dedicar ao seu trabalho, nunca se esqueceu da importância do lazer. Depois das férias, o regresso ao trabalho pode não ser motivo para desânimo: aprenda a fazer as suas escolhas, a definir prioridades, a organizar o seu tempo e, acima de tudo, a aproveitar o tempo livre.

KNOWLE WEST BOY, Tricky – Edel

Tricky, um dos mais enigmáticos compositores e cantores do universo musical britânico, está de volta aos álbuns. “Knowle West Boy” é, segundo o próprio Tricky, o resultado de todas as experiências que viveu desde o seu álbum de estreia, “Maxinquaye”, em 1995. Algures entre o trip-hop, o pós-punk, o reggae e o hip-hop, Tricky consegue aglomerar todos estes estilos musicais e transformá-los numa mistura musical surreal, produzida por ele próprio. A não perder, faixas como “Council Estate”, o single do álbum, “Past Mistake”, ou “Veronika”.


À DISTÂNCIA DE UM CLIQUE...

7ª ARTE...

www.bemsimples.com

Bem Simples é, como o próprio nome indica, um site onde podemos encontrar vários conselhos para tornar a nossa vida menos complicada. Com tópicos tão diversificados como cozinha, saúde, beleza, dinheiro, tecnologia ou carros, entre outros, este site, cujos artigos são redigidos pelos utilizadores registados, oferece-nos experiências relatadas na primeira pessoa, para que possamos aprender com os erros e a experiência dos outros. Passe por Bem Simples, sempre que tiver uma dúvida ou quiser oferecer aos outros utilizadores conselhos sobre alguma experiência por que passou.

Edward Cole e Carter Chambers são dois homens provenientes de mundos muito diferentes; o primeiro é um executivo bem sucedido e multimilionário, o segundo é um simples mecânico da classe média. Quando estes dois, por reviravolta do destino, se encontram no mesmo quarto de hospital chegam à conclusão que têm duas coisas em comum: o desejo de gozar o tempo que lhes resta a fazer aquilo que sempre desejaram e a necessidade de serem aceites pelo que são. Juntos embarcam numa viagem de autoconhecimento e conhecimento mútuo e, à medida que vão riscando experiências da sua lista, vão-se tornando grandes amigos. Um filme que junta dois grandes senhores do cinema: Jack Nicholson e Morgan Freeman.

www.acime.gov.pt/saboresdomundo/ livro.html

À DISTÂNCIA DE UM CLIQUE...

7ª ARTE...

NUNCA é TARDE DEMAIS Realizador: Rob Reiner

No Ano Europeu do Diálogo Intercultural, não deixe que a gastronomia de outros países e de outras culturas o assuste. Neste site, procura-se aproximar diferentes culturas através de um fenómeno que se tornou mais do que um acto biológico: a comida. Graças a ela, ficamos a saber mais sobre os outros. Conheça ingredientes e receitas que vêm de lugares longínquos como a Índia, Japão ou o México, ou de mais perto, como é o caso da Galiza ou Marrocos. Um site para todos os “bons garfos”.

13

Esta é a história de Ana e Maria Bolena, duas irmãs que abandonam a simples e pacata vida no campo para, a pedido de seu pai, reforçarem o poder e o “status” social da família junto de Henrique VIII, Rei de Inglaterra. O que começa com uma inocente aposta para ajudar a família, torna-se rapidamente numa batalha sem quartel entre as duas irmãs para conseguir o afecto do rei. Embora os sentimentos de Maria sejam verdadeiros, a esperta, intriguista e manipuladora Ana não vai parar até conseguir afastar a sua irmã, assim como a esposa do rei, a Rainha Catarina de Aragão.

cumplicidades

DUAS IRMÃS, UM REI Realizador: Justin Chadwick


aqui tão perto... 14 Praça de Toiros Daniel do Nascimento

SOL E SOMBRA Epicentro da Festa Brava na Moita, a Praça de Toiros Daniel do Nascimento é também uma das mais prestigiadas do país. Construída em 1950, em apenas seis meses, a Praça espelha o entusiasmo das gentes da vila que souberam encontrar uma solução ágil para o encerramento da velha Praça

da Caldeira, em 1947, devido à falta de condições de segurança. Impulsionada por Luís da Costa Santos, prontamente se fundou a Sociedade Moitense de Tauromaquia com vista à edificação de uma nova Praça. Vendem-se 2000 acções para angariação de fundos – as mesmas que perduram até hoje –, constituindo-se assim dezenas


os grandes “triunfadores”. Nos planos de longo prazo, está também a criação de um museu que preste a justa homenagem à história do edifício e da Sociedade Moitense de Tauromaquia. Neste mês de Setembro (entre os dias 13 e 20), está patente, no futuro espaço do museu, uma exposição de pintura e escultura de Alberto Germán e Luis Bívar, sobre a temática do toureio, com entrada gratuita.

PROGRAMAÇÃO DA FEIRA TAURINA Corridas de Toiros: 15, 17, 18 e 19 de Setembro, 22:00h 16 de Setembro, 18:30h (Bilhetes entre 15€ e 65€) Espectáculo de recortadores: 20 de Setembro, 17:00h (Bilhetes: 5€)

aqui tão perto... 15 Praça de Toiros Daniel do Nascimento

de cidadãos em proprietários do equipamento. Ao cimo da principal Avenida, a Praça de Toiros influenciou a evolução urbana naquela zona, nas décadas que se seguiram, continuando a alimentar, na actualidade, o “ambiente de tertúlia constante” que se vive no centro da vila. Da Praça de Toiros da Moita, é indissociável “a maior e melhor Feira Taurina do país” que, em Setembro, aqui traz os nomes mais sonantes do meio tauromáquico e milhares de fiéis aficionados. A fama deve-se, em grande parte, à qualidade dos cartéis – segundo os entendidos – bem como aos episódios “gloriosos” que ficam para a história do toureio apeado português e que, por mais de um vez, trouxeram a Praça da Moita para as primeiras páginas dos jornais. “A mais moderna, bela e confortável de Portugal”, conforme registava uma crónica ao tempo da inauguração, continua a ser uma Praça de Toiros actual, espaçosa e bem conservada, alcançando os 6 100 lugares, depois de uma remodelação na década de 80. A entidade proprietária da Praça tem vindo a introduzir melhoramentos no edifício, como é o caso da construção de uma nova capela e da criação da “Porta Grande”, já em 2006, por onde sairão doravante, em ombros,


Associação de Pára-quedistas do Sul

A CAIR DO CéU Quantas vezes já parámos a olhar para cima, a apreciar a coragem e as acrobacias de homens e mulheres que caiem “dos céus”, tendo por companheiro um páraquedas. Muito provavelmente, alguns destes pára-quedistas são sócios da Associação de Pára-quedistas do Sul, na Baixa da Banheira, ou frequentaram os seus cursos. É esta a principal actividade da associação – o pára-quedismo – tendo, ao longo dos seus vinte e um anos de existência, formado mais de duzentos jovens e adultos. Em Setembro, a Associação de Pára-quedistas do Sul vai iniciar um novo curso de pára-quedismo (básico), composto por quatro saltos de abertura automática. Os cursos têm uma parte teórica, com cerca de 8 horas, e uma vertente prática, no Aeródromo de Évora. “É essencialmente a curiosidade e a vontade de viver novas experiências que leva as pessoas a procurar os cursos de pára-quedismo”, conta José Coisinhas, vice-presidente da direcção, ex-fuzileiro e pára-quedista desportivo. Após o primeiro salto em pára-quedas, a descrição dos participantes é quase sempre a mesma, garante António Mendes, presidente da direcção desta associação e ex-pára-quedista militar: “É uma maravilha; é uma sensação de liberdade única; é indescritível”. Além dos cursos de pára-quedismo, esta associação, que conta actualmente com cerca de 200 sócios, faz demonstrações em todo o país, participa em provas nacionais, tendo a sua equipa VF4 Asas do Sul


Associação de Pára-quedistas do Sul

obtido excelentes classificações. Localmente, a Associação promove, todos os anos, no Parque José Afonso, na Baixa da Banheira, o Torneio do Concelho da Moita de Pára-quedismo em Precisão de Aterragem. O tiro de carabina de ar comprimido é outra das actividades que a associação desenvolve mas pretende dar-lhe um dinamismo diferente quando for construída a nova sede. “O projecto está a ser elaborado em parceria com a Câmara Municipal que já nos cedeu o terreno. Aliás, a câmara tem-nos prestado todo o apoio logístico e também financeiro, imprescindível à nossa actividade”, refere António Mendes. Muitas outras ideias fervilham nas cabeças destes dirigentes para o futuro da Associação de Pára-quedistas do Sul, nomeadamente uma secção de pesca, mas os pormenores só serão pensados quando se mudarem para a “casa nova”.


sabores & saberes Restaurante “O Cais”

SABORES TÍPICOS O restaurante “O Cais”, tal como o conhecemos hoje, resulta do sonho de duas irmãs da Moita – Paula Gonçalves e Susana Tomé – e dos respectivos maridos. Encontrado o espaço ideal – no centro da vila, mesmo junto ao Cais da Moita e com o Tejo no horizonte –, foi mais fácil pensar no estilo de restaurante que aí iria nascer. Em Junho de 2007, “O Cais” abriu as portas como restaurante típico que valoriza, através da decoração e dos sabores, as tradições da Moita: o rio, os barcos, as festas populares e os toiros. A oferta gastronómica, com algumas influências alentejanas, reparte-se por três ementas distintas: a do almoço, a do jantar e a de fim-de-semana. Coelho à alentejana, pataniscas com arroz de coentros, bacalhau à lagareiro, feijoada de choco e iscas à portuguesa são alguns dos “pratos do dia” que podemos encontrar ao almoço, durante a semana. À noite, a aposta de “O Cais” é nos petiscos, acompanhados por um bom vinho da sua garrafeira, pequena mas bastante representativa. A escolha torna-se difícil: cogumelos gratinados, dobradinha, moelas, ossos carregados, tapas, torresmos grelhados, morcela com ananás, enchidos de porco preto grelhados, tábuas de enchidos e queijos e muito mais. Se lhe apetecer uma sopa da pedra (entre Setembro e Maio), um cozido à portuguesa ou uma galinha de cabidela já sabe que os pode encontrar aqui, mas só ao fimde-semana. Aproveite a Festa da Moita para “descobrir” os sabores típicos n’ “O Cais”. Restaurante “O Cais” Rua 5 de Outubro, nºs 27 e 31 – Moita Tlm: 936406900 Horário: De quarta-feira a domingo, das 12:00h às 15:00h e das 18:00h às 24:00h


BIBLIOTECAS MUNICIPAIS:

http://www.cm-moita.pt Telefone geral: 212806700 Fax: 212894928 Resolução de avarias: (Águas e Esgotos) 212890209 Linha Verde do Ambiente: 800202323 Divisão de Informação e Relações Públicas: Telefone: 212806715 Fax: 212806750 e-mail: informacao-rpublicas@cm-moita.pt

BIBLIOTECA MUNICIPAL BENTO DE JESUS CARAÇA Rua Dr. Alexandre Sequeira, Moita Telefone: 210817040 PÓLO DO VALE DA AMOREIRA Av. José Almada Negreiros, Vale da Amoreira Telefone: 212020021 PÓLO DE ALHOS VEDROS Núcleo Cultural José Afonso, Largo da Igreja, Alhos Vedros Telefone: 212021227 PÓLO DA BAIXA DA BANHEIRA Fórum Cultural José Manuel Figueiredo Rua José Vicente

Departamento de Assuntos Sociais e Cultura: Telefone: 210817000 DELEGAÇÃO MUNICIPAL DE ALHOS VEDROS Av. General Humberto Delgado, nº 7 A Telefone: 210816900 DELEGAÇÃO MUNICIPAL DA BAIXA DA BANHEIRA Rua Jaime Cortesão, n.º 33 Telefone: 210816970 DELEGAÇÃO MUNICIPAL DO VALE DA AMOREIRA Mercado Municipal do Vale da Amoreira Loja 2 – Serviços Av. Vasco da Gama 2835 -205 Vale da Amoreira Telefone: 210831210

ATENDIMENTO AOS MUNÍCIPES, A PARTIR DAS 15:00H 26 de Setembro – Junta de Freguesia de Sarilhos Pequenos - Vereador Miguel Canudo

utilidades contactos

Praça da República, 2864-007 e-mail: cmmoita@mail.cm-moita.pt

19

CÂMARA MUNICIPAL DA MOITA

FÓRUM CULTURAL JOSé MANUEL FIGUEIREDO Rua José Vicente, Baixa da Banheira Telefone: 210888900 ESPAÇO INTERNET Rua Machado Santos, nº35, Moita Telefone: 210856546 Horário: 2ªfeira das 13:00h às 20:00h. De 3ªfeira a 6ªfeira das 12:00h às 22:00h. Sábados das 14:00h às 21:00h. CENTRO DE EDUCAÇÃO PELA ARTE “Pé DE VENTO” Praceta das Camélias, Bloco 50, r/C, Vale da Amoreira Telefone: 212045410 POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - MOITA Praça da República Telefone: 212806700/ext.261 POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO -BAIXA DA BANHEIRA Rua Jaime Cortesão, nº 33 Telefone: 210816970


SETEMBRO

PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO MUNICIPAL Alameda dos Bombeiros Portugueses, Moita Telefone: 212801993 PISCINA MUNICIPAL Rua João Eanes, Alhos Vedros Telefone: 212025140 PAVILHÃO MUNICIPAL DE EXPOSIÇÕES Largo Dr. Joaquim Marques Elias, Moita Telefone: 210816910

20

utilidades

contactos / calendário do mês

POSTO DE TURISMO E GALERIA DE EXPOSIÇÕES Rua Dr. Miguel Bombarda, 2-A, Moita Telefone: 212806858

PSP - BAIXA DA BANHEIRA

Largo da GNR, Baixa da Banheira Telefone: 212029010

GNR - MOITA

Rua Machado Santos, n.º 31, Moita Telefone: 212809330

TRIBUNAL

Rua Francisco Távora, Moita Telefone: 212808600

LINHAS DE EMERGÊNCIA NúMERO NACIONAL DE EMERGÊNCIA: 112 INTOXICAÇÕES: 808 250 143 ALERTA DE INCÊNDIOS: 117 PROTECÇÃO CIVIL: 212806700 / 917199412 SAúDE 24: 808242424 BOMBEIROS: 212890044

S T Q Q S S D

1 2 3 4 5 6 7

8 9 10 11 12 13 14

15 F 17 18 19 20 21

22 29 23 30 24 25 26 27 28

S T Q Q S S D

Dia 16 é feriado municipal Dia 24 – Reunião pública Descentralizada da Câmara Municipal, na Moita, às 21:00h. Mais informações em www.cm-moita.pt.


BANDA MUSICAL DO ROSÁRIO

Todos os instrumentos de sopro - 4ªs e 6ªs feiras, das 17:30h às 19:30h Banda - 4ªs feiras, das 21:30h às 23:30h Telefone: 210880872 FANFARRA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA MOITA

Instrumentos de Sopro e Percussão - 3ªs e sábados, das 21:00h às 22:30h Escola de Aprendizagem - 2ªs feiras, das 21:00h às 22:30h Telefone: 212 808 170/9 ESCOLA DE MÚSICA DA SOCIEDADE FILARMÓNICA DE RECREIO E UNIÃO ALHOSVEDRENSE “A VELHINHA”

Sábados e Domingos, às 15:00h Telefone: 212040067

ARPI da Zona Norte da Baixa da Banheira 4ªs e 6ªs feiras, das 14:00h às 16:00h Telefone: 212049865 GRUPO MUSICAL “VOZES DA PLANÍCIE”

Sociedade Recreativa e Cultural União Alentejana 4ªs e 6ªs feiras, das 21:30h às 23:00h Telefone: 212031556 GRUPO CORAL INFANTO-JUVENIL

Associação de Moradores da Zona Norte Parque Estrela Vermelha 2835 Baixa da Banheira GRUPO CORAL AMIZADE

Do Centro de Reformados e Idosos da Vila da Baixa da banheira 3ªs e 6ªs feiras, das 15:00h às 17:00h Telefone: 212040271

ranchos folclóricos CLUBE RECREATIVO SPORT CHINQUILHO ARROTENSE, ALHOS VEDROS

6ªs feiras, das 21:00h às 23:30h Telefone: 212046691 RANCHO ETNOGRÁFICO DE DANÇAS E CANTARES DA BARRA CHEIA

grupos musicais CORO POLIFÓNICO ALLIUS VETUS S.F.R.U.A. “A VELHINHA”

4ªs e 6ªs feiras, das 21:00h às 23:00h Telefone: 212040067 GRUPO CORAL ALENTEJANO “O SOBREIRO”

da União Desportiva e Cultural Banheirense 6ªs feiras, das 21:00h às 23:00h Telefone: 212033055

6ªs feiras (adultos), das 21:30h às 23:30h Sábados (rancho infantil), 19:30h Telefone: 212130597 / 212130 780 RANCHO FOLCLÓRICO “CORAÇÕES UNIDOS”

da Sociedade Recreativa da Baixa da Serra, Baixa da Banheira 6ªs feiras, das 21:45h às 23:30h Telefone: 212044996 RANCHO FOLCLÓRICO “OS FAZENDEIROS DA BARRA CHEIA E ARREDORES”

6ªs feiras, das 21:00h às 24:00h Telefone: 212131051

utilidades

GRUPO CORAL E MUSICAL “O NORTE”

aprender

apren der 21

escolas de música


utilidades aprender 22

escolas de dança “GRUPO MOST”

Centro Cultural e Recreativo União Pires, Alhos Vedros 3ªs e 5ªs feiras, das 21:30h às 23:00h T: 212031572 / 936793189 SOCIEDADE FILARMÓNICA CAPRICHO MOITENSE > DANÇAS DE SALÃO,

AULAS DE APRENDIZAGEM, DANÇAS SOCIAIS E COMPETIÇÃO de 2ª a 6ª feira, das 20:00h às 22:00h

> DANÇAS SEVILHANAS

2ªs e 6ªs feiras, das 20:30h às 22:00h Telefone: 212890102

SOCIEDADE FILARMÓNICA ESTRELA MOITENSE > ESCOLA DE BALLET

4ªs e 6ªs feiras, das 18:15h às 20:45h

> DANÇAS SEVILHANAS

2ªs, 3ªs e 4ª feiras, das 21:00h às 22:30h Telefone: 212 890 207

CENTRO COMUNITÁRIO PARAGEM - ALHOS VEDROS > ATELIÊ DE DANÇAS ORIENTAIS

5ªs feiras, das 20:00h às 22:00h

> ATELIÊ DE DANÇAS AFRICANAS

Sábados, das 15:00h às 17:00h

> ATELIÊ DE CAPOEIRA

6ªs feiras, das 20:30h às 22:00h Telefone: 212898524

CLUBE UNIÃO BANHEIRENSE “O CHINQUILHO” > DANÇAS DE SALÃO

Aulas às 3ªs e 5ªs feiras, das 20:00h às 22:00h Telefone: 212040516

escolas desportivas municipais FUTEBOL ESCOLA DE FUTEBOL DO UNIÃO FUTEBOL CLUBE MOITENSE

Complexo Desportivo do Juncal – Campo n.º 2 2ªs e 4ªs feiras, às 19:00h Sábados, às 9:30h Telefone: 212893031 ESCOLA DE FUTEBOL MANUEL FERNANDES

1º de Maio Futebol Clube Sarilhense, Sarilhos Pequenos 2ªs e 4ªs feiras, das 18:30h às 20:30h Sábados, das 10:30 às 20:30h Telefone: 212898714 (campo de jogos) ESCOLA DE FUTEBOL DO GRUPO DESPORTIVO E RECREATIVO PORTUGAL

Campo Municipal do Vale da Amoreira 2ªs e 4ªs, às 19:00h T: 212023289 / 212023296 ESCOLA DE FUTEBOL DO CLUBE RECREIO E INSTRUÇÃO, ALHOS VEDROS

Telefone: 212040283

FUTSAL ESCOLA DE FUTSAL DO SPORTING CLUBE BANHEIRENSE

Pavilhão Desportivo da EB 2,3 José Afonso, em Alhos Vedros T: 210863245 ASSOCIAÇÃO MORADORES AMIGOS DA ZONA SUL

Telefone: 210863245

ATLETISMO CENTRO DO ATLETISMO DA BAIXA DA BANHEIRA

Telefone: 212040653 / 919355027

CLUBE AMIGOS DO ATLETISMO DA MOITA

Pavilhão Desportivo Municipal, na Moita De 2ª a 6ª feira das 19:00h às 21:00h Telefone: 210841385 / 966133238

HÓQUEI EM PATINS CASA DO BENFICA DA BAIXA DA BANHEIRA

Telefone: 210822677 / 962724976


TÉNIS DE MESA ACADEMIA E MUSICAL E RECREATIVA 8 DE JANEIRO, ALHOS VEDROS

Telefone: 212033947 / 212020461

Telefone: 212028429

teatro

ASSOCIAÇÃO NAVAL SARILHENSE, SARILHOS PEQUENOS

GRUPO DE TEATRO AMADOR E EXPERIMENTAL “O NORTE”

Telefone: 212895699

CENTRO NÁUTICO MOITENSE, MOITA

Telefone: 212892907

BASQUETEBOL ESCOLA DE MINIBASQUETEBOL DO CLUBE RECREATIVO DO PALHEIRÃO

GRUPO DE TEATRO INFANTIL DA S.F.R.U.A. “GATO DO CHAPéU ALTO”

Sociedade Filarmónica Recreio e União Alhosvedrense Sábados, das 16:00h às 17:30h T: 212040067

23

Pavilhão Desportivo Municipal, Moita Telefone: 212801993

ARPI da Zona Norte da Baixa da Banheira 3ªs e 5ªs feiras, das 20:00h às 22:30h T: 212049865 / 212050167

utilidades

ASSOCIAÇÃO DE DESPORTOS NÁUTICOS ALHOSVEDRENSE “AMIGOS DO MAR”, ALHOS VEDROS

aprender

CANOAGEM E VELA

artes ATELIÊ DE ARTES DECORATIVAS

GINÁSTICA ESCOLA DE GINÁSTICA DESPORTIVA (PARA ALUNOS DAS E.B. 1º CICLO)

Ginásio Atlético Clube, Baixa da Banheira Telefone: 212041520

XADREZ CLUBE DE XADREZ DA MOITA

Pavilhão Desportivo Municipal, Moita 2ªs, das 18:00h às 19:00h; 4ªs e 6ªs, das 16:00h às 19:00h Telefone: 212801993 CENTRO NÁUTICO MOITENSE SECÇÃO DE XADREZ

Telefone: 212892907 4ªs feiras, das 21:00h às 22:00h Sábados, das 15:00h às 17:00h Telefone: 212892907

Mutualidade da Moita – Associação Mutualista Av. Teófilo de Braga, nº 3 5ªs feiras das 15:00h às 20:00h Telefone: 210888770 OFICINA DE ARTES

CACAV - Cooperativa de Animação Cultural de Alhos Vedros Atelier de Desenho e Pintura para crianças: sábados, às 11:00h; Fotografia: sábados, das 18:30h às 20:00h; Cerâmica: abertas as inscrições Azulejaria: sábados, das 17:00h às 19:00h; Desenho/Escultura/Pintura e Projecto Artístico: sábados, das 15:00h às 17:00h; Guitarra: sábados, das 17:00h às 19:00h; Telefone: 932214015


ESTÁ INTERESSADO EM RECEBER INFORMAÇÃO MUNICIPAL POR CORREIO, CORREIO ELECTRÓNICO OU SMS? Contacte a Divisão de Informação e Relações Públicas ou registe-se no site do Município e-mail:informacao-rpublicas@cm-moita.pt http://www.cm-moita.pt T:212806715

Agenda n.º 57  

Setembro 2008