Issuu on Google+

MARÉCHEIA agenda de eventos no concelho da moita

ABRIL 2010

76

www.cm-moita.pt


Ex. Mensal ISSN 1647-1857 VERSÃO ON-LINE: www.cm-moita.pt DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Se tem informações que queira partilhar, se pretende contribuir com sugestões para a melhoria contínua da Maré Cheia ou receber mensalmente a edição impressa em sua casa, contacte-nos através dos endereços marecheia@mail.cm-moita.pt ou Divisão de Informação e Relações Públicas Câmara Municipal da Moita, Praça da República, 2864-007 Moita. A Câmara Municipal da Moita reserva-se o direito de selecionar a informação a divulgar, de acordo com os critérios editoriais. A programação divulgada pode ser alterada por motivos imprevistos.

índice tem a palavra 3 | o mês de … 4_7 | vai acontecer música | dança | exposições | livros | cinema | actividades para crianças | outros eventos 8_9 | a escolha de... 10_11 | cumplicidades apetece ler… | ir em cantigas… | 7ª arte | à distância de um clique 12_13 | aqui tão perto 14_15 associativismo 16_17 | sabores & saberes 18 | utilidades contactos | calendário | aprender 19_23 | picotado (leve-me consigo) destacável

Capa: Mural colectivo na Alameda do Povo - Baixa da Banheira

MISSÃO: Divulgar a programação municipal e as potencialidades lúdicas e culturais do concelho da Moita, contribuindo para aproximar os cidadãos do Município.

MARÉCHeIA agenda de eventos no concelho da moita

76 ABRIL 2010

CUIDE DO MEIO AMBIENTE

Periodicidade:

TIRAGEM: 15.000

Espírito Papel

Esta publicação utiliza papel reciclado, produzido por empresa certificada segundo as normas ISO 9001 e ISO 14001. (Certificações de sistemas de Gestão de Qualidade e sistemas de Gestão Ambiental)

IMPRESSÃO:

Maré Cheia - Agenda de Eventos no Concelho da Moita Câmara Municipal da Moita COORDENAÇÃO DA EDIÇÃO, REDACÇÃO E FOTOGRAFIA: Divisão de Informação e Relações Públicas PROJECTO GRÁFICO: Edgar Melitão COLABORAÇÃO: Departamento de Assuntos Sociais e Cultura; Departamento de Ambiente e Serviços Urbanos; Divisão de Actividades Económicas e Turismo AGRADECIMENTOS: Divisão de Cultura/CMM; Pedro Pinhal; Associação dos Romeiros da Tradição Moitense; Ricardo Costa PROGRAMA MENSAL

TÍTULO:

76

EDIÇÃO:

leve-me consigo

PICOTADO

Este suplemento faz parte integrante da Agenda de Eventos do Concelho da Moita “ MARÉCHEIA”

ABRIL 2010

“CAIXA” DE SUGESTÕES:

18 DE ABRIL – DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS

Este dia, instituído pela UNESCO, pretende chamar a atenção para a importância dos monumentos e sítios existentes no mundo, tendo por objectivo a sua salvaguarda. Os monumentos são testemunhos fundamentais para o conhecimento da nossa História, preservando-se, com eles, a memória colectiva da Humanidade. Visite os monumentos do concelho da Moita e fique a saber um pouco mais sobre a nossa História.

www.cm-moita.pt

VISÃO: Valorizar a identidade cultural do concelho da Moita, promover a participação e a cidadania e contribuir para a coesão social na comunidade.


JOÃO MANUEL DE JESUS LOBO

Um cravo vermelho transformado expontaneamente num símbolo de Paz, o Povo que saía à rua, a confraternizar com os militares, muitos “Vivas” e sorrisos em todos os rostos, uma revolução sem guerra – assim foram as imagens que correram mundo há 36 anos, mostrando a “Revolução dos Cravos”, um extraodinário acontecimento num pequeno País chamado Portugal que se tornava num grande exemplo para muitos outros. E foram tão extraordinárias a forma como tudo aconteceu e as consequências desse acontecimento que muitos dos que o testemunharam não podem conformar-se com uma realidade que, por vezes, pretende escamotear o potencial criador de todo um Povo, os anseios por mais justiça social, as razões e as esperanças de quem trabalha para transformar o mundo. Este ano, nas comemorações da Revolução dos Cravos, queremos sobretudo evocar o 25 de Abril de 74 junto dos mais jovens, aprofundando o seu significado através do diálogo, do cinema, dos registos fotográficos e representações artísticas. Mais do que a efeméride, estão em causa temas de ontem e de hoje, como a liberdade de expressão, a solidariedade, a igualdade e a fraternidade, que é preciso debater e valorizar continuamente, se quisermos exercer plenamente a nossa cidadania. Com o Movimento Associativo e todas as autarquias do concelho da Moita, a uma voz, daremos novamente “Vivas” ao 25 de Abril, pois é este o momento fundador da nossa vivência colectiva, tal como a conhecemos hoje, e do futuro promissor em nos empenhamos.

3

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL


COMEMORAR A REVOLUÇÃO DOS CRAVOS

o mês de ... 4

25 de Abril : A Revolução Comemorar a Revolução dos Cravos é reafirmar a Democracia, a Liberdade, a Igualdade, a Justiça, a Solidariedade e a Paz; é homenagear homens e mulheres, antifascistas, democratas e resistentes, que não baixaram os braços para que hoje possamos viver em liberdade e democracia. Mas comemorar Abril é também transmitir aos mais jovens uma parte importante da nossa história em que um povo lutou contra o fascismo por um futuro mais promissor.


o dos Cravos Na passagem do 36º aniversário do 25 de Abril, a Câmara Municipal preparou um conjunto de actividades comemorativas, de iniciativa própria ou em parceria com o movimento associativo, que vão decorrer durante todo o mês de Abril, um pouco por todo o concelho, a pensar nas diferentes faixas etárias da população. Saia à rua e participe nas Comemorações da Revolução dos Cravos no concelho da Moita. Aqui ficam os principais destaques:


Música Ritmo com Nancy Vieira 24 de Abril, às 22:00h, no Largo dos Cravos, no Vale da Amoreira.

Tendo como ponto de partida os ritmos tradicionais de Cabo Verde, Nancy Vieira ultrapassa as fronteiras das ilhas, criando elos de ligação com sonoridades de outras partes do mundo, em particular da América do Sul. Acompanhada por um grupo de excelentes e versáteis músicos, Nancy Vieira apoia a sua voz apenas em instrumentos acústicos, destacandose a simplicidade e o bom gosto dos arranjos musicais. Com três discos editados – Nôs Raça, Segred e Lus – Nancy Vieira tem cantado em Portugal, Cabo Verde e um pouco por todo o mundo. A sua voz tão peculiar tem sido pretexto para ser convidada a participar em discos e espectáculos de inúmeros artistas, de entre os quais se destacam Rui Veloso, Ala dos Namorados e Dany Silva.

Participação cívica Desfile da Liberdade 25 de Abril, às 10:30h – Concentração junto ao Largo do Mercado, na Moita

O Movimento Associativo e a população em geral reúnem-se para, de uma forma simbólica, evocar os valores de Abril. Em desfile, centenas de participantes percorrem as ruas centrais da vila da Moita até à Praça da República, onde se pode assistir a algumas demonstrações da actividade associativa e à tradicional Solta de Pombos.

Desporto 25 Horas a Nadar Das 19:00h do dia 24 de Abril até às 20:00h do dia 25 de Abril – Piscina Municipal, em Alhos Vedros

A Câmara Municipal abre as portas da Piscina Municipal, em Alhos Vedros, durante 25 horas, e propõe-lhe um conjunto diversificado de actividades, como hidroginástica, torneios de pólo aquático, hidro livre, actividades para maiores de 65 anos, Pais e Filhos, entre outras, que se iniciam às 19:00h do dia 24 de Abril, terminando apenas às 20:00h, do dia 25 de Abril. Com a família ou os amigos, participe!


• Ateliê “Quem ao Moinho Vai, Mais Curioso Sai…” – Ateliê Abril Cravos Mil”, no Moinho de Maré, em Alhos Vedros – Para Crianças dos 6 aos 10 anos.

7

De uma forma lúdica e pedagógica, as crianças que se inscreverem no Ateliê “Quem ao Moinho Vai, Mais Curioso Sai” vão passar uma tarde diferente e divertida, ouvindo histórias infantis e, simultaneamente, fazendo cravos de papel para levarem para casa.

COMEMORAR A REVOLUÇÃO DOS CRAVOS

“As Portas que Abril Abriu” é o tema principal das curtas-metragens que a Câmara Municipal vai exibir, seguindo-se as “Conversas de Abril”, com resistentes anti-fascistas que irão contar as suas vivências aos mais jovens.

o mês de ...

Evocar Abril com os Jovens Ateliê e Cinema • Curtas-metragens e Conversas de Abril, 22 de Abril, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira – às 10:30h, para Escolas Básicas de 1º ciclo, e, às 14:00h, para Escolas Básicas do 3º ciclo e Secundário)

Exposições Olhar o 25 de Abril “Registos de Abril” – de 6 a 30 de Abril; “Cartazes de Abril” – de 20 a 30 de Abril “Registos de Abril” – Mostra Fotográfica e “Cartazes de Abril” são as duas exposições dedicadas à Revolução dos Cravos que poderá ver na Biblioteca Municipal – Pólo de Alhos Vedros e na Biblioteca Municipal – Pólo do Vale da Amoreira, respectivamente, durante este mês.

Fique a conhecer todo o programa em www.cm-moita.pt


Informações através do T: 210817026

X ROMARIA A CAVALO MOITA – VIANA DO ALENTEJO Partida: Junto à Igreja Nossa Sr.ª da Boa Viagem - Moita Inscrições abertas

De 21 A 25 De AbRIl

feiras e romarias

(Ver O Mês de…)

COMEMORAÇÕES DO 36º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL Diferentes iniciativas em vários locais do concelho

DURAnte tODO O MÊS De AbRIl

25 de abril

“ÀS 10H, TOCAS À PORTA” – PROWL CONVIDAM ALF Fórum Cultural José Manuel Figueiredo

17 De AbRIl / 22:00 HORAS

música

(Bilhetes: 5 euros)

ARTES CIRCENSES – TEATRO CLOWN “DIE MIMUSEN” Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira

9 De AbRIl / 22:00 HORAS

teatro

ATELIÊ DE MACRAMÉ Biblioteca Municipal – Pólo da Baixa da Banheira

DIAS 10 e 17 De AbRIl / 15:30 HORAS

Informações e inscrições através da Linha Verde do Ambiente: 800 20 23 23 ou do email: div. salubridade.ambiente@mail. cm-moita.pt

TOUR DO CONSUMIDOR ECOLÓGICO No âmbito do projecto Bio-Local – Diversidade de Acções Locais para a Biodiversidade

DIAS 10 e 24 De AbRIl

Inscrições até 6 de Abril, através da Linha Verde do Ambiente: 800 20 23 23 ou do email: div.salubridade.ambiente@mail. cm-moita.pt

XI MILHA RIBEIRINHA DA BAIXA DA BANHEIRA Av. Capitães de Abril – Baixa da Banheira

17 De AbRIl / 15:00 HORAS

PASSEIO PEDESTRE Partida: Paços do Concelho - Moita

11 De AbRIl / 9:30 HORAS

TORNEIO SOCIAL “PÁSCOA” Campos de Ténis do Parque José Afonso – Baixa da Banheira

DIAS 10 e 11 De AbRIl / DAS 9:00H ÀS 19:00H

10º GRANDE PRÉMIO DE ATLETISMO DA ASSOCIAÇÃO AMIZADE ARROTEENSE Arroteias – Alhos Vedros

10 De AbRIl / 15:00 HORAS

17º TORNEIO DE KARATÉ SHOTOKAN DO CONCELHO DA MOITA Pavilhão Desportivo Municipal – Moita

10 De AbRIl / DAS 9:30H ÀS 19:00H

desporto

agenda de abril

INÍCIO DO MINI CURSO DE TEMPOS LIVRES “MÃOS À HORTA” Centro de Educação e Sensibilização Ambiental – Quinta do Matão – Moita

17 De AbRIl

ambiente

vai acontecer...

“OS CONTOS QUE A AVÓ OUVIA” Biblioteca Municipal – Pólo do Vale da Amoreira

10 De AbRIl / 15:00 HORAS

Iniciativa dirigida a escolas básicas do pré-escolar (Bilhetes: 5 euros)

CINEMA INFANTIL – EXTENSÃO FESTIVAL MONSTRA – SESSÃO “MONSTRINHA” Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira

8 De AbRIl / 11:00 HORAS

8


Entrada gratuita, mediante reserva através do T: 210888900

ESPECTÁCULO DE DANÇA DA PEQUENA COMPANHIA DA ACADEMIA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA DE SETÚBAL No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Dança 14:30h – Para alunos das Escolas Básicas do 3º ciclo e Secundário 22:00h – Público em geral Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira

29 De AbRIl

28º FESTIVAL DE FOLCLORE DA REGIÃO CARAMELA Praça da República - Moita

17 De AbRIl / 17:00 HORAS

dança

Iniciativa dirigida a jovens do concelho Informações através do T: 210817051

OFICINA DE CINEMA “O PRIMEIRO OLHAR”, Pela Associação Cultural “Os Filhos de Lumiére” Biblioteca Municipal – Pólo do Vale da Amoreira

De 5 A 9 De AbRIl / DAS 10:00H ÀS 13:00H e DAS 14:00H ÀS 17:30H

Iniciativa dirigida a crianças dos 8 aos 14 anos Inscrições através do T: 210817007

PÁSCOA DESPORTIVA Pavilhão Desportivo Municipal – Moita

De 5 A 9 De AbRIl / DAS 9:00H ÀS 17:00H

actividades para crianças

“O RUFIO DO FADO” Apresentação do CD de Luís Morgado Biblioteca Municipal – Pólo da Baixa da Banheira

23 De AbRIl / 21:30 HORAS

(Bilhetes: 3 euros)

– Baixa da Banheira

“OS CONTOS QUE A AVÓ OUVIA” Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita

24 De AbRIl / 15:00 HORAS

Iniciativa dirigida a crianças e jovens dos 6 aos 10 anos Iniciativa gratuita, mediante inscrição prévia no Fórum Cultural

ATELIÊ “HÁ MONSTROS NO FÓRUM” – “FADAS, VELHAS E OBJECTOS MÁGICOS – MOURAS ENCANTADAS” Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira

18 De AbRIl /11:00 HORAS

(Bilhetes: 2,50 euros)

“O OIRO DO BANDIDO” Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira

28 De AbRIl / 21:30 HORAS

“UMBERTO D”

21 De AbRIl / 21:30 HORAS

“TRAGAM-ME A CABEÇA DE ALFREDO GARCIA”

14 De AbRIl / 21:30 HORAS

“DIRECTO”; “NO FOTÓGRAFO”; “SUPERFÍCIE” E “CONVERSA ACABADA”

7 De AbRIl / 21:30 HORAS

17 De AbRIl / 15:00 HORAS

“OS CONTOS QUE A AVÓ OUVIA” Biblioteca Municipal – Pólo de Alhos Vedros

(Bilhetes: Menores de 12 anos – 1,50 euros; Maiores de 12 anos – 2,50 euros)

cinema CICLO “OS CINEASTAS E O CINEMA” – AS ESCOLHAS DE LUIS ALVARÃES Em parceria com a Associação Portuguesa de Realizadores e a Associação Cultural “Os Filhos do Lumiére”

CINEMA INFANTIL – EXTENSÃO FESTIVAL MONSTRA – SESSÃO “PAIS E FILHOS” Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira

11 De AbRIl / 11:00 HORAS

PINTURA DE MINUCHA Galeria de Exposições do Posto de Turismo Municipal - Moita

A PARtIR De 26 De AbRIl

“BIODIVERSIDADE” – Pintura de Dina Ramos Biblioteca Municipal – Pólo da Baixa da Banheira

A PARtIR De 17 De AbRIl

“DOS CULTOS TÁURICOS À FESTA DE TOUROS. A TAUROMAQUIA NA MOITA (SÉCULO XVIII A XX)” Praça de Touros Daniel do Nascimento - Moita

A PARtIR De 15 De AbRIl (AtÉ 31 De DeZeMbRO)

PINTURA DE MARIA DA GLÓRIA Galeria de Exposições do Posto de Turismo Municipal - Moita

De 5 A 16 De AbRIl

exposições


No dia 18 de Abril, assinala-se o Dia internacional dos Monumentos e Sítios, uma data que irá ser assinalada um pouco por todo o País, sob o tema

SEMANA DO PATRIMÓNIO Vários locais do concelho

Mais informações em www.portaldahabitacao.pt/pt/ibc

“ARTE E EMPREENDORISMO” V SEMINÁRIO DE APOIO À INTERVENÇÃO DA INICIATIVA BAIRROS CRÍTICOS Iniciativa dinamizada pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e Câmara Municipal Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira

10 De AbRIl / DAS 10:00H ÀS 18:00 HORAS

“Património Rural/Paisagens Culturais”. No concelho da Moita, a Câmara Municipal vai dinamizar a Semana do Património, de 9 a 18 de Abril, com inúmeras actividades que não deve perder: passeios pedestres, visitas guiadas, exposições, o “Encontro de Culturas Ribeirinhas”, espectáculos musicais, entre muitas outras iniciativas. Consulte o programa completo em www.cm-moita.pt.

5º ANIVERSÁRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL – PÓLO DA BAIXA DA BANHEIRA Diferentes actividades Biblioteca Municipal – Pólo da Baixa da Banheira

De 17 A 25 De AbRIl

Iniciativa dirigida a jovens e adultos Inscrição prévia na biblioteca

WORKSHOP DE INTRODUÇÃO À INTERNET: “INTERNET SEM MISTÉRIOS” Biblioteca Municipal – Pólo do Vale da Amoreira

DIAS 13 e 15 De AbRIl / 10:30 HORAS

DIAS 10 e 11 De AbRIl

CANINO 2010 6ª EXPOSIÇÃO NACIONAL DA MOITA E 5ª EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DA COSTA AZUL Pavilhão Municipal de Exposições - Moita

INAUGURAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NAS EB1 BAIXA DA BANHEIRA N.º 1 E N.º 6 E NA EB1 N.º 3 DE ALHOS VEDROS, Com a presença da escritora Rita Taborda Duarte Baixa da Banheira e Alhos Vedros

23 De AbRIl / 9:00 HORAS

“TERTÚLIA DE LITERATURA”, Acompanhada de sketches, pelo Grupo Projecto de Teatro – Valores da Escola Secundária da Baixa da Banheira Biblioteca Municipal – Pólo da Baixa da Banheira

21 De AbRIl / 21:30 HORAS

BILHETES: Os bilhetes para os espectáculos no Fórum Cultural podem ser reservados através do telefone 210888900, durante o horário normal de atendimento da bilheteira, com um limite de 5 bilhetes por reserva. O levantamento das reservas deve ser efectuado até 48h antes do início do espectáculo. HORÁRIO DA BILHETEIRA: De 3ª feira a sábado, das 14:30h às 19:30h; dias de espectáculo, das 20:30h até ao início do espectáculo; domingos, das 10:00h às 11:00h. Os bilhetes para os espectáculos realizados na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça devem ser adquiridos naquele equipamento. Para os restantes espectáculos, os bilhetes podem ser reservados na Divisão de Cultura, através do telefone: 210817000, e deverão ser levantados no próprio local, com 30 minutos de antecedência.

Leitura de contos para a população idosa

“VAMOS LER EM VOZ ALTA, À HORA CERTA, EM DIA MARCADO, EM LOCAL A COMBINAR…” Biblioteca Municipal – Pólo da Baixa da Banheira

DIAS 8 e 22 De AbRIl / 14:30 HORAS

De 9 A 18 De AbRIl

Iniciativa dirigida a jovens e adultos Inscrição prévia na biblioteca

Público em geral – domingos, das 14:30h às 18:30h Alunos do 1º, 2º e 3º ciclos – Inscrições: 210817046

outros eventos

WORKSHOP DE INTRODUÇÃO À INTERNET: “INTERNET SEM MISTÉRIOS” Biblioteca Municipal – Pólo da Baixa da Banheira

DIAS 9,16, 23 e 30 De AbRIl / 10:30 HORAS

“MOINHOS DE MARÉ DO OCIDENTE EUROPEU” Moinho de Maré – Alhos Vedros Visitas:

neSte MÊS De AbRIl:

vai acontecer... agenda de abril


a escolha de...

PEDRO PINHAL As artes são a sua vida e é através delas – pintura, graffiti, escultura, pintura, entre outras – que tem uma intervenção activa na comunidade onde se insere, no Vale da Amoreira. Pedro Pinhal, conhecido simplesmente por “Pinhal”, não tem dúvidas: “todos deveríamos ser mais activos e interventivos para melhorar a nossa sociedade”. É a dinamizar actividades para os jovens que Pinhal se sente realizado e, apesar de não se considerar um “ídolo” para eles, tenta transmitir-lhes a sua experiência de vida: “há sempre várias opções na vida; há formas de ocupação úteis que nos enriquecem, evitando que se vá por caminhos menos bons”. Sempre pronto a abraçar novos projectos, Pinhal acumula actualmente as tarefas de membro do executivo da Junta de Freguesia, com a responsabilidade dos pelouros da Juventude, Cultura e Ambiente, com a programação do Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira, um projecto inserido na Iniciativa “Bairros Críticos” que se afirma como um espaço cultural polivalente com a arte como motor. Adora viver no Vale da Amoreira que define como “uma terra de talentos, com uma diversidade cultural que temos de preservar e valorizar”. Vê o espectáculo comemorativo do 36º aniversário do 25 de Abril, no dia 24 de Abril, pelas 22:00h, no Largo dos Cravos, com Nancy Vieira, como uma “óptima oportunidade para que as pessoas venham conhecer melhor a freguesia”. Este jovem apela também à participação de todos no Desfile da Liberdade, no dia 25 de Abril, a partir das 10:30h, na Moita. “Eu participo sempre, integrado na Associação Moitense dos Amigos de Angola; simboliza a união e a força do movimento associativo do concelho nas comemorações da Revolução de Abril”, conclui.

11

Pedro Pinhal tem 33 anos e reside no Vale da Amoreira. Jovem dinâmico e interventivo, define-se como um autodidacta que utiliza a pesquisa, a leitura e a troca de experiências para se aperfeiçoar na sua arte. Foi em 1995 que fundou, com outros jovens, o Grupo Jovem do Vale da Amoreira, o ponto de partida para o desenvolvimento de muitos outros projectos, como o I Legal Art – Centro Hip Hop, o Centro de Informação Juvenil do Vale da Amoreira e o “Vale de Esperança”. Pinhal integra também a Comissão de Festas Multiculturais do Vale da Amoreira, a direcção da Associação Moitense dos Amigos de Angola, o executivo da Junta de Freguesia do Vale da Amoreira e o Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira.

VALE DA AMOREIRA: “TERRA DE TALENTOS”


IR EM CANTIGAS...

APETECE LER...

A MÁQUINA DE FAZER ESPANHOIS de Valter Hugo Mãe – Editora Alfaguara

VIROU!, Diabo no Cruz – Editora Flor Caveira

Os Diabo na Cruz juntam uma nova geração de músicos e de escritores de canções, enraizados no espírito de José Afonso ou António Variações, e erguem uma ponte entre rock moderno nacional e música popular portuguesa. “Super Grupo” de Jorge Cruz, B Fachada, João Pinheiro, Bernardo Barata e João Gil, os Diabo na Cruz preferem chamar ao que fazem Roque Popular Português. Os singles “Dona Ligeirinha” e “Tão Lindo” já podem ser ouvidos na rádio nacional.

12

cumplicidades

A princípio, “A Máquina de Fazer Espanhóis”, o quarto romance de Valter Hugo Mãe, não é fácil ler. Mas, passando as páginas iniciais, e à medida que vamos entrando na vida do Sr. Silva, vamos ficando “viciados”. Nesta obra, encontramos António Silva, um Silva como tantos outros Silvas no nosso Portugal, que, aos 84 anos, vê a sua vida mudar radicalmente. Um livro que fala de afectos, de perdas, de mudanças, da velhice e da morte, “coisas” que nos tocam a todos.

A Primeira República durou cerca de 16 anos e esteve muito longe de ser a “aurora” emancipadora e progressista que os seus apologistas e apoiantes anunciavam, acabando numa conturbada crise a que se sucederia um longo ciclo de autoritarismo. Como venceu a República em 1910? Que dificuldades viveu e como as resolveu – ou não – até à participação na Grande Guerra? Que projectos delineou, que portas abriu ou tentou abrir nos vários campos em que procurou apostar? Alguma respostas para estas perguntas poderão ser encontradas neste livro que já se encontra disponível na rede de Bibliotecas Municipais.

NHÁ SENTIMENTO, Cesária Évora – Tumba Lda

Lançado no início deste ano, “Nhá Sentimento” é um disco com 14 temas, dedicados às mornas e coladeiras e marca um ponto de viragem na carreira da “diva dos pés descalços”. Gravado entre Mindelo e Paris, este é o primeiro álbum editado depois do acidente vascular cerebral sofrido por Cesária em 2008, durante uma digressão. Embaixadora de boa vontade da UNESCO, Cesária Évora é também a mais conhecida voz caboverdiana no Mundo. IR EM CANTIGAS...

APETECE LER...

HISTÓRIA DA PRIMEIRA REPÚBLICA PORTUGUESA de Fernando Rosas e Maria Fernanda Rollo – Editora Tinta da China


WDL significa World Digital Library, ou Biblioteca Digital Mundial, e consiste numa série de documentos e obras digitalizados e disponibilizados neste site para consulta de todos. Agrupada por locais, períodos temporais ou pelo tipo de item, aqui pode ser encontrada muita informação útil para quem está a realizar estudos ou trabalhos na área da história ou, simplesmente, para quem tem curiosidade. Apesar de não ser um site graficamente apelativo, é muito userfriendly, permitindo o acesso aos seus conteúdos muito facilmente.

13

Desde 1974 que Francis Ford Coppola não realizava um filme com argumento original escrito por si. “Tetro” é escrito a partir de algumas memórias do realizador, tornando-se assim num filme um pouco autobiográfico que conta a história de dois irmãos extremamente dotados artisticamente, Tetro e Bennie. Bennie sai de Nova Iorque em busca do seu irmão mais velho que ficou na Argentina. Ao encontrá-lo, somos catapultados para uma história de encontros e desencontros, de conflitos e segredos.

http://museu.rtp.pt

7ª ARTE...

À DISTÂNCIA DE UM CLIQUE...

CAPITALISMO: UMA HISTÓRIA DE AMOR Realizador: Michael Moore

Há anos atrás, o amor ao capitalismo era inocente mas, aparentemente, o “sonho americano” tornou-se num pesadelo onde cerca de 14 mil pessoas perdem o emprego todos os dias. Michael Moore leva-nos às casas de pessoas normais, cujas vidas ficaram viradas do avesso, e vai procurar explicações em Washington. Moore faz, em mais um mordaz e crítico filme, uma pergunta a todos: “Qual o preço que a América tem de pagar pelo seu amor pelo capitalismo?”

cumplicidades

7ª ARTE...

À DISTÂNCIA DE UM CLIQUE...

http://www.wdl.org/pt/

TETRO Realizador: Francis Ford Coppola

Este é o site do museu da RTP. Um site visualmente muito apelativo e repleto de informação acerca da mais antiga estação de radiotelevisão portuguesa. Com compilações dos melhores momentos televisivos desde os anos 50, dos melhores momentos da rádio desde os anos 20, um estúdio virtual, onde podemos experimentar apresentar um telejornal através da nossa webcam, uma mostra de instrumentos, com informação detalhada da sua função, e até um mini jogo de perguntas, para desafiar a memória dos mais ávidos telespectadores, este site é um verdadeiro regalo para os olhos e pode proporcionar-nos muitos momentos de diversão, enquanto aprendemos um pouco mais sobre a história desta instituição.


14 Património

Moinhos de Maré: engenho e ecologia Foi ao longo da Idade Média que os moinhos de maré conheceram a sua difusão pelo espaço europeu, nomeadamente na Escócia, País de Gales, Inglaterra, Holanda, Bélgica, França, Espanha e Portugal. No Séc. XIII, eram cerca de 40 os Moinhos de Maré que povoavam as margens do Estuário do Tejo e, nos séculos seguintes, a relativa proximidade de Lisboa, o crescimento demográfico na região e o dinamismo portuário levaram à construção de novos edifícios e à ampliação de antigos moinhos. Contudo, com a industrialização, os velhos moinhos de maré tornaram-se obsoletos e, consequentemente, foram sendo reconvertidos para outras actividades, desmantelados ou até deixados ao abandono. O concelho da Moita integrava-se neste “complexo industrial moageiro”, com 8 moinhos no seu território. Actualmente, existem apenas dois moinhos em bom estado no concelho,


15 Exposição: Moinhos de Maré do Ocidente Europeu Visitas: Público em geral – domingos, das 14:30h às 18:30h Alunos do 1º, 2º e 3º ciclo – Inscrições através do T:210817046

Património

sendo um destes o Moinho do Cais de Alhos Vedros, propriedade da Câmara Municipal. Adquirido em 1986, com a intenção de se proceder a um programa de recuperação para o seu aproveitamento museológico, com objectivos de divulgação cultural, foi reaberto ao público a 25 de Abril de 2007, depois de uma grande intervenção da autarquia que incluiu a restauração do exterior, da sala de laboração e do piso superior, aliandose técnicas construtivas contemporâneas à reposição histórica dos elementos arquitectónicos. Desde a sua inauguração, este espaço cultural já apresentou ao público diversas exposições relacionadas com a temática do moinho de maré e da zona ribeirinha, como é o caso da exposição sobre o Ciclo do Pão e da Exposição dedicada às profissões tradicionais do Rio Tejo. Actualmente, pode ser vista no Moinho de Maré, até ao dia 2 de Maio, a exposição “Moinhos de Maré do Ocidente Europeu”, uma mostra que procura valorizar e dar a conhecer estas estruturas tradicionais que constituem um bom exemplo do engenho do Homem para tirar proveito das forças naturais, respeitando o ecossistema em que se integra.


Associação dos Romeiros da Tradição Moitense/Romaria a Cavalo Moita - Viana do Alentejo

Tradição e amizade a caminho de Viana do Alentejo Centenas de romeiros partem da vila da Moita, em cada mês de Abril, rumo a Viana do Alentejo para cumprir mais uma Romaria a Cavalo, uma antiga prinicipais tradição religiosa, de contornos únicos. A décima edição da Romaria a Cavalo realiza-se, este ano, entre 21 e 25 de Abril e tem partida marcada para as 9:00h do dia 21. A zona envolvente ao Pavilhão Municipal de Exposições é o ponto de encontro dos romeiros, vindos de vários pontos do país, que começam a chegar à vila no dia que antecede a partida. Muitos destes romeiros cumprem esta tradição desde que foi retomada, há 10 anos. Além de invocar a tradição religiosa e a memória de antigos lavradores que levavam os seus animais a Viana do Alentejo para que fossem benzidos durante a procissão em honra de Nossa Sr.ª de Aires (padroeira dos animais), a romaria privilegia o convívio entre grupos de entusiastas por cavalos, associações equestres e as chamadas “irmandades”, muitas delas criadas a propósito deste evento. O ambiente é de festa desde a primeira hora. O clarim anuncia a partida e, trajados a rigor, homens, mulheres e crianças, de todas as idades, desfilam alinhados nos cavalos e charretes, em direcção à Igreja de Nossa Sr.ª da Boa Viagem, para obter a bênção dos párocos da Moita e de Viana do Alentejo e receber as boas vindas da comissão organizadora, composta pelas câmaras municipais da Moita e Viana do Alentejo, pela Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e pela Associação Equestre de Viana do Alentejo. Depois é tempo de seguir viagem, seguindo o carro-andor que transporta a imagem de Nossa Sr.ª da Boa Viagem, rumo à antiga Canada Real. Espalhada pelas ruas da vila, a população assiste à partida dos romeiros e despede-se com votos de boa viagem. Por quintas e caminhos de terra batida, após a passagem por Poceirão, Quinta do Sousa, Casebres, Herdade das Silveiras, São Cristóvão e São


O percurso Dia 1: Moita - Valdera (almoço) - Poceirão (pernoita) Dia 2: Poceirão - Quinta do Sousa (almoço) - Casebres (pernoita) Dia 3: Casebres - Herdade das Silveiras (almoço) - São Cristóvão (pernoita) Dia 4: S. Cristóvão - São Brás do Regedouro (almoço) - Viana do Alentejo Dia 5: Procissão

Associação dos Romeiros da Tradição Moitense/Romaria a Cavalo Moita - Viana do Alentejo

Brás do Regedouro, a chegada a Viana do Alentejo (cerca de 150km) faz-se através de percursos mais ou menos sinuosos e difíceis, transpondo ribeiros, valas e charcos de água. Em Viana do Alentejo, os romeiros são recebidos em festa, por milhares de pessoas nas ruas, aplaudindo a sua chegada. Antes de seguir para o Santuário de Nossa Srª d’Aires, a romaria é recebida junto ao castelo, para uma pequena cerimónia religiosa que marca o encontro entre as imagens da padroeira dos animais e a de Nossa Sr.ª da Boa Viagem, trazida pelos romeiros. Com um número de participantes e cavalos cada vez maior, que aumenta conforme se aproxima da vila alentejana, a Romaria a Cavalo junta anualmente mais de 500 romeiros. Vítor Mata, presidente da Associação de Romeiros da Tradição Moitense, destaca a importância desta iniciativa e reitera a vontade de “manter viva esta tradição por muitos anos”, sempre a zelar para que “tudo corra o melhor possível”.


sabores & saberes

podem ter diferentes combinações de sabores e cores. Na foto desta página, amarelo é limão, branco é baunilha, castanho é chocolate, rosa é framboesa e cor-de-laranja é laranja.

Macarrons, por Ricardo Costa Uma tasca onde fazia petiscos para os amigos, quando aprendia com o pai, Jaime Costa, a arte de carpinteiro, no Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos, despertou o interesse de Ricardo Costa (26 anos), pela cozinha. Mais tarde, ingressou num curso profissional, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e estagiou no Hotel Sesimbra & Spa e no Pestana Palace Hotel, com o chefe Aimé Barroyer. Passou pela Impacto - Ideias e Eventos, na preparação de caterings para grandes eventos e, actualmente, é pasteleiro no Hotel Ritz Four Seasons Lisboa. A pastelaria é a sua área de eleição e, no futuro, pretende consolidar os seus conhecimentos com a passagem por Espanha e França e, quem sabe, mais tarde, “abrir um estabelecimento, com produtos mais requintados na área da pastelaria, aqui na Moita”. Para abrir o apetite, deixa-nos uma sugestão: macarrons, um bolo muito em voga na pastelaria internacional. Especialidade francesa, os macarrons

Aqui fica a receita: Ingredientes (para 2kg) Massa: 500g de açúcar; 125g de água; 188g de claras; 500g de açúcar em pó; 500g de farinha de amêndoa sem pele; 5g de corante alimentar com a cor desejada. Recheio: 300g de nata; 300g de chocolate branco; 3g de corante líquido; q.b. de aroma desejado (sumo de laranja, por exemplo). Modo de preparação Massa: Peneire a farinha de amêndoa e o açúcar em pó e misture. Incorpore as claras na mistura de farinha e açúcar e, em seguida, o corante. Mexa o preparado até ficar homogéneo. Leve o açúcar e a água ao lume, para fazer uma calda. Bata as claras sem as deixar muito firmes. Baixe a velocidade da batedeira e incorpore a calda. Continue a bater e envolva as claras batidas. Com um saco de pasteleiro, faça macarrons com 3cm de diâmetro, sobre um tabuleiro com papel vegetal. Deixe a massa descansar durante 1h, à temperatura ambiente, e leve ao forno, a 190oC (7 min.). Recheio: Leve a nata ao lume e, depois de ferver, junte o chocolate, o corante e o aroma e mexa até obter um creme. Leve o recheio a refrigerar (só pode ser aplicado quando estiver frio). Disponha o recheio num macarron e cubra com outro. Bom apetite!


BIBLIOTECAS MUNICIPAIS: BIBLIOTECA MUNICIPAL BENTO DE JESUS CARAÇA Rua Dr. Alexandre Sequeira, Moita Telefone: 210817040 PÓLO DO VALE DA AMOREIRA Av. José Almada Negreiros, Vale da Amoreira Telefone: 212020021

Praça da República, 2864-007 e-mail: cmmoita@mail.cm-moita.pt http://www.cm-moita.pt Telefone geral: 212806700 Fax: 212894928

PÓLO DA BAIXA DA BANHEIRA Fórum Cultural José Manuel Figueiredo Rua José Vicente Telefone:210888902

Resolução de avarias: (Águas e Esgotos) 212890209 Linha Verde do Ambiente: 800202323

Departamento de Assuntos Sociais e Cultura: Telefone: 210817000 DELEGAÇÃO MUNICIPAL DE ALHOS VEDROS Av. General Humberto Delgado, nº 7 A Telefone: 210816900 DELEGAÇÃO MUNICIPAL DA BAIXA DA BANHEIRA Rua Jaime Cortesão, n.º 33 Telefone: 210816970 DELEGAÇÃO MUNICIPAL DO VALE DA AMOREIRA Mercado Municipal do Vale da Amoreira Loja 2 – Serviços Av. Vasco da Gama 2835 -205 Vale da Amoreira Telefone: 210831210

19

Divisão de Informação e Relações Públicas: Telefone: 212806715 Fax: 212806750 e-mail: dirp@mail.cm-moita.pt

utilidades contactos

CÂMARA MUNICIPAL DA MOITA

PÓLO DE ALHOS VEDROS Núcleo Cultural José Afonso, Largo da Igreja, Alhos Vedros Telefone: 212021227

FÓRUM CULTURAL JOSÉ MANUEL FIGUEIREDO Rua José Vicente, Baixa da Banheira Telefone: 210888900 ESPAÇO INTERNET Rua Machado Santos, n.º 35, Moita Telefone: 210856546 Horário: De 2ª feira a 6ª feira das 10:00h às 20:00h Sábados das 10:00h às 17:00h POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - MOITA Praça da República Telefone: 212806700/ext.261 POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO -BAIXA DA BANHEIRA Rua Jaime Cortesão, nº 33 Telefone: 210816970

Atendimento Descentralizado da Câmara Municipal da Moita Atendimento aos Munícipes, a partir das 15:00h 9 de Abril – Junta de Freguesia do Gaio-Rosário - Vereador Carlos Santos 16 de Abril – Câmara Municipal da Moita - Vereador Miguel Canudo 23 de Abril – Junta de Freguesia de Sarilhos Pequenos - Presidente, João Lobo 30 de Abril – Junta de Freguesia do Vale da Amoreira - Vice-Presidente, Rui Garcia


abril

20

utilidades

contactos / calendário do mês

POSTO DE TURISMO E GALERIA DE EXPOSIÇÕES Rua Dr. Miguel Bombarda, 2-A, Moita Telefone: 212806858

S T Q Q S S D

1 F 3 P

5 6 7 8 9 10 11

12 13 14 15 16 17 18

19 20 21 22 23 24 F

26 S 27 T 28 Q 29 Q 30 S S D

Dia 28 - Reunião Pública da Câmara Municipal, às 21:00h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Moita. Mais informações em www.cm-moita.pt.

PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO MUNICIPAL Alameda dos Bombeiros Portugueses, Moita Telefone: 212801993

Tabela de Marés - Abril ‘10 Dia

Preia mar – Altura

Baixa mar – Altura

PISCINA MUNICIPAL Rua João Eanes, Alhos Vedros Telefone: 212025140

1

05:29h – 4,2m 17:48h – 4,1m 11:04h – 0,6m 23:24h – 0,6m

2

06:10h – 3,9m 18:26h – 3,9m 11:42h – 0,8m

3

06:49h – 3,6m 19:05h – 3,6m 00:05h – 0,8m 12:21h – 1,0m

PAVILHÃO MUNICIPAL DE EXPOSIÇÕES Largo Dr. Joaquim Marques Elias, Moita Telefone: 210816910

4

07:31h – 3,3m 19:48h – 3,6m 00:48h – 1,1m 13:01h – 1,3m

5

08:18h – 3,0m 20:39h – 3,1m 01:38h – 1,4m 13:51h – 1,6m

6

09:25h – 2,8m 21:53h – 2,9m 02:43h – 1,6m 15:03h – 1,8m

7

11:04h – 2,7m 23:27h – 2,9m 04:12h – 1,7m 16:41h – 1,8m

Largo da GNR, Baixa da Banheira Telefone: 212029010

8

12:26h – 2,9m

9

00:39h – 3,1m 13:19h – 3,1m 06:37h – 1,5m 18:54h – 1,5m

GNR - MOITA

10

01:29h – 3,3m 13:59h – 3,3m 07:21h – 1,3m 19:34h – 1,3m

11

02:09h – 3,5m 14:34h – 3,5m 07:57h – 1,1m 20:10h – 1,2m

12

02:45h – 3,7m 15:06h – 3,6m 08:31h – 1,0m 20:43h – 1,0m

13

03:20h – 3,8m 15:39h – 3,8m 09:02h – 0,9m 21:16h – 0,9m

14

03:54h – 3,9m 16:12h – 3,8m 09:33h – 0,9m 21:48h – 0,9m

15

04:29h – 3,9m 16:45h – 3,8m 10:04h – 0,8m 22:21h – 0,8m

LINHAS DE EMERGÊNCIA

16

05:03h – 3,8m 17:20h – 3,8m 10:37h – 0,9m 22:57h – 0,8m

17

05:41h – 3,7m 17:57h – 3,8m 11:10h – 0,9m 23:34h – 0,9m

NÚMERO NACIONAL DE EMERGÊNCIA: 112

18

06:19h – 3,6m 18:37h – 3,7m 11:48h – 1,0m

19

07:03h – 3,4m 19:23h – 3,5m 00:17h – 1,0m 12:31h – 1,2m

INTOXICAÇÕES: 808 250 143

20

07:57h – 3,3m 20:20h – 3,4m 01:09h – 1,2m 13:26h – 1,4m

21

09:05h – 3,1m 21:35h – 3,3m 02:15h – 1,3m 14:38h – 1,5m

22

10:31h – 3,1m 23:01h – 3,3m 03:38h – 1,4m 16:07h – 1,6m

PROTECÇÃO CIVIL: 212806700 / 917199412

23

11:53h – 3,2m

24

00:18h – 3,5m 12:57h – 3,5m 06:13h – 1,1m 18:34h – 1,2m

SAÚDE 24: 808242424

25

01:18h – 3,7m 13:50h – 3,7m 07:08h – 0,9m 19:27h – 1,0m

26

02:11h – 3,9m 14:36h – 3,9m 07:56h – 0,8m 20:15h – 0,8m

BOMBEIROS: 212890044

27

02:58h – 4,1m 15:21h – 4,1m 08:39h – 0,7m 20:58h – 0,7m

28

03:43h – 4,0m 16:03h – 4,1m 09:21h – 0,7m 21:41h – 0,6m

29

04:26h – 4,0m 16:44h – 4,1m 10:00h – 0,7m 22:23h – 0,7m

30

05:08h – 3,9m 17:24h – 4,0m 10:39h – 0,8m 23:05h – 0,8m

PSP - BAIXA DA BANHEIRA

Rua Machado Santos, n.º 31, Moita Telefone: 212809330

TRIBUNAL

Rua Francisco Távora, Moita Telefone: 212808600

ALERTA DE INCÊNDIOS: 117

LINHA VERDE RECADOS DA CRIANÇA: 800 20 66 56

–––

–––

–––

05:38h – 1,6m 17:59h – 1,7m

–––

05:04h – 1,3m 17:29h – 1,4m


aprender

Escola de Música - Todos os instrumentos musicais de sopro - 4ªs e 6ªs feiras, das 17:30h às 19:30h Banda - 3ªs feiras, das 21:30h às 23:30h Telefone: 212898315 FANFARRA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA MOITA

Instrumentos de Sopro e Percussão - 4ªs e sábados, das 20:00h às 21:30h Escola de Aprendizagem - 2ªs feiras, das 20:00h às 21:30h Telefone: 212808170/9 ESCOLA DE MÚSICA DA SOCIEDADE FILARMÓNICA DE RECREIO E UNIÃO ALHOSVEDRENSE “A VELHINHA”

Sábados e Domingos, às 15:00h Telefone: 212040067 Site: www.sfrua.web.pt

ranchos folclóricos CLUBE RECREATIVO SPORT CHINQUILHO ARROTENSE, ALHOS VEDROS

6ªs feiras, das 21:00h às 23:30h Telefone: 212046691 RANCHO ETNOGRÁFICO DE DANÇAS E CANTARES DA BARRA CHEIA

6ªs feiras (adultos), das 21:30h às 23:30h Sábados (rancho infantil), 19:30h Telefone: 212130597 / 212130 780 RANCHO FOLCLÓRICO “CORAÇÕES UNIDOS”

da Sociedade Recreativa da Baixa da Serra, Baixa da Banheira 6ªs feiras, das 21:45h às 23:30h Telefone: 212044996 RANCHO FOLCLÓRICO “OS FAZENDEIROS DA BARRA CHEIA E ARREDORES”

6ªs feiras, das 21:00h às 24:00h Telefone: 212131051

grupos musicais

utilidades

BANDA MUSICAL DO ROSÁRIO

Grupo Coral “Alius Vetus”

S.F.R.U.A. “A Velhinha”, Alhos Vedros 4as e 6as feiras, das 21:00h às 23:00h Telefone: 212040067 Site: www.sfrua.web.pt GRUPO CORAL ALENTEJANO “O SOBREIRO”

6ªs feiras, das 21:00h às 23:00h Rua Alves Redol n.º 24-A 2835-059 Baixa da Banheira Telefone: 309767926 GRUPO CORAL E MUSICAL “O NORTE”

ARPI da Zona Norte da Baixa da Banheira 5ªs e 6ªs feiras, das 14:00h às 16:00h Telefone: 212049865 GRUPO MUSICAL “VOZES DA PLANÍCIE”

Sociedade Recreativa e Cultural União Alentejana 4ªs e 6ªs feiras, das 21:30h às 23:00h Telefone: 212031556 Grupo Coral Infanto-Juvenil

Associação de Moradores da Zona Norte da Baixa da Banheira Parque Estrela Vermelha 2835-144 Baixa da Banheira Telefone / Fax: 21 204 76 73 E-mail: amznbb@gmail.com Site: http:// www.amzn.web.pt Grupo Coral Amizade

Do Centro de Reformados e Idosos da Vila da Baixa da banheira 3ªs e 6ªs feiras, das 15:00h às 17:00h Telefone: 212040271

21

escolas de música

apren der


escolas desportivas municipais Escola de Futebol do União Futebol Clube Moitense

Complexo Desp. do Juncal – Campo n.º 2 2ªs e 4ªs feiras, às 19:00h Sábados, às 9:30h Telefone: 212893031

22

utilidades aprender

ESCOLA DE FUTEBOL MANUEL FERNANDES

1º de Maio Futebol Clube Sarilhense, Sarilhos Pequenos 2ªs e 4ªs feiras, das 18:30h às 20:30h Sábados, das 10:30 às 20:30h Telefone: 212898714 (campo de jogos) ESCOLA DE FUTEBOL DO GRUPO DESPORTIVO E RECREATIVO PORTUGAL

escolas de dança “GRUPO MOST”

Centro Cultural e Recreativo União Pires, Alhos Vedros 3ªs e 5ªs feiras, das 21:30h às 23:00h T: 212031572 / 936793189 SOCIEDADE FILARMÓNICA CAPRICHO MOITENSE > DANÇAS DE SALÃO: - Iniciados / Social / Competição 2ª a 6ª das 19:00h às 22:00h

Contactos: Telf:/Fax: 212890102 (a partir das 19:00h) E-mail: capricho-moitense@hotmail.com SOCIEDADE FILARMÓNICA ESTRELA MOITENSE > ESCOLA DE BALLET 4ªs e 6ªs feiras, das 18:15h às 20:45h CLUBE UNIÃO BANHEIRENSE “O CHINQUILHO” > ACADEMIA DE DANÇA Ballet: 3ª e 5ª feira das 18:00h às 18:50h; Hip-Hop: 3ª e 5ª feira das 19:00h às19:50h; Dança do Ventre: 4ª feira das 19:30h às 20:30h; Danças de Salão: 5.ªfeira das 20:00h às 21:00h e 6.ª feira das 21:00h às 22:00h; Sevilhanas: 4ª e 6ª feira das 21:00h às 22:00h. Telefone: 212040516

Campo Municipal do Vale da Amoreira 2ªs e 4ªs, às 19:00h T: 212023289 / 212023296 Escola de Futebol do Clube Recreio e Instrução, Alhos Vedros

Telefone: 212040283

FUTSAL ESCOLA DE FUTSAL DO SPORTING CLUBE BANHEIRENSE

Pavilhão Desportivo da EB 2,3 José Afonso, em Alhos Vedros T: 210863245 ASSOCIAÇÃO MORADORES AMIGOS DA ZONA SUL

Telefone: 210863245

GINÁSTICA Escola de Formação de Ginástica

Ginásio Atlético Clube Rua do Ginásio, nº 18 2835-104 Baixa da Banheira Telefones: 212040949 / 912555784 Fax: 212041520 Site: www.ginasioatleticoclube.com E-mail: ginasioac@netcabo.pt Horário: 3ªs e 5ªs feiras: - 2 e 3 anos, 9:30h / 10:15h; - 3 e 4 anos, 2 classes 1-10:15h / 11:00h, 2-11:00h / 11:45h; - 4 e 5 anos,15:30h / 16:15h; - 6 e 10 anos,17:45h / 18:45h.

TÉNIS DE MESA ACADEMIA MUSICAL E RECREATIVA 8 DE JANEIRO, ALHOS VEDROS

2ªs e 5ªs , a partir das 19:00h Telefone: 212033947 / 212020461


XADREZ CLUBE DE XADREZ DA MOITA

Pavilhão Desportivo Municipal, Moita 2ªs, das 18:00h às 19:00h; 4ªs e 6ªs, das 16:00h às 19:00h Telefone: 212801993 CENTRO NÁUTICO MOITENSE SECÇÃO DE XADREZ

Telefone: 212028429

ASSOCIAÇÃO NAVAL SARILHENSE, SARILHOS PEQUENOS

Telefone: 212895699

TEATRO GRUPO DE TEATRO AMADOR E EXPERIMENTAL “O NORTE”

ARPI da Zona Norte da Baixa da Banheira T: 212049865 / 212050167

CENTRO NÁUTICO MOITENSE, MOITA

Telefone: 212892907

BASQUETEBOL ESCOLA DE MINIBASQUETEBOL DO CLUBE RECREATIVO DO PALHEIRÃO

23

Pavilhão Desportivo Municipal, Moita Telefone: 212801993

artes OFICINA DE ARTES

CACAV - Cooperativa de Animação Cultural de Alhos Vedros Atelier de Desenho e Pintura: sextas e sábados, das 10.30h às 12.30h; Fotografia: terças, das 21.00h às 22.30h;

ATLETISMO

Cerâmica: abertas as inscrições

CLUBE AMIGOS DO ATLETISMO DA MOITA

Azulejaria: sábados, das 15.00h às 17.00h;

Pavilhão Desportivo Municipal, na Moita De 2ª a 6ª feira das 19:00h às 21:00h Telefone: 210841385 / 966133238 GRUPO DESPORTIVO DA FONTE DA PRATA

Quinta da Fonte da Prata, Alhos Vedros Telefone: 212896859 CABB – Centro de Atletismo da Baixa da Banheira

Rua Fernando Pessoa 15 2835 Baixa da Banheira Telefones: 212040653 / 918355027 / 968561017 Site: www.cabb.pt E-mail: cabb@cabb.pt Treinos diariamente, às 17:30h, no Parque José Afonso - Baixa da Banheira

aprender

ASSOCIAÇÃO DE DESPORTOS NÁUTICOS ALHOSVEDRENSE “AMIGOS DO MAR”, ALHOS VEDROS

utilidades

CANOAGEM E VELA

4ªs feiras, das 21:00h às 22:00h Sábados, das 15:00h às 17:00h Telefone: 212892907

Desenho/Escultura/Pintura e Projecto Artístico: sábados, das 15:00h às 17:00h; Guitarra: sábados, 11.00h às 13.00h; Telefone: 932214015 E-mail: cacav@cacav.org Nota: Os Grupos Artístico-culturais e as Escolas Desportivas Municipais acima referenciadas têm protocolos com a Câmara Municipal. Caso se verifique alguma alteração de contactos ou dos horários das actividades, agradecemos que as associações nos informem através do telefone 212806715 ou do e-mail marecheia@mail.cm-moita.pt.


abril

até dia 9, no Pavilhão Desportivo Municipal, a Páscoa é Desportiva. Esta iniciativa é dirigida a crianças dos 8 aos 14 anos

14

8

12

13

MÃOS À HORTA: Se quer aprender a cultivar os seus próprios legumes, ainda está a tempo de se inscrever no mini-curso de tempos livres “Mãos à Horta” (só até hoje) que começa no dia 17.

CANINO 2010: Neste fim-de-semana, o Pavilhão de Exposições recebe o Canino 2010 – 6ª Exposição Nacional da Moita e 5ª Exposição Internacional da Costa Azul.

MÍMICA: O grupo de teatro alemão Die Mimusen sobe ao palco do Fórum Cultural, pelas 22:00h, para fazer rir miúdos e graúdos.

CINEMA DE ANIMAÇÃO: O “MONSTRA”, Festival de Animação de Lisboa, estende-se ao concelho da Moita com uma sessão para pais e filhos, às 11:00h, no Fórum Cultural.

Paços do Concelho, na Moita, o grupo de participantes em mais um Passeio Pedestre. Junte-se a eles!

11 PASSEIO PEDESTRE: Pelas 9:30h, parte dos

10

9

7

6

5 PÁSCOA DESPORTIVA: Das 9:00h às 17:00h,

4

3

2

1

ATLETISMO: É pelas 15:00h que vai soar o tiro de partida para a 11ª edição da Milha Ribeirinha da Baixa da Banheira.

“ÀS 10H, TOCAS À PORTA”: É a vez dos Prowl convidarem os ALF, para mais um espectáculo inserido no “Às 10h, Tocas à Porta”, no Fórum Cultural, pelas 22:00h.

20

19

“Fadas, Velhas e Objectos Mágicos – Mouras Encantadas” vão estar no Fórum Cultural a partir das 11:00h. O ateliê mensal “Há Monstros no Fórum” é dirigido a crianças dos 6 aos 10 anos e é gratuito, mediante inscrição prévia.

18 ATELIÊ “HÁ MONSTROS NO FÓRUM”:

17

16

do ano, vai estar patente, na Praça de Touros Daniel do Nascimento, na Moita, a exposição “Dos Cultos Táuricos à Festa de Touros - A Tauromaquia na Moita (Séc. XVIII a XX) ”.

15 TAUROMAQUIA: A partir de hoje e até final

idades, poderá ver a “Internet sem Mistérios”. Começa às 10:30h, no Pólo da Baixa da Banheira da Biblioteca Municipal.

ROMARIA A CAVALO: Pela manhã, os romeiros partem da Igreja de Nossa Sr.ª da Boa Viagem, na Moita, rumo a Viana do Alentejo. Mesmo que não participe, venha ver a partida e apoiar os romeiros.

30

29

28

27

26

25

24

23 INTERNET: Neste workshop para todas as

22

21


Este suplemento faz parte integrante da Agenda de Eventos do Concelho da Moita “ MARÉCHEIA”

leve-me consigo

PICOTADO

76

PROGRAMA MENSAL ABRIL 2010


18 DE ABRIL – DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS Este dia, instituído pela UNESCO, pretende chamar a atenção para a importância dos monumentos e sítios existentes no mundo, tendo por objectivo a sua salvaguarda. Os monumentos são testemunhos fundamentais para o conhecimento da nossa História, preservando-se, com eles, a memória colectiva da Humanidade. Visite os monumentos do concelho da Moita e fique a saber um pouco mais sobre a nossa História.


Maré Cheia de Abril - nº 76