Page 1

MARÉCHEIA agenda de eventos no concelho da moita

MAIO 2009

65

www.cm-moita.pt


DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

índice

PICOTADO

Este suplemento faz parte integrante da Agenda de Eventos do Concelho da Moita “ MARÉCHEIA”

agenda de eventos no concelho da moita

65

O desaparecimento de espécies e de áreas naturais em consequência da actividade humana está a ocorrer a uma velocidade sem precedentes. Cada espécie que desaparece (cerca de 150 tipos únicos de organismos, diariamente) representa uma perda irreversível na diversidade da vida na Terra, associada, muitas vezes, a danos ambientais irreparáveis. Respeitando a natureza, a agricultura biológica é uma das práticas que contribui para inverter esta tendência. Na horta, no jardim ou mesmo na varanda, porque não semear ou plantar flores, alfaces, ervas de cheiros e outros vegetais? (Fique a saber mais na BIOFESTA)

EDIÇÃO:

65

TÍTULO:

MISSÃO: Divulgar a programação municipal e as potencialidades lúdicas e culturais do concelho da Moita, contribuindo para aproximar os cidadãos do Município.

MARÉCHEIA

22 DE MAIO – DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE

leve-me consigo

PROGRAMA MENSAL

tem a palavra 3 | o mês de … 4_7 | vai acontecer música | dança | exposições | livros | cinema | actividades para crianças | outros eventos 8_9 | a escolha de... 10_11 | cumplicidades apetece ler… | ir em cantigas… | 7ª arte | à distância de um clique 12_13 | aqui tão perto 14_15 associativismo 16_17 | sabores & saberes 18 | utilidades contactos | calendário | aprender 19_23 | picotado (leve-me consigo) destacável

MAIO 2009

CUIDE DO MEIO AMBIENTE

Ex. ISSN 1647-1857

VERSÃO ON-LINE: www.cm-moita.pt

TIRAGEM: 15.000

Tipografia Belgráfica

Esta publicação utiliza papel reciclado, produzido por empresa certificada segundo as normas ISO 9001 e ISO 14001. (Certificações de sistemas de Gestão de Qualidade e sistemas de Gestão Ambiental)

IMPRESSÃO:

Maré Cheia - Agenda de Eventos no Concelho da Moita Câmara Municipal da Moita COORDENAÇÃO DA EDIÇÃO, REDACÇÃO E FOTOGRAFIA: Divisão de Informação e Relações Públicas PROJECTO GRÁFICO: Edgar Melitão COLABORAÇÃO: Departamento de Assuntos Sociais e Cultura; Departamento de Ambiente e Serviços Urbanos; Divisão de Actividades Económicas e Turismo AGRADECIMENTOS: Divisão de Educação/CMM; Mariana Vargas; Divisão de Dalubridade e Ambiente/CMM; Cooperativa de Animação Cultural de Alhos Vedros

Se tem informações que queira partilhar, se pretende contribuir com sugestões para a melhoria contínua da Maré Cheia ou receber mensalmente a edição impressa em sua casa, contacte-nos através dos endereços informacao-rpublicas@mail.cm-moita.pt ou Divisão de Informação e Relações Públicas - Câmara Municipal da Moita, Praça da República, 2864-007 Moita. A Câmara Municipal da Moita reserva-se o direito de selecionar a informação a divulgar, de acordo com os critérios editoriais. A programação divulgada pode ser alterada por motivos imprevistos.

LEMBRA-SE?... Qual o local retratado nesta fotografia antiga? As cinco primeiras respostas correctas serão premiadas com bilhetes duplos para o FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, no dia 30 de Maio, às 22:00h. Dê-nos a sua resposta, a partir do dia 6 de Maio, com indicação de nome, morada e contacto, através do e-mail informacao-rpublicas@ mail.cm-moita.pt ou do telefone 212806715. Boa sorte!

SOLUÇÂO DO PASSATEMPO DA MARÉ CHEIA Nº 64 O local retratado na fotografia antiga (1882) é a Praça da República, na Moita.

Leitores premiados: Nuno Mestre; Helena Soares; Paulo Garcia; Anabela Martins; João Marques

MAIO 2009

“CAIXA” DE SUGESTÕES:

www.cm-moita.pt

VISÃO: Valorizar a identidade cultural do concelho da Moita, promover a participação e a cidadania e contribuir para a coesão social na comunidade.


VIVINA NUNES

O que é preciso é termos confiança/se fizermos de Maio a nossa lança/isto vai meus amigos isto vai. (José Carlos Ary dos Santos) Com a confiança das palavras do poeta, chegamos a Maio com a convicção de que o futuro pode e deve ser construído todos os dias com luta, esperança e determinação. Determinação que nos leva uma vez mais a apostar nos jovens, oferecendo e construindo com eles um vasto leque de iniciativas; estimulando, incentivando e apoiando a sua participação activa na vida do Município. A formação integral das pessoas passa cada vez menos pelo antigo paradigma do “saber ler, escrever e contar” e, contrariando as actuais políticas governamentais que se submetem a esta visão retrógrada da escola, o Município da Moita continua a apostar numa educação integrada e global, visando a cidadania e na qual a arte e a cultura têm um papel fundamental. Uma educação em que a capacidade de reflectir, o espírito crítico e o acesso livre e generalizado à informação que produz conhecimento são fundamentais para a construção duma sociedade mais democrática, mais justa, mais solidária e com mais qualidade de vida. Neste contexto, é indispensável lembrar o papel fundamental das bibliotecas municipais – com a sua variadíssima oferta de acções para as crianças, jovens e outros munícipes –, os projectos desportivos, os inúmeros espectáculos, as oficinas criativas e a realização, uma vez mais, da Feira de Projectos Educativos. Num ano em que se assinala na Europa a Criatividade e a Inovação, como factores essenciais para o desenvolvimento do ser humano, o Município da Moita afirma e consolida a sua dinâmica cultural, comprometendo-se com a sua população em criar as condições indispensáveis para que TODOS, sem excepção, tenham acesso à fruição cultural e à criação artística. Só um povo culto pode ser verdadeiramente livre e defender os seus interesses e ideais. O caminho é difícil, mas a confiança que nos acompanha e as convicções que temos levam-nos a afirmar que mesmo com as dificuldades que enfrentamos…. “isto vai meus amigos, isto vai”.

3

VEREADORA DOS PELOUROS DA EDUCAÇÃO, ASSUNTOS SOCIAIS E CULTURA


12 ANOS

A INOVAR NA EDUCAÇÃO

4

o mês de ... XII Feira de Projectos Educativos


Foi em 1998 que, fruto da uma parceria entre a Câmara Municipal da Moita e o ICE – Instituto das Comunidades Educativas, nasceu um projecto de divulgação das actividades desenvolvidas nas escolas do concelho, junto de toda a comunidade: a Feira de Projectos Educativos. Já na sua 12ª edição, a Feira continua a envolver, com sucesso, alunos, professores, encarregados de educação e toda a comunidade educativa, promovendo a inovação e a partilha dos projectos e iniciativas levadas a cabo por diferentes instituições locais. Resultado de um trabalho exaustivo e de um longo processo que envolve professores, escolas, educadores e técnicos, a Feira de Projectos tornou-se mesmo numa das mais importantes iniciativas anuais realizadas no concelho da Moita.


Espaços temáticos

Nesta edição, que decorre entre os dias 13 e 15 de Maio, no Pavilhão Municipal de Exposições, na Moita, a Feira de Projectos Educativos volta a apresentar algumas inovações. Pela primeira vez, vão surgir no espaço da Feira zonas colectivas, organizadas de acordo com a temática. Assim, em vez de cada escola dispor de um espaço, optou-se por uma zona colectiva dedicada apenas a uma temática, partilhada por escolas, instituições e restante comunidade educativa. Poderá encontrar o Espaço Dança, o Espaço de Debates, o Espaço Astronomia ou o Espaço Informático, dinamizados ao longo dos três dias por diferentes escolas, acentuando-se o objectivo inicial do projecto: a dinâmica de grupo, fomentando o trabalho colectivo inter-escolas. Hora do Conto, Teatro Infantil, Saúde, Desporto e Equitação são também temáticas que vão estar em destaque em espaço próprio. Organizado, dinamizado e partilhado exclusivamente por grupos de jovens das escolas secundárias do concelho, o Espaço de Debates será preenchido, durante estes três dias, com temas de interesse para os jovens, contando, na manhã de quinta-feira, com a presença da escritora Isabel Alçada.

Animação e ateliês

A animação será igualmente uma constante. Os espaços vazios e “tempos mortos” serão reduzidos ao mínimo, devido à “animação de rua”, a cargo de um grupo de jovens do curso de animação de uma escola do concelho. No Ano Internacional da Astronomia, os amantes e curiosos da astronomia podem também visitar, durante estes três dias, um planetário montado no Pavilhão Municipal de Exposições, especialmente para esta iniciativa. A oferta de ateliês de participação livre, a decorrer nos espaços da exposição, é enorme, com manhãs, tardes e noite de sexta-feira completamente preenchidas (ver programa próprio).


XII Feira de Projectos Educativos Horário de funcionamento da Feira: Dias 13 e 14: das 9:00h às 18:00h Dia 15:das 9:00 às 18:00 e das 20:30h às 24:00h

o mês de ...

Tal como em anos anteriores, prevê-se uma grande adesão e mobilização da comunidade neste evento, já que todos os agrupamentos de escolas, bem como escolas não agrupadas e outras associações e instituições que trabalham na área da educação se fizeram representar. Uma das escolas de 2º e 3º ciclo do concelho mobilizou-se mesmo para a participação de todos os alunos, sem excepção, nesta Feira de Projectos. Em dias diferentes, os alunos de 2º ciclo e os alunos do 3º ciclo deslocar-se-ão, num percurso pedestre, acompanhados de professores, até ao espaço da Feira, envolvendo actividades de áreas disciplinares como a Geografia e a Educação Física (orientação), numa aproximação da Escola à comunidade. Enfim, muitas serão as boas razões para visitar a XII Feira de Projectos Educativos e acompanhar de perto o imenso trabalho desenvolvido pela grande comunidade educativa do concelho da Moita. (Consulte o programa completo em www.cm-moita.pt)

7

Envolvimento total


ambiente

FEIRA DE MAIO Vila da Moita NOIVAS & NOIVOS – II SALÃO DO CASAMENTO E EVENTOS Pavilhão Municipal de Exposições – Moita

DE 22 A 24 DE MAIO

FEIRA DE PROJECTOS EDUCATIVOS Pavilhão Municipal de Exposições – Moita (Ver o Mês de…)

DIAS 13, 14 E 15 DE MAIO

feiras e festas

Iniciativa integrada nas

“BIBLIOTECA FORA D’HORAS” Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita

DIAS 9 E 16 DE MAIO / 20:30 HORAS

Iniciativa dirigida a crianças dos 3 aos 10 anos e integrada nas comemorações do 12º aniversário da Biblioteca (Bilhetes: 2,50 euros para adultos e 1,50 euros para crianças)

“ESTÓRIAS COM SOM” Concerto pedagógico de música clássica explicada com pequenas histórias, pelo Grupo Interartes Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita

9 DE MAIO / 16:00 HORAS

Iniciativa dirigida a creches e infantários (dos 2 aos 4 anos) Inscrições na biblioteca

PROJECTO BEBÉ PATATU Biblioteca Municipal – Pólo da Baixa da Banheira

A PARTIR DE 5 DE MAIO (ATÉ JULHO)

PASSEIO PEDESTRE “CAMINHADA NAS MARGENS DO TEJO” Partida: Parque José Afonso

3 DE MAIO / 9:30 HORAS

CAMPEONATO ESTREMENHO DE TAEKWONDO 2009 Pavilhão Desportivo Municipal – Moita

3 DE MAIO / 9:00 HORAS

desporto

(Bilhetes: 2,50 euros)

“VALSA COM BASHIR” Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira

27 DE MAIO / 21:30 HORAS

“HUNGER”

20 DE MAIO / 21:30 HORAS

“A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO”

13 DE MAIO / 21:30 HORAS

música

11º CONCURSO NACIONAL DE PESCA DESPORTIVA DO JUVENTUDE FUTEBOL CLUBE

31 DE MAIO / 9:00 HORAS

PASSEIO DE BTT NOCTURNO “PEDALADA NOCTURNA” Baixa da Banheira – Gaio-Rosário – Baixa da Banheira Partida: Parque José Afonso – Baixa da Banheira (junto à Torre)

30 DE MAIO / 21:00 HORAS

TORNEIO DE TÉNIS CMM ABSOLUTO EM SÉNIORES Campos de Ténis do Parque José Afonso – Baixa da Banheira

DIAS 30 E 31 DE MAIO / 9:00 HORAS

(Bilhetes: 10 euros)

“A VERDADEIRA TRETA” – TONI E ZEZÉ ESTÃO DE REGRESSO! Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira

23 DE MAIO / 22:00 HORAS

teatro

(Bilhetes: 10 euros)

“CARTOGRAFIA DE UM FADO” – RAQUEL TAVARES Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira

16 DE MAIO / 22:00 HORAS

agenda de maio

1º CONCURSO DE PESCA DESPORTIVA DA SOCIEDADE RECREATIVA DA BAIXA DA SERRA Avenida da Praia - Barreiro

17 DE MAIO / 8:30 HORAS

vai acontecer...

“ÀS SEGUNDAS AO SOL”

6 DE MAIO / 21:30 HORAS

CICLO “MAIO AO CINEMA!”

cinema

8


(Bilhetes: Menores de 12 anos – 1,50 euros; Maiores de 12 anos – 2,50 euros)

Iniciativa integrada nas comemorações do 12º aniversário da Biblioteca

ENCONTRO COM A ESCRITORA LUISA DUCLA SOARES Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita

CINEMA INFANTIL “SININHO” Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira

31 DE MAIO / 11:00 HORAS

(Bilhetes: Menores de 12 anos – 1,50 euros; Maiores de 12 anos – 2,50 euros)

CINEMA INFANTIL “HOTEL PARA CÃES” Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira

24 DE MAIO / 11:00 HORAS

4 DE MAIO / ÀS 14:00H E ÀS 15:00H

(Bilhetes: Menores de 12 anos – 1,50 euros; Maiores de 12 anos – 2,50 euros)

CINEMA INFANTIL “O LIVRO DA SELVA 2” Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira

3 DE MAIO / 11:00 HORAS

actividades para crianças

BIOFESTA – 5ª MOSTRA DE PROJECTOS E PRODUTOS BIOLÓGICOS Largo Conde Ferreira – Moita

24 DE MAIO / DAS 10:30H ÀS 18:00H

PASSEIO PEDESTRE “CAMINHADA NOCTURNA” Moita – Gaio-Rosário – Moita Partida: frente ao edifício dos Paços do Concelho

16 DE MAIO / 21:30 HORAS

16º GRANDE PRÉMIO DE ATLETISMO DA QUINTA DE FONTE DA PRATA Quinta da Fonte da Prata – Alhos Vedros

16 DE MAIO / 15:00 HORAS

TORNEIO DE TÉNIS CMM JOVEM – SUB 14 e SUB 16 Campos de Ténis do Parque José Afonso – Baixa da Banheira

DIAS 16 E 17 DE MAIO / 9:00 HORAS

CONCENTRAÇÃO DISTRITAL DE MINIBASQUETEBOL Pavilhão Desportivo Municipal – Moita

10 DE MAIO / 9:00 HORAS

JORNADA DO CAMPEONATO NACIONAL DE XADREZ (EQUIPAS – III DIVISÃO) Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita

DIAS 9 E 23 DE MAIO / 14:00 HORAS

16 DE MAIO / 16:00 HORAS

HORA DO CONTO Baseada no livro “Onde está o Dragão”, de Jason Hook Biblioteca Municipal – Pólo da Baixa da Banheira

– Baixa da Banheira (junto à Torre)

comemorações do 12º aniversário da Biblioteca

Iniciativa integrada nas comemorações do 12º aniversário da Biblioteca

“O PASSADO, O PRESENTE E O FUTURO DA GUITARRA PORTUGUESA” Concerto comentado com Fernando Alvim Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita

11 DE MAIO / 21:30 HORAS

(Bilhetes: 10 euros)

“GEOGRAFIAS” – JÚLIO PEREIRA Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira

8 DE MAIO / 22:00 HORAS

Iniciativa inserida nas comemorações do Ano Internacional da Astronomia

“A MÚSICA E OS ASTROS” Palestra musicada pelo Maestro António Vitorino D’Almeida Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita

5 DE MAIO / 21:30 HORAS

Inauguração: dia 5, às 21:00h

“TAUROMAQUIA” Pintura de Bert Holvast Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita

DE 5 A 23 DE MAIO

exposições

(Bilhetes: 5 euros)

FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica “Ariadna” - Pela Companhia Atalaya e Centro Andaluz de Teatro Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira

30 DE MAIO / 22:00 HORAS


SEMENTES – 14º MOSTRA INTERNACIONAL DE ARTES PARA O PEQUENO PÚBLICO Vários locais do concelho

DIAS 3, 9,17 E 29 DE MAIO

“APAGAR AS VELAS” – 12º ANIVERSÁRIO DA BIBLIOTECA Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça - Moita

11 DE MAIO / 17:00 HORAS

Iniciativa integrada nas comemorações do 12º aniversário da biblioteca

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO CATÁLOGO ONLINE DAS BIBLIOTECAS MUNICIPAIS DA MOITA Seguido de concerto com Trio Internacional Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita

11 DE MAIO / 15:00 HORAS

FASHION MOITA Praça da República - Moita

9 DE MAIO / 21:00 HORAS

“NA QUINTA EM ALHOS VEDROS” – COMUNICAR HOJE No âmbito do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação Biblioteca Municipal – Pólo de Alhos Vedros

21 DE MAIO / 21:30 HORAS

Mais informações através do T: 210817019

SEMANA DO PATRIMÓNIO Colóquios, visitas guiadas ao património religioso, passeios pelo Tejo, teatro, entre outras iniciativas Vários locais do concelho

DE 16 A 24 DE MAIO

Partida: Cais do Gaio (junto ao Parque das Canoas)

3 DE MAIO, DAS 10:45H ÀS 12:45H 9 DE MAIO, DAS15:25H ÀS 18:00H 10 DE MAIO, DAS 16:00H ÀS 18:30H

PASSEIOS NO VARINO “O BOA VIAGEM”

“BIBLIOTECAS NO ANTIGO EGIPTO” Palestra com o egiptólogo Luís Araújo Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça - Moita

30 DE MAIO / 15:00 HORAS

BILHETES: Os bilhetes para os espectáculos no Fórum Cultural podem ser reservados através do telefone 210888900, das 14:30h às 17:30h, de 3ª feira a sábado, com um limite de 5 bilhetes por reserva. O levantamento das reservas deve ser efectuado até 48h antes do início do espectáculo. Horário da bilheteira: De 3ª feira a sábado, das 14:30h às 17:30h; dias de espectáculo, das 20:30h até ao início do espectáculo; domingos, das 10:00h às 11:00h. Os bilhetes para os espectáculos realizados na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça devem ser adquiridos naquele equipamento. Para os restantes espectáculos, os bilhetes podem ser reservados na Divisão de Cultura, através do telefone 210817000, e deverão ser levantados no próprio local, com 30 minutos de antecedência.

“O AMOR EM FORMA DE ARTE” – LENÇOS DE NAMORADOS Galeria de Exposições do Posto de Turismo Municipal – Moita

DE 16 A 30 DE MAIO

“AVENTURAS DE JERÍLIO NO SEC XXV” Banda Desenhada em Azulejo de Luís Guerreiro Galeria de Exposições do Posto de Turismo Municipal – Moita

ATÉ 9 DE MAIO

LAN PARTY Pavilhão Municipal de Exposições - Moita

DIAS 1, 2 E 3 DE MAIO

outros eventos

vai acontecer... agenda de maio


Mariana Vargas

a escolha de... Mariana Vargas, 16 anos, residente em Alhos Vedros, venceu a última edição das Olimpíadas da Astronomia, a nível nacional. “O prémio foi um telescópio enorme e a viagem a Paris, à UNESCO, juntamente com a delegação do governo português, para assistir à abertura do Ano Internacional da Astronomia 2009 [um dos maiores eventos mundiais da astronomia]”, conta a jovem munícipe, com um sorriso verdadeiramente “astronómico”. “Tive oportunidade de falar com os astrónomos mais conhecidos e, além disso, contactei com pessoas de todo o mundo. Estivemos juntos dois dias e ficámos amigos para a vida inteira”, conta, sublinhando que “foi uma honra representar o nosso país”. Com o telescópio que recebeu, Mariana vai dedicar-se à fotografia, em locais como a Praia Fluvial do Rosário, um dos seus observatórios de eleição no concelho, e “a tentar ajudar os astrónomos, fazendo pesquisa, medindo o brilho das estrelas”. Para este mês de Maio, esta jovem entusiasta da astronomia recomenda dois eventos de visita obrigatória: a Biofesta – 5.ª Mostra de Projectos e Produtos Biológicos, um evento que “reforça a importância de preservar o meio ambiente e afirma a qualidade dos produtos biológicos”, no dia 24, no Largo Conde Ferreira, na Moita, e a Feira de Projectos Educativos, que decorre entre os dias 13 e 15, no Pavilhão Municipal de Exposições, e “dá a conhecer o trabalho que as escolas do concelho desenvolvem”.

11

Mariana Alves Vargas nasceu em 1992 e vive em Alhos Vedros, onde completou o ensino pré-escolar, no Charlot, e o primeiro ciclo do Ensino Básico e de onde seguiu para o Colégio St. Peter’s School, em Palmela, frequentando actualmente o 11.º ano. Além da astronomia, pela qual se encantou, durante as férias na Costa Vicentina, quando o pai a levava a observar as estrelas, Mariana tem como principais hobbies a fotografia, o surf, o bodyboard, o snorkelling e, mais recentemente, o yoga. Pertence ainda ao Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 688, de Alhos Vedros.

NUM SÓ MÊS “Dois eventos muito importantes”


APETECE LER...

IR EM CANTIGAS...

A GERAÇÃO DA MATILHA, Mundo Cão – Cobra Discos

MÃE – UMA ANTOLOGIA LITERÁRIA de Vários Autores – Editora 101 Noites

Apesar de “Ordena que te Ame” já se ouvir na rádio desde Fevereiro, “A Geração da Matilha” só saiu para as prateleiras a 20 de Abril. Este álbum, cujas letras são assinadas na sua totalidade por Valter Hugo Mãe e Adolfo Luxúria Canibal, sucede-se a “Mundo Cão”, o disco de estreia que catapultou a banda com o mesmo nome para as playlists das rádios com os singles “Morfina” e “O Caixão da Razão”. Uma sonoridade forte para letras densas ou “Uma ode ao amor e à sua paixão, o ódio…”, como os Mundo Cão definem o seu novo álbum.

12

cumplicidades

Este ano, o Dia da Mãe é comemorado a 3 de Maio. De Camões a Florbela Espanca, de Eça de Queirós a António Nobre, de Victor Hugo a Baudelaire, de Oscar Wilde a Proust, de Fernando Pessoa a Mário de SáCarneiro, de Marguerite Duras a Herberto Helder, de José Agostinho Baptista a José Luís Peixoto, os escritores reunidos nesta antologia prestam homenagem a uma figura omnipresente na vida de qualquer pessoa. Um livro que é também uma viagem pela escrita de diferentes autores, estilos literários, épocas e significados da maternidade.

MERRIWEATHER POST PAVILLION, Animal Collective – Edel

No ano em que se comemora o bicentenário do nascimento de Nikolai Gógol, a editora Assírio e Alvim lançou em Abril uma edição de O Inspector, uma das mais marcantes obras do escritor e dramaturgo ucraniano. Quando O Inspector estreou a 19 de Abril de 1836, em S. Petersburgo, com a presença do Czar e da alta sociedade russa, converteu-se simultaneamente num êxito e num escândalo. Na altura aplaudida pelos liberais e condenada pelos conservadores, esta comédia faz uma crítica tão mordaz à sociedade russa da época que Gógol é obrigado a reescrevêla nos dez anos que se seguem à sua subida aos palcos.

IR EM CANTIGAS...

APETECE LER...

O INSPECTOR de Nikolai Gógol – Assírio e Alvim

Lançado em Janeiro desde ano, “Merriweather Post Pavillion”, o oitavo álbum dos Animal Collective, tem sido muito aclamado pela crítica e, apesar do seu lançamento no início do ano, muitos apontam-no como o álbum do ano para 2009. Apesar de se afastar um pouco dos seus predecessores, muito avant garde, este álbum ganha por se tornar musicalmente mais acessível, não perdendo, porém, o feeling desta banda. Os Animal Collective têm vindo a revolucionar a música a cada álbum que lançam e, agora, cada vez mais influenciados pela pop, continuam a fazêlo de forma discreta.


À DISTÂNCIA DE UM CLIQUE...

7ª ARTE...

ROCKNROLLA – A QUADRILHA Realizador: Guy Ritchie

Londres é uma cidade onde o negócio imobiliário ultrapassou o negócio da droga e onde os antigos criminosos são os mais recentes empresários. Contudo, para entrar neste negócio, desde os criminosos mais pequenos até aos maiores, todos têm de se dirigir a uma pessoa: Lenny Cole. Uri Omovich, um bilionário russo, não é excepção; Uri recorre a Lenny para realizar um grande negócio imobiliário. Quando se realiza a transferência do dinheiro, Uri pede a Lenny o seu “quadro da sorte”, como prova de boa fé. Mas tudo funciona mal quando One Two, um pequeno gangster, intercepta o dinheiro e o quadro desaparece. Um filme de Guy Ritchie, realizador de “Snatch – Porcos e Diamantes” e “Lock, Stock and Two Smoking Barrels”.

13

Se tem mais de 30 anos e gosta de música, este site faz todo o sentido para si. Além da música que marcou esta época, também os cortes de cabelo, as roupas e a forma de dançar fizeram sucesso. Aqui, poderá encontrar uma vasta selecção de vídeos musicais que fizeram as delícias e encheram os ouvidos dos apreciadores de música nos anos 80. Seja para relembrar ou mostrar aos mais novos como eram as músicas e os videoclips naquela altura, este site proporciona sempre momentos de diversão e nostalgia.

www.worlddigitallibrary.org

À DISTÂNCIA DE UM CLIQUE...

7ª ARTE...

A VALSA COM BASHIR Realizador: Ari Folman

Nomeado para diversos prémios, nomeadamente, a Palma da Ouro de Cannes e o Óscar para Melhor Filme Estrangeiro, e vencedor do Globo de Ouro para Melhor Filme Estrangeiro, “A Valsa com Bashir” é um “documentário de animação”. Neste filme, Ari, o realizador na sua forma animada, ao tentar ajudar um seu amigo a “exorcizar” um pesadelo recorrente, chega à conclusão que não se lembra de parte da sua vida. Procurando respostas para esta parte do seu passado que permanece esquecido, decide entrevistar diversos companheiros e amigos de todo o mundo e começa a recordar a primeira guerra do Líbano e o seu papel nesta guerra. O filme será exibido no auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, no dia 27, pelas 21:30h.

cumplicidades

www.80smusicvids.com

Lançada pela UNESCO a 21 de Abril, em parceria com 32 instituições, a Biblioteca Digital do Mundo tem disponível para todos os utilizadores, gratuitamente, uma série de documentos que marcaram a história da Humanidade, incluindo manuscritos, mapas, livros raros, fotografias, filmes e músicas. O objectivo desta biblioteca é promover o diálogo internacional e o entendimento intercultural, enquanto oferece a todos uma oportunidade de ver e consultar peças fundamentais, inacessíveis para grande parte do público.


14 Projectos Municipais

BIOFESTA O Largo Conde Ferreira, na Moita, vai transformar-se, no dia 24 de Maio, entre as 10:30h e as 18:00h, num espaço dedicado aos projectos e produtos biológicos. É aqui que vai decorrer a Biofesta – 5ª Mostra de Projectos e Produtos Biológicos, uma iniciativa dinamizada pela Câmara Municipal e pelo Centro de Formação de Escolas dos Concelhos do Barreiro e Moita, este ano, dedicada à temática dos doces e compotas. A diversidade de cores e aromas dos vários produtos biológicos vão, com certeza, cativar a atenção dos visitantes e deixá-los com vontade de experimentar estes alimentos que, devido ao seu modo de produção, tantos benefícios trazem para a saúde e para o ambiente. Além da comercialização de produtos biológicos por micro-produtores locais, a Biofesta vai contar ainda com a presença de associações e outras instituições de âmbito local, nacional e internacional, ligadas ao modo de produção biológica, bem como de escolas do Município da Moita que desenvolvem hortas biológicas, no âmbito do projecto municipal “Agricultura Biológica e Compostagem nas Escolas”. Ao passar por lá, vai também poder assistir a demonstrações de culinária ao vivo e a palestras sobre diversos temas, participar em provas e experimentar uma refeição ou lanche biológico. Marque na sua agenda: dia 24, Biofesta, no Largo Conde Ferreira, na Moita, integrada na Feira de Maio.


Projectos Municipais

15

O que são produtos biológicos? Os alimentos biológicos são os que resultam de um modo de produção agrícola ou pecuária que respeita o meio ambiente e a biodiversidade, recorrendo a técnicas de produção menos agressivas do que as utilizadas na agricultura convencional. A agricultura biológica utiliza somente químicos naturais, contribuindo, desta forma, para a produção de alimentos mais saudáveis.

Programa: 10:30h Abertura Actuação dos ECLODIR AZUL; Demonstrações culinárias e palestras: 10:45h O projecto Bio-Local 11:00h O Bolo da Sr.ª Darwin / Charles Darwin e a biodiversidade (palestra sobre C. Darwin, enquanto se prepara um bolo da autoria de Emma Darwin, que será cozido em forno solar) 11:30h Confecção de uma sobremesa biológica 12:00h Tofu e Seitan Biológico 14:00h Fornos solares: um modo ecológico de cozinhar 14.15h O que é o Comércio Justo? 14.30h Slow Food: Um modo saudável de comer 15.00h Doces e Compotas 15:30h À volta do chocolate biológico 16:00h O poder curativo das plantas


CACAV: ESPAÇO DE ENCONTROS E APRENDIZAGEM

CACAV – Cooperativa de Animação Cultural de Alhos Vedros

Passaram já mais de duas décadas desde que um grupo de amigos decidiu criar a CACAV – Cooperativa de Animação Cultural de Alhos Vedros. “Quisemos dar uma pedrada no charco para que começassem a surgir coisas novas na comunidade”, conta o vice-presidente, Joaquim Raminhos. Os primeiros tempos deste projecto (inicialmente pensado como Grupo de Animação Cultural) deixaram memórias: a primeira apresentação na cave da “Velhinha”, com

a realização de uma exposição de poesia e pintura; o cinema no “café do Júlio”; o Grupo Ecológico de Alhos Vedros “Ecos da Terra”, em defesa do ambiente; a primeira comemoração do Foral de Alhos Vedros; a vinda do Maestro Vitorino D’Almeida à Capela da Misericórdia; os dois anos da Rádio Opção, que juntou mais de 90 colaboradores e, finalmente, a visita do professor Agostinho da Silva a Alhos Vedros. A cooperativa deu depois um “salto” para a criação da “Oficina de Artes”, apoiada financeiramente pela Câmara Municipal, “um espaço de encontro de pessoas, de aprendizagem e de troca de ideias muito importante na CACAV, principalmente em duas áreas que se afirmaram bastante, o desenho e pintura e a fotografia”, dando origem a eventos bem conhecidos como a Artesvedros, a Maratona Fotográfica (que conta já com 11 edições)


as pessoas discutem ideias filosóficas e maneiras de estar no mundo”, acolhendo uma comunidade de leitores, exposições temporárias, tertúlias poéticas, ateliês de fotografia digital e escrita criativa. Para 9 de Maio, está programada uma “Noite de Lua Cheia”. Nesta iniciativa, “não haverá actores, nem espectadores; é uma noite de encontros, em que todos participam”, assinalando assim mais um aniversário da CACAV, de acordo com espírito do projecto cultural que lhe deu origem, há 23 anos atrás.

CACAV – Cooperativa de Animação Cultural de Alhos Vedros

ou a Bienal de Pintura – Prémio Joaquim Afonso Madeira. A Bienal de Pintura, promovida em conjunto com a Câmara Municipal da Moita e Junta de Freguesia de Alhos Vedros, é uma homenagem a Joaquim Afonso Madeira, uma pessoa ligada às artes que, segundo Joaquim Raminhos, “marcou muito o concelho, numa determinada época”. A CACAV pretende que esta iniciativa “se torne um evento de grande referência a nível nacional”. A entrega de trabalhos para a Bienal, que vai já na sua quarta edição, terminou a 30 de Abril e, entre 13 e 21 de Junho, as obras seleccionadas vão estar expostas no Moinho de Maré, em Alhos Vedros. Do percurso da CACAV, consta ainda a criação da Escola Aberta Agostinho da Silva, nome que é uma grande referência para a cooperativa. Já este ano, a Escola Aberta ganhou uma sede: “A Casa Amarela”. De acordo com Joaquim Raminhos, este é um local onde


sabores & saberes NO TEMPO DOS MORANGOS

no tempo dos morangos A 5ºedição da BIOFESTA – Mostra de Projectos e Produtos Biológicos, que decorre no dia 24 de Maio, na Moita, é dedicada aos doces e compotas. Com as sugestões que lá encontrar ou com a receita tradicional que aqui deixamos, aproveite para fazer um delicioso doce com o mais apetitoso fruto da época: o morango. Doce de Morango Ingredientes: 2 kg de morangos provenientes de agricultura biológica 1,2 kg de açúcar mascavado 4 dl de água Preparação: Lavam-se os morangos, retiram-se os pés, escorrem-se e enxugam-se muito bem com um pano para retirar o excesso de água. Ferve-se o açúcar com a água até atingir o ponto espadana (quando se deixa cair, forma uma espécie de espada ou lâmina). Juntam-se os morangos, cozinhando em lume brando até estarem no ponto. Coloque o doce em boiões de vidro e tape bem depois de frio.


BIBLIOTECAS MUNICIPAIS: BIBLIOTECA MUNICIPAL BENTO DE JESUS CARAÇA Rua Dr. Alexandre Sequeira, Moita Telefone: 210817040 PÓLO DO VALE DA AMOREIRA Av. José Almada Negreiros, Vale da Amoreira Telefone: 212020021

Praça da República, 2864-007 e-mail: cmmoita@mail.cm-moita.pt http://www.cm-moita.pt Telefone geral: 212806700 Fax: 212894928 Resolução de avarias: (Águas e Esgotos) 212890209 Linha Verde do Ambiente: 800202323

PÓLO DA BAIXA DA BANHEIRA Fórum Cultural José Manuel Figueiredo Rua José Vicente Telefone:210888902 FÓRUM CULTURAL JOSÉ MANUEL FIGUEIREDO Rua José Vicente, Baixa da Banheira Telefone: 210888900

Departamento de Assuntos Sociais e Cultura: Telefone: 210817000 DELEGAÇÃO MUNICIPAL DE ALHOS VEDROS Av. General Humberto Delgado, nº 7 A Telefone: 210816900 DELEGAÇÃO MUNICIPAL DA BAIXA DA BANHEIRA Rua Jaime Cortesão, n.º 33 Telefone: 210816970 DELEGAÇÃO MUNICIPAL DO VALE DA AMOREIRA Mercado Municipal do Vale da Amoreira Loja 2 – Serviços Av. Vasco da Gama 2835 -205 Vale da Amoreira Telefone: 210831210

19

Divisão de Informação e Relações Públicas: Telefone: 212806715 Fax: 212806750 e-mail: informacao-rpublicas@mail.cm-moita.pt

utilidades contactos

CÂMARA MUNICIPAL DA MOITA

PÓLO DE ALHOS VEDROS Núcleo Cultural José Afonso, Largo da Igreja, Alhos Vedros Telefone: 212021227

ESPAÇO INTERNET Rua Machado Santos, n.º 35, Moita Telefone: 210856546 Horário: De 2ª feira a 6ª feira das 10:00h às 20:00h Sábados das 10:00h às 17:00h Centro de Educação pela Arte “Pé de VENTO” Praceta das Camélias, Bloco 50, r/C, Vale da Amoreira Telefone: 212045410 POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - MOITA Praça da República Telefone: 212806700/ext.261 POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO -BAIXA DA BANHEIRA Rua Jaime Cortesão, nº 33 Telefone: 210816970

ATENDIMENTO DESCENTRALIZADO DA CÂMARA MUNICIPAL DA MOITA Atendimento aos Munícipes, a partir das 15:00h 8 de Maio – Junta de Freguesia do Vale da Amoreira – Vereador Miguel Canudo 15 de Maio – Junta de Freguesia de Alhos Vedros – Vereador Carlos Santos 22 de Maio – Delegação Municipal da Baixa da Banheira - Vereadora Vivina Nunes 29 de Maio – Junta de Freguesia do Gaio-Rosário - Presidente, João Lobo


20

utilidades

contactos / calendário do mês

MAIO

S T Q Q S S D

POSTO DE TURISMO E GALERIA DE EXPOSIÇÕES Rua Dr. Miguel Bombarda, 2-A, Moita Telefone: 212806858 PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO MUNICIPAL Alameda dos Bombeiros Portugueses, Moita Telefone: 212801993

4 5 6 7 F 8 2 9 3 10

11 12 13 14 15 16 17

18 19 20 21 22 23 24

S T Q Q S S D

25 26 27 28 29 30 31

Dia 27 – Reunião Pública Descentralizada da Câmara Municipal, na Moita, às 21:00h. Mais informações em www.cm-moita.pt.

Tabela de Marés - Maio ‘09 Dia

Preia mar – Altura

Baixa mar – Altura

1

08:10h – 3,1m 20:36h – 3,3m 01:29h – 1,1m 13:50h – 1,4m

2

09:31h – 3,1m 21:58h – 3,3m 02:50h – 1,2m 15:15h – 1,5m

3

10:48h – 3,2m 23:11h – 3,4m 04:11h – 1,2m 16:35h – 1,4m

4

11:51h – 3,3m

5

00:12h – 3,5m 12:43h – 3,5m 06:14h – 1,0m 18:32h – 1,0m

6

01:03h – 3,6m 13:28h – 3,6m 06:59h – 0,9m 19:17h – 0,9m

7

01:48h – 3,7m 14:09h – 3,7m 07:40h – 0,8m 19:59h – 0,8m

8

02:29h – 3,7m 14:48h – 3,8m 08:17h – 0,8m 20:38h – 0,8m

9

03:08h – 3,7m 15:25h – 3,8m 08:53h – 0,8m 21:15h – 0,8m

10

03:45h – 3,6m 16:00h – 3,7m 09:27h – 0,9m 21:51h – 0,9m

11

04:20h – 3,5m 16:33h – 3,6m 10:00h – 1,0m 22:26h – 1,0m

Rua Machado Santos, n.º 31, Moita Telefone: 212809330

12

04:53h – 3,3m 17:05h – 3,5m 10:33h – 1,1m 23:01h – 1,1m

13

05:26h – 3,2m 17:38h – 3,4m 11:07h – 1,2m 23:39h – 1,2m

TRIBUNAL

14

06:02h – 3,1m 18:15h – 3,3m 11:45h – 1,4m

15

06:44h – 2,9m 19:01h – 3,1m 00:23h – 1,3m 12:31h – 1,5m

16

07:39h – 2,8m 19:59h – 3,0m 01:16h – 1,4m 13:30h – 1,6m

LINHAS DE EMERGÊNCIA

17

08:49h – 2,8m 21:12h – 3,0m 02:23h – 1,5m 14:44h – 1,7m

18

10:06h – 2,9m 22:25h – 3,1m 03:34h – 1,5m 15:58h – 1,6m

NÚMERO NACIONAL DE EMERGÊNCIA: 112

19

11:11h – 3,0m 23:28h – 3,2m 04:38h – 1,4m 17:01h – 1,5m

INTOXICAÇÕES: 808 250 143

21

00:20h – 3,4m 12:50h – 3,4m 06:19h – 1,0m 18:40h – 1,1m

22

01:08h – 3,5m 13:34h – 3,6m 07:03h – 0,9m 19:25h – 0,9m

23

01:55h – 3,6m 14:18h – 3,7m 07:46h – 0,8m 20:10h – 0,7m

24

02:41h – 3,7m 15:03h – 3,9m 08:29h – 0,7m 20:56h – 0,6m

25

03:29h – 3,8m 15:50h – 3,9m 09:13h – 0,6m 21:43h – 0,5m

SAÚDE 24: 808242424

26

04:18h – 3,7m 16:38h – 3,9m 09:59h – 0,7m 22:33h – 0,6m

27

05:09h – 3,7m 17:28h – 3,9m 10:47h – 0,8m 23:35h – 0,6m

BOMBEIROS: 212890044

28

06:01h – 3,5m 18:21h – 3,8m 11:39h – 0,9m

29

06:57h – 3,4m 19:17h – 3,6m 00:21h – 0,8m 12:35h – 1,1m

30

07:58h – 3,2m 20:20h – 3,5m 01:21h – 0,9m 13:38h – 1,2m

31

09:04h – 3,2m 21:27h – 3,3m 02:27h – 1,1m 14:46h – 1,3m

PISCINA MUNICIPAL Rua João Eanes, Alhos Vedros Telefone: 212025140 PAVILHÃO MUNICIPAL DE EXPOSIÇÕES Largo Dr. Joaquim Marques Elias, Moita Telefone: 210816910

PSP - BAIXA DA BANHEIRA

Largo da GNR, Baixa da Banheira Telefone: 212029010

GNR - MOITA

Rua Francisco Távora, Moita Telefone: 212808600

ALERTA DE INCÊNDIOS: 117 PROTECÇÃO CIVIL: 212806700 / 917199412

LINHA VERDE RECADOS DA CRIANÇA: 800 20 66 56

20

–––

–––

05:19h – 1,1m 17:39h – 1,2m

–––

12:03h – 3,2m 05:32h – 1,2m 17:53h – 1,3m

–––


FANFARRA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA MOITA

Instrumentos de Sopro e Percussão - 4ªs e sábados, das 20:00h às 21:30h Escola de Aprendizagem - 2ªs feiras, das 20:00h às 21:30h Telefone: 212808170/9 ESCOLA DE MÚSICA DA SOCIEDADE FILARMÓNICA DE RECREIO E UNIÃO ALHOSVEDRENSE “A VELHINHA”

Sábados e Domingos, às 15:00h Telefone: 212040067

GRUPO CORAL E MUSICAL “O NORTE”

ARPI da Zona Norte da Baixa da Banheira 5ªs e 6ªs feiras, das 14:00h às 16:00h Telefone: 212049865 GRUPO MUSICAL “VOZES DA PLANÍCIE”

Sociedade Recreativa e Cultural União Alentejana 4ªs e 6ªs feiras, das 21:30h às 23:00h Telefone: 212031556 Grupo Coral Infanto-Juvenil

Associação de Moradores da Zona Norte Parque Estrela Vermelha 2835 Baixa da Banheira Grupo Coral Amizade

Do Centro de Reformados e Idosos da Vila da Baixa da banheira 3ªs e 6ªs feiras, das 15:00h às 17:00h Telefone: 212040271

ranchos folclóricos CLUBE RECREATIVO SPORT CHINQUILHO ARROTENSE, ALHOS VEDROS

6ªs feiras, das 21:00h às 23:30h Telefone: 212046691 RANCHO ETNOGRÁFICO DE DANÇAS E CANTARES DA BARRA CHEIA

grupos musicais CORO POLIFÓNICO ALLIUS VETUS S.F.R.U.A. “A VELHINHA”

4ªs e 6ªs feiras, das 21:00h às 23:00h Telefone: 212040067 GRUPO CORAL ALENTEJANO “O SOBREIRO”

6ªs feiras, das 21:00h às 23:00h Rua Alves Redol n.º 24-A 2835-059 Baixa da Banheira Telefone: 309767926

6ªs feiras (adultos), das 21:30h às 23:30h Sábados (rancho infantil), 19:30h Telefone: 212130597 / 212130 780 RANCHO FOLCLÓRICO “CORAÇÕES UNIDOS”

da Sociedade Recreativa da Baixa da Serra, Baixa da Banheira 6ªs feiras, das 21:45h às 23:30h Telefone: 212044996 RANCHO FOLCLÓRICO “OS FAZENDEIROS DA BARRA CHEIA E ARREDORES”

6ªs feiras, das 21:00h às 24:00h Telefone: 212131051

aprender

Escola de Música - Todos os instrumentos musicais de sopro - 4ªs e 6ªs feiras, das 17:30h às 19:30h Banda - 3ªs feiras, das 21:30h às 23:30h Telefone: 212898315

utilidades

BANDA MUSICAL DO ROSÁRIO

apren der 21

escolas de música


escolas desportivas municipais

escolas de dança

22

utilidades aprender

“GRUPO MOST”

Centro Cultural e Recreativo União Pires, Alhos Vedros 3ªs e 5ªs feiras, das 21:30h às 23:00h T: 212031572 / 936793189 SOCIEDADE FILARMÓNICA CAPRICHO MOITENSE > DANÇAS DE SALÃO: - Iniciados / Social / Competição De 2ª a 6ª das 19,45 h às 22h > OUTRAS MODALIDADES:

- HIP-HOP / DANÇAS ORIENTAIS / YOGA / BALLET / SALSA Contactos: Telf:/Fax: 212890102 E-mail: capricho-moitense@hotmail.com SOCIEDADE FILARMÓNICA ESTRELA MOITENSE > ESCOLA DE BALLET 4ªs e 6ªs feiras, das 18:15h às 20:45h > DANÇAS SEVILHANAS 2ªs, 3ªs e 4ª feiras, das 21:00h às 22:30h Telefone: 212 890 207 CLUBE UNIÃO BANHEIRENSE “O CHINQUILHO” > DANÇAS DE SALÃO Aulas às 3ªs e 5ªs feiras, das 20:00h às 22:00h Telefone: 212040516

escolas desportivas municipais Escola de Futebol do União Futebol Clube Moitense

Complexo Desp. do Juncal – Campo n.º 2 2ªs e 4ªs feiras, às 19:00h Sábados, às 9:30h Telefone: 212893031

ESCOLA DE FUTEBOL MANUEL FERNANDES

1º de Maio Futebol Clube Sarilhense, Sarilhos Pequenos 2ªs e 4ªs feiras, das 18:30h às 20:30h Sábados, das 10:30 às 20:30h Telefone: 212898714 (campo de jogos) ESCOLA DE FUTEBOL DO GRUPO DESPORTIVO E RECREATIVO PORTUGAL

Campo Municipal do Vale da Amoreira 2ªs e 4ªs, às 19:00h T: 212023289 / 212023296 Escola de Futebol do Clube Recreio e Instrução, Alhos Vedros

Telefone: 212040283

FUTSAL ESCOLA DE FUTSAL DO SPORTING CLUBE BANHEIRENSE

Pavilhão Desportivo da EB 2,3 José Afonso, em Alhos Vedros T: 210863245 ASSOCIAÇÃO MORADORES AMIGOS DA ZONA SUL

Telefone: 210863245

ATLETISMO CLUBE AMIGOS DO ATLETISMO DA MOITA

Pavilhão Desportivo Municipal, na Moita De 2ª a 6ª feira das 19:00h às 21:00h Telefone: 210841385 / 966133238 GRUPO DESPORTIVO DA FONTE DA PRATA

Quinta da Fonte da Prata, Alhos Vedros Telefone: 212896859 Centro do Atletismo da Baixa da Banheira

Telefone: 212040653 / 918355027


XADREZ CLUBE DE XADREZ DA MOITA

Pavilhão Desportivo Municipal, Moita 2ªs, das 18:00h às 19:00h; 4ªs e 6ªs, das 16:00h às 19:00h Telefone: 212801993 CENTRO NÁUTICO MOITENSE SECÇÃO DE XADREZ

HÓQUEI EM PATINS

4ªs feiras, das 21:00h às 22:00h Sábados, das 15:00h às 17:00h Telefone: 212892907

CASA DO BENFICA DA BAIXA DA BANHEIRA

aprender

Telefone: 210822677 / 962724976

TÉNIS DE MESA

utilidades

ACADEMIA E MUSICAL E RECREATIVA 8 DE JANEIRO, ALHOS VEDROS

23

2ªs e 5ªs , a partir das 19:00h Telefone: 212033947 / 212020461

artes CANOAGEM E VELA ASSOCIAÇÃO DE DESPORTOS NÁUTICOS ALHOSVEDRENSE “AMIGOS DO MAR”, ALHOS VEDROS

Telefone: 212028429

OFICINA DE ARTES

CACAV - Cooperativa de Animação Cultural de Alhos Vedros Atelier de Desenho e Pintura para crianças: sábados, às 11:00h;

ASSOCIAÇÃO NAVAL SARILHENSE, SARILHOS PEQUENOS

Fotografia: abertas as inscrições

Telefone: 212895699

Cerâmica: abertas as inscrições

CENTRO NÁUTICO MOITENSE, MOITA

Azulejaria: sábados, das 17:00h às 19:00h;

Telefone: 212892907

BASQUETEBOL ESCOLA DE MINIBASQUETEBOL DO CLUBE RECREATIVO DO PALHEIRÃO

Pavilhão Desportivo Municipal, Moita Telefone: 212801993

GINÁSTICA ESCOLA DE GINÁSTICA DESPORTIVA (PARA ALUNOS DAS E.B. 1º CICLO)

Ginásio Atlético Clube, Baixa da Banheira Telefone: 212041520

Desenho/Escultura/Pintura e Projecto Artístico: sábados, das 15:00h às 17:00h; Guitarra: sábados, das 17:00h às 19:00h; Telefone: 932214015 E-mail: cooperativa.cacav@gmail.com Nota: Os Grupos Artístico-culturais e as Escolas Desportivas Municipais acima referenciadas têm protocolos com a Câmara Municipal. Caso se verifique alguma alteração de contactos ou dos horários das actividades, agradecemos que as associações nos informem através do telefone 212806715 ou do e-mail informacao-rpublicas@mail.cm-moita.pt.


22 DE MAIO – DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE O desaparecimento de espécies e de áreas naturais em consequência da actividade humana está a ocorrer a uma velocidade sem precedentes. Cada espécie que desaparece (cerca de 150 tipos únicos de organismos, diariamente) representa uma perda irreversível na diversidade da vida na Terra, associada, muitas vezes, a danos ambientais irreparáveis. Respeitando a natureza, a agricultura biológica é uma das práticas que contribui para inverter esta tendência. Na horta, no jardim ou mesmo na varanda, porque não semear ou plantar flores, alfaces, ervas de cheiros e outros vegetais? (Fique a saber mais na BIOFESTA)

Profile for Município da Moita

Maré Cheia nº 65  

Agenda de Eventos no Concelho da Moita

Maré Cheia nº 65  

Agenda de Eventos no Concelho da Moita