1 minute read

O jovem e a missão

ria deles, mas Jesus continua a escutá-los e a oferecer-lhes o Evangelho. Ele sabe que aqueles que conhecerem os seus conselhos nunca mais perderão o sentido da vida.

Jesus propõe para os jovens contemporâneos uma vida diferente daquela que o mundo oferece. Ele aponta caminhos seguros e oferece luz nos momentos de trevas para que os jovens não tenham medo.

Advertisement

No Evangelho de Lucas, capítulo 24, vivenciamos o diálogo de Jesus com os dois jovens que caminhavam de Jerusalém para a cidade de Emaús.

Os jovens de Emaús encontraram em Jesus ressuscitado um ouvido para escutar o clamor deles. Jesus pedagogicamente escutou os jovens e depois deu uma linda afirmação resgatando a história das Sagradas Escrituras. Enquanto Jesus falava, os corações daqueles jovens ardiam, as lembranças iam voltando à memória e a experiência de caminhar com Jesus ficava cada vez mais presente e importante novamente. Os jovens não queriam deixar Jesus seguir a viagem. Então, Jesus ficou com eles, partiu o pão e se revelou como o Ressuscitado, verdadeiramente.

Os dois jovens, ao reconhecerem Jesus, voltaram imediatamente para Jerusalém e anunciavam por todos os lugares que tinham encontrado Jesus ressuscitado. Retomaram a missão de discípulos missionários de Jesus.

Hoje, os jovens enfrentam a desesperança numa sociedade que não oferece perspectiva de futuro para a maio-

Este Ano Missionário Diocesano é uma grande oportunidade para todos os jovens se encontrarem com Jesus, que está presente em cada irmão. Muitas vezes, esses nossos irmãos estão fechados em suas casas, compenetrados em seus celulares, e esperam uma palavra libertadora que possa chegar através dos jovens missionários.

Os jovens têm uma capacidade muito forte de evangelizar, mas precisam que a Igreja reconheça esse potencial que eles trazem, abra espaços e acredite que eles são capazes de anunciar e testemunhar o encontro com Cristo.

Nós, adultos, somos convidados a testemunhar a nossa fé para que os jovens possam ver em nós um exemplo e, assim, queiram ficar com Jesus.

Este Ano Missionário é uma grande oportunidade para a sinodalidade e a missão caminharem juntas em todas as paróquias de nossa diocese.

This article is from: