4 minute read

COLETA CAMPANHA DA EVANGELIZAÇÃO

Proclamar novamente a Leitura (um pouco mais devagar que a primeira vez)

Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 12,12-13

Advertisement

Atualização da Palavra

O que esta Palavra diz para mim?

Refletir, aprofundar a Palavra, repetir as palavras significativas, aplicar a mensagem hoje...

SILÊNCIO

Dirigente: O Papa Francisco nos diz que “para ser santo, não é necessário ser bispo, sacerdote, religiosa ou religioso. Muitas vezes somos tentados a pensar que a santidade esteja reservada apenas àqueles que tem possibilidade de se afastar das ocupações comuns, para dedicar muito tempo à oração. Não é assim. Todos somos chamados/as a ser santos/as, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia, onde cada um/uma se encontra” (GeE, n. 14).

(Incentivar a partilha)

Canto: Feliz de quem caminha tendo Deus no coração, quem faz da sua vida uma terna procissão (2x)

3º - MOMENTO – ORAÇÃO

Proclamar novamente a LEITURA

Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 12,12-13

O que a Palavra me leva a dizer a Deus? Qual a resposta que damos a Deus diante da Palavra lida e meditada? Conversar com Deus a partir do texto, louvar, agradecer, pedir perdão...

SILÊNCIO

Momento de falar com Deus (motivar os participantes que façam sua oração em voz alta, um de cada vez)

Dirigente: “Pela profissão de fé, rezamos pelos santos, exercitamos a comunhão com os/as redimidos por Deus. Recordamos Maria, Mãe de Deus, como a primeira redimida. E também tantos homens e mulheres, uma imensidão de nomes que foram declarados santos pela Igreja, e por tantos que doaram sua vida pela fé em Jesus e ainda não são declarados santos. Rezemos pelos vivos, que caminham conosco e buscam o rosto de Deus” (cf. Creio na Comunhão dos Santos, 2018).

Canto: Ó vem conosco vem caminhar Santa Maria, vem!

4º - MOMENTO – CONTEMPLAÇÃO

Proclamar novamente a LEITURA

Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 12,12-13

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

SILÊNCIO

Motivar um profundo silêncio para que cada um se permita ouvir o chamado de Deus para um novo compromisso diante da Palavra.

Seja guardado no coração para ser colocado em prática no dia a dia.

O compromisso é pessoal, não é preciso partilhar.

Pai Nosso...

Oração (todos): Pai de bondade e de misericórdia, como filhos e filhas queremos te amar. Queremos perseverar no Caminho no Teu Filho Jesus e nosso irmão. Ajudai-nos a permanecer no caminho da santidade e na perfeita comunhão com os santos e santas que estão na glória divina.

Dirigente: Vivendo a comunhão dos santos/ as, compreendemos que jamais estaremos abandonados ou na solidão. Nunca abandonados, pois Deus estará sempre conosco. Nem mesmo na solidão, pois estamos unidos, pelos laços da fé, à multidão de santos/as e fiéis que congregam conosco à família de Deus, a comunidade dos/ das que creem em Jesus.

Canto: Por onde formos também, nós, que brilhe a tua Luz. Fala Senhor, na nossa voz, em nossa vida. Nosso caminho então conduz, queremos ser assim. Que o Pão da vida nos revigore no nosso Sim. Dirigente: Permaneçamos unidos/as em nome da Trindade Santa: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

03 CREIO NA COMUNHÃO DOS SANTOS

Bem-aventuranças vividas, santidade testemunhada

Acolhida e apresentação Criar um ambiente acolhedor e silencioso desde a apresentação.

Canto: Onde reina o amor, fraterno amor. Onde reina o Amor. Deus aí está.

Saudação: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Dirigente: A fileira dos santos canonizados na Igreja é muito extensa e maravilhosa, pois eles enriquecem nossa espiritualidade. O primeiro mártir de nossa fé é o próprio Cristo. Ele é o coração da comunhão dos santos.

L1: As comunidades cristãs não viviam o seguimento a Jesus pelo legalismo ou pelo ritualismo. Para elas a fé cristã não era entendida como um “sistema religioso”, a vivência do Jesus de Jesus era conhecida como “Caminho”, que era a maneira mais acertada para viver com sentido e esperança (cf. Palaoro, 2021).

Dirigente: Muitos homens e mulheres, santos e santas de ontem e de hoje, caminhando com Jesus, descobriram que são (somos) amados por Deus, chamados enquanto povo ao serviço e a solidariedade. Essa vivência é fecunda principalmente, na abertura à oração, no exercício de ouvir o chamado do Espírito e cultivar o diálogo, no acolhimento as diferenças e na vivência em uma comunidade que nos apoie e nos convide a sonhar.

Todos: A exemplo de Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, busquemos a santidade em nossa vida, seguindo Seu modelo de perfeita discípula missionária de Jesus.

Ave Maria, cheia de graça....

RECORDAÇÃO DA VIDA Quais fatos desta semana nos chamaram atenção, seja em nossa família? Em nossa comunidade? No bairro? Na cidade? No país? Quais as alegrias que experimentamos?

Leitura Orante da Bíblia 2022 | 03