Page 1

Dia

ANO 19

30 Novembro QUARTA-FEIRA

www.omunicipio.com

Nº 999 - Valor R$ 2,00

Diário O Município

Tempo

Manhã

Tarde

Noite

MÁX. 26º - MIN. 17º Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.

Tragédia com a Chape abala futebol Mundial Subestação de Sangão tem início em janeiro de 2017 PÁGINA 05

PÁGINA 10

Treze de Maio em dia com seu Plano Municipal de Educação PÁGINA 07

Fone: (48) 3624-2093 - Avenida Duque de Caxias – Centro - Jaguaruna (Ao lado da Salfer)


02

30 de Novembro de 2016

• www.omunicipio.com

GERAL

Asfalto na comunidade de Costa da Lagoa em estágio adiantado JAGUARUNA

A

Rodovia Idio Gomes de Carvalho, a tradicional Estrada Geral de Costa da Lagoa em Jaguaruna, está com a obra em estágio adiantado. O trecho já recebeu a capa asfáltica até em frente ao Centro Comunitário São Pedro. Os recursos são oriundos do BADESC, num total de R$ 1.549.885,34. Segundo o prefeito de Jaguaruna, todos os esforços estão sendo concentrados com objetivo de inaugurar a obra ainda este ano.

Servidora recebe homenagem em sua despedida TREZE DE MAIO

Q

uem recebeu as homenagens esta semana foi a servidora pública municipal de Treze de Maio, Vandelir Kilipper Paseto, a popular Tita, pelos seus 35 anos dedicados à saúde no município e que agora irá se afastar devido à aposentadoria. O prefeito Clesio Bardini de Biasi esteve na despedida da funcionária e agradeceu pelos feitos nestes anos todos. “Tita sempre foi uma servidora focada em seu trabalho, atendendo e prestando serviços de maneira exemplar e que foram muito relevantes na saúde da população de Treze de Maio. Por isso, em nome de toda a Administração Municipal, nosso muito obrigado”, agradeceu.

Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita - Salmos 16:11

Expediente Fundado em 07 de junho de 1997 Editor Chefe: Reinor Marcolino - Reg.SC 02.423-JP Redação: Guilherme Guimarães Espindola Designer/Diagramação: Fabio Julio Gonçalves Correção: Jatênia Elza Serafim da Silva Desenhos: Vitor Bitencourt Colaboradores: Jaison Bez Fontana, Vilson Schambeck, Evandro Marques Pacheco, Arilton Barreiros, Beto Madeira, João Carlos Idalêncio, Fabricio De Bittencourt Filho, Ramon Freccia.

Impressão: Gráfica Alternativa Endereço: Rua Bernardo Schimitz, 800 - Centro - Jaguaruna Fones: (48) 3624-2456 / 9996-2999 Whatsapp: (48) 9671-3638 E-mails: jornalomunicipio@gmail.com diarioomunicipio@gmail.com comercial@omunicipio.com Site: www.omunicipio.com Facebook: http://www.facebook.com/

jornalomunicipiojaguaruna Circulação: Gravatal, Jaguaruna, Sangão, Treze de Maio, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Capivari de Baixo e Tubarão. Assessoria Jurídica: Fabrício de Bittencourt Filho - OAB/SC 40.578 Diógenes Luiz Mina de Oliveira - OAB/SC 26.894

Matérias assinadas e colunas são de responsabilidade de seus autores


30 de Novembro de 2016

www.omunicipio.com •

Tokes

Reinor Marcolino Transição de governo em Jaguaruna

Um sonho no chão Santa Catarina, o Brasil e o mundo ficaram chocados com a notícia logo cedo do acidente aéreo em Medelín, na Colômbia, que ceifou vidas de atletas, jornalistas, médicos e dirigentes de futebol da Chape. Ninguém esperava receber uma péssima notícia, principalmente de um clube de guerreiros que estavam escalando degraus por degraus para chegarem à grande conquista que seria a copa Sul-americana. Famílias enlutadas choram a morte de seus entes queridos que num piscar de olhos deixaram esse plano para estarem ao lado de Deus. Que as famílias sejam confortadas mesmo que a dor ultrapasse o conhecimento espiritual.

03

Já iniciou a transição de governo na Prefeitura de Jaguaruna. O Prefeito Luiz Napoli tem repassado todas as informações que a equipe de transição do Prefeito eleito Edenilson Montini está requisitando.

Administração e finanças O nome de Marcio Schimitz surgiu como possível secretário de Administração e Finanças do governo Edenilson e Chico a partir de 2017.

Dalmir na boca do povo

Tragédia para se pensar na vida O trágico acidente aéreo com a equipe da chapecoense na Colômbia simplesmente mostrou ao mundo que somos como grão de areia para Deus. Muitas vezes o orgulho, a arrogância a ganância pelo poder e por coisas materiais nos tiram o foco de coisas simples que deixamos de valorizar no dia a dia. Simples como um abraço na esposa, um beijo no filho um aperto de mão, enfim, a vida deve ser vivida a cada segundo e aproveitada como se não houvesse o amanhã.

Castilho presta homenagem

Nome do vice-prefeito eleito de Sangão Dalmir Carara (PP) cresce na opinião popular para ser o candidato emergência, se houver nova eleição no município.

Voto contra Algumas pessoas que votaram no PMDB de Sangão me asseguraram que se houver nova eleição irão votar contra o seu partido. Asseguram que foi palhaçada essa de recorrer da vitória nas urnas do prefeito Castilho.

Serginho 2017 É provável que a presidência do legislativo de Jaguaruna continue para 2017 com o atual presidente Sergio Bitencourt. Desta forma, Sergio emendaria sua gestão em dois anos, continuando os trabalhos sem interrupção.

PR no esporte O PR de Jaguaruna, coligado com o PMDB na eleição desse ano, poderá emplacar Deivet Pires na secretaria de esportes.

Fui... Deus é tão sábio e misericordioso que ele criou o tempo e o tempo serve para muitas coisas, inclusive para ir amenizando e diminuindo a dor das perdas de entes queridos. “Em 2013, fomos testemunhas da alegria do Deputado João Rodrigues por ver a Chapecoense ir para a Série A. Três anos depois, com toda a ascensão que esse time teve, sendo hoje um dos principais clubes do Brasil, nos acomete essa tragédia incomensurável, que abala todos os nossos corações. Nossas preces às famílias das vítimas e também a toda a cidade de Chapecó, apaixonada por este clube tão querido. Meus pêsames também ao Deputado João, um torcedor ilustre e que se mostra um guerreiro, um líder que agora tem a missão de ajudar a cidade a se reerguer deste momento terrível”, escreveu o Prefeito de Sangão, Castilho, na rede social Facebook.


04

• www.omunicipio.com

30 de Novembro de 2016

GERAL

Catarinenses podem usar ferramenta digital para controlar consumo diário de água A

gora ficou mais fácil para os catarinenses acompanharem o consumo de água em casa, empresas e condomínios. Uma ferramenta digital, chamada Consumo Diário, foi lançada pela Casan e está disponível no portal e.Casan. O acesso simples (basta colocar CPF/CNPJ e número da matrícula) permite acompanhar o consumo diário de água de uma casa, de um estabelecimento comercial ou de um condomínio inteiro, evitando surpresas na tarifa. A utilização da ferramenta ajuda a identifi-

car eventuais vazamentos (principalmente os ocultos) ou diagnosticar consumos anormais na unidade. Mais do que isso, permite traçar o padrão de consumo de uma unidade. No caso de condomínios, por exemplo, a planilha que consta no site substitui o serviço de controle remoto que era oferecido pela companhia até outubro, pois a tabulação pode ser facilmente acompanhada pelo síndico, de modo que ele demonstre a todos os moradores o histórico de consumo individual das unidades.

Técnicos do Governo do Estado trabalham para liberar corpos das vítimas do voo na Colômbia

O

governador Raimundo Colombo informou que a Infraero está pronta para levar os familiares das vítimas do acidente aéreo ocorrido na madrugada de terça-feira (29), na

Colômbia, a fim de começar a identificar os corpos dos brasileiros que morreram no desastre. Entre os mortos estão a delegação da Chapecoense, time do Oeste que iria disputar

a primeira partida da Final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional de Medellín e uma equipe de jornalistas brasileiros que iam cobrir a partida, entre outros passageiros.

O jogo seria hoje (30), em Medellín. Pelo menos 76 pessoas morreram. Colombo deslocou-se para Chapecó para prestar solidariedade aos familiares das vítimas por meio de ações efetivas que agilizem os processos de reconhecimento e liberação dos corpos. “O avião da FAB sairá de Manaus e vai trazer os corpos assim que forem liberados. Também estão indo uma equipe técnica do Governo de Santa Catarina e alguns embaixadores para reforçar a equipe para fazer todo o trabalho com rapidez. O governador disse ainda que há um esforço concentrado para simplificar o processo de traslado dos corpos para Santa Catarina. “Conseguimos construir com a diplomacia brasileira, uma forma de respeitar os trâmites legais e liberar os corpos com a

maior brevidade possível. “Eu trago a solidariedade de todos os catarinenses e de pessoas de diversos lugares de nosso país. Desejo muita força e fé a todas as famílias. Estamos aqui também para ajudar a movimentar todos os mecanismos que são pos-

síveis para a proteção e apoio, cuidando de todos os detalhes para que possamos enfrentar essa situação juntos. Vamos trabalhar nisso. Agora é hora de mostrar nosso apoio por meio de ações de proteção”, disse o governador.


30 de Novembro de 2016

www.omunicipio.com •

Arilton Barreiros e-mail: arilton@radiosc.com.br - Celular: 9616-4393

As feridas que o homem produz em si mesmo dificilmente se curam. Willian Shakespeare, poeta e dramaturgo inglês.

O QUE ROLA NA REGIÃO - Sindicalista e suplente de vereador, Carlos Zamparetti vem sendo aconselhado por amigos e familiares a escolher uma sigla onde sua eleição possa se tornar viável no futuro. Zamparetti, por duas vezes, acabou fazendo mais votos que muitos candidatos que entraram na Câmara e acabou na suplência devido à legenda. - Prefeito eleito de Grão-Pará, Márcio Borba Blasius, definiu o nome de Ricardo Ascari para ocupar a pasta da Saúde. Ele foi o primeiro nome anunciado para a administração. Ricardo é filho do atual prefeito, Amilton Ascari e possui muita habilidade e capacidade para desenvolver um excelente trabalho. - Vereador e vice-prefeito eleito de Tubarão, Caio Tokarski fez questão de nos comunicar que nem ele e nem Jairo Cascaes tiveram qualquer participação na indicação do médico Vicente Corrêa Costa para a Gerência de Saúde, como foi informado. O PSD tem um líder que se chama deputado José Nei Ascari e foi dele a indicação. - Presidente do Sindilojas de Tubarão, comerciante Harrisson Marcon Cachoeira, que deverá ser o próximo presidente da CDL, Câmara de Dirigentes Lojistas, foi quem assinou a escritura do terreno comprado para a construção de uma nova escola ao lado da sede do Sesc, na rua Antônio Hülse. - Prefeito de Capivari de Baixo, Moacir Rabelo, criticado pelos seus opositores, já disse que pretende deixar o cargo de cabeça erguida e passará o comando ao prefeito eleito, Nivaldo Souza, em melhores condições do que recebeu. Sexta-feira passada ele autorizou colocar na conta dos servidores o salário de novembro. - Presidente do PPS, Flávio Alves, não esconde sua vontade de ver o radialista Paulo Garcia aproveitado no governo de Joares e Caio. Com relação à ida do vereador Eraldo Pereira para a secretaria de Infraestrutura e abertura de vaga para o professor Maurício Silva assumir a Câmara, disse que não sabe de nada. - Advogado Cássio Medeiros já comunicou ao prefeito eleito, Joares Ponticelli, que não pretende participar do governo. A secretaria de Governo deve ficar com o vice Caio Tokarski. Os funcionários da Unisul, Daisson Trevisol e José Matiola, só serão confirmados na Saúde e Educação com o aval da reitoria. - Prefeito eleito de Tubarão, Joares Ponticelli, vai pedir à sociedade uma trégua de seis meses para poder governar com tranquilidade. Ele esteve reunido com a equipe de transição e recebeu um relatório da realidade da prefeitura, bem como um esboço de como deverá funcionar a máquina administrativa. - Confirmado o fechamento da agência do Banco do Brasil, antigo Besc, na avenida Marcolino Martins Cabral. Todas as contas passarão para a agência central. Já a agência de Oficinas será transformada em posto de atendimento. O mesmo acontecerá com as agências de Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima e Pedras Grandes. - Embaixador da Palestina, professor Fawzi El Mashni, foi homenageado pelo Centro Acadêmico do curso de Relações Internacionais de Tubarão e Florianópolis, que a partir de agora passa a ter seu nome. Fawzi é um dos remanescentes do curso, que comemorou recentemente 20 anos de atuação.

VERSÃO CONFIRMADA Na última campanha eleitoral em Tubarão, o Partido Social Cristão acabou tendo problemas internos que culminaram com a saída do presidente Paulo César Lopes da sigla. PC, na época, alegou que o diretório estadual não cumpriu o que havia sido prometido e citou o vereador eleito Douglas Antunes como testemunha de que é praxe a cúpula estadual deixar os diretórios municipais à míngua. Douglas, em entrevista na Rádio Santa Catarina, confirmou as palavras do então presidente do PSC e disse que quando foi candidato a deputado estadual, também teve promessa de ajuda e acabou se complicando financeiramente porque os compromissos não foram honrados. Declarou que deixou o PSC e migrou para o PMDB, onde acabou se elegendo. Culpou o ex-deputado Adelor Vieira e garantiu ter as notas guardadas para comprovar o que disse. Portanto, Paulo César tinha razão quando desfiliouse do PSC. SECRETARIADO DEFINIDO Prefeito eleito de Gravatal, Edvaldo Bez de Oliveira, o popular Vardo e seu vice, Vanderlei Nazário Marega, junto com outras lideranças do PMDB, definiram o secretariado para o governo que vai assumir o município em 1º de janeiro de 2017. Para a Agricultura e Pecuária, João Batista Rafael Ferreira. Para Turismo e Comércio, Fabrício de Medeiros. Na secretaria de Saúde foi confirmado o nome de Francismari R. Lessa. Na Educação, o nome escolhido foi o de Maria Estela Machado Vieira Gomes. Na Administração e Finanças, ficará o vice Marega. Transportes e Obras, Hamilton dos Santos Firmino. Na Assistência Social e Habitação, Maria Izabel Cristina Neves Rodrigues. Para a nova empresa a ser criada no município, Águas de Gravatal, o escolhido foi o ex-prefeito Rudnei Carlos do Amaral Fernandes, o popular Nei e para a chefia de Gabinete, Idoir Daufemback Hoepers. MAÇONARIA EM AÇÃO Membros das cinco lojas maçônicas do Grande Oriente do Brasil/SC, situadas em Tubarão, com o apoio do grão-mestre Adalberto Aluízio Eing e sob a coordenação de Sérgio de Bona Portão e dos veneráveis mestres, juntaram recursos do próprio bolso e contribuições dos Grandes Orientes baseados em Brasília e Florianópolis e da loja maçônica Palmeira da Paz, de Blumenau, para auxiliar entidades e pessoas. Foram entregues cheques para o Lar da Menina no valor de R$ 40 mil; Ceaca de Capivari de Baixo, R$ 9 mil; Grupo de Escoteiro Willy Zumblick, R$ 2.187,00; e Albergue Noturno Pousada da Paz, no valor de R$ 1,5 mil. Também várias pessoas indicadas por obreiros das lojas foram beneficiadas. Há muito tempo, os maçons, pelo Brasil afora, prestam auxílios sem que seja feita qualquer divulgação. A instituição, que tem como tripé a liberdade, igualdade e fraternidade, não é muito afeita a bajulações, já que seus integrantes têm como máxima “o que a mão direita faz, a esquerda não precisa saber”.

05

GERAL

Subestação de Sangão tem início em janeiro de 2017

O

deputado estadual Zé Milton, atendendo à solicitação de lideranças de Sangão e Jaguaruna, esteve reunido com o presidente da CELESC, Cleverson Siewert, para tratar da obra de ampliação da subestação de Sangão. No encontro que contou com a presença do prefeito de Sangão, Cas-

tilho Silvano, diretores da ACIRJ, Fábio dos Santos e Evaldo Ávila e do empresário Gilson Silva, foi confirmado que a obra de ampliação terá início em janeiro de 2017. “Ela já foi licitada, somente estamos aguardando a conclusão de outras duas obras para darmos início”, informou o presidente da CELESC às lideranças.


06

30 de Novembro de 2016

• www.omunicipio.com

GERAL

Empresário recebe moção de aplauso em Treze de Maio A

pedido feito pelo vereador Cleiton Saraiva, de Treze de Maio, a seção da Câmara prestou uma moção de palmas ao empresário Gilmar da Silva de Pieri, pela coragem em instalar um grande empreendimento comercial no centro da cidade, gerando empregos e fortalecendo o capital de giro no município. Na ocasião, toda a família esteve presente na homenagem e agradeceu ao vereador pela indicação. Cleiton também comentou que mais pessoas tivessem este tino empresarial, pois também é uma maneira de diversificar as ofertas de emprego no município.

Escolas municipais apresentam projetos em parceria com o programa ECOA TUBARÃO

N

a última semana, o Programa ECOA, do Instituto Alcoa, realizou um evento de celebração entre as escolas participantes da iniciativa. Entre elas estavam presentes as escolas municipais Presidente Juscelino Kubistcheck, Manoel Rufino Francisco, Manoel José Antunes, João Paulo I, João Hilário de Mello e São Martinho. O evento ocorreu no Salão Paroquial Santa Clara, no bairro Vila Esperança. Tal encontro teve o objetivo de compartilhar os projetos desenvolvidos pelas escolas e comunidade ao longo

do ano. Cada participante escolheu e trabalhou uma determinada temática. A escola Juscelino Kubistcheck optou pelo tema “Minha Escola em cores”; já a escola João Paulo I trabalhou a “Diversidade Cultural, respeito e igualdade”; Rufino, “Valores para a vida”; Manoel José Antunes, “Meu espaço, seu espaço”; e João Hilário de Mello, “Trem da alegria”. Os projetos tinham o intuito de promover o respeito às diferenças culturais e incentivar a revitalização dos espaços escolares. Esse evento contou com a exposição de trabalhos manuais, banners, apresentações artísticas e entrega de certificados.


30 de Novembro de 2016

www.omunicipio.com •

07

GERAL

Coorsel realiza confraternização entre seus grupos de mulheres TREZE DE MAIO

N

a última semana a Coorsel realizou em sua sede no município de Treze de Maio, a festa de confraternização e encerramento dos trabalhos dos grupos de mulheres. Participaram do evento aproximadamente cem (100) mulheres dos sete Grupos de Mulheres, divididos em diversas comunidades atendidas pela Cooperativa. Durante a noite, diversos brindes foram sorteados. Além disso, as mulheres foram contempladas também

com a belíssima abertura das luzes de Natal da Coorsel e com a entrega de um avental personalizado a cada uma delas. Na oportunidade, o Presidente Vitorassi agradeceu todas as mulheres e monitoras pela presença e as parabenizou por todos os trabalhos realizados durante o ano. A parceria entre estes Grupos e a Coorsel significa o reconhecimento a todas estas mulheres, que desenvolvem em suas tarefas um trabalho de integração e cooperação em suas comunidades.

Secretaria da Saúde realiza Natal Treze de Maio em dia com seu Plano solidário em Pedras Grandes Municipal de Educação

V

ocê já parou para dar uma olhadinha na quantidade de brinquedos que o seu filho tem? E na quantidade que ele nem dá bola, nem olha, quanto mais brincar? A Secretaria de Saúde do município de Pedras Grandes está realizando a campanha do “Natal Solidário”, com o ob-

jetivo de levar a alegria a várias crianças carentes do nosso município, através da doação de um brinquedo novo ou usado, em bom estado de conservação. O sucesso desta campanha depende do coração solidário de cada um de vocês. Pequenos gestos geram grandes trans-

formações. Que tal fazer algo diferente este ano, no Natal? Doe um brinquedo que seu filho não usa mais e faça uma criança feliz! Os postos de arrecadação estão localizados na Secretaria de Saúde, Posto de Saúde Central e no Posto de Saúde de Azambuja.

A

equipe técnica respon sável pelo Plano Municipal de Educação de Treze de Maio esteve participando de uma reunião na Amurel, em Tubarão, com todos os municípios da Associação. Na pauta a situação atual dos municí-

pios assistidos com relação às etapas de trabalhos propostos para o monitoramento e avaliação dos Planos de Educação. O grupo também contou com a presença do Avaliador Educacional Técnico do Ministério da Educação,

João Gama, que atua na rede de assistência dos Planos de Educação. Sendo que de acordo com a equipe de Treze de Maio, o município foi congratulado por estar com todas as etapas cumpridas até o momento.


08

• www.omunicipio.com

30 de Novembro de 2016

VARIEDADES HORÓSCOPO ÁRIES- A Lua começa um novo ciclo, entra em sua fase Nova no signo de Sagitário marcando o início de uma fase de maior envolvimento com projetos de médio prazo, pessoais e profissionais. Os contatos com pessoas e empresas estrangeiras, serão mais frequentes, assim como as viagens internacionais. O momento é ótimo para a meditação e interiorização. TOURO -A Lua começa um novo ciclo, entra em sua fase Nova no signo de Sagitário deixando você mais fechado e voltado para o seu mundo emocional, decidido a deixar pessoas e sentimentos nocivos para trás. Pode ser sentida, como uma fase de limpeza. A negociação de uma parceria ou sociedade financeira, pode começar.

GÊMEOS -A Lua começa um novo ciclo, entra em sua fase Nova em Sagitário marcando o início de um período de maior envolvimento nos relacionamentos, pessoais e profissionais. Uma sociedade ou parceria comercial pode começar a ser negociada. Um bom acordo, entre partes, pode ser firmado. CÂNCER-A Lua começa um novo ciclo, entra em sua fase Nova em Sagitário marcando o início de um período de mudanças e exigências em sua rotina, especialmente a de trabalho. Nesta fase, você pode ser convidado para participar de um novo projeto ou mesmo para um novo emprego. O período é ótimo para os cuidados com a saúde LEÃO -A Lua começa um novo ciclo, entra em sua fase Nova em Sagitário marcando o início de um período de maior movimento em sua vida social e aproximação dos amigos. É possível que você comece um projeto que exija um trabalho criativo de sua parte. Dedique-se a ele, sem receios. O relacionamento com os filhos, melhora significativamente. VIRGEM -A Lua começa um novo ciclo, entra em sua fase Nova em Sagitário deixando você mais fechado e voltado para sua vida doméstica e os seus. Neste período, você pode distanciar-se da vida social priorizando a vida pessoal e doméstica. O momento é ótimo para promover almoços e reuniões para amigos e parentes mais próximos, em sua casa. LIBRA -A Lua começa um novo ciclo, entra em sua fase Nova em Sagitário movimentando assuntos que envolva e melhore a comunicação e facilitando questões que envolvam acordos e negociações. Um novo projeto pode ser negociado, assim como a possibilidade de um novo contrato. Fique atento a novas oportunidades. ESCORPIÃO- A Lua começa um novo ciclo, entra em sua fase Nova em Sagitário indicando dias de maior envolvimento com suas finanças e investimentos. O período é bom para a reorganização de suas finanças. Um projeto, envolvendo o aumento de seus rendimentos e lucros, pode ser negociado e aprovado. SAGITÁRIO -A Lua começa um novo ciclo, entra em sua fase Nova em seu signo indicando um período de abertura e novidades. Um novo projeto pode ser negociado ou aprovado neste período, e colocado em prática, prometendo trazer crescimento e expansão. Os estudos também estão favorecidos, assim como as viagens. CAPRICÓRNIO-A Lua começa um novo ciclo, entra em sua fase Nova em Sagitário deixando você mais fechado e voltado para seu mundo emocional. O momento é ótimo para começar a planejar um novo projeto, pessoal ou profissional. Aproveite este momento de interiorização, para a prática do yoga e da meditação. AQUÁRIO -A Lua começa um novo ciclo, entra em sua fase Nova em Sagitário indicando um período de maior envolvimento com um projeto que envolve uma nova equipe de trabalho. O crescimento pessoal e profissional, chegam unidos a esse projeto. Um novo contrato, com uma grande empresa, pode ser firmado. PEIXE -A Lua começa um novo ciclo, entra em sua fase Nova em Sagitário prometendo boas novidades em sua carreira e caminho profissional. Um novo projeto que você faz parte, pode ser aprovado. Um convite, para fazer parte de uma nova equipe de trabalho ou mesmo uma promoção podem acontecer neste período.

Joana beija Giovane. Rômulo vence a luta, mas Lopes avisa que o rapaz só receberá o pagamento depois de todas as vitórias. Ricardo manda Bárbara levar Juliana até a casa de Jabá. Joana conversa com Tânia sobre Giovane. Rômulo mente para Nanda. Juliana e Bárbara presenciam uma briga de Jabá com o pai. Jorjão desconfia da história que Rômulo conta para justificar os machucados.

FUXICO

Respostas da cruzada da edição anterior

Namorada de Santoro renega o passado Mel Fronckowiak detesta lembrar que já foi miss bumbum. A ex-Rebelde, que é namorada de Rodrigo Santoro, venceu o concurso de traseiro mais bonito em 2008, em Paris (chique, né?). O que deveria ser motivo de orgulho (quem quis concorrer foi ela, ninguém obrigou), agora virou vergonha para a moça. E tem mais: Melanie (esse é o nome verdadeiro dela) não gosta que perguntem sobre o assunto, viu?

Cesar orienta João Amaro a ameaçar a família de Wagner. Wagner conta para Júlia sobre a explosão das traineiras. Loretta pensa em Vittorio. Ralf confessa a Beto que gosta de Milena. Júlia pede para Wagner escrever um bilhete anônimo para Alice. A linha de produtos gourmet da Arraial Pescados é um sucesso. Vittorio flagra Beto consolando Lenita e fica com ciúmes.

Gui e Júlia observam Alex e Beatriz. Romildo alerta Alex sobre a chegada da polícia. Nicolau se sensibiliza com o carinho de Joana e Caio. JF culpa Luana por ter perdido a audição. Gui se preocupa com Júlia. Nicolau toca violão no luau e todos ficam admirados. Gui matricula Zac na escola de Chiara. Júlia comenta com Nelson que quer deixar a cidade.

Wesley e Salete choram a morte de Zelito. Salete avisa a Flávia o que aconteceu com Zelito e Isabela. Salete demite Gustavo. Ciro pede desculpas para Vitória e Pedro incentiva a irmã a voltar para a casa de Augusto. Tião decide não demitir Vanessa, pedindo à secretária para não contar a ninguém que Zelito o procurou. Tião avisa a Miro que fará Magnólia se apaixonar por ele.


30 de Novembro de 2016

www.omunicipio.com •

09

ESPORTES

Roberto Cavalo deixa o Tigre R

oberto Cavalo não é mais técnico do Criciúma. Comunicado acaba de ser feito pelo presidente Jaime Dal Farra, em coletiva no Criciúma. Além dele, Paulo Pelaipe também deixa o clube, que irá começar do zero a montagem de seu departamento de futebol para a próxima temporada. “Emerson Almeida retoma o departamento de futebol e vamos em busca de novos nomes para o departamento de futebol. Isso adia um pouco nosso projeto, mas temos 20 jogadores de alto nível e estamos prontos para

começar o Catarinense”, comenta Dal Farra. Dal Farra afirmou que a saída de Cavalo foi iniciativa do próprio treinador, que sentiu o clima ruim depois da demissão de parte da comissão técnica. “Foram tomadas atitudes que não aprovamos e o próprio Cavalo entendeu que o clima tinha pesado. Por isso, ele fez o pedido para deixar o Criciúma e foi aceito. Ele fez um grande trabalho, tenho que fazer um agradecimento a ele e também ao Pelaipe, com quem aprendemos bastante”. Durante a Coletiva,

ele voltou a reafirmar que não comentaria as demissões de integrantes da comissão técnica porque era assun-

to de consumo interno. “Não tinha necessidade de ir para a imprensa esse assunto, eu não vou comentar, mas

houve confusão”. Dal Farra admitiu que Cavalo tinha desgaste com a torcida e que com as mudanças,

o torcedor pode voltar ao clube. “O torcedor precisa entender que futebol é feito com dinheiro”.

Campeonato de Futsal de Pedras Grandes termina com Ilhota campeã “

Mais do que um esporte, para muitos o futebol é um estilo de vida”. Na última semana, encerrou o Campeonato de Futsal do município de Pedras Grandes, com a presença do prefeito municipal Antônio Felippe Sobrinho, outras autoridades e um expressivo público. Foram jogos que ficaram marcados na vida de cada torcedor que acompanhou seu time favorito. As disputas aconteceram aos sábados, no Ginásio Pedro Ivo Campos, com um grande público assistindo. Muitas equipes participaram do campeonato. Para o ano de 2016, a equipe da Ilhota

se consagrou campeã. Em segundo lugar ficou a equipe de Cachoeira S.K.C, terceiro Azambuja/Canela e quarto lugar Pedrinhas. Outros títulos foram concedidos, como Jogador Revelação para Duca do Morro, Goleiros menos vazados, Sandro Henrique e Marciel, do Time Cachoeira, equipe mais disciplinada, Amigos do Sertão, craque do Campeonato foi para Fernandinho Tournier, equipe de Azambuja/Canela, artilheiro do campeonato para Cleide, da equipe de Ilhota e por fim, melhor jogador da final foi premiado o jogador da Ilhota, Quintino Antunes.


10

• www.omunicipio.com

30 de Novembro de 2016

ESPORTES

Tragédia com a Chape abala futebol Mundial A

defesa civil de Medellín, na Colômbia, informou na madrugada desta terça-feira que o avião da empresa LAMIA Airlines, de matrícula CP2933, que transportava os jogadores da Chapecoense para a cidade, sofreu um acidente antes do pouso no aeroporto José Maria Córdoba, às 22h15, no horário da Colômbia, 1h15, horário de Brasília. O prefeito da cidade de Medellín, que acompanha a operação de resgate, informou que 75 pessoas morreram no acidente e seis sobreviveram. No início da madrugada, a aeronave com 72 passageiros perdeu contato com a torre de transmissão do aeroporto e sofreu um acidente na região de Rio Negro. Segundo o departamento de aviação civil do país, também havia nove tripulantes. Segundo informações, antes de chegar perto do aeroporto, o avião perdeu a comunicação com a torre de controle. De acordo com o aeroporto, falhas elétricas foram as causas do acidente. Os seis sobreviventes foram três jogadores, Alan Ruschel, Follmann e Neto, um jornalista, Rafael Henzel, uma comissária de bordo colombiana, Ximena Suarez, e Erwin Tumiri, técnico da aeronave. A delegação da Chapecoense saiu do Aeroporto de Guarulhos nesta segunda à tarde. O voo fez escala em Santa Cruz de la Sierra e depois partiu para a Colômbia, onde a equipe teria a primeira partida da final contra o Atlético Nacional, nesta quarta-feira. A equipe de reportagem do canal Fox Sports e do site Globoesporte.com também viajavam com o elenco da Chape. Ao todo, 21 jornalistas brasileiros estavam no avião. De acordo com as autoridades, o local é montanhoso e, devido às condições climáticas, só é possível chegar por via terrestre e mesmo assim com muitas dificuldades. O prefeito da Antioquia, região próxima, pediu ajuda aos locais que tenham caminhonetes 4x4 para chegar ao terreno do acidente. Os helicópteros tiveram de deixar o local por conta das condições adversas do tempo. Caixas Pretas são encontradas A Aeronáutica Civil colombiana, que vai investigar as causas do acidente com o avião da Chapecoense no país, já está com as duas caixas -pretas da aeronave – onde ficam registrados os dados do voo. A informação foi confirmada ao G1 pelo chefe de comunicação do órgão de governo, Uriel Bedoya, que visitou o local da queda, perto de Medellín. O diretor-geral da Aerocivil, Alfredo Bocanegra, publicou a foto de uma das caixas -pretas no Twitter. Na mesma rede social, o órgão divulgou que as caixas estão em perfeito estado.


30 de Novembro de 2016

www.omunicipio.com •

11

SEGURANÇA

Mutirão para construir a nova sede dos Bombeiros Voluntários JAGUARUNA

A

nova sede da associação dos serviços sociais voluntários de Jaguaruna, os Bombeiros Voluntários, recebeu recentemente um valor expressivo dos clubes de serviço Lions Clube de Jaguaruna e Treze de Maio. O total doado pelas entidades foi de R$ 16.000,00. Segundo o Comandante dos Bombeiros Voluntários, HUGO LEONARDO MEDEIROS, em breve acontecerá um mutirão para a construção das lajes do prédio, através dos voluntários da entidade dando assim andamento naquela obra tão aguardada pela região.

Moradores afirmam ter visto Descendo OVNIS em Jaguaruna do telhado por cordas, ladrões furtam mais de 14 mil TUBARÃO

U

A

lguns moradores da comunidade de Arroio Corrente Jaguaruna afirmam ter presenciado nos últimos dias a pre-

sença de objetos voadores não identificados. Uma matéria interior no Portal, divulgou imagens de vídeo e fotos do suposto

objeto não identificado, aclamando muitas opiniões da população em geral. Nesta terça-feira, a equipe da TV PORTAL, ca-

nal do Grupo Portal, se fez presente na comunidade para ouvir alguns moradores a respeito do fato acontecido deste objeto

não identificado que, segundo eles, tratase de algo nunca visto igual. O link pode ser acessado no www. portaljaguaruna.com.

m centro comercial localizado na região central de Tubarão foi furtado nessa segunda-feira. A proprietária informou à Polícia Militar do município que as telhas do estabelecimento foram quebradas e os ladrões entraram no local descendo por cordas. O prejuízo foi estimado em mais de 14 mil reais, além de outros objetos, como: 400 peças automotivas e cerca de 100 ferramentas diversas. O caso será investigado.


12

• www.omunicipio.com

30 de Novembro de 2016

CONTRACAPA

AMUREL promove hoje mais uma reunião com os prefeitos eleitos dos municípios associados A

Associação de Mu nicípios da Região de Laguna – Amurel reúne pela segunda vez após as eleições de outubro os prefeitos eleitos dos municípios associados. É nesta quarta-feira, 30, entre 9h e 12h, na sede da entidade, em Tubarão. Na pauta da reunião estão: 1) Apresentação da proposta de parceria e convênio com a Udesc para o desenvolvimento do projeto Rondon nos municípios interessados; 2) Apresentação da Caixa Econômica Federal, produtos, serviços e equipes de atendimento aos municípios; exposição

das principais necessidades e demandas dos municípios; Entrega de relatório com a situação das obras/ equipamentos em andamento no município; soluções e oportunidades para o município; 3) Apresentação institucional da rede municipalista (Fecam, Aris, Ciga e Egem); O primeiro encontro com os prefeitos e vices eleitos ocorreu no fim de outubro, ocasião em que foi feita uma apresentação da Associação aos novos gestores municipais, mostrando os principais serviços, assessorias e atividades desenvolvidas pela Amurel, desde sua fundação, em 1970.

VENDO LOTE NA PRAIA DO CAMACHO FINANCIO EM ATÉ 48 PARCELAS COM PEQUENA ENTRADA TRATAR FONE: (48) 3624-6248 OU (51) 99685-3829 EMAIL: copromat@brturbo.com.br

Edição 969  

205ª edição de 2016

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you