ED.3137 - SEG 08-12-2025

Page 1


Artigo/opinião

Jornalista / Radialista / Filósofo

Pós Graduado em Gestão Escolar, Pós Graduado em Ciências

Políticas, Pós Graduado em Mediação e Conciliação MBA em Gestão Pública.

Portaria federal ameaça transparência pública brasileira

O governo federal parece ter redescoberto o gosto pelo escuro. E não qualquer escuridão, é aquela em que o Estado decide sozinho o que o cidadão “deve” ou “não deve” enxergar. A portaria do Ministério das Relações Exteriores que permite negar pedidos feitos pela Lei de Acesso à Informação (LAI) mesmo sem que o documento tenha sido oficialmente classificado como sigiloso é mais que um tropeço burocrático é um convite ao arbítrio.

A sutileza da manobra é quase uma confissão de culpa. Em vez de assumir que certos papéis foram cobertos com o manto do sigilo, o governo agora poderá simplesmente não entregar nada, sem precisar explicar por quê. É o sigilo sem assinatura, a censura sem protocolo, o “não vou mostrar e pronto”. O tipo de expediente que qualquer síndico autoritário adoraria ter à mão, mas que um país que se diz democrático deveria repudiar imediatamente.

E como se não bastasse, a portaria abre espaço para que qualquer informação que possa causar “embaraço” diplomático seja trancada a sete chaves. Embaraço para quem? Para o país ou para quem comanda momentaneamente o país?

Afronteira entre proteger o interesse nacional e proteger o governo de constrangimentos sempre foi tênue, agora, com essa regra, desaparece de vez. Basta invocar o fantasma do desconforto internacional e pronto: toda atividade estrangeira no Brasil pode virar segredo.

A ironia, claro, é que essa é a antítese do discurso eleitoral que garantia devolver a transparência ao centro da política pública, depois de anos de sigilos centenários impostos no governo anterior. Pois bem: prometeu luz, entregou penumbra. Prometeu abrir janelas, mas voltou a puxar as cortinas. E vale lembrar: transparência não é favor; é obrigação de quem governa. O Estado não é dono da informação, mas seu guardião.

Quando o governo cria mecanismos para esconder fatos, negociações e pareceres que moldam decisões tomadas em nome de milhões, rompe-se o contrato básico entre representante e representado. A publicidade dos atos públicos deixa de ser um princípio constitucional e vira moeda de troca. O cidadão, que deveria fiscalizar, passa a torcer para conseguir um fiapo de esclarecimento.

Essa portaria não é apenas uma má ideia, é um perigoso retrocesso.Ademocracia não resiste quando a verdade vira concessão estatal.

Defesa Civil de SC alerta para fortes temporais na segunda e terça

Na segunda-feira (08/12) e na terça-feira (09), a atuação de um ciclone extratropical deixa o tempo instável em toda Santa Catarina.

Ao longo da tarde e noite de segunda (08), há condições para temporais com chuva intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo, especialmente no Grande Oeste e nas áreas que fazem divisa com o RioGrandedoSul.Oriscoé moderado a alto para ocorrências como destelhamentos,quedadegalhoseárvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais no Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí, Grande Florianópolis Serrana, Litoral Sul e Planaltos, e baixo nas demais regiões.

Na terça (09), às instabilidadesseguempersistentes desde a madrugada, com chuva frequente e intensa, acompanhada por temporais isolados e rajadas de vento. Neste dia, o risco é moderado a alto para ocorrências associadas, principalmente, a alagamentos e enxurradas. Nas áreas lito-

râneas, as rajadas de vento ficam mais intensas, podendo chegar aos 70km/h.

ADefesa Civil recomenda:

Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessa-

dos.

Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.

Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.

Cantai ao Senhor um cântico novo, porque fez maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a salvação. Salmos 98-1

Fundado em 07 de junho de 1997

Editor Chefe: Reinor Marcolino - Reg.SC 02.423-JP

Jornalista Miguel Ângelo Herdy dos Santos. MTB/SC 4231

Designer/Diagramação: Fabio Julio Gonçalves

Colaboradores: Jaison Bez Fontana, Evandro Marques Pacheco. Impressão: Gráfica Soller

BalneárioArroio Corrente - Jaguaruna - SC Rua São João Batista, nº 661 Whatsapp: (48) 99671-3638

E-mail: diarioomunicipio@gmail.com

Portal: www.diarioomunicipio.com.br

Facebook: http://www.facebook.com/ jornalomunicipiojaguaruna

Assessoria Jurídica: Diógenes Luiz Mina de Oliveira - OAB/SC 26.894

Matérias assinadas e colunas são de responsabilidade de seus autores

Circulação: Gravatal, Jaguaruna, Sangão, Treze de Maio, Pedras Grandes, Urussanga, Morro da Fumaça, Capivari de Baixo, Tubarão e Laguna.

Azambuja e suas origens: O Mapa Histórico que revela a distribuição dos primeiros imigrantes italianos no Sul de SC

A

Planta Geral da ColôniaAzam buja, um documento histórico de 137 anos, revela a origem do desenvolvimento do Sul catarinense. O mapa detalha o assentamento inicial, com 1066 lotes distribuídos em 41 linhas, marcando o ponto de partida da imigração italiana no final do Século XIX nos atuais municípios de Pedras Grandes, Urussanga, Criciúma, Cocal do Sul, Treze de Maio, Tubarão, Morro da Fumaça, Siderópolis e Orleans.

Naquele tempo, todo este território fazia parte do município de Tubarão, emancipado de Laguna em 1870. Atraídos pela promessa de uma nova vida nas colônias de Azambuja (1877), Grão-Pará (1882) eNovaVeneza(1891),ofluxoimigratório para o sul do estado pode ter alcançado 6.664 italianos, de 1458 sobrenomes diferentes, entre os anos 1877 e 1897, segundo levantamento do autor com base em inúmeras fontes de pesquisa.

Neste contexto, surge o documento cartográfico intitulado “Planta Geral da Colônia Azambuja, na Província de Santa Catarina”, obra que

foi coordenada e desenhada em 1888 por Antonio Lopes de Mesquita e oferecida pelo autor ao Coronel Francisco de Barros Accioli de Vasconcellos, na capital Desterro, em dezembro daquele ano. Na parte inferior da imagem consta a informação agregada mais recentemente quando foi digitalizada: “Gentileza de Walmir Fernandes (Lauro Muller-SC), Pesquisa de Roque Salvan”. Odesenhoemescala1:100.000 metros, 130x80 cm, identifica áreas com a seguinte convenção: PatrimôniodaS.SA.AI.I,NúcleoUrussanga, Núcleo Accioli Vasconcellos, Núcleo Azambuja, Núcleo 13 de Maio (Presidente Rocha) e Núcleo Cresciuma. O trabalho também mostra quadros de Terras Particulares, Terras Devolutas, Sesmarias,Terras de Visconde de Barbacena e Serra Geral. Diversos rios são mapeados como o Tubarão, Carvão, Bonito, Mãe Luzia, Forquilhinha, Sangão, Manoel Alves, entre outros.Algumas vilas são identificadas como Campinas, Rio Vargedo, Azambuja, Cresciuma, Cocal, Urussanga, Pedras Grandes, OrleanseTrezedeMaio,eosmunicípios

com diárias a 30 mil

de Tubarão e Laguna. Outros pontosdedestaque:lagoas,morros,barras, o Cabo de Santa Marta, o Oceano Atlântico, linha telegráfica e a linha da Estrada de Ferro Dona Thereza Cristina.

Ao sobrepor o mapa antigo como uma camada de georreferenciamento no Google Earth, é possível localizar aproximadamente a disposição atual dos antigos povoados e lotes: 4ª Linha Linha Rio Sangão, 43 lotes (Criciúma); 3ª Linha Cocal, 12 lotes (Criciúma); Linha Patrimonio SSAlteza, 20 lotes (Cocal do Sul, Siderópolis); 2ª Linha Cocal, 25 lotes (Cocal do Sul); Linha Cocal, 31 lotes (Cocal do Sul); Linha Ferreira Pontes, 45 lotes (Cocal do Sul); Linha Braço do Cocal, 32 lotes (Cocal do Sul); Linha Estrada A. Vasconcelos, 34 lotes (Cocal do Sul, Urussanga); Linha Rio Comprudencio, 16 lotes (Urussanga);LinhaCocalBaixo,4lotes (Cocal do Sul); Linha Estrada de Cresciuma, 32 lotes (Cocal do Sul); Linha Braço do Cocal 2, 11 lotes (Cocal do Sul); Linha 2º Braço do Cocal, 11 lotes (Morro da Fumaça); Linha Rio Caethé, 62 lotes (Urussanga); Li-

nha Rio Deserto, 13 lotes (Urussanga); Linha Rio Americano, 36 lotes (Urussanga); Linha Rio Carvão, 40 lotes (Urussanga); Rio Urussanga, 24 lotes (Linha Rio Maior); Rio Urussanga, 31 lotes (Rio Maior); Linha Rio Molha, 14 lotes (Urussanga); Linha Rio Palmeira, 18 lotes (Urussanga, Orleans); Linha Rio doArmazem, 45 lotes (Urussanga); Rancho dos Bugres, 24 lotes (Urussanga, Pedras Grandes);LinhaRioBarroVermelho, 27 lotes (Urussanga); Rio Carvalho, 10lotes(Urussanga);LinhaUrussanga,36lotes(Urussanga);LinhaUrussanga Baixa, 23 lotes (Pedras Grandes, Treze de Maio); Linha Ribeirão da Areia, 14 lotes (Pedras Grandes); 2ª Linha Urussanga Baixa, 16 lotes (Treze de Maio); Linha Rio Caipora, 44lotes(TrezedeMaio);LinhaPaiva, 22 lotes (Treze de Maio); Linha Coruja, 33 lotes (Treze de Maio); Linha Extrema Corrêa, 14 lotes (Treze de Maio); Linha Mesquita, 34 lotes (Treze de Maio, Tubarão); Linha Fausto Junior, 38 lotes (Treze de Maio); Rio Cintra, 12 lotes (Pedras Grandes); Linha Rio Confluente, 25 lotes (Pedras Grandes); Linha Rio Santo Antônio

festival será nos dias 11, 12, 13 e 14 de dezembro (quinta, sexta, sábado e domingo da próxima semana), sempre das 18h até 23h.

ou Cabeiras do Rio Pedras Grandes, 31 lotes (Pedras Grandes); Linha Rio Pedras Grandes, 22 lotes (Pedras Grandes); Linha Rio Canela Grande, 22 lotes (Pedras Grandes) e Linha Extrema Pacheco, 20 lotes (Pedras Grandes). APlantaGeraldaColôniaAzambuja,datadade1888,transcendesua função cartográfica para se consolidar como um dos documentos mais antigos e fundamentais para a compreensãodahistóriadaimigraçãoitaliana no Sul de Santa Catarina. Este detalhado mapa, coordenado porAntonio Lopes de Mesquita e resgatado por Walmir Fernandes e Roque Salvan, não apenas registra a distribui-

ção original de 1066 lotes em 41 linhas,mastambéméumtestemunho visual da gênese territorial que deu origemamúltiplosmunicípiosatuais. O estudo deste documento ressalta a complexidade e a ambição do projeto de colonização no final do Século XIX. Ao identificar os núcleos de povoamento (Azambuja, Urussanga, Cresciuma,Acioli de VasconcellosePresidenteRocha)emapear rios vitais e a infraestrutura da época, como a Estrada de Ferro Dona Thereza Cristina, a planta de 1888 demarcaopalcogeográficoondemilhares de imigrantes italianos iniciaramumanovavida,impulsionandoo desenvolvimento regional.

Governador mal na grande Florianópolis

Uma pesquisa recente da plataforma Booking. com revelou recentemente os destinos mais cobiçados do Brasil para a virada, e Florianópolis, emSantaCatarina,aparecenavice-liderançado ranking. Para o Réveillon de 2026, a Capital espera receber mais de 650 mil pessoas nas orlas da Beira-Mar Norte e Continental, atraídas por shows nacionais e queima de fogos. Essa alta demanda já se reflete nos preços de locações: as diárias partem de cerca de R$ 4 mil em imóveis bem localizados e, em unidadesdeluxo,podemchegaraR$30mil.NoCampeche,umadaspraias mais disputadas de Florianópolis, um dos destaques é uma casa de luxo com capacidade para até 14 pessoas, piscina aquecida, vista panorâmica para o mar, jacuzzi e áreas gourmet pensadas para confraternizações de fimdeano.AdiáriachegaaR$30milemdatascomoRéveilloneCarnaval e,aolongodorestantedoano,variaentreR$18mileR$20mil.

70 anos da Celesc

Umbelíssimoevento,interativo,integradoao Parque da Luz, junto à cabeceira da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. Será assim o FestivaldeLuzesquevaicelebraros70anos da Celesc, a empresa do estado que tem a concessãodedistribuiçãodeenergiaparailuminarSantaCatarina.O

A deputada federal Antônia Lúcia (Republicanos-AC) causou tumulto na Casa de Apoio Pastora Terezinha Duarte Câmara, emRioPretodaEva,Amazonas,naquinta-feira (4). Ela acusa o marido, o também deputado Silas Câmara (Republicanos-AM), de trai-la com uma vereadora. Em imagens que circulam nas redes sociais, a deputada invade a casa de apoio, que leva o nome da sogra, e grita com funcionários. “Cadêavagabundadanossaqueridavereadora?”,dispara.AdeputadaAntôniaLúciaacusaopastorSilasCâmaradeinfidelidadeeabandono após 33 anos de casamento. Ela usou as redes sociais para a expor a “humilhação” na terça-feira (2).

A pesquisa de cenários eleitorais de Santa Catarina, promovida pelo Grupo ND/ Neokemp,revelouqueFabianodaLuz(PT), atual deputado estadual, possui a maior rejeição entre os possíveis pré-candidatos ao cargo de governador do estado. Ao serem perguntados em quais pré-candidatos os eleitores não votariam de maneira alguma, Fabiano da Luz recebeu a rejeição de 41,3% das pessoas. Jorginho Mello (PL) é o segundo mais rejeitado, com23,2%.Emseguida,aparecemAfrânioBoppré(Psol)com21,1%eJoão Rodrigues(PSD)com4,6%.Jáaquelesquerejeitamtodososcandidatosforam4,2%,eosquenãorejeitamninguémsomaram5,7%.

A maior rejeição a Fabiano da Luz está no Vale do Itajaí, onde 46,5% dos entrevistados descartam voto no deputado. A mesma região registra rejeição de 21,6% a Afrânio Boppré, de 20,4% a Jorginho Mello e 4,5% a João Rodrigues. No caso do atual governador, a Grande Florianópolis é a região onde ele enfrenta maior resistência: 30,4% dizem que não votariam nele. No mesmo recorte, 40,9% rejeitam Fabiano da Luz; 18,7% não pretendem votar em Afrânio; e 2,9% não votariam em João Rodrigues.

Filme sobre a história de Bolsonaro

As gravações do filme “Dark Horse”, sobre a trajetória do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), já começaram. Imagens vazadas no sábado (6)mostramosbastidoresdacenadoatentado durante um comício em 2018, quando o então candidato levou uma facada em Juiz de Fora, Minas Gerais. As primeiras imagens do filme sobre Bolsonaro foram divulgadas pelo jornalista Leo Dias. O ator Jim Cazaviel, conhecido por interpretar Jesus em “A Paixão de Cristo”, foi escalado para viver o ex-presidente brasileiros no cinema. O estadunidense teria passado três meses em filmagens no Brasil e já retornou ao exterior.Além de Jim Cazaviel, especula-se que o elenco conte com Marcus Ornellas para o papel de Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Edward Finlay como Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Sérgio Barreto como Carlos (PL-RJ). O filme sobre Bolsonaro é dirigido pelo cineasta norte-americano Cyrus Nowrasteh e segue roteiro escrito por Mário Frias, deputado e ex-ministro da Cultura. O lançamento está previsto para 2026.

Miguel Herdy
Barraco
Temporada

Comenda do Legislativo Catarinense 2025 homenageará o presidente da Coorsel

Quarenta e uma personalidades e organizações serão homenageadas na noite desta segunda-feira, 8, às 19 horas, com a entrega da Comenda do Legislativo Catarinense 2025, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A sessão solene será realizada no Plenário Deputado Osni Régis.

O homenageado do deputado Pepê Collaço será Arilton Francisconi Cândido, o Xela, ex-prefeito de Treze de Maio e atual presidente da cooperativa Coorsel. No ramo empresarial, o

homenageado destacou-se ao fundar a RodoEverton Transportes, referência nacional em logística, com mais de 22 unidades em várias regiões do país. “É muito importante reconhecermos e valorizarmos quem desempenha papéis relevantes no desenvolvimento. E o Xela é uma dessas pessoas que fazem a diferença”, destaca o deputado.

Instituída pela Resolução 2/2008, a honraria unificou premiações anteriores concedidas pelo Parlamento. A comenda está em sua 16ª edição.

Santa Catarina tem a melhor distribuição de renda do país, diz IBGE

Santa Catarina tem a menor desigualdade de renda do país, conforme dados da Síntese de Indicadores Sociais divulgada pelo IBGE na última quarta-feira (3). A pesquisa mostra que o estado tem o melhor desempenho entre as 27 unidades da federação no Índice de Gini, que mede a distribuição de rendimento domiciliar per capita.

De acordo com dados do IBGE,queavaliaramocenário de 2024, o Índice de Gini no estado ficou em 0,430. O segundo melhor resultado do país é dividido entre RondôniaeMatoGrosso,ambos com 0,442.Amédia nacional ficou em 0,504. Veja a lista completa abaixo.

“Nossa gestão olha com carinho pra todas as regiões

de Santa Catarina. Todas precisam se desenvolver, e em todas elas é preciso dar oportunidades pras pessoas. Não tem essa que o Litoral é melhor porque tem praia. Nossos programas chegam a todos os lugares. É Estrada Boa, é ofertando mais serviços de saúde no interior, é oferecendo programa de crédito pro pequeno empreendedor, é incentivando a indústria a se instalarlongedaCapital.Assim fazemos a economia local crescer, gerando emprego e renda para todos”, destacou o governador Jorginho Mello.

O IBGE calcula o Índice de Gini medindo a relação entre a distribuição de rendimento verificada e a igualdadeperfeitaderenda.Oin-

dicador vai de 0 a 1, sendo que o 0 representa a igualdade perfeita e, quanto mais alto (próximo de 1), maior é a concentração de renda e, portanto, a desigualdade.

“SantaCatarinatemuma história marcada pela pequena e média propriedade rural e industrial, com polos econômicos descentralizados e muita força do cooperativismo. Essa tradição dá condiçõesparaqueoestado tenha a melhor distribuição de renda do país. É preciso destacar que esse cenário é muito positivo porque garante mais poder de compra ao catarinense, o que estimula o consumo e, portanto, gira toda a roda da economia”, afirma o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck.

Prefeitura de Treze de Maio realiza reunião com a Epagri para tratar de políticas públicas e novos investimentos na agropecuária

Na manhã desta sexta-feira (05), a Administração Municipal de Treze de Maio, por meio da Secretaria de Agricultura, realizou uma importante reunião com representantes da Epagri para discutir ações estratégicas voltadas ao fortalecimento da agropecuária local. O encontro contou com a presença do prefeito Nenem Bardini; do gerenteregionaldaEpagriemTubarão,Luiz Rodrigo Mota Vicente; do secretário deAgricultura,ClaudecirBurato;docoordenadorde ATER da Epagri no Sul de SC, João Paulo Dornelles Reck; do extensionista rural Diego Adilio da Silva e da extensionista social Jerusa Rodrigues Pereira.

Durante a reunião, diversos temas relevantes foram abordados, entre eles:

Renovação do convênio com a Epagri

A continuidade do convênio garantirá a manutenção das ações de assistência técnica,extensãoruraledesenvolvimentodeprojetosvoltadosaofortalecimentodaagricultu-

ra familiar no município.

Propostas de políticas públicas de incentivo à agropecuária

Foram debatidas novas estratégias para ampliar o apoio aos produtores rurais de Treze de Maio, com foco em inovação, sustentabilidadeeincrementodaprodutividade.

Instalação de uma estação meteorológica no município

Apropostatemcomoobjetivodisponibilizar dados climáticos precisos, auxiliando os agricultores no planejamento das atividades rurais e na prevenção de perdas.

Resultados das políticas públicas estaduais em 2025

A equipe da Epagri apresentou um balanço das ações aplicadas no município ao longo do ano, destacando capacitações, acompanhamentos técnicos e melhorias im-

Maria Fumaça iluminou a noite de Tubarão

e Jaguaruna neste sábado

A Maria Fumaça iluminou a noite desse Sábado!

Saindo de Tubarão rumo a Jaguaruna, toda decorada com luzes de Natal — um verdadeiro espetáculo so-

plementadas no setor.

Programa SC Rural 2

O prefeito Nenem Bardini realizou a as-

sinatura do aceite para a aplicação dos recursos do Programa SC Rural 2, que iniciarásuaoperacionalizaçãoem2026,trazendo novosinvestimentoseoportunidadesparao desenvolvimento rural sustentável.

Flávio Bolsonaro entra no jogo presidencial

Adecisão de Jair Bol sonaro de ungir o filho, Flávio, como candidato à Presidência em 2026 mexe com o tabuleiro político. Até então, o nome mais cotado da direita era o de Tarcísio de Freitas, visto como articulador e capaz de atrair setores moderados. Com a escolha, o ex-presidente reafirma o controlesobreseugrupo e mantém o projeto político dentro da própria família.

Perfil identitário

bre trilhos!

Um clima mágico que enche o coração de alegria e tradição.

A movimentação, porém, reorganiza forças. Flávio herda a base mais fiel do bolsonaris-

mo, mas tende a enfrentar dificuldades para ampliar apoios fora desse núcleo, algoqueTarcísiovinhaconseguindo com mais naturalidade.Além disso, a opção por um perfil mais identitário e polarizador pode facilitar a estratégia do governo Lula, que preferia enfrentar um candidato associado di-

retamente ao desgaste do ex-mandatário. Em resumo, a pré-campanha mal começou, mas uma coisa já está clara: asucessãodeBolsonaro passa, mais do que nunca, pelo próprio Bolsonaro, e isso pode redefinir toda a dinâmica da eleição de 2026.

Visita especial na prefeitura de Treze de Maio

N

a manhã desta sexta-feira (05), o Prefeito Nenem Bardini recebeu a secretária de Educação Marta Burato, as alunas Ana Gabriella Rodrigues Vieira e Larissa Rodrigues Coelho, representantes das turmas 301, 303 e 304 da Escola de Educação Básica Monsenhor Bernardo Peters, acompanhadas da professora Daiani Dela Vedova de Pieri.

A visita teve como objetivo a entrega oficial do convite de formatura do Ensino Médio da escola estadual — um momento carregado de significado e orgulho para todos os envolvidos.

As estudantes entregaram o convite com entusiasmo, simbolizando o encerramento de um ciclo importante e o início de novos caminhos.

“Receber o convite da formatura é sempre um momento especial. Representa dedicação, esforço e a construção de um futuro promissor. Fico muito feliz em ver nossos jovens concluindo mais uma etapa e seguindo confiantes em direção aos seus sonhos. Parabenizo todas as turmas, os professores, as famílias e toda a equipe escolar pelo trabalho realizado”, disse o prefeito Nenem Bardini.

Prefeitura de Jaguaruna define período de recesso de fim de ano; veja como fica

Um decreto do prefeito

Laerte Silva desta sexta-feira, dia 5, definiu o recesso de final de ano nas repartições públicas municipais de Jaguaruna. O recesso vai ocorrer no período compreendido entre os dias 24 de dezembro e 4 de janeiro, tendo em vista as festividades de Natal e Ano Novo.

Conforme o decreto, o retorno normal das atividades com atendimento ao público será a partir de 5 de janeiro de 2026 (segunda-feira).

Caberá ao secretário de cada pasta e aos demais setores elaborarem escala de plantão, a fim de que os serviços públicos essenciais sejam garantidos. As escalas serão publicadas até o dia 15 de dezembro. Os departamentos de Contabilidade, Compras e Financeiro programarão expediente interno para o encerramento do exercício.

CIM-Amurel recebe entrega técnica dos dois últimos equipamentos a serem utilizados pela usina de asfalto

OCIM-Amurel recebeu nesta semana a entrega técnica de dois equipamentos que serão utilizados pelo Consórcio na pavimentação asfáltica a ser oferecida aos municípios consorciados, em breve. Entrega técnica é o termo empregado na relação comercial entre o comprador (CIM-Amurel) e o vendedor (empresas que venderam os equipamentos) para que os mesmos sejam entregues mediante testes e treinamento adequado para o uso seguro e eficiente das máquinas. As duas máquinas em

questão são uma vibroacabadora e um caminhão espargidor e já estavam de posse do CIM desde 2023, bem como outras máquinas a serem utilizadas pela usina.

Técnicos das duas empresas fornecedoras estiveram presentes para fazer a entrega, que ocorreu em Grão-Pará. Para fazer os testes das máquinas e o treinamento dos servidores foi feita a imprimição de uma faixa de 3,5 metros em uma extensão de 500 metros em uma estrada rural do município. A imprimação é uma das etapas da pa-

vimentação asfáltica.

O diretor técnico do CIM-Amurel, engenheiro civil Cleiton Gasperin acompanhou os trabalhos, que reuniu todos os servidores que irão atuar nas pavimentações.

“Estas foram as duas últimas entregas técnicas de máquinas. As entregas técnicas das demais máquinas, tanto de produção, quanto de aplicação, já foram feitas”, informa o engenheiro Cleiton.

“Está quase tudo pronto para a entrega da usina. No próximo dia 11 faremos uma assembleia

Traficante investigada é presa no Farol de Santa Marta

ADelegacia de Investigação Criminal (DIC) de Laguna prendeu em flagrante uma mulher de 45 anos por tráfico de drogas, na tarde desta sexta-feira (5), na localidade do Farol de Santa Marta.

A prisão ocorreu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão, resultado de investigações que vi-

nham sendo conduzidas pela DIC de Laguna há algumas semanas.

A operação contou com o apoio do Núcleo de Operações Policiais com Cães de Criciúma. No local, foi confirmadooapuradoduranteainvestigação: a suspeita utilizava sua residência para fracionar e embalar entorpecentes, principalmente cocaína, para posterior

geral ordinária na Câmara de Vereadores de Pedras Grandes e, de lá, levaremos os prefeitos e prefeitas para uma visi-

ta à nossa tão aguardada usina de asfalto. Depois disso, em breve, faremos a inauguração da usina, que será um marco para

desenvolvimento da região daAmurel”, avalia o presidente do CIM-Amurel, prefeito Helio Alberton Junior.

Foragida internacional da Interpol é presa pela Polícia Federal em Tubarão

Aentrega a usuários.

Após a apreensão do material que comprovou a prática do crime, a investigada foi conduzida à DIC do município para a lavratura do auto de prisão em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

Posteriormente, a mulher foi encaminhada à Penitenciária Feminina de Criciúma, ficando à disposição da Justiça.

Polícia Federalprendeu, nesta sexta-feira (5), uma mulher de nacionalidade argentina que estava na lista de Difusão Vermelha da Interpol. A captura ocorreu em Tubarão, no Sul de Santa Catarina, onde a foragida vivia desde dezem-

bro de 2022.

Segundo a PF, a mulher era procurada pela Justiça da Argentina pelo crime de estelionato praticado em março de 2022. As investigações apontaram que, após cometer o delito, ela deixou o país de origem e passou a residir em Tubarão, onde tam-

bém estava empregada. Após a prisão, a estrangeira foi encaminhada ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça brasileira até a conclusão dos trâmites legais para sua eventual extradição ao país de origem.

Aponteacâmerae façasuacotaçãogratuita hojemesmo!

RuaAdemarGhisi,318-Sala02 Centro,TrezedeMaio/SC

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.