









Gregório José Lourenço
Jornalista / Radialista / Filósofo
Pós Graduado em Gestão Escolar, Pós Graduado em Ciências Políticas, Pós Graduado em Mediação e Conciliação MBA em Gestão Pública.
BRASIL PESADO NO CORPO, LEVE NO DIAGNÓSTICO
Metade obesa, metade em negação — e os médicos fingem não ver 59% dos brasileiros estariam “acima do peso” (ou seja, o Brasil anda mais rechonchudo que fila de prefeitura), mas apenas 16% receberam diagnóstico formal. Ou seja, temos um exército silencioso de barrigas, culotes e gordurinhas sem convites oficiais pra subir ao palco médico.
Imagine que uma pessoa chega ao consultório, o médico afere a pressão, pergunta da dor de cabeça, do estômago, do colesterol — mas, pesar? Que isso, não pesa — isso é para balança de pesca, não para “crescimento profissional”. O resultado é que metade dos cidadãos provavelmente circula por aí sem saber que já foram convocados para a temporada de “excesso de peso express”.
Esse gap — 59% contra 16% — é tão escandaloso que lembra piada de credibilidade: “Você está acima do peso”, “Não consta no sistema”. Deve haver um manual secreto prevendo “diagnostique só quem trouxer atestado de inteligência metabólica”. Ou então um sistema médico seletivo em que “só damos diagnóstico se você pedir com jeitinho e disser que vai prestar para influencer fitness”.
É curioso também notar que muitos dos entrevistados, mesmo figurando como portadores de sobrepeso ou obesidade pelo IMC, ainda se julgam com “saúde boa” ou até ótima. Capaz de a saúde boa ser a mesma que a gente sente após comer um acarajé e meio quilo de feijoada. É como se a pessoa dissesse que “estou gordo, mas me sinto leve”.Anegação, às vezes, tem efeitos mágicos.
Claro que não se pode culpar apenas o cidadão por essa cegueira coletiva. Há toda uma indústria—dediagnósticos,“consciênciassobrerisco”epropagandasderemédiosmágicos—que parece mais interessada em lembrar que “obesidade gera risco cardíaco” do que em facilitar que alguém descubra que já está no grupo de risco.
Curioso que quem faz o levantamento é — pasme — uma indústria farmacêutica em parceria com instituto de opinião. “Vamos medir o peso dos outros… para que você se interesse por uns comprimidos.”
Enãoesqueçamosoestigmadequemuitosevitamodiagnósticopormedoouvergonha.“Ah, esemechamaremdegordonoprontuário?”Asociedadejáfazissodesdeoberço,entãoporque um laudo médico haveria de ser diferente?
Maslávaiumapropostamenosromânticaemaisprática:quetalobrigarasclínicas—mesmo de estética, Quiosques de check-up barato, postos de saúde — a ter balança visível, altura medida, IMC no rodapé do ticket, como se fosse nota fiscal? Que todo exame de sangue venha acompanhado de “Você está no peso-alvo?” com gráfico de pizza. Que o diagnóstico deixe de ser privilégio de quem sabe desenhar “médico gostoso no Instagram”.
Porque 59% é mais do que estatística: é quase uma epidemia disfarçada de normalidade. E 16% de diagnóstico? É piada ruim — tão ruim que merece riso irônico, mas também urgência de mudança de cenário.
Jovens estão frequentando mais a igreja do que gerações mais velhas, aponta estudo
Uma pesquisa realizada pelo Barna Group e pela Gloo, como parte da iniciativaStateoftheChurch, apontou que, pela primeira vez em décadas, os adultos mais jovens, especialmente da geração Z, são os frequentadores mais regulares da igreja, superando as gerações mais velhas, o que representa uma mudança histó-
ricanocomportamentoreligioso dos homens.
A frequência praticamente dobrou nos últimos cinco anos, passando de cerca de um final de semana por mês em 2020 para quase dois em 2025.
Contudo, o relatório também mostra que, apesar do avanço entre os mais novos, a frequência geral continua moderada.
Entre os adultos cristãos em geral, a média é de 1,6idaspormês,oucerca de dois domingos a cada cinco. Enquanto isso, os grupos mais velhos vêm diminuindo sua participação: os nascidos antes de 1946 caíram de 2,3 para 1,4 idas mensais desde o ano 2000 e os baby boomers caíram de 2,0 para 1,4.
¹ Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade. Salmos 37:1
Fundado em 07 de junho de 1997
Editor Chefe: Reinor Marcolino - Reg.SC 02.423-JP
Jornalista Miguel Ângelo Herdy dos Santos. MTB/SC 4231
Designer/Diagramação: Fabio Julio Gonçalves
Colaboradores: Jaison Bez Fontana, Evandro Marques Pacheco. Impressão: Gráfica Soller
BalneárioArroio Corrente - Jaguaruna - SC
Rua São João Batista, nº 661 Whatsapp: (48) 99671-3638
E-mail: diarioomunicipio@gmail.com
Portal: www.diarioomunicipio.com.br
Facebook: http://www.facebook.com/ jornalomunicipiojaguaruna
Assessoria Jurídica: Diógenes Luiz Mina de Oliveira - OAB/SC 26.894
Matérias assinadas e colunas são de responsabilidade de seus autores
“Simplesmente vieram aqui e cortaram as árvores. Nossa preocupação é que essas árvores acabavam segurando as dunas e isso pode ser um problema. Queremos explicações”, relata o morador Kleber Viana após equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizarem uma operação de cortes de árvores da espécie Casuarina Equisetifolia no Balneário Cascata Vermelha, em Jaguaruna.
Após o corte, as madeiras foram deixadas no local, o que também gerou questionamento da comunidade.
A situação foi destacada durante a última sessão da Câmara Municipal pelo vereador Gilmar da Rosa. O vereador solicitou a presença de representantes do instituto para trazerem esclarecimentos sobre os cortes de árvores.
“Percebemos uma falta de comunicação do ICMBio com o município e comunidade.Aconvocação é para que eles venham explicar qual o plano de manejo e o que
eles têm de projeto. Outra preocupação é que, quando o município faz uma poda, ele precisa dar a destinação correta para aquela árvore. Já o ICMBio deixou lá jogada e ainda pediu que a comunidade fizesse a limpeza do local”, comentou o vereador.
Árvore exótica invasora do sudeste asiático
A reportagem da Folha Regional questionou o instituto sobre a ação. O analista ambiental do ICMBio Stéphano Diniz Ridolfi, chefe da APA da Baleia Franca, explica que a casuarina é uma árvore exótica invasora do sudeste asiático, que se adaptou bem às dunas e restingas e vem se espalhandorapidamenteportodoolitoral catarinense, principalmente ao sul da Área de ProteçãoAmbiental (APA) da Baleia Franca.
Conforme o analista, apesar de oferecer uma “sombrinha boa” à beira da praia ou ao longo da costa catarinense, a dispersão
da espécie e o seu sombreamento estão causando a perda de habitatdeespéciesnativas,comoaespécie endêmica Butia catarinensis, que só ocorre no litoral sul. “Nossas equipes vêm desde 2022 reunindo esforços para promover a prevenção, erradicação, controle e monitoramento das casuarinas a fim de recuperar a biodiversidade local”, comenta.
Corte e descarte das casuarinas
O analista ambiental do ICMBio explica que as casuarinas se adaptaram na região e acabam predominando sobre as espécies nativas. Para garantir a preservação, o órgão conta com a Coordenação de Manejo de Espécies Exóticas Invasoras (CMEEI/ICMBio), que faz o combate às casuarinasatravésdeprojetosdecortes.
“Essa ação de cortes de árvores está sendo feita desde o início do ano em cidades em APA, como Imbituba e Garopaba, e ago-
Opróximo sábado, 11 de outubro, será marcado por uma bela ação de solidariedade em Jaguaruna. O Lions Clube convida toda a comunidade a participar do Pedágio Solidário, que tem como objetivo arrecadar fundos para a compra de brinquedos que serão distribuídos no domingo, Dia das Crianças, em diversas comunidades carentes do município.
ra avançou para o sul, alcançandoLaguna,JaguarunaeBalneário Rincão”, diz.
Conforme o analista, os cortes estão sendo feitos com as devidas autorizações ambientais e em conversa com as comunidades para orientações e educação ambiental.
As madeiras das árvores ficam no local e são disponibilizadas para uso dos próprios moradores, sem fins comerciais. “Geralmente é cortada e deixada a madeira. Esse é o indicado.Alenha é deixada ou usada para recuperação de trilhas, como foi feito na Praia do Rosa, em áreas de erosões.”
Conselho Gestor daAPAda Baleia Franca
Stéphano Diniz Ridolfi afirma que o corte das árvores no balneário de Jaguaruna foi feito após reunião do Conselho Gestor da Área de ProteçãoAmbiental (APA) da Baleia Franca, quando um dos
conselheiros representantes de Jaguaruna solicitou a ação para a preservação das espécies nativas.
“Fomos atender uma demanda apresentada pelo representantedacomunidade.Avegetaçãode restinga tem um potencial natural de regeneração, o que não agride o solo. Esse mesmo projeto também inclui a plantação de árvores nativas, como araçá e aroeira. Levamos as mudas para a plantação”, conta.
A previsão do ICMBio é de que o projeto de cortes de espécies invasoras siga até o fim do anoembalneáriosdeLaguna,Jaguaruna e Balneário Rincão. “Entendemos a preocupação da comunidade. Até o momento não recebemos nenhuma solicitação da Câmara de Vereadores, mas estamos à disposição para fazer os devidos esclarecimentos”, diz Ridolfi.
Fonte: Folha Regional
Aprovadas mudanças no Universidade
OAPolícia Militar já confirmou apoio à iniciativa, garantindo a organização e segurança do evento.
O Lions Clube reforça o convite a todos que desejarem participar, seja ajudando na arrecadação
Neste ano, o pedágio contará com um novo formato: placas informativas serão distribuídas ao longo da via, e uma cestinha estará posicionada ao final do percurso para receber as contribuições, sem necessidade de parar os veículos evitando a formação de longas filas. A ideia é tornar a ação mais ágil, segura e acolhedora.
no sábado, seja levando alegriaàscriançasdurante as entregas no domingo. Venhafazerpartedessa corrente do bem!
Porque juntos, somos capazes de transformar solidariedade em sorrisos.
Plenário da Alesc aprovou na tarde de ontem os dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo que fazem alterações no Programa Universidade Gratuita e no Fundo EstadualdeApoioàManutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc)—fundoresponsável pelas bolsas
de estudo para as instituições de ensino superior particulares. As propostas seguem para sanção do governador Jorginho Mello (PL).
Conforme o governo, o objetivo das alterações é melhorar a fiscalização e a governança tanto do Universidade Gratuita quanto do Fumdesc. Entre as medidas está a instituição de comissão estadual com re-
presentantes da CGE, PGE, Casa Civil, instituições de ensino e estudantes para analisar, supervisionar e fiscalizar os recursos usados do programaenoFumdesc, além de novos critérios para a concessão das bolsas, incluindo análise de renda e patrimônio para definir o grau de hipossuficiência dos candidatos, entre outras.
ABR-101 recebeu mais de 175 quilômetros de iluminação em LED. Quem passa pela região Sul já percebe as mudanças na iluminação da rodovia. A ViaCosteira finalizou a implantação do sistema de iluminação nas vias marginais e em diversos trechos da rodovia, que irão ampliar a segurança e o conforto dos motoristas.
Ao longo dos 19 municípios lindeiros à BR-101, administrados pela concessionária, foram instalados mais de 3.600 novos postes e luminárias em LED, sendo 54 kms iluminados na rodovia e 123 kms nas vias marginais. Ao total, foram investidos
mais de 32 milhões de reais para a realização desta grande etapa de obras.
A implantação de iluminação em LED nas rodovias e marginais oferece uma série de benefícios essenciais para a comunidade e a segurança viária.
“Temos certeza que com esta entrega a ViaCosteira dá mais um grande passo em garantir um ambiente mais seguro para os clientes, reduzindo a taxa de acidentes de trânsito, melhorando a visibilidade durante a noite e otimizando a mobilidade urbana, proporcionando aos motoristas e pedestres maior confiança e tranquilidade ao utilizar a via”, explicou
A tecnologia de iluminação em LED ainda
apresenta uma economia em média de 50% em relaçãoatecnologiaanterior (vapor de sódio), ofere-
cendo também maior durabilidade além do baixo impacto ambiental, uma vez que os LEDs são re-
cicláveis e não possuem mercúrio ou chumbo, diferente de outros tipos de lâmpada.
Apartir de agora, as instituições de ensino deverão comunicar obrigatoriamente os conselhos tutelares sobre episódios de violência ocorridos no ambiente escolar, com atenção especial para casos de automutilação e suicídio entre os alunos. Essa exigência está prevista na Lei 15.231, sancionada pelo presidenteLuizInácioLuladaSilva e publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (7). Segundo a nova norma, os conselhos tutelares dos municípios devem ser informados sempre que estudantes apresentarem um núme-
ro de faltas superior a 30% do limite permitido. As escolas também precisarão repassar informações detalhadas sobre quaisquer situações de violência envolvendo os alunos, incluindo automutilações, tentativas de suicídio e suicídios consumados. Essas novas diretrizes foram incorporadas à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e à Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio.
Essa legislação representa mais uma vitória na luta em prol da vida, mostrando um compromisso real com a pro-
teçãodosestudanteseapromoçãodeumambienteescolar mais seguro e acolhedor. Amedida é fundamental para a identificação precoce de situações de risco e para a atuação rápida das autoridades competentes. Parabéns aos autores do projeto, especialmente à ex-deputada federal Rejane Dias (PI), que teve a sensibilidade de abordar essa questão crucial para a saúde mental e o bem-estar dos jovens, e ao senador Flávio Arns (PSB-PR), que, comorelatornoSenado,contribuiu para a aprovação dessa importante iniciativa.
Aprefeitura municipal de Sangão lançou nesta terça-feira (07), o edital n° 01/2025 para promover processo seletivo, com a proposta de formar cadastro de reserva de diversos profissionais. O processo será organizado pela empresa SC Treinamentos, que tem sede em Timbó. Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de outubro de 2025, de forma online, com taxas nos valores de R$ 50,00 a R$ 150,00.
O prazo de validade do Processo Seletivo é de um ano, a contar da publicação da homologaçãodoresultadofinaldocertame. Este prazo poderá, a critério
econveniênciadaAdministração Municipal, ser prorrogado uma única vez.
As vagas estão distribuidas para o nível fundamental, médio e superior.
Os salários dos contratados serão de R$ 1.719,01 a R$ 6.000,00.
A seleção dos candidatos será feita por meio de prova prática no dia 1º de novembro de 2025eprovaobjetivanodia2de novembro de 2025. Os critérios de pontuação estão detalhados no edital oficial.
Para mais informações, consulte o edital completo no site da Prefeitura de Sangão.
Matérias votadas e aprovadas na na Trigésima Quinta Sessão Ordinária, em 07 de outubro de 2025:
• Projeto Lei Complementar PE nº 04/2025 – Altera dispositivo da Lei Complementar nº 49, de 12 de setembro de 2025 e dá outras providências (Autoria – Poder Executivo).
• Projeto de Lei PE nº 37/2025 – Autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com à Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. - BADESC, e dá outras providências (Autoria – Poder Executivo).
Senhor Ulisses Gabriel, Delegado Geral da Polícia Civil de Santa Catarina, convidando-o a participar de reunião ordinária nesta Casa Legislativa, em data de sua conveniência, ou que indique sua pasta (Autoria – Vereador Luan Francisco Varnier/MDB).
Rancho dos Bugres, neste Município de Urussanga/SC (Autoria – Vereadora Teresinha Zanatta /PSD).
Sugere ao Poder Executivo que encadesdoramoaudiovisualnoroldeatividadestributáveisdomunicípio de Urussanga (Autoria – Vereadora Teresinha Zanatta /PSD).
• Projeto de Lei PE nº 40/2025 – Acrescenta dispositivo à Lei nº 2.565, de 26 de dezembro de 2012, que dispõe sobre ruídos urbanos nocivos à saúde e proteção do bem-estar e do sossego público, e dá outras providências (Autoria – Poder Executivo).
• Projeto de Lei PE nº 41/2025 – Institui o Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural – FUMDRU, vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura de Urussanga/SC, e dá outras Providências (Autoria – Poder Executivo).
• Projeto de Decreto Legislativo nº 07/2025 – Outorga o Diploma da Comenda Municipal do Mérito da Família, e dá outras providências (Autoria – Mesa Diretora).
• Projeto de Lei PL nº 16/2025 – Declara o dia 10 de setembro mortos da tragédia da Mina Santana (Autoria – Vereadora Teresinha Zanatta/PSD).
nº 12/2025 –
PR n° 12/2025 (Autoria – Vereadores Jaison Vieira /MDB, José Carlos José /PP, Teresinha Zanatta /PSD, e RosemeriAparecida
a Senhora Luciane Bisognin Ceretta, Secretária de Educação de SantaCatarina, convidando-aaparticipar dereuniãoordinárianesta Casa Legislativa, em data de sua conveniência, ou que indique sua pasta (Autoria – Vereador Luan Francisco Varnier/MDB).
to Mariot, convidando-a a participar de reunião ordinária nesta Casa Legislativa, em data de sua conveniência, ou que indique a sua pasta (Autoria – Vereador Luan Francisco Varnier/MDB).
Sugere ao Poder Executivo a pavimentação de parte da Rua Vicenza, no Bairro Nova Itália, Município de Urussanga/SC (Autoria – Vereador Luan Francisco Varnier/MDB).
Sugere ao Poder Executivo que determine ao setor competente a realização de estudos buscando viabilizar o serviço de pavimentação da Rodovia Francisco João Pereira, Bairro Rio Carvalho, neste Município (Autoria – Vereador Luan Francisco Varnier/MDB).
Sugere ao Poder Executivo a realiaté o Bairro Rio Carvão (Autoria – Vereador Jaison Vieira /MDB).
a manutenção ou substituição das paradas de ônibus do Bairro Rio Carvão Alto e do Bairro Santana, neste Município (Autoria –Vereador Jaison Vieira /MDB).
Sugere ao Poder Executivo que realize a manutenção da ponte do Bairro Rio Carvão Baixo que dá acesso ao Santo Expedito, neste município (Autoria – Vereador Jaison Vieira /MDB).
Solicita o envio de Moção de Aplauso (EMULTI) na Secretária de Saúde do Município de Urussanga/ SC (Autoria – Vereador Luan Francisco Varnier/MDB).
Sugere ao Poder Executivo o estudas ruas deste município (Autoria – Vereador Luan Francisco Varnier/MDB).
nº 12/2025 –
PR n° 12/2025 (Autoria – Vereador José Carlos José/PP).
• Sugere com a máxima urgência a limpeza e manutenção da drenagem pluvial na Estrada Geral
Solicita o envio de Moção de Aplausos ao Governador Jorginho dos Santos Mello, em razão das obras (Autoria – Vereador Luan Francisco Varnier/MDB).
Solicita o envio de Moção deAplausos a Empresa Hidramix pelo trabalho prestado há anos neste Município (Autoria – Vereador Luan Francisco Varnier/MDB)
Solicita o envio de Moção de Aplausos a Senhora Luciane Masiero Bortolotto, Agente Comunitária de Saúde no Bairro Nova Itália, neste Município (Autoria – Vereador Luan Francisco Varnier/MDB).
Ogoverno de Santa Catarina vai conceder um benefício de até R$ 3 mil a professores da rede estadual que não faltarem às aulas entre 6 de outubro e 15 de dezembro de 2025.
Professores de SC efetivos e admitidos em caráter temporário (ACTs) têm direito ao bônus. O valor máximo é de R$ 3 mil, relativo à jornada de 40 horas semanais.
O pagamento será proporcional à carga horária, ao tempo de efetivo exercício e, se o professor trabalhar em mais de uma escola, ao desempenho e
frequência em cada uma delas.
Oúnicocritérioparareceber o benefício é a assiduidade. Se o professor não possuir faltas, ganhará o valor máximo – R$ 3 mil. Se faltar ou for afastado por até cinco dias, de maneira justificada, recebe metade do valor – R$ 1,5 mil.
O profissional perde o direito à indenização caso faltar de forma injustificada ou por mais de cinco dias. Ainda, não pode receber o valor se tiver cumprido pena de prisão ou recebido pena de suspensão disciplinar.
OParque Linear de Morro da Fumaça, projetoqueprometetransformar o Centro da cidade, avança com obras em ritmo intenso e começa uma nova etapa nesta semana com o início das intervenções na rua 15 de Novembro. A via passa a receber a colocaçãodedrenagemnotrecho entre as ruas Prefeito Virgínio Maccari e Nereu Ramos.Comuminvestimento que ultrapassa R$ 5,6 milhões, a obra está dividida em três etapas e propõe a implantação de áreas de lazer, ciclovias, circuito para caminhadas, espaços destinados a eventos e a instalação de mobiliário urbano ao longo da linha férrea.
Para o prefeito de Morro da Fumaça, Eduar-
do Sartor Guollo, o Parque Linear será um dos maiores projetos de transformação urbana da história de Morro da Fumaça. “Ele vai muito além da reurbanização: é uma obra que conecta passado, presente e futuro, entregando um espaço será sinônimo de convivência, saúde e desenvolvimento. Ver as obras avançando nos enche de entusiasmo e reforça o nosso compromisso com uma cidade mais moderna, humana e preparada para crescer de forma sustentável”.
Trabalho segue avançando nos demais trechos da obra
Além das recentes in-
tervenções na rua 15 de Novembro, as etapas iniciadas anteriormente seguem com trabalhos acelerados, como na Avenida Celeste Recco, no trecho ao lado da prefeitura, que recebe ampliação de drenagem, colocação de caixas coletoras próximo ao trilho e, na próxima semana, deve receber calçamento dos dois lados da via. No trecho entre a esquina com a rua Prefeito
Virgínio Maccari até a passagem em nível da rua Esperança Sartor Guglielmi, seguem também as intervenções de drenagem. Outro trecho com trabalhos em andamento é na Avenida Inocente Pagnan, com assentamento de paver e escavação para assentamento de meios-fios. Já na
rua Primo Ítalo Naspolini, avança a colocação de pavers no entorno do Ginásio Jorge Silva.
O secretário de Infraestrutura, Marcioney José Garcia, afirma que a instalação da drenagem é uma fase essencial para o andamento do projeto, pois prepara a base para todas as demais intervenções. “Estamos acompanhando de perto cada etapa desta grande obra, garantindo que os prazos e a qualidade sejam cumpridos. O Parque Linear é um investimento robusto e estratégico, pensado para melhorar a mobilidade, valorizar o espaço público e transformar a vida das pessoas que vivem e circulam pelo Centro”.
Da mesma forma que
os outros trechos em obras, a rua 15 de Novembro será liberada para o tráfego sempre que os trabalhos não estiverem sendo realizados, ao final do diaenosfinaisdesemana.
No entanto, o estacionamento permanecerá interditado durante a semana.
A liberação da via ocorrerá de maneira gradual,
acompanhando o progresso dos serviços. As interdições no trânsito contam com sinalização adequada e o acompanhamento do Departamento MunicipaldeTrânsito(Demutran) de Morro da Fumaça, que segue monitorando de forma constante o andamentodasobraseosimpactos na circulação de veículos.
APolícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (8), em ação conjunta com as polícias civis de 16 estados,aOperaçãoNacional Proteção Integral III. O objetivo é identificar suspeitos envolvidos em crimes de abuso sexual de crianças e adolescentes praticados, sobretudo, pela internet.
Em nota, a corporação informou o cumprimento simultâneo de 182 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva em todo o país. Até a última atualização, haviam sido registradas 19 prisões em flagrante, duas
apreensões de menores e uma vítima resgatada. Participam da ação 617 policiais federais e 273 policiais civis dos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espirito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.
Integração
“A ação reforça a integração entre forças policiais federais e estaduais e demonstra o compromisso conjunto de defesa da
infância e da adolescência.
A Operação Proteção Integral III dá continuidade às edições anteriores, deflagradasemmarçoemaiode 2025, evidenciando o trabalho permanente da Polícia Federal nessa frente de combate”, informou a PF.
Dados da corporação indicam que, entre janeiro e setembro deste ano, foram cumpridos mais de 1.630 mandados de prisão de foragidos condenados por crimes sexuais.
“A Polícia Federal alerta pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar e orientar o uso da internet por crianças e ado-
Motociclista morre em colisão frontal com uma carreta na SC-443, em Treze de Maio
Um motociclista de aproximadamente50 anos veio à óbito após colidir frontalmente com uma carreta na SC-443, no distrito de São Gabriel, em Treze de Maio, na tarde desta quarta-feira, 8. Segundo informações, o homem teria passado mal e invadido a pista contrária. O óbito foi constata-
lescentes, conversando abertamentesobreriscose ensinando como agir diante de contatos inadequa-
dos em ambientes virtuais.
A prevenção e a informação são as ferramentas mais eficazes para garantir
a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes”, concluiu a Polícia Federal.
Um homem de 24 anos foi preso por tráficodedrogasnamodalidade “tele-entrega” na tarde desta segunda-feira, dia 7, no bairro São Martinho, emTubarão.
do no local. O Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Científica foram acionados para conduzir o corpo da vítima e realizar a liberação da pista.
De acordo com a Polícia Militar, o suspeito, que utiliza tornozeleira eletrônica, estaria realizando entrega de entorpecentes. Durante rondas na região, a guarnição identificou a motocicleta usada por ele e percebeuqueohomemtentou esconder algo no bolso do casaco ao notar a aproximação da viatura.
O suspeito ainda cruzou a Rodovia Hercílio Zappelini realizando uma manobra proibida e tentou despistar os policiais em um bar próximo, mas acabou sendo abordado. Na revista pessoal, os policiais encontraram 98,8 gramas de maconha já fracionadas e prontas para venda. Diante dos fatos, o homem recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos.
Aponteacâmerae façasuacotaçãogratuita hojemesmo!