ED.3046 - QUI 31-07-2025

Page 1


31 de julho

Artigo/opinião

Gregório José

Lourenço Simão

Jornalista / Radialista / Filósofo

Pós Graduado em Gestão Escolar, Pós Graduado em Ciências Políticas, Pós Graduado em Mediação e Conciliação MBA em Gestão Pública.

- A Data Que Goza Sozinha

(Por um cronista modestamente indignado)

Não bastava já termos o Dia do Amigo, o Dia da Toalha, o Dia Mundial do Macarrão e até o Dia do Orgulho Nerd, agora, senhoras e senhores, a humanidade — ou pelo menos o pedaço brasileiro dela — resolveu instituir também o Dia do Orgasmo, celebrado com pompa, circunstância e, claro, algumas pingadas de suor, no glorioso 31 de julho.

Repare o leitor que o ser humano, esse bicho inventivo, tem mais datas comemorativas que dentes na boca. Se alguém sugerir amanhã o Dia Internacional da Cutícula Bem Tirada, ninguém vai achar estranho. Vão é fazer promoção na manicure.

Mas voltemos ao tema principal, que é, convenhamos, mais animado.

No tal Dia do Orgasmo, o pessoal do Sexlog, uma espécie de rede social para gente sem vergonha na cara (no bom sentido — se é que existe), fez uma enquete que revela dados que fariam blush até na estátua do Rodin. Segundo o levantamento, 70% dos brasileiros sentem mais prazer quando são observados. Ou seja: estamos nos tornando um país de exibicionistas. E olhe que já fomos chamados de muita coisa...

Aprática, segundo a turma entendida no assunto, consiste em tirar a roupa — metafórica ou literalmente — para o outro olhar, desejar e, quem sabe, dar um like. Pode ser em vídeo, live, fotinha provocante ou num OnlyFans bem administrado. O negócio é ser visto. Tesão em tempo real. Gemido sob demanda.

E não é que funciona? Mais de 60% dos usuários disseram já ter gozado sendo observados. O Brasil, sempre à frente do seu tempo, agora goza em rede nacional — ou melhor, em livecam, com transmissão HD e câmera no tripé.

A filósofa contemporânea e CMO do Sexlog, Mayumi Sato, resumiu com precisão cartesiana: “O sexo não precisa de roteiro.” Uma pena que os roteiros das novelas ainda precisem. Mas enfim. Mayumi, entre uma declaração e outra, ainda ensina que o prazer pode virar renda extra. E não estamos falando de bônus de final de ano. É isso mesmo: gente que ganha a vida gozando na frente da webcam, sendo desejada por desconhecidos que provavelmente estão de cueca furada, bebendo cerveja quente e dizendo “manda mais”.

Ah, o capitalismo... se Marx fosse vivo, teria de escrever um capítulo inteiro só sobre a mais-valia do gemido!

Aliás, segundo a pesquisa, 75% sentem mais tesão quando estão provocando o outro. É a revolução do "te mostro o meu, se você curtir o meu pix". É o exibicionismo com CNPJ, com logo, slogan e link na bio.

E veja você, 12% dos entrevistados disseram que pretendem comemorar o Dia do Orgasmo fazendo uma live de sexo. Isso mesmo. Enquanto você está no escritório respondendo e-mail e suando com o boleto do condomínio, tem gente literalmente ganhando dinheiro com o suor do próprio corpo — e sem nem sair de casa.

Concluo, modestamente, com uma pergunta sincera: se já temos o Dia do Orgasmo, não está na hora de instituir também o Dia Nacional do Cansaço Pós-Sexo, o Dia da Vergonha do Histórico do Navegador, ou ao menos o Dia do Clichê Erótico MalAtuado?

Mas deixemos isso pra depois.

Agora, por favor, me deem licença: vou ali abrir o calendário e ver se já criaram o Dia do Cronista Sem Salário. Porque, ao que parece, no Brasil moderno, só quem goza ganha bem.

Curso presencial

GOVERNANÇA

Gean Carlos Fermino

Vice-Presidente e Conselheiro Empresarial 03, 10, 17 e 24 de setembro

GARANTA SUA VAGA

Fundado em 07 de junho de 1997

Expediente

Editor Chefe: Reinor Marcolino - Reg.SC 02.423-JP

Jornalista Miguel Ângelo Herdy dos Santos. MTB/SC 4231

Designer/Diagramação: Fabio Julio Gonçalves

Colaboradores: Jaison Bez Fontana, Evandro Marques Pacheco. Impressão: Gráfica Soller

Frio deve prevalecer até esta

Ofrio deve marcar esta quarta-feira (30) em Criciúma e região sendo que a máxima não deve superar os 20 °C. "O tempo segue firma no decorrer do dia", salienta o climatologista da Epagri, Marcio Sônego. O especialista antecipa que o final de semana pode ter mudança significativa em relação aos termômetros. “No sábado tem bom tempo e calor, começando com frio com 10 °C vai no até

sexta-feira

no máximo 29 °C. No domingo começa com chuva de novo e iniciando com

SC tem mais de 8,8 mil vagas de emprego disponíveis pelo Sine

OSistema Nacional de Emprego de Santa Catarina (Sine SC) está com 8.863 vagas de trabalho abertas nesta semana, sendo 331 delas destinadas a pessoas com deficiência (PCD). As oportunidades estão distribuídas em todas as regiões do estado, com destaque para a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Sul.

AGrandeFlorianópolisaparece em primeiro lugar, com 2.373 vagas abertas. A região se destaca pela diversidade de setores com alta demanda, especialmente em áreas como serviços, comércio, construção civil e indústria.

Em segundo lugar está o Vale do Itajaí, com 1.942 vagas disponíveis. Reconhecida como uma das regiões mais industrializadas do estado, concentra oportunidades nos ramos têxtil, metalmecânico, logístico e de tecnologia.

E com 1.511 vagas, o Sul

BalneárioArroio Corrente - Jaguaruna - SC

Rua São João Batista, nº 661 Whatsapp: (48) 99671-3638

E-mail: diarioomunicipio@gmail.com

Portal: www.diarioomunicipio.com.br

Facebook: http://www.facebook.com/ jornalomunicipiojaguaruna

do estado ocupa a terceira posiçãoemostraumdesempenho sólido, com grande participação dos setores cerâmico, metalúrgico, de confecções e agronegócio.

Conforme o diretor de Emprego e Renda da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos), Carlos Alberto Arns Filho,osnúmerosrefletemaforça do mercado de trabalho catarinense e o papel ativo do Sine.

“Santa Catarina segue se destacando nacionalmente na geração de empregos. Esse re-

sultado é fruto de um trabalho conjunto entre o setor público e privado, com a rede Sine cada vez mais preparada para conectar oportunidades com os profissionais certos. Estamos atuando de forma regionalizada, respeitando as características econômicas de cada território.”

As vagas estão disponíveis presencialmente nas unidades doSineoupeloportalEmprega Brasil, onde é possível consultarasoportunidadesporcidade e se candidatar.

Assessoria Jurídica: Diógenes Luiz Mina de Oliveira - OAB/SC 26.894

Matérias assinadas e colunas são de responsabilidade de seus autores

Louvai ao Senhor. Cantai ao Senhor um cântico novo, e o seu louvor na congregação dos santos. Salmos 149:1
Circulação: Gravatal, Jaguaruna, Sangão, Treze de Maio, Pedras Grandes, Urussanga, Morro da Fumaça, Capivari de Baixo, Tubarão e Laguna.
13 °C no máximo 22 °C e com chuva na tarde”, destacou.

Jaguaruna participa de capacitação

estadual sobre Proteção e Defesa Civil

ADefesa Civil de Jaguaruna participou da Capacitação Presencial sobre Proteção e Defesa Civil, realizada com base no Decreto nº 1.006/2025, que trata das diretrizes e procedimentos voltados à gestão de riscos e desastres.

A formação contou com a presençadoSecretáriodeEstado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, além de prefeitos, secretários municipais, coordenadores regionais e municipais de Defesa Civil de diversas cidades.

Representando Jaguaruna, estiveram presentes o Coordenador Municipal da Defesa Civil, Adriano Izaias, acompanhado pelos

secretários Jefferson Bernardo (Obras e Infraestrutura) e Márcia Bitencort de Souza (Agricultura e Pesca).

Durante o encontro, foi reforçada a importância do trabalho integrado entre os poderes municipais e estaduais, bem como da constante atualização técnica e estratégica das equipes, visando maior eficácia nas ações de prevenção, preparação e resposta a desastres.

A participação da comitiva deJaguarunareafirmaocompromisso do município com a proteção da população, a gestão eficiente de riscos e a fortalecimento das estruturas de resposta em situações de emergência.

Santa Catarina tem o menor índice de insegurança alimentar do Brasil

S

anta Catarina tem o menor índice de insegurança alimentar do País, de acordo com o Indicador de Risco de InsegurançaAlimentarMunicipalapartir dos dados do CadÚnico (CadInsan). O documento mostra que o estado ficou em último lugar no ranking das unidades de federação na proporção de famílias em risco de insegurança alimentar grave, com apenas 3,5%.

DeacordocomoCadInsana região Sul registra os municípios com as mais baixas proporções de famílias em situação de risco de insegurança alimentar grave. “Issomostraqueoestadosepreocupa com muito com a temática da segurança alimentar, atua muito nessa área e é o resultado de vários fatores: bons índices de emprego, agricultura diversificada e projetos nessa área”, disseacoordenadoradeSegurança

Alimentar e Nutricional de Santa Catarina, Juliana Pires.

Ela comentou ainda que o resultado positivo reflete a atuaçãodoGovernodeSantaCatarinanasdemaispolíticaspúblicas.

“Na educação, por exemplo, temos a preocupação na merenda escolar. Também recebemos R$ 10 milhões para o Programa de Aquisição deAlimentos e executamos os recursos em cinco meses.Assim,apopulaçãorecebeu alimentação de qualidade e foram 130 municípios que aderiram ao PAAem Santa Catarina”, explica. Além disso, em 2025 o estado já foi destaque nacional na execução do PAA e apresentou o case no 1º Encontro NacionaldoProgramadeAquisiçãode Alimentos (PAA) Indígena, em Brasília.

O CadInsan

O objetivo do CadInsan é monitorar a incidência do risco de insegurança alimentar grave

entreasfamíliasinscritasnoCadÚnico nos municípios e fornecer informações para subsidiar as políticas públicas do setor. Foram consideradas informações como: renda per capita, sexo e raça da pessoa responsável pelo domicílio, presença de menores de 18 anos, tipo de área (urbana ou rural), setor de ocupação e região geográfica.

Em Santa Catarina a Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional é vinculada à Secretaria de Estado da

Assistência Social, Mulher e Família (SAS). É responsabilidade da coordenadoria promover políticas públicas de segurança alimentar e nutricional e cooperar com os representantes dos municípios e da União. O objetivo é ampliar a produção, o acesso, a disponibilidade e o consumo de alimentos adequados e saudáveis com prioridade para os territórios periféricos urbanos, comunidades indígenas e quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais.

Sessão Especial

Jorge Eduardo da Silva

Motivacional e reflexão

REFLEXÃO DO DIA

O exercício da liberdade é uma condição essencial para o nosso progresso pessoal. As nossas ações são consequências dessas liberdade quenosimpulsionaounosimpededeprogredirmos.

Acontece, muitas vezes, de estarmos aprisionados a algo negativo e nem percebermos. Em outras circunstâncias, sentimos que não vamos para frente e que algo nos atrapalha, mas não encontramosânimoenemcoragemparabuscarmos a causa ou a origem dessa acomodação.

Por isso, devemos estar sempre atentos e vigilantes. Como sermos livres se nos deixamos ser aprisionados por circunstâncias, às vezes, banais?

Asilusões,osódios,aspaixõeseonegativismo, só nos aprisionam quando permitimos. E, se não somoslivres,apaz,aesperançaeoprogresso,não se desenvolverão em nosso favor jogando para o horizonte os nossos objetivos.

Ora, sabemos que a liberdade é a base de tudo. Além da vida, a liberdade é o primogênito dos dons, é o presente mais precioso que o Criador deixou na consciência de cada um de nós, é o LivreArbítrio.

Por isso mesmo, devemos exercer a liberdade com atitudes responsáveis, nunca nos esquecendo da inexorável Lei da Semeadura: " O plantio é segundo a nossa vontade, mas a colheita é segundo a Lei", e não há outra saída.

Então, acreditemos que a liberdade é a base de tudo e, para o seu bom uso, foquemos somente naquilo que não nos amarra, que nos impulsiona, que nos agrada e nos traz vida. E vamos em frente!

Neste quinta-feira, façamos do bom uso da liberdade um passaporte certeiro para a felicidade.

VINCI 41: BARBEARIAPARAHOMENS QUE VALORIZAM SUAIMAGEM

A Vinci 41 barbearia e visagismo, em Tubarão é um espaço exclusivo para o homem que valoriza estilo, personalidade e excelência. Atuamos com cortesmasculinosemmáquina,tesouraedegradê,do clássico ao moderno, além de serviços completos de barba e barboterapia.

Agendamentos: (48) 988114998

Instagram: @barbeariavinci41

Facebook: Jorge Eduardo da silva Facebook pg: Estaçao Jorge Instagram: @Jorgeeduardodaso Instagram: afroartbrasilsetnias777 Gmail: jjorgeeduardojjj21@gmail.com

Alimento Diário

Salmos 103:4

'Que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidadeedemisericórdia,'

Reflexão

Deus nos resgata da destruição, coroando-nos com sua benignidade e misericórdia quenuncafalham.Eleénossoredentoramoroso.Hoje,que possamoslouvaroSenhorporsuasalvação,confiandoque Ele nos livra e nos enche de bondade, para que possamos vivercomotestemunhasdeseuamor.

TenhoDito!

JORGEEDUARDODASILVA -.:Melchizedeck.:

Oração:

Senhor,agradeçopormelivraresdadestruição.Coroame com tua benignidade e guia-me em teu amor. Que eu te louvesempre,emnomedeJesusCristo,amém.

QueAssimSeja.

Humor

∆∆∆Avidanemsempreéfácil,masmuitasvezes cabe a nós mudar nossa perspectiva e enxergála de forma mais positiva. Não importa o que você está passando agora, contanto que nunca perca a esperança nas coisas boas que estão por vir.

Pensamento do Dia

Lei Magnitsky: EUA punem Moraes

Ogoverno dos Estados Unidos anunciou, nesta quarta-feira, 30, a imposição de sanções contra Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A punição se dá com base na Lei Magnitsky.Ainformação foi publicada há poucos minutos no site do Tesouro dos EUA.

A possibilidade de aplicação das sanções previstas na Lei Magnitsky vinha sendo ventilada nos últimos meses, em razão das denúncias de excesso do Judiciário brasileiro. Havia expectativa de que mais ministros da Corte fossem punidos, mas, apenas Moraes foi incluído.

Nesta semana, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro,

que articula nos EUA uma pressão contra o STF, disse que havia pedido a interlocutores do governo Trump que começasse as punições da Magnitsky por Moraes.

Outros ministros já foram punidos com cassação do visto para os EUA de Moraes e de seus aliados. Isso inclui, além de Moraes, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e outros sete ministros do STF: Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Flávio Dino, Dias Toffoli, Edson Fachin, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

O STF aplicou penas de 14 a 17 anos de prisão para manifestantes do 8 de janeiro. Além disso, a Corte mantém na prisão mulheres idosas e doen-

tes em razão dos atos de dois anos atrás, criou regras para as redes sociais contrárias às que existiam, censurou centenas de brasileiros conservadores ou de direita e seus perfis em redes sociais. O tribunal também censurou empresas norte-americanas, como o X, o Rumble e, indiretamente, a Truth Social, empresa de mídia do presidente dos EUA, Donald Trump. Para a Casa Branca,essasdecisõesforamumaviolaçãodasoberania do país.

Processo contra Bolsonaro

A aplicação da Lei MagnitskycontraMoraese outros integrantes do STF ocorrem diante do avanço

da Corte contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Na última sexta-feira, 18, a maioria da 1ª Turma validou a imposição de medidas cautelares contra o ex-chefe de Estado, o que inclui o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de uso das redes sociais.

O ex-presidente é réu em processo sobre a suposta tentativa de golpe de Estado. A ação contra ele irritou publicamente Trump. O presidente norte-americano classificou o caso como “caça às bruxas” e “vergonha internacional” e responsabilizou a situação jurídica de seu aliado para impor a tarifa de 50% aos produtos e serviços exportados pelo Brasil aos EUA — se nada mudar, a taxa entra-

rá em vigor a partir de 1º de agosto.

O que é a Lei Magnitsky?

Em maio, o secretário de Estado dos EUA, MarcoRubio,jáhaviamanifestado “uma grande possibilidade” de que o governo Trump aplicasse sanções

APolícia Civil de Santa Catarina segue investigando possíveis irregularidades de beneficiários do programa Universidade Gratuita. As investigações são relacionadas a crimes de falsidade ideológica e estelionato.

Em entrevista ao apresentador João Paulo Messer, da Rádio Eldorado, na manhã desta quarta-feira, o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, afirmou que aproximadamente 700 pessoas estão sendo investigadas. “Diante das circunstâncias e evidências, a Diretoria Estadu-

al de Investigações Criminais (Deic) , através da Delegacia de Defraudações, instaurou inquéritos policiais para apurar essa conduta. Um dos inquéritos, através de cruzamentodedados,foi para apurar indivíduos quetêmpatrimôniomilionário e que teriam auferido vantagens com esse benefício. Nós representamos por uma busca e apreensão na residência desses 130 investigados e o Ministério Público foi favorável.Ajuíza da Vara de Garantias entendeu que não era caso de busca e apreensão e indeferiu o pedido, mas o Ministério Público recor-

reu da decisão”, destacou.

Gabriel reforçou ainda que há um outro inquérito que trata sobre alunos que deram declarações falsas de residências, além de casos de beneficiários que não tem patrimônio milionário, mas que não se enquadram nas normas do programa. “Nós estamos apurando falsidades ideológicas e possíveis crimes de estelionato, onde a vítima é o Estado de Santa Catarina. O sistemaéporautodeclaração, então as pessoas declararam situações ocultando seu patrimônio e isso é uma falsidade ideoló-

A Lei Magnitsky, aprovada pelo Congresso norte-americano em 2012 e expandida em 2016, tem como objetivo permitir que os EUA imponham sanções a indivíduos considerados responsáveis por corrupção ou por violações graves de direitos humanos.

Polícia Civil investiga aproximadamente 700 pessoas por fraudes no programa Universidade Gratuita

gica e é o crime também de estelionato”, pontuou. O delegado-geral falou ainda que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) entrará com ações, buscando o res-

sarcimento de valores. “Porissoqueagentetem dito que as pessoas que quiserem buscar e devolver esse dinheiro, elas vão ter uma pena menor, pelo arrependimento

posterior”, frisou. A Polícia Civil segue analisando documentos, tomando depoimentos e buscará a conclusão o mais rápido possível, segundo Gabriel. a Moraes.

Matérias votadas e aprovadas na 26ª SessãoOrdinária,em29dejulhode2025:

• Requerimento nº 65/2025 – Solicita seja enviado expediente ao cineasta Yves Goulart, convidando-o a participar de reunião ordinária nesta Casa Legislativa, na sessão do dia 19 de agosto de 2025, para falar sobre sua trajetória,

• Requerimento nº 66/2025 – Solicita o

• Requerimento nº 67/2025 – Solicita o

• Indicação nº 159/2025 – Sugere ao

• Indicação nº 160/2025 – Sugere ao

Atleta de Pedras Grandes, Luiza Constante, sagra-se vice-campeã nacional de laço no rodeio de Goiás

Aatleta pedras-grandense Lui

zaConstantesagrou-sevice-campeã nacional de laço no rodeio de Cristalina, em Goiás, no último final de semana. De volta a sua cidade natal, a jovem foi recebidaporamigosefamiliarescomumafesta no centro de Pedras Grandes, quando foi homenageada pelo feito inédito. Praticante da modalidade há cerca de três anos e já tendo conquistado o título de campeã estadual, Luiza agora pretende participar do rodeio de Vacaria e um dos seus maiores sonhos é ganhar o rodeio milionário. O prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi, parabenizou a atleta e concedeu a ela uma medalha de mérito pela conquista e por representar um município no esporte nacional.

Inscrições para o Quest_, programa de trainee da

Motiva, terminam nesta quinta-feira (31)

As inscrições para o programa de trainee da Motiva, o Quest_, terminamna quinta-feira,31 de julho. Nesta edição, o focoéaatraçãodejovens talentos para as áreas de engenharia e tecnologia.

As vagas contemplam as cidades de São Paulo, Sorocaba (SP), Santa Isabel (SP), Londrina (PR) e Jundiaí (SP).

Com duração de 12 meses, o programa oferece uma trilha de desenvolvimento robusta, que combina teoria e prática: mentorias com lideranças experientes, job rotation entre áreas estratégicas, experiências técnicas aprofundadas e a condução de projetos com aplicação real no dia a dia da operação. A Motiva busca jovens profissionais

que se identifiquem com os pilares da sua cultura: integridade, integração e impacto positivo. O processo seletivo será conduzido em parceria com a Cia de Talentos, e ocorrerá nas seguintes etapas: inscrições online, testes online de fit cultural e raciocínio lógico, dinâmicas em grupo e painel final presencial, em São Paulo, com líderes da Motiva. Para ampliar a participação feminina nas áreas de engenharia e tecnologia, a companhia priorizará um porcentual maior de mulheres em sua lista final de candidatos.

Os benefícios oferecidos aos trainees incluem vale-refeição, vale-alimentação, assistência médica e odontológica,

seguro de vida, previdência privada, participação nos lucros e resultados (PLR), WellHub e jornada de trabalho flexível (três vezes presencial e duas vezes em home office).

Para participar do programa Quest_, é necessário ter concluído a graduação após junho de 2023. Não é exigida fluência em inglês nem experiência profissional anterior. As inscrições devem ser realizadas por meio do site oficial: https://www.ciadetalentos. com.br/traineequestmotiva/

Sobre a Motiva I Maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São

Polícia prende segundo suspeito da morte de Regene Soratto

MORRO DA FUMAÇA

N

esta quarta-feira (30) a Polícia Civil, através da Delegacia de Morro da Fumaça, prendeu um homem de 19 anos suspeito do crime de latrocínio. Ele é o segun-

do envolvido na morte de Regene Sartor Soratto, em agosto do ano passado.

Ele foi detido em sua residência no Bairro Boa Vista, em Criciúma, e encaminhado ao Presídio Regional de Criciúma.

Regene Sartor Soratto, era uma agente comunitária de saúde e foi morta com um tiro na madrugada do dia 14 de agosto de 2024, quando criminosos invadiram sua residência no Distrito de Estação Cocal.

37 ativos, em 13 estados brasileiros e 16 mil colaboradores. A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos

diariamente. Em Trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. Em Aeroportos, com 17 unidades no Brasiletrêsnoexterior,aten-

de aproximadamente 45 milhões de clientes anualmente. Foi a primeira empresa a abrir capital no Novo Mercado da B3 e compõe há 14 anos o hall de sustentabilidade da B3.

Homem é socorrido em estado grave após cair de seis metros de altura

Um homem de 58 anos ficou ferido após cair de uma altura de seis metros. Era por volta de 9h50min

quando a equipe do Saer/ Sarasul foi acionada pela Regulação do Samu para apoio ao Corpo de Bombeiros Voluntários. O acidente aconteceu em jaguaruna.

A vítima sofreu politrauma, sendo estabilizado e transferido de helicóptero para o Hospital Nossa Senhora da Conceição, que é referência em trauma.

JAGUARUNA

Governo de Morro da Fumaça executa georreferenciamento do município

O

Governo de Morro da Fumaça inicia nesta quarta-feira, 30 de julho, os trabalhos de georreferenciamento do município, instrumento essencial para obtenção de dados territoriais para identificar com precisão a localização de áreas urbanas, imóveis e estruturas existentes. O serviço vai contribuir diretamente para o mapeamento, o planejamento e a tomada de decisões mais eficientes voltadas ao desenvolvimento e à organização territorial de Morro da Fumaça.

Com investimento de aproximadamente R$1 milhão em recursos próprios, o georreferenciamento é um projeto estratégico que vai marcar um novo capítulo na gestão do município. “O georreferenciamento é um passo importante para o crescimento sólido de

Morro da Fumaça e um olhar para o futuro. Com dados precisos, para planejar ainda melhor,investircommaiseficiência e melhorar a infraestrutura da cidade.Éumpassorumoaodesenvolvimento sólido que queremos para o nosso município e que impactará diretamente no dia a dia do fumacense”, pontua o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo. Já o vice-prefeito, Davi Colonetti Pellegrin, destaca que

a execução do serviço de georreferenciamento vai permitir à gestão enxergar a cidade com novos olhos. “Com esse mapeamento detalhado, teremos informações valiosas para melhorar ainda mais o crescimento urbano, o controle territorial e, principalmente, a oferta de serviços públicos. Nosso compromisso é garantir que esse crescimento aconteça de forma equilibrada e segura”.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.