ED.3000 - SEG 26-05-2025

Page 1


Urussanga celebra 147 anos e entra no clima da festa Ritorno Alle Origini

03

Delegada

Vivian Garcia recebe título de Cidadã

07

PÁGINA
PÁGINA

Artigo/opinião

Gregório José Lourenço Simão

Jornalista / Radialista / Filósofo

Pós Graduado em Gestão Escolar, Pós Graduado em Ciências Políticas, Pós Graduado em Mediação e Conciliação MBA em Gestão Pública.

Ecos de uma Lei, Silêncios de uma Nação

Veio o calendário e trouxe consigo mais um 13 de maio, data que, no longínquo ano de 1888, viu sua Majestade Imperial, a princesa regente, assinar a chamada Lei Áurea—documentocurto,dedoisartigosapenas,tãobrevequantotardio.Aboliu-se, assim, com caneta régia, a escravidão no Brasil. E, no entanto, esta pena leve como aplumanãolevoujuntoosgrilhõessociais,osaçoitesdadesigualdade,nemtampouco o preconceito que se esconde nos salões, nos gabinetes e até nas esquinas mais modernas desta República.

De minha parte, que sou pardo, mestiço, e também cronista de minha época, observo com olhos além de uma visão míope as peripécias de uma nação que se diz avançada, mas que ainda guarda em sua alma os calos da senzala.

Que se fez do 13 de maio? Uma data sem festa? Uma efeméride sem efeito?

Concedeu-se a liberdade, mas não o pão. Libertaram-se os corpos, mas deixaram-se os espíritos acorrentados à pobreza, à ignorância imposta, ao esquecimento cínico.

Hoje, em 2025, celebramos 137 anos da abolição. E onde estão os frutos dessa árvore que juraram plantar?

Temos sim conquistas — e não devemos negá-las. Há pretos doutores, professores, juízes, deputados. Há movimentos organizados, arte pulsante, vozes que já não se calam. As cotas, tão combatidas pelos senhores de fala branca, trouxeram à universidade rostos que antes só entravam pela porta de serviço.

Mas também há os pires. Os mesmos pires. Estendidos nas esquinas, nos olhos cansados de uma faxineira que não sabe o nome de Machado, mas carrega sua sabedoria na espinha. Ainda há aqueles que esperam a benevolência do Estado, ou a esmola moral da elite, como se cidadania fosse prêmio e não direito.

E por quê?

Porque não houve reparação. Porque a abolição não veio com terra, escola ou moradia.Porqueosquelucraramcomaescravidãonuncapagaramopreçodocrime.

Porque a cor da pele ainda pesa mais que o mérito, e porque a memória nacional se faz, muitas vezes, com borracha em vez de tinta.

É por isso que as cotas existem. Não como favor, mas como correção. Não como privilégio,mascomodegrau.Quemclamacontraelas,ofazporquetemedividiroque sempre considerou exclusivo.

A verdadeira liberdade, senhores, não é o não ter dono. É o poder escolher, decidir, ser visto como igual — no banco da escola, no concurso público, no crédito do banco, na polícia que não atira primeiro.

E enquanto isso não se cumprir, o 13 de maio será apenas uma data no papel, sem alma, sem povo, sem verdade.

O Brasil precisa, enfim, não de novas leis. Mas de novos olhares.

Pois, como dizia este vosso cronista, “ao vencedor, as batatas”. Mas, convenhamos, depois de tanto tempo, era justo que o prato fosse mais bem servido.

Fundado em 07 de junho de 1997

Santa Catarina pode registrar a primeira neve de 2025

Aúltima semana de maio chega trazendo mudanças significativas no tempo em Santa Catarina. A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil monitora com atenção a atuação de uma frente fria que avança sobre o território catarinense entre esta terça-feira e quarta-feira, dias 27 e 28, provocando instabilidade e aumentando o risco de temporais, principalmente nas regiões do Grande Oeste.

Com o afastamento

desse sistema, uma intensa massa de ar seco e frio avança sobre o Sul do Brasil, derrubando drasticamente as temperaturas em todo o estado. A partir da noite de quarta-feira, os termômetros devem registrar frio intenso, com sensação térmica ainda mais baixa no Litoral, onde o vento sopra com rajadas entre 50 e 70 quilômetros por hora (km/h). Com base nos modelos meteorológicos, as temperaturas mínimas devem ficar bem abaixo de

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE SANGÃO AVISO DE LICITAÇÃO

PROCESSO LICITATÓRIO Nº 037/2025/PMS

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 017/2025/PMS

0°C nas áreas mais elevadas, especialmente nos Planaltos e no Meio-Oeste. Nessas regiões, as condições atmosféricas –que incluem frio intenso e umidade disponível – são favoráveis à ocorrência de precipitação invernal e até mesmo neve. A maior chance para o fenômeno ocorre na quinta-feira, dia 29. Mas, por se tratar de um evento de difícil previsão,aDefesaCivilreforça a importância de acompanhar os próximos boletins meteorológicos.

CÓD. REGISTRO DE INFORMAÇÃO (E-SFINGE): 9C9B3096CA04569E3BE7407FAD4E952058369AEB

OBJETO: A presente licitação tem por objetivo a Contratação de empresa especializada para fornecimento de licença de uso de sistema integrado de gestão pública, modalidade SaaS, com acesso ilimitado e simultâneo de usuários, incluindo implantação, migração de dados, suporte, manutenção, treinamento e hospedagem, para atendimento das necessidades da Prefeitura Municipal de Sangão/SC, Câmara de Vereadores, SAMAE e Fundos Municipais, conforme especificações técnicas mínimas do edital, termo de referência e anexos.

RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS: das 07h30min do dia 27/05/2025 até às 09h59min do dia 10/06/2025. ABERTURA E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS: às 10h do dia 10/06/2025.

INÍCIO DA SESSÃO DE DISPUTA DE PREÇOS: às 10h01min do dia 10/06/2025.

REFERÊNCIA DE TEMPO: Horário de Brasília (DF).

LOCAL: www.portaldecompraspublicas.com.br. Acesso identificado.

INFORMAÇÕES E/OU CÓPIA NA ÍNTEGRA DESTE EDITAL: No endereço Rodovia SC 443, Km 02, Centro, CEP 88.717-000, Sangão/SC, pelo telefone (48) 3656-3500, através do sítio eletrônico oficial www.sangao.sc.gov.br e diretamente no site www.portaldecompraspublicas.com.br Sangão/SC, 22 de maio de 2025.

CASTILHO SILVANO VIEIRA PREFEITO MUNICIPAL

Expediente

Editor Chefe: Reinor Marcolino - Reg.SC 02.423-JP

Jornalista Miguel Ângelo Herdy dos Santos. MTB/SC 4231

Designer/Diagramação: Fabio Julio Gonçalves

Colaboradores: Jaison Bez Fontana, Evandro Marques Pacheco.

Impressão: Gráfica Soller

BalneárioArroio Corrente -

- SC Rua São João Batista, nº 661 Whatsapp: (48) 99671-3638

E-mail: diarioomunicipio@gmail.com

Portal: www.diarioomunicipio.com.br

Facebook: http://www.facebook.com/ jornalomunicipiojaguaruna

Assessoria Jurídica: Diógenes Luiz Mina de Oliveira - OAB/SC 26.894

Matérias assinadas e colunas são de responsabilidade de seus autores

A ti, Senhor, levanto a minha alma. Salmos 25:1
Jaguaruna
Circulação: Gravatal, Jaguaruna, Sangão, Treze de Maio, Pedras Grandes, Urussanga, Morro da Fumaça, Capivari de Baixo, Tubarão e Laguna.

Urussanga celebra 147 anos e entra no clima da festa Ritorno Alle Origini

Omunicípio de Urussanga completa 147 anos nesta segunda-feira, dia 26, e uma programação especial foi preparada para celebrar a data que marca a chegada dos primeiros colonizadores italianos na cidade. Os eventos de aniversário também marcam o início da semana festiva em Urussanga, que está em contagem regressiva para edição de 2025 da festa Ritorno Alle Origini.

A partir das 6 horas, os sinos da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição darão início ao tradicional repique festivo, tradicionalmente realizado no municí-

pio. Em seguida, a programação continua com a realização do Desfile Cultural ‘150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina’, tombo da polenta com o grupo Amici della Polenta entre outras atrações culturais e musicais.

A prefeita Stela De Agostin Talamini ressalta que este é um importante marco cultural para o município. "Urussanga é lugar de gente trabalhadora, resiliente e cheia de amor por esta terra. Nesta semana festiva, a nossa equipe preparou uma ótima programação para que todos possam aproveitar e celebrar esse novo

tempo que vivemos na cidade. Queremos que cada urussanguense também sinta orgulho de fazer parte dessa história", declara.

A secretária de Cultura, Turismo e Esporte e presidente da Comissão Central Organizadora, Vanessa Lopes, afirma que a cidade já está envolvida pelo clima festivo e no ritmo das comemorações. “Além da programação repleta de atrativos gastronômicos, culturais e musicais, destacamos também as decorações que estão sendo instaladas em diversos pontos da cidade, incluindo a iluminação cênica no portal de entrada de Urus-

Lula em SC

sanga. Tudo está sendo preparado para envolver a cidade no clima festivo e acolher, com carinho, tanto os urussanguenses quanto os turistas que virão nos visitar”, destaca.

Ritorno Alle Origini

A Ritorno Alle Origini inicia na próxima quinta-feira, dia 29, no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira, com shows de Bandalheia, Dazaranha, Mafalda Minnozzi e Vitor e Chico, além de diversas atrações culturais e esportivas. Mais informações e a programação completa dos quatro dias de festa estão disponíveis no Instagram.

Confira a programação completa:

26 de maio (segunda-feira)

6 horas – Repique Festivo

8 horas às 17 horas – Varal Literário da poetisa Rita Padoin

9 horas – Desfile Cultural “150Anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina”, com a participação de escolas, famílias, entidades e clubes de serviço.

11 horas – Virgílio Evangelisti (saxofone e canções italianas)

12 horas – Repique Festivo

12h30 – Tombo da Polenta com o grupo Amici della Polenta

14 horas – Orquestra Municipal

15 horas – Momento festivo: distribuição do bolo de aniversário da cidade 15h30 – Lançamento do HQ “Exploradores de Santa Catarina” do projeto municipal Conhecer para Pertencer

18h30 – Missa de Aniversário na Igreja Matriz, com a participação do Coral Santa Cecília

ge Seif Júnior (PL) ao projeto original, apresentado pelo suplente de senador, Beto Martins (PL), quando esteve no mandato por alguns meses. A proposta agora será votada pela Comissão deAssuntos Econômicos. O ECAautoriza os contribuintes, pessoas físicas, a deduzirem do Imposto de Renda doações para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, de no máximo 6% do imposto devido. A proposta também limita a 3% a doação ao Fundo do Idoso.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), visitará o Porto de Itajaí no próximo dia 29. Ele confirmou a visita ao presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, em uma agenda no Palácio do Planalto. Durante a visita, Lula deve fazer alguns anúncios de investimentos no porto e tambem em outras areas do estado.

Umapesquisaapontouoempresário Luciano Hang como o quinto empreendedor mais admirado por donos de pequenos negócios no Brasil. A lista também inclui nomes como Elon Musk,Abílio Diniz e Silvio Santos. O estudo foi realizado pelo fundo de impacto Estímulo, em parceriacomaplataformaMindMiners, e ouviu mais de 1,5 mil empreendedores de pequenos negócios. A Havan, rede varejista fundada por Hang, também figura entre as empresas que mais inspiramessesempreendedores.Avarejistaocupaoquartolugar na lista, atrás apenas daApple, Coca-Cola eAmbev.

Presidenciavel ou Senador

Com tanta visibilidade Hang se tornou o empresario brasileiro mais popular do pais. Na politica o velho da Havan é visto como um sucessor natural de uma possivel candidatura a presidencia a substituir Jair Bolsonaro ou ainda numa dobradinha com Tarcisio de Freitas. Porem se a candidatura a presidente nao prosperar, Hang certamente tera sua eleicao ao senado garantida (claro se ele aceitar o convite).

Didatica estranha…

UmareuniãodaComissãodeProteção,DefesaeBem-EstarAnimal da Assembleia Legislativa chamouaatençãoporumfato,nomínimo,curioso.Odeputadoestadual Marcius Machado (PL), que dá curso de oratória, propôs uma dinâmica: ele começou a uivar e pediu para os participantes uivarem também. No vídeo https://youtu.be/reJU7EZUJJ0 é possível perceber o constrangimento dos presentes. “Fecha os olhos e começa a pensar que tá numa lua e tu é um cachorro”, disse o parlamentar.

Grande projeto

A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou projeto que permite o parcelamento de doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e ao Fundo Nacional do Idoso na declaração do Imposto de Renda. O texto aprovado é um substitutivo do senador Jor-

A deputada federal Geovania de Sa a convite do vereador e seu representante no municipio e regiao prestigiou com sua presenca a segunda festa da cultura do municipio de Sangao. A presenca da deputada federal oportunizou um encontro entre a parlamentar e o prefeito Castilho que agradeceu toda dedicao e apoio da deputada.

Miguel Herdy
A forca do velho da Havan
Alécio e Geovania

Santa Catarina celebra 18 anos do reconhecimento como Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação

Por seu elevado padrão em sanidade animal, Santa Catarina se consolidou como uma grande produtora e exportadora de carnes. Uma das principais realizações nesta área foi a erradicação da febre aftosa e o reconhecimento pela Organização Mundial de Saúde Animal (Omsa) como Zona Livre de FebreAftosa sem Vacinação, em 25 de maio de 2007.

Este resultado é fruto de décadas de atuação da empresa pública responsável pela defesa agropecuária estadual, a

Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Santa Catarina foi um estado pioneiro, sendo o primeiro caso em que o reconhecimento foi concedido a uma região e não a um país. Além disso, foi o primeiro estado brasileiro a identificar individualmente com brincos numerados todos os bovinos e bubalinos, para controle do trânsito desses animais e de sua condição sanitária.As ações sanitárias que foram implementadas beneficiaram também a suinocultura, pois

a febre aftosa atinge animais de casco bipartido, o que inclui suínos.

Para a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, este histórico é motivo de orgulho e também de inspiração para que a empresa pública siga buscando a inovação para melhor servir à sociedade catarinense.

As decisões tomadas pelos técnicos da Cidasc ao longo de 45 anos tornaram o rebanho catarinense um dos mais saudáveis do mundo, permitindo a exportação de carne para mais de 150 países.

IA transforma o trabalho e acirra desigualdades

Ainteligência artificial (IA) avançou em ritmo acelerado nos últimos anos e passou a influenciar diretamente não apenas o cotidiano das pessoas, mas também o funcionamento de empresas, fábricas, centros de ensino e a formulação de políticas públicas.

Desimplesassistentesvirtuais a algoritmos capazes de interpretar padrões de comportamento, a IA saiu dos laboratórios de pesquisa e se integrou à vida real com velocidade surpreendente. E, com ela,vieramprofundastransformaçõeseconômicasesociais. Nos ambientes corporativos, a adoção de soluções in-

ESTADO DE SANTA CATARINA

teligentestornou-seestratégia prioritária para aumentar eficiênciaereduzircustos.Empresas de todos os setores estão automatizando tarefas repetitivas, delegando a sistemas de IA funções como atendimento ao cliente, triagem de currículos,controlelogísticoe, atémesmo,análisejurídica.O resultado é uma reorganização acelerada do mercado de trabalho.

Setores como a indústria, o transporte e os serviços administrativos estão entre os mais impactados pela automação. Estimativas do Fórum Econômico Mundial indicam que 85 milhões de postos de trabalho devem ser extintos

PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDRAS GRANDES

Aviso de licitação

atéofimde2025emrazãodo uso crescente da IA.

No entanto, o mesmo relatório projeta a criação de 97 milhões de novas vagas. As principais áreas são aquelas que demandam qualificação específica, como ciência de dados, cibersegurança, desenvolvimento de software e engenharia de IA.

Esses cargos não apenas exigem conhecimento técnico, mas também habilidades de resolução de problemas, pensamento assertivo e adaptação constante.

“Enxergo esse processo como uma substituição de funções que o ser humano desempenha, espe-

Processo Licitatório nº 12/2025 FMS – Modalidade Pregão Eletrônico nº 5 /2025 FMS – Objeto: Registro de preços para tratar da necessidade de eventual contratação de empresa especializada para prestação de serviços técnicos em manutenção preventiva e corretiva, através de mecânica e elétrica, para o bom funcionamento da frota, com o fornecimento de peças e acessórios preferencialmente originais ou genuínas, para a frota de veículos leves, ambulâncias e vans, pertencentes a Secretaria Municipal de Saúde de Pedras Grandes/SC, conforme especificações no Termo de Referência, anexo II do edital. Data de abertura: 06/06/2025 às 09h30min.A retirada do edital e maiores informações no site oficial do Município www.pedrasgrandes.sc.gov.br e informações complementares pelo e-mail licitacaopmpg@gmail.com e no departamento de Licitações e Contratos da Prefeitura Municipal sito a Rua José Marcon–311 ou pelo telefone: (48) 36593000 no horário das 08h00min ás 12h00min e das 13h00min às 17h00min. Base Legal Lei Federal 14.133/21.

Pedras Grandes/SC, 23 de Maio de 2025.

Agnaldo Filippi Prefeito Municipal

cialmente aquelas tarefas repetitivas ou de esforço físico”, afirma o engenheiro aeroespacial Bernardo Vieira Magaldi, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). “Essas atividades estão sendo automatizadas, mas isso abre espaço para umanovaconcepçãodetrabalho.”

Desigualdade se agrava com falta de acesso à educação digital

Estudos recentes mostram que o impacto da IA sobre o emprego é desigual e tende a ampliar a divisão entre colaboradores quali-

ESTADO DE SANTA CATARINA

ficados e os sem acesso à educaçãotecnológica.AOrganização Internacional do Trabalho alerta que, sem investimentos em qualificação técnica, a digitalização tende a beneficiar apenas trabalhadores já capacitados.

Dados da consultoria

PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDRAS GRANDES

Aviso de licitação

McKinsey reforçam esse cenário: 14% da força de trabalho global deverá migrar para outras ocupações até 2030. Em países como o Brasil, onde a informalidade é alta e há limitação acesso à formação técnica, o risco de exclusão se acentua.

Processo Licitatório nº 41/2025 – Modalidade Pregão Eletrônico nº 15 /2025 – Objeto: Registro de preços para futura e eventual contratação de empresa para fornecimento de pneus novos e acessórios tais como: câmara de ar, válvula (bico de pneu) e protetor, especificações conforme Termo de Referência." Data de abertura: 09/06/2025 às 09h30min.A retirada do edital e maiores informações no site oficial do Município www.pedrasgrandes.sc.gov.br e informações complementares pelo e-mail licitacaopmpg@gmail.com e no departamento de Licitações e Contratos da Prefeitura Municipal sito a Rua José Marcon– 311 ou pelo telefone: (48) 36593000 no horário das 08h00min ás 12h00min e das 13h00min às 17h00min. Base Legal Lei Federal 14.133/21.

Pedras Grandes/SC, 23 de Maio de 2025.

Agnaldo Filippi Prefeito Municipal

Governo de SC investirá R$ 54 milhões para construção de novos laboratórios de pesquisa avançada

O

desenvolvimento de pesquisas científicas inovadoras em Santa Catarina receberá um fomento de R$ 54 milhões do Governo do Estado. Nesta segunda-feira, dia 26, serão lançados oficialmente dois editais da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). O lançamento ocorrerá no auditório do Teatro Álvaro de Carvalho, às 11 horas. Elesserãovoltadostantopara a estruturação de novos laboratórios multiusuários, quanto para o fortalecimento dos já existentes em universidades e centros universitários públicos ou privados sem fins lucrativos localizados no estado.

OinvestimentodoGovernodo Estado de Santa Catarina em laboratóriosmultiusuáriosiniciouem 2023, com o lançamento do ProgramaMultilabSC.Em2025,ainiciativa passou por modificações, e os recursos foram divididos em dois editais.

O edital 29/2025, do Programa de Estruturação Acadêmica para Laboratórios Multiusuários

Dedicados à Pesquisa Avançada no Estado de Santa Catarina – Multilab 2ª edição, com fomento deR$42milhõesvoltadoparauniversidades. Já o edital 30/2025, do Programa de Estruturação de Laboratórios Multiusuários para Centros Universitários de Santa Catarina, que é inédito e vai repassar R$ 12 milhões para projetos de centros universitários.

O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, lembra que a iniciativa do Programa Multilab nasceu a partir da necessidade das instituições de pesquisa, e dos programas de pós-graduação do estado no fortalecimento da infraestrutura de pesquisa, dos equipamentos necessários ao desenvolvimento das pesquisas.

“Oresultadodoprimeiroedital foiincrível,comfortalecimentodos laboratórios e a geração de uma rede de laboratórios e pesquisadores, na articulação de suas pesquisas e na complementação entre os diversos equipamentos ao longo do Estado.Agora, em 2025, com a primeira geração dos laboratórios em operação, lançamos

estes dois novos editais, focando nova fase de investimentos e o fortalecimento da rede de pesquisadores”, afirma.

Segundo a diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Valeska Tratsk, os editais reforçam o comprometimento do Governo do Estado com o ecossistema de CTI. “Os laboratórios multiusuários são pensados para atender demandas e fomentar potencialidades regionais. Assim, eles promovem instituições, professores, estudantes, comunidade e empreendedores catarinenses. As conexões e parcerias que serão desenvolvidas através dos projetos contemplados trarão soluções e desenvolvimento para todo o estado”, reforça Valeska. Ambos os editais estão abertosparaaparticipaçãodeprojetos deinstituiçõesdasseismesorregiões catarinenses: Norte, Sul, Serrana, Oeste, Florianópolis e Vale do Itajaí. Com as chamadas públicas, a Fapesc quer apoiar os projetos de estruturação de laboratórios que possam ser utilizados tanto por diferentes setores da

mesma instituição quanto por instituições diferentes.

Os dois editais possuem linhas de fomento destinadas para novos laboratórios que atuem nos eixos de inteligência artificial, biotecnologia, saúde, mobilidade urbana e cidades inteligentes e/ou transição energética (recursos para implantação do espaço ou melhoriadaestruturalaboratorial); e para o fortalecimento de laboratórios multiusuários em diversas áreas do conhecimento já existentes nas instituições.

Programa Multilab SC

Para o edital 29/2025, serão destinados até R$ 42 milhões, sendo que cada projeto contemplado receberá até R$ 3 milhões.

Os projetos submetidos no edital devem passar por uma seleção interna da instituição de ensino superior (IES). Cada IES poderápré-selecionaratéoitopropostas a serem encaminhadas para o do edital do Programa Multilab SC.

Cada proposta poderá con-

templar a Linha I, voltada para novos laboratórios de pesquisa avançada; a Linha II, para o fortalecimento de laboratórios já existentes na IES e que realizem atendimento ao público externo; ou ambas as Linhas de Fomento.

Centros Universitários

Com até R$ 12 milhões em fomento para projetos de laboratórios multiusuários de Centros Universitários localizados públicos ou privados sem fins lucrativos localizados em Santa Catarina, o edital 30/2025 vai repassar

recursos de até R$ 2 milhões para as propostas selecionadas. Os projetos submetidos no edital devem passar por uma seleção interna do Centro Universitário. Cada instituição poderá pré-selecionar até cinco propostas a serem encaminhadas para a chamada pública da Fapesc. Cada proposta poderá contemplar a Linha I, voltada para novos laboratórios de pesquisa científica e tecnológica para uso compartilhado; a Linha II, para o fortalecimento de laboratórios já existentes na IES e que realizem atendimento ao público externo; ou ambas as Linhas de Fomento.

Ministério dos Direitos Humanos emite nota de repúdio contra difamação de tubaronense por italiano

O

Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) emitiu uma nota de repúdio nesta sexta-feira, dia 23, contra as declarações públicas, amplamente veiculadas na imprensa italiana e brasileira, proferidas pelo cidadão italiano Nunzio Bevilacqua, que difamam a tubaronense Barbara Zandômenico Perito, acusada sem provas pelo ex-namorado de integrar uma seita que engravida mulheres para tentar ganhar dinheiro de pensões alimentícias.

Saiba mais

Conforme o Ministério, as acusações divulgadas, “além de atentarem contra a honra de uma mulher brasileira, reverberam discursos misóginos, xenofóbicos e marcadamente carregados de intolerância religiosa, que impactam não apenas a vítima direta, mas também a imagem e a dignidade da comunidade brasileira residen-

te na Itália — em especial as mulheres migrantes.”

As acusações de Nunzio Bevilacqua, advogado e empresário com negócios no Brasil, começaram após o fim do relacionamento entre eles. Mesmo com a paternidade confirmada, o italiano disse que não queria fazer parte da vida da criança.

Em entrevistas a RAI, principal TV da Itália, e a outros veículos do país, ele afirma ter recebido a seguinte denúncia anônima: "A gravidez de Barbara seria fruto de orgias e ritos satânicos brasileiros que alimentavam uma fábrica de crianças sobrenaturais para lucro com pensões alimentícias."

Nunzio envolveu no roteiro membros do Ministério Público de Santa Catarina, grupos religiosos, médicos, políticos e até mesmo os familiares de Barbara. Lideranças de Pedras Grandes, Treze de Maio e da região sul entraram com ação na justiça contra o italiano.

"Ele criou uma narrativa como se no Brasil tudo fosse possível", diz Barbara. "Seita religiosa, que é uma organização criminosa, em que as mulheres engravidam de um santo por meio de uma fertilização. Ou seja, todas as crianças são filhas do mesmo santo, do mesmo guru. E, depois de dois anos, se a gente não alcança o objetivo, as crianças são vendidas."

A defesa de Barbara pede que Nunzio seja responsabilizado.

"Ele atenta contra o Ministério Público, ele atenta contra a Igreja Católica, contra outras religiões, contra uma pessoa que tem direitos, que é a Barbara, e mais ainda: contra a filha dele, uma menor de idade", diz Vitor Poeta, advogado de Barbara Perito.

Para o Ministério dos Direitos Humanos, o caso em questão, cuja motivação estaria inserida em disputa judi-

cial privada relativa ao pagamento de pensão alimentícia, extrapola o campo pessoal e alcança dimensão pública e política, ao fomentar estereótipos discriminatórios e preconceituosos que ferem princípios fundamentais de direitos humanos e a dignidade da pessoa humana.

“Este Ministério reafirma seu compromisso com a proteção dos direitos das mu-

lheres, das pessoas migrantes e da liberdade religiosa, princípios estes consagrados na Constituição Federal e nos tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil é signatário. Reafirmamos, ainda, nossa solidariedade à cidadã brasileira injustamente exposta e violentada em sua honra, e às demais brasileiras que enfrentam contextos de discri-

minação e violência no exterior”, afirma o órgão em nota oficial.

“O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania acompanhará o caso com atenção, em articulação com os órgãos competentes, reafirmando que discursos de ódio, intolerância e violação de direitos não podem ser naturalizados nem permanecer impunes.”

Abrigo dos Velhinhos de Tubarão realiza Galeto Solidário

Aação beneficente teve todos os 400 bilhetes vendidos, resultando na impressionante marca de 560 quilos de coxa e sobrecoxa de frango assados, quase 2 mil peças, distribuídas em 180 espetos.

O evento contou com a força do voluntariado e o envolvimento direto da comunidade. Todo o preparo e organização foram realizados por voluntários da entidade, com o fundamental apoio de empresas patrocinadoras e de cada cidadão que colaborou adquirindo o galeto solidário.

A presidente do Abrigo, Karla Hamada, fez questão de agradecer publicamente o apoio recebido. “Sem essa importante ajuda da comunidade, não conseguiríamos prestar esse atendimento tão especial aos nossos idosos”, afirmou.

Karla ainda destacou que a renda obtida será integralmente destinada ao custeio da entidade, contribuindo para a compra de alimentos, medicamentos e itens essenciais para o bem-estar dos residentes.

Evento confirmado: Clube 29 inaugura nova praça com destaque para o basquete 3x3 da Univinte

Está confirmado o evento de inauguração da nova praça do Clube 29 de Junho, que contará com um espaço exclusivo para a prática do basquete 3x3. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Univinte Basquete, em colaboração com a Fundação Municipal de Esportes, e tem como objetivo valorizar o esporte e oferecer mais opções de lazer aos associados do clube.

Anova praça foi planejada para atender toda a família, com estrutura que inclui parquinho infantil, quiosques para convivência e o moderno espaço de basquete 3x3, uma modalidade que vem ganhando força em todo o país.

A parceria foi formalizada nesta terça-feira, em reunião realizada nas dependências do clube, com

a presença dos representantes da Univinte e da direção esportiva do Clube 29. “A nova praça simboliza o nosso compromisso com os associados, ampliando as opções de lazer e esporte dentro do clube. O basquete 3x3 é uma modalidade em as-

censão, e iniciar esse novo espaço com o apoio da Univinte fortalece ainda mais essa proposta”, destacou Thiago Gomes Flores, diretor de esportes do Clube 29.

Para Arthur Michels, representante da Univinte, “essa parceria representa uma grande opor-

tunidade de aproximar ainda mais o basquete dos associados, incentivar novos talentos e utilizar a estrutura do Clube 29 como referência no incentivo ao esporte.”

A data e os detalhes da programação do evento serão divulgados futuramente.

Delegada Vivian Garcia recebe título de Cidadã Catarinense

O autor da proposição foi o deputado estadual Pepê Collaço

Gaúcha nascida em Porto Alegre e radicada há anos na região de Tubarão, Vivian Garcia Selig recebe o título de Cidadã Catarinense nesta segunda-feira (26), na Assembleia Legislativa. O autor da proposição foi o deputado estadual Pepê Collaço.

Formada em Direito e especialista em Ciências Criminais, Gestão Pública e Direitos das Mulheres, Vivian é delegada regional de Polícia Civil em Laguna e ex-delegada regional em Tubarão. Aos 43 anos, tem se destacado pelaatuaçãoemproldasegurança pública, principalmente no combate à violência doméstica, familiar e de gênero. Vivian também tem se dedicado à literatura, com três livros publicados. Após es-

crever “Expire e Inspire-se”, focou em duas histórias infantis inspiradas nos filhos Benício e Maria Clara, intituladas “Crescer – Um ato de coragem” e “A Estrelinha – Uma história sobre Determinação”.

“A delegada Vivian não mede esforços para garantir segurança aos catarinenses e faz a diferença em tudo que se dispõe a fazer, independente da área. E nada mais justo que ela passar a ser oficialmente uma cidadã catarinense”, avalia o deputado Pepê Collaço.

A Sociedade Musical União dos Artistas, de Laguna, que neste mês completou 166 anos de fundação, participará da sessão e também será homenageada. A solenidade inicia às 19 horas.

Acidente registrado em Morro da Fumaça deixa mulher ferida

Um acidente de trânsito registrado na SC-108, nesta madrugada, no bairro Jardim das Palmeiras, em Morro da Fumaça, resultou em uma mulher de 31 anos ferida.

No local vítima em de-

PROFESSOR Me. Gean

cúbito dorsal nas margens da rodovia, consciente e orientada, vítima de um atropelamento, apresentava ferimentos generalizados: corte lacerante na região frontal do crânio (testa) e braço esquerdo,

suspeita de fratura de pelve e suspeita de fratura de punhodireitoeoutrasescoriações.

Após atendimento pré-hospitalar, foi encaminhada ao Hospital São José de Criciúma.

Pitbull invade casa, mata cachorro e só é parado com disparo de arma

Um incidente violento marcou a noite deste sábado (24), por volta das21h40,nobairroSão Clemente, em Tubarão.

pimenta e um disparo de calibre 12 com munição não letal, a equipe conseguiu retirar o pitbull da casa e direcioná-lo de volta à residência vizinha, cujo portão estava aberto.

ao local vinda de outra cidade. Apesar de ferido, o animal estava vivo e andando, e a dona foi orientada a levá-lo ao veterinário.

Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência onde um cão da raça pitbull havia invadido uma residência e matado o cachorro da moradora, uma mulher de 48 anos.

Ao chegarem ao local, os policiais encontraram o portão da residência danificado e os dois animais ainda no pátio.

Após tentativas de contenção com gás de

No entanto, durante a tentativa de trancar o animal, ele escapou novamente e avançou de forma agressiva contra os policiais e um vizinho de 29 anos. Diante da ameaça, a guarnição efetuou um disparo de pistola contra o pitbull, atingindo o animal e permitindo o fechamento do portão.

Mais tarde, a proprietária do pitbull, uma mulher de 29 anos, chegou

O companheiro da dona do pitbull, um homem de 30 anos, não estava presente no momento da ocorrência. O cão causou danos significativos à residência invadida, incluindo o portão elétrico e objetos pessoais da moradora. A ocorrência foi documentada com fotos, e todos os envolvidos foram orientados sobre os procedimentos legais cabíveis.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.