ED.2952 - QUI 13-03-2025

Page 1


Prefeito Neném Bardini e vereador Fabinho buscam recursos em Brasília para Treze de Maio

Gregório José Lourenço Simão

Jornalista / Radialista / Filósofo

Pós Graduado em Gestão Escolar, Pós Graduado em Ciências Políticas, Pós Graduado em Mediação e Conciliação MBA em Gestão Pública.

Golpes digitais, dívidas e apostas mostram a vulnerabilidade brasileira

Brasileiros, brasileiras, meu caro amigo internauta, uma pesquisa do Instituto DataSenado mostra o retrato da nossa alma digital e financeira — e que alma sofrida, diga-se.Aqui estamos nós, na esquina da esperança com a desilusão, enquanto a tecnologia, esse bisturi de dois gumes, vai nos conectando e, ao mesmo tempo, nos expondo como nunca antes.

Primeiro, os golpes digitais. 24% da população com mais de 16 anos foi vítima nos últimos 12 meses. Estamos falando de 40,85 milhões de pessoas, praticamente um país dentro do Brasil, perdendo dinheiro em clonagens de cartões, fraudes e invasões bancárias. Não há distinção: urbano, rural, religioso, ateu, escolarizado ou não, ninguém está a salvo. Somos um povo igualitário até na hora de ser vítima. E isso é assustador.

Mas será que é só falta de atenção? Seria o brasileiro um ingênuo cibernético? Talvez. Mas não dá para ignorar que, nesse mundo cada vez mais rápido e complexo, a gente se torna presa fácil. Com a educação digital ainda engatinhando, falta preparo para identificar o perigo. O que sobra é uma sensação de impotência diante de links suspeitos e mensagens convincentes, enquanto criminosos sofisticam suas técnicas.

Eaí,quandoagenteachaqueoproblemaésónomundovirtual,vemapancadado mundo real: o endividamento. Um em cada três brasileiros está com dívidas atrasadas há mais de 90 dias.Amaioria são mulheres — 54% —, geralmente as chefes de famílias numerosas, que sustentam casas com até dois salários mínimos. Não precisa ser economista para entender que aqui a conta não fecha.

É o ciclo da vulnerabilidade: renda baixa, dívida alta, e um sistema que parece feito para jogar contra. Em Santa Catarina, uma exceção positiva, 22% estão nessa situação, enquanto noAmazonas, o índice vai para 42%. E que diferença faz dividir as contas! Quem paga tudo sozinho está proporcionalmente mais endividado. Mais uma vez, são as mulheres que carregam o peso maior.

E no meio disso tudo, os bets. Sim, 13% da população apostou nos últimos 30 dias. O que para alguns é diversão, para muitos é uma tentativa de ganhar o que falta. Afinal, quando o salário não dá conta, o sonho de uma solução fácil seduz. Mas, convenhamos, a casa sempre ganha.

O que fica disso tudo, caro leitor, é um pedido de reflexão. Vivemos conectados, mas desconectados do que realmente importa: educação financeira, proteção digital, e, acima de tudo, políticas públicas que ajudem quem mais precisa. Porque é fácil culpar o brasileiro pela sua ingenuidade ou endividamento. Difícil é enfrentar o sistema que perpetua essa desigualdade.

Sejamos honestos: não dá para ser otimista diante desses números. Mas talvez, só talvez, possamos ser realistas esperançosos. Afinal, o brasileiro sempre encontra um jeito de se reinventar. Que seja, desta vez, pela educação, pela prevenção, e por um futuro mais justo.Agente merece.

Jaguaruna Divulga Itinerário da Coleta de Lixo para a Baixa Temporada 2025

APrefeitura de Jaguaruna informa o itinerário da coleta de lixo para a baixa temporada de 2025. O planejamento foi ajustado para melhor atender a população, garantindo a limpeza e organização da cidade.

Os moradores devem ficar atentos aos dias e horários da coleta em seus bairros, evitando o descarte irregular e contribuindo para um ambiente mais limpo e sustentável.Aadministração municipal reforça a importância da colaboração de todos para manter as ruas livres de resíduos e assegurar o bom funcionamento do serviço.

Confira abaixo a tabela com o itinerário atualizado e programe-se para o descarte correto dos resíduos.

Em caso de dúvidas, os cidadãos podem entrar em contato com a Administração Municipal pelo telefone (48) 3624-8400. O serviço de coleta no município é realizado pela empresa concessionária Racli Limpeza Urbana.

Fundado em 07 de junho de 1997

Expediente

Editor Chefe: Reinor Marcolino - Reg.SC 02.423-JP Jornalista Miguel Ângelo Herdy dos Santos. MTB/SC 4231

Designer/Diagramação: Fabio Julio Gonçalves Colaboradores: Jaison Bez Fontana, Evandro Marques Pacheco. Impressão: Gráfica Soller

Rua São João Batista, nº 661

Whatsapp: (48) 99671-3638

E-mail: diarioomunicipio@gmail.com

Portal: www.diarioomunicipio.com.br

Facebook: http://www.facebook.com/ jornalomunicipiojaguaruna

SC

Matérias assinadas e colunas são de responsabilidade de seus autores

BalneárioArroio Corrente - Jaguaruna -
Circulação: Gravatal, Jaguaruna, Sangão, Treze de Maio, Pedras Grandes, Urussanga, Morro da Fumaça, Capivari de Baixo e Tubarão.
Assessoria Jurídica: Diógenes Luiz Mina de Oliveira - OAB/SC 26.894

Cruzado de Direita

ESCOLAS CIVICO-MILITARESAVANÇAM COM FORTEAPOIO DAPOPULAÇÃO.

A ideia de disseminar escolas cívico-militares pelo Brasil surgiu no governo de Jair Bolsonaro e tem sido um sucesso absoluto. Para gerenciar esse movimento que ganha cada vez mais força em todo país, foi criada a Associação Nacional de Educação e Civismo (ANCE) presidida por Guilherme Guaraná (foto). As escolas cívico-militares têm um histórico incontestável de sucesso na formação de líderes, tanto para carreiras militares quanto para funções civis. A ênfase no desenvolvimento de liderança, valores éticos e responsabilidade social é fundamental para a promoção de cidadãos responsáveis e engajados na sociedade. Hoje centenas de municípios lutam para implantar esse modelo de escola em seu município porque sabem que com as escolas cívico-militares trazem com elas a redução da evasão, da repetência e do abandono escolar, redução da violência física, verbal e patrimonial, aprovação da comunidade, alunos da rede pública que alcançam bons resultados em vestibulares, melhoria do Ideb, excelência acadêmica etc.

BLAKE

LIVELY CAUSAEM HOLLYWOOD.ACUSA COLEGADEASSEDIO E ENVOLVEATÉ TAYLOR SWIFT.

O MASSACRE DE CRISTÃOS E ALAUTIAS NA SIRIA

E O

SILENCIO DA MIDIA BRASILEIRA.

Apesar da omissão da grande imprensa brasileira (e ocidental) um genocídio (real, concreto) esta acontecendo na Síria, os radicais do grupo terrorista HTS estão executando, espancando e violentando crianças, mulheres e homens cristãos e até mesmo muçulmanos alauitas (os alauitas são um braço minoritário dentro do Islamismo) O banho de sangue aconteceu na região costeira no oeste do país onde os alauitas estão concentrados. O grupo representa quase 10% da população síria, mas esteve no poder nos últimos 50 anos, uma vez que o clãAssad pertence a esse ramo do islã. ASíria é hoje dominada pelo grupo militante islâmico Hayat Tahrir al-Sham (HTS). O HTS é designado como uma organização terrorista pela ONU, EUA, Turquia e outros países. O número de civis mortos passa de mil, incluindo mulheres e crianças.

CHAMAS DA PAIXÃO – PROFESSORA

ENCONTRADA MORTAAPÓS ACUSAR PREFEITO DO PT NO PIAUÍ

No dia 03 de março, cerca de dez dias atrás, a professora municipal, Jaquiely Lima Oliveira, de 32 anos, registrou um boletim de ocorrência contra o prefeito da cidade de Sigefredo Pacheco (sim, Sigefredo é o nome da cidade), Sr. Murilo Bandeira do partido dos trabalhadores (PT), de vazar fotos íntimas suas (“nudes”). NO dia 04 de março a Justiça concedeu a Jaquiely uma medida protetiva contra o prefeito Bandeira, acusando-o de vazar suas fotos íntimas. Seria apenas uma fofoca nesse município de nome estranho perdido no sertão piauiense, senão por um detalhe: na quinta-feira 06 de março a bela e jovem professora foi encontrada morta em circunstancias ainda não esclarecidas. Tudo indica que se trata de feminicídio com viés passional mas a leniência da justiça brasileira não inspira muita expectativa de punição efetiva nesses casos.

TCU

DENUNCIA

Abriga judicial do filme “É Assim queAcaba” não só envolveu o diretor e ator do longa, Justin Baldoni, Blake Lively e Ryan Reynolds, mas também arrastou Taylor Swift para o imbróglio considerado um dos maiores barrocos de Hollywood. Baldoni , protagonista e diretor do filme, mencionou a cantora em um processo de 400 milhões dólares contra Blake e seu marido Ryan Reynolds (o Deadpool).Algumas das acusações que constam são difamação, extorsão civil e quebra de contrato. A crise de estrelismo da atriz Blake Lively foi tão absurda que ela exigiu – e foi atendida – que o nome do diretor, Justin Baldoni, não aparecesse no cartaz do filme. Ela também quis participar a edição final do filme, algo totalmente irregular para um ator/atriz, e levou seu próprio editor, algo inédito na história de Hollywood. Quando uma de suas exigências absurdas não foi atendida a diva ameaçou pedir para sua amiga, Taylor Swift, desautorizar o uso de sua música como trilha do filme. Blake Lively é apenas mais uma megera lacradora que sempre teve apoio total da grande mídia para fazer o que bem entendesse, sem consequências. Porém dessa vez deu errado. Querida Blake, bem-vinda ao Estados Unidos de Donald Trump.

GOVERNO LULA POR GASTOS DE 3,5 BILHÕES EM PUBLICIDADE.

Perdulário, esse é o adjetivo que melhor explica esse 3º mandato do presidente Lula (PT). O executivo federal é acusado de “malversação de gastos” em denúncia feita pelo deputado Sanderson (PL-RS) ao Tribunal de Contas da União (TCU), após a revelação feita pelo jornal Folha de S. Paulo que os gastos devem chegar a R$3,5 bilhões, apenas em 2025, de propaganda da gestão petista altamente reprovada pela população.Adenúncia do pede a suspensão imediata das licitações que definirão valores até que o TCU passe pente fino nos gastos, que cresceram mais de R$1 bilhão nos últimos dois anos.

GUINADA À DIREITA NO CHILE.

Aumentam as chances de termos um segundo presidente libertário na América do Sul – depois de Javier Milei na Argentina agora é vez so Chile. O deputado chileno Johannes Kaiser, de 49 anos, tem ganhado destaque na corrida presidencial do país. Fundador do Partido Nacional Libertário e ex-integrante do Partido Republicano, ele representa o Distrito 10, da Região Metropolitana de Santiago, desde 2022. As eleições no Chile acontecerão em novembro desse ano. Outro dado curioso é que o irmão de Johannes, Leif Kaiser, é um armamentista assumido e líder da Associação Chilena de Rifles.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIADA COOPERATIVA MISTA DOS AGRICULTORES E PESCADORES FAMILIARES DE JAGUARUNA E REGIÃO –PRODUCOOPER - CNPJ sob nº 18.653.664/0001-15, NIRE nº 4240002394-1

O Presidente da Cooperativa Mista dos Agricultores e Pescadores Familiares de Jaguaruna e Região – Producooper, sediada na cidade de Jaguaruna/SC. No uso de suas atribuições que lhe conferem o Estatuto Social, convoca todos os sócios, para reunirem-se em AssembleiaGeral Ordinária, a realizar-seno dia 31de marçode 2025, nas dependências do Auditório da Cresol Base Sul, situada na Avenida Duque de Caxias,378, Centro, CEP: 88715-000, Jaguaruna/SC.A realização da Assembléia neste local é função da falta de espaço em sua sede administrativa. A instalação da assembléia será às 17:00 horas em primeira convocação, com a presença de 2/3 (dois terços) do número dos associados em condições de votar,em segunda convocação às 18:00horas, com presença de metade mais um dos associados e,em terceira e última convocação, às 19:00 horas,com a presença de no mínimo 10 (dez) associados, para deliberarem sobre a seguinte ORDEM DO DIA:

EM REGIME DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA:

I)Prestação de contas doExercício 2024; II)Destinação dos resultados de 2024; III)Eleição e posse do Conselho de Administração e Conselho Fiscal; IV)Fixação do valor das diárias de diretores ou associados a serviço da cooperativa; V)Assuntos Gerais.

Antonio de Souza França Presidente da Producooper

Câmara de vereadores de Sangão

ALÉCIO JOÃO GOULART VEREADOR RAPHAEL DAL PAZ SCREMIN VEREADOR

PAUTA DA 02ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2025 - 10/03/2025

A INDICAÇÃO Nº 003/2025 - “QUE SEJA PROVIDENCIADO 03 (TRÊS) LOMBADAS E PLACAS DE SINALIZAÇÃODEVELOCIDADEMÁXIMA NA RUAMANOELHERCÍLIODASILVA,NOBAIRRODEAREINHA”, DEAUTORIADO EDILALECIO JOÃO GOULART.

A INDICAÇÃO Nº 013/2025 “QUE O PODER EXECUTIVO INTERCEDA JUNTO A CELESC, O PEDIDO PARA RETIRAR OS POSTES DE ENERGIA QUE ESTÃO NO MEIO DA RUA MANOEL HERCÍLIO DA SILVA, NO BAIRRO DEAREINHA”, DEAUTORIADO EDILALECIO JOÃO GOULART.

A INDICAÇÃO Nº 014/2025 -“QUE SEJA PROVIDENCIADO A CONSTRUÇÃO DE GUARD REI NA RUA MANOELHERCÍLIODESOUZA,NOBAIRRODEAREINHA”,DEAUTORIA DOEDILALECIOJOÃOGOULART.

AINDICAÇÃO Nº 015/2025 - “QUE SEJAPROVIDENCIADO 02 (DUAS ) LOMBADAS NARUASÃOTOME , NO DISTRITO DE MORRO GRANDE”. DEAUTORIADO EDIL RAFAEL DAL PAZ SCREMIN.

OPROJETOLEGISLATIVONº001/2025-“DISPÕESOBREFIXAÇÃODEVERBAINDENIZATÓRIAAMEMBROS DACÂMARAMUNICIPAL QUE CUMULAM FUNÇÃOADMINISTRATIVACOMATIVIDADE LEGISLATIVA”

PROJETODELEIORDINARIANº145/2025-“AUTORIZAOCHEFEDOPODEREXECUTIVOAABRIRCREDITO ADICIONAL SUPLEMENTARAO ORÇAMENTO NO EXERCICIO DE 2025 E DAOUTRAS PROVIDENCIAS”

O PROJETO DE LEI ORDINARIA Nº 146/2025 - AUTORIZA O CHEFE DO PPODER EXECUTIVO A ABRIR CREDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR AO ORÇAMENTO NO EXERCICICO DE 2025 E DA OUTRAS PROVIDENCIAS”

Câmara de vereadores de Treze de Maio

Na sessão ordinária desta segunda-feira, 11 de março, foram aprovadas as seguintes proposições na Câmara de Treze de Maio:

INDICAÇÃO N.º 038/2025, de autoria do vereador Jeberson Burato dos Santos: Que a Municipalidade através dos seus órgãos competentes, providencie a pavimentação asfáltica da Rodovia Municipal Domingos Gislon, neste Município.

INDICAÇÃO N.º 039/2025, de autoria do vereador Marcos Modolon: Que a Municipalidade através dos seus órgãos competentes, estenda o programa de auxílio financeiro para universitários, incluindo também os estudantes de cursos superiores na modalidade semi presencial.

INDICAÇÃO N.º 040/2025, de autoria do vereador Gedson Gislon: Que a Municipalidade através dos seus órgãos competentes, realize um estudo técnico e financeiro para avaliar a viabilidade de reajustar o valor da bolsa do programa de auxílio financeiro para universitários, de forma que corresponda a, no mínimo, 50% do valor total das despesas.

INDICAÇÃO N.º 041/2025, de autoria do vereador Gedson Gislon: Que a Municipalidade através dos seus órgãos competentes, providencie juntamente com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), a expansão da rede de abastecimento de água, na Rodovia Municipal Pedro Formentin, neste Município.

INDICAÇÃO N.º 042/2025, de autoria do vereador Gedson Gislon: Que a Municipalidade através dos seus órgãos competentes, providencie a pavimentação asfáltica da Rodovia Municipal Pedro Formentin, neste município.

INDICAÇÃO N.º 043/2025, de autoria do vereador Gedson Gislon: Que a Municipalidade, por meio de seus órgãos competentes, providencie a conclusão da pavimentação asfáltica do trecho faltante próximo à ponte que liga a Rua Lourenço Dandoline à Rua Presidente Costa e Silva, neste município.

INDICAÇÃO N.º 044/2025, de autoria do vereador Amarildo Morona da Silva: Que a Municipalidade através dos seus órgãos competentes, adote providências para melhorias no serviço de transporte universitário de Treze de Maio a Tubarão.

INDICAÇÃO N.º 045/2025, de autoria do vereador Marcos Modolon: Que a Municipalidade, por meio de seus órgãos competentes, ao realizar a pavimentação asfáltica da Rodovia Municipal Augusto de Pieri, no trecho que compreende a Comunidade de Morro das Pedras até a Comunidade de Boa Vista, inclua a construção de uma rótula ou de um trevo alemão no entroncamento com a Rodovia Municipal Inácio Nandi.

INDICAÇÃO N.º 046/2025, de autoria do vereador Nivaldo Magagnin: Que a Municipalidade através dos seus órgãos competentes, realize à pavimentação asfáltica da Rodovia Municipal Vitório João Nandi, abrangendo o trecho compreendido entre a Rua Otávio Rechia e a ponte da Vila Nandi.

INDICAÇÃO N.º 047/2025, de autoria do vereador Nivaldo Magagnin: Que a Municipalidade através dos seus órgãos competentes, realize a pavimentação asfáltica da Rodovia Pio Trento, abrangendo o trecho compreendido entre o término do asfalto existente e a entrada que dá acesso à comunidade de Rio Perdoná.

REQUERIMENTO N.º 004/2025, de autoria dos vereadores Micael Marcon Raldi; Amarildo Morona da Silva; Gedson Gislon; Jairo de Souza: Nos termos regimentais desta Casa Legislativa, requeiro à Mesa Diretora que seja encaminhado ao Poder Executivo Municipal o presente requerimento, contendo informações sobre Gratificações e Pagamento de Horas Extras aos Servidores Públicos.

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N.º 001/2025 Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) “Dispõe sobre a aprovação do relatório sobre a Prestação de Contas do exercício de 2023 da Prefeitura Municipal de Treze de Maio/SC”.

Amarildo Morona da Silva Vereador
Jairo de Souza Vereador
Jeberson Burato Vereador
Micael Marcon Raldi Vereador
Marcos Modolon Vereador
Nivaldo Magagnin Vereador
Gedson Gislon Vereador
Jaguaruna, 12de marçode 2025.

Justiça revoga liminar e confirma eleição da mesa diretora da Câmara de vereadores de Pedras Grandes

Uma nova decisão judicial trouxe uma reviravolta significativa para a política de Pedras Grandes. O juiz Antonio Carlos Angelo, da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Tubarão, revogou a liminar que suspendia os efeitos da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, realizada no dia 1º de janeiro. A decisão, publicada no final da manhã desta quarta-feira, dia 12, permite que os membros da chapa eleita assumam suas funções.

Apolêmica teve início em 14 de janeiro, quando o vereador Otávio Citadin (PL) protocolou uma ação contestando a legitimidade da eleição. Na ocasião, Citadin atuou como presidente interino e conduziu a votação que resultou na escolha do vereador Laercio Savi Felippe, conhecido como Lexo

(PP), para a presidência da Mesa Diretora, que terá um mandato para o biênio 20252026.

Citadin fundamentou sua contestação com a alegação de que, embora a Câmarasejacompostaporquatro partidos (PP, PSD, PL e MDB), apenas uma chapa foi apresentada, composta exclusivamente por membros do PP e do PSD. Ele argumentou que a falta de uma chapa diversificada não representa adequadamente a composição partidária da Casa e, portanto, não deveria ser aceita.Além disso, Citadin mencionou que o vereador Felippe Bonetti Zanini, eleito pelo MDB, expressou interesse em integrar a chapa, mas sua solicitação foi negada pelos demais membros.

A decisão do juiz, ao revogaraliminar,restabelecea

legitimidade da eleição, permitindo que Laercio Savi Felippe e os demais membros da Mesa Diretora assumam seus cargos e iniciem suas atividades à frente da Câmara. Essa confirmação da eleição é um passo importante para a continuidade dos trabalhos legislativos no município, que agora pode dar seguimento às pautas e projetos em andamento.

A escolha da Mesa Diretora é um momento crucial na política municipal, pois define a liderança que guiará as discussões e decisões na Câmara. Com a nova decisão judicial, espera-se que a gestão da Mesa possa focar em suas responsabilidadesenodesenvolvimentode ações que atendam às necessidades da comunidade.

A revogação da liminar também sinaliza um importante precedente em rela-

ção à condução das eleições nascâmarasmunicipais,ressaltando a necessidade de seguir os trâmites legais e respeitar as composições partidárias estabelecidas. A decisão pode ser vista como um reforço à estabilidade política local, promovendo um ambiente onde as ações e decisões dos vereadores possam prosseguir sem interrupções.

Agora, com a eleição da Mesa Diretora confirmada, os vereadores de Pedras Grandes podem se concentrar em suas funções e na elaboração de projetos que visem o bem-estar da população.Aexpectativa é que a nova gestão traga avanços significativos para a cidade e que as discussões na Câmara se tornem mais produtivas e representativas.

A situação também levanta questões sobre a im-

portância da transparência e da inclusão nas decisões políticas, especialmente em um ambiente onde diferentes partidos estão envolvidos. A atuação de todos os vereadoresserácrucialpara garantir que as vozes de todas as partes da sociedade sejam ouvidas e consideradasnasdeliberaçõesdaCâmara.

Com a decisão do juiz Antonio Carlos Angelo, a Câmara de Pedras Grandes agora tem um caminho mais

claro à frente, e a população aguarda ansiosamente para ver como a nova Mesa Diretora irá conduzir os trabalhos e quais iniciativas serão apresentadas para o desenvolvimento da cidade.Aexpectativa é que, com um ambiente legislativo estável, a política local possa avançar em buscadesoluçõesqueatendam às demandas da comunidade e promovam um futuro mais próspero para todos os cidadãos.

Poder Executivo, em conversa com vereadores, veta projeto que cria verba indenizatória

SANGÃO

Na tarde desta quarta-feira, (12) o projeto de Lei – P.L nº 001/2025 foi vetado pelo prefeito Castilho Silvano, após uma reunião entre o Poder Executivo e os membros do Poder Legislativo. O projeto de lei previa o pagamento de verba indenizatória aos vereadores pela participação em comissões temáticas do município.

Adecisãodevetoaoprojeto foi fundamentada na moralida-

de,legalidadeeaspectosfinanceiros do projeto, observado, que apesar do Poder Legislativopossuircompetênciaparaingressar com projetos de leis, a discussão não abrange os que disciplinamacercadaaplicação da receita pública.

Em relação a legalidade do presente projeto, leva-se a crer ser constitucional, eis que adotadas e executadas por outros municípios catarinenses e a própria Assembleia Legislativa de Santa Catarina, onde deputados estaduais também rece-

bem verba por participação em comissões temáticas.

Alémdisso,aadministração municipal tem buscado sempre respeitar o papel e as atribuições do Poder Legislativo, reconhecendo sua autonomia e importância para o processo democrático. O veto não é uma medida contra a Câmara, mas sim uma decisão para garantir que os recursos públicos sejam aplicados de maneira equilibrada e sustentável, alinhados com o melhor interesse da população.

44 inscritas na turma de mulheres cooperativistas em Treze de Maio

Na noite de 11 de março, a COORSEL, em colaboração com a Sescoop/SC, deu início a mais uma turma de mulheres cooperativistas em Treze de Maio, contando com 44 participantes inscritas. O presidente da Cooperativa Xela também esteve presente nessa ocasião especial. O programa é direcionado às mulheres, promovendo o fortalecimento do cooperativismo, o empoderamento e a liderança feminina.

Prefeito Neném Bardini e vereador Fabinho buscam recursos em Brasília para Treze de Maio

O

prefeito de Treze de Maio, Nenem Bardini, e o vereador Fabio Rogério Fernandes, conhecido como Fabinho, estão em Brasília em uma missão fundamental: buscar recursos que possam impulsionar o desenvolvimento do município. Acompanhados por uma agenda cheia de compromissos, a dupla visitou o gabinete da deputada federal Daniela Cristina Reinehr, onde apresentaram uma série de demandas que refletem as necessidades urgentes da cidade.

Durante a audiência, o prefeito Nenem Bardini enfatizou a importância de investimentos em infraestrutura para Treze de Maio. Entre as solicitações, a construção de uma rua coberta se destacou. Essa obra é vista como uma oportunidade crucial para proporcionar um espaço adequado para eventos culturais, feiras e atividades comunitárias. A rua coberta não apenasbeneficiaráocomérciolocal, mas também oferecerá um ambientemaisconfortáveleseguro para a população, principalmente em dias de chuva ou calor intenso.

A deputada Daniela Reinehr, atenta às necessidades

apresentadas, prontamente se comprometeu a destinar recursos para essas melhorias. A ação reafirma seu apoio ao desenvolvimento deTreze de Maio eadisposiçãodecolaborarpara atender as demandas da comunidade. O compromisso da parlamentar é um alento para os moradores, que aguardam ansiosamente por melhorias em sua infraestrutura.

Em um momento de gratidão, o prefeito Nenem Bardini expressou seu reconhecimento pelo suporte da deputada: "Gostaria de agradecer imensamente à deputada Daniela Reinehr pelo apoio ao nosso município.

A destinação de recursos para a construção da rua coberta e a liberação de kits de pontes são conquistas fundamentais para melhorarainfraestruturadanossa cidade e a qualidade de vida da nossa população. Seguimos trabalhando incansavelmente para trazer mais melhorias para Treze de Maio."

A busca por parcerias e recursos é uma estratégia contínua da administração municipal, queseempenhaemestabelecer diálogos com representantes federais e estaduais. A colaboração entre diferentes esferas do

governo é vista como essencial para a implementação de projetos que beneficiem diretamente os cidadãos.

Além da visita à deputada, Nenem Bardini e Fabinho também se encontraram com o senador Jorge Seif, onde aproveitaram a oportunidade para agradecer o apoio já recebido. O senador destinou um recurso de 200 mil reais à Secretaria da Saúde de Treze de Maio, valorquefoiutilizadoparaaaquisição de medicamentos, um item de extrema importância para a saúde pública local.

O encontro com o senador foi marcado por um clima de otimismo. Jorge Seif, satisfeito com a visita e o reconhecimento, reafirmou seu compromisso com Treze de Maio, sinalizan-

doapossibilidadededestinação de novos recursos para atender outras demandas prioritárias do município. Esse apoio contínuo é fundamental para garantir que os serviços de saúde sejam mantidos e aprimorados.

O prefeito Nenem Bardini não hesitou em enfatizar a relevânciadoapoiodosenadorpara a saúde do município: "Gostaria de expressar minha gratidão ao senadorJorgeSeifpelocompromisso com Treze de Maio. O recurso enviado para a Secretaria da Saúde foi essencial para garantir a aquisição de medicamentos e melhorar o atendimento à nossa população. Saber que podemos contar com seu apoio para futuros investimentos nos dá ainda mais força paraseguirtrabalhandopelode-

Reciclagem

senvolvimento da nossa cidade. Em nome de todos os trezemaenses, muito obrigado!"

A administração municipal, sob a liderança de Nenem Bardini,estácomprometidaembuscar não apenas recursos financeiros, mas também parcerias que possam contribuir para a melhoria da infraestrutura e dos serviços públicos em Treze de Maio. O foco é proporcionar uma melhor qualidade de vida para os cidadãos, tornandoacidadeumlugarainda mais acolhedor e desenvolvê-la de forma sustentável.

As visitas a Brasília refletem uma estratégia proativa da administração municipal, que busca constantemente alternativas para atender as demandas da população.

O trabalho conjunto entre o prefeito, o vereador e as lideranças federais é uma demonstraçãoclaradeque,com diálogo e comprometimento, é possível conquistar melhorias significativas para a comunidade.

Com essas iniciativas, Treze de Maio se posiciona em um caminho de crescimento e desenvolvimento, onde a colaboração entre os diferentes níveis de governo poderá trazer frutos positivos para todos os cidadãos. O empenho de Nenem Bardini e Fabinho é um exemplo de que a gestão pública deve estar sempre atenta e buscando oportunidades para avançar em prol do bem-estar da população.

O Projeto de Lei que garantia aos vereadores de Sangão uma gratificação no valor de R$ 370 para cada participação deles em reuniões de comissões permanentes, cujo texto foi aprovado em sessão ordinária realizada na segunda-feira, 10 de março, acabou sendo vetado pelo prefeito Castilho Silvano na tarde desta quarta-feira, dia 12, após repercussão da imprensa local.

Belíssimo evento

O auditório da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família foi tomado por dezenas de mulheres que participam dos grupos acompanhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Especializado (CREAS), na tarde desta quarta-feira (12), para assistirem à palestra denominada: “Dia da Mulher – Direitos, Igualdade e Emponderamento Feminino”, ministrada pelas psicólogas Gisele Pickler e Maria Eduarda Rogrigues. Em meio à descontração, as profissionais abordaram temas relevantes e de suma importância para as mulheres, como os principais direitos conquistados ao longo da história, além de conteúdos relacionados à independência financeira, liberdade de expressão, autonomia corporal, desigualdade salarial, violência de gênero, sobrecarga de responsabilidades e a origem do Dia Internacional da Mulher.

A Prefeitura de Tubarão vai aderir ao programa “Penso, logo destino”. A adesão ao programa idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) foi confirmada na tarde desta quarta-feira (12), pelo prefeito Estêner Soratto e pelo vice-prefeito Denis Matiola. Detalhes do programa, que tem por finalidade a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, foram apresentados pela coordenadora regional do IMA-Tubarão MabianeAlmeida Braga, pelo engenheiroagrônomoMarceloDalpiazDagostimepelobiólogoMarceloDutradeFarias.Oprograma“Penso, LogoDestino”foilançadopeloIMAem2019,maspassouaserdesenvolvidoefetivamenteem2021. Atualmente, 90% dos municípios do estado já assinaram o Termo de Cooperação com o instituto.

Retorno das atividades em Capivari

Idosos de Capivari de Baixo ligados ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) retornaramàsatividadespropostasparaestepúblicoem 2025. Coral da terceira idade, pilates, defesa pessoal, yoga e crochê são as oficinas que retomaram os trabalhos. Todas acontecem no Centro de Convivência da Terceira Idade. Há ainda as atividades dos grupos de idosos que se encontram de segunda à sexta-feira, à tarde, que estão ligados à gestão da Secretaria de desenvolvimento Social. Outras atividades que não são exclusivas para os idosos e acontecem noutros locais também voltaram a ser ofertadas. É o caso de manicure (Paif/Cras), artesanato para crianças e adolescentes e artesanato para mulheres (Paif/Cras).

Rede pluvial na Tarcísio Vilela já foi consertada

Pequenas extensões da rede pluvial da Rua Tarcísio Vilela em Capivari de Baixo que estavam rompidas já foram restabelecidas.Aprimeira parte do trabalho da Secretaria de Infraestrutura, que foi a identificação dos trechos danificados e a troca da tubulação, foi concluída na terça-feira (11). Agora, o local ficará alguns dias apenas com terra colocada para que haja a compactação do material utilizado, com o próprio tráfego de veículos. Em uma segunda etapa, ainda a ser estabelecida, haverá a colocação da massa asfáltica sobre os recortes feitos.

Miguel Herdy
Vetado PL da comissão

Dra. Thalyne Pires Paes: Uma jovem à frente do jurídico da casa legislativa de Jaguaruna

Aadvocacia é uma pro fissão que exige dedicação, ética e um profundo conhecimento das leis e do funcionamento da justiça. Em Jaguaruna, a Dra. Thalyne Pires Paes se destaca como uma profissional exemplar, cuja trajetória acadêmica e profissional é um reflexo de seu comprometimento com a justiça e o bem-estar da comunidade.

Formada em Direito pela Faculdade Esucri, Thalyne não se contentou em apenas concluir sua graduação. Ela buscou se aprofundar em sua área de atuação, especializando-se em Direito e Processo do Trabalho. Essa escolha não é por acaso; o Direito do Trabalho é uma área fundamental, especialmenteemtemposdemudanças sociais e econômicas. Com sua pós-graduação, a Dra. Thalyne se tornou uma re-

ferência em questões trabalhistas, oferecendo orientações valiosas tanto para empregadores quanto para empregados. Além de sua formação acadêmica, a Dra. Thalyne ocupa um papel de destaque na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Tubarão, onde é diretora de relacionamento da comarca de Jaguaruna. Essa posição a coloca em uma posição estratégica para promover a advocacia na região, fomentar o diálogo entre os profissionais da área e a comunidade, e garantir que os direitos dos cidadãos sejam respeitados e defendidos.

A nomeação da Dra. Thalyne como assessora jurídica da câmara de vereadores de Jaguaruna é um reconhecimento de sua competência e da confiança que a comunidade depositou nela. Nesse papel,

ela tem a responsabilidade de assessorar os vereadores em questões legais, contribuindo para a elaboração de leis que impactam diretamente a vida dos cidadãos. Essa função é crucial, pois as decisões tomadas na câmara têm um efeito significativo sobre a vida social, econômica e política da cidade.

A atuação da Dra. Thalyne vai além do exercício da advocacia. Ela é uma defensora da justiça social e do acesso à informação legal. Com frequência, realiza palestras e oficinas em escolas e comunidades, buscando educarapopulaçãosobreseus direitos e deveres, principalmente nas áreas trabalhista e civil. Essa iniciativa é fundamental para empoderar os cidadãos, permitindo que eles compreendam melhor suas situações e busquem ajuda quando

necessário.

O trabalho da Dra. Thalyne na OAB e na câmara de vereadores reflete uma nova geração de advogados que não apenas praticamalei,mastambém se preocupam com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Sua trajetória é inspiradora para muitos jovens que aspiram seguir a carreira jurídica, mostrando que é possível conciliar a advocacia com um compromisso social genuíno.

Em um mundo onde os desafios legais são cada vez mais complexos, a presença de profissionais como a Dra. Thalyne Pires Paes é fundamental. Sua formação, experiência e dedicação são pilares que sustentam a confiança da comunidade em suas instituições. O futuro do Direito em Jaguaruna parece promissor, especialmente com

a contribuição de figuras tão comprometidas e capacitadas.

À medida que a Dra. Thalyne continua sua jornada, é certo que ela continuará a fazer a diferença na vida das pessoas, seja por meio de sua atuaçãonaadvocacia,sejapelo seu papel de liderança na

OAB e na câmara de vereadores.Asua história é um exemplo de como a paixão pelo Direito pode transformar não apenas a vida de um indivíduo, mas também a de toda uma comunidade. Com certeza, a cidade de Jaguaruna tem muito a ganhar com a sua presença e trabalho.

Sessão Especial

Jorge Eduardo da Silva

Motivacional e reflexão

REFLEXÃO DO DIA

Ohomemécomoum imenso pulmão, sempre sedento de oxigênio; é como um imenso coração, sempre faminto de sangue. O oxigênio e o sangue ansiados pelo homem é a felicidade.

Quantas e quantas vezes insistimos em buscar a felicidade fora de nós mesmos e, lamentavelmente, nos enganamos, pois, a felicidade está dentro de nós, e nós é quem a construímos.

Nossa felicidade é a consequência daquela que proporcionamos aos outros; um exemplo edificante, está numa mãe que sabe bem disso, quando sorri feliz diante da cama do filho adormecido, após um dia cansativo de trabalho em benefício dele.

Ocorretoraciocínioénosjulgarmossemdireitoaogozo da felicidade se não a criamos e não a compartilhamos à nossa volta, assim como, não teríamos também o direito de desfrutar da riqueza, se não a produzimos.

Nessa vida, a nossa principal tarefa é sermos felizes, eassimDeusoquer.Porém,ocaminhomaiscurtoemais seguroparasê-lo,éfazerfelizesaspessoasquedizemos amar e com quem convivemos. E a verdade é cristalina: ninguém consegue ser feliz sozinho, pois, felicidade é sinônimo de amor, e este, por sua vez é sinônimo de partilha.

A partir desta quinta-feira, lembremos cada vez mais de que, a felicidade sinceramente compartilhada é mais prazerosa e gratificante.

REFLEXÃO DO II

Precisamos estar preparados para o inevitável. Existem situações na vida que não podem ser mudadas e, em outras circunstâncias, nem mesmo evitadas. Por mais difícil que seja aceitá-las,sefaznecessáriosaber conviver com elas.

É preciso saber, também, do nosso interior e do nosso psicológico para não sofrermos tanto com o que nos machuca e por vezes nos infelicita.

A aceitação de determinado acontecimento tornará a dor mais amena,eaissodamosonomederesignação.Eserresignadonão éomesmoqueserconformistaouaceitartudosemnadafazerpara mudar as coisas. Não é isso!

Ter resignação é ter humildade, compreensão e paciência. Por isso, é muito importante saber lidar com fatos e situações onde pouco ou nada mais poderá ser feito. Revoltar-se contra a Lei da vida ou contra Deus não é uma atitude de quem diz que acredita Nele.

Somosprovadosaolongodajornadaterrena,edevemospassar por estas provas, porque não permaneceremos nela eternamente. Nos lembremos de que estamos matriculados num educandário e será bom que possamos sair dele vitoriosos e aprovados.

Nos resignemos e confiemos cada dia mais no Mestre dos mestres, pois é Dele que recebemos as melhores lições de enobrecimento e resignação.

Que tenhamos, neste dia abençoado, um dia carregado de paz, de muito amor e tolerância principalmente com aqueles que conosco convivem.

Alimento Diário

Mateus 16:25-26

Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ouquedaráohomememtrocadasua alma?Mateus

AVISO DE LICITAÇÃO - PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 23/2025 - DISPENSA DE LICITAÇÃO ELETRÔNICA Nº 05/2025

A comissão de Licitação da MUNICÍPIO DE JAGUARUNA/SC, nomeada pelo(a) Decreto5/2025, no exercício de suas atribuições, torna público para conhecimento dos interessados que se realizará no dia 17 de março de 2025, ás 08:30:00 horas, na Prefeitura Municipal de Jaguaruna/SC, a reunião de recebimento e abertura das propostas, conforme determina o Edital de Licitações nº. 05/2025, na modalidade de Dispensa de Licitação Eletrônica. Informamos ainda que se encontra disponível o edital em sua integra nos meios de comunicação conforme o que determina a Lei 14.133/21.

Finalidade:

“CONTRATAÇÃODEEMPRESAESPECIALIZADANAPRESTAÇÃODESERVIÇOSCONTÁBEIS DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE ABRIGO PARA CRIANÇA E ADOLESCENTE (CIACA), JUNTO AO EXECUTIVO MUNICIPAL, EM CONFORMIDADE COM AS ESPECIFICAÇÕES

TÉCNICAS E ADMINISTRATIVAS DESCRITAS NO TERMO DE REFERENCIAANEXO A ESTE INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO”

Jaguaruna - SC, 11 de março de 2025.

Laerte Silva dos Santos Prefeito Municipal.

Facebook: Jorge Eduardo da silva Facebook pg: Estaçao Jorge Instagram: @Jorgeeduardodaso Instagram: afroartbrasilsetnias777 Gmail: jjorgeeduardojjj21@gmail.com

Reflexão: Para Deus o sucesso de um homem não é medido por prosperidade econômica e financeira. Para Deus o sucessodeumhomemémedido,sim,porumaalmaquereflete ocaráterdeCristo(Romanos8:29),porumaalmaqueproduza os frutos do Espirito (Efésios 1:13-14). Precisamos consagrar nossa vida a Deus, conhecer nosso propósito e praticar boas obras. Senão estaremos perdidos, sendo levados pelos ventos desta vida, de um lado para outro, sem nada para oferecer no dia do Juízo de Deus. Tenho Dito! Jorge Eduardo da Silva .: Melchizedeck.:

ORAÇÃO: Senhor Deus, eu sei que minha vida vale mais que o mundo inteiro, pois nada adiantaria ganhar o mundo todo e perder a minha vida. Por isso agradeço o Senhor por ter me trazido a vida, me colocou neste mundo e estabeleceu um propósito para mim.Ajuda-me a conhecer a Sua vontade para minha vida, para que pratique essas obras, e não fique sendo levado de um lado para outro, envolvido com as coisas deste mundo que são passageiras. Quero acumular meu tesouro no Reino dos Céus que é eterno. Eu oro em nome de Jesus. Amém.QueAssimSeja.

Humor

Pensamento do Dia

O mundo se divide entre os educados e os maleducados.Nósqueremosficaraoladodoseducados.

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE SANGÃO AVISO DE LICITAÇÃO

PROCESSO LICITATÓRIO Nº 013/2025/PMS

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 007/2025/PMS

CÓD. REGISTRO DE INFORMAÇÃO (E-SFINGE): B27724F19B7AAA298B4FE7937989594A662DE6B0

OBJETO: A presente licitação tem por objetivo registrar preços com a finalidade de selecionar a proposta mais vantajosa para futura(s) e eventual(is) contratação(ões) de empresa especializada para prestação de serviços voltados à ministração de aulas e regência dos ensaios de crianças, adolescentes e adultos com instrumentos de sopro, isto consoante projeto de musicalização desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Turismo de Sangão/SC, conforme as especificações mínimas constantes no edital, termo de referência e demais anexos.

RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS: das 07h30min do dia 14/03/2025 até às 08h59min do dia 28/03/2025.

ABERTURA E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS: às 09h do dia 28/03/2025.

INÍCIO DA SESSÃO DE DISPUTA DE PREÇOS: às 09h01min do dia 28/03/2025.

REFERÊNCIA DE TEMPO: Horário de Brasília (DF).

LOCAL: www.portaldecompraspublicas.com.br. Acesso identificado.

INFORMAÇÕES E/OU CÓPIA NA ÍNTEGRA DESTE EDITAL: No endereço Rodovia SC 443, Km 02, Centro, CEP 88.717-000, Sangão/SC, pelo telefone (48) 3656-3500, através do sítio eletrônico oficial www.sangao.sc.gov.br e diretamente no site www.portaldecompraspublicas.com.br

Sangão/SC, 12 de março de 2025.

CASTILHO SILVANO VIEIRA PREFEITO MUNICIPAL

Luciano Huck

Vereadores de Pedras Grandes garantem R$ 1 milhão para gestão

Agnaldo Filippi pavimentar ligação entre Azambuja e Santa Cruz

Os vereadores de Pedras Grandes, Tarcísio Fernandes e Clóvis Marcon Ghisi, ambos do PSD, participaram, nesta terça-feira (11), de uma audiência com o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado estadual Julio Garcia, acompanhados de seu assessor Betinho. Durante a reunião, os parlamentares garantiram a destinação de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) para a administração Agnaldo Filippi pavimentar com asfalto o trecho que liga o distrito de Azambuja à comunidade de Santa Cruz, passando por Rio Cintra, na rodovia

que conecta Pedras Grandes ao município de Treze de Maio.

Demonstrando que os vereadores de Pedras Grandes estão trabalhando mesmo com a suspensão pela a justiça das sessões legislativas, os parlamentares protocolaram um Ofício ao deputado Julio Garcia, reforçando a importância da obra para o desenvolvimento da região. A pavimentação facilitará o escoamento da produção agrícola, além de impulsionar o turismo, valorizando ainda mais o patrimônio histórico-cultural da Primeira Colônia de Imigrantes Italianos do Sul de

Santa Catarina (1877).

O trecho localizado no município de Treze de Maio já se encontra totalmente asfaltado, conforme as normas do DEINFRA, e a expectativa é que, com o novo investimento, a estrada que passa porAzambuja e Santa Cruz também receba a pavimentação necessária para melhorar a mobilidade e fortalecer o desenvolvimento econômico local.

Os vereadores destacaram o compromisso com a infraestrutura do município e agradeceram o apoio do deputado Julio Garcia na viabilização do recurso. “Essa conquista represen-

ta um grande avanço para a nossa região, promovendo mais qualidade de vida para a população e incentivando o turismo e a econo-

mia”, enfatizaram Tarcísio Fernandes e Clóvis Marcon Ghisi.

O próximo passo será o trâmite para a liberação da

Vereador Everson Martins apresenta projeto para a

verba e o início do processo de execução da obra, que beneficiará diretamente os moradores e visitantes da região.

saúde mental de

crianças e adolescentes na rede municipal de ensino

TUBARÃO

Na segunda-feira (10), durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Tubarão, o vereador Everson Martins apresentou um projeto inovador voltado para a promoção da saúde mental de crianças e adolescentes da rede municipal de ensino. O projeto propõe a realização de rodas de conversa mensais, com a participação dos estudantes e educadores, contando com o apoio de profissionais da Fundação Municipal de Educação, da Secretaria de Saúde e da Fundação de Desenvolvimento Social de Tubarão.

De acordo com Everson, a saúde mental de

Crianças e adolescentes tem sido uma preocupação crescente.

“Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que uma parcela significativa de crianças e adolescentes enfrenta transtornos mentais diagnosticáveis. No Brasil, os índices de ansiedade e depressão nesta faixa etária são alarmantes”, ressalta o vereador.

O projeto propõe rodas de conversa de curta duração, com temas essenciais para o bem-estar mental, como: autoconhecimento e educação socioemocional, ansiedade e depressão na infância e adolescência, prevenção ao bullying e cyberbullying, relações interpessoais, violência e automutilação,saúdedigi-

tal e o impacto das redes sociais na saúde mental, uso consciente de celulares nas escolas, uso e abuso de drogas e desinteresse pelos estudos.

Everson destaca que "a escola tem um papel fundamental na formação emocionaldosalunos,podendo ser um ambiente seguro de acolhimento e promoção da saúde mental.Atravésdesteprojeto, buscamos incentivar a realização de rodas de conversa periódicas, fortalecendo a inteligência emocional dos estudantes e prevenindo casos mais graves de sofrimento psíquico".

Após ser apreciado pelos demais vereadores, se aprovado, o projeto seguirá para a sanção do prefeito Estêner Soratto.

No último sábado, dia 8 de março, a Associação Jaguarunense de Atletas e Amigos do Jiu-Jitsu Brasileiro realizou em parceria com a Academia de Balneário Torneiro Aloha Fitnes, o II Campeonato Interno de Jiu-Jitsu da Equipe Soul FightersASJASC.

A Associação convocou os atletas dos municípios de Jaguaruna, Balneário Rincão, Içara e Tubarão, totalizando 200 atletas no evento de Balneário Torneiro que tiveram suas inscrições gratuitas. Aconteceram lutas do pré-mirim (4 anos) ao faixa preta máster (acima 30 anos). A fim de reduzir os custos do evento a Associação cedeu os tatames, notebooks, Staffe arbitragem para o even-

to, enquanto a comunidade do Torneiro cedeu o Centro Comunitário e a Academia Aloha, através do Instrutor Everton Crispim ficou com a organização do evento local. A Prefeitura Municipal de Jaguaruna cedeu as medalhas para premiação dos atletas. O município de Içara disponibilizou um ônibus para as crianças e adolescentes de Içara e a Associação Jaguarunense de Atletas disponibilizou outro ônibus para as crianças e adolescentes de Jaguaruna, através da Empresa São João.

Destacando a grande participação da comunidade local que compareceu torcendo pelos jovens atletas do Torneiro, enquanto em contraparti-

da os familiares dos atletas de Balneário Camacho, Riachinho, Beija-flor e Centro de Jaguaruna também compareceram no local, onde lotaram as dependências do Centro ComunitáriodeBalneário Torneiro em um momento ímpar para aquela comunidade.

Destaque também foi a participação das 60 crianças e adolescentes do Projeto de Oficinas de

Inclusão Social da Associação Jaguarunense de Atletas e Amigos do Jiu-Jitsu Brasileiro de Içara e Jaguaruna, que possui parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS).

Agora a Associação Jaguarunense de Jiu-Jitsu planeja organizar o I Campeonato Municipal

de Jiu-Jitsu do município de Jaguaruna. O Professor Paulo Henrique destacou a força do Jiu-Jitsu nomunicípioeanecessidadederanquearosatletas para a participação nos Jogos da Fesporte (OLESC, Joguinhos Abertos e JASC). Devem acontecer nos dias 7, 8 e 9 de abril cursos de Staff e Arbitragem em Jaguaruna, tendo Grande Mestre Alvaro Mansor como

palestrante, sendo uma parceria da Federação Catarinense de Jiu-Jitsu, Associação Jaguarunense deAtletas, Bombeiros Voluntários de Jaguaruna, Sou Fighters Internacional.

Próximo compromisso da Equipe Soul Fighters ASJA SC será a participação no Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu em São José nos dias 12 e 13 de abril.

Com clima favorável, colheita da safra de arroz está adiantada em SC

Oclima seco e as temperaturas elevadas deste verão têm favorecido a produção de arroz em Santa Catarina. Com as condições da lavoura positivas, a colheita já está adiantada em todo o estado. A região Sul está próxima dos 60% de área colhida, enquanto o Norte, onde a plantação inicia mais cedo, já colheu praticamente toda a primeira safra. Além disso, a qualidade do grão também tem sido avaliada de forma otimista pelo setor, que vem registrando uma produtividade considerável por hectare.

A avaliação é do Sindicato das Indústrias do Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC). De acordo com o presiden-

te da entidade, Walmir Rampinelli, o clima realmente está sendo o fator de destaque da safra 2024/2025, assim como o comprometimento dos produtores catarinenses para a garantia de uma boa colheita.

“Santa Catarina é recordista nacional em produtividade e, em 2025, não está sendo diferente. Os nossos agricultores são muito dedicados e comprometidos com a produção,portermosáreas menores de cultivo, o cuidado é ainda maior. Neste cenário, as indústrias estão satisfeitas com a produção e a qualidade doarrozdesteano,temos um grão cheio, que rende para todo mundo – tanto produtores quanto in-

dústrias –, e que significa um produto de qualidade na mesa do consumidor”, afirma Rampinelli.

Recordes de produção

Com uma área de 30 hectares para a rizicultura no município de Forquilhinha, Marcos Rocha Macedo faz parte da segunda geração de produtores de arroz de sua família. São quase 30 anos na lavoura e, em 2025, a expectativa é para recorde de produção em sua propriedade: aproximadamente seis mil sacos, o que representaria uma média de 200 sacas por hectare.

“Costumamos dizer que o arroz gosta de

água no pé e sol na cabeça, quando acontece essa combinação de fatores é sempre um ano de lavoura boa. O ano passado foi atípico, tivemos muita chuva na região e o manejo foi mais difícil. Já nesseano,oclimaajudou muito, conseguimos fazer o manejo de forma corretaenotempocerto,então a produção foi muito positiva”, declara Macedo.

Expectativa de safra cheia

O engenheiro agrônomo e coordenador estadual do programa Grãos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão

Rural de Santa Catarina (Epagri), Douglas George de Oliveira, explica

que, além do clima e do trabalho dos produtores, a variedade SCSBRS126 Dueto também merece destaque.

“O material que mais tem se destacado em termos de produtividade esse ano, da mesma forma como foi no ano passado, é a cultivar da Epagri SCSBRS126 Dueto.

Ela tem gerado produções muito superiores a outras cultivares que estavam sendo cultivadas até então. Com isso, de forma geral, a expectativa no estado é para um ano de safra cheia, com produtividade estimada emtornode8,7milquilos por hectare, o que é realmente bastante positivo”, finaliza o engenheiro.

Marquito defende reconhecimento das comunidades tradicionais que vivem na região da APA da Baleia Franca em SC

Oambientalista e deputado estadual Marcos José de Abreu - Marquito (PSOL) reiterou, nesta semana, a defesa da Associação de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Francaedascomunidades existentesnaregião."Éum território fundamental para aproteçãodabiodiversidade, com o reconhecimento das comunidades tradicionais que vivem na região há décadas", declarou o parlamentar.

O deputado declarou que " é importante que ocorra a Regularização Fundiária Urbana (REURB) dentro da APA, garantindo o direito ao território às populações tradicionais de forma legítima e sustentável". Ele defende a Regularização Fundiária Urbana (REURB) dentro da APA, "garantindo o direito ao território às populações tradicionais de forma legítima e sustentável".

O deputado já destinou emenda parlamentar para estudos, recursos e aplicação da REURB no território,alémdeseguiracompanhando as decisões do

Conselho da APA, reafirmando o compromisso comajustiçasocioambiental. Marquito faz parte da Comissão Mista que debate o tema naALESC.

Plano de Manejo

O plano de manejo da APAda Baleia Franca, que foi criado em 2018 e tem como uma das metas a regularização fundiária, tem apoio e defesa do deputado, que é ambientalista e engenheiro agrônomo.

AAPAdaBaleiaFranca foi criada em 14 de setembro de 2000, 150 abrangendo mil hectares em 10 municípios de Santa Catarina -Içara, Florianópolis, Garopaba, Imbituba, Ja-

guaruna, Laguna, Palhoça,PauloLopes,Tubarãoe Balneário Rincão. Seu objetivo é proteger a Baleia franca austral e garantir o uso sustentável dos recursos naturais, regulando a ocupação do solo, o turismo, a pesquisa e o tráfego de embarcações e aeronaves.

"Seguimos na luta para que a APA da Baleia Franca seja um exemplo de equilíbrio entre conservação e justiça social", disse Marquito. Ele destacou que, neste momento de emergências climáticas que vivemos, "proteger o meioambienteecuidardas populações tradicionais é essencial."

Traficante é preso em Tubarão

Nesta quarta-feira (12), após denúncia, a Polícia Militar (PMSC) prendeu um homem de 42 anos no bairro Passagem, que estava traficando pedras de crack.

Policiais do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) receberam uma denúncia de tráfico de drogas no referido bairro. No local, os militares flagraram o crime e realizaram a abordagem.

Hugo Zago da Silva

Historiador

Regulando as tensões e pressões; a história que contamos à nós mesmos

Olha só, um mundo cheio de fantasias. Emoções sintéticas na forma de comprimidos, guerra psicológica na forma de propagandas, químicas de alteração da mente na forma de comida, seminários de lavagem cerebral na forma de mídia, bolhas controladas, isoladas na forma de redes sociais. Real? Quer falar sobre realidade?Nãovivemosemnadaremotamenteparecidocomisso desde a virada do século.Agente desligou, tirou a bateria, comeu um saco de transgênico, enquanto jogamos o restante na lixeira, sempre em expansão da condição humana.

Vivemos em grandes marcas registradas por corporações construídas com números bipolares, subindoedescendoemdisplaysdigitais,noshipnotizandoparaomaiorsonoqueahumanidadejáviu.Tem que cavar bem fundo, antes de encontrar alguma coisa real. Vivemos no reino da mentira, um reino que viveu por tempo demais. Então não me diz que eu não sou real.

Adescriçãoacimacaro(a)leitor(a),foiumfilmequemedisse,ehojenãofalaremosdefilmesouanálises cinematográficas, mas daremos continuidade a nossa saga, o homem na existência. De degrau a degrau, do alicerce as paredes, na construção desta casa, que é o entendimento sobre nosso lugar no mundo,continuaremosatéoúltimosuspiro–umafiguradelinguagem,querepresentaobreveespaçode tempo, do nascimento à sepultura.

Entretanto, algumas indicativas se fazem necessárias, se você é cristão ou não, um ateu, ou quem sabe o cético, dos céticos, todos aqui no Ocidente, se referem a marcação da História entre, antes de Cristo (a.C.) e depois de Cristo (d.C), este marcador histórico tem enorme influência, apesar de contraditado por inúmeros “especialistas”.

Háquemdigaqueéimposição,contudo,osfeitosdeJesusCristo,seunascimento,vida,ensinamentos, paixão, morte e ressureição, e isso desde sua ascensão aos céus, tem sido fartamente documentado, e preservado nos registros históricos. Pessoas conviveram com ele, foram ensinadas e tiveram suas vidas transformadas por ele, viveram e morreram por dar continuidade à missão que receberam diretamente dele.

No tempo que cursava a faculdade de história se falava na marcação do tempo como, antes da era presente (a.e.p) e era comum (e.c.), um bando de pretensiosos. Sabe por que? Vem daquela vertente quejámencionamosnesteespaçoalgumasvezes,amentalidaderevolucionária.Osujeitoiludeasimesmo, se colocando no mais alto e sublime trono, se considerando capaz de julgar o que não busca e desconhece.

Neste sentido já pontuava o jornalista, professor e filósofo, Olavo de Carvalho, de modo assertivo, e que vale a pena reproduzir. Em suas palavras, a “(... ) mentalidade revolucionária é o estado de espírito, permanente ou transitório, no qual um indivíduo ou grupo se crê habilitado a remoldar o conjunto da sociedade – senão a natureza humana em geral – por meio da ação política; e acredita que, como agente ou portador de um futuro melhor, está acima de todo julgamento pela humanidade presente ou passada, só tendo satisfações a prestar ao “tribunal da História”.

E continua, “(...)mas o tribunal da História é, por definição, a própria sociedade futura que esse indivíduo ou grupo diz representar no presente; e, como essa sociedade não pode testemunhar ou julgar senãoatravésdesseseumesmorepresentante,éclaroqueestesetornaassimnãoapenasoúnicojuizsoberanodeseusprópriosatos,masojuizdetodaahumanidade,passada,presenteoufutura.Habilitadoa acusarecondenartodasasleis,instituições,crenças,valores,costumes,açõeseobrasdetodasasépocas sem poder ser por sua vez julgado por nenhuma delas, ele está tão acima da humanidade histórica que não é inexato chamá-lo de Super-Homem”.

Nãoobstante,estetipodementalidade,manipulaahistória,perverteasociedadeemantémohomem naquela condição descrita no início deste artigo.Antes de findar o assunto e apontar os próximos capítulos,vamosadentrarumpoucosobreanossanatureza,poisénelaquesearticulam,aformacomocontamos nossas próprias histórias, e também como lidamos com as tensões e pressões dos acontecimentos que influenciaram e influenciam a nossa formação, reação e comportamentos.

As nossas vontades são arrastadas por inclinações muitos diferentes e opostas, todavia, tem uma fonte comum. Você já parou para pensar: por que temos certas atitudes e tomamos algumas iniciativas, nos comportamos ou reagimos em certos momentos, a motivação, o fator que causa esta ação?

Com ele e em um esconderijo próximo, havia um total de 27 pedras de crack.

O homem recebeu voz de prisão e foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil (PC).

Ao cabo e ao fim, os movimentos que nos levam ao bem e o que nos levam ao mal, as desordens mais criminosas e as mais heroicas virtudes, têm um mesmo motivo, o desejo da felicidade. Mas aqui reside um divisor de águas, pois como diria SantoAgostinho, as virtudes são feitas da mesma matéria dos vícios. Fator determinante para o sucesso de ambas está que, na primeira, a sua composição está naquelesqueseesforçameseinclinamparaquererseremfelizescomDeus,atéodesprezodesi,enasegunda, os que pretendem serem felizes sem Deus e apesar de Deus, o amor de si próprio até o desprezo de Deus.

Dois reinos, duas cidades, dois domínios, dois senhores. Mas sem sombra de dúvida, existe a possibilidade, antes do último suspiro de saber e viver o que é real, não importando as circunstâncias. O caminhofoiecontinuaaberto,poisoVerbodeDeus,aodesceràTerra,construiuaponte,reunindonoseucoração, colocando ao alcance dos homens, os bens que eles em vão procuravam há muitos séculos. Por ora é isto, falaremos mais sobre o plano divino na natureza da sociedade.

Audiência pública em Jaguaruna discutirá impactos da APA da Baleia Franca

Uma audiência pública debaterá a revisão do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca neste mês. Em janeiro deste ano, moradores se manifestaram sobre o direito à moradia em área deAPA.

Em março, foi instalada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) a Comissão Mista, destinada a discutir o plano. No mesmo momento foi aprovado o encontro que reunirá líderes comunitários e representantes dos órgãos competentes para discutir os impactos da APA da Baleia Franca. A audiência será realizada no dia 20, às 19 horas, no Salão Paroquial de Campo Bom, localizado na rua Anita Garibaldi, s/n, em Balneário Campo Bom, em Jaguaruna.

O deputado Volnei Weber (MDB) preside os trabalhos da comissão, integrada também pelo deputado Rodrigo Minotto (PDT), que é o vice-presidente, e o deputado Zé Milton (PP) que é

o relator. Também fazem parte da comissão os deputados Emerson Stein (MDB), Marquito (Psol), Fabiano da Luz (PT) e Ivan Naatz (PL).

“A APA da Baleia Franca desempenha um papel essencial na conservação da fauna e no desenvolvimento do turismo na região, mas é fundamental assegurar que isso não traga prejuízos às famílias que ali residem. É preciso garantir que as áreas de proteção não se sobreponham a terrenos que já foram loteados e regularizados. O compromisso é encontrar um meio termo equilibrado, que respeite tanto a preservação ambiental quanto os direitos da comunidade local”, ressaltou o deputado Volnei Weber.

Limites da área

Segundo consta no Guia daAPABaleia Franca, os limites dessa área vão de Florianópolis ao Balneário Rincão, na costa centro-sul de Santa Cantarina.

Trata-se de um espaço do território nacional onde se aplicam normas especiais de conduta e de manejo de atividades humanas. As APAs federais são criadas por ato legal do Governo Federal e são administradas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Regularização fundiária

Nessa terça-feira, dia 11, ocorreu um encontro articulado pela deputada federal Geovania de Sá, que definiu a implementação de dois projetos-piloto, um em Laguna e outro em Jaguaruna, que servirão como referência para futuras regularizações fundiárias em outras localidades que necessitem da anuência do Instituto ChicoMendesdeConservação da Biodiversidade (ICMBio). Ainda na terça-feira foi realizada uma visita técnica para conhecimento dos locais.

Ainiciativabuscaequilibrar o direito à moradia

das comunidades com a preservação ambiental da APA, garantindo um modelo sustentável de regularização.

O encontro contou com a participação do Ministério Público Federal (MPF), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Advocacia-Geral da União (AGU), da Diretora de Regularização Fundiária do Estado de Santa Catarina, Natália Foster, do vice-prefeito de Laguna, Leandro Schiefler, e do prefeito de Jaguaruna, Laerte Silva – municípios diretamente envolvidos no processo.

Projetos-piloto

Os projetos-piloto permitirão ajustes e aprimoramentos nos procedimentos, tornando o processo mais eficiente e transparente.Aexpectativa é que as experiências obtidas com essas ações iniciais sirvam de base para um modelo de regularização que possa ser replicado em outras áreas de preservação ambiental.

A regularização fundiária dentro de unidades de conservação exige um alinhamento criterioso entre órgãos ambientais e gestores munici-

pais, visando conciliar o desenvolvimento urbano com a proteção do meio ambiente. A reunião reforçou a importância da cooperação entre as instituições envolvidas e o compromisso com a legalização responsável das áreas habitadas dentro da APA da Baleia Franca.

“Hoje avançamos um passo importante para chegarmos a um denominador comum. Foi essencial reunirmos todos os órgãos para ouvir cada ponto de vista e buscar uma tratativa conjunta”, pontou a deputada.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.