







Segunda-feira (25/09):
Tempo: sol entre nuvens em SC, com tempo mais seco e aberto no oeste. No sul do Estado e Grande Florianópolis, mais nuvens e chuva isolada a qualquer hora do dia. No Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, chuva a partir da tarde.
Temperatura: elevada no oeste e mais baixa no leste do Estado.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.
Sistema: cavado (área de baixa pressão) e circulação marítima no leste de SC.
Terça-feira (26/09):
Tempo: no Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, mais nuvens e chuva isolada a qualquer hora do dia, devido à formação de um sistema de baixa pressão e frente fria no Sul do Brasil. Nas demais regiões, sol entre nuvens.
Temperatura: mais baixa no leste do Estado.
Vento: nordeste a noroeste, moderado, com rajadas.
Quarta-feira (27/09):
Tempo: chuva e temporais localizados com granizo em SC, com a atuação de um ciclone intensificando-se no mar e passagem de frente fria, melhorando no fim do dia.
Temperatura: em declínio acentuado no Estado, especialmente do oeste ao sul, com o avanço de uma massa de ar mais frio. Vento: nordeste a sudoeste, moderado, com rajadas intensas no sul e Litoral (60 a 100km/h).
Quinta-feira (28/09):
Tempo: mais nuvens no Litoral e Vale do Itajaí pela manhã, com sol em todas as regiões no decorrer do dia.
Temperatura: mais baixa.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado, com rajadas no oeste.
Na data de hoje sexta-feira (22), os operadores de máquinas e motoristas da Prefeitura de Sangão participam do curso de atualização e capacitação de veículos pesados ministrado pela empresa Cliniseg. O programa de treinamento tem como objetivo aprimorar as habilidades dos condutores e operadores, proporcionando serviços mais eficientes e seguros para a comunidade.
O prefeito de San-
gão, Castilho Silvano Vieira, enfatizou a importância dessa iniciativa: "Estamos trabalhando esta capacitação com os motoristas e condutores com o intuito de oferecer serviços mais eficientes e seguros, de forma a contribuir para a redução dos acidentes".
O curso abrangeu uma variedade de tópicos essenciais, incluindo técnicas de direção defensiva, manutenção preventiva de veículos, e
atualizações nas regulamentações de trânsito.
A capacitação é parte de um esforço contínuo da Prefeitura de Sangão para aprimorar a qualidade dos serviços prestados à comunidade e garantir a segurança no trânsito. Com motoristas e operadores de máquinas mais bem preparados, a expectativa é que o município alcance um nível ainda mais elevado de eficiência e segurança em suas operações.
² Para que ele não arrebate a minha alma, como leão, despedaçando-a, sem que haja quem a livre. Salmos 7:2
Fundado em 07 de junho de 1997
Editor Chefe: Reinor Marcolino - Reg.SC 02.423-JP
Designer/Diagramação: Fabio Julio Gonçalves
Colaboradores: Jaison Bez Fontana, Evandro Marques Pacheco.
Impressão: Gráfica Soller
Balneário Arroio Corrente - Jaguaruna - SC
Rua São João Batista, nº 661
Whatsapp: (48) 99671-3638
E-mail: diarioomunicipio@gmail.com
Portal: www.diarioomunicipio.com.br
Facebook: http://www.facebook.com/ jornalomunicipiojaguaruna
Circulação:
Assessoria Jurídica:
Diógenes Luiz Mina de Oliveira - OAB/SC 26.894
Matérias assinadas e colunas são de responsabilidade de seus autores
Depois de 22 anos de filiação ao PSDB, o ex-governador Leonel Pavan iniciou na noite da última sexta-feira um caminho que ele mesmo definiu como um recomeço. Com o Clube Z, em Camboriú, lotado, o ex-tucano assinou a filiação ao PSD em um evento prestigiado por lideranças estaduais do novo partido e que marca o começo da caminhada para concorrer a prefeito da cidade vizinha à Balneário Camboriú – que comandou por três mandatos.
O projeto político de Pavan
O recomeço em Camboriú e no PSD foi destacado no discurso de Pavan. A caminhada iniciada na cidade vizinha o leu aos cargos de vereador, prefeito, deputado federal e estadual, senador, vice-governador e governador – com a renúncia de Luiz Henrique da Silveira (PMDB) em 2010. Na fala emocionada, ele destacou que precisa olhar para frente. A nova filiação e a mudança de domicílio eleitoral fazem parte de uma estratégia combinada com a filha Juliana Pavan (PSDB), vereadora e pré-candidata a prefeita de Balneário Camboriú. Ela vai migrar para o PSD na abertura da janela para mudança de partidos em março do ano que vem.
Filiação muito prestigiada
Lideranças do PSD prestigiaram a filiação. Estavam lá os deputados estaduais Mario Motta e Júlio Garcia, além do deputado federal Darci de Matos. Também estavam presentes os prefeitos Topázio Neto (Florianópolis) Orvino Coelho de Ávila (São José), João Rodrigues (Chapecó) e Clésio Salvaro (Criciúma) – que também trocou o PSDB pelo PSD. Presidente estadual do PSD, Eron Giordani destacou os marcos da gestão de Pavan em Balneário Camboriú para celebrar a filiação.
O deputado estadual Ivan Naatz (PL) usou suas redes sociais para defender que o filho do governador Jorginho Mello (PL), o advogado Filipe Mello (PL), “já deveria estar no secretariado“. Segundo Naatz, “sua experiência de gestão pública e seu conhecimento jurídico seriam fundamentais para o sucesso do governo” do pai. Não se trata de mera opinião fortuita. Ivan Naatz vocalizou uma articulação que já existe no parlamento estadual e que tem na mira uma possível mudança de comando na Secretaria da Casa Civil, hoje comandada por Estener Soratto – deputado estadual licenciado. A narrativa que se constrói para justificar a troca de comando passa pelo foco que Soratto tem dado à sucessão em Tubarão, onde deve ser candidato a prefeito em 2024, e pela maior proximidade de Filipe Mello de Jorginho para avalizar os acordos políticos. Na prática, Filipe já atua como um articulador sem cargo e é presença constante nos corredores da Assembleia Legislativa.
Com o fim da vigência do diretório estadual do Progressistas (PP) no dia 5 de outubro, a bancada estadual do partido decidiu se mexer para que as bases sejam ouvidas para a construção de um novo grupo dirigente na legenda em Santa Catarina. Os deputados estadual Altair Silva, Pepê Collaço e Zé Milton Scheffer está convidando prefeitos e vice-prefeitos progressistas para um encontro dia 26 de setembro no Hotel Castelmar, em Florianópolis. O convite do trio é explícito: “apenas prefeitos e vice-prefeitos!”. A iniciativa dos parlamentares vem do sentimento colhido junto às lideranças municipais de que o secretário-geralAldo Rosa articula a formação de uma comissão provisória em vez da abertura de eleição para composição de um novo diretório. Pela legislação dos partidos, uma comissão provisória é mais suscetível a intervenções da direção nacional da legenda do que um diretório formado.
Diante desse cenário, a bancadaestadualconvidouprefeitos e vices progressistas para falar do futuro partido. Nas últimas eleições, o PP não conseguiu eleger deputados federais, mas manteve as cadeiras na Assembleia Legislativa. Os próprios deputados estaduais, no entanto, têm reclamado de falta de diálogo com o comando estadual.
Deputados querem Filipe Mello no lugar de Soratto. Progressistas de olho no futuro Progressistas não se entendem
Uma pequena agroindústria familiar de Imbituba está compartilhando saúde a partir de kombuchas orgânicas. São sete sabores com ingredientes da agricultura familiar. E é aí que entra a Epagri, no trabalho de aproximação do agricultor com a empresa e na viabilização da exposição do produto em feiras da região.
A bióloga Audrey Amorim, da Pirapuã Kombucha, de Imbituba, explica que “todos
os ingredientes que a gente usa para produzir essa bebida fermentada à base de chá verde são provenientes da agricultura familiar local e regional, uma parceria com agricultores, especificamente os de produção orgânica certificada”. Uma das bebidas é a kombucha com butiá, fruto nativo da restinga catarinense, de butiazais de Imbituba e Laguna.
“A parceria é essencial para um produto de
qualidade, saudável e que carrega a força dos agricultores locais”, enfatiza Audrey. A kombucha, diz Audrey, é como um refrigerante natural à base de chá, sem conservantes, com benefícios para a saúde, porque é probiótica, faz bem para o intestino e a imunidade e é digestiva.
A extensionista da Epagri em Imbituba, Eloísa Rovaris Pinheiro, diz que “a Pirapuã Kombucha é uma empresa parceira, que va-
loriza os produtos da agricultura familiar, tendo como diferencial um produto de alta qualidade, com certificação orgânica e sempre prezando pela sustentabilidade”.
A capacidade produtiva da agroindústria familiar é de 2 mil litros por mês, com possibilidade de expansão, principalmente no verão. A comercialização ocorre desde Torres (RS) até Florianópolis (SC).
ODistrito Federal e 14 estados brasileiros têm até o dia 6 de novembro para começar a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O documento não tem mais o número de Registro Geral (RG), que deixará de existir.
O número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) passará a ser o registro geral, único e válido para todo o país. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação, até o momento 1,6 milhão de CINs já foram emitidas em 12 estados.
São eles: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco,
Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A adesão começou em julho de 2022 pelo Rio Grande do Sul. Inicialmente, o prazo para todas as unidades da Federação começarem a disponibilizar o novo documento terminava em março.
O governo federal, entretanto, prorrogou a data para até 6 de novembro. De acordo com o ministério, esse prazo para adequação dos estados está mantido.
Em São Paulo, a Secretaria de Segurança Pública afirmou que está se preparando para a emissão do novo modelo.
Formato da nova
carteira
O novo documento está disponível nos formatos físico e digital. A versão física é produzida em papel-moeda.
Foram mantidos detalhes de segurança em sigilo, as marcas-d’água na imagem do território nacional e no brasão da República.
Uma novidade é um QR Code, que permite a validação eletrônica da autenticidade e serve para verificar se o documento é verdadeiro, se foi furtado ou extraviado. Ele também traz informações do cidadão, impressão digital e a opção pela doação de órgãos
Anova versão do documento pode ser usa-
da como documento de viagem para os países do Mercosul, devido à inclusão de um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes.
O prazo de validade do novo documento
depende da idade do titular. Para crianças de 5 a 11 anos, a validade é de cinco anos.
Para quem tem de 12a59,avalidadepassa a ser de dez anos. Pessoas com mais de 60 anos não precisarão trocar o documento.
Para ter acesso ao novo documento, é preciso que o CPF esteja regularizado na Receita Federal. De acordo com o órgão, haverá validações biográficas e biométricas antes da emissão da carteira.
Jaguaruna promove encontro sobre escolha de conselheiros tutelaresForam abordados temas relativos à atuação do MPSC durante o processo de escolha, as condutas vedadas às candidaturas, bem como questões relativas ao dia da votação e atribuições da Comissão Especial do Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do AdolescenteJaguaruna - SC, 24/09/2023 09h12 | Atualizada em 24/09/2023 11h01
| Por: Redação Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo
A titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jaguaruna, Elizandra Sampaio Porto, realizou, nesta sexta-feira (22), uma reunião para tratar sobre o processo de escolha unificado dos Conselhos Tutelares nos municípios da comarca, que também abrange Sangão e Treze de Maio.
A eleição para escolha dos profissionais que atuam na linha de frente visan-
do à garantia dos direitos de crianças e adolescentes ocorre no dia 1º de outubro em todo o país. O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) trabalha na fiscalização do processo eleitoral.
Aos envolvidos, a Promotora de Justiça abordou no encontro temas relativos à atuação do Ministério Público durante o processo de escolha, as condutas vedadas às candidaturas, bem como questões relativas ao dia da votação e atribuições da Comissão Especial do Conselhos Municipais dosDireitosdaCriançaedo Adolescente (CMDCA).
Estavam presentes membros dos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente dos municípios de Jaguaruna, Sangão eTrezedeMaio,candidatos dos três municípios, assessorias jurídicas de cada um dos municípios da comarca eocomandodaPolíciaMilitar da Comarca de Jaguaruna, além de representantes das comissões especiais designadas para o proces-
so eleitoral.
Na 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jaguaruna, tramita o Procedimento Administrativo n. 09.2023.00002117-0, que tem por objeto a "fiscalização do processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar, que será realizado sob responsabilidade dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e doAdolescente (CMDCA), em data unificada, em todo o território brasileiro, no dia 1º/10/2023, na forma do art. 139 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8.069/1990)".
Eleições para o Conselho Tutelar
Em Santa Catarina, os 295 municípios do Estado escolherão cerca de 1,5 mil pessoas. São pelo menos cinco em cada Conselho. Para ter direito a votar, basta o cidadão estar com sua situação regularizada no Tribunal Regional Eleitoral, como em qualquer outra eleição, no prazo de 90 dias
antes do pleito, ou seja, todas as pessoas que, no dia 30 de junho deste ano, estavam aptas a votar podem comparecer às urnas no seu município. O voto é facultativo.
A organização das eleições, assim como a apuração e a totalização dos votos, é de responsabilidade dos respectivos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. Conforme estabelece o artigo 139 da Lei n. 8.069, de 13dejulhode1990(Estatuto da Criança e do Adoles-
cente), compete ao Ministério Público fiscalizar esses pleitos. No site do TRE/SC é possível verificar as listas de candidatos de todos os municípios catarinenses, bem como os locais de votação, que não são os mesmos das eleições gerais.
Papel do Conselho Tutelar
Cabe ao conselheiro tutelar fazer o atendimento de crianças e adolescentes que tenham seus direi-
tos ameaçados ou violados por pais, responsáveis, pela sociedade ou mesmo pelo Estado. Entre suas atribuições está comunicaraoMinistério Público fatos que constituam infração administrativa ou penal.
É também o conselheiro tutelar quem faz os atendimentos iniciais, reconheceoproblemae,posteriormente, encaminha a situação para a rede de atendimento do município, composta pelos serviços de assistência social, saúde, educação, entre outros.
Ajornalista Dagmara
Spautz revelou nesta sexta-feira (22) que o governador Jorginho Mello (PL) estuda uma reforma administrativa, com cinco trocas no seu primeiro escalão. Um dos que podem deixar o colegiado, na avaliação da jornalista, é o tubaronense
Estêner Soratto da Silva Júnior (PL), secretário da
Casa Civil.
"Nessa lista está a Casa Civil, o 'centro nervoso' do governo. Nas últimas semanas, tem ganhado força nos poderes, em especial na Alesc, no Tribunal de Justiça e no Tribunal de Contas, uma pressão para que o governador substitua o comando da pasta para reforçar a articulação. Há
um entendimento de que a pasta precisa de um nome mais experiente", avaliou Dagmara.
"O fato é que uma possível saída de Estêner Soratto da Casa Civil é lida nos bastidores como um movimento de ganha-ganha. O secretário, que está de olho na prefeitura de Tubarão, tem se desgastado com as reclama-
ções. Ao deixar a Casa Civil, Soratto assumiria vaga na Alesc, o que pode ajudá-lo na construção do projeto para as eleições de 2026. Tubarão é uma das cidades cobiçadas pelo PL", concluiu.
A postagem não elenca quais as outras mudanças estão em cogitação.
Em três vitórias em três jogos e nove pontos somados, o Atlético Tubarão já carimbou sua classificação à próxima fase da Série C do Campeonato Catarinense. O recente triunfo foi conquistado no Estádio Domingos Silva Gonzales, na Cidade Azul, no início da tarde deste domingo (24), após anotar 3 x 1 contra a fraca equipe do Pedra Branca, de Palhoça.
Apenas 626 torcedores estiveram na Vila para acompanhar a bela vitória contra o time da Grande Florianópolis. Na estreia do Peixe na competição, pouco mais de 800 pessoas prestigiaram o Tricolor em casa, contra o Baruch, de Imbituba.
Outro time que já definiu vaga na semifinal foi o Blumenau, que domina a ponta da classificação, mas com o mesmo número de pontos do Tubarão. A próxima partida do Peixe será no dia 1º de outubro, na divisa com o Paraná, em Porto União, contra o elenco do Porto. Já o Pedra Branca encara o lanterninha Fluminense, em Joinville, no mesmo dia.
Durante 55 anos, uma família de Santa Catarina viveu às sombras de uma mentira. Ao engravidar na adolescência, os pais de uma mulher assumiram a paternidade e maternidade dos filhos dela. Ao longo da vida, a mãe se apresentava como irmã dos próprios filhos.
A decisão foi tomada após a adolescente, na época, ser acolhida pelos pais, mas, na tentativa de “salvar a honra da família” e dar uma suposta dignidade aos netos, os pais dela registraram os netos como filhos.
Aintenção era que os gêmeos não sofressem o preconceito e a humilhação de ter um pai desconhecido e ausente
nos documentos, já que o namorado da mãe não aceitou os filhos. Além da questão moral e religiosa, aponta o processo da família na 3ª Vara da Família da comarca de Joinville.
As crianças, porém, cresceram sabendo da verdade e, recentemente, foram na Justiça para tentar retificar os documentos e fazer com que o nome da mãe biológica constasse em suas certidões.
Desta forma, para definição do caso, todos –filhos e mãe – buscaram a Justiça e anexaram ao processo os exames de
DNA com resultado que apontava a probabilidade de 99% de laços sanguíneos entre as partes.
O magistrado, na sentença, explicou que o reconhecimento da filiação não prescreve e que os avós maternos – já falecidos – praticaram ilegalidade no registro de uma adoção, um exercício até então conhecido como “adoção à brasileira”, quando se registra o filho de outra pessoa em seu nome, de forma a fugir das exigências legais pertinentes ao procedimento, sem as cautelas judiciais impostas pelo Estado.
Ainda na decisão, o juiz afirma que a mãe biológica não pode ser penalizada pela condu-
ta irrefletida dos pais e avós dos gêmeos.
“Mesmo que a parte requerente tenha sido acolhida em lar adotivo e usufruído de uma relação socioafetiva, nada lhe retira o direito […] de tomar conhecimento real de sua história, de ter acesso à sua verdade biológica que lhe foi
usurpada desde o nascimento até a idade madura”, comenta o juiz.
Tendo em vista o grau de eficiência do exame de DNA e as demais provas constantes no processo, o juiz aceitou o pedido e declarou que os gêmeos são filhos biológicos da mulher que, até então, era
apresentada como irmã deles.
“Deste modo determino a retificação dos registros de nascimento com o nome da genitora e para que sejam suprimidos os nomes dos pais registrais”, determinou o juiz. O processo tramita em segredo de justiça.
No decorrer desta sexta-feira (22), Tubarão e Laguna foram palco de ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas que mobilizaram as forças policiais. Duas delas contaram com a atuação da Polícia Militar, em Tubarão, e outra, da Polícia Civil, em Laguna.
Na primeira ocorrência, registrada em Tubarão, por volta das 19h19min, a Polícia Militar do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) agiu em resposta a informações sobre tráfico de drogas em um residencial no bairro São João margem esquerda.
As autoridades conduziram um monitoramen-
to prévio para identificar suspeitos associados ao comércio de entorpecentes no local. Durante a operação, os traficantes foram alertados por observadores estratégicos e conseguiram fugir antes da abordagem policial. No entanto, os policiais encontraram drogas, incluindo Ecstasy e Cocaína, escondidas no interior do residencial.
A segunda ocorrência, também em Tubarão, ocorreu às 22h25min. Neste caso, a Polícia Militar do 5º BPM já tinha conhecimento sobre um indivíduo envolvido em diversas atividades criminosas, incluindo tráfico de drogas e roubos na re-
gião.
O suspeito estaria utilizando um Gol branco para realizar vendas de entorpecentes na modalidade "tele entrega". Com base em informações recentes sobre suas atividades, os policiais o abordaram enquanto estacionava seu veículo em frente a um salão de beleza de propriedade de sua namorada.
Durante a revista pessoal, foi encontrada uma quantidade de maconha e dinheiro. Além disso, em buscas subsequentes na residência do suspeito e nosalãodebelezadesua namorada,foramlocalizadas mais drogas (cocaína e maconha) e dinheiro.
No interior do veículo, também foram encontrados fundos adicionais. O suspeito, de 23 anos, foi preso em flagrante por tráfico de drogas e encaminhado à delegacia para os procedimentos legais.
Na cidade de Laguna, a Divisão de Investigação Criminal (DIC) da Polícia Civil de Santa Catarina realizou uma operação bem-sucedida no bairro Progresso, conhecido como Casqueiro, também nesta sexta-feira (22).
A ação visava desmantelar um ponto de venda de crack, cocaína e maconha que já estava sob investigação há cer-
ca de um ano. O suspeito, que tinha histórico de envolvimentocomocrime organizado, crimes contra a vida e tráfico de drogas, foi preso em flagrante.
O casal, formado pelo suspeito e sua esposa, estava envolvido na revenda de várias drogas e operava um "drive thru" para atender usuários. Durante a operação, uma quantidade significativa
de drogas foi apreendida. O suspeito tentou fugir da ação policial e acabou sofrendo lesões nas pernas após cair de um telhado.Após receber atendimento médico, ele foi conduzido à DIC de Laguna, onde foi autuado por tráfico de drogas e aguarda as providências judiciais na Unidade Prisional Avançada de Laguna.
Foi identificada como Misa Fernandes, 23 anos, estudante de Psicologia na Univinte, a jovem que morreu na madrugada deste domingo (24) após cair de uma figueira. Um grupo de jovens se reuniu após uma festa no bairro Andrino, em Tubarão, e dirigiram-se a uma figueira, que consideram sagrada para sua religião, a Umbanda.
JAGUARUNA
Uma cena não muito incomum foi registrada na Praia do Torneiro, no limite entre os municípios
de Balneário Rincão e Jaguaruna. Um carro foi retirado da água após ser “engolido” pela maré durante a madrugada.
O vídeo foi publicado
neste sábado, 23, pelo @ grupo_da_pescaria_rincao e mostra uma retroescavadeira retirando o carro da água. Ninguém se feriu.
A jovem de 23 anos, que participava do grupo, morreu após sofrer uma queda da árvore, enquanto tentava incorporar o espírito de uma criança. Todas as informações foram repassadas pela Polícia Militar.
O incidente ocorreu por volta das 5h da manhã, nas proximidades da Cergal (apenas referência), quando o grupo
se aproximou da figueira que consideram um ponto sagrado. Segundo relatos dos amigos, a jovem teria entrado em transe e subido na árvore na tentativa de incorporar o espírito de uma criança.
Os amigos da jovem, que também participavam do ritual, perceberam que ela estava em dificuldades e pediram para que ela descesse da árvore. Segundo eles,
ela estaria embriagada. Ela acabou escorregando e caindo da figueira.
A Univinte, faculdade em que ela estudava, emitiu uma nota de pesar:
"É com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento da querida aluna de psicologia Misa Fernandes. Lamentamos a fatalidade e transmitimos nossos sentimentos aos familiares e amigos."
ASecretaria de Estado da Educação publicou na última sexta-feira (22) um novo edital da Bolsa Estudante que amplia as vagas ofertadas dentro do programa. O edital nº 2584, de 22/09/2023, beneficiará seis mil estudantes matriculados no Ensino Médio ou Ensino Médio
da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) das unidades escolares da rede pública estadual de ensino.
A Secretaria reforça que um dos critérios para a concessão do benefício é o estudante atingir, no mínimo, 75% de assiduidade no mês corrente, a
contar de agosto de 2023, de acordo com o sistema de registros de frequência da rede pública estadual de ensino.
Aseleçãoparaessesegundo edital considerará a lista de estudantes elegíveis gerada a partir do primeiro edital já lançado, de março deste ano. Ela clas-
sificará, a partir do último estudante, os beneficiados para o edital n. 2584, até o número de vagas previstas para este edital.
O valor total a ser pago da Bolsa Estudante será de R$ 2.840,90, em cinco parcelas, referentes ao período de agosto a dezembro de 2023.