1 minute read

Santa Catarina abre 12 mil empresas de turismo em 2023 e supera índice alcançado no período pré-pandemia

Segundo dados do Almanach, sistema de inteligênciaturísticadaSecretaria do Turismo de Santa Catarina (Setur), de janeiro a junho, Santa Catarina registrou a abertura de 12.302 empresas turísticas. Em 2019, período pré-pandemia, foram10.598,umcrescimento de 16%.

Florianópolis (1.738), Joinville (813), São José (665), Itajaí (589) e Palhoça (523) foram as cidades que maiscriaramempresasturísticas no período de 2023. Os Microempreendedores individuais(MEI)foramostiposde empresasturísticasquemais registraram aberturas, com 9.442, seguido das microempresas, com 2.354. Já as categorias de alimentação e de atividades culturais, despor- tivas e recreativas foram as líderes de aberturas no segmento e no período. Os dados levam em conta as atividades características do turismo (ACTs), conjunto de atividades que contemplam a maior parte dos gastos dos turistas.

Advertisement

Para o governador Jorginho Mello, Santa Catarina é empreendedora, principalmente na área do turismo. “A abertura de empresas desse segmento mostra a confiança do empreendedor nas ações de Estado, principalmente em relação ao turismo. Lançamos a Estação Inverno para também dar a importância que a temporada de frio merece e estamos focados em atrair investimentos no setor turístico e contribuircomosquejáexis- tem”. O governador acrescenta que os investimentos para o turismo, além de ajudar os empresários a desenvolver seus negócios, têm importância social por manter e ajudar a gerar mais empregos.

O secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, enfatiza que o setor turístico tem a maior parceladeempresasemMEI e ME. “Por exemplo, no ano passado, 95,7% das empresas turísticas constituídas foram microempreendedor individual ou microempresas. O nosso objetivo é trabalhar com nossos programas, como o Juro Zero e, futuramente,oPronampe,paragarantir longevidade a esses tipos de estabelecimentos”.

Os dados analisados pelo turismo foram retirados do Observatório da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) e para o presidente da instituição, Fernando Baldissera, o turismo é um segmento importante para o Estado. “Temos maior registro de abertura de empresas turísticas no verão, ou seja, na temporada, mas sempre procuramos incentivar, juntamente com a Sicos, a longevidade das empresas para que elas permaneçam abertas e contribuindo com a economia do Estado. A Junta Comercial é um parceiro que possibilita o registro de estabelecimentos de forma célere e com segurança jurídica”, enfatiza.

“Estamos entusiasmados com o crescimento consistente do turismo em Santa

Catarina, conforme evidenciado pelos dados do Almanach,nossosistemadeinteligência turística. A abertura de 12.302 empresas turísticas de janeiro a junho deste ano demonstra um notável avanço em comparação com os anos anteriores, superando inclusive o período pré-pandemia em 16%.

Isso reflete o potencial e a resiliência do setor em nosso estado. Continuamos, juntos com o Governo, comprometidos em fortalecer o turismo em todas as regiões catarinenses, proporcionando crescimento econômico e promovendo experiências memoráveis para os visitantes”, complementa o secretário de turismo, Evandro Neiva.

This article is from: