







Um projeto de lei apresentado pela Câmara dos Deputados visa impedir o fumo em praias brasileiras que tenham certificação ambiental. O texto sugere a modificação do artigo de uma legislação de 1996 que aborda restrições e uso e propaganda de cigarros, bebidas alcoólicas e remédios.
O trecho da lei tra-
ta da proibição de produtos derivados do tabaco em “recinto coletivo fechado, privado ou público”. Caso a proposta seja aprovada, as praias com certificação também estariam na lista.
O PL 2560/2023 propõe a proibição de “cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em
praias que possuam certificação de qualidade ambiental concedida ou reconhecida por órgão ambiental público competente”. Os cigarros eletrônicos estão incluídos na proposta.
O projeto de lei foi apresentado em maio na Câmara dos Deputados e ainda não foi despachado para as comissões temáticas da Casa.
Segunda e terça-feira (12 e 13/06):
Tempo: muitas nuvens a encoberto em SC, com chuva persistente. Os totais de chuva serão mais elevados na segunda-feira, no Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis ao norte do estado devido a um cavado e a frente fria.
Temperatura: baixa, as máximas não sobem devido à cobertura de nuvens, a chuva o vento sul e à massa de ar polar no RS.
Vento: sudoeste a sul, com variações de sudeste na terça-feira, fraco a moderado, com rajadas fortes e persistentes na faixa litorânea.
Quarta e quinta-feira (14 e 15/06):
Tempo: instável, com céu encoberto e chuva volumosa no decorrer do dia do Planalto ao Litoral. Nas demais regiões o volume é menor.
Temperatura: baixa, devido à cobertura de nuvens, a chuva e à massa de ar frio no Sul do Brasil.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado, com rajadas fortes e persistentes na faixa litorânea.
Ouve, SENHOR, a justiça; atende ao meu clamor; dá ouvidos à minha oração, que não é feita com lábios enganosos. Salmos 17:1
Fundado em 07 de junho de 1997
Editor Chefe: Reinor Marcolino - Reg.SC 02.423-JP
Designer/Diagramação: Fabio Julio Gonçalves
Colaboradores: Jaison Bez Fontana, Evandro Marques Pacheco.
Impressão: Gráfica Soller
Balneário Arroio Corrente - Jaguaruna - SC
Rua São João Batista, nº 661
Whatsapp: (48) 99671-3638
E-mail: diarioomunicipio@gmail.com
Portal: www.diarioomunicipio.com.br
Facebook: http://www.facebook.com/ jornalomunicipiojaguaruna
Circulação: Gravatal, Jaguaruna, Sangão, Treze de Maio, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Capivari de Baixo e Tubarão.
Assessoria Jurídica:
Diógenes Luiz Mina de Oliveira - OAB/SC 26.894
Matérias assinadas e colunas são de responsabilidade de seus autores
Quero iniciar minha coluna de hoje pedindo desculpas aos inúmeros leitores que me leem e seguem em razão de não sair minha coluna na ultima sexta feira (09) em razão de problemas de saúde e limitações que enfrento. Mas quero agradecer as inúmeras manifestações de carinho e apoio que recebo e dizer a cada um de vocês da importância na minha trajetória e assim o meu eterno muito obrigado
Na semana passada uma capivariense postou um vídeo onde ela veio a público relatar sua desconfiança e insatisfação em razão de mais de 5 milhões de reais destinados da pasta da saúde em contratos de publicidade. A prefeitura tratou imediatamente de fazer o contra ponto e desmentir que houvesse algo errado ou ainda citando má fé por parte da cidadã que tornou público o que estava acontecendo na tentativa de descredibilizar a narrativa.
Acontece que a cidadã em questão é Barbara Andradeamesmaquecomseugrupodeflagrouacampanha pela suspensão do aumento de IPTU no município e também responsável pelo abaixo assinado para barrar o pedido de empréstimo que certamente iria endividar e muito o município. Capivari hoje conta com grupos segmentados que fiscalizam o poder público municipal por conta do episodio da operação mensageiro onde o prefeito e o secretario de administração são acusados e estão presos preventivamente.
Barbara encaminhou a documentação processo licitatório na cidade de Capivari de Baixo através do processo administrativo nº 30/PMCB/FMS/2023 processo de compra nº 30/PMCB/FMS/2023 chamada pública nº 04/PMCB/FMS/2023 para analise do Observatório Social entidade regulamentada que fiscaliza ações do poder público.
Segundo a analise do Observatório Social a administração municipal de Capivari de Baixo conduziu de forma errada o referido processo, segundo o Observatório Social: “Vislumbra-se que a utilização de recursos do Fundo Municipal de Saúde em gastos não previstos nas diretrizes da Resolução nº 322/ de 08 de maio de 2003, como divulgação de matérias institucionais, eventos e publicações legais, contratados por meio de um modelo licitatório inexistente é flagrantemente ilegal e, até mesmo, imoral.”
Já em Tubarão na ultima segunda feira (05) foi aprovado por unanimidade o projeto de Lei nº 09/2021 de autoria do vereador Jose Luis Tancredo que dispõe sobre a divulgação dos valores gastos em publicidade pela prefeitura municipal de Tubarão. Por consequência estaremos descobrindo o que até então era a chamada “caixa de pandora”.
A semana só começando
Depois de um final de semana prolongado e um inicio de mês um tanto quanto atribulado (iniciou se as audiências da operação mensageiro) junho será um mês de podermos ver a formação de quadrilhas e quitutes juninos.
Viver juntos é uma arte
Conta uma lenda dos índios Sioux que, certa vez, Touro Bravo e Nuvem Azul chegaram de mãos dadas à tenda do velho feiticeiro da tribo e pediram:
– Nós nos amamos e vamos nos casar. Mas nos amamos tanto que queremos um conselho que nos garanta ficar sempre juntos, que nos assegure estar um ao lado do outro até a morte. Há algo que possamos fazer?
E o velho, emocionado ao vê-los tão jovens, tão apaixonados e tão ansiosos por uma palavra, disselhes:
– Há o que possa ser feito, ainda que sejam tarefas muito difíceis. Tu, Nuvem Azul, deves escalar o monte ao norte da aldeia apenas com uma rede, caçar o falcão mais vigoroso e trazê-lo aqui, com vida, até o terceiro dia depois da lua cheia. E tu, Touro Bravo, deves escalar a montanha do trono; lá em cima, encontrarás a mais brava de todas as águias. Somente com uma rede deverás apanhá-la, trazendo-a para mim viva! Os jovens se abraçaram com ternura e logo partiram para cumprir a missão.
No dia estabelecido, na frente da tenda do feiticeiro, os dois esperavam com as aves. O velho tirou-as dos sacos e constatou que eram verdadeiramente formosos exemplares dos animais que ele tinha pedido.
– E agora, o que faremos? – os jovens perguntaram.
– Peguem as aves e amarrem uma à outra pelos pés com essas fitas de couro. Quando estiverem amarradas, soltem-nas para que voem livres.
Eles fizeram o que lhes foi ordenado e soltaram os pássaros.
A águia e o falcão tentaram voar, mas conseguiram apenas saltar pelo terreno. Minutos depois, irritadas pela impossibilidade do voo, as aves arremessaram-se uma contra a outra, bicando-se até se machucar.
Então, o velho disse:
– Jamais se esqueçam do que estão vendo, esse é o meu conselho. Vocês são como a águia e o falcão. Se estiverem amarrados um ao outro, ainda que por amor, não só viverão arrastando-se, como também, cedo ou tarde, começarão a machucar um ao outro. Se quiserem que o amor entre vocês perdure, voem juntos, mas jamais amarrados. Libere a pessoa que você ama para que ela possa voar com as próprias asas. Essa é uma verdade no casamento e também nas relações familiares, de amizade e profissionais.
Respeite o direito das pessoas de voar rumo ao sonho delas.
A lição principal é saber que somente livres as pessoas são capazes de amar.
Por conta desse episódio histórico, em 11 de junho celebramos a Data Magna da Marinha. Desde então, a Marinha do Brasil comemora, todos os anos, nessa data, os feitos heroicos daqueles homens que lutaram na Batalha Naval do Riachuelo, reconhecendo-os como exemplos e lembrando seus atos às gerações que os sucederam.
Parabéns a Marinha de Guerra do Brasil Defendendo nosso litoral defendendo nosso país
12
Todos os anos, no dia 12 de junho, é comemorado aqui no Brasil o Dia dos Namorados. Nessa data, naturalmente, comemora-se o amor e o afeto que existem entre um casal.Além disso, é uma data extremamente importante, pois aquece o mercado e movimenta a economia do país.Aescolha do dia 12 de junho para comemorar o Dia dos Namorados, inclusive, foi realizada exatamente por questões comerciais.
O ato de comemorar o Dia dos Namorados remete à vida de um santo patrono da Igreja Católica conhecido como São Valentim, um padre que viveu no Império Romano durante o século III d.C. Naquela época, o Império Romano era governado pelo imperador Cláudio II (foi imperador de 268 a 270 d.C.).
O imperador romano proibiu que os soldados do Império Romano se casassem. Cláudio II via o casamento como um obstáculo que atrapalhava a convocação de novos soldados e que, além disso, tirava o foco dos soldados já convocados.
Nesse contexto, surgiu um padre, que também já havia sido médico, chamado Valentim. O padre italiano nasceu em algum momento durante o século III d.C. (algumas fontes falam que ele nasceu em 226) e, durante o reinado de Cláudio II, passou a realizar casamentos secretos entre os soldados do Império Romano que queriam casar-se, mas não podiam porque a lei proibia.
O imperador Cláudio II descobriu que Valentim realizava casamentos clandestinos e, assim, mandou que Valentim fosse preso. O imperador romano chegou a oferecer perdão a Valentim desde que ele renunciasse a fé cristã, convertendo-se à fé tradicional dos romanos (lembrando que o Cristianismo tornou-se religião oficial do Império Romano somente em 380). Como Valentim não aceitou renunciar a sua fé, o imperador ordenou a sua morte. Valentim foi apedrejado e decapitado em 14 de fevereiro de 270. Os relatos contam que, após a morte de Valentim, algumas pessoas passaram a celebrar a sua memória por todo o serviço que ele havia realizado em benefício dos outros.
Valentim acabou sendo canonizado por sua obra em benefícios dos casais e por supostos milagres realizados em sua vida.
Acanonização ocorreu durante o pontificado de Gelásio I (492496). O papa também ordenou que uma festa em homenagem a São Valentim fosse realizada todo dia 14 de fevereiro (data de sua morte).
Em 14 de fevereiro comemora-se o Dia dos Namorados em grande parte do mundo (nos EUA, por exemplo, a data é chamada de Valentine’s Day / Dia de São Valentim). No Brasil, a data escolhida foi diferente, mas por questões meramente comerciais.
Vale dizer que a escolha de 14 de fevereiro por Gelásio I também se deveu ao fato de que na mesma época da morte de São Valentim acontecia um famoso festival pagão em Roma, o Lupercália.
O Lupercália provavelmente surgiu durante a fundação de Roma (mas há historiadores que apontam que o festival pode ser anterior a isso). Nesse festival, celebrava-se a fertilidade e (especula-se) eram realizados atos com o objetivo de promover a união de casais.
Acriação de uma comemoração a São Valentim em uma data próxima ao Lupercália era fazer com que a festa pagã perdesse influência e fosse substituída pela comemoração a São Valentim.
Facebook: Jorge Eduardo da silva Facebook pg: Estaçao Jorge Instagram: @Jorgeeduardodaso Instagram: afroartbrasilsetnias777 Gmail: jjorgeeduardojjj21@gmail.com
Você conhece o hugby o segundo esporte mais praticado no mundo
Os carvoeiros em Criciúma vem batalhando pelo Hugby com um projeto diferençiado
O Rugby é o segundo esportes mais praticado no mundo, teve sua origem em 1823_, a partir do futebol, quando um cara, no meio de uma partida, agarrou a bola nos braços e saiu correndo, levando os outros jogadores a correr atrás dele para recuperála. No brasil o Rugby chegou em 1825 trazido por Charles Miler.Apesar de ainda não ser muito conhecido em nosso pais, o Rugby vem aos poucos se destacando e conquistando corações. Em Santa Catarina o Rugby é praticado em algumas cidades, havendo alguns campeonatos organizados pela FECARU (Federação Catarinense de Rugby). No ano de 2010 o Rugby surge em Criciúma, atraves de um grupos de amigos que se interessou pelo esporte e fundou o Criciúma Rugby Clube, clube que serviu de base para o atual cluebe de Rugby do municipio Carvoeiros Rugby Clube. Carvoeiros nasceu através do projeto Viva Rugby, idealizado pelo atual presidende,Aldo Lima Neto, que tinha como objetivo apresentar o esporte nas escolas de Criciúma e região, tornando-o conhecido, e captando futuros atletas e adeptos.
Carvoeiros Rugby Clube foi fundado em 2017, deste período até então o clube já marcou sua história no Rugby estadual e nacional, em 2019, 2020 e 2023 o clube teve 3 ( um a cada ano) atletas convocado para a Seleção Brasileira de Rugby, em 2017, 2018, 2019 2022 e 2023 vários atletas atletas participaram da Seleção Catarinense, com jogos nos campeonatos BR XV onde participam seleções estaduais regionais. No cenário estadual a equipe tem como conquista campeão campeonato catarinense M15 em 2017, campeão catarinense M 17 em 2017, vice campeão catarinense M20 entre outros títulos nos anos subsequentes, além de vários anos formar a base da seleção catarinense juvenil. O diferencial do Rugby está v e Solidariedade.
Porque o SENHOR é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.
Salmos 100:5
Reflexão
Olhando bem ao nosso redor, podemos ver inúmeras demonstrações da grande bondade do Senhor! Deus é bom e deu-nos vida! Deus é bom e tem cuidado de nós! Deunos família, saúde e o sustento diário! Deu-nos Jesus Cristo, seu maior presente, e nEle, a nossa salvação! Quando andávamos desgarrados pelos desertos, em caminhos solitários, famintos e sedentos, clamamos ao Senhor e ele nos livrou das nossas angústias. Tenha gratidão.
Tenho Dito !
Jorge Eduardo da Silva
de junho dia dos namorados e sua origem
Omunicípio de Jaguaruna, através da Secretaria Municipal de Saúde, com objetivo de diminuir ou zerar filas de espera para consultas, exames ou procedimentos está promovendo o programa "Mais Saúde Menos Filas", com uma força-tarefa envolvendo uma série de mutirões de consultas e exames de diversas especialidade.
A Secretaria Municipal de Saúde conta com o apoio da equipe doTFD (Tratamento Fora do Domicílio) e do setor de frotas para estar realizando o deslocamento dos pacientes.
A Secretaria também informa para que os pacientes que aguardam algum tipo de procedimento, exame ou consulta, que mantenham o seu
Nesta sexta-feira (09)
a Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da equipe do TFD (Tratamendo Fora de Domicílio) e setor de frotas realizou um mutirão de consultas da especialidade de cardiologia, descolando o total de 27 pacientes até o Centro de Saúde Beira-rio - ACR medical, no município de contato sempre atualizado junto as agentes de
Tubarão.
O mutirão faz parte do programa "Mais Saúde Menos Fila", promovido pela Secretaria Municipal de Saúde que tem o objetivo de diminuir e zerar as filas de esperas para consultas, exames e procedimentos, através de uma série de mutirões realizados durante o mês de junho. saúde para possibilitar os agendamentos.
Importante:
A Secretaria Municipal de Saúde informa para que os pacientes queaguardamalgumtipo de procedimento, exame ou consulta, que mantenhamoseucontatosempre atualizado junto as agentes de saúde para possibilitar os agendamentos.
Vitória sustentável!
Equipes da Escola Municipal João Manoel de Souza arrasaram na 3ª Ecogincana, organizada pelo Instituto do Meio Ambiente de Sangão -IMASA, e contou com o apoio das Secretarias de Agricultura, de Educação e SAMAE.
As turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal João Manoel de Souza formaram equipes incríveis e participaram com entusiasmo da nossa emocionante Ecogincana.
Com o objetivo de estimular o aprendizado
prático e reflexivo sobre questões ambientais, as equipes se destacaram em atividades envolventes, demonstrando o poder da união e do trabalho em equipe.
Aequipe campeã desfrutou de um passeio de trem pela cidade, celebrando a vitória em gran-
de estilo. Além disso, receberam acessórios comemorativos para tornar esse momento ainda mais especial.
Os integrantes da equipe campeã também foram presenteados com um kit exclusivo, contendo uma bolsa, penal e squeeze perso-
nalizadas com a logo da educação ambiental do IMASA.
Segundo a Diretora do Imasa Sheyla Serafim,” a ecogincana foi um sucesso. Agradecemos o apoio e o compromisso dos nossos servidores e apoiadores, bem como os alu-
nos participantes em promover práticas sustentáveis em nossa comunidade. Parabéns a todos os participantes e à equipe vencedora por seu empenho e dedicação! Juntos, estamos construindo um futuro melhor e mais consciente, finalizou.
ACaixa Econômica Federal informou que trabalhadores que ainda não sacaram o abono salarial do Pis/ Pasep têm até o dia 5 de agostopararealizararetirada. Caso não seja requisitado, o dinheiro vai para o Tesouro Nacional; o prazo para tal solicitação é de cinco anos.
Pelo menos 10,5 milhões de trabalhadores têm direito de sacar o PIS/Pasep, que soma R$ 25 bilhões. Em regra, o benefício só poderia ser sacado em casos de aposentadoria ou morte. A Medida Provisória (MP) nº 946/2020, no entanto, possibilitou a transferência para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço
(FGTS).
O saque das cotas PIS/Pasep está disponível aos titulares ou, em caso de falecimento, aos beneficiários legais. Até
30 de abril, a Caixa realizou mais de 481 mil pagamentos, com R$ 701 milhões em saques.
Têmdireitoaobenefícioostrabalhadorescom
inscrição no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos, que receberam até dois salários mínimos por mês, em média, em 2021.
Uma ocorrência de feminicídio foi registrada na noite do último sábado, 10 de junho, em Morro da Fumaça. Uma mulher foi morta pelo companheiro no Bairro Naspolini.
Segundo informou a Polícia Militar, relatos de pessoas das redondezas sugerem que os envolvidos possuíam um relacionamento conturbado, com brigas e agressões. Eles teriam reatado há pouco tempo.
O casal teria discutido quando o investigado golpeou a mulher no pescoço com uma chaira de afiar faca. A agressão fatal teria sido presenciada pe-
los dois filhos do casal de três e cinco anos
A polícia divulgou ainda que na residência foi possível constar indícios de luta corporal. Após o crime, o homem fugiu e depoisdealgumtemposeentregou à Polícia Militar no local da ocorrência.
Algumas pessoas demonstraram revolta com o investigado e os militares tiveram de controlar a situação. O homem foi conduzido para o exame de corpo de delito e encaminhado à Central de Flagrantes de Criciúma. O caso segue em investigação pelas polícias Civil e Científica.
TUBARÃO
No último sábado, 10, uma denúncia anônima levou os policiais do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) a realizar uma operação no bairro São Bernardo, com o objetivo de combater o tráfico de drogas na região. Após receberem informações sobre a presença de três indivíduos tra-
ficando em frente a uma residência, as autoridades agiram de imediato.
Durante a incursão policial, os suspeitos foram surpreendidos e prontamente abordados, resultando na apreensão de uma grande quantidade de entorpecentes.
Com o apoio de um cão policial, os agentes localizaram e confiscaram 21 pacotes contendo apro-
ximadamente 2.300 pedras de crack, além de 118,8 gramas de maconha.
Os envolvidos, identificados como dois homens de 18 e 19 anos, juntamente com uma mulher de 25 anos, foram detidos e conduzidos até a Delegacia de Polícia Civil, onde permanecerão à disposição da Justiça.
TUBARÃO
Os bombeiros socorreram um jovem de 27 anos que estava caído na Rua dos Ferroviários, no
Bairro Oficinas, em Tubarão, próximo a uma motocicleta no início da manhã desta sexta-feira, 10 de junho. Ele estava com traumatismo cranioencefálico e feri-
mento grave na face. Ele estava inconsciente e foi encaminhado pelos bombeiros ao Hospital Nossa Senhora da Conceição em estado grave.
Imponente marco arquitetônico e um dos pontos mais visitados da região, o Farol de Santa Marta celebrou seus 132 neste domingo, 11. A estrutura foi construída pelos franceses Barbier Bernard e Turenne, em 1891, quando numa pequena comunidade pesqueira surgia um dos principais cartões postais de Laguna e um dos maiores destinos turísticos de Santa Catarina. Com 142 degraus em suas escadas em formato de espiral e 29 metros de altura sobreummorropróximoao oceano, o Farol de Santa Marta pode ser visto a 40quilômetrosaolhonu, sendo considerado um dos maiores das Américas em alcance de foco de luz. A obra centenária atrai olhares e marca a história de nossa cidade. Construído com barro, areia, pedras e óleo de baleia, é ele quem
auxilia a navegação de embarcações até os dias atuais, que, por meio de equipamentos, podem vê-lo a até 85 quilômetros de distância. Além disso, também fornece informações meteorológicas e emite sinal de rádio para navios, também utilizado para a aviação. Para quem está em alto marduranteanoite,aluz se acende três vezes no intervalo de 30 segundos e o feixe de luz conecta o pescador à terra. Como chegar
O Farol está a 20 quilômetros do Centro de
Laguna, ao sul, passando pelo canal da Lagoa Santo Antônio, pela balsa e utilizar a SC-100. Também pode-se visitar o local via Jaguaruna, sem a necessidade de utilizar a balsa.
Administrado pela Marinha do Brasil, o acesso é permitido somente até sua base, fora dos muros que contornam a estrutura. E dali a vista privilegiada das praias Grande, do Cardoso, da Cigana, Prainha, da Teresa, da Galheta e do Gravatá já valem o passeio.