
1 minute read
Operação da Polícia Federal em Tubarão investiga desvio de valores em processo da Justiça do Trabalho
APolícia Federal deflagrou uma operação na manhã de hoje, 25 de maio, com o objetivo de coibir o desvio de valores de um processo da Justiça do Trabalho de Tubarão, em Santa Catarina. A ação resultou no cumprimento de dois mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da 7ª Vara Federal de Florianópolis. Um dos mandados foi cumprido na sede de uma entidade representativa de classe em Tubarão, enquanto o outro ocorreu na residência de uma funcionária da mesma entidade, localizada no município de Capivari de Baixo. O inquérito que deu ori- gem à operação foi instaurado em novembro de 2022, após uma denúncia feita por uma das vítimas. As investigações revelaram indícios de desvios de recursos no valor aproximado de R$60mil,queforamdepositados judicialmente nos autos de uma ação trabalhista movida pela entidade representativa de classe. No esquema, procurações falsas e requerimentos de depósito em contas bancárias não relacionadas aos beneficiários dos valores eram utilizados. Durante as investigações, outras vítimas prejudicadas pelo esquema também foram identificadas.
Além dos mandados de busca e apreensão, foi determinada a indisponibilidadedosbensdosenvolvidos, o afastamento dos sigilos telemático e bancário, bem como a imposição de medidascautelaresaosinvestigados.
Advertisement
Caso seja comprovada a fraude, os envolvidos poderão responder pelo crime de estelionato majorado por meio eletrônico, que prevê uma pena de até oito anos de prisão.
A operação realizada pela Polícia Federal evidencia a importância do combate a crimes envolvendo desvio de valores no âmbito da Justiça do Trabalho. A atuação das