para








Tempo: chuva com raios em SC e condição de temporais isolados. Nas regiões de divisa com o PR, entre o Extremo Oeste e Litoral Norte, os volumes de chuva ficam um pouco mais elevados.
Temperatura: não sobe muito durante o dia, devido à cobertura de nuvens.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas.
OÍndice Geral de Preços–10 (IGP10), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), teve deflação (queda de preços) de 1,04% em outubro deste ano. O indicador já havia apresentado deflações em setembro último (-0,90%) e em outubro de 2021 (-0,31%).
Apesar da queda de preços em outubro e setembro, o IGP-10 ainda acumula inflação de 6,33% no ano e de 7,44%em12meses.Em
outubro de 2021, a inflaçãoacumuladapeloindicador era de 22,53%.
Queda de setembro foi puxada por leite e combustíveis
A queda de setembro para outubro foi puxada principalmente pelo leite e combustíveis. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede o atacado, passou de uma deflação de 1,18% em setembro para uma queda de preços de 1,44%
em outubro.
Por outro lado, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede o varejo, teve inflação de 0,17% no mês, ante deflação de 0,14% de setembro. Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) foi de deflação de 0,02% em setembro para inflação de 0,01% em outubro.
OIGP-10éumindicadornacionalefoicalculado com base em preços coletados entre 11 de setembro e 10 de outubro.
Sistema: cavado (baixa pressão) e formação de frente fria no Sul do Brasil.
Tempo: chuva mais fraca, com melhora do tempo a partir da tarde, nas áreas de divisa com o RS, e a partir da noite nas demais regiões, devido ao deslocamento rápido da frente fria por SC.
Temperatura: diminui no fim do dia, com a chegada de uma alta pressão no Sul do Brasil.
Vento: nordeste virando para sudoeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no Litoral.
Sábado e domingo (22 e 23/10):
Tempo: sem chuva. Predomínio de sol em todo o estado com mais nuvens no início do dia. Temperatura: mais baixa na madrugada, devido à atuação da alta pressão em SC.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado.
Circulação:
Assessoria Jurídica:
-
Matérias assinadas e colunas são de responsabilidade de seus autores
Éno Distrito Federal que está localizada o programa Farmácia Viva, modelo do Brasil, e em busca de conhecimento e com objetivo de sempre melhorar a saúde do Município de Sangão, o prefeito, Castilho Silvano Vieira junto a secretária da saúde, Samira Casagrande, a fisioterapeuta, Kamilla Barreto e as enfermeiras Franciane dos Santos e Bruna Simon, foram a Brasília conhecer de perto esse programa, para sanar dúvidas e capitar ideias e inspirações para realização de projeto de implan-
tação da Fitoterapia no Município de Sangão.
A comitiva de Sangão foi recepcionada por, Nilton Luz, farmacêutico coordenador do Núcleo de Farmácia Viva do Distrito Federal.
A Fitoterapia é uma técnica que estuda as funções terapêuticas das plantas e vegetais, para prevenção e tratamento de doenças, assim trazendo alternativas naturais de tratamentos a saúde.
Médicos, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas e outros profissionais são capacitados para indicar fitoterápicos aos seus pacientes, com
o objetivo de melhorar o organismo, ajudar no combate de doenças e atuar na prevenção de problemas de saúde. Nesse programa o município é responsável pela produção, cultivo e pela a entrega de medicamentos fitoterápicos e de plantas medicinais para os usuários do SUS. “Garantir medicamentos fitoterápicos, produzidos a partir de plantas medicinais e da maneira mais natural possível, é umaformadepromoção à saúde, por isso viemos nos capacitar e em breve levar esse projeto para nossa cidade”, comenta Castilho.
OMinistério da Agricultura (Mapa) criou um grupo de trabalho para apoiar a implantação do Observatório das Mulheres Rurais do Brasil, um programa para fortalecer a presença feminina no agronegócio. A pasta publicou a portaria nesta quarta-feira, 19, no Diário Oficial da União.
De acordo com o documento, o texto entra em vigor em 1º de novembro.Pormeiodoprojeto,a pastapretendefundamentar propostas de aprimoramento, formulação e implementação de políticas públicas e outros programas para o fortalecimento da presença das mulheres no agronegócio brasileiro.
Ao colegiado, competirá “apoiar a estruturação de banco de dados e informações pertinentes”. Além disso, o grupo deverá assessorar a execução de ações para dar
visibilidade e identificar restrições ao trabalho das mulheres no agronegócio. Cabe ainda ao órgão orientar, por meio de recomendações, a formulação e a implementação de ações e políticas públicas.
Ele deve funcionar pelo prazo de um ano, conforme a previsão da portaria.
Composição do grupo para apoiar as mulheres no agronegócio
Ogruposerácompostode representantes, titulares e suplentes,deoitosecretariasdo Mapa. São elas: a Executiva; a Especial de Assuntos Fundiários;deAgriculturaFamiliar e Cooperativismo; deAquicul-
tura e Pesca; de Comércio e Relações Internacionais; de Defesa Agropecuária; de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação; e de PolíticaAgrícola. Também terão assentos a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Mais de 78% da população brasileira pretende comprar produtos pela internet na Black Friday deste ano, no próximo dia 25 de novembro.
Os dados fazem parte da pesquisa produzida pela empresa de análise de comportamento do consumidor Nielsen|Ebit, em parceria com a Bexspay, divulgada nesta quarta-feira, 19.
O levantamento indica que, entre as pessoas que devem adquirir mercadorias online, 56% são homens, enquanto 44% são mulheres. A pesquisa aponta ainda que a maior parte dos compradores mora na região Sudeste do país, sendo 59%
do total.
Entre os itens mais cobiçados pelos brasileiros estão os eletrônicos e os eletrodomésticos. Juntos, os dois segmentos representam 35% do potencial de compra na Black Friday. O levantamento cita também outros setores que devem ter destaque na data: moda e acessórios, além de cosméticos e perfumarias.
O cartão de crédito deve ser o método mais utilizado para a aquisição dos itens pela internet. Sete em cada dez pessoas têm a intenção de utilizar esta modalidade para efetuar as compras durante o período.
CCR ViaCosteira informa que segue totalmente liberado o tráfego na PonteAnita Garibaldi, nos dois sentidos da rodovia BR-101, e para todas as categorias de veículos. No final da tarde de terça-feira, as equipes da CCR ViaCosteira concluíram a desmobilização dos sistemas de desvios e o trânsito nas pontes, nova e antiga, Anita Garilbaldi e Cabeçudas, passou a fluir normalmente.
A liberação do tráfego ocorreu com uma semana de antecedência do prazo inicial previsto, de quinze dias , para realização de serviços de monitoramento e de manutenção das estruturas da ponte Anita Garibaldi, localizada na região de Laguna (SC).
“O objetivo dos serviços é o de continuarmos garantindo as condições de conservação e manuten-
ção de todas as estruturas especiais existentes no segmento administrado pela CCR ViaCosteira, principalmente , a segurança dos nossos clientes”, acrescenta Diogo Stiebler, gerente de operações da CCR ViaCosteira.
Durante todo o período de desvio de trânsito, necessário para realização dos trabalhos, a CCR ViaCosteira contou com apoio ininterrupto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que esteve no local 24 horas realizando triagem dos veículos e auxiliando na sinalização e orientação dos motoristas. Todos os serviços também foram acompanhados e fiscalizados pela agência reguladora, ANTT.
Mais informações sobre as condições de tráfego na BR-101 Sul pelo WhatsApp (48) 3211-3130 e/ou 0800 255 5550.
Pesquisa divulgada nesta terça-feira (18) mostra o senador Jorginho Mello (PL) como favorito no segundo turno das Eleições 2022 em Santa Catarina, com 59% das intenções de voto. O ex-deputado federal Décio Lima (PT) aparece em segundo lugar, com 26% das indicações. Estes dados consideram os números totais, incluindo votos em branco e indecisos. A pesquisa do Ipec foi contratada pela NSC.
A pesquisa foi feita entre os dias 16 e 18 de outubro e entrevistou 800 pessoas em 40 municípios. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%.
Quando considerados apenas os votos válidos, formato usado pela Justiça Eleitoral para a totalização do resultado oficial da eleição e que desconsidera votos brancos e nulos, a vantagem do candidato do PL é ampliada. Jorginho tem 69% e Décio, 31%.
Entre os eleitores catarinenses, 83% afirmam que a decisão do seu voto é definitiva, e 16% declaram que ainda podem mudar de candidato até o dia da eleição.
O segundo turno acontece em 30 de outubro. No primeiro, realizado em 2 de outubro, Jorginho teve 38,61% dos votos, enquanto Décio teve 17,42% dos votos.
Aproximadamente 350 pessoas participaram do almoço beneficente realizado para conseguir recursos para a reforma e melhorias da sala comunitária de Balneário Esplanada, em Jaguaruna. O evento contou com a participação de moradores e veranistas de diversas cidades da região. Participaram ativamente da
organização membros da Associação de Moradores, Clube de Mães e moradores locais.
O presidente da Associação, Everton Luiz Cancillier afirmou que o evento foi um sucesso. “Foi uma parceria de sucesso feita entre as entidades e moradores, muita gente trabalhou junto para o almoço acontecer. Nos surpreendeu a participação e empenho de todos”, co-
mentou.
Representando o Clube de Mães da comunidade, Marli Rosso, foi quem cuidou dos preparativos dos alimentos servidos, juntamente com diversos voluntários, além também dos voluntários do Amici della Polenta. “É muito gratificante ver a participação de tanta gente, nossa comunidade merece um local para encontros e reuniões. É
algo que pertence a todos nós e todo trabalho vai falar a pena”, falou.
“Algumas semanas atrás alguns moradores se reuniram juntamente com voluntários que trabalham com construção civil e começaram uma reforma nesta sala. O dinheiroarrecadadoagora irá servir para complementar e finalizar a mão de obra que se iniciou”, disse Everton, presidente daAssociação.
OParque Ambiental Encantos do Sul comemora aniversário de nove ano de vida no próximo domingo, dia 23 de outubro. A Diamante Geração de Energia também faz aniversário: completa 1 ano de nova gestão do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo.
Para celebrar e anunciar uma série de novidades, Parque e Diamante farão um evento grandioso, aberto ao público e as atrações musicais, teatrais e de dança começam cedo, a partir das 14h. Carol Morena e Igor Guri abrem a tarde com o espetáculo Brasilidades, em Coral Universitário Unisul e apresentações artísticas de alunos das ofi-
cinas de culturais do Parque de Jazz, teatro, dança de salão, violão e música clássica. Alunos do Ceaca também farão uma apresentação.
O espetáculo da Escola de Teatro Bolshoi do Brasil tem previsão de início para às 17h e Dazaranha, previsão para às 19h. A banda catarinense fará uma apresentação de duas horas.
O evento contará com estrutura coberta para que mesmo com chuva o público compareça.
A lotação máxima será de 12 mil pessoas, portanto os portões serão fechados assim que o Parque atingir o limite de expectadores. A coordenação do evento recomenda às
pessoas que cheguem cedo para que evitem filas.
A maioria dos eventosculturaiséoferecida graças à Lei de Incentivo à Cultura, por meio da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, com patrocínio da Diamante Geração de Energia e apoio do Parque Encantos do Sul. A realização é da Associação Jorge Lacerda, entidade que administra o Parque, formada pela Diamante Geração de Energia, Amurel, Ases, Unisul e Fucap/Univinte.
Abaixo, a programação completa com previsão de início de cada atrativo:
14h Abertura – es-
petáculo Brasilidadescom Carol Morena e Igor Cougo 15h30 - Coral Unisul
15h50 - Apresentação teatral do Ceaca
16h - Apresentação de alunos da oficina de Dança de sa-
lão, do Parque
16h10 - Apresentação dos alunos da oficina de Teatro - Especial Carmen Miranda: Tudo pra você gostar de mim.
16h35 - Apresentação de música dos alunos das oficinas de Violão e de Música
Clássica do Parque 16h50 - Apresentação dos alunos da oficina de Jazz 17h15 - Bolshoi 18h10 – Cerimônia do Parque e da Diamante 18h40 - Dazaranha 21h - Encerramento.
OHercílio Luz já iniciou a venda dos ingressos para o jogo do próximo domingo (23), às 15h, contra o Figueirense. É o jogo de ida das semifinais da Copa Santa Catarina, que dará ao seu campeão uma vaga na Copa do Brasil de 2023.
O valor das entradas será o mesmo que vinha sendo cobrado ao longo de toda a competição. O Leão do Sul terminou a primeira fase em terceiro lugar na classificação geral e o Figueirense, em segundo. O jogo de volta acontece no dia 29, noestádioOrlandoScarpelli, em Florianópolis.
A outra semifinal será disputada entre Carlos Renaux (quarto coloca-
do) e Marcílio Dias (primeiro). Por terem feito melhor campanha na fase de classificação, Marcílio Dias e Figueirense jogam com a vantagem do empate na soma do placar dos dois jogos. O saldo de gols conta como critério de desempate.
Hercílio Luz x Figueirense - 23/10 - 15h
Arquibancada coberta: R$ 30 (meia-entrada: R$ 15)
Arquibancada descoberta: R$ 20 (meia-entrada: R$ 10)
Visitante:R$20(meia-entrada: R$ 10)
- Menor de 12 anos acompanhado de um adulto não paga.
Dez integrantes de uma associação criminosa, denunciados pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), foram condenados por tráfico e associação para o tráfico de drogas em Araranguá, no Sul de SC.
Entre 2020 e 2021, o grupo manteve dois laboratórios clandestinos de drogas em Balneário Arroio do Silva e Treze de Maio, onde produziam e armazenavam cocaína e matéria-prima da droga, e depois distribuíam para diversos estados. A menor pena é de oito anos e nove meses e a maior ultrapassa 27 anos.
A associação criminosa foi formada para a obtenção de vantagem econômica para os réus proporcionada pelo tráfico de drogas, especialmente ao preparo e à distribuição de drogas e substâncias controladas, que eram armazenadas, preparadas e enviadas pelos réus a São Paulo e Minas Gerais, além de serem anunciadas na in-
ternet.
De acordo com o PromotordeJustiçaPedroLucasde Vargas, o primeiro laboratório foi descoberto pela Polícia Civil em Balneário Arroio do Silva, e o segundo foi desmantelado pela Polícia Federal em Treze de Maio durante a “Operação Flipper“, que recebeu este nome pois no material ilícito enviado, via serviço postal, havia o símbolo de um golfinho, como uma marca registrada do grupo. A operação teve duas fases.
Entenda como a associação criminosa atuava na região
Conforme denúncia oferecida pelo MPSC, em novembro de 2020, os réus Bruno Araújo Barbosa Brito, Elane dos Santos Alves e Maicon Fernandes mantinham uma casa alugada em Balneário Arroio do Silva. A residência era ponto de produção, guarda e depósito de
cocaína, de matéria-prima da droga, e de maquinário e instrumentos para fabricação.
Na divisão de tarefas, o casal Bruno e Elane era responsávelporproduzirearmazenar a droga, a matéria-prima e o maquinário, por morar no local. Já Maicon ficava a cargodeforneceroquefosse necessário para produção da droga, bem como, posteriormente, fazer a distribuição do entorpecente.
Outras sete pessoas fo-
ram descobertas durante as investigações
Após o primeiro laboratório ser descoberto em Balneário Arroio do Silva pela Polícia Civil, o grupo deu seguimento nas atividades ilícitas, com a instalação de um novo laboratório em Treze de Maio.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, o denunciado Nilson José da Silva exercia o comando da associação criminosa.
A2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina manteve decisão da 1ª Vara Cível da comarca de Araranguá, que concedeu segurança pleiteada por uma advogada para garantir o desempenho de sua atividade profissional independentemente da emissão de alvará exigido por aquela administração municipal.Asentençaressalva,contudo, o direito do ente público de exercer posteriormente seu poder de polícia e promover a fiscalização do estabelecimento – neste caso, o escritório de advocacia –, ainda que classificado pela legislação como atividade econômica de baixo risco.
A apelação interposta pelo município esteve sob a relatoria do desembargador Carlos Adilson Silva. Ele baseou seu voto em recente legislação que teve por esco-
po desburocratizar os atos administrativos relacionados ao desenvolvimento das atividades econômicas de menor impacto.
“A Lei n. 13.874/19, antes MP 881/19, chamada de Lei da Liberdade Econômica, foi editada no intuito de afastar intervenções administrativas em situações definidas comodemenornecessidade, dispensando a exigência de prévios atos públicos de liberação da atividade econômica, tais como licença, autorização, concessão, inscrição, permissão, alvará, cadastro, credenciamento, estudo, plano, registro ou demais atos exigidos, sob qualquer denominação, como condição paraoexercíciodecertasatividades econômicas (art. 1º, § 6º). A intenção foi a de reduzir o caminho burocrático para o início, continuação e fim de determinadas ativida-
des”, explicou o relator.
Segundo Carlos Adilson, desde então não há mais obrigação daqueles que exercem atividades de “baixo risco” em submeter-se a prévio ato público de liberação econômica, dispensando-se, com base nas disposições da Lei n. 13.874/19, a exigência de obtenção de alvará prévio. O poder de polícia do município, entretanto, remanesce.
“Em resumo, é ilegal ape-
nas a exigência de alvará de funcionamento então imposta pela municipalidade, ato administrativo que obstaculizaoexercíciodaprofissão.O ente tributante ainda poderá cobrar taxa que tenha como fato gerador o exercício do poder de polícia, desde que não seja erigida como condição ao exercício da atividade profissional definida como de ‘baixo risco’”, esclareceu o magistrado.
Um crime de tráfico de drogas foi registrado na noite desta terça-feira (18), em Tubarão. A ação foi realizada por policiais do 5⁰ Batalhão de Polícia Militar por volta das 19h10.
Após receberem informações sobre a rotina de distribuição de drogas em um ponto de tráfico, no morro do “Caeté”, no bairro Oficinas, os PMs realizaram uma operação a fim de flagrar a traficância.
No momento em queohomem,emseu veículo, estava deslo-
cando para fazer a entrega, os militares realizaram a abordagem. No próprio veículo, foram encontradas mais de mil pedras de crack, já fracionadas para comercialização.
Posteriormente, na casa do abordado e bem próxima ao local da abordagem, foi encontrada uma bolsa, contendo maconha e cocaína. O trabalho contou com a ajuda do cão policial.
O homem recebeu voz de prisão e foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil.