7937 diario do vale domingo 21 02 2016

Page 1

ASSINANTES 1ª EDIÇÃO RJ

DIÁRIO DO VALE 1

DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016

Sul Fluminense, domingo, 21 de fevereiro de 2016 Ano 24 • Edição nº 7937

Presidente: Aurélio José Fernandes de Paiva

diariodovale.com.br | Preço: R$ 2,00

Desempregados de Volta Redonda partem para criar o negócio próprio Cidade registra saldo positivo de 879 empresas em 2015, junto com redução de mais de 3,8 mil empregos O aparente conflito entre o saldo positivo de 879 empresas – na comparação entre aberturas e fechamentos – em 2015 e os mais de 3,8 mil empregos formais que foram fechados no mesmo período aponta para a possibilidade de muitos desempregados estarem partindo para o negócio próprio. O setor com maior participação nesse índice é o de serviços – justamente aquele em que o empreendedor pode começar com baixo investimento, vendendo seus próprios conhecimentos e habilidades. O coordenador de Indústria, Comércio e Turismo da prefeitura de Volta Redonda, Haroldo Fernandes, acredita que, apesar da crise, os mais de 68 mil empregos formais da cidade garantem um mercado consumidor forte, o que permite que o município enfrente as dificuldades e saia da crise mais fortalecido.

ESTADUAL Divulgação

Vasco vence Tigres, mantém 100% e está perto da vaga O Vasco manteve os 100% de aproveitamento no Campeonato Carioca. Em partida disputada na noite deste sábado, no estádio Los Larios, em Duque de Caxias, o time de São Januário derrotou o Tigres por 2 a 0, gols marcados por Thales e Nenê, ambos no segundo tempo. O resultado fez o Vasco chegar aos 15 pontos ganhos, seguir isolado

na liderança do Grupo A e ficar próximo de garantir, matematicamente, a passagem para a próxima fase da competição. O Tigres continua sem pontuar na competição e ocupa a lanterna do Grupo B Esportes Página 8

Subiu: Nenê mais uma vez foi o destaque do Vasco que continua sobrando no Campeonato Estadual

BALANÇO

Volta Redonda

Ocupação em Angra no feriadão é maior do que a do ano passado Divulgação

O Carnaval acabou e os dados da Fundação Municipal de Turismo de Angra dos Reis indicaram crescimento em relação ao mesmo período do ano passado, apesar de a expectativa de ocupação divulgada ter sido superior. O município teve uma ocupação média de 82% nos seus meios de hospedagem e turismo durante o feriado estendido de Carnaval, de 4 a 10 de fevereiro. A oscilação na ocupação, segundo a fundação, seria fruto da competição com outros destinos, como São Paulo, que reforçou sua programação nesta época, e a proximidade do Car naval com o final de ano. Resultado alcançado, no entanto, foi superior ao de muitas cidades do interior do estado do Rio.

ECONOMIA | Página 7

Temporada: Cerca de 2,5 mil turistas estrangeiros e brasileiros desembarcaram no Centro de Angra dos Reis

Paulo Dimas

POLÍCIA | Página 6

A Prefeitura de Volta Redonda criou a Comissão de Monitoramento do Conjunto Habitacional Volta Grande IV, que acompanhará os desdobramentos do processo que investiga possível contaminação do solo e do Rio Paraíba no entorno do bairro. A área foi utilizada no passado como depósito de resídu-

os industriais pela CSN. O caso está sendo tocado pelo Ministério Público Federal de Volta Redonda, que incluiu a prefeitura no polo passivo de uma ação judicial que busca dimensionar o tamanho da contaminação, eventuais riscos para a saúde humana e os culpados.

ECONOMIA | Página 5

Projetos facilitam dia a dia de deficientes físicos

Demora no atendimento do Ciosp é alvo de críticas

Comissão vai acompanhar caso de contaminação no Volta Grande IV

IFRJ

CALL CENTER Moradores de Volta Redonda têm reclamado na demora o atendimento por telefone feito pelo Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública). E mais: estão se queixando ainda na morosidade em informar os órgãos competentes para fazer a ocorrência. Atualmente o local centraliza atendimento da Polícia Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil (Teia Invisível), Corpo de Bombeiros e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. O Ciosp recebe, em média, 455 ligações por dia. Cada funcionário do call center atende a 2.727 telefonemas mensais, o equivalente a 90,9 por dia. De acordo com a coordenadora adjunta do Ciosp, Sâmea Borges, em determinadas horas de pico, pode acontecer de entrarem várias chamadas simultâneas, em que uma sobressai a outra.

ECONOMIA | Página 5

Os alunos do curso Técnico de Automação Industrial, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Volta Redonda, desenvolveram dois projetos ligados à educação inclusiva: uma cadeira de rodas controlada por aplicativo Android e um boné com sensores ultrassônicos para orientar deficientes visu-

ais. Produzidos por seis alunos, esses foram os projetos de conclusão de curso, apresentados no último mês à banca de professores. A proposta dos trabalhos foi fomentar o interesse dos alunos pela tecnologia assistiva. Os alunos trabalharam ao longo de um ano nos projetos.

CIDADE | Página 4

Esforço recompensado Músico do Projeto Volta Redonda Cidade da Música conquista primeiro lugar em vestibular da Unirio

Lazer &Cia

Capa

ATENDIMENTO AO ASSINANTE Segunda a sexta-feira das 8:00 às 18:00h

Pico: Média de espera em uma ligação depende do dia da semana e do horário específico, segundo Ciosp

Sábados das 9:00 às 11:00h

3347-4477 3340-8538

assinatura@diariodovale.com.br | diariodovale.com.br/faleconosco/


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
7937 diario do vale domingo 21 02 2016 by Diário do Vale - Issuu