Revista Diário de Bordo Ago/Set

Page 1

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

REVISTA

A trajetória do diretor da web.art group:

Edmilson Maleski


EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

REVISTA

2

Mudar para evoluir

5ª edição

NOSSOCOMANDANTE


EDITORIAL by Thiago Soares

A

Feijoadíssima 2022, do médico pediatra Bebeto Azevedo, nalizou com chave de ouro. Trouxe-nos muitos aprendizados! Entramos para a história ao lotarmos, com um evento social, o Centro de Eventos do ParkShopping Canoas Multiplan. Você não deve ser mais um, você tem que ter um compromisso com você e com o seu parceiro comercial, trazendo os resultados corretos para ele. Após a Feijoadíssima, fomos contactados pela diretoria da Multiplan, elogiando o grandioso evento e abrindo as portas para outras frentes de negócios e oportunidades. Isso indica que estamos no caminho correto. Somos aprendiz na escola da vida, apresentamos muitos acertos, mas alguns pontos a serem revistos, o que nos faz enxergar nossos eventos de médio e grande porte com mais cautela. Batemos 800 convites vendidos. Agora é a vez da cidade de Nova Santa Rita ter a Feijoadíssima by Bebeto Azevedo em seus eventos anuais, Com o tema “A terra da Agricultura Orgânica”. O parque de Eventos Olmiro Brandão recebeu, em grande estilo, o Novo Jornal Diário de Bordo Nova Santa Rita. Isso mesmo! Estamos fortalecendo a cultura do município com os nossos eventos e levando muito conteúdo em nossas páginas para os seus moradores. No dia 14 de novembro, o Parkshopping Canoas abrirá as suas portas para receber os grandes nomes do mercado da beleza. A Embaixadora da Micca Prossional, Ane Demétrio, compartilha o palco com Nell Carmo, o mestre dos cortes, para fornecer muito conhecimento para os participantes. E as parcerias com o maior shopping sustentável da América Latina não param! Estamos colhendo nossos frutos, por sermos éticos, honestos e transparente em nossos negócios. A Feira Expo 15 Brasil chegará em 2023 para movimentar o setor de eventos. Com a assinatura do design de interiores Daniel Schon, vem muitas surpresas e novidades por aí. Nesta edição da Revista Diário de Bordo vocês conhecerão a história do diretor comercial da plataforma de e-commerce wap.store, Edmilson Maleski, e sua trajetória de vida. Os Embaixadores e Embaixadoras da Feijoadíssima 2022 apresentam-se! Pois arrebentaram a boca do balão, lotando o Centro de Eventos, merecendo todo o nosso carinho e gratidão e comprovando o acerto de suas escolhas. A rede de Hotéis Intercity chega à Canoas e a S&A Eventos comandou a festa para mais de 300 convidados.

Um forte abraço. REVISTA

3

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

Como diz uma grande amiga: Esta edição está UAU! Nossos colunistas arrasaram. Aproveitem! Vale muito a pena a leitura de todas as nossas páginas.


TRIPULAÇÃOABORDO

EXPEDIENTE COLUNISTAS

Thiago Soares

Bebeto Azevedo

Simone Arantes

Fabiana Costa

EDIÇÃO 25 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

REVISTA

Évelym Ferreira

Làura Schirmer

Fabiani Fortes

Leci da Silva

Sérgio González

Ronan Mairesse

A trajetória do diretor da web.art group:

Edmilson Maleski

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

Nossa Capa Foto: Giovani Misturini

REVISTA

4

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

Diretor Geral Carlos Alberto de Azevedo Diretor Comercial Thiago Soares Redação Leci da Silva Bebeto Azevedo

Jornalista Reponsável Leci da Silva Mtb: 11.972 Edição Gráfica Marco Leite RPMT: 6171 Fotografia Sérgio González

Diário de Bordo é uma publicação mensal do Grupo S&A Publicidade e Propaganda Eireli Rua Venâncio Aires, 3111 Canoas | RS | CEP 92110-001

E-mail: comercial@diariodebordo.net

Periodicidade Mensal As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião da revista, pois são de inteira responsabilidade de seus autores.



EMBAIXADORAS EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

REVISTA

6

5ª edição Amanda de Oliveira, 41 anos, casada com o empresário Fabiano Ribeiro de Souza e mãe de três lhos: Rayanna (16), Anthony (9) e João Pedro (5). Amanda se destacou em nossa cidade quando era colunista social da Revista Nossa Gente e gravou sua primeira live na primeira Feijoadíssima by Bebeto Azevedo. A partir daí, sua conexão com o público através das redes sociais explodiu. Em pouco tempo, Amanda tornou-se referência em divulgações, fazendo a cobertura de eventos e trazendo dicas de gastronomia, beleza e outros serviços da cidade. Neste ano, Amanda de Oliveira comemora 8 anos dedicados à comunicação e ao marketing, contabilizados por mais de 300 marcas divulgadas. Como digital inuencer, recebeu três prêmios como a inuenciadora mais lembrada da cidade. Ao longo deste período, assinou colunas sociais em três revistas e, atualmente, é colunista social do jornal Diário de Canoas e membro da Associação dos Colunistas Sociais do Rio Grande do Sul (ACORS). Em TV web, apresentou o programa Parece Rosa, Mas Não É, e o programa Tudo ou Quase Tudo no Poa Streaming. Nesse ano, foi contratada pela emissora Ulbra Tv como repórter e redatora e, no início de agosto, mais um novo desao: Amanda aceitou o convite para ser apresentadora âncora do Programa Papo Certo, que vai ao ar diariamente ao vivo pela Ulbra TV, às 20h, com reprise às 7:30 da manhã, no canal aberto 48.1, canais fechados, YouTube e Facebook. Sempre envolvida com as causas sociais, Amanda é vista nos mais diversos eventos sociais do RS. Nos momentos de lazer, Amanda gosta de viajar com a família e estar junto à natureza.



EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

5ª edição

Marilene Rocho Neumann, casada com Denerio Neumann, mãe de Andrea, Ellen e Camila. Empresária, com suas atividades prossionais sempre junto as Óticas Vênus. Atua junto à comunidade Canoense, muito envolvida nas entidades sociais e lantrópicas, sendo atualmente vice-presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas, em que é voluntária há mais de trinta anos. Associada atuante do Lions Clubes Canoas Centro, junto com seu esposo Denerio, há mais de cinquenta anos. Também é associada ao Clube Soroptimista Internacional de Canoas, sempre participando das ações. Estar com a família e amigos, em união, alegria e compartilhando momentos, são de extrema importância para Marilene, que também gosta muito de viajar, ler e fortalecer sua espiritualidade através da fé. Visualizar o desempenho das Óticas Vênus, assim como o de seus projetos sociais, faz parte de suas metas. Continuar participando com saúde e entusiasmo de suas atividades, juntamente com Denerio e lhas, além de acompanhar o desenvolvimento e crescimento dos netos, são seus planos para o futuro.

REVISTA

86

Andréa e Marilene Neumann


CARREIRA

Engenharia Civil – Bacharelado Engenharia Civil - Bacharelado - é o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a denição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, o prossional desenvolve o projeto, especicando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e denindo o material que será usado. No canteiro de obras, chea as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edicação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais. Ele também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício. O mercado de trabalho: O mercado para o engenheiro está aquecido em todo o país e a expectativa é melhorar ainda mais nos próximos anos. O bom momento atual é reexo do crescimento da economia e de projetos do governo federal, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC – ou Pró-Brasil, de Bolsonaro) e o Minha Casa Minha Vida (hoje Casa Verde e Amarela), que aumentou a oferta de imóveis, propiciando serviços para o engenheiro civil. As obras para Copa do Mundo, em 2014, e para os Jogos Olímpicos, em 2016, "serão grandes construções, como portos, canais, barragens, que levam de quatro a cinco anos para car prontas. O mercado só tende a melhorar ainda mais", como armou José Gabriel Maluf Soler, coordenador do curso da PUC de Minas Gerais. De acordo com ele, a construção civil é o setor que mais absorve esse bacharel. O aquecimento do mercado imobiliário nos últimos anos segue inuenciando a

grande procura por esse engenheiro. Escritórios de arquitetura também costumam contratar o prossional para atuar no planejamento de projetos. Entre os setores apontados como promissores, está o de petróleo e gás, que deverá receber investimentos em obras de grande porte, como gasodutos, renarias, plataformas, navios e estaleiros. Outras áreas com boa perspectiva são energia e saneamento básico. O curso: Disciplinas como matemática, física, estatística, desenho e lógica são o forte do currículo. Portanto, prepare-se para exercitar suas habilidades em cálculo e desenho. Há atividades em laboratório e matérias das áreas de administração e economia, que ensinam técnicas e métodos de gerenciamento de projetos e equipes. Nos três anos nais, você cursa disciplinas mais ligadas às áreas de especialização escolhidas: estruturas, construção civil, hidráulica e saneamento, transportes ou geotécnica. Para obter o diploma, o estágio é obrigatório, assim como um trabalho de conclusão de curso. Obs: Há instituições que oferecem formação direcionada a uma área especíca, como estruturas, transportes e meio ambiente. A Furg (Universidade Federal do Rio Grande/RS) possui o curso de Engenharia Civil Costeira e Portuária. Duração: cinco anos. Fonte consultada: Guia do estudante.com.br.

REVISTA

6 9

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

O mercado para o engenheiro está aquecido em todo o país, com expectativas de melhoras nos próximos anos


BELEZAS DO BRASIL

Florianópolis Na Ilha da magia

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

Texto e fotos | Por Leci da Silva

REVISTA

6 10

Florianópolis, com suas as praias paradisíacas e seus atrativos históricos, torna-se um dos destinos mais procurados do Brasil. Florianópolis, cidade brasileira, capital do Estado de Santa Catarina, conhecida, também, como "Ilha da Magia", conta com uma parte insular (ilha de Santa Catarina) e outra parte continental, incorporada à cidade em 1927, com a construção da ponte Hercílio Luz - 820 m de comprimento ligando a ilha ao continente. Muitos são os motivos para encantar-se por esta cidade maravilhosa, um em especial chama a atenção de turistas e moradores, os inúmeros restaurantes da Costa da Lagoa, com seus cardápios irresistíveis para todos os gostos, aliado à bela paisagem da lagoa, passeio de barco e a visita a pontos especícos da região. Uma bela vista geral da cidade, do Mirante do Morro da Cruz, com os contrastes das edicações e a natureza de Floripa, além de trilhas na Lagoinha do Leste, o jazz, as baladas de Jurerê e a visita por praias como Campeche, Joaquina e Santinho, também são apontados. Dentre os atrativos turísticos da capital, observa-se, além das magnícas praias, as localidades onde se instalaram as primeiras comunidades de imigrantes açorianos, como o Ribeirão da Ilha, a Lagoa da Conceição, Santo Antônio de Lisboa, com suas construções antigas e gastronomia de qualidade, e o próprio centro histórico da cidade de Florianópolis.

O bairro Santo Antônio de Lisboa, que foi um dos primeiros a ser colonizado na cidade, preserva aspectos da tradição açoriana. Algumas das construções foram mantidas no estilo da arquitetura colonial. Santo Antônio possui, ainda, um famoso centro gastronômico, onde é possível degustar algumas das delícias da culinária local; um passeio pela história da região é o que se pode esperar de uma visita a Santo Antônio de Lisboa. Visitar as fazendas de criação de ostras, assim como a pesca de peixes e camarão, que teve início com a chegada dos primeiros europeus, e conhecer a primeira rua calçada da cidade, feita para receber a família real brasileira, é realmente inesquecível. Da praia, avista-se a Baía Norte, o continente e a ponte Hercílio Luz. A freguesia conserva a arquitetura açoriana tradicional, os costumes herdados dos colonizadores portugueses e a tranquilidade das pequenas vilas do século XIX. Nas noites de verão, é comum os barzinhos colocarem mesas nas calçadas, onde se pode petiscar e curtir a atmosfera do local. É também o período em que Santo Antônio de Lisboa abriga típicos blocos de carnaval, que promovem ensaios abertos e festas. Florianópolis tem sua economia alicerçada nas atividades do comércio, prestação de serviços públicos, indústria de transformação e turismo. A indústria do vestuário e a informática vem se tornando também setores de grande desenvolvimento.


Florianópolis é uma das três capitais insulares do Brasil. Vem se rmando cada vez mais como centro de turismo, graças às praias de aguas cristalinas, esverdeadas, calmas e quentes, como Jurerê Internacional, Canavieiras, Ingleses, Armação e outras, que circulam a ilha e à beleza da Lagoa da Conceição, a 13 Km do centro. Nos arredores da lagoa, são características as rendas de bilros, de tradição açoriana. Entre os monumentos históricos da cidade, destacam-se a casa de Vitor Meireles, os fortes e a catedral metropolitana. Beleza, charme e badalação são sinônimos da praia de Jurerê. Um calçadão com diversos bares, restaurantes, hotéis e estabelecimentos sosticados dão comodidade aos que cam à beira-mar e a dica de hospedagem é o Il Campanário, um dos mais completos resorts de Floripa. Em Floripa, a hospitalidade e a gentileza do povo são traços marcantes, mesmo em meio ao expressivo crescimento da cidade na última década. Mas são as belezas naturais, compostas por praias, ilhas, costões, montanhas, lagos e lagoas, o grande atrativo da cidade.

REVISTA

6 11

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

Florianópolis, uma ilha de indescritíveis belezas naturais, considerada pela ONU a capital brasileira com a melhor qualidade de vida.

Fazer a travessia de baleeira até os restaurantes da Costa da Lagoa é um programa bastante interessante. O passeio nas embarcações, além de belo é bucólico, na chegada você pode escolher entre as 14 opções de restaurantes que servem o melhor da comida típica da ilha. Visite a igrejinha, a cachoeira e separe pedacinhos de peixes para dar as gaivotas, perto dos ancoradouros. O plano da cidade originou-se a partir da Praça XV de novembro, que se estende até o pé da colina onde se eleva a catedral. A articulação dos bairros e subúrbios faz-se através de ruas ou avenidas, de longo e sinuoso traçado, entre o mar e as encostas dos morros. Apesar das sensíveis modicações, que construções modernas introduziram, a paisagem urbana guarda ainda muito do aspecto arquitetônico colonial. A cidade, ao entrar no século XXI, passou por profundas transformações, sendo a construção civil um dos seus principais suportes econômicos. A implantação das redes básicas de energia elétrica e do sistema de fornecimento de água e captação de esgotos somaram-se à construção da Ponte Governador Hercílio Luz, como marcos do processo de desenvolvimento urbano. A inauguração da nova Ponte estaiada de Laguna, a maior travessia da duplicação da BR-101 Sul, traz mobilidade ao turista que se desloca a Santa Catarina, principalmente durante o verão.


FABI COSTA

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

CONEXÃOSERRANA

fabiana@diariodebordo.net

A grande atriz Dira Paes é uma das curadoras dos 50 anos do Festival de Cinema de Gramado.

O cabeleireiro das estrelas do Festival de Cinema, Duda Catanio, e a bela atriz Bárbara Paz.

REVISTA

Trio de Milhões 6 12

O grande homenageado do Festival com o Troféu Oscarito, Marcos Palmeira, foi recebido no restaurante El Fuego, para comemorar entre amigos.

O Diretor de Eventos da Gramado, Diego Scariot, e as coordenadoras do evento, Jaqueline Rossi e Ale Ceratti.

A elegância da primeira dama do município, Jandira Tissot, durante o 50° Festival de Cinema de Gramado


A atriz Vitória Strada na feijoada das estrelas no Wish Serrano. Evento ocial do Festival de Cinema de Gramado.

Durante o festival aconteceu O lançamento do Wine Bar na loja conceito, com a presença do Jorge Bischoff. Foram apresentados vários rótulos do Bischoff Wines. Na foto, com a grande jornalista Débora Tessler.

E essa sele ao lado do galã Cauã Reymond?

A atriz Bárbara Paz reservou um tempinho para curtir as terapias do maravilhoso NATIN SPA, no Wish Serrano.

A presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, e o Gerente Geral do Wish Serrano, Alexander Borges, na Feijoada das A atriz Júlia Dalavia brilhou Estrelas, no no tapete vermelho. Resort.

Em tarde de Sunset na Jorge Bischoff, com as proprietárias da fastescova, que está chegando em Gramado, Cris Parmegiane e Carol Atz.

REVISTA

6 13

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

Com os amigos Nadiva Viezzer e Pablo Torres, na Feijoada das estrelas, no Wish Serrano.



O escritor gaúcho Luis Fernando Veríssimo explica no livro A Mesa Voadora que “o fondue não é uma refeição, é uma confraternização”. É verdade. Um fondue não é para ser degustado sozinho e sim para ser compartilhado. Não há nada melhor do que aproveitar o inverno, acompanhado com amigos, tomando um bom vinho e saboreando um belo fondue, que pode ser de carne, queijo ou chocolate. É perfeito para noites frias, criando sempre um clima aconchegante, romântico e alegre. A Revista Diário de Bordo sugere uma receita de Fondue de chocolate, prática e saborosa!

RECEITA DE FONDUE DE CHOCOLATE: Modo de preparo:

Ingredientes: 150 g de chocolate meio amargo 2 colheres (sopa) de manteiga 1 xícara de creme de leite fresco ¼ xícara de leite condensado

Coloque na panelinha o leite condensado, a manteiga e o creme de leite. Leve ao fogo baixo para que comece a ferver. Acrescente o chocolate picado e misture bem para que o chocolate derreta. Transra para o aparelho de fondue e sirva acompanhado de pelo menos 4 das frutas abaixo: morango, banana, maçã, mexirica, abacaxi, kiwi e uva Itália. Não querendo seguir à risca, vale usar a imaginação e arriscar diferentes tipos de molhos para a fondue de carne. Para beber, escolha um bom vinho acompanhado de água com ou sem gás.

REVISTA

6 15

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

GASTRONOMIA & SABOR

FONDUE, uma ótima opção para os dias frios


EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

REVISTA

16 6


Sou mais conhecido como Dodô, apelido que foi me dado ainda bebê pela minha família. Para contar sobre mim, vou começar falando de onde eu vim, os meus pais. Meu pai é mecânico aposentado e minha mãe empregada doméstica, duas pessoas incríveis, que me zeram ser a pessoa batalhadora que sou hoje; desde novo trabalhei cortando grama, fazendo bijuteria, atendente em banca de revista e auxiliar de pedreiro, onde eu trabalhei por 1 ano, até que um amigo ligou e disse: o salão que trabalho precisa de auxiliar de cabeleireiro, larguei o cimento e fui kkkk. Aceitei o trabalho, mesmo sendo menos remunerado, mas sabia que poderia aprender com os grandes prossionais que ali trabalhavam e tornar-me cabeleireiro e aqui estou, 15 anos fazendo o que eu mais amo. Hoje, em sociedade com meu marido Cássio, realizei mais um sonho, que foi abrir o Onix Hair Salon. Estamos há 2 anos no mercado, com uma equipe maravilhosa, sempre fazendo de tudo para que nossa empresa cresça a cada dia mais. Sou uma pessoa alegre, que não se permite nunca estar triste. Sempre sendo grato à vida. Amo viajar, praias recarregam minhas energias. O verão é minha estação favorita. Gosto de estar sempre em encontros com minha família e amigos. Para o futuro, também queremos ter nossos lhos. Estamos no processo de adoção, então, futuramente serei pai. Sou muito grato por tudo que o universo me trouxe!

REVISTA

6 17

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

5ª edição


REINOANIMAL EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

REVISTA

18 6

Os cinco sentidos e a moda

Cão Bichon Frisé, uma ótima companhia O Bichon é um cão alegre, ativo, divertido, amistoso, muito sociável com pessoas e com outros cães e muito usado como auxiliar em terapias humanas que envolvem a presença de animais. Adora estar na companhia de seres humanos e outros cães, principalmente, mas também de outros seres vivos. Tem aparência semelhante a de bichinhos de pelúcia. Traz alegria ao ambiente, mas não exige atenção constante para brincar. Respeita a eventual indisposição do dono para brincadeiras ou carícias. Jamais despreza o calor de um colo ou uma boa brincadeira. A sua aparência, quando filhote, é um pelo tosquiado e com manchas rosadas em algumas partes do corpo. Tais manchas podem ou não sumir, dependendo de sua genética. O Bichon Frisé, quando adulto, tem o pelo normalmente branco puro, com vestígios ou não das manchas. Alguns registros históricos contam como, por volta do século XII, pequenos cães brancos, de pelo longo eram dados como presente e lembranças, por toda a Europa. A sua origem é, pois, ainda hoje, incerta. Mas, ainda que se assista a alguns desacordos, parece ser certo que a sua origem seja os países mediterrânicos, particularmente Itália. Seria, então, um cruzamento de Poodle e Maltês. A aparência de um bichinho branco e de pequeno porte, com pelos, leva muitas pessoas a confundir com um Poodle. Na verdade, o Bichon é resultado do cruzamento do Poodle e o Maltês. O porte é assemelhado ao do Maltês, como a textura de seu pelo macio. Entretanto, o pelo cheio e encaracolado o levou a ser chamado como seu nome atual. Bichon Frisé, em francês é algo como "Bicho Encaracolado". O Bichon tem também um especial talento para travessuras, o que poderá surpreender quem adquiriu o cão apenas pela sua aparência. Por isso, deve ser educado desde muito

Fotos Jucimar Milese

cedo, de forma a que perceba, facilmente, os limites para as suas brincadeiras. Se for preciso deixá-los longos períodos sozinhos, os donos devem acostumá-los a não latir enquanto estiverem sós. Procure não o mimar demasiado e assuma a posição de líder da matilha. O principal elemento, para o sucesso de uma boa educação, será a postura dos donos, que não devem deixar-se levar pelo aspecto frágil do filhote, mimando excessivamente o cão. Apesar de se adaptar muito bem a apartamentos, os Bichons precisam de gastar a sua energia em passeios diários. Mesmo sendo um cão de aparência frágil, aguentam facilmente longas caminhadas ao lado do dono. Gosta de ter espaço para correr e brincar. Fonte consultada: cachorrolandia.com.br.



ESPORTE

Por Leci da Silva

Sarah Recebe a medalha de campeã da Copa Rio Internacional de Judô

Sarah Mauer é sucesso no Judô

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

Por Leci da Silva

REVISTA

6 20

A judoca Canoense, Sarah Mauer Mendes, 13 anos, vem vencendo todos os campeonatos que vem participando pelo estado e pelo Brasil, resultado que vem de sua dedicação diária aos treinos, chega a treinar quatro vezes ao dia, além de uma alimentação balanceada e preparação física. A atleta canoense tem como técnico o judoca multicampeão e seu pai Moacir Mendes Jr, o qual é responsável por treinar as técnicas de solo para o judô (newaza), e os demais senseis da Sogipa de Porto Alegre são os responsáveis pelos demais treinos, clube que ela representa! Com tanto esforço e dedicação ao esporte, Sarah foi campeã da Copa Rio Internacional de Judô em julho de 2022, Campeã da CERGS (Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul), conquistando, assim, a vaga para JEBS ( Jogos escolares brasileiros), ainda este ano pretende competir o campeonato brasileiro de judô, buscar o bicampeonato, o que a classificaria para o panamericano de judô, o qual também busca e sonha com o bicampeonato!

Ao se consagrar campeã da Copa Rio Internacional de Judô, junto aos colegas de equipe, Sarah foi recebida para uma linda homenagem do Prefeito Sebastião Melo, no Paço Municipal. Com apenas 11 anos, a judoca Sarah venceu a americana Mary Minogui na final, e consagrou-se Campeã Pan Americana de Judô Sub-13. Venceu a potência EUA com o apoio de uma vaquinha online, da empresa Sorrifácil Canoas Mathias Velho, que cuida do seu sorriso e está sempre auxiliandolhe nas competições, da Bravour que contribui com as "hash guard" (malhas), pois tudo gera altos custos aos pais, e já recebeu apoio da empresa de produtos de limpeza Girando Sol em duas competições e da empresa de transportes Modular em uma competição, além dos familiares e amigos. A judoca é uma atleta que já vem treinando com atletas da seleção brasileira de judô, da Sogipa de Porto Alegre, celeiro dos maiores campeões Olímpicos do Brasil, treina com judocas acima do seu peso e de sua categoria, seu objetivo é chegar a seleção principal brasileira de judô (ainda não tem idade) e a tão sonhada vaga olímpica.


Pódio da Copa Rio Internacional de Judô

Homenagem da Prefeitura de Porto Alegre

REVISTA

Campeã da Copa Rio Internacional de Judô

Sarah com a mãe Grasiele no Palácio Piratini

6 21

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

Na mãe, Grasiela Mauer, que é psicopedagoga e já praticou judô, sendo faixa laranja, Sarah tem todo suporte no que se refere a parte psicológica, a busca por patrocínios, os cuidados com a alimentação, além de sempre que possível acompanhá-la nas competições dentro e fora do estado. Os avós da Sarah, também, contribuem para o seu sucesso; como os pais trabalham, o vovô Moacir leva e busca nos treinos, as avós cuidam da sua alimentação, vitaminas, não falta incentivo; em uma família que luta junto, isso faz toda diferença! Além de ela ser uma adolescente, muito dedicada e disciplinada em tudo que faz, o apoio de sua família é a base de tudo! A promissora judoca canoense vem sendo observada pelo técnico da Seleção Brasileira Olímpica de Judô e técnico da Sogipa, o sensei Antônio Carlos Pereira (Kiko), como uma das grandes promessas do judô sogipano. Este ano Sarah vem em busca de ser Bicampeã Brasileira e garantir vaga para o panamericano e buscar, para seu portifólio, o Bicampeonato. Sucesso sempre a nossa promissora judoca canoense Sarah Mauer Mendes!


EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

5ª edição

REVISTA

6 22

Eleonora Ribeiro, natural de Canoas, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UNISINOS, é funcionária pública aposentada. Eleonora tem dois lhos, Luciano e Clarissa, e os lhos do coração cães, gata e calopsitas. Dedicada às causas sociais e humanitárias, é associada ao Lions Clube Canoas Santa Rita e ao Clube Soroptimist Internacional de Canoas. Eleonora curte a natureza, ama viajar e gosta de praias de águas calmas e mornas, tipo algumas de Santa Catarina. Aprecia demais seus amigos, com os quais costuma dividir horas de diversão e boa conversa, regadas a vinho e espumantes.


desde 1985 inovando no Brasil e no mundo Por Leci Silva

Diretores Antonio Gobbi e Flavio Perguer

Produtos Full Gauge Controls, a certeza de segurança, confiabilidade e qualidade de funcionamento.

A Full Gauge Controls foi fundada em 1985, em Canoas, por iniciativa de seus idealizadores, sócios e diretores Antonio Gobbi e Flavio Perguer. Hoje, ainda em Canoas, com um complexo industrial situado a 4 km do Aeroporto de Porto Alegre, conta com escritórios nos Estados Unidos, além de um parque industrial instalado em uma área de 9.450m² distribuídos em 4 prédios - Administrativo, Almoxarifado, Produção e Fábrica de Injetados - na cidade de Canoas, onde os produtos são 100% desenvolvidos e fabricados. Dessa forma, mantem a integração da Engenharia de Desenvolvimento e Produção no mesmo prédio, garantindo compromisso com o cumprimento dos prazos de entrega. A Full Gauge Controls é referência mundial no desenvolvimento e produção de instrumentos digitais para controle de temperatura, umidade, tempo, pressão e voltagem, dirigidos às áreas de refrigeração, aquecimento, climatização e aquecimento solar, para tal compromisso, a empresa conta com mais de 250 funcionários engajados com a Política da Qualidade e Ambiental da empresa, focados e motivados em entregar sempre o melhor aos clientes. A forte atuação internacional da Full Gauge Controls teve início ainda na década de 90, quando a empresa foi pela primeira vez à Europa. Presente em todo o mundo, através de seus produtos, expõe em mais de 20 feiras por ano, representada por profissionais, que ministram palestras e treinamentos, consolidando a imagem da empresa em 62 países, entre eles: Estados Unidos, Canadá, China, Emirados Árabes Unidos, Paquistão, Turquia, México, Colômbia, Argentina e África do Sul. Uma das muitas inovações que desenvolvidas pela Full Gauge Conmtrols é a possibilidade de administrar instalações feitas com seus produtos de qualquer parte do mundo através do Sitrad, software de gerenciamento via internet. O mundo é sem fronteiras para os instrumentos da Full Gauge Controls e todo trabalho, desde a prospecção até o pós-venda, é realizado diretamente por equipe de funcionários própria, composta por pessoas altamente capacitadas para oferecer as melhores soluções e o suporte técnico e comercial necessário. Como parte essencial dessa história de sucesso, a Full Gauge Controls sempre destaca a união e a autonomia dos seus colaboradores, que hoje são mais de 250, os quais se superam a cada dia na busca por um melhor desempenho e inovação, mantendo o rígido padrão certificado de qualidade ISO 9001:2008. Seus produtos são também certificados pela UL (para Estados Unidos e Canadá), seguindo rígidos padrões internacionais de segurança, confiabilidade e qualidade de funcionamento, além de possuir o selo CE, indicando que cumpre todas as exigências da Comunidade Europeia. Como forma de fidelizar seus clientes, a Full Gauge Controls destaca-se novamente pela inovação, criando ações diferenciadas de relacionamento como o Club Sitrad, clube de afinidade para usuários do software de gerenciamento via internet da empresa, o Sitrad, Direto ao Ponto, ação nas revendas que percorre o país todo divulgando novidades, Fórum Full Gauge, entre tantas outras ações junto aos nossos clientes.

REVISTA

6 23

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

INDÚSTRIA & COMÉRCIO

Full Gauge Controls,


EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

5ª edição

REVISTA

6 24

Aos 15 anos, a gauchinha Évelym Ferreira já possui uma linda história como prossional da comunicação. Évelym foi a 1ª brasileira pré-teen a participar do maior concurso de beleza de crianças e adolescentes do MUNDO, o International Junior Miss, nos EUA, em Orlando, em 2019. Trabalha como modelo e já realizou vários trabalhos publicitários. Como Inuenciadora, a jovem tem mais de 30.000 seguidores no Instagram e ama gravar vídeos para as redes sociais, principalmente para o Tik ToK. Trabalhou como radialista na rádio X40, de Cachoeirinha RS. Atualmente é Colunista Teen da revista Diário de Bordo e, desde 2019, está à frente do Programa Évelym Ferreira TV, da REDE SUL TV, que é o mais consagrado programa de entretenimento Teen do Canal. O Programa é lifestyle jovem que traz conteúdo de qualidade aos gaúchos. Évelym, ainda, trabalha como crítica de lmes, pois é uma amante de cinema e televisão. Fluente em Língua Inglesa, estudante dedicada e amante de esportes, nossa Colunista tem projetos de continuar na carreira da comunicação e dedicar-se aos estudos. Fabiani S. Fortes fortes_rs@yahoo.com.br Fone: (51)982748804

Fonte: https://www.tnc.org.br/o-que-fazemos/nossas-iniciativas/restaura-brasil/



EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

6 26

Fotos Giovani Misturini

REVISTA

PASSAGEIROVIP


Edmilson Maleski Do balcão do McDonald's a diretor de empresa pioneira em desenvolver tecnologias e serviços para vendas on-line Por Leci Silva Edmilson Maleski é natural de Campinas (São Paulo), onde morou até seus 20 anos. Há 5 anos mudou-se para Canoas (Rio Grande do Sul). Formado em Administração, com MBA em Gestão Empresarial, Financeiro e Controladoria, é sócio da web.art group, atuando na diretoria de relacionamento, CX e marketing. Edmilson iniciou sua trajetória profissional ainda jovem. Seu primeiro emprego foi no McDonald's, como atendente de lanchonete, onde teve a oportunidade de compreender como funcionava uma empresa. “Lá eu pude entender que tanto os processos, quanto a preparação das pessoas faziam toda a diferença na entrega final, compreendi como funcionava uma empresa e aprendi muito”, relata. Segundo o empresário nos conta nesta entrevista, posteriormente, ele trabalhou por 13 anos em uma empresa na qual liderou pela primeira vez uma equipe de call center. “Eu

tinha 19 anos e, foi na mesma época que minha filha nasceu”, revela. “Ao mesmo tempo que eu entendia que envolver as pessoas em um objetivo comum era importante, a minha trajetória como pai, também me impulsionou muito. Com a paternidade amadureci mais cedo, e aprendi a conciliar os papéis de executivo e de pai”, afirma. Sua jornada no e-commerce teve início há aproximadamente dez anos. “Foi paixão à primeira vista pela dinâmica, com tomadas de decisões baseadas em dados e fatos. Nas experiências anteriores, o método era muito mais intuitivo”, relata. Conforme Edmilson, desde então, não saiu mais da área, passando por outras empresas e, há 2 anos, teve a oportunidade de tornar-se sócio da web.art group, “uma empresa pioneira em desenvolver tecnologias e serviços para vendas on-line, com foco em solução digital de alta performance”, destaca.

REVISTA

6 27

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

Luciano Sanches (CEO web.art group) William Costa (Diretor de Inovação web.art group) Guilherme Ache (CEO Casa das Cercas) Nelio Camargo (Diretor de Tecnologia web.art group) Edmilson Maleski (Diretor de CX web.art group)


PASSAGEIROVIP EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

REVISTA

6 28

Com produtos de e-commerce para grandes e pequenos negócios, a web.art group nasceu em Birigüi (SP) e chegou ao Rio Grande do Sul, abrindo uma filial em Canoas no final de 2021, continuando em plena expansão. “Sou muito feliz e satisfeito por participar do crescimento da marca e seu posicionamento no mercado”, aponta. Edmilson revela, ainda, que sempre teve como meta fazer com que as empresas em que trabalhava pudessem contar com uma estrutura sólida e um crescimento perene e sustentável. “Acredito que o empreendedor tem essa vontade de fazer o negócio evoluir. Até então, eu estava empreendendo em negócios em que eu não tinha participação societária e, agora, estou nesta jornada”, relata. O empresário confia em três estratégias para que as empresas alcancem o sucesso. “A primeira é acreditar no que está sendo ofertado. Se você não acreditar que pode fazer a diferença com seu produto ou serviço, são poucas as probabilidades de seu negócio continuar no mercado. A segunda dica que posso dar é: tenha pessoas que possuam o mesmo sonho que você. É difícil construir algo sozinho, pois o sucesso é de um time. E, por último, tudo o que é feito deve ser voltado para o cliente. Entender o seu público é fundamental para melhorar os processos. A satisfação do cliente é a chave para o sucesso. Conheço empreendedores com características diferentes, mas todos têm o mesmo desejo de desenvolver algo que faça a diferença para as pessoas. Não apenas para seus consumidores, mas também para seus colaboradores. Entendo que haja duas personas nessa jornada empreendedora: time e cliente”, reforça. Segundo Edmilson, no mercado é necessário que haja uma adaptação às novas realidades, visto que o acesso à internet se intensificou e o relacionamento digital entre consumidores e marcas cresceu. Já estava em um inevitável crescimento, mas, com a pandemia, essa evolução potencializou-se. Olhando o panorama e a relação de consumo, o cliente tem cada vez mais poder, pois quando falamos em varejo, existem várias opções e oportunidades para comprar produtos de qualquer lugar do mundo, cabendo exclusivamente ao consumidor fazer suas escolhas. “A relação de consumo pelo contexto de acesso à informação deixa claro que os lojistas precisam se atualizar e agregar valor para o consumidor”, aponta. Maleski reforça que, se você abrir uma empresa, vai precisar possuir vários conhecimentos: finanças, RH, comercial, marketing etc. É preciso olhar para a empresa como um ecossistema, não menosprezando nenhuma área em detrimento de outra, pois todas têm pesos semelhantes. Necessário lembrar, também, que vivemos num país com carga tributária alta, sendo indispensável trabalhar com profissionais que possam auxiliar também neste sentido. “Eu sempre tive o sonho de ter uma empresa, empreender e viver essa loucura. Se você quer empreender, faça isso. Mas que seja algo que você acredita, que pode acrescentar valor para as pessoas. Mudar a sua vida é consequência do que faz para as outras pessoas”, afirma. Conforme o empresário, a web.art group triplicou o número de colaboradores em dois anos. “Somos uma empresa escalável. Então, para o futuro, a previsão é que devemos continuar crescendo. Nossa receita em 2022 está aumentando 60% mais do que no ano passado. Queremos seguir nesse ritmo, empregando mais pessoas e buscando parcerias. Quanto aos produtos, nosso objetivo é sempre aprimorar nossas soluções, prestando um serviço cada vez melhor a nossos clientes”, conclui.



ELIS SOARES

PERSONALTRAINER

prof.elis@gmail.com

Você pode salvar uma vida Os riscos de um AVC

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

(Acidente Vascular Cerebral)

REVISTA

6 30

O acidente vascular cerebral é um problema de irrigação sanguínea que acontece no sistema nervoso central, podendo ocorrer a morte celular. Se alguma parte do cérebro não recebe sangue, consequentemente não receberá o gás oxigênio para produção de energia, que é o ATP, com isso pode ocasionar a morte celular ou sequelas. Desse modo, identicar os sintomas de forma rápida é fundamental. Segundo a OMS, no BRASIL temos 100.000 (cem mil casos) de AVC por ano, sendo a segunda maior causa de mortes, e no mundo a cada seis segundos uma pessoa tem AVC.

Existem três tipos de AVC: 1. No ACIDENTE VASCULAR ISQUÊMICO (AVCI) ocorre um bloqueio, interrompendo o uxo sanguíneo por algum corpo estranho (ateromas, trombose, embolia); 2. No ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL HEMORRÁGICO (AVCH) ocorre um extravasamento de sangue dentro do sistema nervoso, o vaso sanguíneo se rompe; 3. No ACIDENTE VASCULAR TRANSITÓRIO (AVCT) ele tem os mesmos sintomas dos dois primeiros, não possui sequelas e dura mais menos duas horas.


Em qualquer um dos tipos, a indicação é procurar um médico. Temos alguns fatores de risco modicáveis para prevenir um AVC, como por exemplo, doenças como alcoolismo, hipertensão, obesidade, diabetes, estresse, depressão, tabagismo são mais propensas à ocorrência. No entanto, existem fatores de risco que não podemos intervir, como idade avançada (é bem predominante), genética, sedentarismo, dentre outras. Os exercícios físicos regulares auxiliam na prevenção, estimulando o coração a continuar em movimento. Contudo, somente ir até a academia não é ecaz. A orientação de um bom prossional de educação física será essencial na sua prescrição de treinamento. MAS VOCÊ PODE SALVAR UMA VIDA IDENTIFICANDO OS SINTOMAS Assim facilitará a identicação, caso esteja ocorrendo um AVC. A pessoa tem diculdade na fala, o seu rosto começa a declinar em um dos lados. Do mesmo modo, pode ocorrer uma paralisia de um lado do corpo, formigamento, dor de cabeça forte, quando se levanta os braços e um dos braços cai, tontura, falta de memória (confusão mental), vômitos. É importante que se aja de imediato, para que possa ocorrer atendimento e o médico que irá classicar. Sabe-se que em uma situação desta, o nervosismo pode inuenciar e dicultar a lembrança da forma de identicar. Por isso, seguem orientações: se estiver na frente de quem está tendo um AVC ou em você mesmo, faça os seguintes passos, pois a cada minuto perdido, se perde uma parte do cérebro:

A Professora especialista Elis Sores ensina aqui como fazer:

REVISTA

Portanto, identicar os sintomas e agir rapidamente pode contribuir para uma boa recuperação e evitar o óbito. O diagnóstico e tratamento será feito pelo médico, sendo que no isquêmico será feito com medicamentos e reabilitação com sioterapeutas e se houver sequelas será mínima. A longo prazo, lembre-se de praticar exercícios físicos, a m de prevenir a ocorrência de um AVC ou como redutor de danos, sempre com auxílio de um prossional.

6 31

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

S =SORRISO A=ABRAÇO M=MENSAGEM S=SAMU PEDIR PARA A PESSOA ABRIR SORRISO (caiu o rosto) ABRAÇO (levante os dois braços para verificar se um cai) PEÇA PARA FALAR UMA FRASE (coisas que ela falaria normalmente) LIGUE PARA A SAMU 192 (INFORME OS SINTOMAS e fale o tempo que está acontecendo).


EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

5ª edição

REVISTA

6 32

Advogada, Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB - Ordem dos Advogados de Canoas e Conselheira da OAB/RS. Digital inuencer de Empoderamento Feminino com mais de 100 mil seguidores e apresentadora. Uma idealista à luta contra à violência doméstica. Nessa temática, Ex-Diretora de Políticas para Mulheres do Município de Canoas, em 2020. Foi a autora da Cartilha de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar - Não se Cale, você não está sozinha, no qual conscientizou muitas pessoas com a entrega das cartilhas na periferia e calçadão de Canoas. No coração de Fabi Xavier o trabalho voluntário é combustível, pois como foi adotada quando criança por uma família que mora no Bairro Mathias Velho, poder fazer parte de projetos sociais passou a ser algo primordial na sua vida. É VicePresidente do Conselho Comunidade Penitenciária e faz trabalho voluntário dentro do Presídio no Guajuviras/Canoas, trabalhando a ressocialização e humanização com apenados. Também foi voluntária no Projeto Mãos do Futuro, do Grupo Mulheres do Brasil, e deu aula de marketing digital para adolescentes do Morro da Cruz. Com foco na saúde, há anos é praticante de bike speed e de musculação, fazendo seus treinos na madrugada, na academia. E da sua saúde mental e espiritual, frequenta os cultos em Novo Hamburgo, até porque um dos seus versos bíblicos favoritos é “Tudo posso naquele que me fortalece”. Segundo ela: “quando olho tantas coisas que consegui fazer pelas pessoas, quantas coisas conquistei, mesmo diante tantas adversidades, sendo embaixadora de um dos maiores eventos do RS, só tenho de agradecer a Deus e continuar a persistir”.


Fernanda Danni Piccinini, graduada em direito pela ULBRA e pós-graduada em gestão pública pela UFRGS. Trabalho há 20 anos no setor público, tanto na esfera Estadual, como TCE, Assembleia Legislativa do Estado, Municipal, Secretaria de Obras e Viação do Município de Porto Alegre, Superintendência Executiva da Fundação de Saúde do Município de Canoas. Atualmente estou secretária adjunta da Secretaria Municipal de Cultura de Canoas. Sou mãe de gêmeos, um casal, Ricardo Piccinini e Amanda Piccinini, que muito me orgulham. Trago no coração o legado do meu pai, Dep. Ledevino Piccinini (in memoriam). Temos que ser forte, humilde e, principalmente, carregar em meu coração a causa das pessoas com deciência. E que sejamos semeadores de dias melhores.

REVISTA

6 33

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

5ª edição


GASTRONOMIA EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

REVISTA

6 34

Embaixada Gourmet traz experiência inovadora para Porto Alegre A proposta da “ACASA, restaurante experiência” é oferecer um menu degustação que passeia pela história, a cultura e os rituais da cidade Um quintal residencial próximo ao shopping Iguatemi. Enormes janelas de vidro com vista para uma mangueira e um butiazeiro centenário. Mesas compartilhadas de madeira que convidam para uma convivência harmoniosa e repleta de entretenimento. Iluminação equilibrada num ambiente cheio de aconchego e conforto. É neste espaço acolhedor e seguro que a Embaixada Gourmet, do empresário Lucio Martins, xa a sua nova sede em Porto Alegre, após mais de 4 anos dentro da Casa Cor. Desta vez em parceria ousada com um dos maiores expoentes da gastronomia na atualidade, o chef vencedor do Bocuse d'Or Brasil 2019, Ricardo Dornelles. O novo restaurante propõe para a cidade, berço da imigração de diferentes povos e traços culturais, um passeio pelos sabores da nossa história, numa exclusiva e intimista experiência de menu degustação. “Uma cozinha autoral que se baseia na memória local”, explica Dornelles. “ACASA” surge como uma oportunidade para o chef demonstrar com profundidade o seu trabalho, largamente premiado no Brasil. “A Embaixada buscou um chef que acredita na nova geração e que tem comunicação direta com o centro do País”, reforça Lucio Martins. O cardápio mais parece poesia. Faz referência não somente aos sabores, mas a momentos e experiências que já existem na cidade e que culturalmente as pessoas já aceitam. “A proposta é acessar essa memória local do porto-alegrense, de forma inusitada. Vamos entregar comida afetiva em forma de entretenimento, traduzindo em sabor e experiência gastronômica cenas cotidianas do gaúcho”, reforça Dornelles. Aqui, ingredientes e pratos icônicos da região ganham destaque como elemento principal ou complemento dos pratos. É possível saborear desde um sanduíche farroupilha comercializado nas principais lancherias da cidade ao lombo suíno característico do Barranco e a polenta brustolada, marca da imigração italiana. Até mesmo a cena mais fotografada da cidade, o pôr- do-sol no Guaíba, pode ser apreciada e degustada durante o último ato do Menu.


Espaço com mesas compartilhadas Todas as mesas da “ACASA” são coletivas e convidam para uma convivência harmoniosa. Outro diferencial é o formato: os comensais carão sentados de frente para a cozinha, com vista privilegiada para o espetáculo e o serviço do próprio chef, já que não haverá garçom. Serão apenas 36 vagas por noite. O atendimento ocorrerá de quarta-feira a sábado, a partir das 19h30min, e as reservas deverão ser feitas de forma antecipada.

Sobre a visita O DNA da Embaixada Gourmet de trazer chefs de fora do Estado e do exterior não cará de fora da ACASA e poderá ser desfrutado já no segundo mês de operação. Na proposta, uma programação repleta de nomes nacionais e internacionais com cardápios que privilegiam insumos e preparos característicos de suas cidades. Destaque também para a loja da ACASA, onde estarão à venda todos os produtos, insumos e enxoval do restaurante.

SERVIÇO ACASA – restaurante experiência Diferencial: Único restaurante experiência de menu degustação em Porto Alegre na atualidade. Endereço: CAV – Rua Jari, 539. Passo D A ́ reia, Porto Alegre. Idealização: empresário Lucio Martins, da Embaixada Gourmet, e o chef Ricardo Dornelles, do Firma Bar Horário: quarta a sábado, das 19h30 às 23h30 Três opções de Menu Experiência Capacidade: 36 lugares Funcionamento: somente com reserva. Compra antecipada com desconto. Facilidade: Não é cobrada taxa de serviço de 10% Informações: @acasapoa https://www.embaixadagourmet.com.br/ http://restauranteacasa.com.br/ Fone: 51 99223-2004

REVISTA

6 35

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

Menu Experiência Visto como a melhor oportunidade para conhecer por completo a técnica e a criatividade de um chef e sua equipe, o menu degustação é uma experiência imperdível. Esse estilo de menu ganhou relevância com o movimento da nouvelle cuisine na França, em que os grandes chefs passaram a se dedicar em oferecer aos comensais a experiência de provar diversos pratos em porções menores do que poucos pratos em porções grandes. Na ACASA serão três tipos de menus, com preços que variam de R$ 158 e R$ 228. O mais completo terá 8 tempos e inclui couvert, dois snacks, duas entradas, duas sugestões principais e uma sobremesa. A duração média do serviço será de 1h30min a 2h de experiência. Mas a recomendação do chef é comer sem pressa. Os preparos, explica Dornelles, privilegiam insumos da Banca 43, do Mercado Público, trazendo opções inspiradas em lancherias e restaurantes tradicionais da cidade, inuência de imigrantes, além de momentos e cenas icônicas do porto-alegrense, como lagartear no sol comendo bergamota e tomando chimarrão enquanto o pôr-do-sol dá o seu espetáculo.


CULINARIA & SABOR EDIÇÃO 25 | ANO 2 | JULHO 2022

REVISTA

36

O prazer e sabor das flores comestíveis Utilizadas na alimentação desde a antiguidade, há registros de ores decorando pratos os romanos já cultivavam violetas e rosas para empregá-las na cozinha. O consumo de ores comestíveis tem aumentado devido ao crescimento e desenvolvimento da gastronomia ao redor do mundo. Em especial, sua utilização destaca-se na culinária francesa, suíça e no continente asiático, podendo estar presentes em sopas, saladas, geleias e bebidas diversas. São muitas as espécies que podem ser acrescentadas nas preparações, como amorperfeito, hibisco, capuchinha, lavanda, rosas, borago e tantas outras mais disponíveis para consumo. Além dessas, consideradas ores ornamentais, espécies comuns do nosso dia a dia, como o brócolis, alcachofra e couve-or, também são consideradas ores comestíveis. Além de proporcionarem beleza, aroma e sabor às preparações, elas, também, possuem atributos nutricionais. Compostas basicamente por 80% de água, seus teores de proteína e gorduras são baixos, com diferentes quantidades de bras, carboidratos e minerais, de acordo com o tipo de or. Também possuem compostos fenólicos e óleos essenciais, que podem fornecer uma ampla gama de propriedades funcionais. Na hora de preparar as receitas, atenção: delicadas, as ores não podem ser deixadas de molho e devem ser acrescentadas no momento de servir, para que não murchem. No entanto, é preciso atenção na hora de selecionar as ores para consumo. Algumas espécies podem ser tóxicas e, por isso, a correta identicação da planta em questão é essencial. Ainda, nesse sentido é importante atentar-se em adquirir as ores em estabelecimentos próprios, e não em oriculturas e similares, tendo em vista que, se produzidas para ns ornamentais, as ores podem apresentar compostos químicos impróprios para o consumo humano.


Tranquilidade e confiança é fundamental para quem vai fazer uma cirurgia plástica.

REVISTA

Rua Irmão João Maria, 202 Bairro Jardim do Lago | Canoas | RS | Fone: (51) 99179-6304

37

EDIÇÃO 25 | ANO 2 | JULHO 2022

Nós temos excelentes profissionais, um nome renomado, tratamentos maravilhosos e com resultados incríveis!


EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

5ª edição

REVISTA

6 38

Graça Boides, 55 anos, natural da cidade de Esteio, casada com Fernando Carvalho desde 1985 e mãe de 02 lhos: Lucas e Germano. Iniciou suas atividades como designer de interiores no ano de 2000, elaborando projetos de mobiliário e atendendo seus clientes em sua residência, em Esteio. Em 2005, realizou o sonho de empreender e melhor atender seus clientes, quando inaugurou o Show Room da EURO HOME DECOR, loja de móveis planejados e esquadrias em madeira, em seu prédio próprio, no Bairro Marechal Rondon, em Canoas. Divide seu tempo com a loja, a família e atividades relacionadas a música com crianças e jovens, numa instituição de caridade. Amante do campo e das tradições gaúchas, participou de Grupos de Danças Folclóricas Gaúchas e valoriza momentos de relaxamento e descontração no campo, no seu sítio, com seus cavalos. Já percorreu mais de 2.800km na tradicional Cavalgada do Mar, no litoral Sul. Seus princípios básicos são: justiça, amor e caridade sempre, respeitando a Deus e a Lei maior de causa e efeito.


Grasiela Mauer, tenho 40 anos, casada, cristã, católica, mãe de duas belas meninas, Sarah de 13 anos, nossa atleta campeã Brasileira e panamericana de judô, e Esther, 3 anos, que já pratica judô e jiu-jitsu e foi campeã no primeiro campeonato, que disputou com dois meninos e saiu vitoriosa; são meus orgulhos, minha vida! Sou psicopedagoga clínica e institucional, pósgraduada em psicologia forense e jurídica, conselheira tutelar de Canoas em segundo mandato, fui diretora na diretoria de inclusão da SME (secretaria municipal de educação de Canoas), o que me fez buscar aprender a língua de sinais Libras, concluí o primeiro módulo de intérprete de libras, sou membro do comitê de Valorização da Vida e Combate ao Suicídio de Canoas, membro scalizador do Fundeb, Tenho um consultório Multidisciplinar Capacitar, um dos meus projetos de pesquisa na faculdade que pude colocar em prática; neste espaço temos diversos prossionais habilitados em saúde e educação e com experiência com alunos de inclusão, como psicólogo clínico, psicopedagogo, fonoaudiólogo, nutricionista, professores de séries iniciais ao ensino médio, psicomotricista, aulas personalizadas de inglês, para atender toda família! Iniciei esse projeto logo que começou a pandemia, seguimos enfrentando as diculdades, porém atendemos também famílias de baixa renda, pois minha formação foi na área social, fui uma das primeiras educadoras sociais do primeiro CRAS de Canoas, (CRAS Harmonia, no Porto Belo), e estagiei no PIM quando era o Dr. Bebeto Azevedo o responsável, então trabalhei com famílias em situação de vulnerabilidade social, quanta aprendizagem, tenho muito orgulho da minha formação! Sou praticamente de boxe e musculação, buscando sempre a saúde em primeiro lugar, faixa laranja de judô, adoro esporte e a natureza, auxilio minha lha atleta na sua rotina de treinos, na busca por patrocínios e, sempre que posso, acompanho-a nas competições, dentro e fora do estado. A menor está indo no mesmo ritmo, então meus dias são corridos, porém a maternidade é um dos dons que Deus me deu e uma das maiores alegrias da minha vida, é uma dádiva ser mãe delas, sinto-me uma mulher realizada e abençoada! Que possamos nos encontrar no ano que vem e brindar a vida com muita alegria, amor e gratidão a Deus, por tudo e por todos vcs! Obrigado, organizadores deste lindo evento, parabéns! E em especial por cada um que esteve conosco!

REVISTA

6 39

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

5ª edição


RONAN MAIRESSE

ATITUDE&NEGÓCIOS

ronan@diariodebordo.net

Lute, brigue, trabalhe por alguém que reconheça o seu esforço Um dos valores que tenho em meu DNA é ser parceiro das empresas e pessoas aos quais realizo negócios. Sempre segui aquela máxima popular que diz “uma mão lava a outra e as duas lavam o rosto”. Acredito que em um mundo em transformação, ter parceiros de negócios e de troca de informações é essencial para enfrentarmos as incertezas pelo caminho. Sempre que encontro alguém que percebo que preciso ter ao lado, procuro ser interessante ao máximo, para cultivar e prosperar ainda mais a nossa relação. Sou do tipo que não entra pela metade, mas, ao mesmo tempo, não co prometendo aquilo que não posso cumprir. Quando olho para o passado, percebo que daquele grupo de pessoas ao qual eu fazia parte, eu era disparado o que menos sabia, que menos tinha experiência e maturidade. Quando percebi que para crescer como prossional era importante estar mais próximo de pessoas que tinham aquilo que eu desejava, procurei ajudá-los em todos os seus projetos e assim aprender “de graça” o que fazia deles vencedores em suas carreiras e negócios. Muitos me chamavam de trouxa por agir assim, mas esses mesmos caram para trás e hoje

51 9 94667920


sabem que a parceria tem que ser no ganha e, caso necessário for, eles mesmos solicitam o rompimento do contrato, caso não estejam dentro daquilo que denimos no ato da contratação. Eles não têm horário e fazem coisas além do acordado, pois o foco deles é na relação ao longo prazo, já outras instituições são tão engessadas que acabam perdendo oportunidades e bons prossionais, por expô-los a situações constrangedoras, única e simplesmente por querer ir além do combinado. Recentemente, eu mesmo passei por isso. Eu tinha uma parceria com uma instituição e propus realizar palestras para a comunidade escolar. Dedicava-me ao máximo, divulgava a instituição, mesmo não estando em contrato, coloquei em todas as minhas redes sociais na BIO que era parceiro da instituição, devido aos meus mais de 200 mil seguidores. Um belo dia, chega um ocial de justiça em minha casa com uma ordem “pedindo” que eu tirasse do meu Linkedin que era parceiro da instituição. Até aí tudo bem, não querem que eu divulgue, problema deles, mas o que me deixou decepcionado foi que enviaram um ocial de justiça e ordenando que eu tirasse em cinco dias úteis aquela informação sob pena de receber “as medidas judiciais cabíveis.” Jamais se ameaça um parceiro, e sim conversa com ele. Com esse fato aprendi o terceiro ponto sobre parcerias: é preciso dar limites e se valorizar. Lute, brigue, trabalhe por alguém que reconheça o seu esforço e jamais para pessoas e instituições que fazem pouco caso de você!

REVISTA

6 41

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

estou satisfeito por ter sido o trouxa. Penso que as relações não precisam ser interesseiras, mas podem tornarem-se interessantes para ambas as partes. Um ponto que sempre cou claro na minha mente é que não é porque eu ajudo que o outro tem obrigação de me ajudar. Isso se torna uma coisa natural. Quando a pessoa que ajudamos percebe uma oportunidade e sente conança em você, sentirá conforto em indicarlhe, seja para quem for. Em 2013 chamaram o professor Roberto Shinyashiki para palestrar em Tóquio e Nagoya, no Japão, ele não pode ir e indicou-me para representá-lo. Realizei quatro palestras na terra do sol nascente e em 2017 fui convidado para voltar e fazer mais seis apresentações por todo o país. Sei que se eu não tivesse sido “o trouxa”, como alguns colegas me chamavam, talvez jamais teria me tornado um palestrante internacional. Um outro ponto que vejo que é essencial em uma relação de parceria é você sempre procurar fazer algo a mais. Contratos assinados são questões protocolares, que às vezes os setores jurídicos exigem. Não estou dizendo que está errado, mas o líder precisa ter um discernimento e não colocar no “mesmo bolo” aqueles que ajudam por missão e propósito para depois o resultado nanceiro, daqueles que só estão interessados no teu dinheiro e cumprir exatamente o contrato. Recentemente, aqui em nossa empresa, eu e o Ricardo contratamos a maior agência de publicidade do Brasil. É fácil de perceber a garra e o empenho deles em querer que cresçamos juntos. Eles


EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

5ª edição

REVISTA

6 42

Iracema L. P. Gabardo, natural de Nova Bassano/RS, saiu de casa aos 11 anos de idade em busca de seu sonho: estudar. Já em Porto Alegre, trabalhando como secretária, graduou-se como Secretária Executiva Bilíngue pela Ulbra. Convidada a dar aulas nesse curso, tornou-se professora. Nessa função por 7 anos, foi escolhida paraninfa por quatro vezes e outras duas como professora homenageada. Em busca de seu sonho, ingressou no curso de Psicologia. Hoje é proprietária da Clínica de Psicologia Espaço da Palavra e da Transportes Gabardo Ltda., junto com o esposo Sérgio Mário Gabardo. Especialista em Atendimento ao Adulto Jovem e Adulto Maduro, Grupoterapia, Cuidados Paliativos e Administração e Estratégia Empresarial, especializanda em “Tanatologia: sobre a morte e o morrer”; psicóloga voluntária no atendimento a Pacientes Oncológicos da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas, Presidente do Clube Soroptimista Internacional de Porto Alegre pela segunda vez, Conselheira da Mulher em Construção e membro desde a sua fundação. Membro do Núcleo da Saúde da CICS – Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Canoas. Coordenou a pesquisa sobre o Envelhecimento Masculino que deu origem ao livro “O que os homens não pensam: reexões psicológicas sobre o comportamento masculino”, de Helena Balbinotti, Ed. Conceito, Porto Alegre: 2014.


Embaixadora com um dos sorrisos mais cativantes da cidade, dona de um enorme coração e uma incrível capacidade agregadora, Ivana Moraes é designer e sócia da Perl Design, agência com mais de 20 anos de atuação em Canoas, parceira de longa data do Bebeto e do Diário de Bordo. Tem verdadeira paixão pelo que faz; ajudou centenas de empresas a encontrarem sua identidade visual e a estruturarem sua comunicação de forma prossional e efetiva. Formada em Design pela ULBRA, possui também MBA em Comunicação Estratégica e Branding, pela Feevale e Universidad Mayor do Chile, e já teve a oportunidade de criar marcas para clientes de todo o estado e de todos os segmentos de mercado, inclusive para empresas dos Estados Unidos e da Inglaterra. Promove seus clientes para muito além do escopo de seu trabalho, auxiliando empresas a fecharem contratos com grandes redes de supermercados, participando de feiras de negócios em São Paulo e colocando, somente através de relacionamento, produtos de clientes dentro dos cenários das novelas da Globo, tendo sido convidada pela equipe de Merchandising a visitar os estúdios do Projac. Mãe da Nathalia, formada e atuante em sioterapia, e do Nícolas, futuro dentista, ama passar o maior tempo possível com os lhos, curtindo cada momento com eles. Adora também sair com os amigos, passear no shopping, comer em um bom restaurante, fazer um belo churrasquinho com a família, ir ao cinema ou só car em casa, aproveitando uma boa série com o namorado. Ivana faz questão de prestigiar todos os eventos promovidos pelo Bebeto e pelo Thiago e, no ano de 2020, foi convidada por eles para desenvolver a identidade visual do Diário de Bordo, para a S&A Publicidade e Propaganda. Projeto que desenvolveu com enorme prazer e alegria, junto com a equipe da Perl Design.

REVISTA

6 43

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

5ª edição


EDUCAÇÃO NA INFÂNCIA EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

REVISTA

44

Como criar o hábito da leitura na infância? As crianças estão cada dia menos acostumadas a ler, sendo que elas serão os adultos de amanhã. O consumo de ores comestíveis tem aumentado devido ao crescimento e desenvolvimento da gastronomia ao redor do mundo. Em especial, sua utilização destaca-se na culinária francesa, suíça e no continente asiático, podendo estar presentes em sopas, saladas, geleias e bebidas diversas. São muitas as espécies que podem ser acrescentadas nas preparações, como amor-perfeito, hibisco, capuchinha, lavanda, rosas, borago e tantas outras mais disponíveis para consumo. Além dessas, consideradas ores ornamentais, espécies comuns do nosso dia a dia, como o brócolis, alcachofra e couveor, também são consideradas ores comestíveis. Além de proporcionarem beleza, aroma e sabor às preparações, elas, também, possuem atributos nutricionais. Compostas basicamente por 80% de água, seus teores de proteína e gorduras são baixos, com diferentes quantidades de bras, carboidratos e minerais, de acordo com o tipo de or. Também possuem compostos fenólicos e óleos essenciais, que podem fornecer uma ampla gama de propriedades funcionais. Na hora de preparar as receitas, atenção: delicadas, as ores não podem ser deixadas de molho e devem ser acrescentadas no momento de servir, para que não murchem. No entanto, é preciso atenção na hora de selecionar as ores para consumo. Algumas espécies podem ser tóxicas e, por isso, a correta identicação da planta em questão é essencial. Ainda, nesse sentido é importante atentar-se em adquirir as ores em estabelecimentos próprios, e não em oriculturas e similares, tendo em vista que, se produzidas para ns ornamentais, as ores podem apresentar compostos químicos impróprios para o consumo humano.



MEDICINA & SAÚDE EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

REVISTA

6 46

Desmistificando a Cannabis na medicina

A HempMeds, empresa pioneira em fornecer produtos à base de Cannabis com ns medicinais no país, lançou mais um episódio do PodioCast, projeto audiovisual sobre esporte, saúde e bem-estar, apresentado pela inuenciadora digital Rachel Apolonio e o diretor geral da Companhia, Matheus Patelli. O episódio contou com a participação especial da médica Paula Vinha, Doutora (PhD) e mestre em Clínica Médica FMRP-USP, uma das prescritoras pioneiras de Cannabis medicinal, há 5 anos. Durante o bate-papo, médica explicou como o canabidiol (CBD) pode auxiliar no tratamento de inúmeros sintomas em diferentes doenças. Epilepsia, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Dor Crônica, Distúrbios do Sono, Ansiedade, Transtorno de Décit de Atenção e Aprendizagem (TDAH) são alguns exemplos os quais o CBD tem sido utilizado com resultados positivos. “Todos os seres humanos possuem um sistema chamado Sistema Endocanabinoide (SEC)*. O equilíbrio dele ajuda no tratamento de várias doenças e sintomas. O uso da Cannabis medicinal com a dose certa pode melhorar a vida de pacientes, dos familiares e levar ao menor consumo de medicamentos, como opioides, indutores de sono e benzodiazepínicos”, destacou. A médica comentou que o CBD é uma ferramenta multifacetada, que auxilia a melhorar a resposta terapêutica dos pacientes a diversas patologias e no desmame de inúmeras medicações. “Teve até um caso de um paciente que tomava mais de 8 remédios por dia, então sugeri uma dose mínima de Cannabis. Após alguns meses de tratamento, consegui eliminar todos os outros remédios dele”, arma. Dra. Paula arma, ainda, que o canabidiol é uma medicina individual, por isso é preciso acertar a dose para observar a ecácia. Que o médico que prescrever tem que acompanhar o paciente cuidadosamente, para identicar a evolução de acordo com cada necessidade e o processo de adaptação. “Às vezes, temos que ir mudando a dosagem de acordo com a resposta do organismo, mas a taxa de desistência do tratamento é muito pequena”, armou a médica.


Especialista prescreve CBD há 5 anos, garante que composto funciona e avalia posicionamento de médicos que não se atualizam sobre a medicina canabinoides. Dra. Paula Vinha desmistifica a Cannabis medicinal: “Tornou-me uma médica e uma pessoa melhor”. Dra. Paula Vinha Sobre a Dra. Paula Pileggi Vinha - Doutora (PhD) e mestre em Clínica Médica FMRP-USP, é Nutróloga e especialista em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Membro da Associação Pan-Americana de Medicina Canabinóide (APMC) - Comitê de Medicina Integrativa, atua com Medicina Interna, Intensiva, Funcional e Integrativa, e Medicina Ortomolecular, é especialista e consultora em Medicina Canabinoides e coordenadora cientíca da I Conferência Internacional da Cannabis Medicinal (CICMED). Subsidiária do Grupo Medical Marijuana Inc. A HempMeds foi a primeira empresa a fornecer produtos à base de Cannabis com ns medicinais no Brasil. Desde 2015, já colaborou com a importação de mais de 140 mil derivados da Cannabis para pacientes brasileiros, um crescimento de 20% de 2020 para 2021. Além disso, atua como relevante fonte de conhecimento cientíco para prossionais de saúde, disponibilizando mais de 50 horas de cursos gratuitos em sua plataforma própria, primando na ciência baseada em evidência. Além de ser apoiadora do curso de extensão em Medicina Canabinoides da FMUSP, o mais acessado de 2022. Mais informações sobre a HempMeds Brasil disponíveis em: www.hempmedsbr.com

REVISTA

6 47

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

Vale destacar que, até o momento, poucas contraindicações foram detectadas cienticamente junto ao uso de canabinoides. Durante o PodioCast, a Médica exemplicou que já receitou o CBD para mais de 400 pacientes, nesses cinco anos, e menos de 1% apresentaram reações adversas. No entanto, Paula Vinha orienta que o atendimento de pacientes que fazem uso da cannabis precisa ser personalizado, pois é importante analisar o que está acontecendo com cada paciente, para moldar seu sistema canabinóide. É nesta consulta que é estabelecida uma dose mínima e o médico acompanha a evolução do paciente. Por m, a médica destaca que a Cannabis salvou a própria vida dela. “Sempre tive uma carga muito pesada no meu trabalho. No consultório, costumo ver o paciente por completo e poder falar desse potencial terapêutico mudou minha vida. A terapia canabinoides fez com que eu me tornasse uma médica muito melhor para os meus pacientes, e isso me deixa muito feliz e realizada”. *Sistema Endocanabinoide: É por meio deste sistema que os produtos de Cannabis interagem com o corpo. Seu objetivo principal é regular e manter o equilíbrio de todos os outros sistemas (homeostase), apesar das utuações do ambiente externo. Ele é composto por uma série de receptores, moléculas endógenas (chamadas endocanabinoides) e enzimas que funcionam como sinais entre as células e os processos corporais.


EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

5ª edição

REVISTA

6 48

Empresária e professora aposentada, Jussara é Integrante do Comitê Técnico Educacional do Ministério de Educação e Cultura, ativa participante do Movimento Assistencial de Canoas, desde 1982. Participou da diretoria da LBA - Núcleo Canoas, Conselheira da Liga Feminina de Canoas, Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Canoas, na gestão 1993/1996, quando implantado o primeiro Conselho Tutelar de Canoas. Coordenadora Municipal da Fundação Gaúcha da Mulher, Coordenadora do Comitê canoense de Combate à Fome à Miséria, subcomissão emergencial, 1993, Coordenadora do I Forum da Mulher Canoense. Fundadora e Madrinha do Clube de Mães Santa Rita de Cássia, Guajuviras, participante do Lions Canoas Centro, desde 1979, tendo exercido diversos cargos de direção, Membro do Clube Soroptimista Internacional de Canoas, desde 1982, tendo presidindo-o no biênio 89/90, além de outros cargos de diretoria. Nossa embaixadora é fundadora do primeiro Clube “Venture” do Brasil, em Canoas, tendo exercido a coordenação dos clubes “Venture”, para toda América do Sul, no biênio 91/92, Destaque como Mulher Talento do RGS em 1992, Agraciada com o destaque “Símbolo”, na área comunitária, em 1991/92, Agraciada com o Destaque Personalidade Feminina do Rio Grande do Sul, na área comunitária, em 1993, Agraciada com o Destaque Criança em Evidência, em 1994, pelo seu trabalho com crianças e adolescentes, detentora da Comenda da Defesa Civil de Canoas, por relevantes serviços prestados e Homenageada pela Câmara Municipal de Canoas com o Prêmio Picucha Milanez.


5ª edição

Estamos na Avenida Açucena, 1000 sala 14. @lesleibettu (51)998492890 @spadassobrancelhascanoas (51)995372619

REVISTA

6 49

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

Sou a Léslei Bettú, CEO do Spa das Sobrancelhas Canoas ,junto com minha sócia Márcia da Rosa, e CEO da Léslei Bettú Academy, escola de cursos. Amo transformar autoestima através do embelezamento e amo transformar vidas dividindo meu conhecimento nos cursos que ministro. Estamos de sala nova, um novo Spa. Spa das Sobrancelhas Conceito, sob um novo olhar, agora com esmalteria, para trazer mais comodidade e conforto para as nossas clientes. Um lugar que te abraça, te acolhe e te deixa linda. Um lugar onde você vai poder fazer cílios e unhas ao mesmo tempo para diminuir sua correria diária. Tudo em um só lugar, com os melhores prossionais e com todo amor e carinho da nossa equipe.


ÉVELYM FERREIRA

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

SOCIAL TEEN

evelym@diariodebordo.net

REVISTA

6 50

A Maior Convenção de Fãs do Mundo Mágico retomaram atividades presenciais no Teatro do Bourbon Country! Jeniffer Casagrande

O maior evento sobre o mundo bruxo da América Latina, a MagicCon, realizou sua 6ª edição no dia 22 de outubro, em Porto Alegre. Os ingressos foram limitados e estavam à venda no site Uhuu.com Pela primeira vez em um teatro, a MagicCon lançou sua programação cheia de atrações especiais para todos os gostos, que encheu o público de nostalgia ao relembrar as histórias do menino bruxo. Com direito a bate-papo com os dubladores originais dos personagens Draco Malfoy e Sirius Black, youtubers e tiktokers especialistas no assunto, shows de música e muito mais, o evento reuniu os amantes da saga para um dia inteiro de imersão. Além das atrações no palco do teatro, que trouxeram um formato inédito para o evento, o público pode conferir a travessa dos artistas e das gostosuras, com venda de produtos artesanais. Food trucks e estandes de diversas marcas complementaram a experiência deste grande evento, além de aulas exclusivas da Escola de Magia de Gramado, que esteve presente com experiências imersivas e interativas. Na programação os participantes puderam conferir: Painel João Cappelli - Dublador Draco Malfoy, Painel Bruxas do TikTok @giuliaonre @biaglion, Meet & Greet João Cappelli + Giulia e Bia, Painel Protego: Abraçando a Comunidade Trans, Show com Malus: Quarteto de Cordas, Painel Elcio Romar - Dublador Sirius Black, Painel Empreendedorismo Mágico Vassoura Quebrada e Hocus Pocus, Torneio Bruxo: TikTokers x Youtuberse muito mais. A MagicCon 2022 é produzida pelo Grupo Alohomora, fã clube sem ns lucrativos e com foco em ações sociais, que realiza eventos temáticos no sul e têm em seu currículo mais de 70 eventos, sempre com um público el e grandes marcas como parceiros. E o Programa Évelym Ferrera TV esteve presente e realizou a cobertura completa - Teatro do Bourbon Country - Obs: Foto da Évelym de Harry é de Jeniffer Casagrande


A Colher Biohz se degrada em 12 a 18 meses, enquanto as colheres de plástico levam mais de 400 anos. A Innovapack , uma das principais fornecedoras de embalagens do Brasil, traz inovação ao mercado de food services do país com a primeira colher de papel cartão reciclável e biodegradável. O utensílio é indicado para contato direto com todos os tipos de alimentos e temperaturas, tendo estrutura resistente, aliada a tratamento anti-umidade e anti-gordura. A Colher Biohz® é o primeiro lançamento de uma linha de produtos inovadores e sustentáveis. O desenvolvimento desta linha, como conta Cláudio Gonçalves, Diretor Comercial da Innovapack, começou com a colher porque, entre talheres, é o que mais tem uso e consumo na via pública. "Queríamos começar com um produto massivo e reinventá-lo de uma forma mais sustentável. Foram vários os designs que foram testados até chegar ao ideal. A Colher Biohz possui um design inovador, diferente de qualquer colher de papel cartão do mundo, pois possui um cabo ergonômico e resistente, macio e duradouro. Mais importante ainda, é uma alternativa conveniente e sustentável às colheres de plástico que vemos em todos os lugares", diz Gonçalves.

Consumo consciente é pensar no futuro Os talheres descartáveis são usados por cerca de 20 minutos em média e, se forem de plástico, demoram cerca de 400 anos para se degradarem. A linha Biohz, sendo feita de papel cartão biodegradável, levará menos de um ano e meio. “Os plásticos descartáveis de um só uso representam um problema sério a ser resolvido mundialmente. Precisamos realizar a substituição destes itens e a colher em papel cartão é a primeira de vários produtos que serão agregados a linha Biohz. Assim, focamos no desenvolvimento e fabricação de produtos inovadores, funcionais, disruptivos, recicláveis e ecologicamente corretos a preços competitivos”, explica Marcelo Gaspar, Diretor Geral da empresa. A Innovapack espera escalar o produto para 35 milhões no estado de São Paulo durante o primeiro ano, com preço de varejo sugerido competitivo com as opções disponíveis no mercado, sejam colheres de plástico convencionais ou alternativas, como colheres de bambu. A Colher Biohz foi lançada na Argentina no ano passado com alto nível de aceitação dos consumidores e recebeu o “Red Dot Award” na Alemanha, um dos maiores concursos de design no mundo que premia os melhores produtos a cada ano. Para o desenvolvimento deste produto, foram utilizados recursos e tecnologia disponíveis internamente. A equipe de P&D, qu possui amplo know-how e experiência na concepção de novos produtos, aplicou o conhecimento necessário para chegar ao desenvolvimento nal. Como tecnologia exclusiva incorporada, o departamento de desenvolvimento de máquinas criou uma máquina automática especial para formar e colar a colher. Foi um trabalho de quase 1 ano para chegar ao projeto ideal da caçamba e ao desenvolvimento do maquinário, ambos pendentes de patentes nacionais e internacionais.

REVISTA

6 51

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

SUSTENTABILIDADE

Colher de papel cartão biodegradável chega ao Brasil


LECI DA SILVA

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

SOCIAL

leci@diariodebordo.net

REVISTA

6 52

O Clube Soroptimista Internacional de Canoas, através da presidente Márcia Assmann e demais companheiras, fez-se presente à posse da nova Governadora da Região Brasil para Gestão 2022/2024, Mariza Schuster Boeno. A professora e advogada está há 35 anos no Soroptimismo e passa a estar à frente da instituição a nível nacional. O evento de posse ocorreu no dia 19/08, na Casa da Ana Temperos e Eventos, em Curitiba/PR.

Graça Boites e Fernando Carvalho, da EURO HOME DECOR/Canoas, presentes na CASACOR/São Paulo de 2022. Ao completar 35 anos, a mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas ocorreu no início de setembro, no Conjunto Nacional, um dos mais importantes marcos arquitetônicos da cidade, projetado há 63 anos pelo arquiteto David Libeskind.

Os empresários Bruna Cavalheiro e Amaury Kreisler viveram momentos inesquecíveis em férias por Fernando de Noronha, Pernambuco; no litoral nordestino, passaram por Recife, Olinda, Praia das Calhetas, Muro Alto, Porto de Galinhas, Alagoas, Praia de Antunes, Maragogi, Caminhos de Moisés e Praia de Carneiros. Foram momentos de conhecimento, passeios, trilhas, mergulhos com golnhos e muita alegria!


A elegante advogada Fabiola Braga foi presença marcante no coquetel de lançamento do Viva Qualidade de Vida, programa da Emagrecentro Canoas, que tem como responsável a Biomédica Dra. Alana Suertegaray. Parabéns e sucesso a Dra. Mariana Geisel e toda equipe!

REVISTA

Casa do Poeta de Canoas comemora duas décadas com almoço, tendo como cardápio risoto e saladas. O evento ocorreu no Parque Eduardo Gomes, no Galpão da Câmara de Vereadores de Canoas, e contou com muita poesia, apresentações individuais e canto do coral. Parabéns à direção e todos os componentes.

6 53

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

Para celebrar a data de Dia dos Pais, a advogada Graziela Graciolli de Lima Maria, o esposo Carlos Leandro Arnecke Maria, os lhos Arthur e Alice Lima Maria e demais familiares reuniram-se para almoço na residência do cunhado Nilton e esposa Carla, comemorando a família, o bem maior.


EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

5ª edição

REVISTA

6 54

Letícia Swarovski, Advogada, graduada pela PUC-RS, com Pós-Graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Membro da Comissão da Mulher Advogada da OAB RS; Colunista social na “Revista Acontece RS”; Membro da ACORSAssociação dos Colunistas Sociais do Rio Grande do Sul; Membro e Diretora Jurídica da Febracos-Federação Brasileira de Colunistas Sociais; Inuenciadora Digital, com seguidores em todo Brasil, atuo na coordenação de equipes, planejamentos estratégicos para vendas, campanhas, cronogramas digitais, campanhas nas plataformas digitais Facebook e Instagram. Praticante do esporte Kangoo Jumps, uma grande paixão. Tenho paixão pelo meu trabalho, acredito que tenho a missão de criar um impacto positivo no mundo. É por isso que eu quero espalhar o bem para as pessoas, mostrar coisas bonitas, e levar uma vida leve e feliz. Avalio-me como uma prossional competente, ética que leva a sério o seu trabalho!


Sou uma privilegiada por ter sido escolhida como uma das embaixadoras desta edição maravilhosa do Feijoadíssima. Meu nome é Lubia Romero Costa, sou natural do Itaqui e estou em Porto Alegre há mais de 28 anos. Estou com meio século de idade! Uauuuu, exatamente 50 anos, e descobri que quando nos amamos verdadeiramente, indiferente da idade, tornamos-nos mais felizes e conseguimos distribuir amor por onde passamos. Formada em Gestão de Pessoas, acredito que são as pessoas que fazem tudo acontecer sempre e que a energia que colocamos no que fazemos é que vai trazer sucesso e satisfação. E foi exatamente isso que vimos acontecer neste evento. Trazer os amigos para prestigiar este momento foi realmente graticante e espero estar presente sempre nas próximas edições.

REVISTA

6 55

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

5ª edição


VANESSA KERN

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

NUTRICIONISTA

@nutrucionista.vanessakern

REVISTA

6 56

Nutrientes importantes para a imunidade O inverno chega e com ele o frio e as oscilações de temperaturas, facilitando o surgimento de gripes e resfriados. A importância de uma alimentação balanceada, rica e diversicada em nutrientes e vitaminas para o bom funcionamento do nosso sistema imune, é preocupação de muitos, inclusive após um longo período de pandemia. Alguns destes nutrientes e vitaminas atuam diretamente nas células que protegem nosso corpo. São eles: vitamina A, C, D, E, cobre, ferro, magnésio, selênio, zinco, ômega 3. Vitamina A, protege nossas mucosas, atua na produção de anticorpos. Fontes: vísceras, gema de ovo, leite e derivados, e os carotenoides que são convertidos em vitamina A, encontramos nas folhas e frutos, mamão, brócolis, pimentões. Vitamina C, poderoso antioxidante, defesa contra infecções. Fontes: mamão, acerola, laranja, goiaba, kiwi. Vitamina D, atua na imunidade inata e adaptativa, diminui a liberação de substâncias próinamatórias, atua também como antioxidante. Fontes: exposição solar, suplementação e alimentos de origem animal, como: atum, sardinha, gema de ovo, fígado. Vitamina E, antioxidante, aumenta a ação das células de defesa, tornando-as mais ecientes. Fontes: vegetais verde escuro, oleaginosas, óleos vegetais, gema de ovo e fígado. Cobre, magnésio e zinco são cofatores para enzimas responsáveis por diversas atividades metabólicas, como resposta imune inata e adaptativa; a deciência destes nutrientes pode acarretar a imunocompetência. Encontramos em fontes animais e vegetais: carne vermelha, ovos, sementes, leveduras, iogurte natural, oleagino-

sas, frutas secas, cereais integrais, cogumelos. Selênio, essencial para a saúde humana, necessário para o funcionamento das principais células imunológicas, reduz o estresse oxidativo e previne a resposta imune inamatória, a principal fonte são as castanhas do pará, também encontramos no frango, ovos, trigo, arroz, feijão, queijos. Omega 3, função anti-inamatória, encontrado nos peixes de água fria, oleaginosas, verdes escuros, sementes, camarão, leguminosas. Então, se você zer a exposição correta ao sol, pelo menos 3 dias na semana de 15 a 20 minutos, tiver uma alimentação diversicada com cereais, raízes e tubérculos, frutas, leguminosas, hortaliças, carnes e ovos, lácteos e derivados e gorduras saudáveis, muito provavelmente você estará ingerindo as quantidades necessárias de todos estes nutrientes citados acima, também podem ser avaliadas as dosagens através de exames especícos, a recomendação é consultar com nutricionista.


Alguns nutrientes amenizam as dores articulares provocadas por inamações. O colágeno tipo II é amplamente conhecido por auxiliar no combate à dor e por agir na reconstrução das cartilagens. Além dele, a indicação do ômega-3 para articulações é apontada em estudos que mencionam os efeitos anti-inamatórios dos ácidos graxos. O ômega-3 apresenta benefícios para melhorar a saúde das articulações, porque seus ácidos graxos, principalmente o EPA, apresentam efeitos antiinamatórios. Geralmente, as dores articulares acontecem quando há alguma inamação nas articulações, condição classicada por artrite. Vejamos dois exemplos:

Osteoartrite (ou artrose) Acontece diante do desgaste da cartilagem e está associada à idade e sobrecarga de peso/obesidade. Uma revisão mostrou que o uso de ômega-3 reduziu a expressão de marcadores inamatórios, a degradação da cartilagem e o estresse oxidativo nas células do tecido cartilaginoso, em pesquisa feita com animais. Em humanos, reduziu o estresse oxidativo.

Gota Estado inamatório ocasionado pelo excesso de ácido úrico depositado nas articulações. A dieta rica em ômega-3, associada com o controle de ingestão de purinas, reduziu o número de crises de gota. As articulações são as estruturas, ou junções, que ligam ossos e cartilagens e garantem a mobilidade do corpo. Quando essas estruturas cam inamadas provocam dor. As inamações podem acontecer por diversos fatores, como: Sobrepeso e obesidade, desgaste natural do corpo e doenças autoimunes. Além dos benefícios do ômega-3 para as articulações, os efeitos do colágeno também são essenciais para a saúde do sistema articular, destacando o colágeno tipo II pela atuação na regeneração das cartilagens, diminuição da inamação e da dor articular. Outro nutriente importante é o ácido hialurônico, que age como lubricante nas articulações, acelera a cicatrização e ajuda a aliviar as dores. Os efeitos do ômega-3 para articulações é só um dos benefícios que os ácidos graxos apresentam. Ainda se sabe que eles agem para apoiar outras funções do corpo, como a saúde do coração, olhos, visão e cognição. Por | Riana Augusta Dauber - Nutricionista.

REVISTA

6 57

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

NUTTRIÇÃO & SAÚDE

Os efeitos do Ômega-3 para Articulações


EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

5ª edição

REVISTA

Maria Helena Riquinho é Psicóloga Clínica pela ULBRA e pós-graduada em Direito pela ESMP. É casada com Waner Leonel Ávila dos Santos e mãe de Aline e Diego. Presidiu o Clube Soroptimista Internacional de Canoas 2014-2016. Nesse mesmo ano passou a integrar o Clube Soroptimista Internacional de Porto Alegre Metropolitano. Assumiu o Pilar Programas da Região Brasil 2016-2020, sendo eleita Governadora da Região Brasil 2020-2022 e, recentemente, eleita para representar as 27.000 mulheres Soroptimistas que trabalham com mulheres e meninas em situação vulnerabilidade social, sendo uma das 14 mulheres a compor a Diretoria do Board Internacional 2022-2024, da Soroptimist International of the Americas, organização que atua em mais de 130 países. Primeira gaúcha do SI Porto Alegre Metropolitano a ocupar uma cadeira para representar o clube na SIA. “Sigamos Juntas investindo em Sonhos de mulheres e meninas”.

6 58


Maria Luiza Harres Cunha, sócia fundadora da Clínica Multisaúde, juntamente com lho, o CEO André Harres, que iniciou sua carreira na área da saúde em instituições médicas em 2001, trabalhando com o grupo médico fundadores da instituição ULBRA Universidade Luterana do Brasil. Estudando e trabalhando, o empresário adquiriu Know-how e credibilidade e, percebendo a necessidade da população de ter um atendimento com qualidade, mas a preços acessíveis, fundou, em 2012, na cidade de São Leopoldo, a primeira clínica popular da região. Logo foi aprimorando o conceito de clínica popular e ganhou proporções, unindo, cada vez mais, prossionais multidisciplinares na área da saúde. Em 2017, os empresários Maria Luiza e André Harres dão a Multisaúde nova estrutura, que passa a oferecer atendimento completo à população, desde consultas, exames e odontologia. Neste processo de crescimento, agregam um novo modelo de negócios, alinhado a uma tendência inovadora Já em 2018 inicia o Cartão Popular. A franquia Cartão Multisaúde é hoje a união desses negócios (United Bussines), onde proporciona qualidade de vida ao ser humano. A Clínica Multisaúde, Cartão Popular, Cartão Multisaúde Franchising e Oral Brasil Implantes é comandada pelo CEO André Harres, que possui formação na área médica e pós-graduação em administração e gestão de empresa na saúde. André Harres participa ativamente em vários projetos e implantações de serviços médicos. Com mais de duas décadas de Know-how em gestão de clínicas médicas, formatando um novo modelo de negócios na área da saúde.

REVISTA

6 59

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

5ª edição


SAÚDE & BEM-ESTAR

Pêssego e seus benefícios para a saúde

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

O pêssego é rico em bras, bom para o funcionamento do intestino. Contém minerais como fósforo, magnésio, manganês, cobre, iodo e ferro. Encontra-se também carboidratos, proteínas, vitaminas A, C e do complexo B. A vitamina B5 evita problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso.

REVISTA

6 60

O pêssego é conhecido por seu sabor inconfundível, muito aproveitado em sucos e receitas de doces em geral. Mas, além disso, você sabia que a fruta também entrega vários benefícios importantes para a saúde? Isso ocorre porque ela é composta por antioxidantes e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo - como vitaminas e minerais. Dentre as principais vantagens em adicionar o pêssego no cardápio está a prevenção de doenças sérias, como o câncer - mas não para por aí! Ele, também, funciona como um aliado para controlar a diabetes, faz bem para o coração, controla o estresse e a ansiedade por atuar no sistema nervoso e ainda melhora a saúde dos olhos, prevenindo problemas como a degeneração macular (que gera a perda da visão) e a catarata. Saiba mais detalhes!


A degeneração macular - doença que aparece em uma das partes da retina e leva parte da visão - é um problema que pode aparecer com o avanço da idade. Por isso, para car livre dessa complicação, é importante tomar alguns cuidados ao longo da vida - como apostar em alimentos como o pêssego, por exemplo, que conta com propriedades que diminuem os riscos da área ser afetada. E os benefícios da fruta para os olhos não param por aí: a presença do antioxidante betacaroteno também ajuda a diminuir as chances de incidência da catarata, doença responsável por causar opacidade nas vistas.

Fruta é aliada no tratamento da diabetes Além de evitar alimentos com açúcar, quem tem diabetes também pode contar com a ajuda de alguns alimentos para baixar o nível de glicose no sangue - e o pêssego é um deles! Isso porque a fruta tem antioxidantes chamados de toquímicos, que funcionam como aliados para controlar o problema. Mas atenção: para aproveitar esse benefício, é preciso apostar no pêssego natural e evitar as versões em calda, devido à adição de açúcar. A fruta, também, é considerada benéca para o sistema cardiovascular e nervoso, no fortalecimento dos ossos e dentes, na saciedade e tem efeito diurético.

REVISTA

6 61

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

Pêssego faz bem para os olhos


FABIANI FORTES

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

EDUCAÇÃO

fabiani@diariodebordo.net

REVISTA

6 62

A Filosofia, do ponto de vista da Educação

Alguns diriam que a losoa é a atividade do pensamento de pensar, mas existem muitas origens e possíveis conceitos sobre a compreensão da losoa. De uma forma geral, o entendimento global refere-se ao pensamento organizado e conceitual. A losoa na escola me ajuda muito, visto que, nas aulas em que ministro a disciplina de redação, utilizamos, como referências, os pensamentos dos grandes lósofos, nas dissertações argumentativas. Para nos ajudar na missão de entender a losoa, do ponto de vista da educação, convidei o Professor Willians Fortes da Costa, licenciado em Filosoa pela PUCRS. Ele trabalha como professor no Curso PréVestibular Minervino de Oliveira e como professor de EJA, na Escola Cecília Meireles, SEG (Sistema de Educação Gaúcho).


DB: Quais os benefícios que a disciplina oferece aos alunos? Muito falamos agora, na idade contemporânea, dos conceitos de Cultura de Massa e Sociedade Líquida, conceitos que apresentam o ser humano como passivo em relação ao que recebe na sociedade, principalmente no que se refere às ideias. A proposta da losoa é oferecer uma possibilidade diferente da passividade de pensamento. A partir da losoa, desaamos nossos estudantes a se tornarem agentes da e na sociedade. É um conceito já conhecido na losoa, que toda certeza que temos só é assim considerada enquanto não houver contra-argumentos. O pensador se desaa a submeter cada certeza ao método da dúvida e isso fortalece a mente do pensador, pois, duvidando, conhece e, conhecendo, duvida. O fundamental benefício da losoa é a autoridade do pensamento. Agir como dono e responsável pelo próprio pensamento e, assim, pela própria existência. DB: Tu podes indicar leituras para adolescentes no campo da losoa? A quem vai ler, pela primeira vez, uma obra de losoa, indico fortemente a obra O Mundo de Soa, do lósofo Norueguês Jostein Gaarden. Outra indicação é o livro Sociedade do Cansaço, do lósofo sul-coreano Byung-Chul Han, na qual é feita uma análise da sociedade atual e as cobranças que são feitas nos seres

humanos na sociedade onde o consumismo e o capital marcam presença. O livro A Sociedade Aberta e seus Inimigos, do lósofo Karl Popper, também é uma forte indicação, por tratar aspectos como a liberdade e a razoabilidade nas relações dos seres humanos. Evidentemente, as demais obras na losoa são interessantíssimas e devem ser visitadas diversas vezes. Assim é com nomes como Michel Foucault, Nietzsche e outros contemporâneos. As obras citadas acima apresentam eco mais direto na sociedade atual. Porém, todo aquele que quer se aventurar no campo da losoa, vai encontrar obras desaadoras, sim, mas extremamente interessantes e relevantes, independente do tempo histórico no qual foram escritas. DB: Qual a importância do papel dos pais no universo losóco em relação aos estudos dos seus lhos? O papel dos pais no universo da losoa se dá com o apoio e incentivo ao pensamento e a pesquisa. Sabemos que muitas são ocasiões em que o estudo acaba sendo menosprezado, uma vez que demanda tempo e esforço. Porém a família possui papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que, quando o estudante recebe a possibilidade de conhecer, é ela, a família, que vai apresentar o incentivo para esse processo. Ainda que o estudante encontre, tanto na losoa, quando em qualquer outra área do saber, livros que o encante e o desae, sem o incentivo, o processo do pensamento tende a car prejudicado. A losoa, como toda área do saber, exige movimento, tanto físico quanto intelectual. Esse movimento é difícil e desaador, porém, não menos belo e cativante.

REVISTA

6 63

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

DB: O que a losoa ensina? Fundamentalmente, a losoa ensina o pensamento. É a partir dela que somos desaados a sairmos do “senso comum”. É com a losoa que desenvolvemos nossa visão crítica das coisas, a qual nos desaa a analisarmos tudo o que recebemos e nos passa a responsabilidade sobre aquilo que pensamos. É importante, no ensino da losoa, entender o porquê de pensarmos, enquanto sociedade, da forma como pensamos. Em vista disso, trabalhamos cada período do pensamento, para entendermos como determinado povo pensava e o que foi herdado pelos povos e culturas posteriores. Ensinar losoa está além, ou deveria estar, do “fazer decorar” frases ou ideias xas, mas, a partir delas, convidamos o aluno a organizar suas próprias ideias. É possível, claro, usarmos referências dos pensadores, mas a losoa, ou mesmo o pensamento, começa quando fechamos o livro ou o caderno e reetimos sobre o que nos foi passado.


5ª edição

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

Rodrigo e Mariana Geisel

REVISTA

6 64

Aos 40 anos, a Empresária Mariana Geisel, mãe da Lira e do Miguel, comemora os 8 anos de sua empresa, a Emagrecentro Canoas, clínica de estética, saúde e emagrecimento. Ao completar oito anos de sua história em Canoas, a Emagrecentro Canoas continua ajudando milhares de pessoas a conquistarem mais saúde e autoestima, através do método cientíco de emagrecimento 4F e protocolos exclusivos para o tratamento de manchas, estética facial e corporal. Graduada em Enfermagem e Mestre em Enfermagem Especializada, ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-graduada em Saúde Estética pelo Nepuga (Núcleo de Especialização da FAPUGA - Faculdade Ana Carolina Puga). MBA em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi (SP). Oito anos de experiência na Indústria Farmacêutica, atuando em Atendimento Especializado e Fidelização de Clientes. Empresária do ramo estético há 8 anos - da administração à assistência. Instagram: dramarianageisel


Marilice Carrer, 63 anos, administradora aposentada, há 11 anos mudou seu estilo de vida, por estar deprimida, solidão pelo luto e o surgimento de uma doença pulmonar crônica. Mudou-se para o Rio de Janeiro, lá passou um período e, estando melhor de saúde, capacitou-se e trabalhou em outras áreas. Hoje é atriz, com várias participações na TV e Filmes, modelo referência da Terceira Idade e, como Miss da Maturidade, acumula muitos títulos de Beleza. É a representante da beleza da mulher madura do RS e Brasil em concursos Internacionais e idealizadora e coordenadora do Grupo Divas da Alegria. Marilice recebeu, em dezembro de 2021, o título e medalha de “CIDADÃ DE PORTO ALEGRE”, o maior reconhecimento da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre, pelas suas atividades voltadas ao Envelhecimento Ativo e Saudável.

REVISTA

6 65

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

5ª edição



Escritora, coautora na Antologia Toque Feminino e empreendedora da própria vida, Raquel Alves é mãe de Cauã e de Érica Alves. Com 44 anos, geminiana, Raquel é casada há 23 anos. Superando-se todo os dias, 2 anos na cadeira de rodas ensinaram-lhe isso. Hoje é apoiadora do fortalecimento, encorajamento e Amor Próprio Feminino. Tem como meta o incentivo a mulheres a redescobrirem sua essência através da fotograa, uma paixão que virou prossão. Através das lentes, também registro eventos e momentos de pessoas que comemoram, reúnem-se, confraternizam, trabalham ou simplesmente permitem um novo olhar de si, em especial as mulheres que buscam seu verdadeiro EU. Criadora do Programa “Outubro Rosa o Ano Inteiro”, que tem por objetivo incentivar as pessoas a prevenirem o câncer e fazer o autoexame o ano inteiro e não somente em épocas de campanha. O programa terá sua 1° exposição fotográca com a temática “Qual o tamanho da Dor?", onde mulheres com câncer demostrarão seus sentimentos através de imagens. Em breve o lançamento! (@erica.loveyellow)

REVISTA

6 67

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

5ª edição


SÉRGIO GONZÁLEZ

SOCIALEMFOTOS

sergio@diariodebordo.net

Uma linda tarde de Sonho Valéria da Silva idealizou e Simonk produziu uma tarde de sonhos para estas meninas que irão ter seu rito de passagem no Debut Comunitário, que está sendo organizado pela Valéria. Tudo, logicamente, agilizado pelo grande Bebeto Azevedo. Angélica Gonçalves, Quetli Vidal, Giulia Grabriela Fava e Monique Rodrigues da Silva tiveram todo cuidado de produção com a top Simonk e viveram um sonho de menina que elas merecem muito. Rafael Mesquita e Daiane, Ana Paula Trevisan e SaimomK.

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

Angélica Gonçalves, Quetli Vidal,SaimonK, Guiulia Gabriela Fava e Monique Rodrigues da Silva

Angélica Gonçalves, Quetli Vidal, Valéria Silva, Giulia Gabriela Fava e Monique Rodrigues da Silva

Angélica Gonçalves

Monique Rodrigues da Silva

Quetli Vidal

Giulia Gabriela Fava


Realizadores de Sonhos Todo sonho para ser realizado precisa de ação! E a largada foi dada com toda dedicação da Simonk e o "apadrinhamento" do Bebeto Azevedo. Eles contaram com a participação de empresas de Canoas, que entenderam o signicado e a importância social para estas meninas. Agradecimento superespecial à para Daiane e Rafael Mesquita, empresários da Fast Escova de Canoas, que produziu os cabelos e as makes das meninas, com seus competentes prossionais. Além da produção, elas ganharam presentes da Trevisan, através da Ana Paula Trevisan, da Jorge Bischoff, através da gerente Vanessa Hayet, e da loja Lellu, pela Priscila Prado Porto. Com certeza, sem vocês este sonho das meninas não teria sido realizado.

Debutantes com a equipe da Fastescovas

REVISTA

A empresária Priscila Prado Porto

Vanessa Hayet - Gerente loja Jorge Bischof ParkShopping Canoas.

6 69

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

Quetli Vidal, Giulia Gabriela Fava, Bebeto Azevedo, Monique Rodrigues da Silva e Angélica Gonçalves.


SAÚDE BUCAL

Higiene Bucal Informações Básicas

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

A escovação mantém os dentes e gengivas saudáveis e limpos, mantendo os sorrisos sempre brilhantes e o hálito fresco.

REVISTA

6 70

O professor tem a oportunidade constante de compartilhar conhecimentos e encorajar comportamentos positivos em relação à higiene bucal que valem para a vida inteira. Educando seus alunos sobre a importância da higiene bucal, ele os ajuda a prevenir problemas. Dentes e gengivas saudáveis contribuem de várias maneiras para nossa vida, para nossa saúde em geral, autoestima, desenvolvimento da linguagem, desenvolvimento social e autoconança. Uma higiene bucal precária pode ter impacto direto no aprendizado de uma criança e pode afetar a família também. Problemas de saúde bucal são responsáveis por grande parte das abstenções nas escolas. Se uma criança não vai à escola, perde aprendizados importantes. Além disso, os pais, amigos ou outros membros da família acabam faltando ao trabalho pela necessidade de permanecer em casa, cuidando da criança. Estudos mostraram que a higiene bucal é muito mais eciente quando orientada à prevenção e não ao tratamento dos problemas. Algumas informações podem ser bastante úteis para que você continue sendo um conselheiro para seus alunos e famílias e os ajude a ter um sorriso brilhante pela vida inteira. O importante é prevenir.


A escovação mantém os dentes, gengivas saudáveis e hálito fresco Cuidado com os dentes permanentes Dentes Permanentes é para a vida toda! Quando crianças, ganhamos apenas um conjunto de dentes permanentes e devemos cuidar deles por toda a vida. Uma maneira importante para que as crianças mantenham uma boa saúde bucal e protejam suas bocas é o ensinamento de comportamentos seguros dentro da sala de aula e na rotina diária. Mesmo que um dente tenha crescido, as raízes ainda estão se desenvolvendo até aproximadamente os 10 anos. Acidentes com os dentes entre as idades de 6 e 9 anos podem impedir o crescimento da raiz, ocasionando a descoloração ou perda desse dente. Proteja seus dentes! Checklist de Segurança. Encoraje as crianças a conhecer maneiras de proteger dentes e a boca de acidentes. Use equipamentos de proteção para praticar esportes e treinamentos - como capacetes e protetores bucais. Esteja atento às pessoas ao seu redor - não chute bolas, não balance tacos e raquetes, quando outras pessoas estiverem distraídas ou muito próximas. Sempre use o cinto de segurança. Não utilize seus dentes como ferramentas - como, por exemplo, abrir tampas de garrafas ou segurar objetos (canetas, óculos). Não empurre as pessoas contra o bebedouro ou brinquedos do playground. Evite o fumo e o tabaco, que são prejudiciais à sua saúde bucal. Conheça procedimentos de primeiros socorros no caso de acidentes que provocam a queda do dente. Alerta de Primeiros Socorros: O que fazer se o dente cair? Se o dente estiver sujo, enxague suavemente utilizando água corrente. Não esfregue o dente. Se o dente for permanente, coloque-o suavemente em sua cavidade. Se isso não for possível, coloque o dente em um recipiente com leite ou água fria. Observação: Não tente colocar um dente de leite novamente em sua cavidade. Se o dente que caiu é um dente de leite - ou se você não tem certeza - simplesmente coloque-o em um recipiente com leite ou água. Leve a criança e o dente ao consultório do dentista imediatamente!

REVISTA

71

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

Escovação: Escovar os dentes com cremes dentais com úor é uma excelente medida de prevenção contra as cáries. A escovação mantém os dentes e gengivas saudáveis e limpos, mantendo os sorrisos sempre brilhantes e o hálito fresco. A escovação com cremes dentais com úor faz com que os dentes quem mais resistentes. A escovação é importante para fazer com que você tenha boa aparência e sinta-se bem também! Aconselhe as crianças a escovar com frequência, utilizando creme dental com úor, três vezes ao dia - principalmente após as refeições e antes de dormir. Cuidar dos dentes de alguém deve ser uma parceria - e é aí que o Time de Saúde Bucal atua. As crianças podem ter a responsabilidade de cuidar de seus dentes entre as visitas ao dentista, escovando os dentes com frequência (com cremes dentais com úor) e utilizando o o dental. O dentista verica regularmente se os dentes e gengivas estão saudáveis, dá diagnósticos sobre problemas dentais e disponibiliza tratamentos para esses problemas. Algumas coisas que o Time de Saúde Bucal pode fazer para ajudar a manter os dentes das crianças saudáveis são: Avaliar práticas de higiene bucal; limpar e polir dentes para remover manchas e tártaro; aplicar tratamento de Flúor em Gel; raiox dos dentes e queixo para vericar problemas não aparentes; aplicar selantes dentais; ensinar métodos corretos de cuidado com os dentes e gengivas.


5ª edição

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

Rosane Rodrigues, 60 anos, tem os lhos Renan e Caroline, que lhe deu sua princesa, a netinha Amanda. Rosane é fundadora da Escola Criança Esperança, na qual trabalha há 33 anos, dedicados aos cuidados e educação de nossos pequeninos, com muito amor, carinho e responsabilidade. Dedicada às causas sociais, a empresária é, também, voluntária da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas, desde 2004, e voluntária no IMAMA - Instituto da Mama do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, desde 2007.

REVISTA

6 72

Este ano, com muito prazer, aceitei o convite para ser Embaixadora na Feijoadíssima by Bebeto Azevedo 2022.


5ª edição

Empresária Silvia Fraga, 44 anos, mãe de Kelvin de 16 anos e esposa de Antônio Gobbi. Franqueada da Jorge Bischoff do Parkshopping Canoas há 2 anos e meio, resolveu empreender em meio ao caos, sem saber que ele viria e duraria tanto tempo. Sonho realizado depois de 42 anos, que durou 14 dias, pois abri a loja no dia 05 de março de 2020 e tive que fechar dia 19 de março de 2020, bem no dia que seria a tão sonhada e linda festa de inauguração. Com lágrimas nos olhos, fui para casa, onde quei 1 mês sem saber o que fazer. Deixaram abrir nal de abril início de maio, para o Dia das Mães, com várias restrições horário reduzido; a partir dali decidi que não iríamos mais voltar para casa, car parada, íamos nos reinventar, ser criativas…. mesmo com a loja fechada e sem carteira de clientes, corremos atrás, dia após dia, do nosso sonho em dar certo e estamos aqui há 2 anos e meio fazendo acontecer, com muito esforço, dedicação e amor no que fazemos. Isso graças a uma equipe dedicada, uma marca de força no mercado e às clientes mais maravilhosas desse mundo, pois sem vocês não teríamos todo esse sucesso, que é a Jorge Bischoff de Canoas, a loja referência em calçados, bolsas e acessórios de Canoas.

REVISTA

6 73

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

Antônio Gobbi e Silvia Fraga


SIMON K

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

MODA

simone@diariodebordo.net

REVISTA

6 74

Créditos: Make e cabelo: @brizzconcept Acessórios: @lelluoficial Decoração: @trevisanconcept Sapatos/Bolsas: @jorgebishoffparkshoppingcanoas Produção: @simonk_arantes Fotógrafo: @s.d.gonzalez

Editorial Coleção Lemúria, sobre as lentes de Sergio González Fui convidada para produzir o Editorial do lançamento da coleção Lemúria, de Xico Gonçalves, Estilista e detentor da marca X+G Moda Ética, que traz um conceito de preservação do meio ambiente. Essa coleção traz em seu DNA peças polimórcas (qualidade ou condição do que está sujeito a mudar de forma ou do que se apresenta sob diversas formas), peças de múltiplas expressões. Sua inspiração: Lemúria, trata-se de um continente extinto, considerado como o paraíso perdido. As peças são super versáteis, focadas em tecidos confortáveis, cores alegres, funcionais, um mix de tudo que precisamos póspandemia. Não é nenhum segredo que a nostalgia por looks da virada do milênio está em alta, contemplam uma leitura pincelada por toques de clima casual, cultivado também por quem preza o tradicional. Os acessórios escolhidos zeram toda a diferença e trouxeram a elegância das pedras lapidadas a mão, com uma paleta de cores incríveis; outra peça que está super em alta nessa e nas próximas estações são as minibags, que podem ser utilizadas em qualquer ocasião. Em breve as peças estarão disponíveis em seu e-commerce, enquanto isso, deixo aqui um pouquinho do que está por vir!




5ª edição

Valderes da Silva é casada com Sérgio Carlos da Costa Leite, com quem tem as lhas: Vanessa Walter, casada com Vanderlei Walter, com 2 lhos, Lorenzo e Laís, Jessica Spessatto, casada com Guilherme Spessatto, com a lha, Soa Spessatto. Nossa Embaixadora Valderes é Servidora Pública aposentada, Bacharel em Direito, Corretora e Perita em Avaliação de Imóveis. “Uma palavra que me faz crescer: Gratidão. Meu alicerce Família”. Com o coração voltado ao voluntariado, faz parte da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas, Vicepresidente e fundadora Banco de Alimentos de Canoas, foi presidente por duas vezes do Clube Soroptimista Internacional de Canoas, duas vezes Interclube no Rio Grande do Sul, do Clube Soroptimista, tendo cargo na Região Brasil pelo Programa Soroptimista Destaque. Valderes tem como missão ajudar as pessoas, seu objetivo é nunca desistir dos seus sonhos.

REVISTA

6 77

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

Valderes da Silva


LÀURA SCHIRMER

CAPITAL GAÚCHA

laura@ls8consultoria.com.br

Scienza lança primeiro Hub de estética do Sul do Brasil

Saiba mais sobre o Scienza Hub Site: www.scienzahub.com.br Instagram: @scienza.hub Endereço: Av. Carlos Gomes, 777/306. Bairro: Bela Vista. CEP: 90480-003 – Porto Alegre/RS Telefone/Whatsapp: (51) 99767-1909 E-mail: contato@scienzars.com.br

A Scienza – Centro de Estética e Saúde – lançou o primeiro Hub de Tecnologia Estética do Sul do Brasil no início de agosto. O espaço, localizado na Avenida Carlos Gomes, oferecerá essa opção inovadora e funcionará como um coworking, onde prossionais da área de estética poderão alugar salas, que já estarão montadas, com toda a infraestrutura para procedimentos estéticos, incluindo aparelhos de última geração de todos os tipos. A formatação do Hub permitirá que quatro prossionais trabalhem simultaneamente. A locação das salas poderá ser por horas, turnos e até dias xos, assim como os aparelhos. Cintia Keppler, dona do empreendimento, conrma que isso proporcionará uma facilidade bem maior aos prossionais, uma vez que não precisarão alugar o equipamento de um locador externo, sendo necessário montar uma agenda com vários clientes para o mesmo procedimento. “Nesse formato, será possível ter clientes de estética corporal e facial em um mesmo dia.” explica Cintia, acrescentando que haverá um sistema de planos xos para aqueles prossionais que tiverem “delidade” no Scienza Hub – o que reduzirá ainda mais o custo.

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

CR Summit: Maior evento do ramo imobiliário no Sul foi realizado pela Crédito Real em Gramado

REVISTA

6 78

A segunda edição do CR Summit da Crédito Real ocorreu nos dias 10 e 11 de agosto, no Hotel Laghetto Siena, em Gramado, e proporcionou o encontro dos franqueados, gestores e diretores da empresa. A Rede Imobiliária trouxe autoridades do mercado para ministrar palestras para cerca de 200 pessoas, que vieram de várias cidades do interior, Capital Gaúcha, Grande POA, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. Dentre os palestrantes estavam Guilherme Machado, fundador e CEO da única escola de educação continuada do mercado imobiliário no Brasil, o Instituto QR; Tiago Galdino, CFO Brasil da ImovelWeb; Lucas Madalosso, CEO e Fundador da Refera; Jonatan Matschulat, Fundador e COO Grupo RV; Thiago Reis e Thais Galli, Gerente de Dados e VP de Marketplace do QuintoAndar, respectivamente, sendo que Galli veio direto de Nova York, especialmente para a ocasião.

Na imagem: Carlos Ruschel, Diretor Superintendente da Crédito Real Saiba mais sobre a Crédito Real Site: www.creditoreal.com.br Instagram: @imoveiscreditoreal


Gravura Galeria de Arte abre novo espaço com exposição No dia 16 de agosto ocorreu, na Gravura Galeria de Arte, a abertura da exposição “COSMOPOLITAS: Conexões Criativas”, que conta com obras de estilos e técnicas variados. O evento aconteceu no Piso Dois, novo espaço da Galeria. Artistas, amigos, familiares e imprensa prestigiaram o trabalho dos doze artistas que participam da mostra, que teve curadoria, coordenação e produção de Cristina Moralles Barbieri. A exposição tem como propósito abrir portas para o mercado de arte e incentivar carreiras artísticas. Os participantes da mostra são: Amanda Becker, Daniela Magalhães, Eduardo Braun, Fabiane Machado, Giovanni Sperandio, Júlio César Herbstrith, Lais Odeli, Martin Flores, Martina Berger, Prisciani May, Régis Bondan e Rodrigo Schiffner. O Piso Dois, localizado no segundo andar da galeria, é um espaço para trabalho compartilhado que foi pensado para facilitar o dia a dia dos artistas, com local para lavagem do material, armários individuais, banheiros coletivos, ambiente apropriado para guardar as telas, e espaços para confraternizações e exposições. A mostra coletiva poderá ser visitada até o dia 17 de setembro, de segunda a sexta, das 9h30 às 18h30 e aos sábados, das 9h30 às 13h30. Serviço – Exposição COSMOPOLITAS na Gravura Galeria de Arte Exposição COSMOPOLITAS: Conexões Criativas Visitação: 16 de agosto a 17 de setembro de 2022, das 9h30 às 18h30 de segunda a sexta, e das 9h30 ás 13h30 aos sábados. Local: Piso Dois - Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647 - Petrópolis) Fones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 (whatsapp) e (51) 99666-3972.

A Divina Brasilidade, loja de artigos de decoração e arte garimpados em todo o Brasil, está lançando uma linha de velas decorativas produzidas no litoral norte gaúcho, com o reaproveitamento de troncos de árvores. As velas artesanais são confeccionadas pelo curador da loja e por artesãos parceiros utilizando troncos selecionados de árvores exóticas, como eucalipto, cipreste, pinus, cinamomo, amboyant e casarina, que caíram ou que foram removidas por risco de queda, interferência nas redes elétricas, abertura de ruas, entre outros motivos, mediante autorização. A altura das peças varia de 25 cm a 100 cm e largura de 20 a 60 cm. Os itens decorativos estão à venda no showroom da Divina Brasilidade, que ca na R. Parque Central Sul, 305, em Atlântida, bem como nas lojas Twin Set, em Porto Alegre. Estão, também, disponíveis no site da loja – www.divinabrasilidade.com.br e via WhatsApp - (51) 98907-9593. Saiba mais sobre a Divina Brasilidade Endereço: Rua Parque Central Sul, 305 - Xangri-lá - RS Site: www.divinabrasilidade.com.br/ Instagram: @divinabrasilidade Fones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 (whatsapp) e (51) 99666-3972.

Chef's Table está de volta à Porto Alegre!

Chef´s Table, após longo hiato, devido a pandemia, está de volta à Porto Alegre, no nal de setembro. Resgatando a temática do essencialismo na gastronomia, para a retomada do evento que costumava ser anual, Fernanda Guimarães e Lucas Cinti, idealizadores do projeto, dão a largada na programação ocial, mantendo o local de realização, o Instituto Ling. “Acreditamos que a associação ao Ling será novamente muito bem-sucedida, já que há interesses absolutamente idênticos: exclusividade, design, gastronomia e o público, que busca viver experiências ímpares”, arma Fernanda. O projeto arquitetônico do espaço, que também seguirá a temática minimal, será assinado pela Bruta Arquitetura, administrada pela arquiteta Bruna Caldas. Com início conrmado para 26 de setembro, o evento promete encantar mais uma vez os apreciadores da boa gastronomia, com uma curadoria criteriosa e surpreendente, e ocorrerá de quartas a sextas-feiras até o dia 15 de outubro. Serão três semanas de muitas surpresas, com renomados chefs nacionais e internacionais empenhados em realizar mais uma edição inesquecível. Serviço – Chef's Table 2022 Onde: Instituto Ling – R. João Caetano, 440 Três Figueiras, Porto Alegre - RS, 90470-260 Quando: de 26 de setembro a 15 de outubro, de quartas a sextas-feiras. Mais informações e ingressos em breve: www.chefstable.com.br Instagram: @chefstablebrasil

REVISTA

6 79

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

Troncos de árvores descartados viram velas decorativas


CAPITAL GAÚCHA EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

REVISTA

6 80

Espaço Marin promove show inédito do Trio Forrozão em Porto Alegre No sábado, 10 de setembro, às 19h, o Trio Forrozão se apresenta em Porto Alegre pela primeira vez. O show será no Espaço Marin (Rua Cecy Cordeiro Thofehrn, 413), na Zona Norte da capital. O Trio Forrozão, simplicidade e alegria nos palcos, fundado no fim dos anos 1980, traz em sua alma o resgate das raízes, da regionalidade e dos costumes do povo nordestino. O Espaço Marin foi fundado em 2018 e busca fomentar o entretenimento, a arte e a cultura na zona norte da capital, trazendo para a região atrações artísticas que geralmente tocam nas áreas centrais da cidade. Atualmente, o espaço possui capacidade para 740 pessoas. É um local acolhedor e de muita energia, que reúne arte, cultura, jogos, espaço para shows, drinks especiais e cervejas artesanais. Para recepcionar o público, serão oferecidos os tradicionais aperitivos do local, como o Quentão do Marin, além de cervejas artesanais e drinks especiais.

Em comemoração ao Dia da Árvore, a Grilo Mobilidade distribui mudas para plantio coletivo

No Dia da Árvore, 21 de setembro, a Grilo Mobilidade realizou uma ação para contribuir para a arborização da cidade de Porto Alegre. Comemorando esta data que exalta a natureza e a importância de sua preservação para a continuidade do planeta, os passageiros que pularam de Grilo receberam mudas próprias para a arborização urbana de Porto Alegre. Entre elas, a Canelinha, a Cabeludinha, o Araçá roxo e o Angico vermelho. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), irá disponibilizar um espaço adequado para o replantio das mudas distribuídas. Esta parceria proporcionará que mesmo aqueles que não têm um bom local para plantar uma árvore, possam fazer parte do movimento, tornando a capital gaúcha mais verde e sustentável.

Serviço – Show do Trio Forrozão no Espaço Marin Endereço: Rua Professora Cecy Cordeiro Thofehrn, 413 Sarandi, Porto Alegre – RS. Data: 10 de setembro, sábado, às 19h Valores: R$ 30 (lote promocional) e R$ 40 (segundo lote) Contato para maiores informações: 51 3026-2630 Site: www.espacomarin.com Instagram: @espacomarinpoa

Lançamento dos vinhos “Putos” revoluciona ao misturar humor e tradição

Os ícones do humor nacional disseminado no stand up brasileiro, Danilo Gentili, Oscar Filho e Diogo Portugal lançam três vinhos portugueses no Brasil. As criações são os Putos branco, rosé e tinto. Com o objetivo de misturar o ar descontraído e divertido dos humoristas com a elegância clássica do vinho, o nome “Puto”, que signica “garoto” em português de Portugal, acompanhado por uma caricatura de autoria de Gentili, fazem referência a um original vinho francês. Os vinhos são elaborados no Alentejo, região ao Sudeste de Portugal. O Putos tinto é produzido com as uvas Alicante Bouschet, Aragonez e Trincadeira. Muito macio e saboroso, possui aromas de frutas vermelhas maduras, como amoras e groselhas, e notas de baunilha. O Putos rosé é um corte de Aragonez, Syrah e Touriga Nacional. Fresco e delicado, com sabores que remetem a frutas vermelhas frescas, como framboesas e morangos. Antão Vaz, Gouveio e Arinto são as uvas do Putos branco. Os aromas lembram pêssegos e, em boca, possui acidez equilibrada e refrescante. Os vinhos Putos são trazidos exclusivamente ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.


Em comemoração ao Dia da Árvore, a Grilo Mobilidade distribui mudas para plantio coletivo No Dia da Árvore, 21 de setembro, a Grilo Mobilidade realizou uma ação para contribuir para a arborização da cidade de Porto Alegre. Comemorando esta data que exalta a natureza e a importância de sua preservação para a continuidade do planeta, os passageiros que pularam de Grilo receberam mudas próprias para a arborização urbana de Porto Alegre. Entre elas, a Canelinha, a Cabeludinha, o Araçá roxo e o Angico vermelho. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), irá disponibilizar um espaço adequado para o replantio das mudas distribuídas. Esta parceria proporcionará que mesmo aqueles que não têm um bom local para plantar uma árvore, possam fazer parte do movimento, tornando a capital gaúcha mais verde e sustentável.

A Divina Brasilidade, loja de artigos de decoração e arte garimpados em todo o Brasil, recebe os denominados Quadros Cocar para tornar a sua seleção ainda mais especial. Sendo um elemento que marca fortemente as culturas indígenas quando se pensa em imagem referência, o cocar é um objeto simbólico e de grande importância no que diz respeito à organização social. Sua marca registrada é a diversidade, que incide nos materiais de produção, passa pelas penas e chega mais profundamente no signicado de cada povo. Aqueles que usam o cocar exercem posição social e um poder mais elevado dentro das comunidades. O símbolo conta a história, a luta e a trajetória do guerreiro ou guerreira que o utiliza, e por isso, além de ser um objeto bastante pessoal, é sagrado, pois carrega a sabedoria daquele que o usa. Devido às suas múltiplas e importantes atribuições, o cocar é um artefato capaz de mudar a cara de um acervo, principalmente quando pensamos em brasilidade, já que a raiz do brasileiro de hoje remonta aos indígenas. É por isso que a curadoria da Divina Brasilidade preparou esses quadros sobre os quais os cocares foram colocados. Além dos quadros Cocar, a loja também possui outros elementos e símbolos de algumas comunidades indígenas, como lanças, máscaras, cestos e totens, possibilitando a elaboração de composições com as peças. As novidades podem ser conferidas no showroom da Divina Brasilidade, que ca na R. Parque Central Sul, 305, em Atlântida.Estão, também, disponíveis no site da

A Econance Negócios, em parceria com a SGBIO, assessorou o Grupo Panvel, que em 2022 completa 55 anos, no desenvolvimento de seu primeiro inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), contemplando todas as suas unidades empresariais. O trabalho está alinhado à plataforma de sustentabilidade da marca, Todos Bem, lançada em 2021, que tem como objetivo adotar valores e práticas que impactem positivamente todo o seu ecossistema – colaboradores, parceiros, clientes, sociedade, o meio ambiente e a própria empresa. O inventário foi construído a partir da metodologia internacional GHG Protocol bem como as equações fornecidas pelo Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima (IPCC). Algumas iniciativas já implementadas pelo Grupo Panvel, promoveram a redução de aproximadamente 27% das emissões controladas pela empresa. A análise de benchmarking desenvolvida no trabalho mostrou que o Grupo Panvel apresenta um nível de emissões de carbono absoluto e relativo (por número de lojas e por funcionários) mais baixo que seus principais concorrentes. Foram propostas, a partir da avaliação dos resultados do inventário, a ampliação de estratégias que já apresentam resultados positivos, como o uso de energia solar e de veículos menos poluentes para entrega a clientes (bicicletas, motos elétricas), além da implementação de novas ações envolvendo, inclusive, o engajamento de fornecedores.A Econance Negócios é uma empresa voltada ao desenvolvimento de projetos de redução de emissões de carbono que contribuem para o combate das mudanças climáticas em organizações privadas e governos subnacionais.

REVISTA

6 81

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

Divina Brasilidade inova com a ancestralidade dos Quadros Cocares

Ecofinance Negócios realiza primeiro inventário de emissão de Gases de Efeito Estufa do Grupo Panvel


EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

5ª edição

REVISTA

6 82

Valdir Luiz Scariot, nascido em 20/03/1953, natural da cidade de Farroupilha – RS, casado com Ignez, residente em Canoas desde 1980, é bancário aposentado. Pai de Morgana, Marcelo e Melissa e avô de Carolina, Marcela e Larissa. Dispôs-se a trilhar sua vida em prol dos desfavorecidos, atuando em obras sociais e, dentro deste espírito, atua em entidades comunitárias e sociais. Colorado que é, assumiu como Diretor Presidente da FECI – Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional, ainda no objetivo de atuar para levar o bem-estar aos mais necessitados.


Vanessa Brizola é natural de Canoas, assim como Nova Santa Rita. Ainda criança, Vanessa viu a cidade crescer e emancipar-se de Canoas. Envolveu-se com a política e participou do processo administrativo do município, mas com maturidade resolveu então abraçar o seu sonho, que até então levava como hobby terapêutico. Dedicou meses nos detalhes do projeto do Brizz e escolheu a dedo a equipe com seu perl, grupo composto por amigas que há anos vem se lapidando para serem especialistas nas suas áreas, para tratar dos sonhos de seus clientes. Essa moradora de Nova Santa Rita há 27 anos, que, alegrando quem está a sua volta, mostrou competência e vocação para cuidar das pessoas, renunciou a seu cargo público para concentrar-se em seu empreendimento, realizando-se prossionalmente. Vanessa entende não estar trabalhando com a beleza exterior, mas com sutilezas que tragam alegria e bem-estar às pessoas.

REVISTA

83 6

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

5ª edição


SUSTENTABILIDADE EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

Os pilares econômico, ambiental e social

REVISTA

6 84

O conceito de sustentabilidade começou há mais de 400 anos, quando um capitão alemão transformou essa palavra em estratégia, ao perceber que deveria “tratar a madeira com cuidado”, para que não acabasse seus negócios e, consequentemente, seu lucro. Diversos autores conceituaram esse termo, e por isso, achamos várias denições na internet relacionadas a sustentabilidade. Todas elas seguem uma ideia principal: o desenvolvimento sustentável tem como o objetivo a preservação do planeta e o atendimento das necessidades humanas. Simples assim: devemos explorar com cuidado, caso contrário, no futuro não teremos o que explorar. Etimologicamente, a palavra sustentável tem origem no latim sustentare, que signica “sustentar”, “apoiar” e “conservar”. A sustentabilidade é alcançada através do desenvolvimento sustentável, isso quer dizer que um recurso explorado de forma sustentável poderá ser explorado, também, por nossas gerações futuras.

Sustentabilidade ambiental e ecológica A sustentabilidade ambiental nada mais é do que o uso consciente dos recursos naturais, para que possamos utilizá-los futuramente. Esse termo surgiu com o objetivo de aumentar as práticas e ações que não afetam tanto o meio ambiente, além disso, aumentando a qualidade de vida. Desmatamento, queimadas, poluição são resultados de ações de um homem que não pensa nas suas gerações futuras. As ações que podemos fazer em casa também fazem parte da sustentabilidade ambiental, como por exemplo, separação de lixo, reciclagem, comprar produtos de empresas que participam de algum projeto ambiental, são formas da sociedade cooperar dentro de casa com o desenvolvimento ambiental.


Sustentabilidade empresarial Já ouviu falar sobre sustentabilidade empresarial? Uma empresa com uma postura de responsabilidade com os valores ambientais e sociais ganha destaques e o gosto dos consumidores, dessa forma, ajudam o meio ambiente e ajudam a própria empresa. Algumas ações são, por lei, obrigações de toda empresa, como tratamento dos euentes e resíduos gerados, controle de emissão de gases poluentes e outras. Porém, cada vez mais empresas estão deixando de fazer o que somente é exigido e estão indo além, contribuindo de forma signicativa com a sustentabilidade. Essas são chamadas de empresas Reativas. Além do Econômico, a empresa que visa ser sustentável preocupa-se com o Social, seja da comunidade ao seu entorno, seja com os seus colaboradores, adotando ações que promovem a saúde, o lazer e o bem-estar dos funcionários e de suas famílias. Preocupa-se, também, com o Ambiental, adotando práticas como programas que visam à preservação da ora e fauna e educação ambiental dentro da empresa,

Sustentabilidade social A sustentabilidade social está ligada a um conjunto de ações de pessoas que visam melhorar a qualidade de vida de uma população maior. Dessa forma, a diminuição da desigualdade social, garantir a todos acesso aos serviços, como saúde e educação, são ótimos indicadores que as ações sociais estão funcionando. É importante lembrar que essas ações não beneciam apenas a comunidade de baixa renda, uma vez que estamos todos inseridos em uma comunidade só e essas ações inuenciam diretamente na qualidade de vida das pessoas que possuem uma renda maior. Um excelente exemplo disso é a diminuição da violência proporcionalmente à ampliação do sistema público educacional de qualidade.

O maior desao da sustentabilidade econômica é o desenvolvimento da empresa, gerar lucros e empregos, com um conjunto de práticas administrativas e econômicas que visam a preservação do meio ambiente e manutenção dos recursos naturais para gerações futuras. Porém, é totalmente possível isso acontecer com a escolha de algumas práticas, como a escolha sempre por energia limpa e tratamento dos resíduos orgânicos, entre outras. A sustentabilidade econômica está muito ligada à empresarial, porém podemos praticar nas residências também. Para mais informações acesse o site: https://meiosustentavel.com.br.

REVISTA

85 6

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

Sustentabilidade econômica


EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

5ª edição

REVISTA

6 86

Vanessa Vargas é fundadora da DuJour Comunicação, com sede no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Com foco nos serviços de assessoria de imprensa, ações de relacionamento com inuenciadores e produção de conteúdo, a Relações Públicas já atuou nas áreas de Comunicação e Marketing de empresas nacionais, multinacionais e públicas. Formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), também estudou Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Além disso, a embaixadora edita o site inventamoda.com.br, onde apresenta as novidades sobre moda, beleza, decoração, gastronomia e eventos; membro da Associação de Colunistas Sociais do Rio Grande do Sul (ACORS), já foi Diretora de Relações Públicas da Federação das Associações dos Jovens Empresários do Estado (FAJERS). Vanessa mora em Canoas há oito anos, com seu marido Diogo Santos e com seus lhos Antônio, de seis anos, e a pequena Betina, de 1 ano. A família adora aproveitar a cidade e seus parques, praças e restaurantes. @vanessavarg


Vinícius Dalla Lana, taurino, apreciador de boa comida, bebida e música, já havia sido embaixador da Feijoadíssima em 2019, a convite de Bebeto Azevedo. Neste ano, novamente, aceitou com muito carinho o convite para mais uma vez prestigiar o evento, na companhia de amigos e familiares. Natural do Paraná, veio residir em Canoas ainda na infância, com seus pais, cidade onde cresceu, estudou e formou-se em Direito pela ULBRA e pós graduou-se em Direito Previdenciário pela instituição. Atualmente é advogado, especialista em Direito e processo do Trabalho pela Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro. Em 2017, fez a Escola da Magistratura – AJURIS, período o qual atuou como Juiz Leigo no Tribunal de Justiça do Estado do RS – TJRS, junto ao 5° Juizado Especial Cível do Fórum Central de Porto Alegre. Sempre muito ligado à pesquisa jurídica e ao meio acadêmico, continua seus estudos cursando sua especialização em Advocacia Cível na Fundação do Ministério Público do RS e, também, participa como avaliador das bancas de Trabalhos de conclusão de Curso – TCC, nos cursos de Graduações em Direito da ULBRA Canoas e Guaíba. Além do meio jurídico, está sempre envolvido em eventos sociais. Gosta da interatividade e comunicação entre as pessoas. Acredita muito na coletividade, no movimento humano, na produção de obras sociais e culturais. Apaixonado por Literatura, música, teatro e cinema, é integrante do Clube dos Pensadores, uma escola de criatividade e cultura promovida pelo Juiz de Direito do Distrito Federal, Samer Agi. Também frequentou a escola MUSICOLLEGE, em Canoas, para estudar música e aprender sobre teatro na Casa de Teatro de Porto Alegre, de Zé Adão Barbosa. Vinícius acredita que assim como transitou por uma diversidade de lugares para sua formação pessoal, participar da Feijoadíssima, como embaixador, é extremamente importante para promoção da arte, cultura e de assuntos globais ligados às pessoas, como a edição deste ano, que foi a sustentabilidade. A Feijoadíssima é um evento da diversidade humana, que movimenta os lugares por onde passa com o objetivo de agregar, não apenas a boa culinária, mas também o desenvolvimento social e cultural dos que nela participam.

REVISTA

87 6

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

5ª edição



Vivi Santos tem 46 anos, 2 lhos, voltou a estudar aos 38 anos. Graduada em Marketing, Processos Gerenciais, Gestão Comercial e Téc. em Óptica (nunca é tarde para voltar a estudar), diante destes estudos consegue-se aplicar todo o conhecimento adquirido na faculdade no seu negócio. No mercado de semijoias há mais de 30 anos, começou sua relação com o ramo joalheiro ainda jovem, em 1988 (com 12 anos de idade) vendendo de porta em porta. Sempre cultivando o foco em fazer parte da vida de seus clientes, com nove anos de experiência e conhecimento do mercado sentiu a necessidade de abrir uma loja. Atingindo um novo marco em sua história, com a abertura da loja no centro da cidade em Canoas no ano de 1997. Ao longo deste caminho, inovações foram feitas e a loja recebeu mais espaço, com design moderno e atualizado, proporcionando aos clientes maior conforto e excelência na aquisição de produtos e serviços. Com mais de três décadas de história, a RV Joias participou de bons momentos de muitos clientes, realizando e participando dos seus sonhos, comemorando com joias que marcaram suas vitórias. A RV Joias destaca-se na cidade por seu trabalho diferenciado no atendimento, carisma e comprometimento com a satisfação dos clientes. Atualmente atua como inuenciadora da cidade, onde encontrou parceiros incríveis, e divulga o comércio local para os seus seguidores. Além disso, neste 2022 desenvolveu um projeto para comemorar a vida, junto com seus clientes e seguidores, o Encontro das RV Joienses, no qual será a 3° edição no dia 26/10. (Obs: todos os convites estão esgotados) Será um sucesso! Nessa noite será celebrado e comemorado todos os anos de parceria e amizade, com muito networking.

REVISTA

89 6

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

5ª edição


THIAGO SOARES

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

VIAJANDO PELO MUNDO

thiago@diariodebordo.net

REVISTA

6 90

Florença,

um mundo de sonho e fantasia

Florença é mágica. É uma pequena cidade da Itália, que sintetiza tudo o que livros inteiros tentam explicar; o movimento renascentista orentino pôs m ao obscurantismo da Idade Média e inaugurou a Idade Moderna. Durante o Renascimento, a cidade reuniu gênios artísticos, pensadores, humanistas e cientistas, que exerceram uma inuência denitiva na história. Berço do Renascimento italiano, Florença é uma das cidades mais belas do mundo. Muitos gênios, como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Dante Alighieri, Filippo Brunelleschi e Nicolau Maquiavel, contribuíram para sua grandeza.


Firenze, como a cidade se chama em italiano, nasceu por volta do ano 200 a.C., no ponto em que a Via Flamínia, estrada romana, cruzava o Rio Arno.

Vista parcial do centro histórico de Florença

Pátria de Dante e Bocaccio, a cidade, que foi capital do reino da Itália, hoje é da arte e da cultura. A cidade é banhada pelo Arno, que exerce aqui um papel tão importante quanto o Sena, em Paris. Florença dá a impressão de ter uma luminosidade no ar, como Paris, conhecida como "cidade-luz". Será o reexo da luz do sol nas águas do rio? O Arno é cortado por muitas pontes, sendo que a mais pitoresca é a Ponte Vecchio (Ponte Velha), que data do séc. XIV e tem lojinhas em cima.

REVISTA

6 91

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

Florença (Firenze, em italiano) é a capital da província homônima e da região italiana da Toscana. Está situada a 230km ao noroeste de Roma e ocupa uma área em torno de 105km2. Foi fundada por motivos comerciais e militares: o objetivo era controlar os únicos pontos navegáveis do rio Arno e os montes Apeninos, nas rotas de norte a sul da península itálica. Fiel a sua tradição, Florença conserva lugar de destaque na arte e na cultura italianas.


VIAJANDO PELO MUNDO EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

REVISTA

6 92

Catedral de Piazza del Duomo A Catedral de Piazza del Duomo está situada na Piazza del Duomo, adjacente ao Batistério; sua construção começou em 1296, sobre as ruínas da antiga catedral dedicada a Santa Reparata, e só terminou quase 150 anos depois. Caminhar pelas ruas de Florença é ter uma deliciosa aula de história a cada passo. Conhecida como berço do renascimento italiano, traz, em cada esquina e em praticamente todos os museus, contribuições de nomes lendários como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Dante Alighieri, Filippo Brunelleschi e Nicolau Maquiavel. Falar de cultura em Florença é tão óbvio quanto falar de pizza na Itália. A cidade tem muitos museus, dos quais o mais importante é a Galleria degli Ufzi. A cidade conta também com a Biblioteca Nacional Central, onde é possível encontrar exemplares de todos os livros publicados na Itália desde 1870.

Basílica de San Lorenzo Durante uma passagem pela Basílica de San Lorenzo, o turista pode conferir onde estão os túmulos de Leonardo da Vinci, Michelangelo, Maquiavel, Galileu, Rossini. Todos totalmente decorados com adornos e esculturas. As esculturas na Piazza della Signora e a Ponte Vecchio com certeza vão car na sua memória. Não há como passar pelas ruas de Florença e não se contaminar com o cheiro de história que tem aquele lugar.


Ponte Santa Trinità, sobre o rio Arno, projeto de Michelangelo

Passeios Os passeios em Florença são bem poéticos. Um dos maiores prazeres é caminhar pela beira do rio Arno, olhar suas águas revoltas, cruzar suas pontes e ainda tomar um delicioso sorvete (ou gelatto, como queira) perto de Ponte Vecchio. Não há nada melhor que atravessar a ponte Santa Trinità, projeto de Michelangelo, bombardeada pelos alemães na Segunda Guerra Mundial. A arquitetura religiosa orentina é um dos principais centros de interesse da cidade. O edifício mais antigo é o batistério de San Giovanni, em estilo romano, com planta octogonal, decorado exteriormente em mármore verde.

Catedral de Santa Maria del Fiore A catedral de Santa Maria del Fiore, no estilo gótico com inuências toscanas, obra de Arnolfo di Cambio, foi iniciada em 1296 e nalizada em 1436, quando se ergueu a cúpula projetada por Filippo Brunelleschi. Outros monumentos religiosos de particular interesse são a basílica de San Lorenzo, a igreja do Santo Spirito, a de Santa Croce etc. A cidade conta mais de meia centena de palácios, dos quais o maior e historicamente mais importante é o palácio Pitti, que foi residência dos Médici e depois dos Lorena. Esse palácio foi projetado por Brunelleschi, a quem se deve igualmente a fachada do Hospital dos Inocentes, tida como a primeira obra arquitetônica do Renascimento. Outros palácios famosos são o Palazzo Vecchio, da Signoria, o Médici-Riccardi e o Strozzi. Entre os belíssimos jardins de Florença destaca-se o de Boboli, pela extensão e antiguidade.

Os museus de Florença são como uma constelação, na qual estrelas maiores brilham junto às menores. Nela, centenas de lugares sagrados e dezenas de palácios convivem em perfeita harmonia artística, como testemunhas de um passado repleto de história. O Museu da Ópera do Duomo, que conserva grande parte das esculturas e das obras originais criadas para a decoração do próprio Duomo; a Galeria dos Ufzi, Galeria Pitti ou Palatina, Galeria da Accademia (em grande parte dedicada às esculturas de Michelangelo, entre as quais o David, de 1504), Galeria de Arte Moderna, Museu Nacional do Bargello, Museu do Convento de S. Marco, dedicado à arte de B. Angelico, Museu Stibbert, com a maravilhosa coleção de armas e armaduras antigas, e o Museu Horne, para visitar uma casa orentina com decorações originais.

REVISTA

6 93

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

O Museu da Ópera do Duomo


VIAJANDO PELO MUNDO

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

Passeios Noite - A noite em Florença é bem tranquila; os jovens saem com suas vespas, enquanto outros saboreiam um gostoso "gelatto". O bar Pitti Gola, que ca na Piazza Pitti, também costuma lotar, anal, os italianos adoram saborear um bom vinho. O tradicional Café la Torre também costuma encher, principalmente às sextas-feiras, anal todos adoram experimentar um café com leite bem geladinho. Ah, outra coisa: em frente ao Mercato Centrale, os turistas costumam jogar moedinhas na fonte e fazer um pedido. Comida - A cozinha da região da Toscana, onde ca Florença, é uma das mais saudáveis e gostosas da Itália. Um dos pratos mais conhecidos é o La Ribolitta, um ensopado composto de várias hortaliças e ervas aromáticas. A palavra Ribollita, traduzida literalmente, signica refervida, ou seja, requentada, porque esta sopa caria mais gostosa se fosse consumida no dia seguinte. Compras - As compras em Florença acontecem nas ruas. Pois é. Os artesanatos são os mais procurados, porque representam os monumentos da cidade. As feiras se concentram mais no m de semana em frente a igreja da Santa Maria del Carmine. As miniaturas são feitas com pedra, madeira e lã e ganharam o gosto dos turistas, que sempre procuram lembrancinhas temáticas com referência ao famoso Dante Alighieri. Transporte - A melhor forma de andar em Florença é a pé. Quase toda de paralelepípedos, a cidade é plana e pede caminhadas longas. Só é bom tomar cuidado com as lambretas, febre na Itália toda.

REVISTA

Informações Gerais - A melhor época para ir a Florença é em setembro, no começo de outono, pois a cidade não está tão lotada quanto no verão, o que diminui o tempo de espera nas las dos principais museus. O fuso horário em Florença é quatro horas a mais do que no horário de Brasília. Em geral as tomadas de Florença tem voltagem 220v.

6 94


Ponte Santa Trinità, sobre o rio Arno, projeto de Michelangelo


EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

5ª edição

REVISTA

6 96

Por 30 anos nossa missão tem sido garantir a tranquilidade de muitas famílias. Empresa situada em Canoas, fundada 1992 pela empreendedora Carmen Zanatta, teve sempre foco e propósito em ajudar a proteger a renda de muitas famílias brasileiras. Tendo uma administração familiar, a Zanatta seguros foi crescendo e juntou toda a família nesse negócio, hoje administrada pelos lhos Rosana, Ana Paula e Márcio Zanatta, e com a 3ª geração (netos) trabalhando em conjunto, a Zanatta é referência em seguros na região. Contando, atualmente, com um time de 30 colaboradores de alta qualicação, sua especialidade sempre foi seguro de automóvel, embora esteja hoje em dia trabalhando forte com todos os tipos de seguro do mercado, como seguro residencial, empresarial, seguros de vida e consórcios. Nossa empresa é credenciada pelas maiores e mais tradicionais seguradoras do mercado, o que nos possibilita adequar os produtos a um perl individualizado, visando obter uma melhor relação no Rosana Zanatta custo x benefício e atender as reais necessidades e expectativas dos clientes segurados. “Sempre com muita fé, ética, honestidade e comprometimento, continuamos esse legado de proteger o patrimônio de muitas famílias! Nosso maior propósito, como empresa, é fazer nossos clientes terem sua tranquilidade assegurada”, falou Rosana: “Somos especialistas em tornar a sua vida mais tranquila, através de diversos tipos de seguro para você, sua família e vida prossional. Carmem pontuou seu agradecimento a Deus e aos que sempre estiveram ao seu lado por ter alcançado os 30 anos, sempre com muita competência”, relata Rosana.


Ana Paula Dixon, uma cidadã do mundo. Curiosa e comunicativa por natureza, desde criança despertei o interesse por atividades ligadas às Humanas. Gostava de arte, cultura, boas conversas e conhecer pessoas. Por essas características e pela vontade de “mudar o mundo”, decidi cursar Jornalismo. Desde o início da formação universitária, na PUCRS, fui buscar na prática o que aprendia nos bancos escolares e, assim, os estágios colocaram-me no dia a dia da Comunicação. Passei por agências, revistas e uma grande escola de vários prossionais de minha geração, a TVE. Lá z amigos e dei o start na minha carreira. Além da Comunicação, outra paixão é viajar. Conhecer lugares, culturas, experimentar sabores, desvendar segredos de outros povos, falar e ouvir idiomas, muitos deles incompreensíveis, desperta em mim a sensação de estar viva e em evolução. Assim, coleciono viagens e alimento a alma, sempre que possível. Morei no Rio de Janeiro, e, depois, vivi quatro maravilhosos anos na Espanha, onde estudei e trabalhei. Verti ao lado empresarial há 12 anos e há seis criei a Dixon Comunicação, incorporando a ela a vasta e diversicada experiência prossional. De prossional de audiovisual, correspondente internacional, assessora de imprensa, professora, repórter e gerente de comunicação de projetos nacionais e internacionais, resumidamente trouxe um pouco de cada vivência à empresa. Com o mundo em constante movimento e mudança, minha trajetória não linear possibilitou criar uma agência multifacetada, como pede os tempos atuais. Sou casada com um médico de dedicação exemplar e temos uma lha pet Golden, a Blanca. Aliás, cachorros são outra paixão desde pequena. Sempre fui muito sensível às diferenças sociais enfrentados em países como o Brasil. Sonho com um modelo mais igualitário de sociedade, onde todos tenham condições de vida digna. Planos para o futuro? Conseguir acompanhar as mudanças frenéticas da nossa área e desvendar o mundo, já que mudá-lo é uma tarefa um tanto mais difícil!

REVISTA

97 6

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

5ª edição



Empresária Fátima Renilda da Silva Toffanelo é proprietária da Clínica de Podologia Fatima Toffanelo, localizada na Rua Expedicionário, 799, Sala 201, em Canoas. Concluiu o Curso Técnico de Podologia ministrado pelo SENAC RS de Porto Alegre em agosto de 2012, quando inaugurou sua Clínica de Podologia Fátima Toffanelo. Nestes 10 anos de prossão, Fatima Toffanelo realizou mais de 35 cursos de especialização nos casos de Órtese para correção de unha, auxílio na prevenção da Onicomicose, calos e calosidades, unhas encravadas e infeccionadas, ssuras no calcanhar, tratamentos de manchas à Laser, tratamento e limpeza de pés diabéticos, reexologia podal, curativos e demais tratamentos exclusivos para correção e cura das unhas e problemas infecciosos no pé. A Clínica de Podologia Fátima Toffanelo mantém parcerias com os melhores Médicos e Farmacêuticos, propiciando uma melhor tomada de decisões sobre o tratamento a ser seguido para atingir o resultado esperado pelo cliente. A Clínica de Podologia Fátima Toffanelo tem seus princípios fundamentais alicerçados no cumprimento da pontualidade, da atenção, da cortesia, da educação, da descontração e da correta informação, desde a recepção até o tratamento nal ao cliente e como meta principal o resultado positivo obtido no tratamento proposto e a satisfação e conança do cliente. Além da Podologia, a Clínica oferece os serviços de embelezamento de unhas, massagens etc. Quanto ao seu sentimento pela Prossão Podóloga, Fátima diz:

“Tenho verdadeira paixão pela minha prossão e faço tudo com muito amor e carinho.” Fátima Renilda da Silva Toffanelo

REVISTA

Telefones (51) 3031-6474 e (51) 981006751 e-mail: fatimatoffanelo@gmail.com Instagram: @clinicadepodologiafatimatoffanelo

99 6

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

5ª edição


TERCEIRO SETOR

Rotary Internacional e o compromisso com a Poliomielite

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

A erradicação da Poliomielite é um dos principais projetos do Rotary Internacional, tendo como uma prioridade a orientação de todos seus associados a seguirem disseminando a importância da educação sobre a gravidade da doença.

REVISTA

6 100

Neste ano o Rotary International comemora 117 anos de fundação. A entidade, reconhecida como um dos clubes sociais mais tradicionais do mundo, desenvolve uma série de ações solidárias em prol de famílias de baixa rentabilidade e de instituições lantrópicas, bem como promotora de parcerias com poder público, iniciativa privada e entidades organizadas. A Missão do Rotary International é servir ao próximo, difundir a integridade e promover a boa vontade, paz e compreensão mundial, por meio da consolidação de boas relações entre líderes prossionais, empresariais e comunitários. A Presidente do Rotary Club de Canoas, Patricia Godoy, e a Governadora do distrito, Denise Pastori, relembram que a vacina contra a poliomielite segue indicada para todas as crianças brasileiras num esquema de cinco doses.

Etapas da vacinação são extremamente importante 1ª etapa: As três primeiras são feitas com o imunizante injetável e devem ser aplicadas aos dois, aos quatro e aos seis meses de vida. 2ª etapa: Os dois reforços (geralmente feitos com as gotinhas) são dados entre os 15 e os 18 meses e aos 5 anos de idade. Atualmente, a vacinação contra a Pólio tem reduzido consideravelmente, sendo estimado que uma a cada quatro crianças não está completamente vacinada contra a doença no Brasil, tendo apontado novos surtos em 2018 e 2019. O Rotary Internacional é reconhecido pelo seu trabalho incansável no combate a Poliomielite, inclusive o badalado Professor Americano Steven Pinker citou em sua obra “O novo iluminismo”: “Ao mesmo tempo, a comunalidade e a virtude cívica podem ser promovidas pela adesão a comunidades de serviços seculares, como os Shriners (com hospitais infantis e unidades para queimados), o Rotary International (que está ajudando a acabar com a poliomielite) e o Lions Club (que combate a cegueira)” Portanto, para o Rotary Club de Canoas é uma missão de seguir relembrando a importância da vacinação em nossas crianças, não só visando a erradicação da doença no mundo, mas principalmente imaginando que os nossos jovens tenham saúde para realizar todos os seus sonhos. Imagine, você também, o Rotary! Colaboração do Rotary Club Canoas/ Léslei Bettú.



EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

5ª edição

REVISTA

6 102

A atual Mini Miss Globe Rio Grande do Sul, Júlia Muzykant de Oliveira, tem 7 anos, está no primeiro ano da escola Concordia de São Leopoldo. Julia é uma menina amiga, uma lha maravilhosa, uma pequena miss cheia de sonhos, pratica balé, patins e sonha em encantar a na sua ida ao Miss Brasil, estando ansiosa pela denição da data para divulgar e contar com o apoio de sua a torcida. Julia adora brincar e passear e agradece o apoio da Clelia Noivas e Noivos, que está sempre presente quando ela sobe na passarela, com vestidos lindos que a fazem brilhar ainda mais. Fica aqui o convite para segui-la nas redes sociais @juliacinderela e @clelianoivasenoivos. Julia faz questão de expressar seu mais profundo agradecimento ao convite feito pelo “tio Bebeto”, de participar da Feijoadíssima.


Meu nome é Karoline Oliveira da Silva, a Karol Oliveira. Tenho 23 anos, sou formada em Gastronomia e proprietária da Empresa Santo Docinho. Desde sempre fui apaixonada pelo universo da confeitaria; desde pequena acompanhava os programas de televisão e sonhava ter minha própria empresa. A Santo Docinho iniciou suas atividades em 2017 e trabalhamos com muito empenho para levar doces em forma de arte para os mais diversos eventos. No intuito de satisfazer o cliente, tomamos como missão transformar, com muito amor e dedicação, sonhos em realidade!

REVISTA

103 6

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

5ª edição


Cursos apaixonantes

A

escola de gastronomia Chef Gourmet chegou a Canoas com a missão de ajudar pessoas a desenvolverem seus talentos, com aulas práticas e método de ensino inovador, oferecendo aos alunos cursos profissionalizantes e por hobby, com professores renomados e apaixonados pela área da educação e gastronomia. Os cursos ofertados são: Chef de Cuisine, Cozinha por hobby, Panificação e confeitaria profissional e por hobby, gastronomia funcional, Chef JR (curso para crianças a partir dos 7 anos), Boucherie (mestre churrasqueiro), sommelier de vinhos profissional e por hobby, Bartender, Chef Pizzaiolo, Gestão de negócios e Inglês cultural. Mais informações pelo telefone 51 34672489 ou Whatsapp 51 986300469. À frente do empreendimento está a proprietária Juliana Torrada, enfermeira gestora há mais de 15 anos, que tem na história da família o empreendedorismo. "Meus pais e irmão tem padaria há 32 anos e essa história começou com meu bisavô, que veio de Portugal e teve padaria em Rio Grande", conta Juliana. A rede de franquias está em expansão pelo Brasil e tem como propósito a mudança de vida das pessoas. Conheça a escola de gastronomia Chef Gourmet Canoas, que está localizada na Av. Santos Ferreira 1260.


Lindamar de Godoy, casada com Valdemar de Godoy, mãe de Lucas e Leonardo, avó de Lívia e Estella, advogada há mais de 30 anos, tendo sociedade com o lho Lucas na LLG Advogados Associados, cujo endereço é na Rua Doutor Flores, nº 262, conjunto 804, com a especialidade em Previdenciário, Cível, Empresarial e Penal. Pertencente ao Clube Soroptimista Internacional de Canoas, sendo Presidente Eleita para Gestão 2024-2026, tendo recebido vários troféus junto à comunidade canoense e Porto Alegrense, devido ao reconhecimento de sua atividade laborativa. Tendo sido embaixadora em todas as Feijoadas realizadas até a presente data. Quando aos planos para o futuro, quero visitar os clientes que possuo na Itália, Portugal e Estados Unidos, com a consequente Expansão do Escritório.

REVISTA

105 6

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

5ª edição


SAÚDE E BEM-ESTAR EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

O descanso é desvalorizado Em meio a tanta produtividade, cargas horárias extensas de trabalho e sacrifícios do ofício, perde-se a concepção de que para haver energia, precisa-se recarregá-la. Ficamos tão obstinados com gastar o tempo de forma útil e gastar o dinheiro de forma inteligente, que esquecemos de gastar a energia de forma simples. Quando um carro alerta que está na reserva, qual o nosso pensamento? Ir ao posto e evitar ter problemas, certo? Então, tendemos a lidar com o nosso corpo da mesma forma. Na grande maioria das vezes, deixamos a nossa energia se esgotar a ponto de só recarregá-la quando surge algum alerta no nosso corpo mostrando o desgaste. Insônia, gastrite, dores de cabeça, humor irritadiço etc. Por isso paramos para dar importância ao descanso. Não deveria chegar a este ponto! Essa é apenas uma reexão de como o nosso modus operandi nos faz deixar o autocuidado de lado, principalmente com o sono e o lazer. Um dos princípios da Alta Performance é a oscilação entre o estado de produtividade e o estado de repouso. Entende-se que, para ter energia a ser gasta, precisa-se recompô-la. Desta forma, alterna-se o foco em performar em uma hora e repousar em outra. Portanto, perceba como é essencial você pensar não só adquirir mais dinheiro ou economizar seu tempo, mas também em recarregar a sua energia. Sem energia, não há movimento. Já imaginou viver estagnado porque você não se organiza para repousar com qualidade? Pode parecer que esse é um problema pequeno, mas a maior parte dos meus mentorados de Alta Performance tem exatamente esse desfecho. Por não cuidarem do seu repouso, o seu casamento, a sua empresa e a sua saúde escorrem pelo ralo. Agora, vão precisar do dobro de energia para reconquistar o que já era deles. Será que vale a pena chegar a esse ponto? Imagino que você também ache que não. Por isso eu trago essa reexão um pouco mais densa, para que ela sirva a você, assim como serve aos meus mentorados. Não como um problema, mas como uma possibilidade de solução aos estresses, medos e irritações que você possa estar vivendo neste momento. O descanso não é só para o corpo funcionar bem, mas também é terapêutico para que a sua mente retome o seu ritmo da melhor forma possível. Sem repouso, não há performance.

REVISTA

Por Bernardo Tietze

6 106


Mariléia César, “em um momento de profundas modicações sociais, de ressignicação, de surgimento de novas áreas de atuação, inclusive no Direito, uma ciência tão tradicional e conservadora, na condição de advogada, sinto-me uma verdadeira privilegiada”. Atuar em Canoas tem sido energizante. As decisões que temos obtido, no campo do Direito de Familia e Sucessões, e até na área do Direito Penal, notadamente na área do Direito Penal Econômico, mostra-nos que estamos diante de um momento histórico de mudanças. Canoas é uma cidade pujante e dinâmica, que nos motiva a incursionar de modo inovador em antigas e, também, em áreas modernas do conhecimento jurídico. Advogar é motivante e transformador. Viver aqui, com meu marido e meu lho é, sem qualquer dúvida, desfrutar de uma cidade que nos oportuniza o melhor da vida: o convívio social intenso e a paz de momentos família muito tranquilos. Entre o agito e a paz, em Canoas, encontro meu equilíbrio. Uma manhã no Capão do Corvo, uma tarde no Shopping e um jantar na Sezefredo. Eis um dia perfeito em Canoas.

REVISTA

107 6

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

5ª edição


VIAGEM & TURISMO

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

REVISTA

6 108

As belezas da cidade do

Porto em Portugal Por Leci Silva Porto é a principal cidade da região norte do país e um dos destinos mais buscados pelos brasileiros que escolhem o país luso como lugar para viver. É também um dos principais destinos turísticos da Europa. O Porto está localizado na região Norte de Portugal, sendo a principal cidade em termos econômicos, culturais e turísticos do norte do país. Com cerca de 300 mil habitantes, agrupa 17 municípios na sua Região Metropolitana, reunindo 1,7 milhão de habitantes. Dividida pelo rio Douro, Porto é uma das cidades mais ecléticas da Europa. Com sua arquitetura medieval e cafés em estilo art noveu, oferece atrativos para todos os gostos.

Momentos inesquecíveis ao visitar a cidade do Porto Com poucas horas de viagem (ou até mesmo minutos) é possível viver incríveis experiências nas cidades perto do Porto em Portugal. Em muitas delas, o acesso é facilitado por meio dos transportes públicos, ainda que o seu planejamento quanto a isso seja importante para fazer o roteiro encaixar de acordo com a sua disponibilidade. Por outro lado, quem viaja com um carro alugado tem maior liberdade para fazer um bate-volta ou dar uma esticadinha a outras cidades e vilarejos nos arredores. Mas tudo é uma questão de pesquisa e planejamento com antecedência. Além de uma grande procura por imóveis para morar no Porto, a cidade também é muito visitada pelos turistas europeus, brasileiros e de todo o mundo. Sendo eleita, por três anos consecutivos, o Melhor Destino Europeu. Além disso, foi escolhida como melhor cidade pequena do mundo para viver, no Small Cities Index da revista Monocle, para 2021.


A bela cidade do Porto é a segunda cidade e o quarto município mais populoso de Portugal. As principais cidades que englobam a Grande Porto são o Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos.

A cidade do Porto é ideal para você que deseja iniciar o seu mergulho cultural pela Europa. Trata-se da segunda cidade mais visitada de Portugal e não é para menos, a cidade possui várias atrações, monumentos e paisagens de tirar o fôlego. Além disso, você vai poder saborear o tradicional vinho do porto em uma das várias vinícolas da cidade. Conhecida pelo seu vinho, pontes e arquiteturas, Porto é o quarto município mais populoso de Portugal. É um lugar que tem muitas curiosidades, por isso recebe milhares de turistas. A cidade de Porto é responsável pelo nome do país “Portugal”. Entre as atrações e curiosidades da cidade, temos o centro histórico do Porto, considerado Patrimônio Mundial da Unesco desde 1996. O lugar possui um grande valor estético. Outra curiosidade interessante sobre essa cidade charmosa é que ela possui a maior avenida portuguesa do país. A avenida Boavista possui quase 6 km de extensão. Não podemos deixar de falar, também, da Casa da Música, considerada pelo New York Times uma das mais importantes salas de espetáculos construídas nos últimos 100 anos.

A tranquilidade atrai turistas e moradores Morar no Porto traz muitas vantagens: o sistema de transporte público, incluindo metrô, funciona maravilhosam nteebem; você tem um aeroporto com acesso a toda a Europa e o mundo. Além disso a segurança é um dos pontos fortes da cidade, excelente para quem gosta da vida noturna e fácil acesso a praias, parques e área de lazer. A cidade em si é um enorme convite para desfrutar de momentos maravilhosos, seja como turista ou morador. O bairro Bonm, um dos melhores do Porto, é considerado um dos lugares mais cools da Europa. A região é a mais nova freguesia do Porto e surgiu depois do desmembramento das freguesias de Santo Ildefonso, Campanhã e Sé.

REVISTA

109 6

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

Cultura e curiosidades da cidade do Porto


EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

5ª edição

REVISTA

Tamires Schultz, sou mulher, mãe de dois anjos, lha, esposa e amiga. Empreendedora, empresária e cidadã “canoense raiz”. O que me tira o sono são os vulneráveis. As crianças, os animais, os idosos. É para eles, além da autoestima e bem-estar dos meus clientes e amigos, que dedico o meu dia. Sonho com uma cidade melhor, com um país melhor, com um planeta melhor. E agradeço por ter em minha volta pessoas que compartilham deste mesmo sonho!

6 110



EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

5ª edição

REVISTA

Natural de Taquari, Leci da Silva chegou a Porto Alegre em meados de 1975, ao perder a mãe com 16 anos, vindo morar com sua irmã Neci da Rosa e seus sobrinhos. A vida nos reserva surpresas, que devemos agradecer todos os dias em nossas orações; foi com esta mudança de cidade que conheci meu namorado, noivo e marido Teodoro da Silva, com quem tenho os lhos Abel, Ariel da Silva e as noras Lione e Simone respectivamente. Trabalhar e estudar eram metas determinantes para conquistar meus objetivos. Continuei meus estudos primeiro em Gravataí e, já casada, conclui o ensino médio no IPUC, em Canoas. Daí para o vestibular, para a faculdade e carreira dos sonhos, foi num piscar de olhos. Graduei-me em Comunicação Social – com habilitação em jornalismo, pela ULBRA, em 2004, o que trouxe muito orgulho e felicidade a mim e à minha família e amigos. Dia 20/08/2022, ao completar 18 anos de prossão e sempre no mercado de trabalho, sinto-me uma privilegiada, pois a vida é uma batalha todos os dias. Agradeço de coração a todos que de alguma forma somaram para meu sonho de ser jornalista tornar-se realidade e, para aqueles que conaram e conam no meu trabalho, o desejo de sucesso e grandes realizações. “Almeje o sucesso, não a perfeição. Não renuncie ao seu direito de errar, porque então você perde a capacidade de aprender coisas novas e ter sucesso na vida”. Dr. Ronald Barthes

112 6



SAÚDE & BEM-ESTAR EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

REVISTA

6 114

Especialista da Fiocruz relata mitos sobre a dengue

O entomologista da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Anthony Érico Guimarães, especialista sobre a doença, arma que um boato pode acabar virando verdade. Inhame, vitaminas ou alho - Há e-mails circulando na internet, falando sobre o possível poder que o inhame teria em prevenir a dengue, se ingerido três vezes por semana e que ele teria propriedades de limpar o sangue e fortalecer o sistema imunológico. Segundo Érico, o que atrai o mosquito são os odores que o ser humano elimina. Assim, qualquer produto que a pessoa ingira confundirá a fêmea do mosquito quando for eliminado pelo organismo. “Tanto o inhame, como o complexo B ou o alho, serão expelidos pelo corpo humano”, arma o especialista. O grande erro é que para eliminar qualquer uma dessas substâncias, em quantidade suciente para confundir a fêmea do mosquito, uma enorme dose dessas vitaminas ou alimentos terá que ser ingerida. Além disso, esses produtos em grandes quantidades causam malefícios. “O complexo B, se ingerido em muita quantidade, causa toxidez, o alho em grande quantidade espanta o mosquito e as pessoas a sua volta e o inhame em excesso também não faz bem para o organismo”, arma o entomologista. O especialista garante, ainda, que embora isso seja baseado no fato de que ao eliminar um produto você confunde a fêmea, não signica que deva ser usado.


Repelentes - O pesquisar explica que não é aconselhável usar ou ingerir produtos em excesso, porque pode haver contraindicações. “Quando você passa repelente, você confunde o cheiro. Então a fêmea do mosquito não sabe onde está a isca e não vai sugar o sangue. Qualquer produto, qualquer odor que a pessoa elimine do corpo, até mesmo perfumes, vai confundir a fêmea do mosquito. Ela não vai saber onde está o homem. “Érico ainda explica que qualquer substância que seja eliminada em um ambiente confundirá a fêmea do mosquito e ela irá se esconder. “Se a pessoa estiver em um quarto com janelas fechadas, portas fechadas, borrifar inseticida, acender velas de citronela ou velas de andiroba, fazer uma fogueira, acender qualquer coisa, espantará o mosquito, enquanto ele estiver no local. Mas quando acabar a vela, e as janelas forem abertas, o mosquito voltará”, diz. Ar-condicionado e ventilador - Segundo ele, quando o ar-condicionado está ligado a temperatura e principalmente a umidade baixa. Isso inibe a atividade do mosquito. Com baixa umidade, o mosquito tem diculdade de descobrir onde está a isca e ir lá. “Se o ar-condicionado ou o ventilador estiverem ligados, o vento espantará o mosquito. Mas tudo isso evita somente o contato com o mosquito. Essas ações não matam o mosquito, apenas os espantam”, revela. Cenário favorável - Segundo o pesquisador, mesmo que uma cidade tenha uma infestação de mosquito alta, não se pode admitir que pessoas morram com a doença. “O Aedes aegypti é um mosquito que veio para car. Então tem que se aprender a eliminar os focos favoráveis ao mosquito”, conclui.

REVISTA

115 6

EDIÇÃO 26 | ANO 2 | AGOSTO/SETEMBRO 2022

O uso de repelente é o ideal