Revista Diário de Bordo Ed.28 Ano 3

Page 1

Michelle Dudek Manfroi

UMA VIDA DE DETERMINAÇÃO E FÉ

EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022

EXPEDIENTE

DIRETOR GERAL

Carlos Alberto de Azevedo

DIRETOR COMERCIAL

Thiago Soares

REDAÇÃO

Leci da Silva Bebeto Azevedo

COLUNISTAS

Bebeto Azevedo Bernardo Tietze Elis Soares Évelym Ferreira Fabiani Fortes Làura Schirmer Leci da Silva Ronan Mairesse Sérgio González Thiago Soares Fabiana Costa SimonK

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Leci da Silva MTB: 11.972

FOTOS DA CAPA Giovani Misturini

EDIÇÃO GRÁFICA Duca Vieira FOTOGRAFIA Sérgio González DIÁRIO DE BORDO É UMA PUBLICAÇÃO MENSAL DO GRUPO S&A PUBLICIDADE E PROPAGANDA EIRELI Rua Venâncio Aires, 3111 - Canoas/RS - CEP 92110-001

E-MAIL comercial@diariodebordo.net

PERIODICIDADE

Mensal

AS MATÉRIAS ASSINADAS NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DA REVISTA, POIS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES.

EDITORIAL

“O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. O que Deus quer é ver a gente aprendendo a ser capaz de ficar alegre a mais, no meio da alegria, e inda mais alegre ainda no meio da tristeza! A vida inventa! A gente principia as coisas, no não saber por que, e desde aí perde o poder de continuação porque a vida é mutirão de todos, por todos remexida e temperada. O mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. Viver é muito perigoso; e não é não. Nem sei explicar estas coisas. Um sentir é o do sentente, mas outro é do sentidor.”

trecho do romance Grande Sertão Veredas, de João Guimarães Rosa (1908-1967), escritor e diplomata brasileiro.

www.diariodebordo.net

2 EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022
/revistadiariodebordo

Chegamos ao final de 2022. Mais um ciclo se encerra. Nossa cultura criou uma idéia de que quando os ciclos se encerram, tudo volta ao início, à estaca zero... E tudo vai recomeçar! O Bar Esperança é o último que fecha, e esperança é a última que morre. Mas, morre! Não vamos firmar nosso fazer em sonhos e expectativas. 2023 é logo ali. E tudo vai recomeçar? Não! Tudo vai continuar... Então, continuemos...

Recarregue as baterias, muna-se das melhores energias, de todas as forças para fazer. E, então, para finalizar 2022, os nossos colunistas vem com tudo. Évelym Ferreira conta o mais novo lançamento da Disney, e ela é o foco da notícia também e foi escolhida Miss Brasil Fashion Tour Internacional 2023, Fabi Fortes nos conta tudo na sua coluna. Na minha coluna, mais um empreendimento chega a Canoas, a marca carioca Zinzane, em megaoperação no ParkShopping. Nascimento e toda a expectativa da chegada, nas lentes de Sérgio Gonzàlez. Leci da Silva mostra as empresas jubiladas da CICS em 2022.

Férias? Claro! Mude o destino e vá para LondresThiago Soares nos apresenta, na coluna de Turismo, este lugar fantástico. Concertos de Natal, que unem emoção e cultura, sob o olhar da multimídia Làura Schirmer. E as misses? No início do próximo ano, Mia Mamede, Miss Universo Brasil, vai disputar o Miss Universo 2022. E por aqui iniciam as movimentações nos municípios do RS. SimonK será a responsável pela escolha da Miss Canoas e conta os bastidores e a produção para o espetáculo, que vai acontecer no Centro de Convenções do Intercity Hotel Canoas. Miss Universo RS? Contei, não? Será dia 06 de maio, no Centro de Eventos Multiplan do ParkShopping Canoas, com minha assinatura. Querem mais? Tenho certeza que sim. Então, está em suas mãos a Diário de Bordo! Inteira para você desfrutar! Que seja de pura alegria, conhecimento e crescimento.

Um Feliz 2023! Que ele permita a você, sempre, ser feliz! Todo o resto é conquista e depende apenas de cada um de nós.

Venha!

EDITORIAL

Viajando pelo Mundo

Os encantos de Londres

ão há muitas cidades no mundo que possam presumir ou ter tantas histórias e inúmeros lugares de interesse histórico para aqueles que ali vivem ou a visitam. Todavia, firmemente presente no século XXI, por Londres você tem todas elas. Na cidade capital da Inglaterra e do Reino Unido temos quase 2000 anos de história, desde que foi fundada pelos romanos.

Estive visitando nas minhas férias, há

pouco tempo, Londres. Atualmente é a capital cultural do mundo; a monarquia investe pesado neste setor. Não é à toa que eles tem a faculdade mais valiosa do mundo, Oxford. Para os moradores do país, museus, bibliotecas e galerias são gratuitos, e as filas são enormes. Que bacana né? Como disse Malala, no prêmio Nobel da Paz, em 2014: “Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo”, Malala Yousafzai, Nobel da Paz.

4 EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022
N

Alguns restaurantes e hotéis mais exclusivos do planeta, você encontra por lá. Os vestígios da sua história se fazem presentes por todos os lugares que você visitar e ver. A cidade tem um lado histórica e outros ultramodernos, com prédios encantadores. O que causa mais impacto em tudo é a pontualidade dos britânicos no sistema de transporte público. Desde o cabo USB, para você não se desconectar do mundo digital, e os ônibus Híbridos, que não agridem o meio ambiente, com seus horários digitais em displays de chegada em todas as paradas. E pasmem, aceitam cartão de crédito, com o processamento da venda em dois segundos. Uau! Para eles, os meus aplausos!

PS: o Reino Unido saiu da União Europeia por se achar melhor e mais organizado que os outros países que ali se agregam.

EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022 5 VIAJANDO PELO MUNDO | THIAGO SOARES

As grandes possibilidades da cidade de Londres

Londres continua a cidade Monarca mais poderosa do Reino Unido. Por lá encontramos o Adriano, brasileiro, nascido no Paraná, que há nais de 16 anos foi tentar a vida em Londres e venceu seus obstáculos. Adriano, hoje, trabalha com transportes de turistas do mundo inteiro, que desembarcam na capital do Reino Unido e querem conhecer os principais pontos turísticos, bons restaurantes, pubs e lojas badaladíssimas, com as mais famosas grifes do mundo.

Adriano, quando chegou a Londres, iniciou como auxiliar de cozinha francês, na capital britânica. Por lá trabalhou por um ano em outros empregos, oficinas, moto boy e, nessas entregas, ofereceram uma vaga de inspetor de automóveis. De lá para cá a sua vida só vem crescendo. Hoje, Adriano possui uma van própria, para transportes dos turistas que por Londres desembarcam e contratam os seus serviços. Costumo falar que você é o dono do seu destino. Ninguém fará nada por você, somente você mesmo pode fazer. Adriano fez por merece!

Está pensando em tirar férias em Londres, contate o Adriano ao desembarcar!

6 EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022
PELO MUNDO | THIAGO SOARES
VIAJANDO
EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022 7 Recolhemos + de 82 mil toneladas de lixo das ruas. Estamos construindo a Perimetral Oeste, maior obra de mobilidade urbana já realizada pela Prefeitura. Qualificamos 212 professores e reformamos 67 escolas. Construímos o Centro de Atenção à Saúde da Criança. canoas.rs.gov.br/iptu2023 1874 14 - 4 1ªparcelaem 10 fevereiro

DECORAÇÃO

Do rústico ao contemporâneo

Elementos rústicos, como madeira e tijolos, podem ser utilizados de diversas formas na decoração e permitem uma infinidade de combinações, para levar conforto e sofisticação aos ambientes.

Neste ano, todos precisaram se recolher em casa e muitos entenderam a importância de morar em um verdadeiro lar, um local que acolha o morador. Quem não sentia sua residência assim procurou formas para deixar o local mais aconchegante e com sua cara. Um meio de fazer isso é através da decoração. Mesclar elemento contemporâneos com rústicos é uma das estratégias que ganharam destaque em 2020. Elementos mais democráticos, que permitem diversos usos e combinações, como a madeira, continuam no topo.

O arquiteto e designer de interiores William Hanna explica como criar essa conexão para surpreender. Ele explorou

esse conceito, que alia o rústico ao contemporâneo, tendo a madeira como o ponto de destaque, nos dois apartamentos decorados do Moove Home Brasal – com metragens de 119 m² e 69 m² -, o novo lançamento da Brasal Incorporações, em Goiânia. “A madeira é o ponto de conexão dos dois decorados e traz rusticidade. Acredito que elementos rústicos, de uma forma geral, remetem à infância e ao que é bom, trazem lembranças. E isso instiga na pessoa o morar bem”, analisa o profissional.

No decorado de 119 m², a madeira está por todos os lados, desde itens bem perceptíveis, como bancadas, mesas, cadeiras, armários e objetos de decoração, até aqueles que passam despercebidos, como o revestimento em MDF marmorizado nas paredes da sala de estar e jantar. Muitos desses objetos fazem contraponto com itens em metal, como a cristaleira e o painel de televisão, os quais possuem um

8 EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022

organizador de metal dourado e no qual é possível encaixar nichos de madeira.

A luminária com pendentes de metal também contrasta com uma peça rústica decorativa em madeira sobre a mesa de jantar, a qual possui a parte superior em mármore e os pés também em madeira, em um tom mais escuro. O mármore é encontrado ainda no balcão em formato de U na cozinha, que liga a bancada da pia, com a do fogão e outra que pode ser usada para servir os alimentos. Esta última possui uma outra bancada, mais baixa, em madeira, que serve para fazer refeições e comporta até quatro pessoas.

Outro elemento rústico são as

paredes de tijolos de pedra na varanda, que deixam o ambiente mais informal, bem como a ampla mesa de madeira. “O conceito base usado foi mostrar as infinitas possibilidades do apartamento para quem o visitar entender que tudo isso é

possível”, explica William Hanna, responsável pelo projeto. “Por exemplo, o MDF, que lembra o mármore, é uma tendência que tem ótimo custo-benefício e traz contemporaneidade, além de diminuir o uso de materiais naturais”, complementa.

em madeira, que foi colocado sobre a mesa. Ele, por sua vez, conversa com itens deste elemento presentes no armário da cozinha, nas cadeiras da bancada e com uma prateleira formada com distintos tamanhos de nichos colocada logo na entrada do ambiente, revelando sua elegância. “As opções são para as pessoas perceberem que podem ter de tudo dentro de casa, trazer leveza e aconchego, unindo o rústico ao contemporâneo”, resume o arquiteto.

Espelhos

Uma junção bem explorada pelo arquiteto foi o espelho com a madeira, perceptível nas portas dos armários da cozinha e da varanda, na parede de ligação da sala de jantar e cozinha e em outra que divide a parte interior do apartamento com a sala de estar. “Muitos usam o espelho de forma apenas decorativa, para ampliar o ambiente, mas neste decorado eu quis casar com a madeira, para dar mais aconchego”, ressalta ele.

Já no decorado de 69 m², a madeira, que se destaca no quarto

do casal, aparece em um elemento diferenciado como desenho, que se assemelha a uma espécie de teia ou palha usada na cabeceira da cama e nas portas do guarda-roupas. “Foi uma marcenaria bem aplicada, com um material mais claro, com a textura de palhinha, e com MDF marmorizado na parte inferior. Para dar uma sensação de antigo, de bem-estar”, detalha William Hanna, que, no outro quarto do apartamento, usou a madeira em nichos.

Acima da mesa de jantar desta unidade também existe uma luminária de metal que contrasta com um grande colar decorativo

EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022 9
DECORAÇÃO

A moda Zinzane

Na inauguração da Zinzane encontro com SimonK, nossa especialista em moda. A meu pedido, produziu looks e fotos especiais para esta matéria.

Vejam o relato da SimonK sobre a moda Zinzane: “Adorei a moda da Zinzane. A coleção primavera-verão está repleta de cores variadas, muita estampas e itens essenciais para seu guarda-roupa. São vestidos, blusas, saias, acessórios, que fazem toda a diferença na composição do seu look. Vestidos de couro, cores terrosas e muito brilho também estão presentes nessa coleção e podem ser incluídos no seu dia a dia como peçachave. Vejam algumas sugestões que escolhi para vocês. Ousem nesse verão!”

10 EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022
Bebeto Azevedo com participação especial de SimonK
Social
EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022 11 SOCIAL | BEBETO AZEVEDO + SIMONK

As frutas e todas as suas variações devem ser exploradas

Consumir frutas diariamente nem sempre é tarefa prática, mas elas precisam estar presentes na nossa alimentação diária, se possível em todas as refeições. No mínimo em três refeições diárias é fundamental atingir esse consumo, assim o organismo obtém fibras, água, vitaminas e minerais suficientes para manter as suas funções. Também é importante a variedade. Cada fruta possui um tipo de vitamina ou mineral e tem variações na quantidade de água.

Segundo publicado no Formosa Portal, na coluna de Janaína Feitosa, para o bom funcionamento do seu organismo, garantindo os nutrientes necessários, vale

mesclar as frutas in natura com alimentos que contam com a participação delas. Geleias, sucos naturais, frutas secas e até mesmo sorvetes são formas diferentes de consumir as porções diárias, variando no sabor.

Segundo os especialistas, algumas regras, no entanto deve ser seguida para que a equivalência seja eficaz. Sucos devem ser naturais e não podem ser coados. Passando pela peneira diversos benefícios das frutas, como as fibras necessárias para o funcionamento do intestino e para a manutenção da glicose e do colesterol, são perdidas. Ainda de acordo com a coluna, nos sucos, sempre opte por sucos naturais e a ingestão seja feita logo depois

12 EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022 VIDA&SAÚDE
Por Leci da Silva

do preparo. Não se esqueça: as vitaminas hidrossolúveis, como a vitamina C, por exemplo, são facilmente perdidas. Por isso, quanto menor for o intervalo entre a preparação e o consumo, melhor o aproveitamento.

Prefira sorvetes que são obtidos das próprias frutas, para que as vantagens se aproximem das frutas in natura. Só preste atenção para a presença de açúcar e gordura na composição deles. Geleias, de preferência sem açúcar,

certificando-se que não sejam repletas de adoçantes, pois fazem com que se perca a característica natural. Escolha geleias que sejam doces apenas pelo sabor da fruta.

As geleias contribuírem nutricionalmente com a alimentação; procure consumir diariamente, pelo menos na quantidade de uma colher de sopa.

A geleia não deve substituir todas as porções de frutas do dia. Pode ser trocada apenas uma vez, devido à grande perda de nutrientes no

preparo. Mas o doce vale como opção para dar sabor a alimentos como pães, torradas e bolachas.

Frutas secas apresentam menos variedades das versões in natura, essa é a desvantagem. Frutas secas precisam ser bem acondicionadas, para manter as características nutricionais das versões naturais. Guardadas dentro de potes hermeticamente fechados, na geladeira, evitam a deterioração por fungos e mantém a qualidade nutricional do produto.

EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022 13
VIDA&SAÚDE

Torta de damasco e nozes

INGREDIENTES

Massa: - 5 claras - 3 gemas - ½ xícara de chá de adoçante dietético em pó, próprio para forno e fogão - ½ xícara de chá de leite desnatado - 1 colher de sopa de margarina light - 1 xícara de chá de farinha de trigo - 1 colher de sopa de fermento em pó

Recheio: - 1 xícara de chá de leite em pó desnatado - 1 e ½ xícara de chá de água - 150g de nozes moídas - 2 colheres de sopa de aveia em flocos finos

Cobertura: - 200g de damascos secos - 2 xícaras de chá de água - 4 colheres de sopa de adoçante dietético em pó, próprio para forno e fogão - 12 metades de nozes para enfeitar

MODO DE PREPARO

Massa

Bata as claras em ponto de neve e vá adicionando as gemas, uma a uma. Acrescente o adoçante e bata mais um pouco. Enquanto isto, ferva o leite com a margarina e vá alternando com a farinha de trigo e batendo em velocidade baixa até incorporar todos os ingredientes. Retire e adicione o fermento em pó. Coloque em uma fôrma de bolo (26cm de diâmetro), untada com margarina, e asse em forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até que colocando um palito ele saia seco. Retire, espere amornar e desenforme.

Recheio

Misture os ingredientes e leve ao fogo até ficar um creme. Retire e espere amornar. Corte a torta ao meio e recheie.

Cobertura

Deixe os damascos de molho na água por 2 horas. Leve ao fogo com o adoçante e cozinhe por cerca de 15 minutos ou até amolecer bem. Espere amornar e bata no liquidificador até ficar uma pasta. Cubra com a pasta de damasco e enfeite com as nozes.

14 EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022
GASTRONOMIA&SABOR
assina em baixo! Essa Danrlei +1500 instalacoes em todo RS! Orcamento gratuito! (51)9 9676.3061 Economize ate 95 na sua conta de luz! % “ Agarre a chance de economizar na conta de luz e ajudar o meio ambiente com energia solar ”

Social

Zinzane chegou no ParkShopping Canoas

A Zinzane é uma marca de moda que nasceu em 2002, no Rio de Janeiro, na charmosa Babilônia Feira Hype. A mais nova loja da marca chegou a Canoas no RS, no maior shopping sustentável da América Latina, o Parkshopping Canoas.

A moda Zinzane tem identidade. Revela cores, estampas e modelagem que valorizam a mulher. Aquela moda bem carioca, que as mulheres amam, agora se espalha Brasil afora. A marca tem 150 lojas próprias, espalhadas por 24 estados do Brasil, e loja online. Apaixonada por cores e pela natureza, aposta em variadas estampas e itens essenciais do guardaroupa, em modelagens do PP ao XG.

São vestidos, blusas, saias, acessórios e muito mais para diversas ocasiões, do dia à noite. Todas as semanas chegam às lojas novos produtos exclusivos, prezando pela qualidade, conforto e bem-estar no vestir, por um preço que vale a pena.

16 EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022
EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022 17 SOCIAL | BEBETO AZEVEDO + SIMONK
ACESSE Acesse matriculas.nd.org.br ou utilize o QR Code ao lado e faça já a sua inscrição para a escola mais acolhedora e completa de Canoas VENHA FAZER PARTE DA FAMÍLIA AUXILIADORA AGENDE UMA VISITA E VENHA NOS CONHECER! (51) 3462.8600 (51) 9 9877-8932 auxiliadora@auxiliadora.net Entrada pela Rua Farias Brito, Centro de Canoas/RS INSCRIÇÕES ABERTAS Acesse www.auxiliadora.net e conheça mais sobre o melhor colégio de Canoas! EDUCAÇÃO INFANTIL - ENSINO FUNDAMENTAL - ENSINO MÉDIO - TURNO INVERSO É APRENDIZADO ���A ! MUITO MAIS QUE �������� PARA TODA A /ndauxiliadora @auxiliadorand w w w.a u x i l i a d o ra n e t ACOMPANHE AS ATIVIDADES DO CMA NAS REDES SOCIAIS CURTA. COMENTE. COMPARTILHE. Colégio Maria Auxiliadora

Psicologia

O lazer produtivo

semana? Você fazendo isso aproveitará apenas 2 dias de 7. Se você viver 70 anos, terá aproveitado apenas 20 anos e os outros 50 terá jogado no lixo. Sendo assim, o lazer ao longo da semana, além de ajudar a performar melhor, também fará você aproveitar mais do que apenas 2/7 da sua vida. Pense bem nisso.

Geralmente, quando falo que o lazer pode ser produtivo, meus clientes de alta performance bugam. Pessoas que estão acostumadas a viverem trabalhando costumam encarar o lazer como algo que as afasta dos seus resultados. Claro, todos entendem a importância de fazer atividades que relaxam e que divertem, mas se costuma pensar que o relaxamento é o contrário da produtividade. Isso está errado.

Começo desmistificando essa ideia compreendendo o que é produtividade. Você sabe o que é produtividade? Ser produtivo não é ser ocupado. Muito pelo contrário, é conseguir ter bons resultados gastando menos recursos, como tempo, energia e dinheiro. Produtividade é atingir objetivos de forma mais rápida, direta e de extrema qualidade. “Beleza Bernardo, entendi... mas o que isso tem a ver com lazer?” Vem comigo que te explico.

O lazer tem uma função muito importante no nosso cérebro.

De acordo com a neurociência, o lazer, ou atividade prazerosa, libera componentes químicos que servem para “limpar” as conexões neuronais e permitir que os neurônios performem melhor após certo tempo. Sabe aquela sensação de cabeça pesada por causa do estresse? Então, o lazer tem a função de aliviar esse peso e fazer com que a sua mente volte a ter resultados melhores. Ou seja, o lazer te permite ser mais produtivo por conseguir manter a capacidade cerebral melhor por certo tempo.

O que você levaria 1 hora para fazer com a cabeça “pesada”, você levará 20 minutos de cabeça “leve”. Isso sem considerar que o estresse é acumulativo e piora o funcionamento cerebral ao longo dos dias da semana. Por isso que você chega na sextafeira esgotado, porque você não introduziu o lazer produtivo ao longo dos dias, apenas no final de semana.

Falando nisso, já imaginou aproveitar apenas o final de

Não recuse aquele convite para um café com as amigas no final da tarde. Faça uma pausa e vá para a rua tomar um banho de Sol por apenas 5 minutos, sem o celular, e deixe a sua mente entrar em um estado de relaxamento, mesmo que por pouco tempo. Fazendo isso, você verá o poder que o relaxamento e o lazer têm na sua produtividade. Vá por mim, você não voltará atrás depois de vivenciar essa escolha.

20 EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022

Os Chás, como fonte de vida e saúde

Além de apresentar inúmeros efeitos positivos à Saúde, os chás são um forte aliado contra o frio.

Foi-se o tempo em que, no Brasil, os chás eram consumidos apenas para ajudar a curar desconfortos intestinais, gripes e outros problemas relacionados com a saúde. A despeito da cultura de remédios naturais, os chás começam a ganhar status semelhante ao do vinho no País.

Quando foi levado da China para a Europa, a partir de 1610 - a princípio pelos holandeses e depois pelos ingleses, que difundiram a sua tradição no Ocidente -, o chá era uma bebida nobre, que custava caríssimo. Com o passar do tempo, o ritual de beber chá popularizouse entre os europeus, sobretudo entre os ingleses.

No Brasil, a tradição “nobre” difunde-se a passos largos. O chá é uma bebida estimulante e, quando bebido puro, tem quase zero de caloria. Seus principais efeitos são: combater o envelhecimento das células, reduzir o risco de câncer (principalmente de esôfago e estômago), doenças do coração, gastrite e derrame cerebral, ajuda a fortalecer os ossos e a controlar a pressão arterial.

Consta que a árvore do chá foi descoberta, no ano 2737 A.C., por acaso, quando o imperador chinês Shên Nung, mais conhecido como o “Curandeiro Divino”, dava um

passeio pelas suas propriedades. O Imperador teria pedido, a determinada altura, que seus servidores lhe fervessem um pouco de água, enquanto descansava à sombra de uma árvore. Pois seria precisamente dessa árvore que uma folha soltou-se e caiu dentro da taça de água fervida. Não tendo reparado, o Imperador bebeu desse

primeiro chá, sendo dessa forma que nasceu a primeira chávena de chá.

Consta, igualmente, que teria sido este imperador que criou a medicina natural, ou ervanária, testando ele próprio uma enorme variedade de bebidas medicinais à base do chá.

22 EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022 VIDA&SAÚDE

Segundo alguns textos ligados à medicina natural, chás e infusões podem aliviar inúmeros tipos de mal-estar:

Dores de cabeça - Erva cidreira, camomila, alecrim, sálvia Calmantes - Tília, Manjerona, Flor-de-laranjeira. Antifadiga - Tomilho, Alecrim.

Dores menstruais - Salsa, Açafrão. Ansiedade - Camomila e raiz de Valeriana Ressaca - Menta, Urtiga. Soluços - Hortelã-pimenta

Informação nutricional dos chás

O chá é composto por alguns estimulantes, como a cafeína, podendo, por isso, acelerar a frequência cardíaca, avivar a mente e facilitar a função respiratória. Os taninos presentes no chá, por seu lado, podem impedir uma adequada absorção de ferro, se o tomar junto às refeições.

Deve evitar-se que as crianças menores bebam chá, pois os elementos químicos nele contidos podem provocar algum desgaste no aparelho digestivo. Além disso, é importante referir que estes taninos também mancham os

dentes. Mas, talvez a principal qualidade benéfica do chá resida num composto químico denominado por bioflavonóide, cuja ingestão elevada atua como um antioxidante forte, que reduz o risco de doenças cardíacas.

Para que a preparação do chá mantenha todas as riquezas e sabor da planta, existem alguns cuidados a considerar:

1. Encha uma chaleira com água fresca e agite para oxigenar. Se a água for muito rica em minerais (calcário, por exemplo), deverá usar-se água engarrafada.

2. Enquanto a água aquece, escalde o Bule onde irá servir o chá. Sempre que possível, opte por recipientes de porcelana ou vidro, pois não

alteram o sabor do chá.

3. Quando a água começar a ferver, introduza o chá. Coloque uma saqueta por chávena ou três por bule.

4. Assim que a água ferver, desligue o fogo. Tenha em conta que, quanto mais água ferve, mais oxigênio perde, o que diminuirá a qualidade do chá.

5. Coloque o chá no Bule e deixe repousar durante 5 minutos.

6. Se pretende preparar um chá mais forte, aumente a quantidade de chá e deixe repousar por menos tempo. Deve ter sempre o cuidado de não deixar o chá repousar por mais de 6 minutos, pois tornará o sabor muito amargo.

EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022 23
VIDA&SAÚDE

Social

Concurso Miss Canoas 2023

Canoas é conhecida como a “Terra do Avião”, naturalmente em referência a instalação do Terceiro Regimento de Aviação Militar (RAM) em 1937 - hoje ALA 3, decisiva para a emancipação da cidade. Porém, também poderia ter recebido este título pela quantidade de mulheres lindas, que saíram da cidade para brilhar nos quatro cantos do mundo, lembrando que no Brasil é comum associar beldades à aerodinâmica de um avião. “Mulher Avião”, no popular, é um termo que identifica a beleza feminina. Canoas foi formada por diversas etnias, como italianos, alemães, árabes, palestinos, ucranianos, portugueses e africanos, desenvolvendo uma população que se destaca pela bela aparência e diversidade visual.

Beleza nas alturas - O primeiro “avião” decolou em 1964, com Ieda Wobeto, no pioneiro concurso Miss Canoas, realizado na cidade. Ieda permanece uma linda mulher e ficou famosa em todo o Brasil ao participar, e virar finalista, do reality show “Big Brother Brasil 17”. Outra beldade nascida em Canoas, Andrea Mognon, foi escolhida nos anos 1980 como uma das bailarinas do Fantástico, na inesquecível abertura das mulheres futuristas. A experiência, aos 18 anos, possibilitou trabalhos pelo mundo e participações em novelas na Globo, como “Vira-Lata”. Hoje mora no Rio de Janeiro e lançou o seu curso online “Fórmula da Juventude”. Também é criadora do curso “Dieta do Prazer”. Tatiane Possebon, mais uma vez confirmou a fama da cidade de mulheres lindas. Miss Canoas, Miss Rio Grande do Sul e Miss Brasil, representou o pais no Miss Globo Internacional 1994,

24 EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022
Aperte os cintos para uma viagem ao mundo da beleza
EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022 25 SOCIAL | SIMONK
Ieda Wobeto, foi eleita a primeira Miss Canoas em 1964

realizado em Istambul, Turquia, no dia 1º/07/1994. Atualmente faz parte das “Possebon Sisters”, junto a outras lindas irmãs, com sucesso internacional, com milhões de seguidores nas redes sociais.

Inspirado pela trajetória destas mulheres vitoriosas, a cidade vai retomar o concurso “Miss Canoas” com o glamour do passado. O projeto pretende resgatar a história da cidade e a nostalgia dos concursos de beleza, além de divulgar o potencial de Canoas como importante polo turístico voltado à natureza (ecoturismo e náutico). A cidade tem 124 praças e Parques e a Prefeitura preserva o patrimônio histórico. Cinco prédios já foram tombados. Canoas é hoje, um dos polos industriais mais importantes do Brasil, com o terceiro maior PIB do Rio Grande do Sul, atrás apenas de Porto Alegre e Caxias do Sul, e 41º entre todas as cidades brasileiras, com uma economia baseada em serviços, comércio, indústria da transformação e logística.

No Miss Canoas 2023 vamos aterrissar em um nostálgico concurso, com as candidatas concorrendo com maiôs inspirados nos anos 1960, lembrando o início do concurso na cidade, e com trajes que remetem ao visual dos aviões que identificam Canoas. As marcas, que assinarem este evento como parceiras comerciais, estarão associando seus produtos à beleza e à moda e a uma cidade que tem se destacado pelo progresso e pelo desenvolvimento, o que concretiza o município como um dos mais importantes para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul e da região Sul do Brasil. Embarque imediato no portão B de beleza e boa viagem.

26 EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022 SOCIAL | SIMONK

Com essas palavras,

empresária

CAPA
“ Eu sempre me orgulhei de ser multitarefas e ‘dar conta de tudo”
a dinâmica
Michelle Manfroi falou à Revista Diário de Bordo.

Michelle Dudek Manfroi, uma mulher de muitas facetas

Por Leci da Silva

Michelle é cirurgiã-dentista, com 26 anos de experiência na face humana. Além do lado profissional, um mix de talentos (mãe, mulher, profissional, namorada, mochileira, palestrante, consultora de visagismo, youtuber, podcaster, influenciadora, amiga, festeira, meditativa, conectada e desconectada e extremamente dedicada) tudo isto faz de Michelle uma mulher especial. “Hoje, tenho orgulho de escolher as minhas atividades; aprendi a dizer os ‘nãos’ necessários para que eu pudesse dizer mais ‘sins’ para mim e para o que realmente acredito que vale a pena. Minha vida é um mix entre profissional e pessoal e as duas atividades misturam-se tanto, que eu não saberia separar as duas versões. E isto é o que eu mais gosto, pois sempre acreditei que somos uma, apesar de muitas. Somos uma pessoa que tem vários papéis.

O meu melhor papel é ser eu mesma em tudo que faço, como amiga, filha, irmã, mãe, namorada ou profissional; como a visagista que presta consultorias de imagem em ênfase

no ser; como a professora nos cursos de pósgraduação de odontologia, profissão que me deu toda a base para ser uma visagista capacitada; como palestrante para mulheres sobre autoconhecimento e autoestima; como influenciadora digital, conversando com milhares de pessoas diariamente; como ex paciente oncológica, que abraçou a causa e incluiu este propósito na sua jornada. Em todas estas versões é apenas a Michelle, ou a Michi, ou a Mi que está ali, dando o seu melhor possível dentro do que ela entende como vida”, relatou.

De acordo com Michelle, mesmo exercendo múltiplos papéis, a sociedade é mais um destes. Sua responsabilidade com a sociedade é tornar-se um ser humano melhor e transmitir isto a todos que passam por ela, principalmente para a sua filha Malu. “Acredito que viver em sociedade é fazer o melhor nas minhas ações individuais, aquelas que ninguém vê ou aplaude, mas que fazem o meu sono ser leve”, afirma.

EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022 29
CAPA

Quando se fala de tristeza, alegrias e sucesso, nossa entrevistada revela que sempre se pergunta o que é sucesso? A duras penas aprendeu que sucesso não tem a ver com o que os outros pensam da gente e sim com o que nós mesmas pensamos. “Entendi que mesmo os meus maiores desafios, que são vistos como derrotas, tornaram-me uma pessoa melhor e, com isso, bem-sucedida. Acho que tem mais a ver com o nosso olhar mesmo. Já tive alegrias que duraram apenas um instante e tristezas que me fizeram sorrir por dias depois de ter passado por elas. Assumir nossas conquistas também é um desafio, pois tendemos a olhar muito mais para aquilo que superamos. Acredito que a minha maior conquista foi tornar-me mais tolerante com as minhas expectativas, aceitar que sou uma pessoas possível e nem sempre perfeita aos olhos dos outros. Aprender que não vou agradar a todos e, por vezes, nem a mim mesma. Aprender que não tenho controle do que está fora de mim. Isso gera em mim uma grande felicidade. Já as derrotas e tristezas ficam tão pequenas, que nem valem a pena serem lembradas. Aprendi a fazer belas caipirinhas com os limões da vida”, relata.

Elegante e extremamente competente em tudo que faz, Michelle Manfroi nos conta um pouco de sua trajetória profissional através de youtube, instagram e outras mídias e/ou redes sociais. “Sou uma influenciadora digital e não poderia deixar de ser grata às redes sociais por ter chegado tão longe com o meu trabalho, pois isto não aconteceria tão facilmente, mas ninguém me convence que o mundo virtual é melhor do que o presencial. Amo olhar nos olhos, tocar e abraçar as pessoas. Desde 2020, com a pandemia, eu tornei meus atendimentos 100% digitais, pois sei que ele é efetivo e não

Nele me sinto em casa e nem percebo que estou trabalhando. Sinto que consigo ser eu mesma, com liberdade para fazer as minhas múltiplas versões, de onde quer que eu esteja”, confessa.

perde em nada a qualidade, além disso, consigo atender clientes do mundo todo, levando o benefício da minha mensagem para todas, baixando o custo de deslocamento delas, que não precisam voar até mim ou eu até elas para receberem os atendimentos. Isto é muito legal. Mas meu trabalho hoje envolve aulas e palestras pelo Brasil e eu gosto das presenciais. Sinto-me mais conectada com as pessoas e sinto que a minha voz toca de maneira mais profunda quando estamos próximos”, afirma. Michele revela, ainda: “O online facilita muito, mas o presencial é insuperável, na minha opinião. Não existe um lugar melhor do que o outro, mas o Instagram tem meu coração, pois é o local onde atuo desde 2014 e tenho maior aptidão.

Quando perguntada sobre a família ser o sustentáculo da sociedade e indispensável para a sobrevivência dos seres humanos, Michelle responde que: “Minha família de origem, pais e irmãos, é uma família que eu me orgulho muito e que sempre me inspirou; vivemos alegrias e conquistas juntos e vivemos derrotas e tristezas juntos também. Esta palavra nos define como família: juntos!”, revela. Michelle relata, ainda, que, além deles, construiu a sua família com Malu, sua filha. “Hoje moramos eu e ela e com algumas visitas do meu namorado, que mora em Campinas. Além disso, a Malu fica parte do tempo na casa do pai e nestes dias eu tenho meus momentos de solitude, que amo. Nada convencional, diferente do que vi na minha trajetória familiar, mas entendi que família é o lugar que escolhemos estar. Sou uma viajante assídua, e faço dos lugares que viajo também a minha casa. Muitos amigos são parte desta família, que construí no decorrer desta estrada. Meus melhores momentos são num churrasquinho, na casa dos meus pais, com todos reunidos. Não tenho dúvidas disso. Fora o sorriso e abraço da Malu, que compensam qualquer dia ruim”, afirma.

Com ideais voltados à família, crescimento profissional e seriedade em tudo que se propõe, Michelle revela sua satisfação por conseguir aliar sua realização profissional à de mãe e cidadã. Acredita, ainda, ter atingido quase todos os objetivos de sua vida, desejando, apenas, continuar sendo útil em seu trabalho, na vida pessoal e dedicar um pouco mais de tempo para viajar com a família pelo mundo. “Amo viajar. Um carro, um vidro aberto e o

30 EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022
CAPA
“Acredito que viver em sociedade é fazer o melhor nas minhas ações individuais, aquelas que ninguém vê ou aplaude, mas que fazem o meu sono ser leve”

vento no rosto são uma das coisas que mais me dão prazer na vida. E amo arrumar malas! (Risos) Quase ninguém gosta, né?! Eu amo e faço super bem. Já vivi 45 dias com apenas uma mochila nas costas pela Europa e morei num carro pequenininho por 1 mês inteiro na Austrália. Acho que isso me trouxe experiência em ser criativa nos looks de viagem. Amo sentar com amigos num barzinho. Adoro estudar”, relata.

Considerando sua vida, suas atividades, seu conhecimento, suas ideias, para concluir, Michelle Manfroi deixa uma mensagem aos nossos leitores da Revista Diário de Bordo. “Vou parafrasear meu pai, que me escreveu no meu último aniversário: ‘Ela é do mundo e o mundo parece ser pequeno para ela. Não adianta colocar montanhas em seus caminhos, ela faz pedrinhas e segue adiante’. Esta frase é tão eu, que eu quero deixar um pouquinho de mim em cada um de vocês que estão lendo esta mensagem. Façam o mundo ser pequeno frente à coragem de vocês. Muitos falam em construir castelos, mas às vezes, a gente precisa mesmo é quebrar os grandes castelos e construir pequenas casinhas, tijolinho por tijolinho. Não é o tamanho que importa”, conclui.

Fotógrafo: Giovani Misturini

Make: Maison de Lionne

Produção: Michelle Manfroi

Veste: Le Liz Blanc Park Shopping

CAPA

Mundo a Vapor apresentou ao público a primeira roda gigante temática do mundo

O Parque Temático Mundo a Vapor participou com stand próprio no Festuris Gramado, a maior feira de negócios turísticos da América Latina.

Otradicional empreendimento, com sede em Canela/RS, levou para dentro do evento uma cabine para apresentar o seu novo atrativo: a Roda Gigante Serra Gaúcha, que será instalada junto ao parque, em parceria com a Interparques Holding.

Entre as ações realizadas nos dois dias de feira, esteve uma mentoria para profissionais

do turismo e uma coletiva de imprensa para jornalistas nacionais e estrangeiros. Na ocasião, detalhes inéditos do projeto de expansão do Mundo a Vapor e a instalação da roda gigante foram apresentados por Lenise Urbani (CEO do Mundo a Vapor), Cícero Fiedler (Diretor da Interparques) e Aldair Machado (Diretor do Grupo Pianura).

32 EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022
EMPREENDIMENTO&NEGÓCIOS

Entre as ações realizadas nos dois dias de feira, esteve uma mentoria para profissionais do turismo e uma coletiva de imprensa para jornalistas nacionais e estrangeiros. Na ocasião, detalhes inéditos do projeto de expansão do Mundo a Vapor e a instalação da roda gigante foram apresentados por Lenise Urbani (CEO do Mundo a Vapor), Cícero Fiedler (Diretor da Interparques) e Aldair Machado (Diretor do Grupo Pianura).

Após a apresentação, o Prefeito de Canela, Constantino Orsolin, usou da palavra e salientou a importância deste novo empreendimento para

Sobre a Roda Gigante Serra Gaúcha

A Roda Gigante terá 52 metros de altura e será uma das estruturas mais altas da Serra Gaúcha, possuindo 32 modernas cabines de alta tecnologia e automação. As cabines também serão tematizadas dentro de um storytelling que está em construção e será apresentado ao público na inauguração do atrativo, ampliando ainda mais o ineditismo da proposta.

O investimento total será de cerca de R$ 60 milhões em todo o complexo, metade disso na implantação da Roda Gigante. Todo o aporte financeiro que está sendo feito é privado e em terrenos próprios. São esperados cerca de 300 mil visitantes no primeiro ano, mas a capacidade de operação do novo atrativo será ainda maior.

toda a Serra Gaúcha, fortalecendo a oferta turística e a geração de emprego e renda no município. A Roda Gigante Serra Gaúcha tem previsão de inauguração para outubro de 2023, sendo a

primeira do gênero no Estado e uma das poucas existentes no Brasil. Além disso, é a única roda gigante temática do mundo a que se tem conhecimento, segundo os empresários.

O início das oras de ampliação do Mundo a Vapor está previsto ainda para o final de 2022 e representa um aumento de 1.500 metros quadrados na área externa do parque. A Interparques Holding, parceira na instalação da Roda Gigante Serra Gaúcha, é uma empresa pioneira na implantação

e operação de rodas gigantes no Brasil, com operações em Balneário Camboriú/SC e São Paulo/SP. O projeto de expansão do Mundo a Vapor é assinado por Carlinhos Volk, enquanto o projeto da Roda Gigante Serra Gaúcha vem sendo desenvolvido por uma equipe de profissionais multidisciplinares.

EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022 33
EMPREENDIMENTO&NEGÓCIOS

Adeus ano velho, 2022, feliz ano novo, 2023. E O QUE VOCÊ FEZ?

Esta matéria tem como objetivo trazer uma reflexão sobre a cobrança que temos na nossa vida (profissional, física e mental) a cada mudança de ano no nosso calendário.

Oano é 2022 e elaboramos metas e objetivos, buscando uma pretensão nos resultados, sem ação alguma, em muitas situações.

Determinamos, mentalmente, e partimos para colocar na prática, mas a rotina, o trabalho, a família, nos faz desviarmos dos objetivos traçados no início de cada ano. Então perguntamos, COMO CUMPRIR ESSAS METAS? Minha sugestão é começar com metas reais e trago aqui o exemplo da meta sobre atividade física.

Uma pessoa que nunca caminhou na vida, ou algum dia já jogou futebol, fez dança, ginástica, luta, ou treinou em alguma academia, qualquer que tenha sido sua experiêcia com exercício, mas em 2022 pode ser considerado sedentário, por motivos que já citei acima.

O ano mudou, ele vai lá e se matricula em uma academia, como se lá fosse o local onde todas as suas expectativas e metas serão atendidas. QUEM NUNCA FEZ ISSO?

Vou treinar cinco vezes na semana, na primeira semana ele já não treina pois devido aos excessos de festas de final de ano, não acha bom começar, já que a meta estabelecida era para ser cinco dias. Então vem CARNAVAL, DIA DAS MÃES, PÁSCOA, DIA DA NOSSA SENHORA APARECIDA e chegou o Natal, de novo.

E O QUE VOCE FEZ? A resposta é: o quanto de dedicação para vencer o cansaço, o quanto realmente quer isso na sua vida, o quanto de compromisso consigo mesmo para realizar essas ações, para, através delas, buscar o resultado determinado no início de ano? Seja profissional, seja físico, seja espiritual?

QUER FALAR OUTRO IDIOMA? QUER EXPANDIR SEUS CLIENTES NA EMPRESA? Busque bons profissionais para te ajudar.

QUER TREINAR? NÃO se matricule apenas em uma academia, mas invista seu tempo e dinheiro em profissionais que estudam, que são formados e não priorizam festas, bebidas e “shapes’’ apenas.

34 EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022

Invista em profissionais que reinvestem seu dinheiro. Que ESTUDAM, fazem cursos e compram livros e colocam seu conhecimento na prática.

Valorizar profissionais irá te elevar para outro nível; bons empresários são saudáveis e obtém muito mais lucros cuidando da sua saúde física e mental através do exercício; faça valer a pena o tempo dedicado para se cuidar.

Temos uma tendência a pagar caro em um bem de produto, como bikes, esteiras entre outros, e em um bem de serviço desvalorizar, como academia, personal, avaliação, nutricionistas, massagistas, etc. Achar o profissional desnecessário é um grande equívoco, pois os resultados são muito diferentes.

MEU CONVITE é que, junto com novas metas, possamos construir novas mentalidades. Se você não conseguiu este ano cumprir metas de 2021, não se culpe, passamos por períodos difíceis, muitos de nós com perdas irrecuperáveis de pessoas ou situação financeira, e estamos aqui para mudar o que acharmos melhor.

COMECE SUA MUDANÇA HOJE. Se seu objetivo é caminhar, caminhe dois dias; se é ler, leia duas páginas por dia; treinar na academia, faça dois treinos por semana e após, mais um... ASSIM, em 2023 você será uma pessoa que conseguiu cumprir suas metas e objetivos.

FELIZ 2023! E O QUE você fará?

EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022 35
PERSONAL TRAINER | ELIS SOARES

Cardeal do Sul, o guerreiro dos Pampas

O

tão encantador se o

OCardeal do Sul é aguerrido, belo, valente, encantador, mágico. Um espetáculo de canto, que ecoa de leste a oeste, norte ao sul do Estado, impondo respeito e admiração. Estamos falando do Cardeal (Paroaria coronata). Seu nome deriva do topete de coloração avermelhada, semelhante à vestimenta do religioso homônimo.

Comprimento de 18,5 a 20 cm, de asa 9,5cm e cauda de sete a oito cm. Cabeça vermelha com topete, dorso cinza e ventre branco. Em alguns exemplares, malnutridos,

a cor tende a ficar um vermelho pálido, quase um laranja. A parte dorsal, inclusive a cobertura da cauda, é cinzenta e a parte inferior, ventral, é esbranquiçada. Íris escura e tarsos plúmbeos. Os jovens apresentam a cabeça cor de telha com topete e as partes superiores amarronzadas, a plumagem adulta definida somente se estabelece no segundo ano de vida.

Machos e fêmeas são iguais na aparência. Referências quanto ao tamanho do pássaro, cor do topete, largura do babador carece de fundamentos e são duvidosas.

O que vale, na prática, é a análise comportamental dos pássaros feita pelo criador. É necessária muita observação. Aqueles pássaros que parecem formar um casal devem ser aproximados e, aos poucos, colocados lado a lado. Se houver agressividade de ambos os cardeais, eles devem ser imediatamente isolados. Habita em campo aberto, em árvores altas, capões de mato e beira de rios.

36 EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022 VIDA ANIMAL
pampa gaúcho não seria
Cardeal
esta
Possui hábitos alimentares onívoros. Nutre-se de uma grande variedade de sementes, insetos e frutinhas. Em época de reprodução, seu suprema,
do Sul,
criatura
não habitasse tal ambiente.
Por Leci da Silva

regime alimentar passa a ser exclusivamente insetívoro. Esta azáfama se intensifica com o nascimento dos filhotes e prolonga até os mesmos atingirem vinte dias de vida.

No período reprodutivo, que ocorre no início da primavera, os cardeais vivem estritamente aos casais, sendo fiéis a um território, que o macho defende energicamente contra a aproximação de outros exemplares da mesma espécie e, muita vez, não tolera a aproximação de qualquer outra ave. Há relatos até de um macho atacando um Graxaim, espécie de raposa, muito comum no interior gaúcho, principalmente habitando o campo aberto. Preparam o ninho com raízes, talos, crinas e pêlos de animais, o enfeitando com musgos.

Tem forma de tigela ampla, geralmente localizado em árvores altas.

O casal divide as tarefas de construção do ninho. Contudo, o macho tem a incumbência de escolher o local. A postura consta de três a quatro ovos, excepcionalmente dois ou cinco, de corpo branco com rabiscos verdes. Realizam até três posturas durante uma estação de cria. É uma espécie produtiva, daí explica-se o fato de existir uma quantidade razoável da espécie em habitat natural.

O período de incubação dura de 13 a 15 dias, sendo os ovos chocados somente pela fêmea. Em alguns casos o macho pode participar da incubação, durante efêmeros turnos. Os filhotes abandonam

o ninho com 17 dias após o nascimento e os pais permanecem alimentando-os por três semanas. Com relação ao canto, é um cantor de altíssima estirpe. Canto forte e grave, com uma cadência de curtos assobios. O mais comum são cardeais de quatro notas. Possui um gorjear dobrado, rouco. O canto, muitas vezes, é emitido em conjunto pelo casal.

Este foi um breve relato sobre o Cardeal. Agora cabe a nós preservamos a espécie, para que continue encantando as futuras gerações de criadores, observadores, enfim, gente que goste da natureza.

EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022 37
VIDA ANIMAL
38 EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022

Social em Fotos

Chegando a Maria Cecília

Alessandra Heineck e Leandro Telles receberam, na Associação Leopoldina Juvenil, parentes e amigas para o chá de fralda da Maria Cecília, que está chegando esse ano! Parabéns pela recepção e por esse momento especial na vida de vocês dois. Seja muito bem-vinda, Maria Cecília!

40 EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022
Alessandra Heineck Alba, Alessandra e Janice Heineck Alessandra Heineck
EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022 41
Leandro Telles e Alessandra Heineck Krapf Claudia Telles, Alessandra Heineck e Vania Telles Mariana Ferreira, Alessandra Heineck, Cristiana Ferreira, Ariane Heineck e Catarina Ariane Heineck, Aurora, Leandro Telles, Alessandra Heineck, Catarina e Ricardo Jardim Juliana Vargas, Bruna Viezzer, Susana Fraccaro, Alessandra Heineck, Juliana Baino, Camila De Lara e Daniela Boldrini Rafaela Barros, Cristiana Ferreira, Alessandra Heineck e Kelen Persch
SOCIAL EM FOTOS | SÉRGIO GONZÁLEZ
Andréia Leão, Sheina Tortorella, Alessandra Heineck, Mariana Schnepfleitner e Caroline Fontoura

Social

Gente em foco

Graça Boites e Fernando Carvalho, da EURO HOME DECOR/Canoas, presentes na CASACOR/ São Paulo de 2022. Ao completar 35 anos, a mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas ocorreu no início de setembro, no Conjunto Nacional, um dos mais importantes marcos arquitetônicos da cidade, projetado há 63 anos pelo arquiteto David Libeskind.

O Clube Soroptimista Internacional de Canoas, através da presidente Márcia Assmann e demais companheiras, fez-se presente à posse da nova Governadora da Região Brasil para Gestão 2022/2024, Mariza Schuster Boeno. A professora e advogada está há 35 anos no Soroptimismo e passa a estar à frente da instituição a nível nacional. O evento de posse ocorreu no dia 19/08, na Casa da Ana Temperos e Eventos, em Curitiba/PR.

42 EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022

A elegante advogada Fabiola Braga foi presença marcante no coquetel de lançamento do Viva Qualidade de Vida, programa da Emagrecentro Canoas, que tem como responsável a Biomédica Dra. Alana Suertegaray. Parabéns e sucesso a Dra. Mariana Geisel e toda equipe!

Para celebrar a data de Dia dos Pais, a advogada Graziela Graciolli de Lima Maria, o esposo Carlos Leandro Arnecke Maria, os filhos Arthur e Alice Lima Maria e demais familiares reuniram-se para almoço na residência do cunhado Nilton e esposa Carla, comemorando a família, o bem maior.

Os empresários Bruna Cavalheiro e Amaury Kreisler viveram momentos inesquecíveis em férias por Fernando de Noronha, Pernambuco; no litoral nordestino, passaram por Recife, Olinda, Praia das Calhetas, Muro Alto, Porto de Galinhas, Alagoas, Praia de Antunes, Maragogi, Caminhos de Moisés e Praia de Carneiros. Foram momentos de conhecimento, passeios, trilhas, mergulhos com golfinhos e muita alegria!

Casa do Poeta de Canoas comemora duas décadas com almoço, tendo como cardápio risoto e saladas. O evento ocorreu no Parque Eduardo Gomes, no Galpão da Câmara de Vereadores de Canoas, e contou com muita poesia, apresentações individuais e canto do coral. Parabéns à direção e todos os componentes.

EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022 43 SOCIAL | LECI DA SILVA

Natal Luz de Gramado

A 37ª edição do Natal Luz teve início no dia 27 de outubro de 2022, em Gramado, e espera reunir milhões de turistas até o final de janeiro.

Através de uma sugestão da Comissão Organizadora da 12ª Festa das Hortênsias, em dezembro de 1986, criou-se, por ocasião do Natal, um passeio pela principal avenida de Gramado. Diversos corais, levando nas mãos velas acesas e entoando cânticos natalinos, numa caminhad,a com a participação da comunidade e culminando na Praça da Igreja Matriz, onde a Orquestra Sinfônica, sob a regência do maestro Eleazar de Carvalho, de Porto Alegre, já aguardava para dar início a um grande concerto, com

músicas clássicas e natalinas, num espetáculo de muita luz e emoção. Nascia assim o Natal Luz. Gramado é sede do maior evento de Natal do Mundo. A produção do Natal Luz requer, além de um longo período de preparação, muitas pessoas envolvidas e dispostas a fazer da cidade o maior Parque Temático de Natal.

A 37ª edição do Natal Luz de Gramado, o maior evento natalino do Brasil, lançado dia 27 de outubro de 2022, irá até 29 de

janeiro de 2023, e as ruas da cidade mais famosa da Serra Gaúcha estão no clima natalino, tomadas por decorações, luzes e atrações que emocionam muito os moradores e visitantes de todas as cidades e países, a cada ano se renovando e multiplicando as emoções dos gramadenses e visitantes.

O Grande Desfile de Natal, na Av. das Hortênsias, e apresentações na Rua Coberta fazem do Natal Luz uma grande festa para adultos e crianças. Fotos: Cleiton Thiele

44 EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022 FESTAS&EVENTOS

Capital Gaúcha

Natal dos Encantos

C oncertos de Natal levam arte aos espaços públicos de Porto Alegre

Nos dias 3 e 4 de dezembro, o Parque da Redenção recebeu os primeiros concertos da programação natalina da capital, chamada de Natal dos Encantos. Cinco orquestras jovens, um tributo a Frank Sinatra e um a Michael Jackson embalaram o primeiro final de semana do mês.

Os concertos, que fazem parte do “Circuito Música Instrumental

Visita Sua Cidade”, projeto apoiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, contaram com um repertório de todos os estilos musicais, do clássico ao moderno, além das tradicionais músicas natalinas.

O Natal dos Encantos seguirá com diversas apresentações abertas ao público pela cidade até o dia 25 de dezembro.

Os próximos concertos acontecerão no dia 16 na Praça da Matriz e no dia 17 na Esplanada da Restinga.

46 EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022
@leblancprodutora

Grilo

Caracterizada por viabilizar deslocamentos a curtas distâncias, a Grilo – plataforma de mobilidade urbana sustentável – ampliou sua área de atuação para parte dos bairros Menino Deus e Praia de Belas. Agora, é possível utilizar o triciclo elétrico para acessar o Parque Marinha e a Orla do Guaíba.

Além dessa iniciativa, a empresa lançou a campanha “Conhecendo POA”, que garante 10% de desconto aos sábados e domingos para viagens até os principais pontos de Porto Alegre. Com essa novidade, a qual busca incentivar turistas e portoalegrenses a visitar espaços públicos da cidade, é possível deslocar-se com o aplicativo em direção a locais como Redenção, Palácio Piratini, Praça da Alfândega, Usina do Gasômetro, Parcão e Casa de Cultura Mário Quintana com redução de custo.

Talk com Môni

capital gaúcha foi escolhida para receber a primeira edição regional do Talk com Môni – festival de conteúdo focado em moda, beleza e lifestyle promovido por Mônica Salgado. As palestras contaram com a presença de influencers e empresárias locais como Natana Deleon, Martina Becker, Manuela Bordasch, Dra. Vivian Simões e Vitória Portes.

Além disso, convidadas especiais de São Paulo e do Rio de Janeiro estiveram presentes, como Malu Borges, Raíssa Santana, Bruna Expósito e Fátima Scarpa. O evento teve como objetivo principal profissionalizar criadores de conteúdo com palestras práticas e a partir de trajetórias de sucesso de quem hoje em dia tem no meio digital sua fonte de renda.

EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022 47
A N ovidades
Mobilidade: chegada
incentivo à visita
E vento
movimenta Porto Alegre @talkcommoni CAPITAL GAÚCHA | LAURA SCHIRMER www.grilomobilidade.com @grilomobilidade
na Grilo
ao Menino Deus e
de espaços públicos
de Mônica Salgado

Workshop Design & Propósito

B outique dos Lustres e Klie se unem para workshop sobre design e propósito

Nos dias 7 e 8 de dezembro, a loja Boutique dos Lustres, em parceria com a Klie Móveis, recebeu profissionais convidados para o Workshop Design & Propósito apresentado pelo proprietário da Boutique dos Lustres Marcos Blehm e ministrado pelo designer Esteban Fidelis com participação de Michel Souza, CEO da Klie. O workshop abordou os processos criativos e as inspirações por trás dos artigos de design da Klie.

Em um descontraído bate-papo, o designer apresentou suas peças, tirou dúvidas dos profissionais e explicou questões técnicas sobre os produtos. Ao longo dos dois dias de evento, diversos arquitetos estiveram prestigiando a nova parceria entre as marcas. Dentre eles, Humberto Machado, Carlos Lemos, Cassia Kroeff, Marcelo Gonçalves, Izabella Pagani, Sabrina Sberdelotto e Vicente Brandão.

48 EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022
@boutiquedoslustres / @kliemoveisoficial
CAPITAL GAÚCHA | LAURA SCHIRMER

Atitude & Negócios

O que podemos aprender sobre gestão com a copa?

Essa semana e logo após o término da partida, as minhas redes sociais e meu WhatsApp ficaram inundados de perguntas sobre a eliminação da equipe brasileira. Não tenho amplo entendimento técnico e tático de nenhuma modalidade. Prefiro, na verdade, não conhecer com profundidade essas competências para não opinar ou gerar julgamentos que me atrapalhem no processo de ajudar as comissões técnicas com a gestão emocional do grupo e o atleta com a preparação mental, por isso irei opinar baseado no que a psicologia do esporte e da liderança e no que dizem os estudos científicos e na minha prática dentro de clubes, empresas e seleções.

Até hoje ajudei seis técnicos e suas equipes em competições nacionais e internacionais. Tenho participação em duas Copas do Mundo com a base feminina sub-20 em 2016 e masculina, sub-17, que veio a conquistar a Copa do Mundo em 2019, mais duas conquistas de brasileiros femininos e campeonato mundial de ginástica. Não alcançamos o objetivo em apenas um dos casos, mas os atletas estavam há quatro meses sem receber seus salários e mesmo assim, com a ajuda da comissão técnica, conseguimos fazer os atletas focarem nas competições. A sorte não nos ajudou com três bolas na trave no jogo decisivo, e digo para você, esse foi o trabalho que mais me orgulho, pois não é nada fácil

ter foco na competição quando a carteira está vazia.

O que posso dizer para vocês sobre a Seleção Brasileira está ligado diretamente à preparação mental e o quanto é importante blindar a mente de qualquer negatividade para manter o foco e a concentração. Somos seres energéticos e transmitimos aquilo que estamos pensando através de atitudes e comportamentos. O atleta não deve se expor para não quebrar a parte energética que leva à determinação e à vontade de vencer. Você pode achar que não, mas tirar fotos com a seis estrelas é algo gravíssimo do ponto de vista emocional, prova disso é a maneira que os adversários jogam contra o atleta que antes do início da competição divulga imagens na internet. Sei que o atleta não fez por mal. Ele mesmo diz que era para demonstrar confiança, mas temos que sempre pensar no impacto que isso causa no adversário, prova disso é a maneira com que os atletas da equipe oponente chegam nele em jogo, com agressividade e em muitos casos com uma força desproporcional. Veja o caso do CR7 e Messi, o adversário chega duro, forte, mas com lealdade, dificilmente vemos esses dois atletas lesionados.

Outro ponto são as dancinhas para o gol. Dizer que tem mais de 20 coreografias já prontas é algo que concentra a energia na festa e não no desempenho, além

50 EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022

de despertar a ira e raiva aumentando a competitividade do adversário que são de culturas que acreditam que isso é uma agressão e uma tremenda falta de respeito. Basta perceber a postura da Croácia contra o Brasil e contra a Argentina, um time totalmente diferente. Sempre digo, o que não ajuda mesmo sendo divertido, atrapalha. É melhor nesses casos não fazer. É o caso do bife com ouro que foi motivo de críticas nas redes sociais dos atletas. Isso mexe com a cabeça, o atleta não concorda com o ataque do torcedor e acaba ficando triste, chateado ou irritado, tudo isso atrapalha a concentração na competição. Um outro exemplo era o sonos dos atletas. Vimos postagens em horários que em Doha era madrugada e dia ou noite no Brasil. Do ponto de vista neurofisiológico é um problema gravíssimo. O sono é o primeiro dos pilares absolutos para o controle mental. São raros os atletas, assim como Romário e Renato Gaúcho, que entravam em campo sem dormir à

noite e faziam a diferença no outro dia. Em competições assim é preciso muita disciplina e até mesmo tomar meditas drásticas como é feito na base, recolher o celular. Um outro ponto que trago foi a preocupação em agradar a todos do que manter o desempenho. O jogo contra Camarões foi prova disso. Penso que sim, estrategicamente temos que poupar uma ou outra peça, mas tirar os atores principais do palco diminui a concentração e a competitividade.

Esse Copa mostrou que quando decidirmos realizar algo, é preciso estar atento aos detalhes. Penso que a parte mental no futebol erroneamente é definida somente pela autoconfiança do atleta. O ser humano é mente, alma e biologia. Nós, como líderes, devemos entender cada vez mais dessas coisas se quisermos uma equipe capaz de superar os obstáculos que a vida nos apresenta.

EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022 51 ATITUDE & NEGÓCIOS | RONAN MAIRESSE

Templo Budista de Três Coroas, no Rio Grande do Sul

O Centro Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling, no alto de uma colina, local de muita paz, tranquilidade. Um local realmente abençoado, junto a uma paisagem fantástica, atrai turistas de todo o mundo.

Nascido seis séculos antes de Cristo, o budismo é uma religião que busca na meditação e no desprendimento a essência da natureza humana. Originário do norte da Índia, entre os séculos VI e V a.C, quando Sidarta Gautama atingiu a iluminação (realização da verdade

última, através da qual a pessoa se liberta do ciclo do renascimentos). Nos últimos anos, o budismo tem se tornando mais evidente na América do Sul e na Europa e estima-se que 300 milhões de pessoas praticam o budismo em todo o mundo.

52 EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022 CULTURA ORIENTAL
Por Leci da Silva

Siddhartha Gautama (Buda) viveu cerca de 2500 anos atrás. Sendo filho de um rei muito rico, ele passou sua juventude sem muitas preocupações. Aos vinte anos, já casado e com um filho, Siddhartha deixou o palácio e foi à procura das respostas para o sofrimento que há no mundo. Ele estava motivado por um desejo muito forte de ajudar as pessoas. Após alguns anos atingiu a Iluminação em Bodigaya, na Índia. A partir disso, por quarenta anos, viajou ensinando o caminho da virtude.

No Brasil, mais especificamente na Serra Gaúcha, na cidade de Três Coroas, a 100 quilômetros de Porto Alegre, pela RS-115, na Estrada Linha Águas Brancas, 1211, encontramos um templo com ares do Tibete. O Centro Budista é a maior construção budista em arquitetura tibetana da América do Sul. Esse lugar, repleto de monumentos sagrados (como as bandeiras de oração, por exemplo, que ao sabor do vento espalham à humanidade um sentimento de amor) recebe devotos e visitantes de vários países do mundo.

Centro Budista Chagdud Gonpa Khadro

Ling

O Centro Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling é inspirado na cultura tibetana. O Centro está localizado em um lugar privilegiado, com uma paisagem inspiradora, que transmite muita paz aos visitantes.

O Khadro Ling foi fundado por Chagdud Tulku Rinpoche, grande mestre do budismo tibetano, reconhecido por sua imensa realização espiritual, sabedoria e compaixão. Ele começou a ensinar a doutrina no Brasil em meados de 1991 e, em 1994, comprou as terras que se tornaram o Khadro Ling, um verdadeiro tesouro arquitetônico.

Sua Eminência Chagdud Tulku Rinpoche (1930-2002), mestre em meditação, artista e praticante da medicina tibetana, nasceu no Tibete oriental em 1930. Rinpoche

recebeu extensas instruções em todos os aspectos do budismo tibetano, completou dois retiros de três anos e estudou com alguns dos maiores mestres Vajraiana do seu tempo. Ele abandonou o Tibete após a ocupação pela China Comunista, em 1959, e ajudou a estabelecer e administrar vários campos de refugiados, tanto na Índia, quanto no Nepal. Por solicitação de vários alunos americanos, ele foi para os Estados Unidos em 1979. Desde esta data, através da Chagdud Gonpa Foundation, estabeleceu centros para o estudo e a prática do Budismo Vajrayana nos Estados Unidos, Canadá e Brasil.

O Chagdud Gonpa Brasil faz parte de uma rede internacional de centros cuja origem é o Chagdud Gonpa no Tibete. Estabelecido em 1994, o centro brasileiro oferece ensinamentos e prática de meditação inserida na tradição Nyingma do Budismo Tibetano Vajraiana.

“Ajudar-nos uns aos outros e procurar a harmonia: essa é uma busca interna. Não adianta querer mudar as condições externas, nós não vamos conseguir. A partir da busca interna, aí sim, conseguiremos ver o efeito disso externamente”.

Chagdud Tulku Rinpoche

EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022 53 CULTURA ORIENTAL

Ao construir o Khadro Ling, Rinpoche sempre expressou a intenção de que esse local não fosse somente um lugar propício para a prática do budismo tibetano, mas também um ambiente em que todas as pessoas, independente de quaisquer crenças religiosas, pudessem encontrar paz, tranquilidade e bem-estar.

Desde o Parinirvana do Rinpoche em 2002, a rede sul-americana de centros está sob a direção espiritual de Chagdud Khadro. Chagdud Khadro conheceu Sua Emª Chagdud Rinpoche em março de 1978, casou-se com ele em 1979 e foi sua aluna dedicada até o Parinirvana dele. Ao ordená-la lama em 1997, Chagdud Rinpoche designou-a para ser a futura Diretora Espiritual do Chagdud Gonpa Brasil.

Na função de lama dirigente após a transição do Rinpoche, Khadro tem se concentrado em dar continuidade ao treinamento Vajraiana de alta qualidade estabelecido por ele. Com ela, trabalham lamas que foram ordenados por Chagdud Rinpoche ou outros que tiveram conexão com ele em vida e que fazem parte do seu poderoso legado. Juntos, têm levado adiante a intenção do Rinpoche de plantar e fazer florescer o caminho Vajraiana, conforme foi elucidado por Guru Padmasambava.

O Centro Budista de Três Coroas tem como foco a prática da meditação e da compaixão, métodos usados na busca da espiritualidade e paz interior, que infalivelmente contribuem na harmonia entre todos.

Logo na entrada avistamos o Templo Sagrado, lindo, imponente, de um vermelho rosado, bem no alto da colina. O altar principal abriga textos sagrados e estátuas que vieram da Ásia. As estátuas, livros e monumentos não possuem valor material, mas valor espiritual inestimável.

No centro do altar está a imagem da Tara Vermelha, a Mãe de todos os Vitoriosos, ou o aspecto feminino de Buda. Tara tem como voto liberar os seres dos medos e fobias que surgem de nossos hábitos de apego e aversão. Ao ser invocada, sua resposta é imediata.

As pinturas nas paredes exibem a vida do Buda Shakiamuni e imagens de deidades iradas e pacíficas, que corporificam as qualidades que beneficiam todos os seres vivos - compaixão,

generosidade, paciência e penetrante clareza. As vívidas imagens, cores e ornamentos nos despertam de nossas percepções limitadas e comuns para as possibilidades ilimitadas da nossa mente. A pintura budista tem muitos detalhes, com diversos significados. As cores representam qualidades como o amor, compaixão e alegria. O cultivo dessas qualidades ocorre por meio da fé, oferendas, purificação e ao receber ensinamentos.

54 EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022
CULTURA ORIENTAL

Estupas

As estupas são as representações da mente iluminada, ou seja, a mente de Buda. As oito Estupas do Khadro Ling representam as principais fases da vida do Buda Shakiamuni. A primeira estupa comemora o nascimento do Buda. Na segunda, a vitória do Buda sobre as forças da desilusão. A terceira refere-se ao giro da roda do Dharma, os primeiros ensinamentos. A quarta estupa comemora os milagres realizados pelo Buda. Na quinta é a descida do Reino Celeste de Tushita, onde Buda ensina o “Dharma” à sua mãe. A seguinte é a da reconciliação, referindo-se à reunião de facções dos dissidentes. Na sétima, a longa vida, o prolongamento voluntário da vida de Buda. E a oitava, com a morte em Kusinagara, quando passou para o estado além do sofrimento.

Estátua do Guru Rinpoche, o mestre iluminado que estabeleceu o Budismo Vajraiana no Tibete

A bela estátua do “Guru Rinpoche” foi esculpida por Chagdud Rinpoche. Ele iniciou a obra e a dirigiu até a conclusão, com a aspiração de trazer benefício aos seres que dela se aproximassem.

O “Guru Rinpoche” é lenda viva entre os tibetanos. A partir do século VIII, Guru Rinpoche consolidou o budismo no Tibete e durante 55 anos viajou pela região, instruindo sobre a doutrina. Consta que são auferidos

benefícios ao seres que circundar a imagem, andando lentamente, refletindo sobre as qualidades iluminadas de Guru Rinpoche.

O templo não é o único prédio do Khadro Ling; ao seu redor estão inúmeros monumentos sagrados, que remetem aos ensinamentos budistas e encantam devotos e visitantes. A “Casa das Rodas de Orações”, a “Casa das Lamparinas” e as Estupas são alguns dos monumentos sagrados.

Terra Pura de Padmasambava”

Na colina ao lado do templo principal do Khadro Ling, uma réplica da “Terra Pura de Padmasambava” foi construída, sendo este o último grande desejo de S. Emª Chagdud Tulku Rinpoche.

Rodas de Orações

A “Casa das Rodas de Orações” é onde cilindros imensos giram, preenchidos por milhões de mantras, que beneficiam todos os seres.

Na “Casa das Lamparinas”, inúmeras lamparinas são acesas para remover a escuridão da ignorância. Outra sala sagrada é a da “Cerimônia de Oferenda de Água”. Nesse espaço os devotos exercitam a generosidade, paciência e disciplina. Este ato gera uma energia positiva a que o budismo chama de “Mérito”. Este mérito é dedicado para benefício de todos os seres, para que todos possam alcançar a felicidade.

No interior da nova construção, muitas estátuas e trabalhos de arte foram executados por artistas butaneses. O novo templo ficou aberto aos visitantes após uma cerimônia de consagração, que ocorreu em 2008. As obras dos escultores, pintores e entalhadores na Terra Pura de Padmasambava transcendem a mera perícia artística: elas surgem de uma concentração extraordinária e da aspiração de manifestar a experiência visionária de mestres de meditação em elementos materiais, como barro, madeira e pedra, para que nós também possamos ver a Terra Pura. É no térreo do templo Terra Pura de Padmasambava que uma estupa guarda as cinzas de Chagdud Tulku Rinpoche.

É um passeio encantador, um lugar escondido nas montanhas, e perfeito para guardar na memória.

EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022 55
CULTURA ORIENTAL

Cursos apaixonantes

Ae s c o l a d e g a s t r o n o m i a C h e f G o u r m e t c h e g o u a C a n o a s c o m a m i s s ã o d e a j u d a r p e s s o-

a s a d e s e n v o l v e r e m s e u s t a l e n t o s , c o m a u l a s p r á t i c a s e m é t o d o d e e n s i n o i n o v a d o r , o f e r e c e n d o a o s a l u n o s c u r s o s p r o f i s s i o n a l i z a n t e s e p o r h o b b y , c o m p r o f e s s o r e s r e n om a d o s e a p a i x o n a d o s p e l a á r e a d a e d u c a ç ã o e g a s t r o n o m i a O s c u r s o s o f e r t a d o s s ã o : C h e f d e C u i s i n e , C o z i n h a p o r h o b b y , P a n i f i c a ç ã o e c o n f e i t a r i a p r o f i s s i o n a l e p o r h o b b y , g a s t r o n o m i a f u nc i o n a l , C h e f J R ( c u r s o p a r a c r i a n ç a s a p a r t i r d o s 7 a n o s ) , B o u c h e r i e ( m e s t r e c h u r r a s q u e i r o ) , s o mm e l i e r d e v i n h o s p r o f i s s i o n a l e p o r h o b b y , B a r t e n d e r , C h e f P i z z a i o l o , G e s t ã o d e n e g ó c i o s e I n g l ê s c u l t u r a l . M a i s i n f o r m a ç õ e s p e l o t e l e f o n e 5 1 3 4 6 7 2 4 8 9 o u W h a t s a p p 5 1 9 8 6 3 0 0 4 6 9 . À f r e n t e d o e m p r e e n d i m e n t o e s t á a p r o p r i e t á r i a J u l i a n a T o r r a d a , e n f e r m e i r a g e s t o r a h á m a i s d e 1 5 a n o s , q u e t e m n a h i s t ó r i a d a f a m í l i a o e m p r e e n d e d o r i s m o " M e u s p a i s e i r m ã o t e m p a d a r i a h á 3 2 a n o s e e s s a h i s t ó r i a c o m e ç o u c o m m e u b i s a v ô , q u e v e i o d e P o r t u g a l e t e v e p a d a r i a e m R i o G r a n d e " , c o n t a J u l i a n a

A r e d e d e f r a n q u i a s e s t á e m e x p a n s ã o p e l o B r a s i l e t e m c o m o p r o p ó s i t o a m u d a n ç a d e v i d a d a s p e s s o a s C o n h e ç a a e s c o l a d e g a s t r o n o m i a C h e f G o u r m e t C a n o a s , q u e e s t á l o c a l i z a d a n a A v

56 EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022
S a n t o s F e r r e i r a 1 2 6 0

Educação

Évelym Ferreira é a Miss Brasil Fashion Tour Internacional 2023

Nossa colunista Teen Évelym Ferreira é a Miss Brasil Fashion Tour Internacional 2022/2023 e Miss Brasil Digital Influencer 2022. A coroação aconteceu no dia 03/12, no Hotel Canoas Parque Hotel, na cidade de Canoas RS, durante o concurso Mini Miss Universe Rio Grande do Sul.

O concurso é dirigido nacionalmente por Edenir Vaz e a Coordenação estadual é de Thales Moura. A diretora nacional, que é de Campo Grande MS, estava no RS e presente com ela personalidades do mundo Miss, como a Rainha da Expointer 2022 e a atriz Claudia Melo.

A nossa Miss Évelym recebeu a faixa, coroa e manto das mãos de Luciane Werlang, mãe da Vice Miss Universo, Julia Gama, que na ocasião representava a filha no concurso.

A produção da Évelym foi assinada por Rafael Dabul, Natali Rosa e Débora Christleid, da Estética

Illuminare. O vestido da coroação foi carinhosamente escolhido por Edenir Vaz.

No dia 05/12 Évelym já teve o seu primeiro compromisso como Miss Tour e foi na cidade de Gramado

RS, onde visitou vários locais, entre eles: Mini Mundo, Gramado Inesquecível e Olivas de Gramado.

A presença da Évelym na cidade contou com fotos e cumprimentos aos presentes.

EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022 57
Rua Irmão João Maria, 202 Bairro Jardim do Lago | Canoas | RS | Fone: (51) 99179-6304 Tranquilidade e confiança é fundamental para quem vai fazer uma cirurgia plástica. Nós temos excelentes profissionais, um nome renomado, tratamentos maravilhosos e com resultados incríveis!

Social

CICS CANOAS e as empresas Jubiladas de 2022

A CICS Canoas realizou, no São Nobre da Entidade, Jantar em homenagem às empresas Jubiladas de 2022. O evento “Jubilados” tem como objetivo celebrar as empresas Associadas e homenageá-las, considerando seus anos de existência. A festa contou com reconhecimento às empresas associadas que completaram de 5 a 75 anos. Parabéns, de toda equipe da revista Diário de Bordo!

60 EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022
EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022 61 SOCIAL | LECI DA SILVA
Caren Araújo Luciane e Jerri Bertoni Rose Guindani, Marilene Neumann, Miraci Guindani e Zilma Biazus Gisele Pavão e Paulo Bogado Diara Tavares (Tavares e Panizzi) Zilma Biazus, Marilene Neumann e Rose Guindani Tavares e Panizzi é uma das Jubiladas, em Evento na Cics Canoas Osório Biazus fala aos Jubilados e convidados Gabriel Bodini Oliveira, Isabel e Caroline Benz Angela Pillar e Dione Batista Gil Bornéu Tavares e Rafael Sterzi de Carvalho Marilene e Denério Neumann (Ótica Vênus)

A TITUDE NEGÓCIOS &

Conheça abaixo as empresas jubiladas

De 5 anos de existência:

Clara Medeiros

Dale Carnegie Course Clínica Moretto

Lute, brigue, trabalhe por alguém que r econheça o seu esforço

Viviane Potrich

Multi Saúde Batista ANDRAMONT Multi Serviços LTDA. Bendita Arte Mmartan

De 30 anos de existência: Fernando Leichtweis Advocacia Viegas e Bodini - Advogados Associados Diário de Canoas WINNER Tintas Bondmann Química

De 35 anos de existência: Comissaria Pibernat Ltda.

De 10 anos de existência: Ibis Canoas Shopping Ágora Cia Imobiliária Nelsi Noivas Ichiban

De 15 anos de existência: Espaço Vitta Vistur - Vale dos Sinos viag e tur - CVC Viagens Oncoclinicas Canoas Clínica de Oncologia LTDA. Atelier do Sorriso - Clínica Médica e Odon. Casabem Corretora de Seguros Eco Inteligência e Planejamento Eirelli

Um dos valores que tenho em meu DNA é ser parceiro das empresas e pessoas aos quais realizo negócios. Sempre segui aquela máxima popular que diz “uma mão lava a outra e as duas lavam o rosto”. Acredito que em um mundo em transformação, ter parceiros de negócios e de troca de informações é essencial para enfrentarmos as incertezas pelo caminho. Sempre que encontro alguém que percebo que preciso ter ao lado, procuro ser interessante ao máximo, para cultivar e prosperar ainda mais a nossa relação. Sou do tipo que não entra pela metade, mas, ao mesmo tempo, não co prometendo aquilo que não posso cumprir.

De 40 anos de existência: Objetiva Empreendimentos Imobiliários Hidrogeo Perfurações Ltda.

De 50 anos de existência: Sispro S/A Ulbra Canoas Urbanizadora Concórdia Unifertil

De 20 anos de existência: Tavares e Panizzi Advogados O2P - Orlandi Planejamentos The Runtime Logística Ltda

Quando olho para o passado, percebo que daquele grupo de pessoas ao qual eu fazia parte, eu era disparado o que menos sabia, que menos tinha experiência e maturidade. Quando percebi que para crescer como prossional era importante estar mais próximo de pessoas que tinham aquilo que eu desejava, procurei ajudá-los em todos os seus projetos e assim aprender “de graça” o que fazia deles vencedores em suas carreiras e negócios Muitos me chamavam de trouxa por agir assim, mas esses mesmos caram para trás e hoje

De 25 anos de existência: BRAEX Consultoria Ltda Coloprocto CHEVESTE TECHNOLOGY

De 55 anos de existência: SOGAL Óticas Vênus Brozauto Veículos e Peças Ltda.

De 60 anos de existência: Hospital Nossa Senhora das Graças Moinhos Prifal Ltda.

De 75 anos de existência: VICASA

RO NAN MAIRESSE
ronan@diariodebordo.net
51 9 94667920

Peru, uma viagem no tempo, num país admirável

A população peruana é majoritariamente constituída por ameríndios, respondendo por 45% do total de habitantes.

O Peru é um país maravilhoso e está ainda mais em evidência aqui no Brasil por causa da nova novela da Globo, Amor à Vida. Duas cidades impressionam quando se chega ao país, além de Lima, a capital, Cusco e Machu Picchu. Um país

sul-americano, localizado no hemisfério sul ocidental, seu território é banhado pelo oceano Pacífico a oeste e limita-se ao sul com o Chile, a leste com o Brasil e a Bolívia e a norte com o Equador e a Colômbia.

64 EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022 VIAJANDO PELO MUNDO

O território do país abrange uma área de 1.285.216 km², onde vivem cerca de 29 milhões de habitantes. O país apresenta, ao longo de sua superfície, uma grande variedade de paisagens, variando entre: planícies, na costa do Pacífico; picos elevados, na Cordilheira dos Andes; e a Floresta Amazônica, no leste. O Peru abriga o lago navegável mais alto do mundo, o Titicaca, com 3.821 metros de altitude.

O país apresenta diferentes características climáticas, pois próximo ao litoral praticamente não chove, onde se verifica duas estações: uma quente (novembro a março) e uma fria (abril a novembro). Na região da floresta Amazônica há um alto índice de pluviosidade.

A mineração figura como uma das principais atividades econômicas desenvolvidas no país, com destaque para exploração de prata, cobre, zinco e estanho.

Na agricultura comercial, os principais cultivos são de canade-açúcar, algodão, café e trigo. Na agricultura de subsistência,

os principais produtos são milho e batata. O país se destaca, também, na atividade pesqueira, sendo um dos maiores produtores de pescado do mundo.

A população peruana é majoritariamente constituída por ameríndios, respondendo por 45% do total de habitantes. Os mestiços (mistura entre ameríndios e europeus) respondem por 37% da população, descendentes de europeus são 15% e o restante (3%) são africanos, japoneses e chineses.

O artesanato peruano encontra-se entre o mais variado do mundo, como testemunha a ampla rede de exportadores, que todos os anos expõem o engenho dos peruanos em mercados europeus, asiáticos e norte-americanos. A sua diversidade, colorido, criatividade e múltipla funcionalidade tornamno numa atividade fundamental, não apenas para a configuração da identidade peruana, como, também, para a sobrevivência de milhares de famílias e mesmo de povoações inteiras, como as de Sarhua e Quinua, em Ayacucho.

A excelência dos ofícios artesanais no Peru manifesta-se, por exemplo, na harmonia dos desenhos geométricos nos tecidos, na minuciosa representação da vida campestre nas abóboras gravadas, na mestiçagem cultural e no colorido dos presépios. Mas, também, na finíssima escultura das pedras de Huamanga, no complexo barroquismo das talhas em madeira, na beleza das peças de ouro e prata e nas múltiplas formas que o barro toma na cerâmica. Estas obras são só algumas das manifestações de um povo que se comunica principalmente através da arte, utilizando para isso uma linguagem cujas chaves fundamentais são a abundância, a fertilidade e a aposta no futuro.

EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022 65 VIAJANDO PELO MUNDO

Festas

no Peru cerca de 3000 festas populares por ano, onde, a maioria delas organiza-se em redor de um santo padroeiro e inscreve-se no calendário cristão adotado na época colonial, mas cuidadosamente fundido com as crenças mágico-religiosas de uma região em particular.

A estas festas religiosas somamse outras claramente pagãs, como as que estão vinculadas a mitos ancestrais, nas comunidades nativas da selva, e as numerosas festas criadas nos últimos séculos ou décadas. Além disso, no mesmo dia da celebração, os migrantes, organizados em quatro mil clubes, montam réplicas urbanas das diversas festas que se realizam nas povoações de origem.

Lima - Um misto de modernidade e antiguidade. Quem visita Lima, capital do Peru, tem a oportunidade de fazer uma viagem no tempo e conhecer parte da história das culturas pré-colombianas, que até hoje deixam no ar muita curiosidade de como viviam os

primeiros habitantes do país. Ao mesmo tempo, confere tudo que um grande centro pode oferecer.

Não há como passar pela cidade e não visitar o Centro Histórico, onde se concentra a Praça de Armas, o Palácio do Governo, Palácio do Arcebispal, assim como a Catedral de Lima e o Convento de São Francisco. Além da arquitetura, que encanta e chama a atenção de quem percorre a região, esses locais guardam verdadeiros tesouros da história do país, que, inicialmente foi habitado pelos povos incas, mas posteriormente foi conquistado por civilizações sofisticadas.

É na Catedral de Lima que se encontra o túmulo do conquistador do Peru, Francisco Pizarro, e várias imagens religiosas, inclusive a da Virgem da Evangelização, um dos primeiros instrumentos de catequização dos incas. Também no Centro Histórico, o Convento São Francisco é berço de muitas histórias e abriga um dos primeiros cemitérios de Lima, localizado embaixo da igreja do

mosteiro. O local é bem diferente e revela muitas curiosidades. Mais de 25 mil pessoas foram enterradas e, devido ao grande volume, a cada cinco anos eram retirados os ossos dos mortos e colocados em poços. As cenas ficam apenas na memória do visitante, já que não é permitido tirar fotos nas dependências do convento.

A biblioteca do local conta com 25 mil volumes em várias línguas, com temas ligados à religião e conversão. Chama atenção um livro que era utilizado para os coros das celebrações, que pesa 25 quilos. O espaço aguarda verbas da UNESCO (Organização das Nações Unidas) para restaurações.

Em toda cidade, as flores têm lugar garantido. Canteiros, em vários formatos e muito bem cuidados por funcionários municipais, colorem diferentes espaços de Lima. É assim no Parque do Amor, cantinho dos casais apaixonados, que tem uma linda vista para o mar. Bancos com mosaicos coloridos e a grande escultura “El beso” (O Beijo) ressaltam a beleza da praça. Muitas

66 EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022 VIAJANDO PELO MUNDO
e Rituais: Celebram-se

plantas também fazem parte da decoração externa do Museu Larco, que possui mais de 45 mil peças e se destaca pela diversidade em estilos de cerâmicas encontradas em catacumbas. Artigos feitos com ouro, prata e tecidos também fazem parte do acervo.

Na parte moderna, Miraflores reúne os melhores hotéis, bares, restaurantes e boates. A vida noturna é agitada e traz muitas opções, tanto para quem reside, quanto para quem está visitando a capital peruana.

Machu Picchu - Machu Picchu é simplesmente a atração número um do Peru e talvez da própria América Andina. Desde que a descoberta científica da cidadela inca foi anunciada pelo historiador americano Hiram Bingham, em 1911, sua complexa e misteriosa

arquitetura, encastelada num cenário montanhoso dramático, vem atraindo turistas de todo o mundo.

Tanta popularidade levou Machu Picchu, uma das novas sete maravilhas do mundo, a sofrer com o turismo desenfreado e alguns dos preços mais altos do país. Mesmo assim, hordas de turistas desembarcam sem parar nessa antiga cidade inca de pedra, seja pela clássica Trilha Inca ou por trens vindos de Cusco. E motivos não faltam para tamanha determinação. Machu Picchu, que em língua quéchua significa “montanha velha”, está localizada sobre uma montanha de granito e abriga impressionantes construções, erguidas com pesados blocos de rocha. Cercado de enigmas, a respeito de sua criação e serventia, o local, declarado pela Unesco como Patrimônio Cultural

e Natural da Humanidade, está a 112 quilômetros de Cusco e 2.350 metros acima do nível do mar.

Cusco - Localizada 3.399 metros acima do nível do mar, Cusco guarda construções coloniais de estilo barrocas andinas, erguidas sobre restos de edificações incas, como é o caso de quase todas as igrejas, observadas por milhares de visitantes de todos os cantos do planeta. Do passado inca, o mais imponente legado são as ruínas da fortaleza de Sacsayhuamán e o Inti Raymi, o Festival do Sol, uma celebração no solstício de inverno, comemorado em 24 de junho.

Motivos não faltam para conhecer o Peru, que oferece cultura, lazer e muito conhecimento!

EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022 67
VIAJANDO PELO MUNDO
Ponte Santa Trinità, sobr e o rio Ar no, pr ojeto de Michelangelo

Social

O Natal

No Natal vivemos momentos especiais entre os adultos e em especial às crianças, em função do Papai Noel. As crianças enxergam a data com alegria, curiosidades e os adultos com muito afeto familiar e religiosidade.

70 EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022
A linda Luize Urgin Cunha A princesa Candice fillha de Riana e Claudio Andrade Empresaria Carla Rosa e suas filhas Maria Rita e Maria Antônia
EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022 71
Empresária Vanessa Walter com os filhos Lorenzo Walter, a sobrinha Sofia Spessatto e a filha Laís Walter. Os queridos Valentina e Enzo Bertoni Miguel e Lira Machado Geisel Sandra Bassegio ladeada pelos netos, João Guilherme, Gabriela, Gustavo e Sophia. Malu Manfroi Pohlmann e Michelle Dudek Manfoi Rafaela Zanella, com os filhos Isabella, Helena e Enrico. Foto Vitória Gambino.
Empresária Carmen Ambrozio rodeada pelos seus netos SOCIAL | LECI DA SILVA
Cecilia Peixoto, na Vila da Mônica, em Gramado

Social Teen

Novo lançamento da Disney: Mundo Estranho

Anova animação da Disney está dando o que falar. Lançado em novembro (24), o filme “Mundo Estranho” tem como um dos personagens principais um menino gay de 16 anos, chamado Ethan Clade, que é apaixonado por um dos personagens da animação. Nos filmes na Disney, nós nunca havíamos visto a representatividade LGBTQIA+ em um dos personagens, quem diria o protagonista, e o público já estava bastante chateado com isso, mas essa decisão ocorreu oito meses depois da produtora ter

sido acusada por funcionários de censurar cenas gays nos filmes.

A animação não gira em torno do relacionamento dos meninos e sim na imersão de um mundo estranho com fauna e flora jamais vistas. Acontece nas terras de Avalônia, que era um local sem tanta tecnologia, até que o Searcher Clade, em uma expedição com seu pai Jaeger Clade, um explorador nato, descobre plantas que contém energia elétrica em si e as levam para sua terra natal. Com essa descoberta, Avalônia passa a ser uma terra totalmente

tecnológica e renovada. A trama se retém na contaminação das plantas que sustentam a cidade e então Seacher Clade vai em uma expedição perigosa para descobrir o que realmente está acontecendo com a planta.

São muitas as aventuras e descobertas apresentadas na animação. Com cenários encantadores e um plot super show. A mais nova produção da Disney pode render boas risadas e ensinamentos.

72 EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022
74 EDIÇÃO 28 | ANO 3 | DEZEMBRO 2022