Page 1

Edição 15 Junho | 2021

SÍLVIA FRAGA, IRMÃ MARIA SÔNIA MULLER E IEDA WOBETO

A FORÇA DA MULHER À FRENTE DO DESENVOLVIMENTO DE CANOAS


Editorial Bebeto de Azevedo

Diretor Geral Carlos Alberto de Azevedo Diretor Comercial Thiago Soares Redação Leci da Silva Bebeto Azevedo Colunistas: Bebeto Azevedo Soraia Hütten Katiane Marques Thiago Soares Évelym Ferreira Leci da Silva Sérgio González Jornalisa Reponsável Leci da Silva Mtb: 11.972 Edição Gráfica Marco Leite RPMT: 6171 Fotografia Sérgio González

Nossa Capa Edição 15 Junho | 2021

SÍLVIA FRAGA, IRMÃ MARIA SÔNIA MÜLLER E IEDA WOBETO

A FORÇA DA MULHER À FRENTE DO DESENVOLVIMENTO DE CANOAS

Capa: Sílvia Fraga, Irmã Maria Sônia Muller e Ieda Wobeto Foto: Eloísa Nunes @parkolor.fotografiafeminina

Diário de Bordo é uma publicação mensal do Grupo S&A Publicidade e Propaganda Eireli Rua Venâncio Aires, 3111 Canoas | RS | CEP 92110-001

E-mail: comercial@diariodebordo.net Área de Abrangência: Canoas | Serra | Litoral Norte Região Metropolitana da Capital Periodicidade Mensal As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião da revista, pois são de inteira responsabilidade de seus autores.

CANOAS CHEGA AOS 82 ANOS CHEIA DE ENERGIA E VONTADE

U

ma das principais cidades do Estado, destaque pela indústria, comércio e serviços. A arrecadação faz deste lugar uma excelente escolha para investir e crescer. Também é lugar escolhido por muitos que migram de outros municípios e estados em busca de novas e melhores oportunidades. Isto gera um sem número de problemas sociais e aumenta a vulnerabilidade nas áreas mais periféricas. Neste mês, contaremos um pouco das histórias de investidores e empreendedores que acreditaram e acreditam no município. Sem esquecermos as canoenses que, com garra e empreendedorismo, tem contribuído para o progresso deste chão. Na capa, orgulhosamente trazemos Irmã Maria Sônia, Silvia Fraga e Ieda Wobeto, que renovam as nossas esperanças a cada dia. Sim, é possível! Falamos do xis, expoente na gastronomia de Canoas. Se alguns poucos torceram o nariz, a grande maioria diz sim a esta delícia, inclusive na versão gourmet criada por Marcelo Salem. Carecíamos de uma identidade, concordam? Pois a partir de agora somos a Cidade do Avião. Aceitam o convite? Vamos voar? Ainda temos muito que fazer e muitos mundos a percorrer... Vem!


www.diariodebordo.net

Edição 15 | Ano 2 | CANOAS | RS | JUNHO 2021 | 3

IRMÃ MARIA SÔNIA MULLER 17 ANOS À FRENTE DO COLÉGIO ESPÍRITO SANTO Passageiro Vip Por Leci da Silva

N

a história de 62 anos do Colégio Espírito Santo, a diretora Irmã Maria Sônia Muller é responsável por grandes transformações, visíveis no número de alunos e nas recentes construções. Hoje são mais de 2 mil estudantes atendidos em três amplos prédios, além do Complexo Esportivo e Cultural que será inaugurado em breve. A gestão de Irmã Maria Sônia soma 17 anos no CES, tendo como característica ouvir as famílias. Foi percebendo as necessidades de mães e pais, para conciliar trabalho e o cuidado dos filhos, que ela decidiu implantar o Berçário e o serviço do Turno Inverso, em 2005. Aberta à inovação, buscou parcerias para aprimorar a educação, valendo-se do Sistema de Ensino pH, dos programas Líder em Mim e Escola da Inteligência e das plataformas Mangahigh e Matific, entre outros. Neste tempo em que administra o CES, a Irmã Maria Sônia conta com o reconhecimento da sociedade canoense. Em 2014, foi agraciada com a Medalha Pinto Bandeira, por sua contribuição para o desenvolvimento da cidade por meio da educação. Em 2018, recebeu o Troféu Canoas, da Câmara Municipal de Vereadores, e ganhou o destaque em educação do Prêmio Laney Langaro, concedido por voto popular.


www.diariodebordo.net

Edição 15 | Ano 2 | CANOAS | RS | JUNHO 2021 | 4

IEDA WOBETO ELEGÂNCIA E EMPREENDEDORISMO Passageiro Vip Por Leci da Silva

N

ossa vida é feita de fases, momentos bons e não tão bons assim, como para todos. Foram com estas palavras que a primeira representante de Canoas no Miss Rio Grande do Sul, Ieda Wobeto, 75 anos, falou à revista Diário de Bordo. De uma beleza e carisma incontestáveis, Ieda fala descontraída quanto a sua vida: passado, presente e futuro. “Já fui casada, tenho filhos e netos, história que todos já conhecem”, relata. Ieda considera-se uma mulher batalhadora e decidida. “Quando quero um coisa, corro atrás e vou buscar, não deixo passar nenhuma oportunidade na minha vida. Se vejo que vou ser feliz, não importa o tempo que leve, o importante é que serei feliz. Contento-me com o que tenho, mas sempre busco algo melhor para mim”, afirma. Por falar que a vida tem fases, segundo Ieda, aos 70 anos surge o convite para participar do BBB da Globo, o que trouxe-lhe destaque e lucros, “inclusive o de estar participando da Capa do Diário de Bordo, que muito me honra”, revela. Após muitos sonhos, alguns realizados, outros não, Ieda resolve empreender. A princípio, pensou em fazer algo na área da moda, por ser o que gosta e ser mais a sua cara. “Mas, conversando com filho Thales, que já atuava na área de carnes, por “delivery”, resolvemos nos unir e abrimos a @exclusivecarnes, uma Boutique de Carnes, que, para mim, é mais um incentivo para a vida”, conta. Determinada e guerreira, Ieda, já tendo trabalhado mais de 30 anos, viu a oportunidade de ter algo seu juntamente com seu filho. “Ter algo seu é maravilhoso, porque você vai trabalhar para você”, relata. Segundo Ieda, oferecemos a Canoas a mais completa casa de churrasco da cidade. “Tudo que você precisa para seu churrasco tem na @exclusivecarnes, desde o acendedor, carvão, carnes nobres, variedade de bebidas e outros produtos”, relata. Para Ieda, estar trabalhando com o filho Talles a frente da empresa, significa vida, crescimento constante, poder acreditar em nosso país e ter fé no futuro. “Tenho certeza de que tudo vai dar certo. Estou esperando os amigos a prestigiarem a @exclusivecarnes, de terça-feira a sábado das 9h às 20h e no domingo das 9h às 13h”, concluiu Ieda.


www.diariodebordo.net

Edição 15 | Ano 2 | CANOAS | RS | JUNHO 2021 | 5

SILVIA FRAGA E JORGE BISCHOFF PERSONALIDADE E SOFISTICAÇÃO JUNTOS Passageiro Vip Por Leci da Silva

E

legância, estilo, tecnologia e atendimento personalizado são características marcantes da empresa Jorge Bischoff, em Canoas, que tem à frente a empresária Silvia Fraga, 43 anos, casada com Antônio Gobbi e tem o filho Kelvin de 15 anos, fruto do seu primeiro casamento. Silvia, Embaixadora da Jorge Bischoff em Canoas, é dinâmica, inteligente, determinada e altamente competente. Tendo adquirido a franquia em dezembro de 2019, a empresária, que abriu a loja em Março de 2020, com seu carisma e empreendedorismo faz com que a marca venha conquistando cada vez mais adeptos, por ser delicada, romântica, cheia de personalidade, referência de charme, beleza e qualidade. De acordo com Silvia, a nova loja Jorge Bischoff Canoas apresenta, como princípio fundamental, o alto padrão de qualidade e a exclusividade dos produtos dessa marca consagrada no mercado. A interação perfeita entre produtos de qualidade, conforto e profissionais qualificados, possibilitando um atendimento personalizado e agradável aos clientes mais exigentes. “Sempre quis ter o meu próprio negócio, que teria que ser relacionado à moda ou à beleza; procurei franquias que tinham mais o meu perfil e escolhi a Jorge Bischoff, pois amo essa marca e sou voraz consumidora da mesma”, revela. Segundo Silvia, seu maior desafio foi ter aberto em plena pandemia e, acreditando sempre em um futuro melhor e que tudo iria passar rápido, continuar seguindo mesmo assim, sem perder a esperança. “É corrido, mas planejo minha semana, gostaria que meu dia tivesse 48h, pois nunca sai como planejo, mas tento”, conta. Ainda segundo ela, a empresária cuida de todo processo da loja, da familia, faz academia três vezes por semana e pilates duas vezes. “Tenho que cuidar de mim, estar bem comigo e com o meu corpo, para poder dar conta de tudo”, fala entusiasmada. Para a empresária Silvia, a mulher está cada vez mais à frente dos negócios, sendo muito importante para as mulheres, considerando que a classe foi, por muito tempo, subestimada, até pelas próprias mulheres. “A mulher não deve desistir jamais dos seus objetivos, mas, junto com eles, tem que ter foco e perseverança, pois não adianta só sonhar, tem que fazer acontecer”, finaliza a empresária Silvia.


82 ANOS!

CIDADE DO XIS CIDADE DO AVIÃO CIDADE DO NOSSO

Coração MJ JARDINENSE MEGA LOJA

EVENTOS

REDE |CAMA | MESA | BANHO | DECORAÇÃO


Edição 15 | Ano 2 | CANOAS | RS | JUNHO 2021 | 7

www.diariodebordo.net

CANOAS, CIDADE REFERÊNCIA DO TÍPICO

"XIS" GAÚCHO GASTRONOMIA Leci da Silva

O

“Xis” é uma adaptação do chamado "cheeseburguer" norte-americano. Uma excelente opção para um lanche rápido ou para saborear junto a amigos. A Lei nº 5.990, de 07 de janeiro de 2016, projeto do vereador César Augusto Moreira, deu a Canoas o título de cidade referência do Típico "Xis" Gaúcho, comida tradicional do município. A Lei municipal criou o dia do Xis, comemorado em 28 de maio, e prevê a realização do Festival do Xis, também em maio, sob a organização de representantes das lanchonetes. De acordo com o vereador César Moreira, “é uma referência a primeira lanchonete a vender xis em Canoas, na década de 70, que tem o registro nesta data, a Romani Rapach, hoje, Rapach Lanches”, relata. Segundo César Augusto, após 50 anos da abertura do primeiro Xis no município, muitos estabelecimentos desta gastronomia fixaram-se em Canoas. “Motivados pela lei, passou de 400 para 700 os comércios de Xis regularizados na Prefeitura, criando mais de 2.500 empregos diretos, além dos indiretos”, concluiu o vereador. Em meados de 1974, Antonio Rapach inicia sua trajetória com lanches em Canoas e em 1980 abre sua primeira Lancheria/Casa de Lanches no município. De acordo com a Diretora Financeira Raquel, o Rapach Lanches sempre teve boas vendas. Com o sanção da Lei do Típico "Xis" Gaúcho, dando a cidade o nome de “Cidade do Xis”, clientes da região metropolitana vem ge-

VEREADOR CÉSAR AUGUSTO, AUTOR DA LEI Nº 5.990. XIS CORAÇÃO SELADO COM QUEIJO

CHEF MARCELO SALEM

rando o fluxo de dias melhores. “Além dos canoenses, com a chegada do ParkShopping Canoas, as pessoas do interior vem conhecer o ParkShopping, a cidade do Xis e nossos Xis e suas variedades”, relata Raquel. Segundo Raquel, no Rapach Lanches você encontra Xis que tem como base um pão grande, de forma redonda, maionese, milho, ervilha, alface, tomate, queijo, ovo e carne, variando os sabores,

entre: filé de frango, filé mignon, coração de frango, salada, bacon, calabresa, costela entre outros. O pão, com todos os ingredientes bem acomodados, é prensado e aquecido, proporcionando um sabor diferenciado de qualquer outro sanduíche. “O nosso carro chefe é o Xis Salada, mas a estrela de sucesso e motivo de muitos elogios é o Xis Costelão”, relata. Ainda segundo Raquel, a empresa conta com quatro unidades em Canoas,

uma São Leopoldo e uma em Novo Hamburgo. O empresário e modelo Marcelo Salem, natural de Canoas-RS, iniciou sua carreira de modelo aos 16 anos. De acordo com Marcelo Salem participou do concurso The Elite Model Look, da agência Elite Model Management, na época uma das duas maiores agências de modelos do mundo. “Na década de 90 ingressei no Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul; por 5 anos servi a comunidade gaúcha”, revela. Em 2014 decidiu dar um tempo na carreira de modelo e foi realizar outro sonho: o de ser Chef de Cozinha! “Para tal realizei cursos de Tecnologia em Gastronomia, na UNICESUMAR-PR, Rational Chef Training Start Up, Gastronomia Italiana Nível Básico e Intermediário, na Scuola di Cucina Emmanuelle Cocchi, em Milão. Passei a dedicar-me ao trabalho de Chef Gourmet, no RS, participando em Jantares do Chefs Table e muitos outros”, relata o Chef Marcelo. De acordo com Marcelo, como Chef criou vários pratos e, como canoense, da terra do Xis, criou o Xis Coração Selado na Chapa. “Este Xis Coração tem como diferencial os ingredientes serem marinados, em temperos diferenciados, meia hora antes de montar o Xis, a dedicação no fazer e, após estar montado, selar, prensar e gratinar com o queijo da preferência de cada um, dando o visual e sabor de fast food”, concluiu o Chef Marcelo Salem. Recorte

Válido de 01 a 15/7 de 2021.

Este Voucher dá direito a R$: 2,00 (dois reais) de desconto, em toda a rede Rapach Lanches


www.diariodebordo.net

Edição 15 | Ano 2 | CANOAS | RS | JUNHO 2021 | 8

A

RENATA SCHERDIEN @DRARENATASCHERDIEN BIOMÉDICA

pandemia nos mostrou que o isolamento social é importante enquanto prevenção, mas também que é importante valorizar aqueles que estão conosco. Apresento a vocês o staff que cuida da minha saúde, da administração do dia-a-dia e beleza. Minha gratidão e carinho pelo convívio aprendizagem e pela partilha de grandes alegrias e momentos.

ANDERSON BARBOSA @BARBOSA_COACH PERSONAL TRAINER

Simone Salvadori

NESTA PÁGINA: ROSÂNGELA TIMM - @ROSANGELATIMM - NAIL DESIGNER MARCELO SAVA - @MARCELOSAVA - CONSULTOR DE EVENTOS E ASSISTENTE PESSOAL DIKA GARCIA - @DIKAGARCIA03 - MAKEUP DODÔ GHELEEN - @HAIRDODOGHELEEN - CABELEIREIRO ONIX HAIR SALON


sergio@diariodebordo.net

Social em Fotos Sérgio González

ADMIRÁVEL. SIMONE SALVADORI, UMA DIVA

R

econhecer as origens, valorizar o que precisa ser reconhecido, alimentado. Mãe dedicada, esposa que caminha lado a lado de Caio Salvadori. Uma cidadã do mundo. Alia os cuidados com a casa com uma vida social atribulada. Entre nossas sessões de fotos precisou parar tudo e, em vôo particular, foi a São Paulo para um jantar oferecido pela Hermès. Detalhista, cuida de tudo. Do closet às compras para a casa. O bom gosto se percebe nos looks dos mais reconhecidos estilistas: Louis Vuitton, Carolina Herrera, Dolce & Gabbana e Versace. Futilidades? Jamais! Cuidados. Consigo, com aqueles que ama e cuidados: com a casa e com os investimentos. Especialmente os investimentos pessoais e que muitas vezes não tem preço. Tem valor. Uma mulher de valores. Uma dama. Uma diva.

Edição 15 | Ano 2 | CANOAS | RS | JUNHO 2021 | 9


www.diariodebordo.net

Edição 15 | Ano 2 | CANOAS | RS | JUNHO 2021 | 10

DRIVE THRU DA LIGA Especial Por Dr. Bibico

F

ui convidado especialmente pela direção da Revista Diário de Bordo para participar do Drive Thru da Liga. Nem o sábado nublado e frio desmotivou a diretoria e voluntárias da Liga de Combate ao Câncer de Canoas. E o que se viu foi um expressivo número de mulheres que integram a Liga de mangas arregaçadas e trabalhando incansavelmente. A Liga, que tem nas promoções sociais sua principal fonte de renda, com a pandemia viu suas verbas ficarem mais escassas. E com isso o trabalho benemérito da Liga fica prejudicado. Nem por isso a motivação fica prejudicada. Junto com Thiago Soares, da SA Publicidade e Propaganda, organizaram um drive thru. E a sociedade canoense, mais uma vez, respondeu positivamente. Foram mais de 400 refeições servidas.Um saboroso galeto ao primo canto, a crocante polenta frita, massa caseira ao molho de manjericão e a irrepreensível salada de radite, cebola roxa e bacon foi o cardápio escolhido e servido por Rô Caputo Gourmet. Supimpa! E, assim, mais uma vez, a Liga mantém sua benemérita obra de cuidar das pessoas com câncer. Eu aplaudi! Em pé!


Edição 15 | Ano 2 | CANOAS | RS | JUNHO 2021 | 11

CANOAS 82 ANOS CONSTRUINDO SUA HISTÓRIA Aniversário de Canoas Leci da Silva

N

o início dos anos 30 do século XX, o povoado da Estação do Capão das Canoas, que era distrito de Gravataí, contava com um estimado número de habitantes, que buscavam melhorias em sua estrutura urbanística. A capela de São Luiz Gonzaga já havia sido transferida para próximo da estação do trem, onde está hoje, como igreja matriz. Uma estrada ligava com Porto Alegre, passando a capital ser mais próxima do que Gravataí. Os Irmãos Lassalistas, em 1908, fundam a Escola Agrícola, uma instituição de ensino primário, o Externato São Luiz e o Instituto São José; o futuro Colégio André Leão Puente inicia como Grupo Escolar Emilio Meyer, em 1932. Em 1933, a Comissão Pró-Melhoramentos, formada por vinte e cinco integrantes, dentre eles capitalistas, industriários, ferroviários, horticultores, outros ligados ao comércio, ao serviço e à construção e ocupantes de cargos políticos no distrito, organizaram uma reunião em fren-

Jussara Rycembel

te à Igreja Matriz, hoje Praça da Bandeira, tendo como pauta reivindicações, sendo a principal a instalação de uma rede de luz, melhoramento das estradas e um terreno para um novo cemitério. Em 1934, a comissão trabalha para a construção da nova Estação Ferroviária e para ligação rodoviária Porto Alegre a São Leopoldo. Ainda em 1933, o Exército Brasileiro cria o Terceiro Regimento de Aviação Militar, em Santa Maria, semente da futura Base Aérea de Canoas, passando a considerar área estratégica, um argumento a mais para a emancipação. Com a emancipação de nossa querida Canoas, em 27/06/1939, através do Decreto 7.839, temos o 1º loteamento da Empresa Territorial Niterói Ltda, um frigorífico que impulsiona a criação do bairro Rio Branco, clubes sociais e esportivos como Clube Bolão Gaúcho, Esporte Clube Canoense, Grêmio Esportivo Niterói e a instalação do Município de Canoas em 15/01/1940, sendo nomeado o primeiro prefeito Edgar Braga da Fontoura, anexando, também, o distrito de Santa Rita. Um breve relato do processo de emancipação da pujante cidade de Canoas. (Texto baseado no artigo Brava Gente Canoense do historiador e pesquisador Edison Barcellos, @recordacanoas)

Valderes da Silva


bebeto@diariodebordo.net

Edição 15 | Ano 2 | CANOAS | RS | JUNHO 2021 | 13

Social Bebeto Azevedo

A sempre bela e inigualável Sandra Konrath completou mais um ano. A matriarca do clã Possebon foi muito festejada pelas sisters e brothers. Parabéns mil e desejos de felicidade e vida Rúlio Britto foi especialmente a São João Batista longa é o nosso desejo. - SC, para o casamento da irmã Patrícia Gabriele de Britto. Momento de muita emoção, e mais, foi muito cumprimentado pela produção da noiva e da mãe.

Nossa colega, a colunista jovem Évelym Ferreira completou 14 anos. O local escolhido para comemoração foi Gramado, onde passou 3 dias com a família e amigos.Visitou o Selfie Gramado e o Alpen Park de Canela, onde passou um sábado divertido com os amigos em meio a aventuras eletrizantes, mas com todos os cuidados e protocolos de saúde exigidos. E finalizando, Évelym se uniu a família numa festa íntima para cantarem o parabéns a você.

Mariana Geisel foi cumprimentadíssima, pelo aniversário e inauguração de sua nova EmaOrgulhosos e com sorriso de orelha a orelha, grecentro. Em um prédio amplo de três andares, Valdir e Ignez Scariot apresentam a netinha Mar- na Rua São Pedro, 426, em Canoas, mantém a cela. Muito linda, ela é o xodó dos avós e teve a sua qualidade no atendimento e um staff de competência e segurança no que faz. Opte pela expechegada festejada por toda a família. riência, pelos métodos com excelência nos resultados. Cuide de sua aparência na medida certa. Sem excessos, com seu melhor realçado. Do pai, Ledevino Piccinini, ela herdou a disponibilidade e a sapiência em cuidar do outro. Fernanda Piccinini, além do talento pessoal , isto foi decisivo para a escolha de seu nome para presidir o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Canoas. Dinâmica, ela alia esta nova função ao seu trabalho na Controladoria Geral do Município.

Letícia Lima, sempre escoltada pela mãe Fabiana de Lima, festejou 15 anos em Cancun. A pandemia impediu uma grande comemoração como era o desejado. Mas não diminuiu a alegria e felicidade na comemoração intimista no cenário paradisíaco.


Edição 15 | Ano 2 | CANOAS | RS | JUNHO 2021 | 14

BETO AUTO ELÉTRICA CANOAS À SERVIÇO DOS CANOENSES E REGIÃO Empresas Leci da Silva

C

apitaneada por Beto e Rúbia Gewehr, a Beto Auto Elétrica, situada em Canoas (Bairro Vila Rosa), destaca-se pela qualidade dos serviços prestados há quase 40 anos. Conta com uma moderna estrutura, equipamentos e produtos de qualidade e uma equipe de profissionais preparados para atender as necessidades do mercado atual. A Beto Auto Elétrica atua na recuperação de centrais eletrônicas, sistema de carga e partida (motor de arranque e alternador), Air-Bag, ABS, imobilizador e sistema cold, vidros e fechaduras elétricas, sistema de arrefecimento, Xenow originais, recuperação de mídias original, instalação de acessórios, substituição e reparos de chicotes elétricos, scanner, diagnóstico e painel de LEDs. De acordo com Beto, no ramo de Auto Elétrica e Eletrônica Automotiva a tecnologia avança velozmente, 90% do seu carro depende da eletricidade para funcionar, inclusive o motor, mesmo sendo este a combustão. Por isso facilmente ocorrem problemas elétricos nos carros modernos, pois são vários os sensores que atuam no funcionamento do motor, todos enviando importantes informações elétricas para o “cérebro” do seu carro, a central eletrônica. “Por isto muitas falhas dependem de equipamentos especiais para avaliação e reparo adequado”, explica Beto. Segundo Rúbia, a parte elétrica de um automóvel precisa também de manutenção regular, assegurando que o carro não apresente problemas por falta de cuidados. “Aconselho sempre aos clientes que nos procuram manter os cuidados preventivos”, recomenda Rúbia. Instagram: @betoautoeletricacanoas

“O lema da Beto Auto Elétrica é sempre dar o máximo para atender as necessidades do cliente”. Rúbia Gewehr


www.diariodebordo.net

Edição 15 | Ano 2 | CANOAS | RS | JUNHO 2021 | 15

OSWALDO GUINDANI HISTÓRIAS DE AMOR PELA CIDADE CASAMENTO DE OSVALDO E ROSE GUINDANI

Aniversário de Canoas André Guindani Canoas se emancipou há 82 anos, em 1939. Muitas famílias italianas da Serra migraram para o novo Município nas décadas de 1940 e 1950. Algumas estabeleceram comércios ao longo da BR 116 e ficaram conhecidas como “Os Gringos da Faixa”. Oswaldo Guindani e seus irmãos possuíam comércio em Santa Catarina e participações em moinhos de trigo no interior do Estado. Em 1958, adquiriram o primeiro mo- OSWALDO GUINDANI inho em Canoas, na beira da Faixa, é claro. Em 1964, construíram o segundo moinho, na mesma BR 116. Oswaldo se casou com Rose LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTALDO MOINHOS GUINDANI, EM 1963. Broch, filha de um dos Gringos da Faixa. O empreendedor itinerante encontrou em Canoas o seu porto seguro. Esta Cidade acolhedora foi a escolhida para estabelecer seus negócios e sua família. Aqui, prosperou e projetou sua carreira empresarial e política. Canoas lhe proporcionou muitas oportunidades e ele sempre procurou retribuir à Cidade. Oswaldo oportunizou a nossa família a convivência neste Município, fazendo despertar o sentimento de pertencimento. Sentimonos honrados em participar desta Comunidade. Criamos raízes profundas, laços de amizades, vínculos com grupos, entidades, associações. É desta terra que temos orgulho e trabalhamos para que se torne cada vez mais próspera, moderna e sustentável. Histórias de Amor pela Cidade, como a de nossa família, repetem-se em muitos lares Canoenses. E deixam legados que, compulsoriamente, impõem o compromisso de cuidar da Cidade e fazem refletir sobre qual é a nossa contribuição para uma Canoas melhor. PREFEITO GUINDANI E A PRIMEIRA-DAMA ROSE JUNTO A CRIANÇAS DE CRECHE.

Rose Guindani


Edição 15 | Ano 2 | CANOAS | RS | JUNHO 2021 | 16 www.diariodebordo.net

A CIDADE DO AVIÃO

F-8 GLOSTER METEOR NA PRAÇA DO AVIÃO | INAUGURADO EM 22 DE JANEIRO DE 1968

N

AT - 26 XAVANTE. EM FRENTE AO MUSEU DE TECNOLOGIA DA ULBRA

26 XAVANTE . LARGO DA FAB NA AVENIDA GUILHERME SCHELL.

TF -33A LOCKHEED SHOOTING STAR. NA BASE AÉREA DE CANOAS

UM PRESENTE PARA CANOAS foto é só marcação

visto que não veio sugestão

o mês de aniversário de 82 anos, o Projeto de Lei Estadual nº 35/2021, que reconhece Canoas como a Cidade do Avião, foi aprovado por unanimidade. No último dia 15, a aprovação ocorreu em reunião ordinária realizada pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A partir de agora, o projeto aguarda a sanção do Governo do Estado. História Desde sua origem, Canoas tem relação com o avião. O campo de aviação foi construído em 1937 em Canoas, quando a cidade ainda pertencia ao município de Gravataí. Fato que foi fundamental para a emancipação de Canoas em 1939. Atualmente, o município conta com a Base Aérea de Canoas (BACO) e o Comando Aéreo Sul (V COMAR). Monumento ao Avião Quem circula pela BR-116 consegue apreciar de longe o avião F-8 Gloster Meteor, de fabricação inglesa, localizado na Praça Santos Dumont, entre as ruas Ipiranga e Frei Orlando. O monumento consiste numa homemagem à presença significativa da Força Aérea Brasileira em Canoas e tornou-se um cartão de visitas para quem chega na cidade. Além dele, o município conta com outros três aviões expostos para a visitação. Aviãoteca Um projeto inédito de estímulo a leitura em conexão com o avião é desenvolvido pela Prefeitura de Canoas. Apresentado em fevereiro pela Secretaria da Cultura, o Aviãoteca está em fase de elaboração. A iniciativa prevê inaugurar um complexo cultural, no Parque Municipal Eduardo Gomes. Além de uma biblioteca no interior de um avião de grande porte, preservando a estrutura original, estão previstos um mini museu da aviação, cafeteria, ecobikes e galeria de artes no entorno da aeronave. Atração aguardada Quem visitar o Aviãoteca, além de contar com o acervo de livros físicos e digitais, terá a experiência de um simulador de voo. Saiba mais: l O projeto Aviãoteca é multidisciplinar e deve contar com patrocínio privado; l Além da sinergia entre cultura e educação, a iniciativa está preocupada com a responsabilidade ambiental, prevendo painéis de captação de energia solar;


Edição 15 | Ano 2 | CANOAS | RS | JUNHO 2021 | 17

35 ANOS CAMINHANDO JUNTO COM A CIDADE

E

m Junho, mais precisamente no dia 27, nossa cidade, Canoas, completa 82 anos de fundação. Muitas histórias e muitas batalhas vencidas. Desses 82 anos, 35 a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas ( LFCCC ) caminha junto a cidade e a seu sistema de saúde. Somos parceiras e extremamente agradecidas da forma como fomos e somos acolhidas. Por isso aqui estamos para parabenizar e colocar-nos à disposição no que pudermos contribuir para o progresso da cidade e no atendimento à saúde dos canoenses. O momento não nos permite uma celebração, mas traz uma boa oportunidade de reflexão. Aniversário simboliza renascimento, recomeço de vida. E, vivendo nesse isolamento social, tudo que o povo quer é recomeçar. A data não é feriado e, por ser um ano completamente atípico , o melhor presente que podemos dar à nossa cidade é

ATENDIMENTO PERSONALIZADO Celular e whatsapp: (51) 993430106 Instagram: @loiva.bernardiniacessorios Facebook: https://www.facebook.com/loivabjoias

Parabéns Canoas ANOS!

82

cuidar de seu ativo mais importante: as pessoas. Canoas encontra-se em um desafio a enfrentar e a resistir a solidariedade e o espírito de empatia nunca foram tão importantes para conseguirmos vencer. Finalmente percebemos que viver em sociedade não é sobre "eu", e sim sobre "nós". Temos a oportunidade de nos unirmos verdadeiramente... mesmo afastadas, estamos mais próximas do que nunca. No futuro lembraremos muito bem de tudo isso. Seremos criativas e resilientes, encontraremos um meio de nos adaptar, de nos reinventar. Só assim construiremos um novo futuro.

PARABÉNS CANOAS PELOS 82 ANOS DE FUNDAÇÃO! Contem sempre com a LFCCC!


Edição 15 | Ano 2 | CANOAS | RS | JUNHO 2021 | 18 thiago@diariodebordo.net

Turismo Thiago Soares

BUENOS AIRES, SAIBA TUDO!

B

uenos Aires é a maior e mais populosa província da Argentina e se tornou uma das principais metrópoles do mundo. Com mais de 16,5 milhões de habitantes. É a segunda maior área metropolitana da América do Sul, depois da Grande São Paulo. Eu já desembarquei por lá algumas vezes. A gastronomia de Buenos Aires é algo fenomenal, deliciosamente falando. São pratos repletos de costumes, histórias e afetividades do povo argentino. Então, aproveite o que há de melhor no país dos Hermanos. As cafeterias de Buenos Aires é o que há de mais marcante na cidade, pois foi fortemente influenciada pelo costume e estilo da Europa. O medialuna é um croissant divino que existe. Não esqueça de pedir. Outro salgado bastante conhecido por lá são as empanadas. Em muitas esquinas, você verá a publicidade desses salgados maravilhosos e recheadíssimos. Você encontrará tam-


Edição 15 | Ano 2 | CANOAS | RS | JUNHO 2021 | 19

bém: o choripan, pizzas e vários bodegones (restaurantes simples) em alguma casa antiga de esquina, na qual você pode se deliciar ou beber um fantástico e diversificado cardápio. Alguns dos pontos turísticos mais famosos de Buenos Aires são: a Casa Rosada, o Obelisco e o famoso Porto Madero. Um lugar repleto de bons restaurantes e gastronomia invejável. Ah, não se esqueça de comer os famosos alfajores e os doces de leite do país, e apreciar o famoso vinho ao som de um bom tango argentino.

Aproveita e corre para Buenos Aires! E depois, me conta tudo.


Edição 15 | Ano 2 | CANOAS | RS | JUNHO 2021 | 20 evelyn@diariodebordo.net

Social Teen Évelyn Marques

EM PARCERIA COM A FIOCRUZ, FÃS DE BTS LANÇAM CAMPANHA CONTRA A FOME NO BRASIL

A

fundação Oswaldo Cruz lançou campanha contra fome no Brasil, em parceria com os fãs do K-Pop – Bangtan Boys BTS . A Fiocruz é uma instituição pública de saúde e atua, historicamente, para além da produção de fármacos e vacinas, de ensino, da pesquisa e da assistência em saúde. Atua também para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento social da população brasileira. Bangtan Boys, também conhecido BTS, é um grupo sulcoreano formado pela Big Hit Music. As conquistas do BTS levaram o grupo a ser o número um na lista Forbes Korea Power Celebrity para 2018, que classifica as celebridades mais poderosas e influentes da Coreia do Sul. A movimentação dos fãs, ou Armys (exército em português) da banda BTS, não se restringem a fazer do grupo de K-Pop o maior sucesso na atualidade e atingir o topo das paradas musicais. Eles vão além! Em 2020, o Army Help The Planet participou de uma campanha que arrecadou fundos para ajudar o Pantanal durante as queimadas. Em janeiro, voluntários arrecadaram quase 60 mil reais para financiar suprimentos médicos para hospitais no Amazonas. Segundo o site da revista Quem, o Departamento de Comunicação da organização filantrópica – Fiocruz agradeceu o apoio dos fãs da banda.

MARIA JULIA DE ARAÚJO É A PRIMEIRA BRASILEIRA COM SÍNDROME DE DOWN A SER EMBAIXADORA DA L’ORÉAL PARIS. Para orgulho dos brasileiros, há um mês, a modelo Maju de Araújo, como é docilmente conhecida, é a primeira brasileira com Síndrome de Down a ser embaixadora da L’Oréal Paris. A história profissional de Maju começou quando descoberta como modelo pelo grupo MGT. “Assim que olharam para mim reconheceram meu potencial para trabalhar no mundo da moda”, disse a TOP, no site pessoal. Com sua vida transformada, não demorou muito para a modelo Maju de Araújo se tornar a primeira brasileira com Síndrome de Down a representar marca internacional. Ao lado de outras estrelas do nosso país, como Taís Araújo e Larissa Manoela, ela integrará o grupo de embaixadoras. No dia do anúncio, em abril, a

modelo usou seu Instagram para anunciar e comemorar. “No mundo sempre existiu um lugar pra mim, mesmo quando era difícil de acreditar, e hoje posso dizer que finalmente me encontrei“, escreveu Maju, na sua rede social.


Edição 15 | Ano 2 | CANOAS | RS | JUNHO 2021 | 21 leci@diariodebordo.net

Social Leci da Silva

TRABALHO EM CASAL COMO OBTER SUCESSO COM HARMONIA NA RELAÇÃO

C

om o novo normal, neste momento que nosso mundo está vivendo, devido a pandemia, muitos profissionais passaram seus escritórios para casa e passaram a trabalhar juntos. Viver esta nova situação requer muita atenção e um olhar especial, mas não menos amoroso para o casal. Um estudo sobre casais, feito pela Universidade do Estado de Utah em parceria com a Universidade Baylor, analisou o comportamento de 639 homens e afirmou que maridos e esposas que apoiam o trabalho de seus parceiros são mais felizes em casa, além de mais produtivos e satisfeitos profissionalmente. (Fonte The Boston Globe). Aproveitando a inspiração dessa pesquisa, trago a história de um casal de amigos, parceiros nos negócios, que comprovam que amor e trabalho são duas forças que podem sim estar em simbiose. Betinho Alves e Debora Sande migraram, em 2020, de São Paulo para Campos do Jordão, onde inauguraram o Vila Natal Art Gallery, uma pousada boutique que, em poucos meses, tornou-se a pousada das celebridades e famosos. O casal comprou a propriedade, que já existia há 23 anos, e hoje dedica 100% do tempo e vida profissional no negócio. Betinho e Debora trabalham juntos na pousada, ela cuidando da parte administrativa e ele dedicado ao marketing e propaganda da pousada. Mas como será que é para o casal trabalhar e conviver 24 horas por dia? O casal concilia o trabalho da pousada com os cuidados das filhas. “Nesta fase de pandemia, temos que conciliar os cuidados com nossas filhas, separar um tempo para brincar, cuidar das tarefas, passear e não deixar o tempo passar sem curti-las. Mesmo quando chegamos cansados, elas nos recompensam com carinhos e muito amor”, explica Debora.

Para o casal, alguns itens são fundamentais para o sucesso do negócio: “Quando vocês estiverem em casa, ambos precisam descansar e ficar livres de trabalho, enquanto estiverem fora do expediente. Procuramos manter as carícias, o afeto e a intimidade dos dois, mesmo quando houver algum problema no trabalho”, explica Debora. Segundo Betinho, “no ambiente profissional, devemos nos tratar com respeito, como colegas de trabalho. A dica de ouro geral é não misturar trabalho e vida pessoal. Isso nem sempre é possível conseguir, mas sempre é possível tentar”, finaliza o empresário.

No ambiente profissional, devemos nos tratar com respeito profissional, como colegas de trabalho. A dica de ouro geral é não misturar trabalho e vida pessoal.


Edição 15 | Ano 2 | CANOAS | RS | JUNHO 2021 | 22 katiane@diariodebordo.net

Bem Viver Katiane Marques

SOLITUDE E AUTOAMOR

O

mês de junho é associado à cultura popular que, tradicionalmente, homenageia os santos da igreja católica - São João, Santo Antônio e São Pedro, com lindas festas. Entretanto, junho também tem o dia dos dos Namorados, super valorizado pelo comércio, marketing e, sobretudo, pelas mídias sociais. Mas para quem está só essa data, costuma ser bem inconveniente. Somadas as pressões externas, da mídia, tem também a própria cobrança de quem está só. E isso não é legal. Vivemos um uma sociedade pautada por aparências, cheia de regras e padrões, que muitas vezes nos impedem de perceber que estar sozinho pode ser ótimo e, por vezes, bem melhor! Mas, o que nos impede de sermos a nossa melhor companhia? De acordo com a Psicóloga e Coach Executiva Cláudia Pereira da Silva, “Vivemos em uma sociedade em que a receita de adequação social é a construção de uma vida em pares. Desde cedo aprendemos o roteiro de crescer, namorar, casar, filhos e etc. E quem estiver fora desse imaginário, por vezes tão romantizado, pode sofrer muito, pois associa a ideia de ser/estar solteiro à solidão e abandono. No entanto, a vida se apressa em mostrar que essas duas premissas podem estar equivocadas. Estar sozinho pode ser a melhor oportunidade de construir ou reconstruir a relação mais genuína com a única pessoa que nos acompanhará pela vida inteira: nós! Todas as relações com o mundo externo partem desse amor próprio e sempre serão consequência dele”. Autoamor ainda é um verbete sem definição na maioria dos dicionários, mas seu significado muito se assemelha á autoestima. E esta é a característica de quem se valoriza, de quem é confiante, de quem tem orgulho de suas qualidades e forma de ser. A sua felicidade, paz e bem estar não devem estar associados a companhia afetiva de outra pessoa, mas sim ao seu autoamor.

Maria Helena Riquinho Governadora Soroptimist 2020-2022 Região Brasil Site: www.soroptimistbrasil.com.br


Edição 15 | Ano 2 | CANOAS | RS | JUNHO 2021 | 23 soraia@diariodebordo.net

Social Soraia Hütten

SERRA GAÚCHA

B DAY LUCCA ROSSI LUCCA ROSSI comemorou seu aniver em grande estilo, como lhe é particular. O local escolhido foi Gramado, a badalação foi com poucos e seletos amigos. Meus sinceros votos de felicidades ao aniversariante Lucca

BERNARDO GUEDES sempre é visto pelas ruas movimentadas de Gramado, o point da serra gaúcha, onde se encontram os mais importantes e pops do sul do país. Na última estada, o local escolhido foi nada menos que o belo Hotel Whyndham.

BODAS DE CORAL

SEMPRE NAMORADOS NELI E IDO DEPAOLI comemoraram o dia dos namorados em um belo jantar, sempre com muito amor. O casal estava feliz, em mais um ano de comemoração pela passgem do dia dos namorados.

LINDA E VALDEMAR GODOY comemoram com um jantar em familia a bodas de Coral, 35 anos de casados. Linda ganhou um belissimo anel de diamamtes do seu amado Valdemar. Que possam comemorar muitas bodas juntos com amor.

HELEN HARUMI FUJIMOTO A modelo gaúcha Helen Harumi, da agencia Joy Model, desembarcou em São Paulo, onde agora é sua nova morada. Helen é uma das grandes promessas no mundo fashion. Seus tracos orientais, peso e altura são o grande fator que a destaca no mundo da moda. Anotem este nome, as passarelas internacionais em breve acompanharão a sua brilhante trajetória.

DAVI E OS PJ MASKS A tia SAIONARA DE JESUS estava muito feliz com o aniversário do pequeno DAVI, que comemorou com o tema PJ Masks e os amiguinhos, em uma tarde de muitas guloseimas. Parabéns ao pequeno Davi, muito amor e alegrias.


Parabéns à cidade de Canoas pelos seus

82 ANOS!

Nosso sentimento é de alegria e de orgulho por fazermos parte desta história.

XV de janeiro, 231 loja 113 - Centro Canoas

Profile for diariodebordors

Diário de Bordo Edição 15  

Diário de Bordo Edição 15  

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded