2 minute read

Jabuticaba: propriedades e benefícios da fruta

Nativa da Mata Atlântica, a jabuticaba é considerada uma joia nacional, especialmente pela riqueza de nutrientes. Objeto de inúmeras pesquisas, a fruta é constantemente associada à prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Para aproveitar todos os benefícios, nenhuma parte do fruto deve ser descartada. Segundo estudo da Unicamp, o extrato da casca da jabuticaba, por exemplo, tem potencial para evitar a pré-diabetes e o aumento do acúmulo de gordura no fígado. Já de acordo com pesquisadores da USP, a semente do alimento pode ajudar na luta contra a obesidade. A nutricionista Giovanna Oliveira, membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF), atribui os benefícios aos compostos fenólicos (CFs) presentes na fruta, que possuem ação antioxidante. Conforme explicação da especialista, essas substâncias têm a capacidade de modular hormônios e enzimas envolvidos no processo de saciedade e, sendo assim, de exercer efeitos antiobesidade.

- As frutas vermelhas e arroxeadas são muito estudadas pelas altas concentrações de compostos fenólicos, que já demonstraram auxiliar na prevenção de doenças como câncer, além de enfermidades neurológicas e outras doenças crônicas não transmissíveis. Esses compostos, pelo poder antioxidante, têm efeito protetor aos danos causados pelos radicais livres às células – diz ela.

Advertisement

A fruta faz parte da memória afetiva de todos os brasileiros que leram os livros do Sítio do Picapau Amarelo ou viram a série na TV, já que a jabuticaba é a favorita de Pedrinho, Narizinho e Emília. Mas muita gente não costuma consumir a casca da jabuticaba, principalmente por causa do leve sabor amargo. Ainda assim, Giovanna afirma que as cascas das frutas concentram boa parte dos bioativos e, por isso, o ideal é ingeri-las.

- As cascas das frutas geralmente possuem maiores teores de compostos bioativos, com ação antioxidante e de nutrientes. A casca da jabuticaba é a parte da fruta rica em antocianinas, que auxiliam na redução da inflamação e do estresse oxidativo. Portanto, o ideal é sempre consumir alimentos com cascas – declara, completando: – A casca da jabuticaba possui ferro, magnésio, fósforo, vitamina C, B1 e B3 e fibras, além de muitos compostos fenólicos, responsáveis pela coloração arroxeada.

Benefícios da jabuticaba

• Ajuda o organismo a combater doenças crônicas como câncer e diabetes;

• Melhora o colesterol bom;

• Diminui o excesso de glicose no sangue;

• Auxilia no bom funcionamento do intestino;

• Ajuda a combater o estresse;

• Fortalece a imunidade.

A saúde e o bem-estar nunca estiveram tão em alta como nos dias de hoje E, em busca de uma vida mais saudável, muitas pessoas estão optando por suplementos naturais, à base de vitaminas, em vez de remédios industrializados. Afinal, muitos remédios de farmácia podem ser tóxicos e levar à dependência, a longo prazo.

Mas, afinal, o que são suplementos naturais à base de vitaminas? Eles são uma forma segura e eficaz de ajudar o corpo a obter os nutrientes necessários para manter a saúde a longo prazo

Diferentemente dos remédios de farmácia, que são feitos com produtos químicos sintéticos, os suplementos naturais são baseados em vitaminas e minerais encontrados em alimentos naturais

Para entender mais sobre essa alternativa, conversamos com especialistas na área de saúde e bemestar, que nos explicaram a diferença entre os dois tipos de produtos

"Os suplementos naturais são facilmente absorvidos pelo corpo, o que significa que o corpo pode obter o máximo de benefícios desses nutrientes. Já os remédios de farmácia geralmente são feitos com produtos químicos sintéticos, que podem ser tóxicos para o corpo, quando usados em excesso", explica a nutricionista Julia Santos, parceira da Always Fit.

This article is from: