2 minute read

Andrea Neumann, primeira mulher a presidir a Ajorsul

Por Leci da Silva

À frente da Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul), entidade que há mais de seis décadas atua em prol do fortalecimento e desenvolvimento dos setores que representa, a canoense Andrea Neumann tem formação em Optometria pela Ulbra e Óticas pelo Senac Por- to Alegre. Andrea tem os filhos Victoria Neumann, 23 anos, estudante de medicina na Feevale, e Lucas Neumann, 18 anos, estudante de Administração na Universidade La Salle. A revista Diário de Bordo entrevista Andrea, que revela amar moda, comportamento e, mais ainda, trabalhar com óculos.

Advertisement

DB: O que pode nos dizer sobre os projetos em desenvolvimento à frente da diretoria da Ajorsul e qual mais faz brilhar os seus olhos?

ANDREA NEUMANN: - A Ajorsul representa muito bem, há 65 anos, os segmentos de joias, óticas e relógios, promove o crescimento dentro dos mercados que atua e produz vários cursos e duas feiras, uma em Bento Gonçalves e outra em Gramado.

DB: Em sua opinião, qual a expectativa do associado ao conhecer a Ajorsul?

ANDREA NEUMANN: - O associado sempre terá espaço privilegiado dentro da Ajorsul, tanto em desconto em todos os eventos, quanto com hospedagens para ir visitar as feiras, que hoje estão entre as melhores do Brasil.

DB: Quais as principais vantagens que o empresário obtém em optar em associar-se a Ajorsul?

ANDREA NEUMANN - Descontos exclusivos, cortesias em hospedagens, acompanhamento jurídico quando necessário, espaço para treinamentos…

DB: Algumas pessoas afirmam que sucesso não é algo que se consegue, mas, sim, que se conquista. Quais as etapas para se montar uma empresa com chances de sucesso?

ANDREA NEUMANN – Trabalho, trabalho, muita determinação e foco, acrescido que tudo isso junto faz com que o sucesso venha.

DB: Nos dias atuais, a mulher vem, cada vez mais, ocupando cargos de direção. Em sua opinião, ainda há barreiras a serem enfrentadas pelas mulheres (que os homens não precisam enfrentar) no mercado de trabalho? Se sim, quais e como enfrentá-las?

ANDREA NEUMANN - Acredito que o espaço que conquistamos foi com muita luta e trabalho, demorou muito para acontecer e, a partir de agora, é nosso e ninguém mais nos tira. A Ajorsul sempre teve como líderes grandes homens e agora, acredito, está sendo muito bem aceita a liderança de mulheres que, assim como eu, tem determinação no que fazem, mostrando o excelente resultado de nosso trabalho.

DB: Em sua opinião, o dom da liderança é inato a algumas pessoas ou pode ser desenvolvido conforme a necessidade?

ANDREA NEUMANN - Acredito que pode ser das duas maneiras, pois pode sim vir do bom exemplo familiar, mas, também pode ser por determinação própria.

DB: E quanto ao mercado de Joias, Relógios e Óptica? Como está esse segmento? Temos alguma novidade a respeito desse mercado para passar para nossos leitores?

ANDREA NEUMANN - Os setores de joias e relógios foram muito prejudicados pela pandemia, assim como vários outros, diferente do de ótica, que se tornou ainda mais necessário do que já era. Agora estamos vivendo um momento em que óticas, joias e relógios estão voltando a ser comercializados, com promessa de um aquecimento, ainda maior, no segundo semestre do ano.

This article is from: