Revista Diário de Bordo - Edição nº 30

Page 1

Valderes da Silva

uma mulher de sucesso nas suas

escolhas

EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023

EXPEDIENTE

DIRETOR GERAL

Carlos Alberto de Azevedo

DIRETOR COMERCIAL

Thiago Soares

REDAÇÃO

Leci da Silva

Bebeto Azevedo

COLUNISTAS

Bebeto Azevedo

Bernardo Tietze

Elis Soares

Évelym Ferreira

Fabiani Fortes

Làura Schirmer

Leci da Silva

Ronan Mairesse

Sérgio González

Thiago Soares

Simon K

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Leci da Silva

MTB: 11.972

FOTOS DA CAPA

Giovani Misturini

EDIÇÃO GRÁFICA

Duca Vieira

FOTOGRAFIA

Sérgio González

DIÁRIO DE BORDO É UMA

PUBLICAÇÃO MENSAL DO GRUPO S&A

PUBLICIDADE E PROPAGANDA EIRELI

Rua Venâncio Aires, 3111 - Canoas/RS

- CEP 92110-001

E-MAIL

comercial@diariodebordo.net

PERIODICIDADE

Mensal

AS MATÉRIAS ASSINADAS NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DA REVISTA, POIS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES.

www.diariodebordo.net /revistadiariodebordo

2 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023

Chegou a edição de número 30 da Revista Diário de Bordo! Confesso que no início dela, em agosto de 2019, em uma Feijoadíssima, não imaginava que chegaríamos tão longe. Hoje digo a todos os nossos investidores que ela deu certo, e hoje colhe os frutos da sua credibilidade e transparência. Nós a fazemos com tanto amor, que o universo nos responde com mais trabalho. Sei que a vida não é fácil e nem tudo são flores. Deus nos colocou no mundo para servir uns aos outros.

Você já se imaginou fazendo o bem? Nunca é tarde para aprender. Eu aprendi a fazer isso com o grande Bebeto Azevedo. Confesso que meu mundo mudou para melhor. As bençãos são maiores que as perdas. Somos energia! As pessoas sentem e conhecem quem é de verdade e quem usa as “máscaras carnavalescas” durante o ano inteiro. Eles não somam, somente subtraem. E, no decorrer da vida, Deus vai nos mostrando e nos colocando os seus benfeitores na nossa caminhada. Nesta edição, Valderes da Silva nos conta tudo sobre o amor para com os seus e de como ela devolve para o universo a bondade em ajudar a quem mais precisa. A nossa jornalista Leci da Silva nos revela a história de vida e profissional de Matheus Costa. Ele, que é o diretor artístico do Miss Universe RS e comanda o Swag Complex Estúdio de Dança, promete entregar tudo e mais um pouco no espetáculo que será o Miss Universe Rio Grande do Sul 2023.

Esta edição está Uau!

Super Beijo!

Thiago Soares

Bebeto Azevedo conta tudo sobre os eventos sociais que reinaram neste mês da folia. Inclusive as bodas de nácar de Caio e Simone Salvadori. A noite deles foi regada a muita champagne francesa Dom Perignon. Simone Salvadori, arrasa!

O Miss Canoas 2023 by Simon K está chegando: dia 25 de março, Hotel Intercity, na cidade de Canoas. Mais de 16 candidatas concorrerão à tão sonhada coroa que representará a cidade do avião no Miss Rio Grande do Sul 2023. Estamos correndo para entregar o espetáculo que o Rio Grande do Sul quer e merece. As vagas são limitadas e nossos convites estão se esgotando. Corre que ainda dá tempo de reservar o seu assento, nestes dois eventos grandiosos.

A personal trainer Elis Soares nos conta como perder a “pochete” que todos morrem de amor, mas não a querem no seu corpo. Ronan Mairesse e Bernardo Tietze são sempre impecáveis quando o assunto é cuidar de si e alta performance. Sérgio González nos mostra como foi o Be Happy com a Kaimana.

Você já conheceu Ilhabela, no estado de São Paulo? Fiquei encantado com cada detalhe. Vou parando por aqui. Quero que você descubra e deguste cada página desta edição de fevereiro. Não seja preguiçoso(a), ler abre portas e cria oportunidades.

EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 3 EDITORIAL

Ilhabela, a capital da vela

Com 350 km², Ilhabela é a segunda maior ilha continental brasileira (a primeira é a Ilha de Santa Catarina). Localiza-se a 5 km da costa do estado de São Paulo e pode ser acessada por balsa, a partir do porto de São Sebastião. São Sebastião se localiza a 200 km ao sudeste da cidade de São Paulo e a 340 km ao sudoeste da cidade do Rio de Janeiro. O próprio nome Ilhabela já denomina e confirma que a cidade é bonita por natureza.

Com mais de 80% da Mata Atlântica preservada, vários rios e cachoeiras, praias quase desertas, Ilhabela é um dos locais mais pitorescos do mundo. Hoje, vários esportes radicais são praticados por aqui, tais como o rapel, off road, kyte surf e outros esportes náuticos.

Em Ilhabela você irá passar momentos inesquecíveis e seus filhos poderão usufruir de inúmeras maravilhas, junto à natureza.

4 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023
thiago@diariodebordo.net Viajando
pelo Mundo

Não é por acaso que a ilha principal deste arquipélago (Ilha de São Sebastião) possua, desde 1977, uma área de 27.025 ha. tombada como Parque Estadual. Esta área abriga mais de 80% de Mata Atlântica, entremeada por cerca de 400 cursos d’água, que formam belíssimas cachoeiras. Pela excelência de suas 36 principais praias, o município tornou-se, também, uma das 14 Estâncias Balneárias do Estado.

Ladeando a ilha, 129 km de costões abrigam uma diversificada flora e fauna marinha, onde peixes, golfinhos, tartarugas e até baleias convivem em harmonia.

A vocação turística desta cidade, do Litoral Norte Paulista, também é marcada por sua história. Constituindo o arquipélago da Ilha de São Sebastião, estão incluídas outras doze ilhotas, das quais, além da principal, três são habitadas: Vitória, Búzios e Ilha das Cabras. São inúmeros os pontos turísticos e as possibilidades de se deliciar neste paraíso, que também é a Capital da Vela no Brasil. Sua história é marcada desde a presença de piratas e corsários até o naufrágio de transatlânticos, que repousam no mar em redor de Ilhabela.

A Praia da Armação, com cerca de 500 metros, abriga uma igrejinha e barcos de pescadores; nesta praia eram desossadas as baleias capturadas antigamente pelos pescadores da Ilha; atualmente, é

um dos points dos Windsurfistas, quando o vento entra de leste pelo canal, distando cerca de 14 Km da balsa, em direção norte do arquipélago.

Além do Grêmio de Vela, que reúne os velejadores da cidade, a prefeitura mantém uma escola de vela municipal, o Projeto Navegar, que inicia os interessados neste esporte. A prática de windsurfe fez surgir uma sede da categoria na Ponta das Canas. Nos últimos quatro anos, o kitesurfe tem sido a modalidade que mais tem crescido em número de praticantes.

Conhecida como a Capital da Vela, pela excelência das condições de vento e mar do canal de São Sebastião, Ilhabela tem sido cenário de diversas competições, que ocorrem durante o ano inteiro e trazem velejadores de todo o Brasil e de diversas partes do mundo. O município tem clubes náuticos e clubes e escolas de vela, que oferecem todo tipo de serviço

náutico: desde aulas e aluguel de embarcações, até suporte para eventos de porte, como a Semana de Vela de Ilhabela, a mais importante da América Latina.

O sistema de ventos e correntes, existentes no canal que separa o arquipélago do continente, transformou o local em verdadeira raia de competições de vela e esportes náuticos. As “raias”, para as velejadas, variam de acordo com a direção do vento. Quando venta leste, a Ponta das Canas vira um dos melhores lugares do Brasil para a prática de windsurfe e kitesurfe. O visual de suas velas coloridas, cada vez em maior número, é um cenário que vale a pena ser apreciado. Quando venta sul, os velejadores praticam o esporte em toda a extensão do canal. Os melhores locais para a prática da vela são ao largo da Ponta das Canas, da praia da Armação, da praia do Pinto, da Ponta Azeda, da praia do Engenho D’água e da praia do Perequê.

EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 5
VIAJANDO PELO MUNDO | THIAGO SOARES

A Ilha de São Sebastião, cujo território corresponde ao do município de Ilhabela, fica defronte a costa leste de São Sebastião. Nessa costa é que se localiza o centro comercial da cidade. Por entre a cidade e a ilha está o canal de São Sebastião, que tem, em sua largura mínima, apenas 3 km, onde a travessia pode ser feita pela Travessia São Sebastião-Ilhabela, de balsas.

O Parque Estadual de Ilhabela é uma unidade de conservação de proteção integral da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, no Estado de São Paulo. Ocupa 85% da superfície da ilha. Ilhabela, ou Ilha de São Sebastião, é a ilha principal das 12 ilhas e ilhotes que formam o arquipélago de São Sebastião.

São Sebastião é um paraíso natural, que se concentra numa estreita e longa faixa de terra, e tem quilômetros de praias, belíssimas praias, com águas limpas e mornas. Situa-se entre a Serra do Mar e o Canal, que liga ao município de Ilhabela, e tem uma paisagem de tirar o fôlego, o verde das matas com o azul do mar, na maior harmonia, e tem sua paisagem delineada com muitos contornos. As montanhas são cobertas por ricas matas, porém, à beira mar, encontram-se alguns montes e vales.

Próximo ao município, sendo pertencente a ele, encontrase quase um círculo de ilhas, formando, junto com Ilhabela, um quebra-mar natural, proporcionando a calmaria das águas e dos ventos, assim propiciando a prática dos esportes

no mar, como windsurf, vela, etc. Nas praias agitadas e badaladas, você pode ter certeza: a diversão é garantida! Afinal, Maresias, Camburi e Barra do Una estão por aqui. Nas praias selvagens e na Mata Atlântica, o ecoturismo é garantido! Junte tudo isto com lojas charmosas, gastronomia requintada ou típica caiçara, variadas opções em hospedagem e o belíssimo e rico artesanato caiçara/indígena.

Com 27.025 hectares, o parque estadual ocupa aproximadamente 80% da área total de Ilhabela. Este parque-arquipélago destaca-se, ainda, por fornecer um grande aporte de água doce, de origem fluvial, rica em nutrientes, em meio a condições oceânicas; alcança altitudes superiores à maior parte do território nacional; apresenta seu perímetro constituído, predominantemente, por costões rochosos; apresenta mudanças climáticas, em função de sua grande variação altitudinal, e abriga excepcionais exemplares

de formações do domínio Mata Atlântica.

Neste lugar paradisíaco está localizada a Cachoeira do Gato, reconhecida mundialmente pela sua exuberância e pelo seu enorme volume de água durante o ano todo. Em meio à mata atlântica, surge a imagem inesquecível de uma clareira recortada por uma queda d`água de 70 metros e uma refrescante piscina natural. O caminho é de média dificuldade e dura cerca de 45 minutos; a cachoeira só pode ser alcançada através de uma trilha localizada no lado esquerdo da Praia dos Castelhanos. É aconselhável a presença de um guia.

Um ambiente único e harmônico; pode se observar, com olhos e ouvidos atentos, animais silvestres, como lontras, caxinguelês, macacos, jaguatiricas, lagartos, gatos do mato etc. As aves multicores variam das espécies mais delicadas, como beijaflores, periquitos e mariquitas, até gaviões, macucos, corujas e jacutingas.

Na mata, certos detalhes, como insetos, micro-organismos, flores e cipós, também surpreendem, pela singular beleza com que se revelam. Uma vez dentro deste santuário natural, é preciso consciência e respeito pelos seus tesouros, onde nada deve ser retirado de seu lugar, nada acrescentado; perpetuando, assim, suas características nativas.

6 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023
VIAJANDO PELO MUNDO | THIAGO SOARES

Beleza, Confiança e Poder

A ascensão grandiosa que fez o Onix Hair Salon se tornar um dos mais renomados salões da cidade.

O que era um sonho se tornou realidade logo no início da pandemia, materializando-se justamente em um período que foi muito difícil para todos, principalmente aos empresários que ainda hoje em dia seguem se reerguendo deste período.

O Onix Hair Salon, inaugurado no dia 17 de Abril, já estava nos planos muito antes da pandemia do COVID-19, mas mesmo com as dificuldades na época, os fundadores Dodo Gheleen, cabeleireiro profissional, e o empresário Cássio Facchini, resolveram mesmo assim dar este passo.

Douglas Gheleen Brito, mais conhecido como Dodo, cabeleireiro há mais de 15 anos, iniciou como auxiliar cabeleireiro Antes da vida como profissional da área da beleza, Dodô trabalhou como servente de obras, até que um certo dia recebeu o convite de um amigo para atuar como ajudante em um salão de beleza e foi aí que tudo começou

Em seis meses como auxiliar, rapidamente ele cresceu e virou cabeleireiro, tendo sua própria cadeira dentro do salão De lá pra cá, Dodo foi conquistando o seu nome no mercado da beleza, criando uma vasta cartela de clientes, enquanto passava por algumas das mais importantes estéticas de Canoas.

Para embarcar neste sonho, Cássio Facchini teve que mudar de cidade. Natural de Montenegro, o publicitário trabalhava como gerente em uma loja de varejo e morava com a família na pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul Trouxe consigo sua visão empreendedora, unindo forças com o seu parceiro de vida, e agora de negócio, para dar vida ao Onix Hair Salon.

Hoje em dia, perto de completar seus 3 anos, o Onix conta com a equipe de 19 profissionais, contemplando vários serviços na área leza, como massagem, limpeza de pele, manicure, maquiagem, cabelo e outros serviços da área de estética.

Um ambiente acolhedor, que preza pelo bom atendimento e satisfação dos seus clientes, gerando assim uma experiência única, que promete algo muito além de apenas estar em um salão de beleza

EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 7
,

Benefícios da Acerola

Por Leci da Silva

Aprodução comercial da acerola está dividida em dois grandes grupos que usam frutos maduros, sendo 46% dos frutos utilizados no beneficiamento de produtos como polpas, sucos, geleias, sorvetes, xaropes e licores, enquanto 54% destinam-se ao consumo in natura ou fresco.

O consumo regular de acerola auxilia no combate a diversas doenças crônicas, ao envelhecimento precoce, além de resfriados e gripes.

Versátil, o fruto pode ser comido in natura ou em preparações, como

sucos, geleias e bolos. Outro fator positivo, associado à ingestão do alimento, é o aumento da imunidade, favorecendo a proteção do corpo contra alergias respiratórias, entre outras condições.

Conforme a especialista nutricional, o consumo regular do fruto está associado aos seguintes benefícios para a saúde: Aumento da imunidade,

favorecendo a proteção contra gripes e resfriados, alergias respiratórias e fadiga. Ação antioxidante, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce e estresse oxidativo, melhorando aparência da pele.

Segundo os especialistas em nutrição, as folhas da aceroleira possuem uma vasta quantidade de compostos fenólicos e, associados à atividade da vitamina C, apresentam uma alta capacidade antioxidante. Elas podem ser consumidas através do chá.

8 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023
QUALIDADE DE VIDA
Apesar de pequena, a acerola é uma fruta rica em nutrientes benéficos para a saúde, como vitaminas e minerais.

don't miss it!

DIA: 06/05/2023

às 21:00h

No Centro de Eventos

Miss Universe RS

Av. Farroupilha, nº 4545, Marechal

Rondon- Canoas/RS

Swag Complex Estúdio de Dança, uma história de amor à dança

O empresário Matheus Costa da Silveira, 32 anos, é Graduado em Educação Física no Unilasalle e Pós-graduado em Dança pela PUCPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Avida do professor Matheus Costa da Silveira esteve ligada à dança desde sua infância; quando pequeno, ao ajudar a mãe a limpar a casa, já era com música e dançando. Com 11 anos iniciou a fazer dança extracurricular, na escola em que estudava. Ao participar do aniversário de um colega de escola, um grupo de dança

fez uma coreografia e Matheus ficou encantado, sendo para ele o despertar de algo que sempre quis fazer.

“Meu Deus, eu preciso fazer isto para ontem, e, na mesma semana, fez tudo que precisava para fazer parte do grupo de dança: contatou a família e aprendeu a coreografia com as meninas”, relata.

10 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 DANÇA&CULTURA
Por Leci da Silva

Segundo Matheus, a paixão pela dança era superior a todos os preconceitos que naquela época o menino vivia; atualmente tem 10% de alunos homens dentro do estúdio, naquela época era muito menos, o grupo que participava só tinha meninas. “Sendo uma preocupação para minha família, pelo que eu iria enfrentar, sofri preconceitos de colegas de escola, e, naturalmente, me afastava, ainda mais, dos colegas meninos”, revela.

De acordo com o empresário, a paixão pela dança era imensurável e, neste momento, a dança dominou-o completamente. “Eu dançava de dia, de noite, na parada do ônibus, antes de dormir, enfim, em todos os lugares estava em movimento de dança”, afirma.

Segundo Matheus, extravasar esta paixão pela dança foi a melhor coisa que fez. Começou a participar de

festivais, competições, workshop com outras coreografias durante este período. “Nesta fase, a dança toma conta do meu ser, saindo do lazer para algo que fazia parte da minha vida. Tive consciência de que a dança faria parte do meu mundo para sempre, como o ar que respiro, e era o momento de seguir em frente”, assevera.

Nessa época, Matheus cursava Design na faculdade, ciente de que a criatividade o movia para criar coisas novas. “A arte está muito presente em minha vida, seja na pintura, seja no desenho, criação de música, de coreografias, enfim, criar me realiza como profissional”, relata.

Ao completar um ano do curso de design, teve algumas experiências em agências, mas teve certeza de que não nasceu para ficar atrás de um computador.

EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 11 DANÇA&CULTURA
Matheus Costa.
“Eu precisava estar em movimento, falar com as pessoas, em ambiente musical e descontraído, sentia que era o que me completava e me faz continuar, dia após dia”

Ao completar 20 anos (2010), decidiu trocar o design pela educação física, focado em trabalhar com danças, entrando já num grupo de aula como professor e coreógrafo, eis que já era aluno desde grupo como bailarino. “Esta turma eu já iniciei a coreografia e já levei para a competição; foi a motivação para ter a minha academia de dança, um sonho que eu tinha desde pequeno”, conta.

Segundo o empresário, a dança te mostra algo novo a cada dia, é uma coreografia, é uma música, é um lugar diferente que vai dançar, é um espetáculo que se cria com temática diferente, é algo que fez com que, em 2016, ao se formar em educação física, teve sua primeira experiência profissional. “Passei, neste período, a dar aula em grupo extracurricular dentro de uma escola, dando aula para grupo de dança da Unisinos, para o UNATI, no Unilassale, dei aula de ritmos em academias, durante 6 anos”, relatou.

De acordo com o empresário, o mercado da dança é um mercado difícil. “A arte, no Rio Grande do Sul, é pouco valorizada. Mas sempre que me deparava com desafios, olhava para minha tatuagem e seguia em frente. Quando fiz a tatuagem ‘Swag’, estava ouvindo a música “Swagger Jagger” (Estilo Bacana), da cantora britânica Cher Lloyd; para os americanos é estilo, o que para nós é ginga. Nesse momento, tudo fez sentido para mim, quando eu tiver meu estúdio, vai se chamar ‘Swag’”, afirma.

Em busca de mais conhecimento, Matheus viajou aos Estados Unidos, onde vivenciou muitas novidades. “Ao retornar, relatei o quanto esta experiência tinha me transformado e o quanto eu queria utilizar aqui tudo o que experimentei lá, pois meu objetivo, quando abri a ‘Swag’, era de trazer, através da dança, uma perspectiva diferente para as pessoas que frequentam minha academia”. Matheus fala, ainda, que abriu a ‘Swag’ para quem gosta de dançar, para todo o tipo de gosto, não importando a idade. “Temos espaço e danças para todas as idades. Minhas experiências como bailarino e empresário é que me fizeram fazer mudanças na ’Swag’”, falou.

Matheus revela que, mesmo fazendo o que mais ama, não se sentia 100% satisfeito. “Eu tinha um sonho, desde 2012, de ter um estúdio, mas, para mim, era um sonho distante, para o futuro. Nunca imaginei que com 26 anos já estaria me organizando para isso. Quando eu tinha 22, fiz uma tatuagem, que seria o nome do estúdio. Fiz no braço esquerdo, para ver todos os dias e ter como meta, para conquistar a minha escola de dança”, conta.

Em 2019, na sua viagem de aproximadamente um mês aos Estados Unidos, fez aula em dois dos maiores estúdios de dança do mundo, na Millennium Dance Complex, na Califórnia, e na Broadway Dance Center, em Nova York. “Fui para esta viagem viver esta experiência para qualificar o estúdio cada vez mais. Lá fora as danças tem um formato diferente. Aqui trabalhamos em grupo e crescemos juntos. Lá fora eles tem aulas soltas, individuais, e o que mais me encantou foi a dedicação, o propósito e a seriedade que é dado à dança. A minha cabeça abriu um leque de opções para trazer aos meus alunos. Meu objetivo é retornar para mais experiências, novas danças, e, futuramente, levar minha equipe de professores”, confessa.

(Estilo Bacana), da cantora britânica Cher Lloyd; para os americanos é estilo, o que para nós é ginga. Nesse momento, tudo fez sentido para mim,

12 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023
DANÇA&CULTURA
“Quando fiz a tatuagem ‘Swag’, estava ouvindo a música “Swagger Jagger”
quando eu tiver meu estúdio, vai se chamar ‘Swag’”
Matheus Costa da Silveira
“De característica muito bairrista, meu objetivo e foco é transformar Canoas, levando a arte da dança para pessoas de todas as idades.”

Segundo o empresário, sua área de estudo são as Danças Urbanas e Contemporânea, seguindo o mesmo padrão na academia. “Minha formação, como bailarino, é de Danças Urbanas; o Ballet nunca esteve presente na minha vida, apesar de eu achar lindíssimo; meu objetivo de entregar a dança para as pessoas é de alegria, saúde e movimento”, reafirma.

Muito trabalho, dedicação, garra e desafios, mas tudo tendo ao lado seu parceiro Willian Silva, seu sócio, que

vislumbrou, em 2017, que era o momento. “Chegou a tua hora. Vamos em frente e vamos abrir o teu estúdio de dança”, disse-lhe Will. “Will, não estou preparado, não estou pronto. Não tem como, não tenho alunos suficiente. Abrir uma empresa já é um desafio, ainda mais em tempos em que a cultura é pouco valorizada”, respondeulhe. A garra e confiança do parceiro Will, acreditando em seu potencial, reafirmando:

“tu é um ótimo professor, teus alunos te amam, vamos em frente e vai dar tudo certo”.

EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 13 DANÇA&CULTURA

Em dois meses, abrimos o “Swaguinho”, localizado em cima do Unisuper (na rótula da Av. Sezefredo Azambuja Vieira com a rua Açucena, Bairro Moinhos Ventos, Canoas). “Um momento mágico, mas de muito comprometimento. Por não termos capital, muitos coisas realizamos nós mesmos: instalação elétrica, pintura etc. Inauguramos em 4 de março de 2017 e em 6 de março de 2017 iniciamos as inscrições, sendo surpreendido, ao final do dia, com 50 alunos inscritos, sendo dia de maior gratidão. Ao final de 2017, já com 90 alunos, realizamos nosso primeiro espetáculo no antigo Teatro Novo DC Navegantes, com 400 pessoas assistindo”, fala entusiasmado.

Em 2018, Matheus e Willian deparam-se com novo desafio: uma sala ao lado do “Swaguinho” é desocupada, ampliando o espaço e finalizando o ano com 120 alunos. A apresentação no final do ano foi no Centro de Eventos do ParkShoping Canoas, agora com 800 pessoas no público. Em 2019, nova apresentação no ParkShoping Canoas, com o público ampliado para 1.200 pessoas. Com a pandemia do Covid 19, em 2020 passamos em branco, mas em 2021, ainda com as restrições sanitárias, optamos por gravar o espetáculo no Teatro do Sesi, editá-lo e exibi-lo no Cinemark, lotando quatro salas.

Em 2022, já em nossa nova casa (Av. Açucena, 1801, Moinhos de Vento, Canoas – a 900 metros do nosso endereço anterior) e já com a marca “Swag” (crescemos), nossa apresentação de final de ano foi realizado na Fiergs, com salão principal lotado.

Swag Complex Estúdio de Dança oferece:

• Teatro - Profª Lara Vitoria

• Danças Urbanas – infantil I, infantil II, infantojuvenil, juvenil, juvenil-avançado e adultos

Profs.: Franciele Carvalho, Arthur Bonfanti e Matheus Costa

• Funk - Prof. Matheus Costa

• Stiletto - Prof. Arthur Bonfanti

• Kpop - Prof. Diego

• Dança Contemporânea - Prof. Fabrini Alves

De acordo com Matheus, 2023 será um ano de grandes vôos e de realização de outros sonhos. “Vou realizar um sonho antigo: a participação no Miss Universe Rio Grande do Sul, a convite do coordenador do certame estadual, Bebeto Azevedo, fazendo a coreografia de abertura do evento. A emoção, a felicidade imensa, o orgulho e honra de estar fazendo parte desse momento especial, que gosto tanto. Ao amigo Bebeto, minha gratidão e carinho”, finaliza.

• Swag Mix (de autoria do professor e empresário Matheus, é o carro chefe da academia, com 60 a 70 alunos inscritos, ministrada por ele mesmo e pela professora Daniele Flores)

• Vídeo Dance (uma experiência que Matheus trouxe do exterior) - Prof. Matheus Costa

• Aulas Particulares, individual ou em grupo, de outros ritmos

• Coreografia para eventos (Quinze Anos, Casamentos, Formaturas)

14 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023
DANÇA&CULTURA
Matheus Costa da Silveira
Meu sentimento, todos os dias, ao acordar para trabalhar, é de gratidão por ter na minha vida minha família, meu sócio e companheiro Will e sua família, meus professores, minha equipe, meus alunos e amigos que vestem a camiseta da ‘Swag’”.

TECNOLOGIA

NAS ESCOLAS

4.000 Chromebooks novos, 216 kits de robótica kids, 44 carrinhos de robótica.

ALFABETIZAÇÃO

PARA OS CANOENSES

83 escolas fazem parte do programa Pacto pela Alfabetização.

INFRAESTRUTURA

PARA ALUNOS E PROFESSORES

37 EMEFs com Salas Google equipadas com mobiliário arquitetônico pedagógico.

ESPAÇOS DE ENSINO

39 EMEIs, 44 EMEFs e dois Centros de Educação Inclusiva. Escola de Formação, Casa de Avaliação

VAGAS

CRECHE EM 2023

6.358 vagas em escolas credenciadas 5.811 vagas na rede Municipal de Canoas 12.169 vagas na Educação Infantil em 2023.

LEITURA

PARA CRIANÇAS

São 56.569 leituras concluídas em 2022 e 14.355 leituras em andamento por meio de plataformas digitais.

+ +
1874 14 de CUIDAR
Secretaria da Educação
+
+
Dar boas-vindas à educação é transformar o presente e moldar o futuro
+
+

COMPORTAMENTO

O que muda com a chegada de um irmão

Se, por um lado, a chegada de um bebê traz felicidade, há alguns sentimentos que podem provocar angústia nos pais e no irmão mais velho. Na vida adulta, a relação de irmãos também é impactante, podendo contar com casos de um amor inexplicável e identificação entre ambos, assim como ser fruto de atritos familiares.

Os estudos na área não são tão frequentes, mas reflexões filosóficas e psicanalíticas ajudam a entender qual a importância do vínculo e desafios a serem abordados no âmbito familiar. O pediatra do Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Renato Santos Coelho, destaca um dos sentimentos mais comuns, quando é criado o vínculo entre irmãos, que é o ciúme, questão trazida inúmeras vezes pelos pais nos consultórios médicos. “O ciúme é um sentimento universal e humano e não pode ser evitado. O irmão que diz que não tem ciúme algum, pode, na verdade, estar negando. O irmão mais velho sempre foi o centro das atenções e viveu a experiência de ser o único. O segundo, terceiro ou quarto filho nunca passou por isso, então a maneira como cada um vai lidar é diferente. Tudo vai depender do temperamento da criança. Recomendo aos pais não dizer para criança que ela não pode ter ciúmes. Ao invés disso, dizer que entende o filho e compreende o sentimento,

dispondo-se a ajudar”, afirma o pediatra Renato Santos Coelho.

O médico destaca outro fenômeno cultural. A tradição antiga era de famílias numerosas. Na sociedade contemporânea, o número de irmãos diminuiu muito. Há famílias com menos irmãos e muitos filhos únicos. “Há experiências muito boas entre irmãos, na qual se tornam amigos inseparáveis para o resto da vida, trazendo cumplicidade. Por outro lado, não dá para esquecer que há muitos casos de problemas familiares entre irmãos. Um alerta é para que o pensamento romântico e clássico, de que os pais sempre vão gostar dos filhos da mesma maneira, pode ser interpretado de maneira diferente.

O sentimento de gostar dos filhos é para todos, mas nenhum pai ou mãe precisa se sentir culpado por ter uma sintonia ou identificação maior com um determinado filho”, completa Renato.

Por fim, o cenário atual está acentuando alguns problemas por conta do confinamento nas residências. A pandemia colocou todo mundo dentro de casa e nessa hora as diferenças se acentuam. “Assim como aconteceram casos de problemas entre casais, os problemas entre irmãos se acentuaram. É preciso cooperação e respeito para que todos passem por essa situação”, finaliza o médico.

16 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023

Aniversário de Dejanira Dienstbach

Eu vou morrer de tanto viver! Com esta frase, e muitas gargalhadas, a aniversariante Dejanira Dienstbach - a Dadi, encerrou o canto do Parabéns à Você. Está aí a prova de que alegria, bom humor e felicidade são a tônica de sua vida. Aniversaria na troca de ano, e comemora 4 vezes a cada ano. Reúne amigos diversos, conforme sua sensibilidade indica, para cada evento. Nesta comemoração, no Salão de Festas do escritório da amiga Rita Perondi, preparou todo o menu. Os elogios não foram poucos e, contagiados pela energia de Dadi, brindaram muito a aniversariante e, claro, a vida.

18 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023
Social
Bebeto Azevedo bebeto@diariodebordo.net
Dejanira brinca na hora de partilhar o bolo. Alegria! Dejanira Dienstbach rege o coro de amigos no Parabéns à Você... Dadi e Ieda Wobeto Carla Severo e Dadi

Muitos amigos presentearam a aniversariante com os melhores desejos e sentimentos

EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 19 SOCIAL | BEBETO AZEVEDO
Rita Perondi e Geni Rayo Rita Perondi, Ângela Kich, Alejandra Arnoldin, Geni Rayo, Ieda Wobeto e Dadi Maristela Leonetti, Rita Perondi, Dadi e Neusa Pandolfo

Noite das Divas no ritmo do samba

Léslei Bettú realizou a IV Noite das Divas, lotando, mais uma vez, o Up Beer. A noite temática teve como inspiração os dias tórridos do verão e o Carnaval, provando

que verão agitado não é apenas no litoral. Canoas viveu uma noite efervescente, onde a boa energia estava em alta em todos os momentos. Vejam só!

20 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023
Social
bebeto@diariodebordo.net
EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 21 SOCIAL | BEBETO AZEVEDO

Confete Moda Infantil

Loelci e Suellen Ferreira, animam e cuore da Boutique Alittá, escolheram o melhor da moda alto verão. Bea Xavier selecionou os maiôs e biquínis da Areia Fina, para enfrentar praia e piscina com beleza e elegância. Para a meninada, a Confete mostrou opções incríveis. A Óticas Veloso complementou os looks com óculos maravilhosos. Confira.

22 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 SOCIAL | BEBETO AZEVEDO

Areia Fina

EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 23 SOCIAL | BEBETO AZEVEDO

Alittá Boutique e Óticas Veloso

24 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 SOCIAL | BEBETO AZEVEDO
EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 25 SOCIAL | BEBETO AZEVEDO

E os shows? Kiko Prata animou a noite. A Confraria do Samba pôs todos a dançar o melhor pagode. A animação maior ficou por conta da Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Feijoadíssima. Alguém sentado no Up Beer? É claro, que não! E para relaxar, a noite encerrou com Rafael Bettú, um talento inquestionável, digno dos grandes palcos. Foi Lindo!

G.R.E.S. Unidos da Feijoadíssima

26 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 SOCIAL | BEBETO AZEVEDO

Confraria do Samba

EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 27 SOCIAL | BEBETO AZEVEDO
Kiko Prata Rafael Bettú

Férias com alimentação saudável para as crianças

Com a proximidade do verão, ideias criativas podem ser adotadas com os pequenos, para incentivar o consumo de frutas, verduras e legumes.

Para muitos adultos, estar em férias pode significar relaxar e sair um pouco da rotina, o que inclui uma dieta desequilibrada. Para quem tem filhos, no entanto, ficar mais tempo em contato com as crianças pode ser a chance de ensinar e promover novas experiências, incluindo lanches saudáveis. “O mais importante é transformar a alimentação dos pais, pois eles dão o exemplo. Comer

mais peixes, cereais, frutas, pelo menos duas vezes por semana, e verduras e legumes diariamente. Os adultos precisam fazer lanches saudáveis e, assim, ensinar e acostumar as crianças com essas comidas”, afirma a gastroenterologista Cristina Targa Ferreira.

A médica lembra que, hoje em dia, mais do que nunca, a nutrição é conhecida como umas das ferramentas mais importantes para formar indivíduos saudáveis. Sabese que as deficiências nutricionais levam a um crescimento e desenvolvimento inadequados e precipitam o surgimento das doenças.

28 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Por Leci da Silva

Frutas, legumes e verduras são ricos em vitaminas, minerais e fibras e devem estar presentes todos os dias nas refeições, pois contribuem para uma boa saúde e protegem contra o aparecimento de várias doenças.

As fibras, presentes nesses alimentos, são muito importantes para o desenvolvimento e a manutenção de uma microbiota saudável. “A microbiota são nossas bactérias protetoras, que vivem em nosso organismo e que são responsáveis pelo equilíbrio imunológico. Além disso, contêm antioxidantes naturais. Com frutas, legumes e verduras, as refeições ficam mais nutritivas e podem tornar os pratos mais saborosos e coloridos. A variedade de produtos que compõem esse grupo é tão grande, que é possível encontrar alimentos doces, salgados, amargos e cítricos. Pode-se fazer as preparações de diferentes maneiras, em pratos variados. É tanta variedade que certamente haverá algo que agrade aos diferentes paladares”, completa Cristina.

O recado mais importante é que a família seja o exemplo. Comer frutas, legumes, verduras são essenciais e, além disso, evitar os produtos industrializados e processados. Existem maneiras de fazer pratos apetitosos, com

ingredientes saudáveis, comidas coloridas, divertidas e isso deve ser feito desde o nascimento da criança. Segundo a médica, devese começar com leite materno exclusivo até os 6 meses e depois iniciar as frutas, os legumes e as verduras. A introdução alimentar é de fundamental importância e deve ser conduzida com alimentos feitos em casa e saudáveis.

Há substâncias que não podem ser produzidas pelo organismo e, por isso, devem ser ingeridas através de alimentos. São chamados de nutrientes essenciais, que englobam vitaminas, alguns aminoácidos, algumas gorduras

e ácidos graxos. Para que o corpo funcione de maneira saudável, é necessário que os nutrientes sejam ingeridos equilibradamente para manter um bom funcionamento e uma boa saúde.

Ideias criativas podem ser adotadas para incentivar o consumo de frutas, verduras e legumes. A médica sugere fazer pratos divertidos e coloridos, que misturem sabores e tornem esses ingredientes mais apetitosos.

Também é recomendável deixar a criança brincar com os alimentos, fazer comidas e ajudar no preparo, sempre sob a supervisão do adulto.

EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 29
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

bebeto@diariodebordo.net

Simon K, a alegria de celebrar com amigos

Nossa colunista de moda e produtora de editoriais, Simon K, aniversariou e recebeu muitas felicitações de amigos muito especiais. A reunião de gente especial foi no novíssimo espaço do Gran Armazém. Para esta paulista que conquistou a todos, associamo-nos nos melhores desejos.

30 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023
Social
Simon K e Edmilson Maleski Hemelyn Cardenaz da Silva, Simon K e Matheus Monteiro dos Santos Lu Adamis, Fabi Xavier, Sandra Adamis e Ieda Wobeto Tamires Schultz e Simon K
EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 31 SOCIAL | BEBETO AZEVEDO
Elisangela Dalla Lana, Liliane Bungi, Iria Santos, Simon K, Ivana Moraes e Débora Giacumuzzi Simon K e Bethina Marcante Ana Quintão e Simon K Giulia Maleski, Bruno, Simon K. e Edmilson Maleski Sabrina Silveira Assaf e Silvia Fraga Juliano Pedrasini e Fabi Xavier Michele Carrazonni, David Santos e Bruno Arantes Mariana e Ana Trevisan

Bodas de Nácar: Caio & Simone Salvadori

Comemorar 31 anos de casados foi a motivação de Caio e Simone Salvadori para reunir amigos muito especiais. Padre Flávio renovou os desejos de vida, amizade e amor. O casal agradeceu a Deus pela linda família que conquistou

nestes anos de muito amor e companheirismo e aos amigos que os acompanham e retribuem os melhores sentimentos. O convívio com a família Salvadori, regado dos melhores sentimentos, é uma dádiva.

32 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023
bebeto@diariodebordo.net Social
Aline Renner, Caio Jr, Caio, Simone, Leonardo e Lucas Salvadori
EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 33 SOCIAL | BEBETO AZEVEDO
Diones Marin e Cláudia Martini Fernando e Jussara Casagrande Dodô Gehlen e Cássio Facchini Adalzira de Oliveira e Dra. Renata Scherdin Padre Flávio, Mouro e Daya Renner, Viviane e José Abadi Mirian Siqueira, Simone Salvadori e Cláudia Martini

Niver Ignez Perondi

Chegar aos 97 anos cheia de vitalidade, alegria, força e com o amor incondicional de familiares e inúmeros amigos é uma benção. A fala de Frei Roberto, ao iniciar a comemoração, foi de muita emoção e de relembrar feitos e a grande pessoa que Ignez Perondi foi e é. Da família vieram

as mais bonitas e emocionantes lembranças, todos salientando a mulher otimista, alegre e que nunca valorizava dificuldades. Ao contrário, sem reclamar, ela sempre acreditou que era, e é, possível. Por isso, temos a certeza, chega aos 97 anos vibrante e cheia de vida. E que bela vida!

34 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023
Social
Bebeto Azevedo bebeto@diariodebordo.net
A vida é bela
Erika Corrêa, Altair Perondi, Rita Perondi, Luciana Perondi, Ignez Perondi, Francis Perondi e Guilherme Perobelli
EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 35 SOCIAL | BEBETO AZEVEDO
Maristela Leonetti, Rita Perondi, Guilherme Perobelli e Márcio Bernard Clara Tietze Cadore e Cris Tietze Sérgio e Dadi Dienstbach Geni Rayo e Rose Guindani Laura, Valentina, Luiza, Júlia e Vinicius Perondi Thiago Soares, Ieda Wobeto, Rose Guindani, este colunista, Dadi e Sérgio Dienstabach com Ignez Perondi

bebeto@diariodebordo.net

CharleneVasconcelos e Gustavo Bredow

Beleza e saúde em novo endereço

Dr. Gustavo Bredow, especialista em harmonização facial, e Charlane Vasconcelos, cirurgiã plástica, entregaram aos seus clientes um diferenciado espaço para cuidar da beleza e saúde. São 3 andares especialmente elaborados e pensados para oferecer a você cuidados

para rosto e corpo. A melhora da autoestima, do amor-próprio e a valorização pessoal transformam esses espaços em ambientes mágicos.

Eles abriram as portas da clínica para oferecer a todos o que há de melhor em cuidados.

36 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023
Social
Charlane Vasconcelos e Gustavo Bredow
EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 37 SOCIAL | BEBETO AZEVEDO
Kelly Lauschner, Guerda Racher, Sabrina Ray, Gustavo Bredow, Sinara Roso e Marta Alessandra Braga Valderes da Silva, Abgail Lopes Correa e Adrana Abadi André Cézar e Carol Rehers Josiana Magalhães e Ione Rodrigues Sandra Adamis, Charlane Vasconcelos, Ieda Wobeto e Lu Adamis Gustavo Bredow, Lavínia Rosa Nunes e Luciane Heiderich Este colunista, Cleber Oliveira, Thiago Soares e Andrea People

Inspiramais: Salão de Inovação, Design e Sustentabilidade de materiais

O Inspiramais, na sua 27ª edição, ocorreu nos dias 26 e 27 de janeiro, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre/RS.

Neste ano, excelentes projetos que inspiram inovações e sustentabilidade foram apresentado ao público de diversos segmentos do setor da moda. O estudo do comportamento do consumo mundial foi coordenado por Walter Rodrigues, um dos maiores nomes da moda nacional. Como estilista, vestiu diversas noivas brasileiras, entre elas Ana Maria Braga, Eliana e Patrícia Poeta, e atuou em grandiosos desfiles no SPFW e semana de moda de Paris.

Conforme Walter Rodriges, “A finalidade da ação é promover o desenvolvimento de materiais que tenham a capacidade de transmitir valores essenciais e verdadeiros ao consumidor, algo fundamental para que as empresas obtenham sucesso”. Seu olhar, para este mundo hoje, é focado em projetos que resgatam a moda como um antídoto e resgate da autoestima. Fotos: Sérgio Gonzáles.

38 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023
simonk@diariodebordo.net Social
Simon
K
EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 39 SOCIAL | SIMON K

Lançamento da Coleção Verão de Cris Tietze

Dia 26 de janeiro a loja Cris Tietze apresentou a sua coleção verão, eternizada pelas lentes de Giovani Misturini e produção Simonk.

Na loja, localizada na Av. Inconfidência, 1232, em Canoas, a empresária recebeu suas clientes e convidados para conhecer a nova coleção de verão, contando

com a presença do fotógrafo Giovani Misturini, que registrou cada momento especial e único deste grande encontro de bate papo sobre tendências, texturas e modelagem.

Em tempos de valorização da mulher real, o conforto e a versatilidade estão em alta,

as novas coleções resgatam a alfaiataria repaginada, com um toque de frescor e caimento jovial.

As cores quentes, muito brilho, leveza e ótimo caimento podem ser utilizados em diversos momentos do dia e combinam, também, em grandes eventos noturnos.

40 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023
simonk@diariodebordo.net Social

Fotógrafo: @Giovani Misturini

Produção: @Simonk

EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 41
SOCIAL | SIMON K

Evento: Eng Experience

A equipe da academia Engenharia do Corpo do Canoas Shopping, dia 11 de fevereiro, recebeu as candidatas do concurso Miss Universe Canoas 2023, juntamente com seus alunos e convidados, em aulões nas modalidades FitDance, Zumba e Ritmos, em sua quadra de areia.

A Engenharia do Corpo representa a maior rede de academias do Sul do Brasil, com serviços de musculação, aulas coletivas, danças, lutas, spinning, avaliações físicas e nutricionais, estacionamento, brinquedoteca para as crianças, vestiários, armários rotativos e ambiente climatizado.

42 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023
Social
simonk@diariodebordo.net
EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 43 SOCIAL | SIMON K

bernardo@diariodebordo.net

A filantropia no desenvolvimento humano

Cuidar da humanidade faz parte do papel de ser humano. O ato de priorizar o bem-estar de outra pessoa gera em nós um sentimento de utilidade. É importante que compreenda que mesmo se sentindo útil, não é você que mais importa naquele momento, mas é a relação estabelecida entre dois humanos.

Entender que você está exercendo o seu papel como provedor, ou facilitador, para outra pessoa é o começo. Ambos os lados precisam ter noção do lugar que ocupam na relação e como o processo de desenvolvimento de ambos se dará a partir dela, porque tanto você irá crescer, quanto o outro com a sua ajuda.

Aqui tem um ponto importante: quando for ajudar, você precisa mostrar o caminho. As pessoas melhoram quando você as ajuda a melhorarem. Portanto, como lugar do provedor/facilitador, seu papel é guiar e dar o “como” a pessoa precisa fazer para obter os melhores resultados com o seu auxílio. Isso fará com que o seu tempo e energia investidos sejam realmente proveitosos e transformadores na vida da outra pessoa. Não adianta apenas estar disposto a ajudar. Esta ajuda precisa ser feita da melhor forma possível.

Seguindo desta forma, a filantropia possibilita que as distâncias entre os seres humanos diminuam, criando um maior avanço pessoal aos envolvidos e à espécie humana no geral. Todos ganham com atitudes e posicionamentos solícitos, sendo de forma direta (você mesmo ajudando) ou indireta (dando recursos para uma instituição, ou indivíduo, ajudar). Quando mudamos uma vida, as outras vidas que se conectam com esta também se alteram.

Portanto, siga o seu desejo de ajudar, ele está te mostrando uma oportunidade de se sentir bem

e de construir o seu legado em outras pessoas, possibilitando que elas passem adiante o que você tem de melhor a oferecer para o mundo. Desta forma, você estará realmente afetando a humanidade com a sua essência pessoal.

Com isso, te convido a se colocar nos espaços coletivos como um agente transformador de vidas e coletor de boas ações. Quando começamos um movimento, ele se propaga até cumprir a sua função social. Crie o seu movimento nos outros e construa a sua existência com maior significado.

44 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023
Psicologia

CANOAS

Inspirado pela sofisticação das viagens aéreas, o Miss Universe Canoas 2023 promete um espetáculo de beleza e nostalgia, convidando todos a embarcar em um passeio pela década de 1960, época em que o concurso se popularizou na cidade.

A cidade de Canoas foi formada por diversas etnias, como, italianos, alemães, árabes, palestinos, ucranianos, portugueses e africanos, desenvolvendo uma população que se destaca pela bela aparência e diversidade visual.

Hoje, a cidade possui o terceiro maior PIB do Estado e em pleno desenvolvimento industrial, de infraestrutura e empreendedorismo voltado a grandes projetos sociais.

Reserve seu assento para esta viagem ao universo da beleza.

O embarque será no Centro de Convenções do Hotel Intercity Canoas, no dia 25 de março de 2023.

A P E R T E O S C I N T O S P A R A U M A V I A G E M A O M U N D O D A B E L E Z A
F o t ó g r a f o : @ g i o v a n i m i s t u r i n i

Drinks com vinho

Sommelière Érika Líbero sugere receitas refrescantes e perfeitas para os dias de calor

Érika Líbero é paulistana, sommelier de vinhos formada pelo SENAC-RJ e ganhadora do Talentos Senac 2015 no RJ. Em 2019 criou seu primeiro curso “Vinho: O Básico” e em 2021 trabalhou como Sommelière do Bardega, um dos mais conceituados Wine Bar de Sao

Aperol Spritz

Receita italiana refrescante, ótima para o verão. A receita original leva Prosecco, mas pode ser substituído por espumante brut.

1 parte de água com gás

2 partes de Aperol ou Campari

3 partes de Prosecco ou espumante brut

rodelas de laranja gelo

Paulo. Érika também ministra cursos, palestras e produz conteúdo em suas redes sociais @erika.libero

A Sommelière Érika Líbero sugere receitas de drinks com vinho e/ou espumantes que são refrescantes e perfeitos para a temporada de calor.

Drink clássico, geralmente consumido em café da manhã ou brunch.

1 parte de suco de laranja

1 parte de espumante

O drink recebeu o nome em homenagem ao pintor Giovanni Bellini. Na receita original o espumante utilizado é o Prosecco, mas pode ser substituído por qualquer espumante brut.

1 dose de suco ou purê de pêssego

2 doses de espumante

46 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 DRINKS&SABORES
Por Leci da Silva Bellini Mimosa

Negroni Sbagliato

Variação do tradicional Negroni, substitui o gim pelo espumante.

1 dose de vermute tinto

1 dose de Campari

1 dose de espumante

1/2 rodela de laranja para decorar gelo

Clericot

A bebida francesa pode ser feita com espumante, vinho branco ou rosé.

2 xícaras de frutas picadas (morango, abacaxi, uva, manga, kiwi, etc)

1 garrafa de vinho ou espumante 50ml de licor de laranja gelo

Kir Royal

Também chamado de Kir Royale, é um drink francês feito com licor de cassis e champagne.

15ml de Licor de Cassis 100ml de espumante frutas vermelhas

Portônica

O vinho utilizado para o drink é o Vinho do Porto branco seco.

1 dose de vinho do Porto

2 doses de água tônica

½ rodela de limão siciliano gelo

Conheça mais do trabalho da Sommelière Érika Líbero no Instagram.

EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 47 DRINKS&SABORES
“Prefira vinhos secos nas receitas para que o açúcar não interfira na bebida. Nas receitas com Champagne ou Prosecco, você pode substituir por espumante brut.”

Valderes da Silva um ser humano de força e amor

CAPA

Valderes da Silva, dedicação e companheirismo em prol de seu bem maior, a família

Valderes da Silva, natural de Canoas, filha de Valdemar José da Silva e Eva Pereira da Silva, pessoas na qual tem muita gratidão por tudo que é. Casada com Sergio Carlos da Costa Leite, Comissário de Polícia, tendo duas filhas: Vanessa Walter, casada com Vanderlei Walter, tendo os netos Laís e Lorenzo Walter, e Jessica Spessatto, casada com Guilherme, dos quais tem a neta Sofia, e tem, ainda, Andressa da Silva (filha do coração). A frente da Churrascaria Sal Brasil, tem o genro Vanderlei Walter e o esposo Sérgio Costa Leite. “Minha família é meu alicerce, sou feliz por Deus ter me presenteado com essa família que muito me orgulha em ter ao meu lado”, relata.

Valderes é formada em Direito pela UlbraUniversidade Luterana do Brasil, Corretora de Imóveis, Perita em Avaliação de Imóveis, Servidora Pública, tendo sua trajetória sempre como líder. “Fui Chefe de Serviço, Diretora de Habitação, Assessora Jurídica, Diretora de Projetos Urbanos, Chefe de Gabinete e Secretária da Secretaria de Habitação”, contou. Valderes contou, ainda, que teve o privilégio de ter trabalhado com

o Dr. Carlos Alberto de Azevedo (Bebeto). “Bebeto é o idealizador e executor do PIMPrimeira Infância Melhor no município de Canoas, realizamos algumas ações juntos, um profissional com quem muito aprendi”, afirma.

Conforme Valderes, teve sua trajetória na política, concorrendo à vereadora por duas vezes e à deputada federal. “Diante da minha trajetória política, resolvi dar um tempo. Entendo que o ser humano tem suas escolhas”, relata.

Valderes afirma que, com tudo o que aprendeu na vida, atualmente consegue tirar de sua vida tudo o que não vem para somar, que não vai trazer positividade para sua vida. “As negatividades peço para Deus abençoar, mas não quero ter ao meu lado pessoa que não soma. Só me sinto feliz quando, ao deitar, à noite, tenho a certeza de que naquele dia fiz alguém feliz, que ajudei alguém, não importando a quem”, comenta, ainda, “dentro da minha filosofia de vida, prefiro a verdade do que às inverdades, posso chorar em ter sido magoada do que fazer alguém chorar com minhas atitudes”, afirma.

EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 49
CAPA
Por Leci da Silva

Valderes se considera uma voluntária nata, sendo o trabalho voluntário parte de sua vida. Entrou no Clube Soroptimista Internacional de Canoas em 2001, tendo como madrinha a companheira Bernadete Castro. “À minha madrinha, o meu muito obrigado por me apresentar o SI Canoas, um clube de trabalho que tem por objetivo proteger mulheres e meninas vítimas de maus tratos e de tráfico humano. Amei tanto ser Soroptimista, que com dois anos de clube aceitei ser Presidente, sendo que nessa minha primeira gestão, tivemos nosso primeiro congresso da Região Brasil, que, devido a presença de grande número de companheiras da região (todo o Brasil) e da federação (internacional), para melhor acomodá-las, decidimos realizar no Hotel Deville, em Porto Alegre”, relata.

Valderes foi por duas vezes Presidente de seu clube, passando a ocupar os cargos de coordenadora de Interclubes por três vezes. “Com muita alegria, fui coordenadora, na Região Brasil, do Soroptimista destaque, onde cada clube escolhe sua candidata, a que mais se destacou com seu trabalho na sociedade, nos programas e projetos de seu clube”, revela. Valderes relata, ainda, que foi vice-secretária, em inúmeras gestões, em parceria com a sempre secretária Leci da Silva. Para Valderes, ser Soroptimista é comprometimento, trabalho e liderança. “Amo ser Soroptimista, a causa de cuidar de mulheres e meninas vítimas de maus tratos é uma bandeira que quero carregar durante a vida. As mulheres têm de serem ouvidas e respeitadas. Atualmente sou Coordenadora de Interclubes no RS e da Comunidade Lauren da Soroptimista”, afirma.

Um fato importante, relatado por Valderes, é a participação dos clubes nos congressos anuais, no qual se reúnem todos os clubes com a governadora da Região Brasil,

para apresentação dos trabalhos, programas e projetos. “Este evento é dedicado ao chamamento ao programa mulheres meninas vítimas de maus tratos e tráfico humano, é quando nos encontramos para regulamentar nosso regimento, onde é atualizado a nova legislação e através das resoluções, onde os trabalhos são apresentados pelos clubes à comissão avaliadora. O congresso

a companheira Leci da Silva, secretária do clube na época. Sua liderança e dedicação fez com que fosse Presidente já em seu primeiro ano como rotariana, no clube este que foi fundado no ano do centenário do Rotary Internacional, apadrinhado pelo Rotary Club Canoas Integração. “No Rotary Centenário realizamos trabalhos de humanização e atuamos na grande causa rotariana, que é a erradicação da poliomielite no mundo. Um dos meus grandes orgulhos é de ter conquistado um título Paul Harris, que tem como objetivo homenagear pessoa que contribuem com mais de mil dólares à Fundação Rotária ou tiveram doações nesse valor feitas em seu nome”, conta com orgulho.

Esta pessoa iluminada e de gratidão a Deus por tudo que tem recebido de Deus é, também, associada da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas, Valderes foi secretária por muitas gestões, sempre ocupando cargos na diretoria, sendo, atualmente, vice-presidente do conselho deliberativo. “Ser voluntária da Liga é doação, aprendizado e dedicação àqueles que em sua fragilidade encontram seu apoio na Liga, sendo apoio psicológico, um abraço, medicamentos, alimentos. Como voluntária, temos de ser fortes, pois quem se apresenta diante de nós já está frágil, precisando de carinho, de doação e de nosso abraço”, fala emocionada.

é fundamental e importante que todas as companheiras possam participar. Eu sempre participei, foram 21 congressos de muito aprendizado, e meu objetivo é participar de uma convenção Internacional e enriquecer ainda mais meus conhecimentos”, conta.

Dedicada, competente e de um coração gigante, Valderes foi associada, junto com seu marido, do Rotary Club Canoas Centenário, tendo como madrinha

Para Valderes, as instituições vem evoluindo a passos largos. “Com a Liga não é diferente. Novos tempos, novos pensamentos, novas ideias e a renovação de diretorias e de apoiadores vem agregar às finalidades da entidade, favorecendo nosso bem maior, que são os pacientes”, revela.

Para completar seu gosto pelo voluntariado, em 2022 Valderes é convidada a integrar o Banco de Alimentos de Canoas, onde ocupa o cargo de vice-presidente.

50 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 CAPA
“Devemos olhar o ser humano com mais empatia e amor. Convido a todos a se engajar em causas que promovem o bem estar de quem sofre maus tratos, fome e necessidade de ajuda, para transformarmos um mundo melhor para todos.”
Valderes da Silva

“Fiquei feliz com o convite, pois sou fundadora da instituição, juntamente com uma equipe dedicada e comprometida. Todos os Presidentes que por aqui passaram deixaram seu trabalho e nós seguimos, porque cada organização tem seu objetivo e o do Banco de Alimentos é colocar comida na mesa de quem precisa, pois quem tem fome não pode esperar”, afirma. O Banco de Alimentos, segundo Valderes, é um elo entre os fornecedores e a comunidade

necessitada, atuando em parcerias e na logística para atingir seu objetivo. “Queremos continuar com a ajuda dos parceiros, da comunidade e dos empresários canoenses, levando o alimento à mesa de quem tanto precisa, pois o trabalho transparente que o Banco de Alimentos faz mostra a credibilidade da organização, sendo a distribuição feita a entidades credenciadas, procurando atender a todas as que nos procuram”, relata. Valderes salienta, ainda,

“que nada até este momento poderia acontecer se ela não tivesse pessoas especiais ao seu lado, pois parte do princípio de que juntos somos mais fortes”, afirma.

Nossa Passageira Vip desta edição da Diário de Bordo nº 30, finaliza a entrevista dizendo. “Precisamos nos conscientizar de que não é preciso muito para ser feliz, basta aprender a valorizar as simples coisas da vida”, conclui.

EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 51
CAPA
Sergio Carlos Costa Leite e Valderes da Silva Família seu maior patrimônio Filhas Andressa, Jéssica, Valderes e Vanessa Walter Neta Laís, Sofia e Lorenzo Walter

Abraço faz bem para o coração

Pesquisa mostra que abraçar reduz a pressão. Segundo um estudo realizado pela Universidade da Carolina do Norte, abraçar eleva os níveis do hormônio oxitocina e diminui a pressão sanguínea, reduzindo o risco de problemas cardíacos. A pesquisa ainda revelou que nas mulheres os benefícios são ainda maiores, já que a redução na pressão foi mais acentuada do que nos homens.

Para chegar a esses resultados, os estudiosos separaram homens e mulheres em salas diferentes, medindo os níveis de oxitocina, cortisol e pressão sanguínea. Depois de anotar os dados, o grupo foi reunido em uma sala, onde conversaram sobre uma época em que foram muito felizes e assistiram a cinco minutos de um filme romântico.

Após conversarem mais um pouco, os convidados se abraçaram por vinte segundos. Todos os voluntários da pesquisa apresentaram níveis de oxitocina maior após o abraço e as mulheres

apresentaram uma redução no nível de cortisol, considerado o hormônio do estresse.

Mesmo a mais ranzinza das pessoas sabe que não há nada melhor que um abraço para confortar a dor, melhorar a autoestima e aquecer os sentimentos. O ato de abraçar e ser abraçado é comprovadamente uma maneira de demonstrar carinho, que faz bem à saúde. Aproveite!

o que libera substâncias para proporcionar conforto e alegria.

A autora dos livros “A Terapia do Abraço” (Editora Pensamento), Kathleen Keating, confirma a teoria e afirma que a necessidade de contato físico é mais que saudável - é essencial para a saúde.

Segundo publicado pelo bem leve saúde e terapia, além dos benefícios que já sabemos, os médicos acreditam que o abraço ajude a retardar o envelhecimento. Segundo o departamento de psiquiatria da Universidade da Carolina do Norte (EUA), abraçar tem relação com o aumento da qualidade de vida. Durante o abraço, o hormônio do estresse (cortisol) despenca no organismo,

Pessoas que estejam tristes, cabisbaixas ou passando por situações dolorosas na vida merecem um abraço coletivo. Quem vive sozinho pode ter em um bichinho de estimação o afeto necessário no dia a dia. Mas nada melhor que um abraço apertado, daqueles que damos em amigos do peito, amores verdadeiros ou quando nos reencontramos com entes queridos.

Seja qual for o motivo, abrace mais as pessoas e sinta os benefícios. Tensões, insônia, sensação de solidão e de medo podem ser amenizados com a troca de calor entre duas ou mais pessoas. Até a obesidade pode estar relacionada com a falta de abraço: quem está emocionalmente abalado tende a comer mais.

52 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023
COMPORTAMENTO
O abraço que supre a saudade de um amigo
Dar ou receber um abraço reproduz interação para com o outro, solidariedade, alegria, amizade e até bem-estar.

VENHA FAZER PARTE DA FAMÍLIA AUXILIADORA

Acesse matriculas.nd.org.br

ou utilize o QR Code ao lado e faça já a sua inscrição para a escola mais acolhedora e completa de Canoas

Acesse www.auxiliadora.net e conheça mais sobre o melhor colégio de Canoas!

ACESSE
AGENDE UMA VISITA E VENHA NOS CONHECER! (51) 3462.8600 (51) 9 9877-8932 auxiliadora@auxiliadora.net Entrada pela Rua Farias Brito, Centro de Canoas/RS
INSCRIÇÕES ABERTAS
/ndauxiliadora @auxiliadorand w w w.a u x i l i a d o ra n e t ACOMPANHE AS ATIVIDADES DO CMA NAS REDES SOCIAIS CURTA. COMENTE. COMPARTILHE. Colégio Maria Auxiliadora
TRANSFORMAÇÃO DA
EDUCAÇÃO INFANTIL
FUNDAMENTAL - ENSINO MÉDIO - TURNO INVERSO
PARA
FORMAÇÃO DE
- ENSINO

Como eliminar a “POCHETE’’ e ter um abdômen forte

Oexcesso de gordura na barriga é algo que preocupa muitas pessoas, tanto pelo fator estético, bem como pelo fator saúde. Segundo OMS (Organização mundial de saúde) os valores de referência para medir o perímetro do abdômen (circunferência abdominal) são de até 88cm para mulheres e de até 102cm para homens.

Segundo o mesmo órgão, há orientação de que a gordura visceral é um grande fator de risco para doenças cardiovasculares e metabólicas. Por isso, é importante ficar atento a essa medida antropométrica.

A aferição da medida pode ser feita de forma bem simples, em casa. Basta passar a fita ao redor do corpo na altura da cicatriz umbilical (em cima). A fita métrica deve estar no mesmo nível na parte de trás e da frente.

54 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023
Elis Soares elis@diariodebordo.net Personal Trainer

No mesmo sentido, é importante ficar atento às formas de armazenamento de gordura na barriga. Existem diversas maneiras, mas a principal é a alta ingestão de carboidratos. Do mesmo modo, não possuir boas noites de sono e estressar-se com facilidade. No último caso, a liberação do hormônio chamado cortisol contribui diretamente para armazenamento de gordura em alguns locais do corpo.

E agora? Identifico-me com todas as formas de armazenamento!

Socorro, o que fazer?

Com certeza, o seu primeiro pensamento foi como da grande maioria das pessoas: vou para academia e farei muitos abdominais.

No entanto, vou tentar desconstruir esta maneira de pensar aqui. O tecido adiposo que reveste seu músculo é diferente do tecido muscular. Por isso, quando você faz abdominal, ele está construindo uma musculatura forte, contudo, aquela gordura que reveste o músculo continua localizada na região como uma “capa protetora”.

Portanto, o músculo ficará mais forte com os exercícios abdominais, mas ainda é preciso realizar algumas ações para conseguir obter um abdômen esteticamente melhor.

Veja um segredo para redução em cinco dias:

1. Inserir uma dieta baseada em fibras solúveis, como frutas e cereais, ajudará a manter saciedade. Do mesmo modo, evitando o consumo de carboidratos e álcool. O ideal é conversar com uma nutricionista, para, assim, poder fazer uma dieta baseada no seu ritmo de vida.

2. Ter uma boa rotina de sono: é importante ter sempre um horário para dormir, procurar ter um local sem barulho, evitar o uso de telas (tv, celular), para que ocorra produção de melatonina (Hormônio do sono).

3. Gerenciar seu estresse: programar pausas durante o dia é muito eficaz, sejam elas de cinco minutos ou meia hora. Quando ficamos estressados, produzimos mais cortisol, que, como já referido, é responsável também por acúmulo de gordura em algumas regiões.

4. Fazer Exercício físico: exercitar-se é uma das melhores formas de se ter saúde. Praticar uma caminhada fará você liberar a endorfina, responsável por te deixar alegre e relaxado, melhorando seu humor.

5. Fazer musculação: quando treinamos musculação adquirimos mais massa muscular. Ao levantar peso, os tecidos musculares se rompem e, para efetuar o processo de reconstrução de fibras, é preciso queimar mais calorias. São perceptíveis as mudanças no corpo, como a postura, condicionamento cardiorrespiratório e seu corpo esteticamente melhor.

A dica final é: CONSTRUA SUA NOVA VERSÃO, COM EXERCÍCIO FÍSICO E DIETA BALANCEADA.

EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 55
PERSONAL TRAINER | ELIS SOARES

Alina Furtado ficou entre as cinco finalistas do Miss Brasil Universo 2022

Belíssima e de uma simpatia contagiante, Alina Guastucci

Furtado (27), detentora de título de beleza desde 2012

(Miss Piratini, Miss Pelotas, Vice-Miss Rio Grande do Sul Mundo, Miss Rio Grande do Sul Universo e finalista do Miss Brasil Universo 2022), falou à revista Diário de Bordo sobre sua trajetória no mundo Miss e atividade profissional, assuntos de interesse de nossos leitores.

MISS UNVERSE RIO
DO SUL
GRANDE

DB: Seu contato com o mundo dos concursos de beleza começou muito cedo, quando adolescente. Como ocorreu sua entrada nesse mundo, quais suas intenções em relação ao mundo Miss naquela época e quais suas pretensões ao longo do tempo e do escalonamento em concursos de níveis mais altos?

Alina Furtado: Minha entrada no mundo Miss começou pela admiração, assistindo desde nova aos concursos e, desde aquela época até hoje, sempre me encantei pela parte social que os concursos demonstravam, com projetos e ações de impacto mundial. Sempre admirei que cada candidata de um concurso movimenta uma ação social, pequena ou grande, e esta tem o poder de impactar milhares de outras vidas. Já imaginaram a potência disto? Fico maravilhada. E hoje ainda temos a possibilidade de divulgar e conseguir um alcance ainda maior com todas as ações. Assim, é evidente que meu envolvimento no Miss sempre foi em conjunto com ideias e propostas onde eu pudesse utilizar a faixa e a coroa para ajudar o próximo. Nos últimos anos que participei, além de outros projetos sociais, quis também trazer luz à importância dos cuidados com a saúde mental.

DB: Como foi ser Miss Rio Grande do Sul Universo 2022 e sua experiência como uma das cinco finalistas do Miss Brasil Universo 2022? O que ficou para Alina Furtado, em sua vida presente e futura, dessas convivências?

Alina Furtado: Todo o reinado foi muito especial e com boas memórias. O concurso ocorreu de forma diferente do habitual, mas nem por isso deixou de ser emocionante. Passar por cada etapa e ter a oportunidade de representar o estado e viver os momentos dentro do top 5 é algo que jamais esquecerei. Sem sombra de dúvidas, o que ficou para mim foram as amizades que fiz e a eterna gratidão por quem acreditou em mim e me ajudou a chegar aonde cheguei.

DB: Muitas Misses veem nos procedimentos cirúrgicos as realizações de sonhos. Você estaria aberta a este assunto, para chegar aos seus objetivos?

Alina Furtado: Acredito que seja importante tomar essa decisão de forma consciente e muito responsável, pois ao entrar em concursos você pode receber muitas críticas e opiniões e é importante que elas sejam avaliadas e levadas em consideração, se realmente forem um desejo seu e não de

terceiros. A cirurgia plástica pode melhorar a vida de muitas pessoas positivamente, mas acredito que não deva ser banalizada e encarada de forma leviana.

DB: Depois de cursar Engenharia Civil e Edificações, Alina Furtada formou-se em Psicologia. Quais os planos, de médio e longo prazo, para o futuro da Miss e da Psicóloga?

Alina Furtado: A curto e médio prazo será minha especialização na abordagem clínica que desejo

EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 57
MISS UNVERSE RIO GRANDE DO SUL

trabalhar e a abertura do meu consultório particular, em março deste ano. A longo prazo, tenho metas e sonhos a serem alcançados e, para que eles se cumpram e se concretizem, tenho em mente a importância de já estar construindo e lutando por eles no momento presente. Este ano estarei participando de um momento significativo, ao estar concluindo o meu reinado e fazendo a entrega da faixa a minha sucessora, em concurso realizado pelo Coordenador do Miss Universe Rio Grande do Sul Bebeto Azevedo, no dia 06 de maio de 2023, em Canoas.

DB: Muitas meninas anseiam vencer concursos de belezas e participar de Miss Brasil e Miss Universo. Qual sua mensagem às leitoras do Diário de Bordo que sonham em entrar para o mundo dos concursos de beleza?

Alina Furtado: Ser Miss traz um crescimento integral. O título, por mais que represente a beleza, vai ainda muito além. É importante que todas que sonham em participar saibam da responsabilidade que o envolve, pois significa exercer um papel social que impacta e interage diretamente no crescimento pessoal e interpessoal! O exercício do cargo de Miss exige aptidão em diferentes frentes (comunicação, desenvolvimento pessoal, passarela, estética etc.), o que possibilita uma constante evolução e aperfeiçoamento, mas, sobretudo, o cargo revela e reafirma a importância de valorizar o encontro com o outro, o encontro entre as pessoas, pois a Miss existe com o apoio de muitas pessoas e pelo carinho e representação de seu povo, podendo também ajudar sua comunidade e trazer voz a temas que merecem atenção e cuidado. Além de ter essas premissas em mente, também é importante que quem deseja participar procure coordenadores municipais e estaduais confiáveis e profissionais.

58 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023
MISS UNVERSE RIO GRANDE DO SUL

Saúde através das Terapias Integrativas

Asaúde mental afeta os sistema imunológico, prejudicando as defesas do organismo. A saúde baseiase em uma combinação de conhecimentos e de práticas de saúde, que procuram investigar o ser humano na abordagem física, mental e espiritual, para uma visão sistêmica e transdisciplinar do processo saúde-doença. Pensando em tratamentos de saúde e na aproximação de tratamentos integrativos, cujo cuidado é o resultado da junção do conjunto

de práticas e técnicas com foco na atenção em saúde e no bemestar, entrevistei a Gerontóloga e Terapeuta Adriana Stradiotti para entendermos a importância dos cuidados sob a ótica das terapias integrativas.

A terapeuta é formada em Gerontologia, com Pós Graduação em Gestão em saúde, formação em Constelação Familiar, Regressão c/ Ancoramento, Radiestesia, Florais da Saint Germaint, Auriculoterapia e Massagem Óleo Essencial.

DB: Quem são as pessoas que necessitam de terapia?

Adriana: as terapias são para todas as pessoas que estão em busca do viver com mais equilíbrio e qualidade de vida (CORPO-MENTEALMA).

DB: Quais os problemas que as terapias tratam?

Adriana: As Terapias podem tratar diversos problemas, como insônia, medo, ansiedade, dor física ou muscular e bloqueios energéticos, depressão, tristeza, bloqueios emocionais.

DB: Como estamos na era da exposição da imagem através das redes sociais, qual a importância da autoestima estar em equilíbrio com o corpo e a mente?

Adriana: a autoestima tem muita influência na saúde mental, pois uma pessoa com baixa autoestima tem mais chances de se sentir inferior. Esse contexto pode desencadear problemas emocionais, transtornos de ansiedade e, por consequência, o agravamento dos sintomas pode levar até mesmo a uma depressão e síndrome do pânico.

DB: Referente à saúde mental das crianças, é possível que terapias integrativas possam ajudar na saúde e desenvolvimento das crianças?

Adriana: é na infância que o indivíduo desenvolve a sua estrutura mental, com influência nas condições físicas, no bemestar e nas atividades relacionadas ao cérebro. Temos que permitir que as crianças se expressem como não esconder acontecimentos, evitar sobre carga de atividades, entre outras.

EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 59
Educação
@terapiastradiotti

A dimensão existencial da pessoa idosa e seu cuidador

O crescimento do número de idosos trouxe mais visibilidade ao segmento, mas a sociedade precisa reformular sua concepção de velhice.

Por Leci da Silva

Você já reparou como o número de pessoas mais velhas está aumentando?

O Brasil, que até pouco tempo era identificado como um “país jovem”, atualmente encontra-se no rol dos países com um importante crescimento de sua população idosa.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), para países em desenvolvimento, onde a expectativa

de vida é menor, consideram-se como idosos indivíduos com mais de 60 anos. O envelhecimento acelerado que estamos constatando é decorrência da queda brusca da fertilidade e do aumento da longevidade humana. A redução da taxa de mortalidade infantil, as novas tecnologias, o avanço da medicina e a melhoria da qualidade de vida contribuíram, entre outros fatores, para aumentar a expectativa de vida do brasileiro.

60 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 TERCEIRA IDADE

Enquanto formos adolescentes, jovens ou adultos somos capazes de cuidarmos nós mesmos de nossa saúde. Por mais que sejamos criteriosos na busca do nosso bemestar e da melhor qualidade de vida possível, inevitavelmente, um dia seremos idoso e precisaremos da atenção dos que nos cercam, sejam eles entes queridos, parentes ou instituições especializadas.

Apresentamos a seguir algumas dicas práticas e bem objetivas sobre cuidados com os idosos. Para você pensar! Como você gostaria que o tratassem, caso você fosse uma pessoa bastante idosa?

Essa mudança na estrutura demográfica da sociedade precisa ser acompanhada por mudanças de atitudes, mentalidades e da organização de toda a sociedade para enfrentar os novos desafios gerados pela também nova demanda.

Infelizmente, para envelhecer numa sociedade que tem como modelo a juventude, é necessário enfrentar o preconceito e valores estigmatizados, que evidenciam mais os aspectos negativos dessa etapa da vida.

Envelhecer é um processo natural, que envolve perdas, mas também importantes aquisições. O conhecimento e a experiência acumulada ao longo do tempo trazem para a pessoa idosa a capacidade para enfrentar situações do cotidiano com equilíbrio e ponderação.

Valorizar a sabedoria como um aspecto positivo do envelhecimento é uma atitude a ser adotada pelo próprio idoso e por toda a sociedade, para alterar a imagem social da velhice.

Atividades e programas

O convívio em grupos de idosos ou terceira idade é um espaço importante para desencadear, tanto na pessoa idosa, quanto na comunidade, a mudança de mentalidade que leve à inserção e ao fortalecimento do papel social do idoso.

A criação de programas e projetos que estimulem a participação do idoso em diferentes atividades é tarefa do poder público, que deve destinar recursos que atendam as necessidades e garantam a melhoria na sua qualidade de vida.

A Política Nacional do Idoso, criada pela lei no 8.842, de 04/01/96, e regulamentada pelo decreto no 1948, de 03/07/96, está voltada para assegurar os direitos sociais do idoso e as condições para a promoção de sua autonomia, integração e participação na sociedade. O papel da assistência social, nesta Política, é a de efetivar ações de proteção e inclusão social.

No entanto, os direitos conquistados em lei pela população brasileira em geral, e pelos idosos em particular, não garantem a implementação de políticas e ações que respondam às reais necessidades de proteção social.

Os serviços de atenção à população idosa no Rio Grande do Sul são

EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 61
TERCEIRA IDADE
A idade chega para todos inevitavelmente
fazem a diferença

A TITUDE NEGÓCIOS &

insuficientes, frente à grande demanda, especialmente para os mais pobres, que utilizam e dependem totalmente dos recursos da rede pública.

Paciência, parcimônia e profissionalismo

Um dos valores que tenho em meu DNA é ser parceiro das empresas e pessoas aos quais realizo negócios. Sempre segui aquela máxima popular que diz “uma mão lava a outra e as duas lavam o rosto”. Acredito que em um mundo em transformação, ter parceiros de negócios e de troca de informações é essencial para enfrentarmos as incertezas pelo caminho. Sempre que encontro alguém que percebo que preciso ter ao lado, procuro ser interessante ao máximo, para cultivar e prosperar ainda mais a nossa relação. Sou do tipo que não entra pela metade, mas, ao mesmo tempo, não co prometendo aquilo que não posso cumprir. Quando olho para o passado, percebo que daquele grupo de pessoas ao qual eu fazia parte, eu era disparado o que menos sabia, que menos tinha experiência e maturidade. Quando percebi que para crescer como prossional era importante estar mais próximo de pessoas que tinham aquilo que eu desejava, procurei ajudá-los em todos os seus projetos e assim aprender “de graça” o que fazia deles vencedores em suas carreiras e negócios Muitos me chamavam de trouxa por agir assim, mas esses mesmos caram para trás e hoje

É grande a queixa dos idosos sobre a falta de educação e de como são tratados, por exemplo, nos transportes coletivos, por inúmeros motoristas e cobradores, demonstrando o desrespeito e a falta de preparo da população em geral para o convívio com os mais velhos.

O crescimento do número de

idosos trouxe mais visibilidade ao segmento, mas a sociedade precisa reformular sua concepção de velhice. É necessário que se lance um novo olhar para o idoso e tratá-lo com mais respeito e dignidade. Idoso, é preciso vencer o preconceito e conscientizar-se da necessidade de retribuir todo o carinho e atenção que se recebeu dos pais. Fonte: www.partes.com.br

Lute, brigue, trabalhe por alguém que r econheça o seu esforço

RO NAN MAIRESSE ronan@diariodebordo.net
51 9 94667920

Tranquilidade e confiança é fundamental para quem vai fazer uma cirurgia plástica.

Nós temos excelentes profissionais, um nome renomado, tratamentos maravilhosos e com resultados incríveis!

Rua Irmão João Maria, 202 Bairro Jardim do Lago | Canoas | RS | Fone: (51) 99179-6304

Social em Fotos

BE HAPPY com a KAIMANA

A Kaimana, homenageando suas clientes, faz um tributo à felicidade. Ela nos move, inspira e faz tudo acontecer, não importando o que você decidiu para sua vida. O que importa é que isso te faça feliz. Está esperando o quê para abraçar, ser feliz e viver intensamente? A Kaimana te dá de presente o editorial on line, vamos eternizar e registrar momentos felizes para a Campanha “BE HAPPY”. Venha conhecer a Kaimana na avenida Teixeira Mendes, 385, em Porto Alegre, e siga no Instagram @kaimanastore

64 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023
sergio@diariodebordo.net
Natália Dolzan e Luciane Stahl Leticia Lemos e Beatriz Neusa Santos e Alice Natália Dolzan Bruna Reis Regina Kuhmmer e Eduarda Viviane F. Goldoni, Pietra e Valentina Lúcia Gomes e Fernando Campani

Formatura de Leonardo Klein Verardi

Os pais, Claudio Kaká Verardi e Silvana Macedo Klein, são só orgulho pelo formatura do filho Leonardo Klein Verardi, 22 anos, em Comissário de Voo, no dia 15 de janeiro de 2023. O evento ocorreu na escola Aerosul, no centro

de Porto Alegre, sendo que Leonardo foi consagrado aluno destaque em sua turma pelo Diretor Marcos Ussanovich e pelo professor Marcelo Fernandes Oliveira. A Revista Diário de Bordo deseja bons vôos ao novo comissário.

66 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023
Social
leci@diariodebordo.net
Leonardo Klein Verardi
EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 67 SOCIAL | LECI DA SILVA
Marcos Ussanovich - Diretor Presidente da Aerosul, Marcelo Fernandes de OliveiraGerente de Educação e Desenvolvilmento Marcos Ussanovich Diretor Presidente da Aerosul Claúdio Kaká Verardi, Leonardo Verardi e Silvana Klein Alexandre Barbacovi, Simone Rockembach Barbacovi, Amanda Barbacovi, Leonardo Verardi, Silvana Klein e Claudio Leonardo Klein Verardi e Amanda Rockembach Barbacovi (Oradora de sua Turma)

Dra. Gabrielle Adames realiza implante de fios de sustentação

Pós-graduada em Dermatologia pelo Hospital Central Exército (HCE), no Rio de Janeiro, a Dra. Gabrielle Adames apresenta uma nova técnica em fios absorvíveis de PDO (polidioxanona), responsáveis por promover efeito de sustentação nos tecidos da face.

Recomendado especialmente para as regiões do contorno do rosto, pescoço e papada, glabela e lateral dos olhos, o procedimento estimula a produção de colágeno e

melhora a qualidade da pele. Cada fio utilizado, liso, em garras, em cones ou em parafuso, possui uma finalidade específica. O resultado inicial, após a aplicação da técnica, é o efeito “lifting”, que recupera a firmeza da área do rosto.

O atendimento idealizado pela Dra. Gabrielle está disponível em Porto Alegre, na Av. Doutor Nilo Peçanha, 3245, sala 1710, e em Capão da Canoa, na Av. Ubirajara, 678.

gabrielleadamesdermato

68 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023
laura@ls8consultoria.com.br Capital Gaúcha

Crédito Real

Crédito Real firma parceria estratégica com a catarinense Brognoli Negócios Imobiliários

Colocando em prática o plano de expansão, iniciado no ano passado, a Imóveis Crédito Real firma parceria com a Brognoli Negócios Imobiliários, empresa do ramo com atuação na Grande Florianópolis. A Crédito Real, que já estava presente nos estados de Santa Catarina e de São Paulo, agora dá um passo a mais rumo à meta de se tornar uma das maiores administradoras de imóveis do país, e se une à empresa catarinense de grande prestígio.

Juntas, as duas somam mais de 30 mil imóveis para locação, mais de 25 mil apólices de seguro e uma grande operação no mercado de vendas, com acesso a dezenas de milhares de imóveis. Carlos Ruschel, CEO da Crédito Real, enfatiza que essa união proporcionará o fortalecimento das empresas, o que culminará no melhor atendimento de todos os clientes. “Estamos unindo expertises e conhecimentos de mercado, que serão compartilhados para uma melhor oferta de produtos e serviços”, conclui o diretor.

@imoveiscreditoreal CAPITAL GAÚCHA | LÀURA SCHIRMER

Porto a Porto

esponsável pela maior e melhor linha de produtos gastronômicos verdadeiramente italianos disponíveis no Brasil, a Paganini estreia em fevereiro uma página de receitas e conteúdo culinário no site receitas.globo. com, em parceria com a chef Babi Frazão, que é também uma das embaixadoras da marca.

R

O molho certo para cada formato de massa, mitos e verdades sobre o azeite de oliva extravirgem e como ter uma dieta sem glúten são apenas alguns dos temas abordados na estreia do projeto, que sela, mais uma vez, a parceria entre a Porto a Porto, importadora que traz ao Brasil a marca Paganini, e o grupo Globo.

EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 69
Paganini estreia página de receitas no globo.com @portoaporto

Clínica Fortius

Criada em 2019, pelos sócios Thiago Alfama, Alexandre Ortiz e Leonardo Bazzano, a Clínica Fortius realiza atendimentos de forma humanizada e interdisciplinar, a fim de reabilitar os movimentos e o funcionamento do corpo humano. Hoje, a Fortius oferece 20 serviços diferentes, além de cursos profissionalizantes onlines e presenciais, com o propósito de ajudar as pessoas a maximizar e explorar o seu potencial físico.

Entre os serviços oferecidos, encontram-se uma série de técnicas inovadoras, como a Eletrólise Percutânea Intratisular, que é utilizada no tratamento de lesões crônicas dos tecidos moles, como tendinopatias, fibroses musculares e ligamentares, além do DryNeedling – aplicação de agulhas em pontos dolorosos, para reduzir a dor musculoesquelética, neuropática e articular.

Um dos diferenciais da Clínica é o atendimento especializado para a saúde da mulher, que tem por objetivo proporcionar maior bemestar e qualidade de vida ao público feminino, reduzindo quadros de depressão, estresse e ansiedade.

70 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 CAPITAL GAÚCHA | LÀURA SCHIRMER
Clínica da capital promove o bem-estar através da fisioterapia
@clinica_fortius
Apresentam 25 de março de 2023 Às 19:30h No Centro de Convenções do Hotel Intercity Canoas. Av. Getúlio Vargas, 4861 Reserve o seu assento! (51) 99251-2521 @missuniversocanoas www.missuniversocanoas.com.br F o t ó g r a f o : @ a n t a r e s m a r t i n s Patrocinadores

Inspiração é o que move a equipe. Você se considera um líder inspirador?

Apsicologia da liderança é algo que me fascina e, cada vez mais, tenho estudado o comportamento humano para entender o impacto que causa no ambiente e como fazer com que as pessoas que estão ligadas ao time sejam influenciadas positivamente à ação. O que tenho descoberto é que, cada vez mais, a liderança é peça-chave para o sucesso ou o fracasso das organizações. Uma empresa com um grande líder terá um futuro promissor, uma grande empresa sem um líder inspirador, apenas se manterá no mercado ou pior, começará o seu declínio. Os problemas vividos dentro das organizações estão cada vez mais complexos, o que exige do líder mais estudo do negócio pelo ponto de vista do cliente, do mercado financeiro e principalmente da alma humana. Vários estudos e meios de comunicação vêm noticiando que a depressão é o mal do século. É perceptível que cada vez mais as pessoas se sentem tristes, frustradas, incompreendidas e injustiçadas. Somado a tudo isso a falta do senso de missão e propósito das empresas e dos próprios profissionais fazem com que as pessoas, mesmo trabalhando, sintam um vazio

existencial, pois trabalham e não percebem o porquê e por quem fazem o que fazem.

Eu, particularmente, fico maluco quando eu chego em uma empresa e leio no saguão de entrada “missão, visão e valores” e, em poucos minutos, falando com o líder, percebo que aquilo que está escrito em letras bonitas não passa apenas de um enfeite para impressionar as visitas. A missão de uma empresa ou de uma pessoa é algo que se sente e não que se escreve para sentir. Se as pessoas não vivem aquilo, não se sentirão com vontade de agir rumo à visão da empresa. Por isso que é importante, no cargo de líder, alguém capaz de levar as pessoas a sentirem o propósito e o orgulho de estarem fazendo o seu trabalho. Vejo, às vezes, discursos inflamados quanto a isso, mas que na prática não se sustenta e, o pior, a equipe sabe que aquilo que está sendo dito é apenas da boca para fora. É preciso um líder que entenda de gente para fazer as pessoas sentirem-se importantes dentro da organização. Placas comemorativas, postagens nas redes sociais com elogios e reconhecimentos ajudam muito, mas

72 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023
ronan@diariodebordo.net Atitude & Negócios

ter um exemplo dentro da empresa a ser seguido levará toda a cadeia hierárquica a transmitir a visão, missão e valor do CEO da empresa até a tia da faxina, que se sentirá orgulhosa de cuidar do ambiente onde são tomadas as decisões que mudaram o destino da empresa e até mesmo da sociedade onde está inserida.

Tenho dito para muitos empresários: gestores cuidam de recursos e estratégias, líderes cuidam da energia que levam ou não as pessoas a sentirem-se corajosas para encarar as adversidades. Quando olhamos para a maior parte da equipe de trabalho, percebemos que a grande maioria tem a mesma competência, o mesmo conhecimento e os mesmos recursos para trabalhar. Quando analisamos o resultado individual de cada um, é fácil de perceber que a maioria é desparelha. Quando jogamos conhecimento, competência versus resultado para entender o porquê da diferença, na maior parte dos casos teremos como resposta atitude e comportamento dos profissionais. Existem pessoas que nascem com foco, atitude e senso de missão, mas a maior parte deve ser ensinada a sentir a missão dentro do coração, para ter a atitude e o foco necessário. É justamente nessa

hora que entra o líder, não o gestor. O gestor analisará apenas números, o líder, que entende de gente, procurará compreender o que falta para aquela pessoa performar mais. Ouvir o profissional, entender seus medos e ajudar a criar um plano para superar as falhas é dever de um líder. É papel dele elogiar o esforço, corrigir as falhas e parabenizar a excelência. Se o líder inspira a equipe age, aprende e entrega o resultado com o coração. Se a pessoa, no cargo de líder, não se preocupa a ensinar e inspirar aqueles que estão diretamente ligados a ele, imagina como ficam as pessoas lá da ponta. Esse é um processo que deve ser iniciado por você e mantido. A consistência é o que levará ao sucesso.

Na minha empresa, por exemplo, levei mais de 15 meses para perceber os resultados, mas se eu não tivesse começado e acreditado hoje eu não teria os líderes que tenho. O fato é que nós, como líderes, precisamos estudar e ser apaixonados por ensinar as pessoas. O nosso DNA da liderança é transmitido em cada feedback, decisão e orientação que passamos. Ser líder, através desse DNA, é uma das formas de impactarmos o mundo pela eternidade.

EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 73 ATITUDE & NEGÓCIOS | RONAN MAIRESSE

Ametista do Sul, capital mundial da pedra ametista

A principal atividade econômica do município, com aproximadamente 75% do movimento, é o Setor Mineral, com a extração de pedras preciosas e semipreciosas

São mais de 1500 exemplares de Minerais de raríssima beleza encontrados até hoje. Um Meteorito raro, de aproximadamente 140 kg, encontra-se no Ametista Parque. Segundo pesquisadores, ele explodiu do centro de uma estrela ou planeta. Até o momento existem apenas 56 registros de meteoritos em todo território brasileiro e 22 no Rio Grande do Sul.

74 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 CONHECENDO O RIO GRANDE DO SUL

Centro da cidade de Ametista do Sul

É impressionante a quantidade de municípios com tanta riqueza e tanta beleza que nosso país possui. E muita gente não tem o conhecimento da existência desses lugares, acaba optando por viajar para o exterior e deixa de conhecer as ricas belezas e cultura de diversos municípios brasileiros.

Um desses ricos municípios brasileiros é Ametista do Sul, que faz parte do estado do Rio Grande do Sul, sendo conhecido mundialmente como a capital da pedra ametista. O município se originou na década de 40, sendo uma região de difícil acesso, por causa da sua superfície totalmente irregular e por ser, na época, coberto por uma mata fechada.

Os cristais são considerados símbolos da sabedoria e dos poderes misteriosos do homem. Além de sua beleza, são utilizados das mais variadas maneiras, para proporcionar equilíbrio físico, mental e espiritual. A Ametista desenvolve a espiritualidade e é usada para a meditação. Protege contra doenças, acalma e tranquiliza, e é usada para insônia e enxaqueca.

Na década de 1940 foram descobertas as primeiras pedras preciosas, por agricultores da região, e com elas o início da chegada de inúmeros itinerantes em busca de trabalho e moradia. Em meados da década de 50, já se instalava na cidade o primeiro pequeno comércio. Em frente a este comércio, foi construído um pequeno altar, em cima de um tronco de árvore cortado próximo à raiz, dentro de uma caixa de madeira foi colocado a estatua do Arcanjo São Gabriel, assim dando o nome ao lugar até 1992. Este altar existe até os dias de hoje e localizase em frente ao comércio dos Bassi (Ferragens Bassi). Nesta época, começaram a chegar muitas

famílias vindas de Caxias do Sul para trabalhar na agricultura, pois a terra era muito fértil; entre elas, famílias de nacionalidade Italiana, trazendo a tradição religiosa italiana.

Também na década de 50 foi instalada, em “São Gabriel”, a Escola Rural de 1º Grau Incompleto, a construção da igreja e estradas. Na década de 60, foi transformada em distrito de Irai, sendo então chamada de São Gabriel do Irai. A antiga capela passou a se chamar paróquia de São Gabriel pelo bispo João Hoffman (Bispo diocesano de Frederico Westphalen).

Nos anos 70, a agricultura e a agropecuária foram dando lugar à extração de pedras preciosas, como as ametistas e ágatas. Com a instalação de grandes empresas exportadora, os negócios começaram a prosperar e chegando mais habitantes e máquinas para a exploração destes minérios.

Nos anos 80, o pequeno povoado começa a dar ares de cidade, com ruas e avenidas bem traçadas e calçadas, com água, iluminação pública, telefone, ginásio de esportes, hospital etc. Nos anos 90, um movimento emancipacionista tornou a vila em município, sob a lei estadual Nº 9570, sancionada

pelo governador Alceu Collares, em 20 de março de 1992, criando o município de Ametista do Sul, desmembrando dos demais municípios vizinhos as seguintes áreas: 65% de Planalto, 5% de Rodeio Bonito e 30% de Irai.

Igreja Matriz São Gabriel

Ametista do Sul, a Capital mundial da pedra ametista, disponibiliza alguns serviços para melhor atender aos turistas, tais como restaurantes e hotéis, entre outros. A paróquia de São Gabriel de Ametista do Sul foi criada em 13 de junho de 1970. Com o desenvolvimento da cidade, a pequena construção já não comportava a todos os paroquianos. Em 2003, de uma união entre o pároco da igreja e um grupo de leigos, surge a grandiosa idéia da construção de uma nova igreja, que comportasse a todos os fiéis, proporcionasse conforto aos seus paroquianos e ornamentála com pedras de ametista, patrimônio natural da cidade.

Após cinco anos de construção, a Igreja Matriz São Gabriel foi decorada com mais de 40 toneladas da pedra ametista; sua

EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 75 CONHECENDO O RIO GRANDE DO SUL

arquitetura conta com enorme geodos de ametistas: como a pia batismal, com mais de 400 kg; a mesa do altar é sustentada por enormes pedras de ametistas naturais, sendo a única no mundo com tal característica. Seu interior traz pinturas lindíssimas, com passagens bíblicas, de renomado artista catarinense, contando, também, com lustres de bronze, transformando-a em uma verdadeira obra de arte. E assim, em 28 de setembro de 2008, foi inaugurada a nova Igreja de São Gabriel, tornando-se um dos mais bonitos e deslumbrantes ponto turístico da cidade.

Segundo Elvira Reginato, guia e voluntária responsável pelo cuidado da igreja e orientação ao turista, a cidade de Ametista do Sul tem como seu padroeiro o Arcanjo São Gabriel. É comemorado dia 29 de Setembro o aniversário da cidade, mas a festa de aniversário de instalação do município é comemorada no dia 20 Março, juntamente com uma exposição de pedras chamada de EXPOPEDRAS, que acontece a cada dois anos. O evento conta com exposição de vários tipos de pedras, feira da indústria, comércio, serviços, shows, entre outras atrações.

Jorge Bassi, s/nº, Bairro Aparecida, a 01 km de distância do centro da cidade. O complexo tornase único e diferenciado, porque possui mais de 1500 exemplares de pedras preciosas raras, a maioria encontrada em garimpos da região. A coleção possui pedras da Índia, Polônia, Suíça, Cuba, Marrocos, Argentina, Peru e muitos outros países.

grande importância e interesse para estudantes, apreciadores e comerciantes de pedras preciosas.

Na cidade, os turistas têm a oportunidade de conhecer o garimpo e todo o processo de como as ametistas são extraídas do interior das galerias subterrâneas. O ano de 1972 foi o auge da produção, e o garimpo, que era ao ar livre, passou a ser sob forma de galerias, que hoje podem atingir a profundidade de aproximadamente 800 metros.

Na Capital Mundial da Pedra Ametista, um dos pontos turísticos que o visitante não deve deixar de visitar é o Ametista Parque Museu, que possui uma das maiores coleções de pedras do mundo e dispõe de visitação a galerias subterrâneas com mais de 250 metros, com exposição de pedras e informações de guias preparados. Localiza-se na Rua

Além de apreciar a coleção de pedras raras, constituída durante mais de 15 anos, o visitante faz um passeio no subsolo do museu, podendo ver exatamente onde e como as pedras são retiradas, tudo isso com acompanhamento de um guia especializado. São galerias subterrâneas com mais de 200 metros de profundidade, sendo uma visita inesquecível, pois as galerias se ramificam, formando um labirinto, em cujas paredes reluzem os cristais no exato local em que se formaram. Sendo galerias de piso nivelado, bem iluminadas, largas e altas, com mais de 25 anos de exploração. Desativado desde 2003, a galeria possui uma temperatura constante, entre 16 e 18 graus. O Ametista Parque Museu é um dos principais pontos turísticos culturais da região, sendo de

Nas Galerias Subterrâneas dos garimpos são extraídas as ametistas, calcitas, ágatas, estalactites de cristais e geolitas. A fascinação de quem visita o lugar pela primeira vez é notória. Atualmente há em torno de 2.200 garimpeiros associados à COOGAMAI (Cooperativa dos Garimpeiros do Médio Alto Uruguai Ltda.), a qual tem por objetivo garantir a segurança de seus associados, mantendo-os conscientes das leis e normas a serem seguidas.

76 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023
CONHECENDO O RIO GRANDE DO SUL

Vinícola Ametista

Destaque para a Vinícola Ametista, onde as safras são amadurecidas e refinadas pelo tempo nas galerias de um antigo garimpo, a mais de 300 metros de profundidade, com temperatura e umidade excelente para seu envelhecimento. O visitante poderá fazer o passeio nestas galerias repletas de cristais, acompanhados por um enólogo, que explica todo o processo de como é feito o vinho e degustá-lo.

Segundo o ex-dono de garimpo e exprefeito Silvio Poncio, o município de solo composto por minerais, uma região de dias quentes e noites mais amenas, oportunizou um projeto de vitivinicultura, que teve seu inicio na década de 97, com 8 agricultores e 4 hectares de plantio de uvas; atualmente, a comunidade possui mais de 70 agricultores integrados e um aumento de 150 hectares plantados. “Uma fonte de renda que irá acelerar, ainda mais, o crescimento do município, uma vez que se inicia na cidade a produção de vinho”, afirmou.

Ainda segundo Silvio, a sua Vinícola produz vinhos Ágata - Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat e Sauvignon Blanc e Vinhos de mesa Jazida - Bordo e Goethe. “Temos cultivo próprio da uva, em um clima ameno, envelhecimento em galerias subterrâneas de 320m, onde foram

retiradas pedras de Ametistas, Ágatas, Calcitas e outros Cristais e no interior da mina oferecemos uma degustação do vinho para os visitantes. Após a visitação, o nosso turista pode conhecer o varejo da Vinícola Ametista, com diversos produtos”, relatou o empresário.

De acordo com a empresária

Rejane A. Leite, proprietária do hotel temático da cidade, Hotel das Pedras, a cidade de Ametista do Sul disponibiliza inúmeros serviços para melhor atender os turistas com conforto e qualidade. “Uma gama variada de turistas que visitam nossa cidade, a passeio ou a trabalho, procuram nosso hotel e encontra hospitalidade, bom atendimento, qualidade e tem o privilégio de apreciar os quadros e revestimento de pedras como ametistas, calcitas, citrinos

e decoração a base de pedras da cidade”, revela. O turista é recepcionado pela família e uma equipe extremamente preparada e a disposição dos hóspedes, e, pela manhã, um delicioso café, composto por inúmeras iguarias, está à disposição de quem se hospeda no hotel, A empresária relatou, ainda, mostrando a galeria de fotos, que “entre os hóspedes está à foto de Michel Teló, Jean e Giovane, o Cônsul da Rússia, Alexey Nechaev, o Geólogo Léo Alfranco Hastmann, o Embaixador da Rússia, Vladimir L. Lyndemon e esposa, e muitos outros”, afirmou.

A cidade possui, ainda, o Hotel Ferrari, localizado no centro da cidade, que oferece ao turista qualidade e restaurante anexo ao local, e a Pousada Piovesan, um agradável e confortável sítio, com clima de aconchego e tranquilidade, próximo ao centro e longe de qualquer barulho, somente o da natureza. O Município conta, também, com inúmeras belezas naturais, como o rio da várzea e o Rio do Mel, com camping e áreas verdes.

Ametista do Sul recepciona os visitantes que chegam até a cidade colocando a disposição a formação da pedra, os garimpos, a cidade e seus pontos de visitação. Venha conhecer a Cidade, que possui a única Igreja do mundo que tem seu interior recoberto com 40 toneladas de Ametista, pedra natural da cidade!

EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 77
CONHECENDO O RIO GRANDE DO SUL

A nova tendência no mundo da moda está vindo para ficar!

Anova tendência está dando o que falar. A gargantilha choker, em formato de rosa 3D, está muito em alta, sendo exibida em coleções de marcas internacionais, como Blumarine e Mirror Palais.

A choker pode ser usada em diversos estilos, trazendo um look básico do dia a dia, com calça jeans e cropped, a uma produção mais elegante, com terninho, peças de couro e blazer.

Como um acessório em alta, é claro que já virou o encanto das famosas, sendo usado por Beyoncé, com um mix de colares dourados

Pela linda Hailey Bieber, no estilo choker grosso, e Cara Delevigne, que usou uma choker grossa com o símbolo da Chanel. Essa nova tendência está vindo para ficar, podendo ajustar-se a todos os estilos!

78 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023
Social Teen
evelym@diariodebordo.net

O Folia no ParkShopping Canoas foi um sucesso

Eos festejos aconteceram no ParkShopping Canoas, nesse final de semana de Carnaval de 2023. No sábado foi o Pet Folia, quando os tutores trouxeram seus animais de estimação, com ou sem fantasia. Mas os fantasiados participaram do concurso, que teve, entre os

jurados, os pet blogueiros Inácio Golden e a dupla Bellosa e Mikki. No domingo foi a vez da criançada, que desfilaram suas fantasias no Centro de Eventos MultiHall, animados pela Banda de Carnaval a Batucada, e contaram com brinquedos infláveis, barraquinhas de comidas e outras atrações.

80 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023
SOCIAL
Por Leci da Silva
EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023 81 SOCIAL

BEM-VINDO SEJA

Somos a Emagrecentro Canoas.

Você conhece a Emagrecentro Canoas? Atuamos na cidade de Canoas há mais de 9 anos.

Somos a clínica estética pioneira na cidade e já ajudamos centenas de pessoas a emagrecer de forma saudável e duradoura, encontrando sua autoestima, saúde e bem estar.

O Método 4F, nosso protocolo de emagrecimento, é cientificamente comprovado em artigos científicos publicados em revistas internacionais.

Em média, nossos clientes conseguem eliminar -10% do peso corporal em 5 semanas.

Nossa equipe de especialistas também está comprometida com a entrega de resultados nos procedimentos corporais, como:

•Tratamento para celulite

•Estrias

•Gordura localizada

•Flacidez

•Capilar

•Escleroterapia

A criomodelagem da Emagrecentro Canoas tem sido o procedimento mais procurado do verão para o tratamento de gordura localizada e escultura corporal.

A Dra Mariana Geisel, nossa especialista em harmonização facial, realça a beleza das suas clientes, recuperando sinais do envelhecimento com as técnicas: a Preenchimentos, botox e Bioestimuladores de colágeno.

Vamos ajudar a cuidar de voce! ^

Vamos juntas?

Rua São Pedro, 426 | Marechal Rondon (Bem próximo ao ParkShopping)

Se você está em busca de saúde física e estética nos chame no Whats!

82 EDIÇÃO 30 | ANO 4 | FEVEREIRO 2023
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.