Diário de Bordo Edição 9

Scroll for more

Page 1

Edição 9 Agosto 2020

Natália Suyan

A bela que é fera


Editorial

Edição 9 | Ano 1 | CANOAS | RS | AGOSTO 2020 |

SER RESILIENTE é o grande desafio O tão esperado fim da pandemia pelo novo coronavírus, parece, não acontecerá tão rápido como gostaríamos. Há que ter paciência é claro. Um pouco de perseverança também é bom. E ser resiliente, é o grande desafio. Enquanto isso, muitos não usam máscaras, ou as usam de forma inadequada. Festas clandestinas acontecem a cada dia. Vale relembrar que o futuro destes tempos depende de cada um de nós. E pensar no coletivo é primordial. Vamos seguir fazendo o que acreditamos? Viver e promover a felicidade. O bem viver. A alegria. Miss Canoas na capa deste mês e no lançamento do concurso. As novidades trazidas pelos nossos colunistas. A história de superação pela arte de Leandro Melo. Por onde andam os gauchinhos que participaram do The Voice Kids? E Roberto Snel, expert em turismo avalia o setor. Vai passar? Com certeza! Quando? Depende de mim. E de vocês. Não vamos fugir da luta... E para relaxar está aqui o Diário de bordo deste mês. Boa leitura. Boas energias e saúde para todos.

PS

Nossos lançamentos

têm acontecido em lives. Vocês gostaram e por isso transformamos no Diário de Bordo Online. Quinzenalmente com vocês!

Bebeto Azevedo

Miss Canoas Vem aí o concurso que escolherá a mulher mais bonita da cidade

Ieda Wobeto Miss Canoas 1964

O ano era 1964. O prêmio para a vencedora um fogão entregue pela jurada Elke Maravilha. A eleita Ieda Wobeto. A partir daí o concurso é reconhecido por escolher a mulher mais bonita desta cidade. Sem esquecer-se de evoluir, hoje, as polegadas não é critério de exclusão. Mas beleza continua sendo fundamental. Associada a atitude, disponibilidade, cultura, postura e participação social. Uma mulher ideal? Quase. Não esquecemos que são humanas. Mas entre todas buscamos a mais. A que mereça receber este título. Estamos iniciando mais um Miss Canoas. Com eliminatórias virtuais no Diário de Bordo Online. Escolhidas as finalistas teremos uma incrível final. As inscrições e respostas as suas dúvidas podem ser feitas pelo mail faleconosco@diariodebordo.net.

As finalistas de 2018

Natália Suyan

Paloma Vidal e Angélica Silveira

Diretor Geral: Carlos Alberto de Azevedo | Diretor comercial: Thiago Soares | Redação: Bernardo Guedes e Bebeto Azevedo | Colunistas: Bebeto Azevedo, Soraia Hütten, Letícia Swarovski, Kássia Coffi, Luísa Rodrigues e Katiane Marques Jornalista Responsável: Bernardo Guedes – DRT 00040014-71 | Projeto gráfico e diagramação: Marco Leite/Simples Artes RPMT 6171 | Fotos: Sérgio González Diário de Bordo é uma publicação mensal de Grupo S&A Publicidade e Propaganda Eireli Rua Venâncio Aires, 3111, Niterói – Canoas/RS | CEP 92110-001 | Fones: Fone: (51) 99991 2789 (51) 98234 7663 | Email: comercial@diariodebordo.net

2


Natália Suyan

A fera que é bela A linda Natália Suyan é uma forte representante da beleza negra no Rio Grande do Sul, tanto que é a detentora do título Miss Canoas. Sua trajetória no mundo da beleza iniciou aos 14 anos de idade quando decidiu ser modelo. Sua mãe sempre foi sua incentivadora e na época a levou até uma agência de modelos em Porto Alegre. Na ocasião, Natália investiu em curso de passarela, curso de dicção e oratória e em dois books fotográficos. Permaneceu dois anos nesta carreira, mas, infelizmente, não obteve o retorno financeiro desejado. Decidiu então deixar o trabalho de modelo de lado e dedicar-se aos estudos. “Nesta época, que pensei em desistir de tudo, eu via que essa vida não era fácil. Apesar dos meus pais sempre me ajudarem em tudo, era bastante investimento de dinheiro e eu não sou de uma família rica. Mas eu nunca desisti do meu sonho e as coisas foram acontecendo conforme o tempo foi passando”. – disse. A jovem decidiu que, quando completasse dezoito anos,ela ia entrar nos concursos de beleza. Começou a pesquisar sobre o mundo das misses, o padrão de beleza desejado e o que era avaliado nas candidatas durante esses concursos. E foi exatamente o que aconteceu. Ela participou do Rainha da Expointer, do Miss Porto Alegre em 2018 e do Miss Canoas em 2019 onde tornou-se a grande vencedora. “Ser a 1ª Miss Canoas negra foi uma grande vitória e um motivo de orgulho para a minha família. Lá em casa somos todos afrodescendentes e alguns começaram de baixo mas sempre tivemos muito apreço aos nossos princípios e à nossa cultura. Hoje eles me enxergam como a celebridade da família.” – relata. Natália não esperava ter vencido o concurso em Canoas e sente muito orgulho em carregar com carinho a faixa e a coroa representando o município.

Fotos & capa: Vip imagem Gelson Cargnelutti Cabelo: Cia das Tranças Vestido: Alex Ray

3

Primeira CLASSE

Edição 9 | Ano 1 | CANOAS | RS | AGOSTO 2020 |

funk: “sou funkeira de carteirinha.Escuto e danço todos os dias.” Mas essa não é a única particularidade de Natália. Para aqueles que pensam que as misses vivem de dieta contando as calorias em uma tabela está muito enganado. Como uma boa canoense ela gosta mesmo é de comer um Xis bem gostoso e de preferência com batata frita acompanhando. Lógico que depois da comilança ela vai para a academia malhar para manter o corpo de miss.

“As pessoas que fui conhecendo nesse tempo de reinado me parabenizam muito por ser negra. Já me falaram que eu sou uma das misses mais bonitas que a cidade já teve.” – relembra.

Agora com o isolamento social ela está aproveitando o tempo livre para alimentar suas redes sociais com fotos. Uma vez por mês Natália faz um ensaio fotográfico com os produtos de suas empresas apoiadoras e eventuais jobs que aparecem para fotografar.

Atualmente a beldade trabalha como auxiliar administrativo em uma clínica e estuda moda. Antes da Pandemia causada pela Covid-19, ela tinha uma agenda lotada de eventos e se vangloria em dizer que cumpre a agenda à risca. Nunca faltou em nenhum evento que foi convidada.

“Ainda tenho muitos sonhos para realizar. Quero trabalhar bastante para adquirir a minha casa própria, o meu carro. Quero ter um casamento lindo ao ar livre com um vestido exclusivo. E sonho também em ser mãe de gêmeos.” – conclui.

Muito pelo contrário, ela ama uma festa. Dona de uma personalidade alegre e divertida tem um gosto musical muito peculiar, ela ama

Natália irá representar nossa cidade no Miss RS Latina e a vencedora representará nosso estado em Recife na etapa nacional.


Edição 9 | Ano 1 | CANOAS | RS | AGOSTO 2020 |

por Kássia Coffi

4

kassia@diariodebordo.net

E seguimos em isolamento social, mas nunca distanciados virtualmente. Se os órgãos de saúde recomendam evitar aglomerações o jeito é celebrar virtualmente, reunir os amigos e familiares pela internet mesmo. Live, video chamadas, meet e zoom tem sido os aplicativos mais utilizados pra transmitir todo carinho aqueles que comemoram seu aniversário na quarentena.

JULIA KRÜGER

MANUELLA PAIVA Linda, inteligente e vaidosa como toda leonina, Manuella Paiva comemorou 21 anos no úlimo dia 29 de julho. Acadêmica do curso de direito, Manu é o orgulho da sua mãe, Márcia Paiva, que sempre se derrete em elogios. Felicidades, @manuellapaivaa!

EVELIN NUNES Que a Evelin é linda todo mundo sabe, mas já contei pra vocês que ela é uma super maquiadora? Aham, verdade! Arrasa na make social e artística. Parabéns @evelin_nunesr pelos seus 17 anos no dia 30 de julho. Sucesso!

LUIZA ROSA

A bela Julia Krüger precisou adiar a tão sonhada festa de 15 anos para 2021, mas esse dia especial não passou em branco. A sua mãe Cris, organizou a comemoração em casa e na internet! No horário marcado a galera estava online pra cantar parabéns pra Júlia.

Sempre com um sorriso no rosto e com o astral lá em cima, assim é a @luiza_rosaa_ que completou 15 anos no dia 05 de julho. Parabéns Luiza, radiante como sempre!

MALU AGOSTINI Sabe a Malu Agostini, aquela que sempre arrasa na produção e tá sempre no carão?! Pois é, a @maluagostini_ também debutou na quarentena, dia 18 de julho. Muito sucesso e felicidades na tua vida, amiga.

@ji_kruger é judoca e integra o time de judô da Sogipa. No último dia 16 de julho ela completou 15 anos. Parabéns lindona, 2021 que nos aguarde!


Edição 9 | Ano 1 | CANOAS | RS | AGOSTO 2020 |

SUSHI BOX

Luiza Gaedicke celebrou seus 18 anos recentemente e comemorou através de um ensaio fotográfico.

Marta e Leonardo Hartz muito dedicados em fazer sempre o melhor para seus clientes, cumprem todas as normas de segurança e distanciamento no melhor sushi da região. Exemplo a ser seguido.

COELHO CAFÉ COLONIAL Zanis Coelho, recebendo o cantor C a r l o s M a g r ã o, d a D u p l a c o m Osvaldir, em um maravilhoso café da tarde em seu estabelecimento.

ARTE Gabriele Bianchi posando para um projeto artístico, idealizado a transformar qualquer pessoa em obra de arte.

CIVIL O casal Jucelaine e Iago Galle uniram-se em matrimônio recentemente no civil, evitando aglomeração.

MUSA Letícia Swarovski deslumbrante , em visita ao Café Colonial Coelho.

MODEL TOP A beldade Sofia Viezzer Bérgamo, comemorando seus 16 anos em grande estilo em um ensaio lindo feito pelo Sérgio Azevedo.

Rômulo Pressi em grande estilo, modelando para a barbearia Urbanus em Gramado. As fotos foram feitas no Museu Hollywood pelas lentes de Matias Lorenzoni.

Conexão Serrana

luisa@diariodebordo.net

por Luísa Rodrigues

ANIVER

5


Edição 9 | Ano 1 | CANOAS | RS | AGOSTO 2020 |

6

por Bernardo Guedes

ESPORTE RADICAL DE PERNAS PRO AR! A jovem Gimel Schwec é amante dos esportes radicais e pela primeira vez saltou de paraquedas no Aeroclube de Novo Hamburgo. “Eu já havia pulado de paraglider mas paraquedas foi a primeira vez. Eu pratico esportes radicais desde muito nova e a sensação é inexplicável. É uma adrenalina surreal” – disse Gimel.

LOVE IS IN THE AIR

Tania Marques

Pré Wedding de Cristian Ribeiro Almeida e Jéssica Damiani

49 anos de casados de Leopoldo Guedes Neto e Marcia Regina Mondin Guedes

Gigi Martins presenteou o casal de amigos com uma cesta

Amiga Secreta do Bem arrecadou 4 mil itens para doação

SOLIDARIEDADE NA PANDEMIA

As Divas da Alegria fizeram uma ação social chamada de Amiga Secreta do Bem. Coordenadas por Marilice Carrer trinta

Torcida gaúcha do Corinthians

participantes celebraram o Dia do Amigo de uma maneira diferente.

doa 1 tonelada e meia de alimentos

A turma arrecadou mais de 4 mil itens para serem doados para os mais necessitados. Entre as arrecadações: roupas, colchões, geladeira e até uma cadeira de rodas.

A torcida Fiel de Porto Alegre entregou 150 cestas básicas em prol da Pequena Casa da Criança. Os voluntários, que arrecadaram as doações, estavam usando o Manto Alvinegro e a máscara da Fiel. Vera Monteiro


Edição 9 | Ano 1 | CANOAS | RS | AGOSTO 2020 |

7

Sergio Gonzalez

bernardo@diariodebordo.net

LISTEN TO THE MUSIC Johnny Marco Baptista Jr

NEW YORK NEW YORK O Drive-in Air Festival apresentou o espetáculo musical “Sinatra 1915 Tribute”, com Gustavo Bing. A superprodução, em formato inédito, teve abertura do DJ Lê Araújo e show do cantor Gustavo Fallavena.

Cantor Gustavo Bing no tributo a Frank Sinatra

TÁ NO DNA Maria do Carmo Freitas e João de Mendonça

Lukas Fröhlich lança live da banda DNA no Instagram @lukasdnafrohlich

Carolini Nunes Jackson Freitas

WANNA BE A FASHIONISTA Alice

Collab Fashion

Baltezam Influenciadora digital Alice Baltezam lançou coleção de pijamas da loja Ralú

Scheron Pipoca na 1ª Edição Collab Fashion de Hellen Carolina Jeferson Paz

NOVIDADES NA QUARENTENA Ramon Dias

Reality de emagrecimento da Vivi Viviane Peres está promovendo o próprio reality de emagrecimento com o objetivo de perder 10 quilos em 12 semanas. Para fazer isto ela conta com o apoio de Reeducare, Empodera, Massoterapeuta Jeane Daby e Superação Studio. Assista no Instagram: @cerimonialvivianeperes

Fotógrafo Jeferson Paz lança o Projeto Day One. Curso online Katiussa Cardoso técnica em eventos está promovendo o Curso online de Produção de Eventos. As inscrições acontecem até o dia 20 de agosto pelo instagram @realdreamsprodutora

O mote do projeto é elevar o amor próprio através do autoconhecimento fazendo com que cada participante ressignifique a visão que tem de si mesma e tenha seu Day One como uma mulher mais empoderada, sensual e senhora de si. Veja no Instagram: @jefersonpazfotografia


Edição 9 | Ano 1 | CANOAS | RS | AGOSTO 2020 |

8

por Bebeto Azevedo Duda Idalino

Canela, um destino seguro

Secretário de Turismo Ângelo Sanches e o selo

Canela recebeu a certificação Safe Travels (viagens seguras). O protocolo criado pela World Travel & Tourism Council (WTTC) estabelece regras a serem cumpridas por empresas, cidades e países a fim de tornar as viagens mais seguras, enquanto não se conhece uma vacina ou tratamento eficaz para a Covid-19. Canela é a segunda cidade do Brasil a receber o selo. No Brasil, o Estado do Rio Grande do Norte e a cidade de Salvador foram os primeiros certificados. Em nível

ConfinArt: O distanciamento inspira a arte Para estimular a criatividade dos artistas durante o período de distanciamento social, a Gravura Galeria de Arte lançou o projeto ConfinArt. O objetivo foi provocar a imaginação na criação de uma obra de arte que refletisse sobre a crise atual com a mensagem: tudo passa, a arte fica. Inicialmente, o projeto foi uma exposição virtual que teve grande aceitação dos mais de 60 artistas que conseguiram exibir suas criações através das redes sociais da galeria. Agora, a Gravura convidou os 66 artistas para a exposição real na galeria onde serão apresentadas as obras em diferentes téc-

Obra de Angela Ognibeni

nicas como desenhos, gravuras, pinturas e esculturas. Parte da renda da mostra será revertida ao projeto Arquitetos Voluntários. Como o momento ainda exige muitos cuidados, não será realizado um evento físico para evitar aglomerações. A abertura da ConfinArt será através de uma live no dia 05 de agosto, às 16 horas, com coordenação da diretora Regina Galbinski Teitelbaum, participação dos artistas e da criadora dos Arquitetos Voluntários, a arquiteta Daniela Giffoni, ficando aberta à visitação com número controlado de visitantes.

Obra de Kika Herrmann

mundial, Arábia Saudita, Barcelona, Sevilha, Portugal e o Estado mexicano de Quintana Roo, onde fica Cancún, foram os destinos que receberam o selo. “Em meio à pandemia, recebemos uma certificação que garante a segurança do destino Canela. Gostaria de parabenizar a equipe técnica da Secretaria de Turismo e Cultura e agradecer ao nosso trade por contribuir para a grande conquista”, afirma o secretário de Turismo de Canela, Ângelo Sanches

Desfile virtual mostra a moda dos formandos da Feevale A 30ª edição do Projeta-me, atividade semestral promovida pelo curso de Moda da Universidade Feevale foi realizado, pela primeira vez, no formato virtual. No evento, considerado o maior desfile acadêmico de moda do Brasil, os alunos formandos apresentam as coleções desenvolvidas no Trabalho de Conclusão de Curso para a comunidade e se aproximam do mercado de trabalho. Em função da pandemia do coronavírus, o Teatro Feevale, que recebe quase duas mil pessoas a cada edição, foi substituído pela internet. O desfile on-line apresentou os looks criados por 23 estudantes concluintes do curso de Moda. Esta edição teve como conceito da comunicação a mistura dos movimentos dadaísta e surrealista, a partir de uma bricolagem de imagens dos eventos anteriores. “Com um pensamento sustentável e seguindo a premissa de que o Projeta-me é um evento pensado e organizado por alunos e para alunos, dentro da disciplina de Produção de Eventos de Moda, a temática trabalhada neste semestre modificou a representação racional usada todos os anos para a construção de uma colagem digital. Essa iniciativa se torna uma ideia sustentável financeiramente, socialmente e ecologicamente”, explica a professora Ana Hoffmann, coordenadora do evento.

Inspirada em mulheres fortes e à frente de seu tempo, a coleção Ladies First, criada pela estudante Manoella Guerra

Uma modelagem que atenda o segmento de moda inclusiva, a partir da identificação das dificuldades e necessidades que as pessoas com paralisia cerebral encontram ao vestir-se. Essa é a coleção 360º, criada pela acadêmica Kátia Kayser.


Edição 9 | Ano 1 | CANOAS | RS | AGOSTO 2020 |

9

bebeto@diariodebordo.net

Sweet box Neiva Buratto Mesa de Doces, em tempos de comemorações em petit comitê, lança a cada data especial, uma edição exclusiva de suas famosas, e deliciosas, sweet box. Foi assim no dia dos Avós e Dia dos Pais onde ela sugere um lindo presente para a comemoração. Oferecendo uma seleção especial de seu catálogo, a sweet box foi pensada para tornar a data mais doce e inesquecível. Sweet Box Dia dos Avós

Informe-se sobre as sweet sox através do telefone/WhatsApp (51) 98172-0110.

Sweet box Dia dos Pais Fotos Christiano Cardoso

Grilo, inovando na mobilidade urbana Uma nova opção para mobilidade urbana, com foco em distâncias curtas. Baseado em pilares de sustentabilidade, diminuição de poluição sonora, CO2 e volume dos veículos nas ruas, o Grilo Mobilidade e Tecnologia objetiva conectar passageiros a veículos 100% elétricos de três rodas com condutores através de aplicativo. Atuando, também, como uma plataforma digital de mídia e relacionamento, o Grilo oferece espaço para empresas comunicarem suas marcas e produtos, além de trazer segurança e economia para seus passageiros e condutores – chamados Grilos Credenciados. A empresa tem como propósito reimaginar a mobilidade, oferecendo seu serviço de forma inovadora, com respeito ao meio ambiente e à saúde. Iniciando sua operação em Porto Alegre, o Grilo realizará um primeiro mês de “pulos do bem”, ou corridas bene-

Crie memórias Nestes novos tempos, nem sempre podemos realizar sonhos exatamente como tínhamos sonhado originalmente. Nem por isso precisamos impedir que aconteçam. Novos formatos, novos jeitos... mas sonhos, sempre serão momentos de magia e felicidade quando acontecem. Por isso o fotógrafo Marlon Carvalho, Exuberance Atelier e Belques Centro Estético se uniram para realizar ensaios fotográficos fantásticos de debutantes, noivos, aniversariantes, formandas e quem mais quiser fazer valer seu momento de sonho. Essa ideia me fez relembrar aquela máxima: Não deixe para amanhã o que você poderia ter feito ontem.

ficentes, apoiando pessoas do grupo de risco da Covid-19, como idosos, e o grupo Cozinheiros do Bem. Aqueles que quiserem doar, necessitem de apoio para enviar ou coletar algo, poderão chamar um Grilo – através do aplicativo da marca, grilomobilidade, já disponível para Android e iOS – para um pulo especial, onde será feita a coleta do material a ser doado ou a solicitação de um envio ou coleta no bairro de forma gratuita. As doações e solicitações podem ser realizadas diariamente, das 9h às 18h, horário de funcionamento inaugural do Grilo. A parceria com o Cozinheiros do Bem consistirá no recolhimento de doações para a entidade, incluindo cestas básicas, alimentos não perecíveis, máscaras e itens de higiene. Os pontos para envio das doações são os restaurantes Éfe Gastronomia e Peppo Cucina.

Carlos Novaes, co-fundador e Gerente Geral, Leonor Moura, co-fundadora e Gerente de Operação, e João Vitor Tavares, co-fundador e Gerente de Tecnologia da Informação.

Grilo Mobilidade e Tecnologia


Edição 9 | Ano 1 | CANOAS | RS | AGOSTO 2020 |

10

Leandro Melo

Um violinista que toca os corações através da música Fotos Sandro Radiske

por Bernardo Guedes O violinista Leandro Melo, 36 anos, é natural de Santo Augusto, região noroeste do estado. Iniciou a carreira musical aos 14 Anos quando, no primeiro ano de estudo, já fazia apresentações em eventos, como a Festa do Moranguinho e casamentos. “Quem tem o dom da música na minha família é meu irmão Claudinei que atualmente mora em Sapiranga. Eu o via tocando e queria tocar um instrumento também. A escola de música, onde estudávamos, recebeu instrumentos da prefeitura para formar uma banda municipal. E entre eles, receberam três violinos. Então o professor Vanderlei Pinheiro me convidou para tocar violino e aprendi em uma semana. Em seis meses eu já estava me apresentando.” – conta Leandro. No decorrer da vida ele teve diversos empregos e nos intervalos do trabalho sempre tocava o violino. Os chefes percebiam o talento do jovem e o incentivavam a tocar. Os anos foram passando e,

com 27 anos, Leandro decidiu chutar o balde e tentar viver com a renda da sua arte. Comprou um terno, um violino branco e tentou a sorte na Serra Gaúcha. Porém, muitas portas se fecharam e ele estava quase desistindo de tudo. Foi quando Deus tocou sua vida e começou a abrir os caminhos do artista. Um pastor da Igreja, ao ver o talento do jovem, o chamou para tocar em dez Igrejas. Aos poucos todos da congregação viraram fãs de Leandro Melo e começaram a comprar seus CDs. De porta em porta ele foi traçando seu caminho de sucesso. “O sonho sempre falou mais alto: vou viver da música! As pessoas diziam que eu era louco por querer viver de arte. Mas quando Deus tem um plano para nossas vidas tudo é possível.” – diz. Quando percebeu, aos 30 anos, já estava vivendo 100% da música, ministrando aulas e tocando em eventos, como a Festa das Rosas em Sapiranga, aniversários, formaturas e casamentos. Um sonho realizado.

Instagram: @lmelosiqueira Site: www.leandromeloviolinista.com Face: Leandro Melo Novo Hamburgo YouTube: Café com Lelê NH oficial. música e um grande acúmulo de trabalhos por conta da pandemia.

“O violino é um instrumento clássico mais relacionado à música erudita e, para a maior parte da população, pouco difundido. Encontrei uma forma de trazer este instrumento nobre e clássico para mais perto das pessoas através da música popular.” – relata.

“Neste momento de pandemia vejo que é tempo de crescermos em todas as áreas de nossas vidas! Sermos mais compreensivos e tolerantes. É tempo de exercitarmos o amor e de nos reinventarmos.”

Hoje, quem vê Leandro Melo brilhar nos palcos não imagina a história de luta e determinação deste guerreiro que, através da música, toca o coração das pessoas levando alegria e esperança para todos. A perspectiva para o futuro do músico é grande. Ele está com vários projetos a caminho, faculdade de licenciatura em

Em meio ao isolamento social Leandro se reinventou produzindo o programa no YouTube “Café com Lelê NH Oficial”. Também está lecionando por vídeo chamada e fazendo um projeto social onde os alunos de várias faixas etárias aprendem a tocar violino. Vamos aplaudir de pé esse artista!


Edição 9 | Ano 1 | CANOAS | RS | AGOSTO 2020 |

11

soraia@diariodebordo.net

por Soraia Hütten

Lançamento DB na Live Thais Loureiro

Pagode do Energia

Lançamento do DB aconteceu durante live, que contou com a participação da Dra. Mariana Geisel, diretora da Emagrecentro Canoas e capa da edição. Foram mais de 2.000 pessoas prestigiando o sucesso da Emagrecentro. No evento contamos com a apresentação dos lindos óculos da Giori Ótica e Joalheria e da Thaís Lourenço, designer em sobrancelhas. A noite foi embalada pelo Pagode Do Energia capitaneado por Rochinha que fez o show. A live não poderia deixar de ser puro glamour

Luciana Cruz e Mariana Geisel

Casa nova

9 anos do Théo Théo Fontana, em pequena comemoração, festejou seus 9 anos com muitos doces e um delicioso jantar preparado pelos avós Sarita e Elédio Fontana.

O Studio Kangoo Jumps está em um novo local, agora na rua Açucena 291, um espaço super arejado com mais energia do que já lhe era peculiar, abriu no início de julho com todas as normas e protocolos de segurança no combate do Covid-19. Vale conferir.

Filipe, Théo e Mauricio Fontana

Happy brilho Letícia Swarovski Leticia comemorou seu aniver em família, e eu que amo esta incrível mulher, desejo toda felicidade, saúde e prosperidade neste novo ciclo que começa. Théo Fontana

Kangoo Jumps


Edição 9 | Ano 1 | CANOAS | RS | AGOSTO 2020 |

WE L

VE PETS

Eles são fofinhos, carinhosos, espertos e companheiros. Estamos falando dos nossos queridos pets que alegram nossos dias ainda mais em tempos de quarentena e isolamento social. Há quem diga que não existe amor igual ao dos animais de estimação. O amor é tanto que, aos poucos, os cachorros que ficavam trancados no pátio de casa foram ganhando espaço e hoje em dia (pasmem) dormem na cama com seus donos. Essa relação crescente dos humanos com os animais aquece o mercado de produtos especializados para os pets. Atualmente o Brasil é o terceiro do mundo em faturamento no mercado voltado para os animais de estimação. Os dados não mentem. Uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Ana Quintão Geografia e Estatística (IBGE) de 2013 mostrou que 44,3% dos domicílios no Brasil possuíam pelo menos um cachorro o que representou na época 28,9 milhões de lares. Uma pesquisa feita em 2019 pelo Instituto Pet Brasil (IPB) revelou que nos lares brasileiros existem 54,2 milhões de cães (crescimento significativo comparando com a pesquisa do IBGE de 7 anos atrás); 39,8 milhões de aves; 23,9 milhões de gatos; 19,1 milhões de peixes e 2,3 milhões de répteis e pequenos mamíferos. Mas o crescimento não para por aí. Com a pandemia do coronavírus e as medidas do isolamento social muitas pessoas se sentiram sozinhas e a adoção de cães e gatos nas ONGS e abrigos temporários tiveram um aumento de 50%.

Gimel Schwec

Ieda Wobeto

Lindamar de Godoy

Com tantos bichos de estimação em casa, a procura por rações, produtos de linha pet, brinquedos e veterinários também cresceram e isto aqueceu o comércio. De acordo com o IPB em 2018, o mercado pet brasileiro faturou R$ 34,4 bilhões. Em 2019 foi de R$ 36,2 bilhões. E a projeção para 2020, antes da pandemia causada pelo Covid-19, tinha uma expectativa de faturamento de R$ 40 bilhões. Tratados “a pão de ló” e considerados por alguns como “membros” da família, os pets enchem as nossas vidas de alegrias. E para homenagear os animais de estimação, o Diário de Bordo pediu para as personalidades, que foram capa do jornal, mandarem uma foto com seus amados bichinhos. Livia de Godoy

Estella de Godoy

12


Edição 9 | Ano 1 | CANOAS | RS | AGOSTO 2020 |

por Letícia Swarovski

13

leticia@diariodebordo.net

Prêmio Destaques Colunista Bernardo Guedes edição 2020 Devido a pandemia causada pela Covid-19 (coronavírus) e o isolamento social o jornalista Bernardo Guedes e a Katiussa Cardoso da Real Dreams Produtora pensaram em uma nova maneira de realizar a edição 2020 do Prêmio Destaques Colunista Bernardo Guedes. Neste atual cenário as redes sociais viraram o grande approach para ir em busca de visibilidade e decidiram fazer uma premiação 100% ONLINE.

Agraciados em 2019

Para ajudar as pessoas em vulnerabilidade social fizeram a campanha intitulada “Juntos Somos Mais” onde a inscrição para concorrer ao prêmio é um quilo de alimento não perecível. São diversas categorias que os interessados podem se inscrever. Eles devem enviar um e-mail até dia 31 de Agosto para: premiobernardoguedes@gmail.com contando

como que se reinventaram durante a quarentena. Devido a pandemia e pensando na logística do evento que será totalmente online o prêmio desta edição especial será em formato de uma certificação de Destaque Colunista Bernardo Guedes que será entregue na residência do agraciado em envelope ou caixa devidamente higienizada seguindo as normas de sanitização da Organização Mundial de Saúde. “Vamos valorizar todos aqueles que se reinventaram durante a quarentena e fizeram a diferença na vida das pessoas! Este é o momento em que o mundo precisa de positividade e bons exemplos. Só coisas boas!” – disse Bernardo. Confira o regulamento completo no site: https://premiobernardoguedes.blogspot.com

Agência 5cronia comemora aniversário com o lançamento do novo site. Os diretores da Agência 5cronia, Elisandro Souza (diretor de planejamento e branding) e Paula Falcão (diretora de atendimento e relacionamento), estão comemorando os três anos de atuação no ramo da publicidade com o lançamento do novo site da empresa. A agência foi inaugurada oficialmente dia 08 de agosto de 2017 em um evento na Pink Velvet Bakery em Porto Alegre. “O lançamento do novo site é a consolidação de um movimento rumo aos novos tempos onde os processos digitais se tornaram fundamentais.” – relata o diretor Elisandro. A 5cronia agência multi ideias desenvolve um trabalho de alta qualidade reconhecido pelos melhores profissionais da área de arquitetura e design no mercado gaúcho. Além do Rio Grande do Sul, a empresa expandiu seus atendimentos para Santa Catarina devida a grande demanda de projetos no Estado. Em razão da pandemia causada pela Covid-19 (corona vírus) e o contexto deste cenário mundial em que estamos vivendo, a agência se reinventou durante a quarentena e adaptou seus serviços pensando no bem estar de seus clientes e colaboradores se-

Lenara Petenuzzo

guindo todas as normas de higiene sanitária da Organização Mundial de Saúde – OMS. A 5cronia adaptou seus serviços para esse novo momento, transformando ideias que antes eram feitas de forma presencial, como por exemplo as ações de ativação e relacionamento, para o formato digital, buscando desta forma alternativas para manter o contato entre os clientes e seus consumidores. “A gestão de relacionamento dentro das empresas se torna ainda mais importante frente do novo cenário mundial, visto que o consumidor busca, mesmo que de forma digital, uma aproximação com as marcas através do atendimento personalizado.”- ressalta a diretora Paula Falcão. Além do lançamento do novo site, a agência desenvolveu a criação do canal de informação @dsgn.5, que atualmente conta com um perfil no instagram, com conteúdos vol- mais lembradas no que se refere ao ramo da arquitetura e segue em expansão. tados à 5 áreas do Design. “O momento é de se reinventar, buscar E sempre pensando à frente, a 5cronia inovação em todos os âmbitos para que posestá planejando muito em breve o lançamento de um espaço exclusivo para os pro- samos sair com profundos ensinamentos fissionais - arquitetos e designers de interio- desse período onde percebemos o quanto a res - divulgarem projetos. É por essa e por vida e as relações humanas são importanoutras que a agência está entre as marcas tes.” – conclui Elisandro.

Elisandro de Souza e Paula Falcão


Edição 9 | Ano 1 | CANOAS | RS | AGOSTO 2020 |

Eo turismo, como vai? Para pensarmos... Por Roberto Snel

Roberto Snel Foi Diretor de Turismo da PM Porto Alegre, atuou nos mais importantes hoteis e grupos hoteleiros do Brasil e atualmente é Gerente Geral do Holiday Inn Porto Alegre Hotel

Em tempos de pandemia, em que resignificamos a cada dia a nossa maneira de pensar e fazer, eis que o segmento do turismo está tendo que igualmente se reestabelecer sob um novo paradigma a ser minuciosamente e urgentemente analisado: quem terá coragem de viajar, quando, para onde, e por que? E em meio a tantas perguntas, os negócios terão que reinventar as suas formas de empreender para sobreviver até o retorno em massa dos viajantes. Para destinos consagrados de turismo de lazer, como a serra gaúcha, ou o litoral do nordeste, e para os destinos turísticos consagrados de negócios, como Porto Alegre, ou São Paulo, há de demorar para que os hotéis voltem a ter suas ocupações recuperadas a patamares que mantenham os empregos dos seus colaboradores. Tratase de fazer voltar a girar uma roda exitosa que representa mais de 8% ao PIB nacional, com aproximadamente 7 milhões de empregos em nosso país, e que ao PIB em nível mundial representava até então (antes da Covid-19) um impacto de quase 9 trilhões de dólares e 319 milhões de empregos (1 em cada 10 empregados eram da área do turismo). Falando do universo ao qual orgulhosamente pertenço, Porto Alegre, onde nasci e onde trabalho em turismo/hotelaria há 20 anos, somos campeões em bem receber os turistas que aqui aportam para essencialmente fazer negócios e participar de grandes eventos, a exemplo dos congressos. E poucos sabem que Porto Alegre é uma cidade que figura dentre os 6 maiores destinos de eventos internacionais no Brasil, num ranking medido pelo ICCA (International Congress and Convention Association), e que em 2015 ficou em 3º lugar atrás somente de São Paulo e do Rio de Janeiro. Pois então como pode alguém ousar dizer que não somos um destino turístico? Começa aí minha teimosa e reiterada mania de vender e defender a capital dos gaúchos com unhas e dentes, pois podemos nos dar a este orgulho de movimentar uma cadeia com mais de 30 segmentos diretos, arrecadar quase 30 milhões de reais/ano em impostos, e fazer circular mais de 8 milhões de pessoas/ano no aeroporto. Mas esbarramos em um problema cultural que o meu pai Ricardo Snel chamava de "anti marketing". Ou seja, infelizmente somos campeões mundiais em saber falar mal da nossa própria cidade, de exaltar primeiro os nossos defeitos e nossas fragilidades, e só de vez em quando elogiar alguma boa coisa. Muitos gaúchos têm uma mania de se fechar em suas cascas e dificilmente são conhecedores do seu próprio território para usufruto. Gostamos de viajar, conhecer outros lindos Estados do Brasil, e outros tantos pagos interessantes mundo afora. Voltamos emocionados de uma viagem internacional contando a todos e postando em nossas re-

14

des sociais sobre as nossas experiências em museus, em parques temáticos, em passeios em ônibus de turismo, em passeios de barco, visitas a estádios de futebol famosos, restaurantes pitorescos, etc, etc. No ano de 2019 um especial amigo, Rodrigo Nascimento, promoveu a quarta edição do projeto Noite dos Museus. Em uma só noite 14 museus de Porto Alegre foram motivação para 100 mil pessoas circularem, em algumas horas, usufruindo de atrações culturais maravilhosas e movimentando os ambientes dos ricos acervos dos nossos templos culturais que passam desapercebidos pela imensa maioria dos próprios porto alegrenses durante o ano todo. Detalhe 1: Rodrigo Nascimento é argentino e mora em Porto Alegre. Detalhe 2: Todos os 14 museus são gratuitos o ano todo, e mesmo assim muitas pessoas da nossa própria comunidade os visitaram pela primeira vez em suas vidas (de graça). E provavelmente muitos daqueles visitantes, numa única noite, são daqueles que fazem questão de viajar para outros países e lá pacientemente esperar numa fila gigantesca, pagar em euros para adquirir ingressos, e entrar em um museu famoso para postar uma foto no Face ou no Insta, quando aqui sequer passaram da porta de entrada, apenas passam em frente banalizando seus próprios atrativos culturais. E ainda falam: nossa cidade é pobre, ou sem graça, não se tem o que fazer..... Enfim, temos que nos apropriar, nos apaixonar, e promover o que de melhor temos. Ao receber um visitante (turista) devemos leva-lo aos nossos locais de referência, falar bem de nossos atrativos, faze-los experimentar nossas estruturas e não primeiramente dizer que ele tem que se cuidar para não ser assaltado na esquina, ou informar que aqui não tem nada de interessante e que é melhor ele ir direto para outra cidade na serra. Temos atrativos suficientes em Porto Alegre que se fossem ser visitados na íntegra seriam necessários no mínimo quatro dias inteiros para conhecer (turismo náutico, turismo rural, turismo gastronômico, turismo cultural, turismo esportivo, etc, etc). Portanto, enquanto estamos isolados por força maior, porque não aproveitar para conhecer nossos atrativos iniciando por uma pesquisa sobre nossos ambientes e iniciarmos a nossa volta como turistas usufruindo da nossa própria cidade (seja qual for). E depois explorar o turismo regional e desbravar o nosso imenso Rio Grande do Sul com seus mais variados e ricos atrativos. Desta maneira ajudaremos na manutenção de muitos empregos, na revigoração de negócios, e aprenderemos um pouco mais sobre as nossas origens para a partir de então sabermos vender mais e melhor o nosso grande território, turístico sim!

Para pensarmos...


Edição 9 | Ano 1 | CANOAS | RS | AGOSTO 2020 |

15

Por onde andam as crianças gaúchas que participaram do programa de TV

The Voice Kids? The Voice Kids é um reality show da Rede Globo onde crianças, entre nove e quinze anos, fazem audições às cegas e são selecionadas por técnicos especialistas em música. O primeiro programa foi ao ar no dia 3 de Janeiro de 2016 e, de lá pra cá, várias crianças gaúchas passaram pelo reality para disputar o título da melhor voz infanto-juvenil. O Diário de Bordo foi atrás de alguns dos cantores que passaram pelo programa para saber por onde andam esses talentos que tanto nos alegraram na telinha e nos encheram de orgulho.

Arthur Seidel

Thomas Machado

16 anos – Guaíba

12 anos - Estância Velha

O Arthur participou do The Voice Kids em 2017. Ele fez parte do time da Ivete Sangalo e se classificou até a semifinal. “Foi muito especial, uma experiência única. Conheci culturas novas e aprendi muito. Sentir o carinho das pessoas do Estado por mim foi muito gostoso!” – diz o cantor. Este ano o jovem vai estrear como ator no grupo de teatro Adolescer e, na música, ele acaba de lançar um álbum que se chama "Tanto Pra Mostrar". O álbum é composto por três faixas incríveis: "E dela" "Tanto para Mostrar" e "SQN". As músicas já estão disponíveis nas rádios e em todas as plataformas digitais.

O Thomas participou do programa The Voice Kids em 2017. Ele fez parte do time da Ivete Sangalo e tornou-se o grande campeão da disputa trazendo o prêmio para o Rio Grande do Sul. “Pra mim foi uma honra pode ir em rede nacional representar os gaúchos e junto disso foi um sonho realizado.” – disse Thomas. Depois do The Voice o nosso gauchinho teve muitas alegrias e realizações. Nas escolas ele realizou o projeto com o Gibi “O sumiço da Gaitinha” e com o livro “Filhos do Rio Grande”. E na música, além de muitos shows lotados ele gravou os singles: “Melhores Amigos feat Luiza Barbosa” e “A Mais Linda do Mundo”.

YouTube: Arthur Seidel Spotify: Arthur Seidel

YouTube: youtube.com/c/ThomasMachadooficial

Facebook: Arthur Seidel

Spotify: https://spoti.fi/32dhRLR

Instagram: @arthurseideloficial

Facebook: @thomasmachadooficial

Twitter: @larthursoficial

Instagram:@thomasmachadooficial

Vitor Custódio Henriques

Luiza Barbosa

13 anos - Sapucaia do Sul

13 anos - Sapiranga

O Vitor participou da última edição do The Voice Kids em 2020 representando o Rio Grande do Sul mas não teve nenhuma cadeira virada no programa. “Mesmo estando acostumado com os palcos aqui do sul e outros como Raul Gil e Legendários, o palco do The Voice Kids é mágico e dá aquele frio na barriga e as minhas mãos ficaram geladas. Mas valeu a pena. Eram 3 milhões de inscrições e fiquei entre os 100. Representei meu Estado e minha cidade, e sei que todos ficaram orgulhosos de mim.” – disse Vitor.

A Luiza fez parte do time da Claudia Leite e foi finalista do programa na edição de 2019. “Foi simplesmente emocionante, poder chegar até a grande final representando o meu Rio Grande do Sul. Tenho um amor enorme por nosso estado, pois tudo começou aqui e dentro de um CTG, onde tive meu primeiro palco e depois os palcos do Festivais Nativistas onde cresci como artista.” – comenta.

Atualmente o cantor está fazendo aulas de música na escola Musique de Porto Alegre com o professor Wiliam Varela e coaching vocal com a professora Liliam Voice de Novo Hamburgo. Devido a esta pandemia, shows e festivais foram cancelados, então o jovem está se dedicando aos estudos, produção de conteúdo para redes sociais e participando de festivais online. No festival Canta Liberato que aconteceu na cidade de Liberato Salzano Vitor ficou em 2º lugar na categoria Nacional Kids.

A jovem Luiza está compondo e gravando novos trabalhos. Gravando covers para YouTube, Facebook e Instagram fazendo shows e agora na pandemia está fazendo “lives shows” e shows em forma de drive in.

YouTube: Vitor Henriques

YouTube: Luiza Barbosa

Facebook: Vitinho Custódio

Spotfy: Luiza Barbosa

Instagram:@vitorhenriques_ofic

Facebook: luizabarbosa.oficial

Twitter: @vitorhennriques

Instagram: @luizabarbosa.oficial

Tik Tok: @vitorhenriques01

Site: www.luizabarbosa.com.br