Diário da Cuesta ANO III
Nº 963 QUINTA-FEIRA, 07 DE DEZEMBRO DE 2023
NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CIDADANIA EM BOTUCATU
Acompanhe as edições anteriores em: www.diariodacuesta.com.br
RAMOS DE AZEVEDO
Na véspera do nascimento de Francisco de Paula Ramos de Azevedo (8 de dezembro) destacamos a importância que teve para a arquitetura em geral e, para Botucatu, a importância que teve para a nossa arquitetura, especialmente para a construção do FÓRUM DE BOTUCATU, o FÓRUM “DESEMBARGADOR ALCIDES DE ALMEIDA FERRARI”, hoje abrigando a 1ª. PINACOTECA DO INTERIOR DO ESTADO.
O famoso arquiteto Ramos de Azevedo tinha laços de parentesco com a família CARDOSO DE ALMEIDA, de Botucatu. O deputado federal José (Juca) Cardoso de Almeida , líder político na 1ª. República pelo PRP – Partido Republicano Paulista, trouxe a energia elétrica para Botucatu e teve atuação política efetiva em seguidos governos estaduais: Secretário da Justiça (Governo Campos Sales); Chefe de Polícia (Governo Bernardino de Campos); Secretário do Interior e Justiça(Governo Jorge Tibiriçá); Secretário da Fazenda e Agricultura (Governo Rodrigues Alves); Secretário da Fazenda(Governo Altino Arantes); Presidente do Banco do Brasil(Governo Epitácio Pessoa); exercendo a liderança do partido no Governo de Washington Luiz, sendo por 3 vezes Relator da Receita Federal. O Dr. José Cardoso de Almeida, na parte política, e o arquiteto Ramos de Azevedo, com seu Escritório de Arquitetura, mudaram o visual da capital Paulista. Os principais edifícios públicos, saíram da prancheta de Ramos de Azevedo: Teatro Municipal, Mercado Municipal, Palácio da Justiça, Correios, Escola Normal e tantas outras obras que marcaram a pujança e o desenvolvimento paulista. E Botucatu foi privilegiada ao receber o projeto de seu Fórum do escritório de Ramos de Azevedo. O arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo foi a maior expressão da arquitetura brasileira na 1ª. República. Atuou também na área acadêmica, sendo professor e Diretor da Faculdade de Engenharia (Politécnica) da USP, tendo atuação expressiva na Maçonaria. Era cunhado do deputado Cardoso de Almeida, que era casado com sua irmã, Dona Ismênia Ramos de Azevedo Cardoso de Almeida.
1º Circuíto Cafeeiro da Cuesta PARDINHO
Grande sucesso empresarial e turístico alcançado pelo CIRCUITO CAFEEIRO DA CUESTA (30/11 a 02/12), que teve o patrocínio do Sindicato Rural de Pardinho e foi realizado no CENTRO DE CULTURA MAX FEFFER, com a presença de grande público e a realização de palestras, exposição de produtos da CUESTA, com cupping de cafés campeões, workshop de torra, métodos e expresso!