Diário da Cuesta ANO III
Nº 944
QUARTA-FEIRA, 15 DE NOVEMBRO DE 2023
NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CIDADANIA EM BOTUCATU
Acompanhe as edições anteriores em: www.diariodacuesta.com.br
15 de Novembro:
PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
No 15 de novembro, é celebrado, no Brasil, o Dia da Proclamação da República, pois essa forma de governo foi instituída em nosso país exatamente nesse dia, em 1889. Esse acontecimento ocorreu por causa do desgaste e da perda de popularidade da monarquia brasileira no final do Século XIX. Com isso, um movimento de militares aliado a alguns civis conspirou para derrubar a monarquia e proclamar a república. Com a monarquia perdendo apoio dos militares, dos cafeicultores, da Igreja e observando o aumento e fortalecimento dos republicanistas o Golpe Militar aconteceu com total ausência de apoio popular e com a decisão de exilar a Família Imperial com o temor que a popularidade do Imperador Dom Pedro II mobilizasse o povo brasileiro.
O SEGUNDO REINADO
O Segundo Reinado é o período da história brasileira em que o país foi governado por D. Pedro II. Esse período estendeu-se de 1840, quando D. Pedro II foi coroado imperador após a A Maioridade, e encerrou-se em 1889, quando a Proclamação da República colocou fim na Monarquia do Brasil. Foi um período de grandes transformações no país e marcado por importantes conflitos, como a Guerra do Paraguai. O Brasil com o Regime Imperial consolidou a unidade territorial que é a nossa grande herança. O Brasil manteve e ampliou sua grandeza territorial e não se fragmentou como a parte espanhola da América.
GRUPO BANDEIRANTES FAZ PREMIAÇÃO “CIDADE EXCELENTE” E BOTUCATU FOI CONSIDERADA A CIDADE COM MELHOR GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL DO ESTADO
Página 4