Diário da Cuesta
Acompanhe as edições anteriores em: www.diariodacuesta.com.br
Botucatu Villa Blues Festival música, diversão e cultura entrada franca
Festival, que ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de agosto, promete envolver os amantes do blues proporcionando shows, variada praça de alimentação, feira de artesanato e muitas opções de entretenimento para toda a família. Serão três dias de muita música, diversão e cultura, com entrada franca, na praça da Secretaria de Educação (Antigo Pavilhão da Fepasa). Página 2
CUESTA BRASIL
FESTIVAL
No próximo fim de semana, de 28 a 30 de Julho, o Shopping Park Botucatu realiza o Cuesta Brasil Festival, reunindo em um único lugar o melhor da Arte, Cultura e Gastronomia! Serão 3 dias com atrações imperdíveis!
Entre as atrações serão Shows, Exposições, Teatro Itinerante, Mostra de Cinema e o especial Festival da Costela! Confira a programação e venha curtir o Cuesta Brasil Festival!
(ACONTECE BOTUCATU)
DEFESA
MEIO AMBIENTE
ANO III Nº 850 SEXTA-FEIRA , 28 DE JULHO DE 2023
NA
DO
E DA CIDADANIA EM BOTUCATU
Botucatu Villa Blues Festival promove três dias de muita música, diversão e cultura, com entrada franca
Festival, que ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de agosto, promete envolver os amantes do blues proporcionando shows, variada praça de alimentação, feira de artesanato e muitas opções de entretenimento para toda a família
Está chegando a segunda edição do Botucatu promove o Villa Blues Festival, um evento internacional de blues realizado em parceria com a Prefeitura de Botucatu. Serão três dias de muita música, diversão e cultura, com entrada franca, na praça da Secretaria de Educação (Antigo Pavilhão da Fepasa).
O festival, que ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de agosto, promete envolver os amantes do blues em uma atmosfera contagiante, proporcionando shows incríveis, uma variada praça de alimentação, uma feira de artesanato e muitas opções de entretenimento para toda a família.
A programação terá início na sexta-feira, dia 4 de agosto, com a apresentação especial de Skobah: The Blues Brothers Tribute, um espetáculo que presta homenagem aos icônicos Blues Brothers e promete agitar o público com sua energia contagiante.
No sábado, dia 5 de agosto, a festa continua com a participação de Graça Cunha & Big Chico Blues Band, Denise D’Paula com o tributo às Divas da Black Music e Body And Soul. Essas performances prometem envolver os presentes em uma viagem musical pelos diferentes estilos e nuances do blues.
EXPEDIENTE
No domingo, dia 6 de agosto, o evento encerrará em grande estilo com a participação de Lo Steele (EUA) & Igor Prado, Nanny Soul & The Tigermen e Mayra Aveliz & Netto Rockfeller Trio. Essas atrações prometem brindar o público com apresentações memoráveis, reunindo talentos internacionais e nacionais para celebrar a essência do blues.
Além dos shows, o Botucatu Villa Blues Festival contará com uma praça de alimentação repleta de opções gastronômicas, oferecendo um verdadeiro festival de sabores para os visitantes. A feira de artesanato também estará presente, proporcionando aos participantes a oportunidade de conhecer e adquirir produtos exclusivos e criativos.
O evento tem como objetivo promover a valorização do blues e disseminar a cultura musical na região, proporcionando uma experiência única para os apaixonados por esse gênero. A segunda edição do Botucatu Villa Blues Festival promete ser ainda maior e melhor do que a primeira, com a expectativa de atrair um público diversificado e oferecer momentos inesquecíveis a todos os presentes.
Portanto, marque na sua agenda: dias 4, 5 e 6 de agosto, na praça da Secretaria de Educação (Antigo Pavilhão da Fepasa), em Botucatu, é o lugar onde você precisa estar para vivenciar o melhor do blues. Prepare-se para se envolver em uma atmosfera musical incrível e desfrutar de um fim de semana repleto de boa música, boa comida e muita diversão. (TRIBUNA DE BOTUCATU)
DIRETOR: Armando Moraes Delmanto
EDITORAÇÃO E DIAGRAMAÇÃO: Gráfica Diagrama/ Edil Gomes Contato@diariodacuesta.com.br
O Diário da Cuesta não se responsabiliza por ideias e conceitos emitidos em artigos ou matérias assinadas, que expressem apenas o pensamento dos autores, não representando necessariamente a opinião da direção do jornal. A publicação se reserva o direito, por motivos de espaço e clareza, de resumir cartas, artigos e ensaios.
Diário da Cuesta 2
Tels: 14.99745.6604 - 14. 991929689 NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CIDADANIA EM BOTUCATU WEBJORNALISMO DIÁRIO
“Os ciganos”
MARIA DE LOURDES CAMILO SOUZA
Quando era pequena, nós íamos a escola sozinhas, morávamos na Quintino Bocaiuva entre a General e a Cardoso de Almeida, perto da escola.
Em frente a nossa casa moravam duas professoras da nossa escola, o Raphael de Moura Campos : D. Carola e D. Aurora.
Logo após o almoço, uniformizadas e penteadas, esperávamos por elas, para irmos junto, e sempre nos oferecíamos para carregar as suas bolsas.
Naquele tempo tínhamos mais segurança, e tínhamos alguma independência para ir a alguns lugares próximos de casa. Um dia, ouvimos uma estória no recreio da escola sobre um grupo de ciganos que estava na cidade.
E chegando em casa, contamos a novidade para os nossos pais.
Ele ficaram preocupados e reforçaram as orientações para irmos e voltarmos com as nossas vizinhas.
Como não entendemos o motivo dessa preocupação e receio deles com relação aos ciganos.
Nos contaram que esse povo roubava crianças, que nunca mais foram encontradas.
São um povo nômade que não mora em casas. Carregavam tendas que armavam fora das cidades. Ficavam circulando pelas ruas centrais da cidade.
Suas mulheres andavam com vestidos longos de colorido alegre, carregavam muitos colares e braceletes, como a D. Olga da Casa Royal, aquela loja que vendia tecidos, ali na esquina da Siqueira Campos com a Rua Amando.
Aconteceu que na mesma época chegou um circo na cidade.
E vimos o cortejo do circo passando ali na Rua João Passos, quando saímos da escola, anunciando os espetáculos com os palhaços, as bailarinas, os contorcionistas em suas roupas justas.
O autofalante tocando música.
E iam passando diante dos nossos olhos maravilhados.
O temível leão em sua jaula. Os macacos levados pelos palhaços.
Os elefantes cinzentos com suas trombas em seu ritmo mais lento.
As zebras treinadas traziam plumas em sua crinas arrumadas.
Os poodles de roupinhas festivas, iam numa carrocinha enfeitada levada por um poney branco.
O jovem e bonito casal de trapezistas em sua roupa de cetim azul, passando e fazendo reverências treinadas.
O apresentador em seu terno preto com uma capa vermelha e preta e um chapéu, ia anunciando as atrações do circo.
Nisso surgiram umas ciganas entre as pessoas que aguardavam o cortejo do circo passar.
E uma delas parou perto de uma das professoras da escola, que estava por ali , e insistia em ler a sua “buena dicha” nas linhas da palma da sua mão.
A professora atemorizada, agradeceu e saiu de perto.
Estávamos tão encantadas com as atrações circenses que até esquecemos das advertências sobre os ciganos.
Na verdade eles tinham grande similaridade ao povo do circo, eram livres e dormiam sob as estrêlas.
Seu mistério e beleza encantou muito minha infância, assim como o circo e suas atrações.
Hoje temos a possibilidade até de escolher qual circo queremos ir ver.
Estamos com três na cidade e todos tem público. Antigamente levava muito tempo até que um chegasse e era um alvoroço na cidade!
Viva os novos tempos da diversidade!
Diário da Cuesta 3
“Hoje tem goiabada, Hoje tem marmelada, E o palhaço o que é? É ladrão de mulher”
EsporteDestaque em
Vinícius Alves
Após disputa dos Regionais, Botucatu terá 13 modalidades nos Jogos Abertos do Interior
Desempenho na competição credenciou a cidade para a disputa que ocorrerá em Rio Preto
No último domingo (23) houve o encerramento da edição de 2023 dos Jogos Regionais, que neste ano foram realizados na cidade de Lençóis Paulista.
A delegação de Botucatu encerrou sua participação ocupando a terceira colocação na classificação geral, somando 202 pontos, tendo conquistado 19 medalhas: 4 medalhas de ouro, 9 de prata além outras 6 de bronze.
Completando o pódio da competição, a cidade de São Carlos ficou com a primeira colocação com 236, enquanto Bauru conquistou o segundo lugar com 221 pontos.
A qualificação para o Jogos Abertos do Interior é garantida aos campeões e vice de cada modalidade, sendo que Botucatu estará presente na competição em 13 modalidades:
Categoria até 21 anos (Ginástica Rítmica e Habdebol masculino);
Categoria Livre (Atletismo masculino, Atletismo feminino; Badminton feminino; ciclismo masculino; Ciclismo feminino; Futsal masculino; Judô masculino; Natação feminino; Taekwondo masculino; Taekwondo feminino e Tênis masculino).
O desempenho geral de Botucatu na disputa de 2023 dos Jogos Regionais foi:
Categoria até 21 anos:
– Basquete feminino – 4º
– Basquete masculino – 6º
– Damas feminino – 4º
– Damas masculino – BRONZE
– Futebol masculino – 6º
– Futsal feminino – BRONZE
– Ginástica Rítmica – PRATA
– Handebol feminino – BRONZE
– Handebol masculino – PRATA
– Tenis de Mesa feminino – BRONZE
– Tenis de Mesa masculino – 4º
– Xadrez feminino – 5º
– Xadrez masculino – BRONZE
Categoria Livre:
– Atletismo masculino – PRATA
– Atletismo feminino – PRATA
– Badminton masculino – BRONZE
– Badminton feminino – OURO
– Biribol – 5º
– Ciclismo masculino – PRATA
– Ciclismo feminino – OURO
– Futebol feminino – 8º
– Futsal masculino – PRATA
– Judô masculino – OURO
– Karatê masculino – 4º
– Karatê feminino – 4º
– Malha – 7º
– Natação masculino – 4º
– Natação feminino – PRATA
– Taekwondo masculino – PRATA
– Taekwondo feminino – PRATA
– Tênis masculino – OURO
– Tênis feminino – BRONZE
– Voleibol masculino – 4º
– Voleibol feminino – 6º
– Volei de Praia masculino – 4º
– Volei de Praia feminino – 8º
Além disso, os Jogos Regionais deste ano trouxeram a modalidade extra (exibição) de Beach Tennis, onde Botucatu teve um grande desempenho, conquistando 3 medalhas: 2 de ouro (dupla feminino e dupla mista) e 1 de prata (dupla masculina).
A 85ª edição dos Jogos Abertos do Interior de 2023 será realizada entre os dias 2 e 14 de outubro, em Rio Preto. Serão mais de 10 mil atletas, representando 162 municípios de todas as regiões do estado e 31 modalidades em disputa.
Já a próxima edição dos Jogos Regionais, será realizada em Botucatu em 2024.
Diário da Cuesta 4