Edição 670

Page 1

Diário da Cuesta NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CIDADANIA EM BOTUCATU ANO III Nº 670 SEXTA-FEIRA , 30 DE DEZEMBRO DE 2022 URGENTE: Aos 82 anos, morre o Rei Pelé o principal nome da história do futebol mundial. Eleito o ATLETA DO SÉCULO XX

Você Sabia? Pelé marcou oito gols pelo Santos em um mesmo jogo em 1964

Pelé marcou oito vezes na vitória do Santos por 11 a 0 contra o Botafogo-SP, em 1964 (Foto: Acervo/Gazeta Press)

No dia 21 de novembro de 1964, pouco mais de nove mil pessoas foram para a Vila Belmiro assistir o Santos enfrentar o Botafogo-SP, em partida válida pelo Campeonato Paulista. O que elas não sabiam é que presenciariam uma goleada de 11 a 0 do Peixe, com direito a atuação de gala de Pelé, que balançou as redes oito vezes.

Até então, nenhum jogador havia marcado oito gols em uma mesma partida. Diante da equipe de Ribeirão Preto, Pelé superou a façanha de Araken, outro atleta do Santos que anotou sete tentos em 1927 contra Portuguesa e Ipiranga. O recorde pertence hoje a Dadá Maravilha, que guardou dez gols no Santo Amaro quando atuava pelo Sport, em 1976.

Só no primeiro tempo, o Rei do futebol deixou sua marca cinco vezes. Pepe, com gol olímpico, e Coutinho foram os outros responsáveis por deixar o Santos com uma vantagem de seis gols no intervalo. Na segunda etapa, Pelé marcou mais três e Toninho completou a goleada.

Após a partida, Oswaldo Brandão, técnico do Botafogo-SP, foi demitido. Duas semanas depois, o treinador comandou o Corinthians na derrota por 7 a 4 para o Santos, no Parque São Jorge, em mais uma grande exibição de Pelé, que mandou a bola para o fundo da meta corinthiana em quatro oportunidades.

O Santos se sagrou Campeão do Campeonato Paulista de 1964, vencendo 20 das 30 partidas disputadas, empatando quatro e perdendo seis. Com 34 gols, Pelé foi o artilheiro da competição.

Diário da Cuesta 2
Pelé
é o ídolo máximo do Santos

Só o Santos parou a guerra na África, há 53 anos...

Uma das histórias incríveis em torno do Rei que acabaram virando lenda diz respeito ao fato de Pelé ter parado uma guerra na África. Na verdade, trata-se da sangrenta Guerra de Biafra, que começou em 1967 e durou até 1970, e causou a morte de mais de dois milhões de pessoas. O confronto foi entre dois grupos étnicos da Nigéria (Ibo e Hausa).

No meio desse período, em 1969, a equipe do Santos, com Pelé, foi para a África realizar uma turnê com jogos amistosos. A convite do governo local, o Santos viajou até a Nigéria para realizar um amistoso com o Benin City. E para que a equipe pudesse chegar ao Estádio Ogbe com segurança, o governo nigeriano decretou um cessar-fogo.

Nessa partida, a equipe de Pelé venceu por 2 a 1. Com a volta da equipe santista para o Brasil, a guerra continuou. Na turnê, o Santos realizou nove jogos, teve cinco vitórias, três empates e uma derrota. Foram marcados 19 gols, e Pelé foi o artilheiro com oito gols feitos.

O Diário da Cuesta não se responsabiliza por ideias e conceitos emitidos em artigos ou matérias assinadas, que expressem apenas o pensamento dos autores, não representando necessariamente a opinião da direção do jornal. A publicação se reserva o direito, por motivos de espaço e clareza, de resumir cartas, artigos e ensaios.

Diário da Cuesta 3 EXPEDIENTE
NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CIDADANIA EM BOTUCATU WEBJORNALISMO DIÁRIO
DIRETOR: Armando Moraes Delmanto EDITORAÇÃO E DIAGRAMAÇÃO: Gráfica Diagrama/ Edil Gomes Contato@diariodacuesta com br Tels: 14.99745.6604 - 14. 991929689

Nelson Mandela: seu nome é LIBERDADE!

extraordinários.

A exemplo do indiano Mahatma Ghandi, do Dalai Lama e de outros grandes líderes das lutas sociais, a primeira grande preocupação de Mandela foi justamente evitar a revanche, a vingança, o derramamento de sangue. Não houve “paredón” na África do Sul, a transição se deu de forma pacífica, os negros assumiram o poder e a vida seguiu seu curso.

Exatamente isso: Liberdade! 27 anos preso Não foi um ano ou dois anos! Foram 27 anos de prisão, tortura e humilhação. Advogado, batalhador pelo fim da mais cruel discriminação racial, o apartheid, enfrentou com coragem a adversidade de um regime racista onde a segregação dos negros era oficial, era LEI!

De 1962 a 1990, permaneceu na prisão, sem esmorecer. Em 1993 recebeu o PRÊMIO NOBEL DA PAZ. Foi o primeiro presidente negro da África do Sul. Mudou o destino daquela Nação Negra. Governou com justiça social, preservando os direitos humanos e foi, sempre, tolerante com a transformação do país. Soube manter a esperança e, hoje, com 94 anos é exemplo de luta pelos Direitos Humanos, pela Igualdade dos Povos e pela LIBERDADE!

Seu nome: NELSON MANDELA!

O articulista da TRIBUNA DA IMPRENSA, Carlos Newton, fez o registro da data:

“Nelson Mandela, o ícone da liberdade racial e dos direitos sociais, completa 94 anos

Um dos maiores mitos da História contemporânea, Nelson Mandela completa 94 anos nesta quarta-feira, 18 de julho, uma data importante na África do Sul. A tão sonhada democracia ainda não trouxe para os negros a igualdade sonhada por Mandela, porque a transformação do país necessariamente tem de ser lenta e gradual, da forma que ele mesmo preconizou. Mas os avanços já obtidos são

Herói da luta contra o regime da segregação racial, “Tata” Mandela ou “papai” Mandela, como é chamado com respeito e afeto, tem seu aniversário comemorado não só com múltiplas homenagens, mas também com debates críticos sobre a melhor maneira de prosseguir com sua luta social e seu trabalho de reconciliação do povo sul-africano.”

(Tribuna da Imprensa – 18/07/2012)

“O maior líder moral do mundo

Em 2008 a revista Times em seu artigo sobre o estadista, divulgou as “Oito Lições de Liderança” de Nelson Mandela e o denominou “o maior líder moral do mundo”. O jornalista Richard Stengel também foi responsável por sua autobiografia Long Walk to Freedom (O Longo caminho para a Liberdade).

As oito lições de liderança de Nelson Mandela:

1. Coragem não é a ausência de medo, é algo que permite inspirar os outros a irem além do temor.

2. Lidere na dianteira, sem nunca deixar de ter uma base segura atrás

3. É vital saber liderar ao lado, fazendo com que os liderados acreditem que estão na frente.

4. Conheça o seu inimigo, particularmente os passatempos favoritos dele.

5. Mantenha seus amigos bem próximos e os inimigos mais perto ainda

6. As aparências são muito importantes. E nunca se esqueça de sorrir.

7. Não é apenas branco ou preto. Veja sempre as outras possibilidades

Nelson conquistou o prêmio Nobel da Paz na década de 90 e é considerado “estadista global” merecedor do mesmo Mandela é personagem do livro escrito pelo consultor palestrante César Souza Você é o Líder da sua Vida? (2007, Ed. Sextante - Trecho do livro)

Mandela, hoje com mais de 90 anos, anda com dificuldades e tem problemas de memória, mas será considerado sempre um dos grandes líderes promotores da paz e da igualdade entre as raças e nações do mundo contemporâneo.”

Nelson Rolihlahla Mandela (18/07/2012) é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993, ePai da Pátria da moderna nação sul-africana.

Até 2009 havia dedicado 67 anos de sua vida a serviço da humanidade - como advogado dos direitos humanos e prisioneiro de consciência, até tornar-se o primeiro presidente da África do Sul livre, razão pela qual em sua homenagem a ONU instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela no dia de seu nascimento, como forma de valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia.

Foi o mais poderoso símbolo da luta contra o regime segregacionista do Apartheid, sistema racista oficializado em 1948, e modelo mundial de resistência. (Wikipedia)

Diário da Cuesta 4
8. Desistir ou abandonar idéias, tarefas ou relacionamentos fracassados não deixa de ser uma forma de mostrar liderança. “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” Nelson Mandela.

Pelé (1940) é um ex-jogador brasileiro de futebol. Conhecido como “Rei Pelé”, encantou o mundo com seus dribles e passes. Foi designado o Embaixador Mundial do Futebol. Foi eleito o “Atleta do Século”. Levou o Santos Futebol Clube, onde atuou por mais de duas décadas, a ganhar mais de quarenta títulos. Edson Arantes do Nascimento nasceu em 23 de outubro de 1940 (80 anos).

Pelé foi artilheiro do campeonato paulista, ganhou o título 11 vezes, onde 9 foram consecutivas. Foi artilheiro da Taça Brasil, da Taça Libertadores e do Torneio Rio São Paulo. Fez sua estreia na Seleção Brasileira com apenas 17 anos, incompletos, onde só se despediu em 1971. Jogou no New York Cosmos de 1975 a 1977 Foi Ministro dos Esportes entre os anos de 1995 e 1998.

Aos 80 anos, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, revelou nas redes sociais que foi operado para a retirada de um tumor no cólon direito. Foi anunciado que o ex-jogador de futebol tinha sido internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após um desmaio em casa. Na ocasião, a assessoria do maior jogador de futebol de todos os tempos informou que era só exames de rotina

“Meus amigos, muito obrigado pelas mensagens de carinho. Eu agradeço a Deus por estar me sentindo muito bem e por permitir que o Dr. Fábio e o Dr. Miguel cuidem da minha saúde. No último sábado fui submetido a uma cirurgia de retirada de lesão suspeita no cólon direito. O tumor foi identificado na realização dos exames que mencionei na última semana”, disse em nota.

Diário da Cuesta 5
Casal famoso: Pelé e Xuxa Os “reis” Pelé e Roberto Carlos

NEYMAR SE IGUALA A PELÉ COMO MAIOR GOLEADOR DA SELEÇÃO BRASILEIRA

Pelé homenageia Neymar por ter igualado recorde de gols pela Seleção 77 gols !

Um momento histórico. Um gol decisivo na prorrogação. Ao marcar diante da Croácia, Neymar chegou a 77 gols com a amarelinha e igualou Pelé como o maior artilheiro da seleção brasileira nas contas da Fifa.

Aos 15 min do 1º tempo da prorrogação - gol de dentro da área de Neymar do Brasil contra a Croácia

A entidade máxima do futebol desconsidera partidas contra clubes e combinados. Já nos critérios da CBF (que engloba todos os jogos), Neymar ainda está 18 gols atrás do Rei do Futebol.

Top-5 artilheiros da Seleção nas contas da Fifa Jogador Gols Jogos Média Pelé 77 91 0,84 Neymar 77 124 0,62 Ronaldo 62 98 0,63 Romário 55 70 0,79 Zico 48 71 0,68 Fonte: Fifa

Atualmente com 30 anos, Neymar atuou 124 vezes pela Seleção principal, o que dá uma média de 0,62 gol por confronto nos critérios da Fifa. Já Pelé precisou de bem menos tempo para atingir essa marca. O Rei atuou em 91 oportunidades, tendo média de 0,84 gol por jogo.

Diário da Cuesta 6
Top-5 artilheiros da Seleção nas contas da CBF Jogador Gols Jogos Média Pelé 95 113 0,84 Neymar 77 124 0,62 Ronaldo 67 103 0,65 Zico 66 89 0,74 Romário 56 74 0,76 Fonte: CBF

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.