Diário da Cuesta NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CIDADANIA EM BOTUCATU ANO II Nº 574 SEXTA-FEIRA , 09 DE SETEMBRO DE 2022 PESQUISAS ELEITORAIS VOCÊ CONFIA ?!? VE RGONHA NACIONAL !!! No início dos anos 80, disputavam a Prefeitura de São Paulo, Jânio Quadros e Fernando Henrique Cardoso. TODOS os Institutos de Pesquisa davam a vitória para FHC, apenas as enquetes da Rádio Jovem Pan davam a vitória para Jânio. Resumo: com o apoio do prefeito nomeado da Capital, Mário Covas e do governador Franco Montoro, FHC tirou fotos sentado na cadeira de prefeito, um dia antes das eleições... Perdeu feio e ficou desmoralizado. Jânio Quadros DESINFETOU a cadeira de prefeito no primeiro dia de trabalho !!! Leia matéria na página 3


A proteção dos Institutos de Pesquisas, geralmente, está atre lada à contratação continuada desses mesmos Institutos para o monitoramento da popularidade dos respectivos governos ou, en tão, mediante sua contratação por elevada somada de dinheiro. Nos EUA, por exemplo, onde os direitos sociais e humanos pro piciam uma fiscalização efetiva e séria, as pesquisas tendem a cor responder mais à realidade. Apenas para registro, nas eleições de 2018, o presidente Bol sonaro, segundo as pesquisas, PERDERIA para todos os candidatos em um segundo turno. O governador do Rio (WITZEL), eleito em 2018, perderia com 12% e, na verdade, ganhou com 41%. O go vernador eleito de Minas, Zema, perderia com 23% e, no entanto, ganhou com 42%. NÃO SÃO ERROS DA MARGEM DE ERRO... SÃO PESQUISAS FAJUTAS, FALSAS!!! Enfim, o Regime Democrático necessita superar essas “artima nhas” dos espertinhos de sempre, “sugadores do dinheiro públi co”, para alcançar a sua sustentabilidade. É isso. A Direção.
E d i t o r i a l Diário da Cuesta2 EXPEDIENTE DIRETOR: Armando Moraes Delmanto EDITORAÇÃO E DIAGRAMAÇÃO: Gráfica Diagrama/ Edil Gomes Contato@diariodacuesta.com.br Tels: 14.99745.6604 - 14. 991929689 NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CIDADANIA EM BOTUCATU WEBJORNALISMO DIÁRIO
O Diário da Cuesta não se responsabiliza por ideias e conceitos emitidos em artigos ou matérias assinadas, que expressem apenas o pensamento dos autores, não representando necessariamente a opinião da direção do jornal. A publicação se reserva o direito, por motivos de espaço e clareza, de resumir cartas, artigos e ensaios.


É muito complicado o jogo político. E as “espertezas” ou canalhices são encontradas nas situações mais paroquiais
Na primeira eleição de Leonel Brizola para governador do Rio de Janeiro, a Rede Globo e o Instituto que fazia a coleta dos dados já tinham derrotado o Brizola. Eis que se formou uma Rede Informal da Legalidade e, via Justiça Eleitoral, Brizola teve reconhecida a sua vitória.

Diário da Cuesta3
Na Faculdade de Sociologia e Política tínhamos na grade curricular, com destaque, as matérias de Estatística, Ciência Política e Economia. E a análise das pesquisas tinha uma atenção especial, não só as políticas mas, principalmente, as ligadas ao setorEntão,produtivo.oquedevemos en tender por “pedido do clien te”? Ora, que as pesquisas po dem ser direcionadas conforme as espectativas do cliente, ou seja, apenas para exemplificar: na Capital paulista, pesquisa feita no Largo 13 ou na Capela do Socorro tende a beneficiar candidatos da oposição; já a pesquisa feita em bairros tra dicionais como nos Jardins e Higienópolis tendem a benefi ciar os candidatos da situação. E as possibilidades de “enfoque” são muito diversas: o eleitorado jovem tende a votar pela renovação; o eleitorado da terceira idade tende a ser mais conservador. Outra: o elei torado classe A vota, quase sempre, na situação; já o eleitorado dos bair ros operários, com certeza, dará seus votos para os candidatos po pulares e de partidos da oposição... RESUMINDO: As pesquisas dependem, fundamentalmente, do pedido do cliente... NÃO são infalíveis. E o exem plo histórico aconteceu nas primeiras eleições diretas para Prefeito da Capital de São Paulo (após o Regime Militar), com a disputa polarizada entre Fernando Henrique Cardoso e o ex-presidente Jânio Quadros Pois bem, TODOS os Institutos de pesquisas davam a vitória CERTA de FHC, só a Rádio Jovem Pan – que em 2022 está comemorando 80 Anos de Jornalismo Cidadão! - havia feito um levantamento de opinião, nada oficial ou científico, dando um resultado con trário. Jânio ganhou e FHC iludido pe las pesquisas, tirou uma série de fotos sentado na cadeira de prefeito, um dia antes das eleições. O governador era Franco Montoro e Mário Covas era o prefeito NOMEADO da Capital, todos apoiando a candidatura de FHC. Isso resultou em mais uma tirada histórica de Jâ nio: convocou a imprensa e de sinfetou a cadeira do prefeito, com o seguinte comentário: “Nádegas indevidas senta ram nesta cadeira...” Com certeza, as eleições REDUZEM A PÓ OS SONHOS DE MUITOS... “Preste atenção, o mundo é um moinho. Vai triturar teus sonhos tão mesquinhos. Vai reduzir as ilusões a pó...”

Eleições: reduzindo a pó as ilusões...

REGISTRO HISTÓRICO: É uma Estória Macabra e tem ENREDO:
Pré-candidato pelo PDT afirma que não abrirá mão de candida tura e que a possibilidade do petista vencer sem segundo turno é ‘hipótese fantasiosa’ O pré-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT), utilizou as suas redes sociais para ressaltar que não planeja abrir mão de sua candidatura para favorecer o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o pedetista, “Lula nunca venceu, não venceria, nem vencerá no primeiro turno”. Ciro alega há uma “operação midiática, de puro terrorismo eleitoral, com falsos ar gumentos técnicos e políticos para uma fantasiosa hipótese” de que o petista poderia liquidar a eleição sem a necessidade de um segundo turno. Ciro Gomes arrematou sobre possível apoio a Lula no segundo turno: “Nem a pau, Juvenal”( Fonte: Jovem Pan)
Duda Mendonça, marketeiro político: Duda Mendonça (Salvador, 1944 – São Paulo, 2021), foi um dos principais marqueteiros políticos do Brasil, era o publicitário que comandou a campanha de Lula em 2002. Sua carreira como marketeiro político teve início em 1985, na campanha de Mário Kertez para pre feito de Salvador Em 1992, passou a ter reconhecimento com a vitória de Paulo Maluf (PP) para a prefeitura de São Paulo. Os slogans “Maluf, Paz e Amor” e “Lulinha, Paz e Amor” garantiram a entrada do publicitário para a história. Além de ter levado Lula ao Planalto adotando o mote “Lulinha paz e amor”, Duda já havia ajudado a eleger Paulo Maluf e Celso Pitta, do grupo de Maluf, nos anos 1990.
Ciro Gomes: ‘Lula nunca venceu, não venceria, nem vencerá no 1º turno’
Diário da Cuesta4

1) Lula já havia disputado várias eleições sem sucesso (para presidente (2 vezes), governador de SP)... Lula desiste de ser es querda e parte para o “vale tudo”. Deixa para trás o “Sapo Bar budo” (como Brizola o chamou). Deixa para trás, o discurso que fez como deputado federal “OS 300 PICARETAS!”, referências à classe política que ele CONDENOU ainda como esquerdista; 2) Lula aceita a indicação de Duda Mendonça, feita por Maluf, para fazer a publicidade de sua candidatura presidencial. Como aconte ceu com Maluf, na campanha que o elegeu prefeito de São Paulo, a “Maluf, Paz e Amor”, o candidato NÃO podia expressar idéias e nem fazer críticas, tinha que ser uma “marionete” nas mãos do publici tário... Deu certo com Maluf. E o outrora esquerdista Lula, o “Sapo Barbudo”, virou “Lulinha, Paz e Amor”, numa cópia da campanha do Maluf. E não podia expor idéias e nem atacar ninguém, só sorrir como uma “marionete” nas mãos do publicitário!

Pois bem, Luiz Felipe Scolari e Dorival Junior contrariaram todas as previsões e no próximo dia 29 de outubro irão duelar pelo título da ConmebolTendênciaLibertadores.noatualmercado, os treinadores portugueses, vistos como estudiosos e novos queridinhos dos clubes brasileiros, carão de fora pela primeira vez da nal do torneio continental após três decisõesHaviaconsecutivas.muitaexpectativa para que Flamengo e Palmeiras reeditassem a nal de 2021, colocando Abel Ferreira na busca pelo seu tri consecutivo do principal torneio continental.


Dessa forma, o técnico brasileiro chega à sua quarta decisão de Libertadores e tentará levar a taça pela terceira vez e pelo terceiro clube diferente. Se hoje Felipão é nalista comandando o Athletico PR, o início do ano em nada indicava tal cenário.
Fora dos noticiários desde sua saída do Grêmio, clube que não conseguiu salvar do rebaixamento, o técnico vivia uma espécie de “pré-aposentadoria”.Suachegadaao Furacão surpreendeu. No entanto, surpreendeu ainda mais a evolução da equipe em suas mãos, conseguindo grandes resultados, sendo o último deles, a classi cação à nal da Libertadores contra o favorito Palmeiras, de Abel Ferreira.
A equipe carioca, em meio a seu grande projeto, trouxe Paulo Sousa, então treinador da seleção da Polônia na tentativa do clube voltar a viver os bons tempos de Jorge Jesus.
EsporteDestaqueem







Agora, sob seu comando, o Flamengo voltou a apresentar um bom futebol, tendo conquistado com sobras a sua vaga na nal da Libertadores, além de ter também uma confortável vantagem para alcançar a decisão da Copa do Brasil.
Do outro lado, se o Flamengo não surpreende em estar na terceira nal em quatro anos, o fato novo está em seu banco de reservas.
Então, para a surpresa de todos que acompanham o jogo da bola chutada, o clube anuncia Felipão como novo treinador.
Sem clubes no início do ano, Luiz Felipe Scolari e Dorival Junior dão a volta por cima e chegam à nal da Conmebol Libertadores
Diário da Cuesta
Em busca de seu substituto, os dirigentes rubro-negros foram até o nordeste, onde um até então esquecido e desempregado Dorival Junior dava mostras de melhoras no Ceará em um trabalho iniciado há pouco mais de dois meses.
Pode ser que essa decisão sirva como uma resposta da categoria aos que dizem que os treinadores brasileiros estão ultrapassados.




No entanto, o treinador não foi páreo para o seu “professor”, sendo eliminado por Felipão na semi nal após derrota por 1 a 0 no jogo de ida e empate por 2 a 2 na segunda partida.

De desempregados a nalistas continentais
No entanto, no comando do rubro-negro carioca, o português não conseguiu fazer a equipe jogar no nível desejado pelos dirigentes e, principalmente, pela sua exigente torcida.
O Furação iniciou a temporada tendo Alberto Valentim, então campeão da Sul-Americana pelo clube paranaense como seu técnico. Porém, com resultados adversos, acabou dando seu lugar para Fabio Carille.Mesmo tendo um treinador campeão brasileiro à sua frente, o Athletico ainda se via colecionando maus resultados, sendo a gota d’água para a saída de Carille a derrota por 5 a 0 para o e Strongest, já na fase de grupos da atual Libertadores.
Dessa forma, o futebol brasileiro mostra como pode nos surpreender. A nal, os hoje treinadores nalistas do maior campeonato do continente sequer estavam empregados no início do ano.

O futebol brasileiro segue surpreendendo a todos que o acompanham.Noinício da temporada, ninguém, fosse torcedor, dirigente, jornalista ou comentarista previu que a decisão da Libertadores da América seria disputada por treinadores que, em janeiro, estavam desempregados e sem grandes perspectivas para 2022.

ViníciusAlvesAlves

Com polêmicas e desentendimentos com os atletas, a passagem de Sousa pelo Flamengo, e pelo futebol brasileiro, chegou ao m na metade do ano.
