Diário da Cuesta São Pedro – 29/06 NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CIDADANIA EM BOTUCATU ANO II Nº 512 QUARTA-FEIRA, 29 DE JUNHO DE 2022
São Pedro: o 1º Papa!
Esta data ainda é considerada o Dia do Papa, pois São Pedro, segundo os católicos, foi o primeiro Papa da Igreja, além de ter sido o que permaneceu por mais tempo com esse título (37 anos). Pedro era um pescador no Mar da Galileia e largou sua vida para seguir Jesus, sendo apontado como seu sucessor entre os doze apóstolos e teve a missão de construir uma igreja que continuasse a obra do Messias. Uma das histórias mais conhecidas sobre a vida de Pedro foi a ocasião em que o apóstolo negou Jesus três vezes ao seu mestre ao ser preso, sendo tomado pelo arrependimento em seguida. Para os católicos, São Pedro recebeu a missão de ser líder da Igreja de Cristo, assim como diz as escrituras: “Tu és pedra, e sobre essa pedra edificarei a minha igreja” (Mateus 16:18).
“TU ES PETRUS, ET SUPER HANC PETRAM AEDIFICABO ECCLESIAM MEAM, ET PORTAE INFERI NOT PREVALEBUNT ADVERSUS EAM”
Foi numa hora amarga da vida de Cristo que surgiu o problema de confiar a direção da Igreja a um chefe. A pessoa do Chefe não importava em si. Poderia ter sido João, o discípulo amado. Foi escolhido, porém, Pedro, aquele que deveria negar, por três vezes consecutivas, a seu mestre. Por que não importava o nome e a pessoa do líder? Porque, simplesmente, o poder que teria sobre os demais apóstolos não adviria de suas qualidades, mas da determinação divina, e da assistência direta do Espírito Santo. Assim, Pedro, o negador, foi escolhido chefe dos apóstolos. Quando Cristo lhe disse: apascenta minhas ovelhas; apascenta meus cordeiros, por dois mil anos se teve como a designação do velho pescador como chefe inconcusso dos fiéis e dos demais pastores”. (“A Juventude: Participação ou Omissão”, AMD – 1970)
O DIÁRIO DA CUESTA também está na NOVA CULTURA FM. No 93-Notícias (das 11:00 às 12:00), estamos mandando a nossa mensagem institucional e prestigiando Botucatu.