Edição 380

Page 1

Diário da Cuesta

ano II Nº 380

NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CIDADANIA EM BOTUCATU

QUARTA-FEIRA, 26 de JANEIRO de 2022

Irmã

Petronilha Novaes Conheça a história da Irmã Petronilha Novaes – pioneira da Congregação Santa Marcelina em Botucatu ! – a primeira avareense a se consagrar à vida religiosa. Irmã do Dr. Paulo Dias Novaes, médico humanitário e grande líder político, sendo eleito por duas vezes Prefeito Municipal de Avaré. Página 3

COLÉGIO DOS ANJOS: “ALMA MATER DAS MARCELINAS” Por empenho de Dom Lúcio Antunes de Souza – 1º Bispo Diocesano de Botucatu, cuja Diocese representava 50% do território paulista, feito diretamente ao Papa PIO X, a Congregação de Santa Marcelina foi escolhida para implantar esse importante projeto educacional voltado às meninas de toda a região. Aos 16 de fevereiro de 1912, decidiu-se fundar uma CASA em BOTUCATU, tendo à frente a Irmã Antonieta Valentini. Dom Lúcio designara o seu vigário-geral, Monsenhor Pascoal Ferrari, para supervisionar a implantação do mais novo educandário da cidade. Denominado COLÉGIO DOS ANJOS, representava bem o desejo de Dom Lúcio: “...tenho certeza de que esta minha Diocese poderá ter a felicidade de possuir um verdadeiro COLÉGIO CATÓLICO.” Em 1913, é nomeada a nova Superiora, Irmã Camem Ortolina e são iniciadas as suas atividades educacionais. A nova Irmã Superiora veio com todos os meios para a construção do COLÉGIO. A pedra fundamental foi colocada no dia 18 de dezembro de 1913, com a construção devendo estar terminada em 1915. Estava lançada a primeira semente da Congregação em terras brasileiras e Botucatu se torna o Berço da Congregação Marcelina no Brasil. (AMD)


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.