Diário da Cuesta
ano II Nº 337
NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CIDADANIA EM BOTUCATU
TERÇA-FEIRA, 07 de DEZEMBRO de 2021
RAMOS DE AZEVEDO
Na véspera do nascimento de Francisco de Paula Ramos de Azevedo (8 de dezembro) destacamos a importância que teve para a arquitetura em geral e, para Botucatu, a importância que teve para a nossa arquitetura, especialmente para a construção do FÓRUM DE BOTUCATU, o FÓRUM “DESEMBARGADOR ALCIDES DE ALMEIDA FERRARI”, hoje abrigando a 1ª. PINACOTECA DO INTERIOR DO ESTADO. O famoso arquiteto Ramos de Azevedo tinha laços de parentesco com a família CARDOSO DE ALMEIDA, de Botucatu. O deputado federal José (Juca) Cardoso de Almeida , líder político na 1ª. República pelo PRP – Partido Republicano Paulista, trouxe a energia elétrica para Botucatu e teve atuação política efetiva em seguidos governos estaduais: Secretário da Justiça (Governo Campos Sales); Chefe de Polícia (Governo Bernardino de Campos); Secretário do Interior e Justiça(Governo Jorge Tibiriçá); Secretário da Fazenda e Agricultura (Governo Rodrigues Alves); Secretário da Fazenda(Governo Altino Arantes); Presidente do Banco do Brasil(Governo Epitácio Pessoa); exercendo a liderança do partido no Governo de Washington Luiz, sendo por 3 vezes Relator da Receita Federal. O Dr. José Cardoso de Almeida, na parte política, e o arquiteto Ramos de Azevedo, com seu Escritório de Arquitetura, mudaram o visual da capital Paulista. Os principais edifícios públicos, saíram da prancheta de Ramos de Azevedo: Teatro Municipal, Mercado Municipal, Palácio da Justiça, Correios, Escola Normal e tantas outras obras que marcaram a pujança e o desenvolvimento paulista. E Botucatu foi privilegiada ao receber o projeto de seu Fórum do escritório de Ramos de Azevedo. O arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo foi a maior expressão da arquitetura brasileira na 1ª. República. Atuou também na
área acadêmica, sendo professor e Diretor da Faculdade de Engenharia (Politécnica) da USP, tendo atuação expressiva na Maçonaria. Era cunhado do deputado Cardoso de Almeida, que era casado com sua irmã, Dona Ismênia Ramos de Azevedo Cardoso de Almeida. NOVO DESTINO PARA O PRÉDIO DE RAMOS DE AZEVEDO. Por atuação pontual do então Secretário da Cultura do governo paulista, Andrea Matarazzo, o prédio histórico de Ramos de Azevedo terá uma destinação nobre: sediará a 1ª. Pinacoteca do Estado no Interior! Essa conquista dará à cidade de Botucatu e toda a sua região, status de centro irradiador de cultura. O projeto está em execução, devendo ser efetivada a reforma do prédio do antigo fórum.
PARDINI SOLICITA DESONERACÃO QUE BENEFICIARÁ A CAIO E A IRIZAR
O Prefeito Municipal, Mário Pardini, esteve em São Paulo solicitando a desoneração da Indústria de Encarroçadoras de Ônibus no Estado de São Paulo, medida que beneficiará diretamente as empresas Caio e Irizar, grandes empregadoras de nosso município e as empresas que prestam serviço para elas. Assim, o Governo do Estado encaminhou à ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), uma proposta de concessão de bene�cios fiscais para os fabricantes de carroçaria de ônibus e ônibus, propondo a redução de 70% na base de cálculo do ICMS do setor e o adiamento e suspensão do imposto na aquisição de matérias-primas, insumos e bens destinados. Ótima notícia que influirá na manutenção dos empregos das grandes empresas da nossa cidade, gerando novas oportunidades neste ano de 2022. A matéria será apreciada pela Assembléia Legislativa. Boa iniciativa!