Edição 316

Page 1

Diário da Cuesta

ano II Nº 316

NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CIDADANIA EM BOTUCATU

SEXTA-FEIRA, 12 de NOVEMBRO de 2021

A Noite da Agonia Na madrugada do dia 12 de novembro de 1823, D. Pedro I ordenou a invasão do Plenário da Assembleia Constituinte pelo Exército, em um episódio que ficou conhecido como “A Noite da Agonia”. Os membros da Assembleia tentaram resistir durante horas, mas não foi possível evitar a sua dissolução. Deputados foram presos e deportados. Eles se preparavam para redigir a primeira Constituição do Brasil. No dia seguinte, o Imperador e seus conselheiros assinaram um documento que reprimia e punia discussões e reuniões políticas públicas. Depois disso, D. Pedro I reuniu pessoas de sua confiança e, a portas fechadas, foi redigida a primeira Constituição do Brasil, outorgada em 25 de março de 1824. Nela, houve o fortalecimento do Poder Moderador, exercido pelo Imperador, e que estava acima dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. Esse poder era pessoal e privativo do imperador, assessorado por um Conselho de Estado. É Registro Histórico.

O LAGEADO SERÁ LIBERADO PARA O ACESSO PÚBLICO.

O Lageado será reaberto para o público. A Congregação Universitária da UNESP aprovou a reabertura. Essa era a reivindicação da população botucatuense. A recuperação da ponte já havia sido decidida em parceria com a Prefeitura Municipal. A recuperação e reabertura do Museu do Café será o próximo objetivo. Nos próximos dias, o acesso será liberado ao Cartão de Visitas de Botucatu: A FAZENDA DO LAGEADO.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.