Edição 199

Page 1

Diário da Cuesta NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CIDADANIA EM BOTUCATU

São Pedro: o 1º Papa!

Esta data ainda é considerada o Dia do Papa, pois São Pedro, segundo os católicos, foi o primeiro Papa da Igreja, além de ter sido o que permaneceu por mais tempo com esse �tulo (37 anos). Pedro era um pescador no Mar da Galileia e largou sua vida para seguir Jesus, sendo apontado como seu sucessor entre os doze apóstolos e teve a missão de construir uma igreja que continuasse a obra do Messias. Uma das histórias mais conhecidas sobre a vida de Pedro foi a ocasião em que o apóstolo negou Jesus três vezes ao seu mestre ao ser preso, sendo tomado pelo arrependimento em seguida. Para os católicos, São Pedro recebeu a missão de ser líder da Igreja de Cristo, assim como diz as escrituras: “Tu és pedra, e sobre essa pedra edificarei a minha igreja” (Mateus 16:18).

ano I Nº 199

TERÇA-FEIRA, 29 de JUNHO de 2021

“TU ES PETRUS, ET SUPER HANC PETRAM AEDIFICABO ECCLESIAM MEAM, ET PORTAE INFERI NOT PREVALEBUNT ADVERSUS EAM”

Foi numa hora amarga da vida de Cristo que surgiu o problema de confiar a direção da Igreja a um chefe. A pessoa do Chefe não importava em si. Poderia ter sido João, o discípulo amado. Foi escolhido, porém, Pedro, aquele que deveria negar, por três vezes consecutivas, a seu mestre. Por que não importava o nome e a pessoa do líder? Porque, simplesmente, o poder que teria sobre os demais apóstolos não adviria de suas qualidades, mas da determinação divina, e da assistência direta do Espírito Santo. Assim, Pedro, o negador, foi escolhido chefe dos apóstolos. Quando Cristo lhe disse: apascenta minhas ovelhas; apascenta meus cordeiros, por dois mil anos se teve como a designação do velho pescador como chefe inconcusso dos fiéis e dos demais pastores”. (“A Juventude: Participação ou Omissão”, AMD – 1970)

Ministério da Saúde destaca queda nos casos de Covid-19 em Botucatu Novos números apontam queda ainda maior de novos casos em Botucatu. Reportagem no site do Ministério da Saúde dá destaque para redução de casos em Botucatu

O Ministério da Saúde destacou a redução de casos de Covid-19 em Botucatu em mais de 70%. Novos números foram divulgados neste fim de semana mostrando uma tendência de regressão do contágio e internações na cidade. O Ministério da Saúde é parte integrante do estudo de efetividade com a vacina Oxford/AstraZeneca no município e o próprio Ministro Marcelo Queiroga esteve presente na vacinação em massa no dia 16 de maio, simbolicamente aplicando o primeiro imunizante na oportunidade. Para Marcelo Queiroga, essas pesquisas são importantes para o acompanhamento do avanço da pandemia no país. “As vacinas Covid-19 são doses de esperança para a população brasileira. A diminuição dos casos com a primeira dose já mostra bons resultados do estudo em Botucatu, que serve de base para o resto do país”, afirmou o Ministro em declaração ao site do Ministério. O secretário municipal de saúde de Botucatu, André Spadaro, afirmou que a vacinação em massa foi realizada em um período de elevado crescimento da transmissão na cidade. “No entanto, em linha com o cronograma esperado pelos pesquisadores do estudo e dados publicados na literatura cien�fica, após 21 dias da vacinação em massa, a proteção conferida pela primeira dose atinge seu pico e os resultados começam a surgir”, afirmou em reportagem do Ministério da Saúde. Botucatu apresentou ontem os números do fechamento da chamada ‘semana epidemiológica’, apontando 283 novos casos em Botucatu, contra 515 da última semana. Se contarmos o ápice registrado há semanas, quando foram reportados 988 novos casos, a redução chega a 71,3%. Hoje são 50 pessoas de Botucatu internadas em enfermaria ou UTI com diagnóstico confirmado para o novo coronavírus. Esse número chegou perto de 100 pacientes na entre maio e o início de junho no município e era de 58 no último sábado, dia 19. Também houve uma redução de casos em quarentena, ou seja, que se recuperam em casa. Ontem o boletim apontava para 332 pessoas, sendo que há três semanas eram 900 registros. (Acontece Botucatu)

Queda de 71%

Foto: Marina Pagno/Ministério da Saúde


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.