ed1419

Page 1


REGISTRO HISTÓRICO:

Desafio ao ex-prefeito Ielo! (16/07/2012)

Ielo: Desafio aceito !!! (14/08/2012)

VEJA À PÁGINA 3, TODO O HISTÓRICO DESSA GRANDE CONQUISTA EDUCACIONAL SUPRAPARTIDÁRIA!

Um grande desafio a ser vencido... e será!

Botucatu vê que está próxima a conquista dessa importante CONQUISTA EDUCACIONAL a lhe consagrar a máxima: BOTUCATU: CIDADE DAS BOAS ESCOLAS!

No início do século XXI, começou a movimentação para que se desse um destino positivo para as excelentes instalações da CESP em Botucatu. No segundo mandato do prefeito Mário Ielo (2004/2008), mais precisamente em 2007, a Prefeitura Municipal de Botucatu desapropiou as instalações do Centro de Treinamento da CESP. O objetivo era a conquista do Colégio Técnico Federal + as Faculdades de Engenharia e de Tecnologia. Esse sonho foi intensificado pelo prefeito Mário Pardini em 2023 (ver matéria à página 4), quando buscou a instalação de uma Universidade Federal em Botucatu.

E, agora, mostrando que essa conquista é SUPRAPARTIDÁRIA, a Câmara Municipal de Botucatu formou uma Comissão Temporária para tratar desse assunto, formada pelos vereadores Mário Ielo, Nuno Garcia e Carlos Trigo.

No dia 22 de abril, o Poder Legislativo designou o vereador Mário Ielo para que fosse a Brasília cuidar da tratativa para a instalação dessa Unidade de Ensino Técnico. O vereador teve contatos no Ministério da Educação e na Casa Civil da Presidência da República. Técnicos do Instituto Federal de São Paulo já estiveram vistoriando o imóvel (CESP) e aprovaram a instalação de uma Unidade Federal em Botucatu. O atual Prefeito Fábio Leite já esteve em Brasília tratando desse caso São boas as perspectivas Botucatu deverá conseguir essa IMPORTANTE CONQUISTA EDUCACIONAL!!!

EDITORIAL, página 2

Missão Cumprida

É postura SUPRAPARTIDÁRIA. O ex-prefeito Ielo reafirmou, com todas as letras, a sua intenção de instalar uma Faculdade de Engenharia e Tecnologia + um Colégio Técnico em Botucatu. E exatamente para isso que ele desapropriou, quando prefeito, as excelentes instalações do antigo Centro de Treinamento da CESP: área ampla, possibilitando ampliações, bem localizada, enfim, um futuro Campus de + uma Universidade Federal. Na verdade, ele não afirmou a sua intenção, ele disse que irá instalar ...etc. Claro que como resultado de seus contatos na área federal, especialmente com o então Ministro da Educação , Aloísio Mercadante, de quem Ielo foi assessor após deixar a Prefeitura de Botucatu para onde foi eleito com mais de 76% dos votos! Repito: missão cumprida!

O post “Desafio ao ex-prefeito Ielo!”, foi postado no dia 16 de julho de 2012. E, ao depois, no dia 14 de agosto de 2012, postamos “Ielo: Desafio Aceito!!!”. Assim, fica completo esse importante assunto para o futuro de Botucatu, caracterizando-a como um Centro Universitário de Excelência.

Como ex-funcionário da CESP e seu Gerente Administrativo, posso garantir que o antigo Centro de Treinamento da CESP, para onde deverá ser instalada as Faculdades (para isso foi desapropriado por Ielo quando prefeito), é um dos melhores do Estado de São Paulo. Foi uma atuação oportuna e que poderá, agora, abrigar um importante campus universitário federal. Com as Faculdades da UNESP, essa complementação na área técnica, com Faculdades Gratuitas, será muito boa para Botucatu e região.

Importante destacar que as instalações oferecidas são do antigo Centro de Treinamento da Companhia Energética de São Paulo, projetado já como um campus de ensino técnico e tecnológico. Conta com pavilhões de salas de aula, blocos administrativos, refeitório para 150 alunos simultaneamente com cozinha industrial, tudo isso com uma elegante arquitetura concebida em 1962 pela equipe das Usinas Elétricas do Paranapanema S.A, coordenada pelo arquiteto Hélio Pasta

As linhas horizontais sutilmente ritmadas pelos elementos vazados e pelas paredes perpendiculares em pedra dão ritmo aos blocos administrativos; nos blocos de salas de aula, prevalece uma linguagem mais próxima das Case Study Housescalifornianas, com materiais industrializados e modulações encadeadas de caixilhos e estrutura metálica. O paisagismo original é de Roberto Coelho Cardozo, do qual restam ainda alguns elementos, notavelmente a fileira de falsas seringueiras ao centro do conjunto.

Nas décadas de 1970, 1980 e 1990 do século 20 foram feitas cuidadosas ampliações e adaptações por uma qualificada equipe local de projeto e manutenção. A implantação urbanística do conjunto merece um trabalho cuidadoso de recuperação do paisagismo.

As edificações se encontram implantadas em amplo terreno de 100 mil metros quadrados, situado em região elevada (aproximadamente 900m de altitude), exatamente sobre o divisor de águas entre o Tietê (fundos do terreno) e o Paranapanema (acesso ao terreno). Ao lado deste terreno, há outra gleba de 370 mil metros quadrados também pertencente à Prefeitura de Botucatu

Será uma GRANDE VITÓRIA EDUCACIONAL PARA BOTUCATU!

A DIREÇÃO

EXPEDIENTE

SALAS DE AULAS/PROJETO DE HÉLIO PASTA FOTO DE JOÃO BLASI DE TOLEDO PIZA

Técnicos do Instituto Federal de São Paulo já estiveram vistoriando o imóvel (CESP) e aprovaram a instalação de uma Unidade Federal em Botucatu.

DIRETOR: Armando Moraes Delmanto

EDITORAÇÃO E DIAGRAMAÇÃO: Gráfica Diagrama/ Edil Gomes

O Diário da Cuesta não se responsabiliza por ideias e conceitos emitidos em artigos ou matérias assinadas, que expressem apenas o pensamento dos autores, não representando necessariamente a opinião da direção do jornal. A publicação se reserva o direito, por motivos de espaço e clareza, de resumir cartas, artigos e ensaios.

Ielo: Desafio Aceito!!!

Publicado em 14/08/2012 por PT Ielo

Neste vídeo, o candidato a prefeito de Botucatu agradece ao apoio do ex-prefeito Joel Spadaro, cita algumas realizações e propõe trazer uma universidade federal na área de engenharia e tecnologia.

No post “DESAFIO AO EX-PREFEITO IELO!”, abaixo reproduzido, eu lhe fazia meu desafio cívico, para que declarasse sua intenção de dotar Botucatu de Cursos Superiores na área técnica, como Engenharia e Tecnologia vindo, assim, a complementar as excelentes Faculdades Estatais da UNESP que dão, para a nossa cidade, a confirmação de “Cidade dos Bons Ares e das Boas Escolas”

E Ielo foi além, para a excelente área JÁ desapropriada do antigo Centro de Treinamento da CESP, ele DECLAROU que instalará os Cursos de Engenharia e Tecnologia Federais, além de Colégio Técnico. Missão cumprida. Com a população botucatuense a palavra!

Desafio ao ex-prefeito Ielo!

O ex-prefeito municipal da cidade de Botucatu, Arquiteto Antonio Mário Ielo (2000/2004 e 2004/20008), conseguiu quebrar o recorde de votos que vinha desde 1947!!! Sim, naquela data foi eleito prefeito de Botucatu, o Sr. Renato de Oliveira Barros, com 70,12%!

No entanto, em sua reeleição, o Ielo conseguiu bater esse recorde de popularidade ao se reeleger com 76,4% dos votos! E como ocorre com a maioria dos que são reeleitos, não teve no segundo mandato o mesmo desempenho de seu primeiro mandato. Tanto que recebeu críticas por isso, inclusive deste escriba... Mas ficou a marca histórica de 76,4%!!! Era a quase totalidade de Botucatu a lhe dar o voto de confiança!

Muito bem, das suas gestões à frente da municipalidade, Ielo deixou o município em ordem, disciplinado urbanísticamente. O Centro Cívi-

co que abrigará o Fórum (já construído), a Câmara Municipal e a Prefeitura (a serem construídas) saiu da competência técnica do Arquiteto Eugênio Monteferrante Netto, seu assessor técnico. Desse conceituado botucatuense também saiu o traçado da nova avenida a ligar a Castelinho ao Novo Fórum e que irá até o Distrito de Rubião Junior. Aliás, o próprio Fórum, recém concluído, é uma conquista de sua gestão que se concretizou agora e será inaugurado em agosto. Também é de sua lavra a chamada Avenida Turística, que ligará o Distrito de Vitoriana à Rodovia Marechal Rondon, margeando toda a vista magnífica da Cuesta de Botucatu!

Nosso objetivo não é alardear a gestão de Mário Ielo. Aliás, o “JORNAL DA CUESTA”, de 06/02/2004, nos dava um retrato de seu governo ao fazer, jornalisticamente, o “contra-ponto” necessário nas comunidades que carecem de uma imprensa imparcial O que queremos é apresentar a esse político um DESAFIO que é fundamental para consolidar o slogan de Botucatu: “CIDADE DOS BONS ARES E DAS BOAS ESCOLAS”.

É isso! Um de seus projetos pessoais que se tornou meta de governo após estudos detalhados, era o que previa a destinação, para as excelentes instalações administrativas do CENTRO DE TREINAMENTO da CESP (com salas de aulas para treinamento, alojamentos, refeitório, auditório, etc) em uma UNIVERSIDADE FEDERAL, especialmente voltada para as áreas técnicas numa complementação às Unidades Universitárias da UNESP/Botucatu.

Com a mudança política e a administração voltando para o PSDB, esse sonho ficou latente. Mas, em artigo publicado recentemente na imprensa local, fazíamos uma tentativa de retomar esse importante assunto para o futuro da cidade de Botucatu.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE BOTUCATU

- UM GRANDE DESAFIO AO IELO!!!

Levando em consideração o fato do ex-prefeito Mário Ielo ter sido assessor do senador Aloizio Mercadante , desde que deixou a Prefeitura de Botucatu (2009) até o presente momento. Considerando que o Senador Mercadante ocupa, hoje, o importante cargo de Ministro da Educação. Considerando que à época de sua gestão, Ielo desapropriou as excelentes instalações do CENTRO DE TREINAMENTO da CESP com esse objetivo, Apresento o DESAFIO CÍVICO para que o agora candidato a Prefeito Mário Ielo traga, para Botucatu, o seu compromisso de que colocará todo o seu empenho para que o ministro Aloizio Mercadante estude a possibilidade da instalação de uma UNIVERSIDADE FEDERAL em Botucatu, nas instalações da CESP a serem adaptadas, dotando, assim, Botucatu e região de uma maior e melhor qualidade de ensino universitário, gratuito e com a chancela federal! Esse é o meu DESAFIO CÍVICO AO IELO!!!

NOTA DA REDAÇÃO: Com a sua reeleição, em 2020, o prefeito Mário Pardini passa a ser o Campeão de Votos, em Botucatu. Recebendo 58.541 votos, 85,51% dos votos válidos.

(BLOG DO DELMANTO, 14/08/2012)

Diário da Cuesta 4

Botucatu: Antiga área da Cesp poderá sediar Universidade Federal

Botucatu pode em breve contar com uma universidade federal, de acordo com informações divulgadas pelo prefeito Mário Pardini em suas redes sociais. Na quinta-feira, dia 13, Pardini esteve em Brasília, onde se reuniu com o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Professor Getúlio Marques Ferreira, para discutir a possibilidade de instalação da instituição de ensino no município.

Durante a reunião, foi apresentado um projeto para a criação de um campus de uma universidade federal, que seria instalado na estrutura da antiga Cesp, localizada às margens da rodovia Gastão Dal Farra. O projeto prevê a cessão da área onde atualmente funciona a Escola Elda Moscogliato, que seria transferida gradualmente para um novo espaço a ser construído pelo município, conforme informou Pardini.

O local escolhido para abrigar o campus universitário fica na região sul de Botucatu, entre os bairros 24 de Maio, Santa Maria, Jardim do Bosque, Maria Luiza, Paratodos, Cedro, Santa Cecília, Cohab Sesi, Jardim Aeroporto e Mutirão. A proposta, elaborada em parceria com o reitor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP),

Silmario Batista dos Santos, e professores da própria instituição, foi apresentada em Brasília.

O terreno destinado à universidade possui uma área de 100.000 m2 e está cercado por uma extensa floresta de cerrado. Caso o projeto seja aprovado, essa área poderá se tornar em breve uma usina de formação de talentos e conhecimento. A reunião em Brasília foi agendada pelo deputado Alencar Santana, que apoia a iniciativa.

A possibilidade de instalação de uma universidade federal em Botucatu representa um avanço significativo para o município e para toda a região. Além de proporcionar mais oportunidades de educação superior para os moradores locais, a universidade poderá contribuir para o desenvolvimento econômico e social, atraindo estudantes, pesquisadores e investimentos para a região.

A expectativa agora é aguardar a avaliação do projeto pelo Ministério da Educação e torcer para que a criação da universidade federal em Botucatu se torne uma realidade em breve, trazendo benefícios para a comunidade acadêmica e para a cidade como um todo.

(LEIA NOTÍCIAS, 14/07/2023)

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.