Diário da Cuesta NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CIDADANIA EM BOTUCATU
ano I Nº 141
QUINTA-FEIRA, 22 de ABRIL de 2021
“TERRA À VISTA!” O HISTÓRICO DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL!
O Rei Dom Manuel I, de Portugal, determinou a expedição de Pedro Álvares Cabral com o objetivo de comercializar com a Índia e de verificar as possibilidades de Portugal na América: a maior frota já constituída até então. Tendo partido a esquadra de Cabral, dia 9 de março de 1500, com 13 embarcações e com uma tripulação de 1500 homens. Cabral se afastou em direção ao Ocidente sob pretexto de evitar um trecho de “calmarias” (zonas com ausência de ventos). E vieram parar no Brasil, depois de 44 dias de viagem. Na manhã do dia 22 de Abril de 1500, a expedição portuguesa liderada por Pedro Álvares Cabral diz a famosa frase “Terra à Vista!” ao avistarem um monte (Monte Pascoal), no sul da atual Bahia. E no dia 26 de abril foi celebrada a primeira missa em solo brasileiro, decretando a posse da terra a Pedro Álvarez Cabral, em nome do rei de Portugal, D. Manuel I. Acreditava-se que a data da chegada dos portugueses era 3 de maio... Só em 1817, quando o padre Manuel de Aires de Casal encontrou a Carta de Pero Vaz de Caminha comunicando ao Rei o descobrimento e as primeiras impressões é que foi resgatada a data exata, com a chegada dos portugueses em 22 de abril. Ilha de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz e, finalmente, BRASIL!
SE É FOTO, É FATO !!!
NUM REGISTRO HISTÓRICO DA ESTAÇÃO SOROCABANA DE BOTUCATU:
O Antonio Carlos Santos (Nica), à frente de seu Grupo dos Aventureiros do Túnel, nos trouxe a foto da Estação da EFS de Botucatu no auge de sua atividade... O bar da estação ficava aberto 24hs., o botão do fogão nunca era desligado... Era gente indo, gente vindo. As pessoas iam à Estação viajar, receber parentes, amigos, encomendas, paquerar ou simplesmente ver o trem passar...
TRADICIONAL AGÊNCIA BANCÁRIA DA PRAÇA DO BOSQUE É FECHADA
Abrigando, desde a construção do prédio na área da Praça Comendador Emílio Peduti (Praça do Bosque), de uma agência bancária, terá o seu fechamento definitivo. Por muitos anos abrigou a agência bancária da Caixa Econômica do Estado de São Paulo, sendo que nos últimos tempos era uma agência do Banco do Brasil. Em fase de reestruturação do BB, já estava prevista a redução de agências em muitas cidades do país. O importante, agora, é que a Prefeitura Municipal de Botucatu faça um trabalho para que o espaço, de ótima localização, seja destinado a uma prestação de serviço público. Afinal, com essa finalidade é que o Poder Público Municipal cedeu parte de sua importante praça para que o Estado construísse esse bonito prédio no coração comercial da cidade de Botucatu.