Issuu on Google+


O Livro das Citações Este livro reúne uma coleção de frases e pensamentos sobre um único tema, a corrupção. Os textos são de autores brasileiros e estrangeiros, de diversas épocas, etnias, regiões do mundo, idades, crenças e profissões. Como um quebra-cabeça, cada citação é uma peça e representa diferentes opiniões sobre a corrupção, seus antecedentes e consequências. No conjunto, no entanto, o leitor poderá perceber que o assunto é atemporal e global. Abrimos o livro com o pensamento da filósofa russo-americana Ayn Rand (1905-1982). Fugitiva da revolução russa, ela chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920. A frase dela sobre corrupção mostra uma visão com conhecimento de causa:

“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”

***


“A faculdade de se deixar corromper no sentido mais amplo do termo é uma particularidade da espécie humana em geral; mais ainda, as relações entre os homens só são possíveis porque somos todos corruptíveis em maior ou menor grau. Cada vez que dependemos do amor, da benevolência, da simpatia ou simplesmente da delicadeza, estamos já no fundo corrompidos, e o nosso juízo nunca é, por isso, verdadeiramente objectivo; e ele é o tanto menos quanto nos esforçamos por permanecer incorruptíveis. A corruptibilidade está longe de se limitar à estrita relação de pessoa a pessoa; uma obra, uma acção, um gesto pode lisonjear-nos confirmando o nosso amor próprio, as nossas opiniões ou a nossa impressão sobre o mundo. É apenas quando utilizamos conscientemente a corruptibilidade dos outros para nossa vantagem pessoal ou em detrimento de um terceiro, que ela é um mal, mas a falta é então mais nossa do que daquele cuja corruptibilidade nos beneficia.” (Arthur Schnitzler, escritor e médico austríaco, 1862-1931)

***

“Qualquer um pode ser bom no campo. Lá não há tentações. É por isso que as pessoas que não vivem na cidade são tão terrivelmente bárbaras. A civilização não é de modo nenhum uma coisa fácil de atingir. Há duas maneiras de um homem a alcançar. Uma é pela cultura e outra é pela corrupção. As pessoas do campo não têm qualquer oportunidade de praticar nenhuma delas e, por conseguinte, estagnam.” (Oscar Wilde, escritor, poeta e dramaturgo irlandês, 1854-1900)

***


“Vi claramente que todas as coisas que se corrompem são boas: não se poderiam corromper se fossem sumamente boas, nem se poderiam corromper se não fossem boas. Com efeito, se fossem absolutamente boas, seriam incorruptíveis, e se não tivessem nenhum bem, nada haveria nelas que se corrompesse. De facto, a corrupção é nociva, e se não diminuísse o bem, não seria nociva. Portanto, ou a corrupção nada prejudica - o que não é aceitável - ou todas as coisas que se corrompem são privadas de algum bem. Isto não admite dúvida. Se, porém, fossem privadas de todo o bem, deixariam inteiramente de existir. Se existissem e já não pudessem ser alteradas, seriam melhores porque permaneciam incorruptíveis. Que maior monstruosidade do que afirmar que as coisas se tornariam melhores com perder todo o bem? Por isso, se são privadas de todo o bem, deixarão totalmente de existir. Logo, enquanto existem são boas. Assim sendo, todas as coisas que existem são boas e aquele mal que eu procurava não é uma substância, pois se fosse substância seria um bem. Na verdade, ou seria substância incorruptível, e então era certamente um grande bem, ou seria substância corruptível, e nesse caso, se não fosse boa, não se poderia corromper.” (Santo Agostinho, santo e teólogo argelino, 354-480)

***

“Um povo corrompido não pode tolerar um governo que não seja corrupto.” (Mariano José Pereira da Fonseca, marquês de Maricá, escritor, filósofo e político brasileiro, 1773-1848)

***


“Não existe república, qualquer que seja a maneira como é governada, onde haja mais de quarenta a cinquenta cidadãos que chegam a postos de comando. Ora, como é um número muito pequeno, é fácil mantê-los sob controle, seja tomando a decisão de suprimi-los, seja dando a cada um a parcela de honras e empregos que lhes convém. (Nicolo Maquiavel, filósofo, escritor e político italiano, 1469-1527)

***

“Os que crêem que sabem mais que os outros, ou se enganam, ou se persuadem bem: se se enganam, o mesmo engano lhes serve de ludíbrio; se se persuadem bem, a vaidade da ciência os faz tão ferozes, e severos, que ficam sendo insuportáveis. A ciência humana comumente se reveste de um ar intratável; imagem tosca, desagradável, e impolida. A especulação traz consigo um semblante distraído, e desprezador; quanto melhor é uma ignorância educada. Toda a ciência se corrompe no homem; porque este é como um vaso de iniquidade, que tudo o que passa por ele, fica infeccionado: as coisas trabalham por se acomodarem ao lugar donde estão, e por tomarem dele as propriedades, só com a diferença, de que as cousas boas fazem-se más, porém estas não se fazem boas. Nas sociedades, o mal é mais comunicável; a perdição é mais natural; o que é bom, mais depressa tende a perder-se, que a melhorar-se; os frutos da terra quando chegam ao estado de maturidade, nem persistem nele, nem retrocedem para o estado de verdura; antes caminham até que totalmente se arruinem; por isso o último grau de perfeição, costuma ser o primeiro na ordem da corrupção.” (Matias Aires, escritor e filósofo brasileiro, 1705-1763)

***


“Todo o homem é prevaricador, excepto Bonturo; por dinheiro, de um não se faz um sim.” (Dante Alighieri, escritor, poeta e político italiano, 1265-1321)

***

“A pior das corrupções não é aquela que desafia as leis; mas a que se corrompe a ela própria.” (Louis Gabriel Ambroise, visconde de Bonald, filósofo francês, 1754-1840)

***

“A corrupção favorece as ideias novas.” (Teixeira de Pascoaes, poeta e escritor português, 1877-1952)

***

"No meio de um povo geralmente corrupto a liberdade não pode durar muito.” (Edmund Burke, filósofo e político anglo-irlandês, 1729-1797)

***

"Há épocas de tal corrupção, que, durante elas, talvez só o excesso do fanatismo possa, no meio da imoralidade triunfante, servir de escudo à nobreza e à dignidade das almas rijamente temperadas.” (Alexandre Herculano, escritor, historiador, jornalista e poeta português, 1810-1877)

***


“Os homens são atormentados pelo pecado original dos seus instintos anti-sociais, que permanecem mais ou menos uniformes através dos tempos. A tendência para a corrupção está implantada na natureza humana desde o princípio. Alguns homens têm força suficiente para resistir a essa tendência, outros não a têm. Tem havido corrupção sob todo o sistema de governo. A corrupção sob o sistema democrático não é pior, nos casos individuais, do que a corrupção sob a autocracia. Há meramente mais, pela simples razão de que onde o governo é popular, mais gente tem oportunidade para agir corruptamente à custa do Estado do que nos países onde o governo é autocrático. Nos estados autocraticamente organizados, o espólio do governo é compartilhado entre poucos. Nos estados democráticos há muito mais pretendentes, que só podem ser satisfeitos com uma quantidade muito maior de espólio que seria necessário para satisfazer os poucos aristocratas. A experiência demonstrou que o governo democrático é geralmente muito mais dispendioso do que o governo por poucos.” (Aldous Huxley, escritor inglês, 1894-1963)

***

“Prefiro os que me criticam porque me corrigem aos que me elogiam porque me corrompem.” (Santo Agostinho, santo e teólogo argelino, 354-480)

***


“Quem se compraz em ser adulado é digno do adulador” (William Shakespeare, dramaturgo e poeta inglês, 1564-1616)

***

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e ter vergonha de ser honesto.” (Rui Barbosa, jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador brasileiro, 1849-1923).

***


“Torne-se um homem honesto e, então, você poderá estar certo e que há menos um patife no mundo.” (Thomas Carlyle, escritor, historiador e ensaísta escocês, 1795-1881)

*** “A gente tem uma polícia corrupta. Todo mundo tem culpa nisso. O usuário também.” (Marcelo D2 , cantor e rapper brasileiro, 1967)

***

“Temos no Brasil um dicionário de abusos de autoridades que vai de A a Z.” (Gilmar Mendes, jurista brasileiro, presidente do STF, 1955)

***

“Pago impostos em dia, cumpro as obrigações de cidadã. Almoço no restaurante de minha filha e peço nota fiscal. Não existe essa história de se ser mais ou menos ético. Ou se é ético ou não se é.” (Luiza Trajano, empresária brasileira, dona do Magazine Luiza)

***


“A grande vaia é mil vezes mais forte, mais poderosa, mais nobre do que a grande apoteose. Os admiradores corrompem.” (Millôr Fernandes, desenhista, humorista, dramaturgo, escritor e tradutor brasileiro, 1923)

***

“A sociedade não é mais do que o desenvolvimento da família: se o homem sai da família corrupto, corrupto estará para a sociedade.” (Henri Lacordaire, religioso dominicano, 1802 -1861)

***

“Quando compra e venda são reguladas por lei, a primeira coisa a ser comprada e vendida são os legisladores.” (P. J. O'Rourke, jornalista norte-americano, 1947)

***

“A corrupção na democracia começa no fato de uma classe fixar os impostos e outra pagar.” (W. E. Inge, escritor, religioso anglicano e professor de teologia inglês, 1860-1954)


*** “O poder não corrompe o homem; é o homem quem corrompe o poder. O homem é o grande poluidor da natureza, do próprio homem, do poder. Se o poder fosse corruptor, seria maldito e proscrito, o que acarretaria a anarquia.” (Ulysses Guimarães, político brasileiro, 1916-1992)

*** “Nós enforcamos os ladrõezinhos e indicamos os grandes ladrões para cargos públicos.” (Esopo, fabulista grego, 620-560 a.C.)

*** “Como as coisas andam, a política nada mais é que corrupção.” (Jonathan Swift, escritor irlandês, 1667-1745)


*** “Brasil: esse estranho país de corruptos sem corruptores.” (Luis Fernando Veríssimo, escritor brasileiro, 1936)

***

“Alguns juízes são absolutamente incorruptíveis. Ninguém consegue induzi-los a fazer justiça.” (Bertolt Brecht, dramaturgo, poeta e encenador alemão, 1898-1956)

***


“A verdade se corrompe tanto com a mentira como com o silêncio.” (Cícero, filósofo, orador, escritor, advogado e político romano, 106-43 a.C.)

***

“Menos corrompe os homens a riqueza que a perseguição da riqueza.” (Louis Gabriel Ambroise, visconde de Bonald, filósofo francês, 1754-1840)

***

“Os homens da corrupção são espirituais e caluniadores; sabem que há outras formas de matar que não seja pelo punhal e pela emboscada. Sabem também que se acredita em tudo o que é bem dito.” (Friedrich Nietzsche, filólogo e filósofo alemão, 1844-1900)

***

“A corrupção na administração pública agora é organizada, partidarizada. Uma barbaridade inaceitável.” (Mário Covas, engenheiro e político brasileiro, 1930-2001)


***

“A corrupção dos governantes quase sempre começa com a corrupção dos seus princípios.” (Barão de Montesquieu, político, filósofo e escritor francês, 1689-1755)

*** “A maior corrupção se acha onde a maior pobreza está ao lado da maior riqueza.” (José Bonifácio de Andrada e Silva, naturalista, estadista e poeta brasileiro, 1763-1838)

***

“Corrupção, a partir de certo nível, exige que todos sejam corruptos. Quem se recusa é alvo de pressões insustentáveis. É um processo negativo de seleção.” (Ladislau Dowbor, economista e professor brasileiro, 1941)


*** “Raramente começa a corrupção pelo povo.” ((Barão de Montesquieu, político, filósofo e escritor francês, 1689-1755)

*** “A corrupção nunca foi compulsória.” (Anthony Éden, político britânico, 1897-1977)

*** "O povo não tem representante porque as maiorias partidárias, reunidas nas duas casas do Congresso, distribuem a seu bel-prazer as cadeiras de uma e de outra casa, conforme os interesses das facções a que pertencem. O povo sabe que não tem justiça; o povo tem certeza de que não pode contar com os tribunais; o povo vê que todas as leis lhe falham como abrigo no momento em que delas precise, porque os governos seduzem os magistrados, os governos os corrompem, e, quando não podem dominar e seduzir, os desrespeitam, zombam das suas sentenças, e as mandam declarar inaplicáveis, constituindo-se desta arte no juiz supremo, no tribunal da última instância, na última corte de revisão das decisões da justiça brasileira." (Rui Barbosa, jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador brasileiro, 1849-1923). *** “O escândalo começa quando a polícia dá um fim nele.” (Karl Kraus, dramaturgo, ensaísta, aforista e poeta austríaco, 1874-1936)


*** “Essa gente que fala o tempo todo contra a corrupção está apenas cuspindo no prato em que não comeu.” (Millôr Fernandes, desenhista, humorista, dramaturgo, escritor e tradutor brasileiro, 1923)

***

“A corrupção escondida vale tanto como a pública: a diferença é que não fede.” (Machado de Assis, escritor brasileiro, 1839-1908)

***

“O processo ditatorial, o processo autoritário, traz consigo o germe da corrupção. O que existe de ruim no processo autoritário é que ele começa desfigurando as instituições e acaba desfigurando o caráter do cidadão.”


(Tancredo Neves, advogado, empresário e político brasileiro, 1910-1985)

*** “A corrupção vem com a riqueza.” (Honoré de Balzac, escritor francês, 1799-1850)

***

“Com a corrupção morre o corpo, com a impiedade morre a alma.” (Santo Agostinho, santo e teólogo argelino, 354-480)

*** "O subdesenvolvido procura soluções mágicas. Quando faltava chuva, o inca não tinha dúvida: sacrificava algumas crianças ao deus de plantão. Aqui, a mágica agora é o denuncismo do 'pega corrupto'. Esquecemos as razões profundas da corrupção, a falência múltipla do Estado, obsoleto, corporativo, ocupado por interesses espúrios, cuja ineficiência tem por maiores vítimas os pobres e indefesos. Se continuarmos a pensar nos sintomas, e não na doença, não conseguiremos mudar as coisas. Só se Deus for mesmo brasileiro..." (Roberto Campos, diplomata e político brasileiro, 1917-2001)

***

"Está bem. Deus é brasileiro. Mas pra defender o Brasil de tanta corrupção só colocando Deus no gol." (Millôr Fernandes, desenhista, humorista, dramaturgo, escritor e tradutor brasileiro, 1923)

***

"Os costumes, cuja excelência torna o governo quase inútil e cuja corrupção o torna quase impossível."


(Charles Tocqueville, historiador francês, 1805-1859)

*** "A publicidade é o princípio, que preserva a justiça de corromper-se." (Rui Barbosa, jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador brasileiro, 1849-1923).

*** “O poder não corrompe, revela.” (Elke Maravilha, manequim, modelo e atriz russa, 1945)

*** "Quando o poder conduz a homens para a arrogância, a poesia lembra-o de suas limitações. Quando o poder estreita as áreas de interesse do homem, a poesia lembra-o da riqueza e da diversidade de sua existência. Quando o poder corrompe, a poesia limpa." (John F. Kennedy, político norte-americano, 1917-1963)

*** "Quando os homens são puros, as leis são desnecessárias; quando são corruptos, as leis são inúteis." (Benjamin Disraeli, escritor e político britânico, 1804-1881)


*** "A corrupção não é uma invenção brasileira, mas a impunidade é uma coisa muito nossa. " (Jô Soares, humorista, apresentador de televisão, escritor, artista plástico, dramaturgo, diretor teatral, músico e ator brasileiro, 1938)

*** “A vaidade é um princípio de corrupção.” (Machado de Assis, escritor brasileiro, 1839-1908)

***

“O único modo de escapar da corrupção causada pelo sucesso é continuar trabalhando.” (Albert Einstein, físico teórico alemão, 1879-1955)

***

“O homem que se vende recebe sempre mais do que vale.” (Barão de Itararé, jornalista, escritor e humorista político brasileiro, 1895-1971)

***


“A corrupção dos melhores é a pior.” (São Gregório Magno, monge beneditino e papa italiano, 540-604)

***

"Ah, se as propriedades, os títulos e cargos / Não fossem fruto da corrupção! e se as altas honrarias / Se adquirissem só pelo mérito de quem as detém! / Quantos, então, não estariam hoje melhor do que estão? / Quantos, que comandam, não estariam entre os comandados?" (William Shakespeare, dramaturgo e poeta inglês, 1564-1616)

***

“Não tenho medo do grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. Tenho medo é do silêncio dos bons.” (Marthin Luther King, pastor protestante e ativista político norte-americano, 1929-1968)

***


O Livro das Citações