7 minute read

As palavras dos Rabinos do Conselho Rabínico Reformista do Brasil – CRRB

Next Article
Em Poucas Palavras

Em Poucas Palavras

AS PALAVRAS DOS RABINOS DO CONSELHO RABÍNICO REFORMISTA DO BRASIL

Rabino Sérgio Margulies – Presidente do CRRB

Advertisement

Serve na Associação Religiosa Israelita ‒ ARI ‒ Rio de Janeiro, RJ

Como rabinos, temos inúmeras responsabilidades, lidamos com uma variedade de situações, estamos expostos a dilemas e temos que responder ao que nós próprios nos perguntamos. São desafios repletos de bênção ao se conectarem com a sacralidade da vida e, justamente em função disto, a atuação rabínica, para ser efetiva, requer uma constante troca com colegas. Esta troca transita pelo compartilhar do conhecimento adquirido por meio do estudo e através da vivência. A base desta troca é a confiança de colegas que se ajudam.

O CRRB, formalmente criado em 2020, é o espaço que alimenta os rabinos reformistas atuantes no Brasil com os nutrientes do apoio singular que colegas podem dar. A consequência da atuação do CRRB impacta – pela força recebida – nossas comunidades.

Em acréscimo, num mundo de galopantes mudanças, no qual o Judaísmo Reformista abraça a missão de compreender as necessidades contemporâneas de cada lugar, a existência do CRRB baliza as referências dos caminhos que buscamos seguir entre os sonhos e as frustrações e é de vital importância na determinação dos rumos da vida judaica em nosso país. O CRRB, que cada vez amadurece mais, esperançosamente também crescerá com novos e futuros colegas.

“O Judaísmo Reformista abraça a missão de compreender as necessidades contemporâneas de cada lugar.”

Rabino Uri Lam – Vice-presidente do CRRB

Serve na Congregação Israelit Beth-El ‒ São Paulo, SP

OConselho Rabínico, ainda nos seus primeiros anos de vida, já tem se mostrado bastante relevante. Em primeiro lugar, por aproximar regularmente rabinos em atuação no Brasil que antes mal se falavam, a não ser em congressos e em eventuais encontros nacionais.

Das reuniões semanais ou quinzenais entre os rabinos começou a surgir um espaço de criação coletiva que não existia antes – é difícil, hoje, pensar como isso era possível. Aos poucos, nossas comunidades começaram a se inteirar de que podem buscar o Conselho Rabínico Reformista para lidar com questões que beneficiam não somente uma congregação de uma cidade, mas diversas sinagogas, comunidades e famílias no Brasil inteiro.

Por fim, estes primeiros passos do CRRB, formado por rabinos desta geração, prepara o terreno, pela primeira vez, para uma geração de rabinos e rabinas reformistas formados/as no Brasil, que terão na geração fundadora uma referência em diversos campos da atuação rabínica: comunitário, educacional, cultural, profissional, mas, sobretudo, no campo de uma atuação ética, que garanta a colegas e comunidades práticas regulamentadoras, transparentes e corretas, segundo os mais elevados parâmetros judaicos. Rabino Guershon Kwasniewski Serve na Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência ‒ SIBRA ‒ Porto Alegre, RS

Oque me motivou a impulsionar a criação deste Conselho junto aos meus colegas rabinos foi a falta de um espaço para dialogar entre pares que respondem a uma mesma visão judaica religiosa. Quando era necessário intercambiar opiniões ou

“Rabinos e rabinas perguntar sobre algum assunto haláchireformistas formados/as co específico, tinha que contatar rabinos no Brasil terão na geração do exterior. Com desafios semelhantes fundadora uma referência conseguimos compreender que existem soluções que podem ser aplicadas, que já em diversos campos foram testadas com respostas de sucesso da atuação rabínica.” em outras instituições.

A pandemia nos fez olhar para dentro, transformou as nossas comunidades em espaços virtuais. Com a tecnologia percebemos quão perto e fácil podemos estar uns dos outros. Nestes últimos dois anos, conseguimos avançar mais que em uma década. As congregações nas quais trabalhamos respondem a um número elevado de judeus que se identificam com a nossa ideologia.

Entre o labor realizado está o apoio à tradução ao português da Torá Plaut e o incentivo a seu estudo. Realizamos duas edições virtuais do Tikun Leil Shavuot, que considero históricas pela variedade e riqueza da proposta, que contou com todo o apoio tecnológico da CIP. Foi e continua sendo criado material para cada uma das festividades judaicas, com a difusão da UJR. O espaço de parashat hashavuá ganhou vida com vídeos dos comentários semanais.

Uma página de Facebook foi criada pelo CRRB, onde podem ser acompanhadas suas atividades e materiais gerados. Conseguimos ordenar e organizar o processo de guiur [conversão]; tivemos reuniões com representantes da Agência Judaica para o reconhecimento das nossas conversões. Participamos de Batei Din [Tribunal Rabínico]; prestamos serviços ao Instituto Rabínico Reformista, alguns em forma regular, outros em caráter de convidados. A América Latina era a única região do planeta onde os rabinos reformistas não estavam organizados. A tarefa é árdua, mas podemos dizer com satisfação: começamos! Rabino Lucca Myara Serve na Congregação Israelita Mineira - CIM - Belo Horizonte, MG.

OConselho Rabínico é um espaço de cooperação e trocas entre pares que trabalham numa mesma direção. As comunidades progressistas, apesar de espalhadas num território nacional continental, frequentemente compartilham desafios semelhantes. Nesse fórum temos a oportunidade de refletir e oferecer respostas colegiadas às questões judaicas do nosso tempo e da nossa realidade geográfica.

Para mim, que sou o rabino mais jovem em atuação

“A América Latina no Brasil, é uma oportunidade única de era a única região do aprender com colegas que já construíram planeta onde os rabinos belos projetos comunitários e que, generosamente, compartilham suas experiênreformistas não estavam cias e sua Torá com nosso grupo.

organizados. A tarefa

é árdua, mas podemos dizer com satisfação: começamos!” Rabino Joseph Edelheit Rabino fundador da comunidade Beit Tikvá ‒ Maringá, PR

OCRRB é uma experiência única de diferenças criado para ser uma plataforma para o Judaísmo Reformista no Brasil. Corremos o risco de construir um novo grupo profissional de rabinos formados em diferentes seminários servindo a diferentes comunidades e vindos de diferentes gerações. O CRRB é mais do que nossas diferenças, encontrando oportunidades para representar tanto as instituições do Judaísmo Reformista quanto os muitos judeus em todo o Brasil que não têm representação. Rabino Rogério Cukierman Serve na Congregação Israelita Paulista ‒ CIP ‒ São Paulo, SP

Após muitos anos e inúmeras tentativas sem grande êxito, foi durante a pandemia que rabinos reformistas em diferentes partes do Brasil finalmente tiveram sucesso na criação de um conselho rabínico reformista. Nestes pouco mais de dois anos de atividades, conseguimos, acima de tudo, criar um ambiente de camaradagem pessoal e coleguismo profissional.São em nossas conversas sinceras, em clima de confidencialidade e respeito mútuos, que crescemos e nos fortalecemos. Essa união permitiu que desenvolvêssemos projetos conjuntos (como os Ticún de Shavuot online de 2020 e 2021), políticas comuns (como um protocolo para práticas de guiur) e estratégias de apoio às comunidades que servimos e às comunidades reformistas que não têm ainda liderança rabínica. Nos próximos anos, esperamos fortalecer nossa parceria e desenvolver ainda mais iniciativas para fortalecermos o Judaísmo Reformista no Brasil.

Rabina Tati Chagas

Serve na Congregação Israelita Paulista ‒ CIP ‒ São Paulo, SP

Sendo a mais nova integrante deste grupo, havendo chegado ao Brasil faz pouco mais de um ano, a melhor forma para mim de descrever a importância e o trabalho do CRRB é uma Mishná: “Asse lechá rav, ukne lecha chaver; ve-hevei dan et kol há-adam lechaf zechut” (escolha um rabino e ganhe um amigo e julgue a todos com presunção de inocência).

Somos um grupo de profissionais, colegas e parceiros que trabalham juntos e separadamente para trazer o melhor de nós a nossas comunidades e acrescentar uma visão judaica reformista no Brasil. O CRRB é um espaço de troca de ideias e experiências, de crescimento profissional e pessoal e de criatividade onde os participantes se sentem tanto engajados quanto apoiados, entendidos e comprometidos.

Como única mulher neste grupo, sinto minha voz sempre recebida, respeitada e fortalecida por meus colegas.

“Como única mulher Rabino Ruben Sternschein neste grupo, sinto minha Serve na Congregação Israelita Paulista ‒ voz sempre recebida, CIP ‒ São Paulo, SP

respeitada e fortalecida O CRRB é o espaço de troca, apoio por meus colegas.” e elaboração de atividades e políticas comuns dos Rabinos Reformistas do Brasil. Nele, trazemos dúvidas e conselhos para suas resoluções; trazemos visões, sonhos e frustrações para compartilhar e nos enriquecer, bem como projetos e ações para desenvolver conjuntamente. Entre estas últimas, contam-se aulas, debates, reflexões e atos que realizamos nas semanas que lembram a destruição entre o 17 de Tamuz e Tisha beAv (Bein hametsarim), o mês de preparo para a introspecção das Grandes Festas (Elul) e os ticunim (viradas de estudos judaicos) de Shavuot. O manual do guiur é o primeiro e principal material de políticas comuns elaborado pelo Conselho Rabínico que permite alinhar valores e colaborar com regiões sem rabinos e inclusive sem comunidades organizadas. O CRRB, acima de tudo, nos garante a força de saber que estamos juntos e que podemos enfrentar desafios de grande porte para perguntas como benei anussim, patrilinearidade e relacionamentos multiculturais, e produzir soluções criteriosas e responsáveis.

This article is from: