16 minute read

VITRINE DÉCOR

DESTAQUE DÉCOR Soundbar

Projetada especialmente para quem sonha com a montagem de um home theater que ofereça um som realmente envolvente, muito impactante e de altíssima qualidade, mas que não está disposto a instalar várias caixas acústicas no ambiente. A Panorama 3, a espetacular soundbar com Dolby Atmos da Bowers & Wilkins, tem um grande atrativo representado pelo incrível desempenho. Além disso, tem também aparência discreta e belo design. Com apenas 6,5cm de altura, profundidade de 14cm e comprimento de 12,10cm, pode ser perfeitamente instalada logo abaixo ou na frente de uma TV com tela de 55 polegadas ou mais. A qualidade de fabricação e acabamento tem padrão Bowers & Wilkins. Ou seja: impecável!

Napoli

Tradição e modernidade. A paixão pelo sofá que reforça laços e transforma os melhores momentos da vida com design exclusivo e essência manual. Um elemento que inspira para inovar e surpreender conceitualmente. Novos materiais com interação, conforto e estilo. O sofá Napoli by Italia Estofados reinventa o design com valorização da forma e sentido estético.

DESTAQUE DÉCOR Tiê

A mesa, assinada por Daniela Ferro, é resultado de mais de dois anos de pesquisa e surgiu através de trocas com olarias da cidade de Campo Largo no Paraná. A peça é parte da coleção 2021 da DonaFlor Mobília e contemplada na categoria Mobiliário no 34º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. Premiada em terceiro lugar, inova ao trazer a cerâmica para o mobiliário outdoor. “Tiê nasceu a partir da reflexão da origem da cerâmica, material utilizado há milhares de anos, de onde veio o insight de propor peças que fujam do comum, mas sem perder a essência desta matéria milenar. A peça faz parte da coleção Tiê, que conta ainda com arandelas, desenvolvida com o objetivo de modernizar ainda mais os mobiliários cerâmicos para décor.”

Luz no lugar certo

Cozinhar tem muito a ver com inspiração. No projeto assinado pela arquiteta Giovana Munhoz, o clima acolhedor tem como ingrediente a iluminação com temperatura de cor quente, fazendo jus ao ambiente conhecido como a alma da casa. A versatilidade dos produtos da Stella está presente com o facho preciso e direcionado do embutido Mini Móbili sobre a bancada e a elegância da luz indireta da Fita 12V ECO na rodabanca. Para a iluminação geral do espaço, destaque para o conforto visual proporcionado pela combinação do painel de embutir recuado Deep e do perfil de embutir recuado Archi.

DESTAQUE DÉCOR ELA,

LUCIANA GIBAILE

GOSTA DE

Mergulhar na história de protagonismo de cada projeto, valorizando a arte, as memórias e materiais como elementos de potencial emocional e de bemestar. Adepta a conceitos que fazem (re)pensar a relação com o espaço e vida, a designer defende o DNA brasileiro em tudo que projeta e constrói.

A mineira Luciana Gibaile acomodou a vida pessoal e profissional em Curitiba há alguns anos. Formada em design de interiores e interessada nos estudos da neurociência, a profissional é sensível a tudo que traz beleza, qualidade e funcionalidade às pessoas.

Arte, especialmente pintura e escultura, são as grandes paixões na vida e no trabalho da designer de interiores. “Amo usar arte em todos os ambientes, sejam residenciais ou corporativos, porque a arte traz autoconexão. Ela nos remete à memórias, sentimentos e emoções que nos restauram”.

Escultura de Marilene Ropelato no escritório de advocacia projetado pela designer.

“Um lugar para conhecer e se inspirar é Alhambra de Granada, em Portugal. O pátio é o primeiro a abordar a neurociência na arquitetura, assunto que sou apaixonada”. “A cultura popular oferta peças de traços simples e formas puras. Um movimento mais intuitivo sem muita crítica, simplesmente pelo prazer de ser, de retratar quem se é. Verdadeiro retrato de um povo”.

Os caipiras em perfeita combinação com os quadros da Galeria Sergio Gonçalves trazem brasilidade, raiz e memória. (Ambiente assinado para a Artefacto Curitiba)

“Cores e texturas refletem muito da nossa cultura, nosso estado de humor, trazem luz e sensações para dentro dos ambientes. Quando o design se alimenta da nossa cultura o resultado é incrível. Gosto muito do acervo da Itens porque valoriza o trabalho de artesãos brasileiros. Os materiais nacionais associados à cultura local e o design criativo inovador. Além de desenvolver alta qualidade de produção e consequentemente estimular a melhoria das comunidades envolvidas”.

Coleção Bruta elaborada com capim-dourado tem assinatura da designer Ana Neute. Tramado, contraste de textura e o efeito luminoso suave, além de toda a história da comunidade e das mulheres envolvidas.

Série Cosmos de Carl Sagan. Exímio admirador do universo, apaixonado pelo desconhecido, o universo e a magnitude infinita, o arquiteto é fã do documentário. “Atualizado, emociona e nos apresenta um novo horizonte inexplorado da própria ciência, desde o início da nossa era até previsões para um futuro brilhante da humanidade”, justifica.

Música Clássica orquestrada por Mozart, Beethoven ou pelo The Piano Guys - formado pelo pianista Jon Schmidt e pelo violoncelista Steven Sharp Nelson. A dupla norte americana faz arranjos e misturas de músicas populares e clássicas, como a Quinta Sinfonia de Beethoven, preferida de Allan para se inspirar enquanto desenvolve os projetos. ELE,

ALLAN CHIERIGHINI

GOSTA DE

Ouvir The Piano Guys e John Mayer para criar, dos assuntos que envolvam a complexidade do universo e sua magnitude infinita, dos clássicos do cinema, como a premiada trilogia O Poderoso Chefão e da arquitetura modernista dos geniais Mies Van Der Rohe, Tadao Ando e Frank Lloyd White.

Allan é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Barddal de Artes Aplicadas e sócio fundador do Progetta Studio, fundado há 15 anos, em Florianópolis. O escritório, comandado junto com a sócia Graziella Oliveira, desenvolve projetos arquitetônicos, urbanísticos, estruturais e de interiores para vários segmentos. Criações assinadas pelo escritório, que participaram de mostras de decoração, são premiados em diversas categorias.

O Poderoso Chefão. Allan tem grande admiração pelos clássicos do cinema, como esta premiada trilogia dirigida por Francis Ford Coppola - um clássico dos longa metragens que ainda hoje conquista quem assiste. A trajetória da família Corleone, contada pela visão de Coppola, é muito interessante. O jogo estratégico apresentado e os sucessos e fracassos dos personagens ensinam muito sobre como levar a vida com coragem, ousadia e dar valor à família.

Traços e ensinamentos dos mestres modernistas: Mies Van Der Rohe, Tadao Ando (foto) e Frank Lloyd White. Verdadeiros artistas à frente da sua época, deram início, junto com outros grandes arquitetos, ao movimento modernista mundial. As linhas simples que caracterizam este estilo, são bastante presentes na arquitetura contemporânea.

MOVIMENTO DE DESIGN

*TEXTO CRIADO COM COLABORAÇÃO DE LU MORAES E FABI HENRIQUE

NOVOS HORIZONTES, DESLUMBRAR E CONHECER AS TENDÊNCIAS DO DESIGN E DA ARQUITETURA. A 60ª EDIÇÃO DO SALONE DEL MOBILE MILANO É UM RECOMEÇO NUMA PASSAGEM PELO PASSADO, ATENÇÃO AO PRESENTE E OLHAR PARA UM FUTURO DE REFÚGIO.

A união de arquitetura do Velho Mundo - na cidade, palco de histórias de grandes mestres como Leonardo Da Vinci - com a arte contemporânea, o design, a arquitetura de interiores e as tecnologias da atualidade e para os próximos anos revela o conceito desta edição do Salone del Mobile Milano. Com os últimos anos represando os desejos, inclusive dos encontros, a Semana de Design de Milão na metrópole italiana marca as (re)descobertas numa intensa e profunda conexão com lançamentos, novidades e estéticas.

A Semana de Design de Milão proporciona uma imersão com tempo em cada espaço, avaliação e a extração dos conceitos de renomados designers, um clima amigável no ar numa programação que inclui o Salão do Móvel de Milão, o Fuori Salone, comemorando 30 anos, e uma infinidade de eventos paralelos criados para todo o planeta.

Em 2022 o maior evento internacional de design e mobiliário terminou com gostinho de quero mais. Depois de dois anos de cancelamento, por causa da pandemia, o festival retornou com um motivo ainda mais especial, para celebrar os 60 anos como a mais importante vitrine mundial de inovação e criatividade em design. E para marcar esta data, temas importantes e mais do que necessários ganharam notoriedade em muitas criações: sustentabilidade e consciência ambiental, principalmente, na produção de móveis.

Nesta edição, frequentadores deste movimento de design celebrado no calendário mundial, os arquitetos Graziella de Oliveira, Allan Chierighini, Cris Araújo, Flávia Kloss e Ágata Cipriani revelam os momentos especiais deste reencontro com inspirações e informações de tecnologia, expressão artística, ousadia e vibração nos materiais e equipamentos de todos os ambientes.

“Sobre energia e vibração nas ruas, podemos destacar muita positividade nas pessoas. E a arquitetura de interiores representou e expressou em linhas orgânicas e fluidas toda essa congruência de sentimentos. Pelas cores e texturas, um sentimento muito intenso de regeneração marcou o evento em 2022. Tonalidades variadas, das cores fortes, passando pelas terrosas, e também as representadas pela natureza em toda a sua expressão”, pontua Allan Chierighini.

“Já estávamos com saudade de toda essa movimentação que acontece na semana mais importante para o design mundial. E como era de se esperar as marcas estavam ansiosas e bem preparadas para mostrar ao mundo suas novidades. A feira estava repleta de cores, formas e texturas, além de muita tecnologia. O que pudemos observar é que o mundo anseia por sustentabilidade e as marcas estão preparadas para suprir essa expectativa”, ressalta a designer de interiores Linda Cris Araújo.

“A super queridinha da vez inaugurou sua presença física em Milão neste ano. A marca foi criada em 2021 como uma divisão de moda casa da tradicional grife italiana. E virou sucesso instantaneamente emprestando seu nome para diversos produtos, como acessórios, móveis e têxteis. Quem conferiu de perto se encantou com as coleções Blu Mediterrâneo e Carreto, esta última inspirada na Sicília”, revelam Graziella de Oliveira e Allan Chierighini sobre Dolce & Gabanna Casa.

O coração da Ágata Cipriani bateu mais forte pela exposição apresentada pela Moooi, uma instalação multissensorial que equilibra o uso da tecnologia, design e lifestyle com a criação de diversos designers e artistas. “As formas mais orgânicas do mobiliário e a quebra da linearidade ganham força nesta edição. Entre as andanças, a exposição da Moooi foi indescritível pela potência cinestésica do espaço montado. A marca tem um portfólio completo. Chamou a atenção uma luminária difusora de aromas que se move conforme a música e a transição da luminosidade, também as estampas e criação cromática”, conta Ágata.

“Estivemos no Palazzo Durini Caproni di Taliedo para conhecer a mostra da poderosa marca de design italiano com cadeiras, poltronas e sofás incríveis, compondo brilhantemente com o cenário de luxo do século 17. Ali, ícones do design nos

surpreenderam com tamanha criatividade e reinvenção. Ficamos emocionados ao ver os trabalhos consagrados dos brasileiríssimos Irmãos Campana. E por falar neles, o que dizer de estar no centro do design e ver a qualidade e a explosão de talento dessa dupla que está entre as maiores marcas - criando produtos para Edra, Louis Vuitton, entre outras, recebendo premiações no mundo inteiro com suas peças de arte disruptivas?”, destaca Graziella de Oliveira .

A arquiteta Flávia Kloss atenta aos lançamentos da indústria e às respostas materializadas nos estandes e mobiliários exibidos observou que a paleta neutra cedeu espaço para os tons verde, azul e marsala mais acinzentados, combinados a matizes impactantes como o laranja, amarelo e roxo. “A presença do verde das plantas nos ambientes e instalações foi notável, assim como a mudança cultural da preferência por materiais naturais, eficientes e produtos fabricados a partir do reuso. Tudo isso, reverberando na estrutura das moradias, dos negócios e da cadeia como um todo”, destaca Flávia

*TEXTO CRIADO COM COLABORAÇÃO DE CRISTINA IGLESIAS OS TAPETES SÃO PROTAGONISTAS, CRIANDO CONEXÕES COM AS DIFERENTES CULTURAS. ESTE ANO NO SALONE DEL MOBILE EM MILÃO, ENTRE DIFERENTES FORMAS, VALORIZARAM A AUTENTICIDADE E SUSTENTABILIDADE.

Um elemento que transforma o ambiente e entrelaça histórias ao revelar a essência de cada trama, de cada fio e o respeito à sua cultura. O tapete vai além de uma peça de décor. Ele valoriza a obra de arte ao criar e desenvolver uma peça feita à mão. A cultura conecta-se com o feito à mão numa redescoberta dos processos produtivos em que a peça é alma, é dedicação e cuidado numa forma de ser e existir a partir de aprendizados passados de geração em geração.

A maior feira de design do mundo, o Salone del Mobile, revela o DNA de marcas que se reinventam, expandindo as barreiras da inovação e revelando as possibilidades da sustentabilidade e consciência ambiental na filosofia do design. Os tapetes com cores e texturas que traduzem memórias, que incorporam os elementos personalizados que emergem em criações únicas, autênticas em todo os sentidos.

Os contrastes trazem o feito à mão revelando significado de formas. A designer, professora de história da arte e proprietária da Oriente- -se, Cristina Iglesias, passou pela maior feira de design do mundo com um olhar intenso para a criação do feito à mão e a extensão do tapete na sua origem e nos impactos no planeta. Um reconhecimento de valores e tendências que divide com os leitores da Destaque Décor compartilhando a experiência e a crença no design de cada peça.

NanIMARQUINA

“Entendendo um tapete como a alma de um espaço, as formas, texturas e cores da Nanimarquina buscam melhorar o bem-estar das pessoas”. A empresa criada em Barcelona é referência internacional em tapetes contemporâneos. Nesta edição da Feira de Milão reforçou o valor do feito à mão, destacando a responsabilidade ética para minimizar o impacto ambiental e gerar benefícios sociais em todas as etapas de produção e distribuição. “A desenhadora Nani Marquina junto com os colaboradores criam uma série de tapetes produzidos na Índia e Paquistão”, explica Cris. Em 2022 a marca apresentou um novo design numa coleção de tapetes com essência flexível e sustentabilidade em mente para projetos internos e externos. “O lançamento deste ano é baseado nos fios de sobras de lã de anos de produção que deram origem à uma quantidade relevante de resíduos. Esse montante de sobras é a matéria-prima para a produção de tapetes com lã e cores misturadas numa trama texturada e franjas multicoloridas”, revela Cris sobre o conceito de sustentabilidade da feira e também da marca. Além disso, a marca tem um importante papel social. “A marca patrocina e cuida das crianças, filhos dos tecelões, dando estudo e uma série de colaborações que contribuem com o desenvolvimento e aprendizado”, reforça Cris. Uma forma de agir que permite criar peças únicas que combinam tradição com contemporaneidade e preservam um legado cultural.

GAN

“Na GAN, os tapetes não são simples objetos decorativos, mas sim um sistema de formas e volumes que redefinem o conceito de habitabilidade. Todos produtos são fabricados na Índia, por artesãos especializados que utilizam algumas das melhores fibras naturais como algodão, juta, lã, bem como fibras recicladas”. A marca tem um conceito inovador e contemporâneo do feito à mão e reforça constantemente a importância das técnicas sustentáveis. A revisão respeitosa das tradições e trabalho trouxe um novo olhar para o Salone del Mobile. “A idealizadora da nova coleção Mapi Millet junto com Alvaro Catalan de Ocon pensaram na sustentabilidade e criaram os tapetes- manifesto, feitos à mão e que representam fielmente quatro dos rios mais poluídos do planeta: Ganges, Indo, Níger e Yangtze. Com os resíduos jogados nestes rios que chegam ao mar e são fonte de poluição resolveram criar os tapetes. As peças são produzidas com fibras pet recicladas numa proposta que sugere um diálogo sobre as questões globais. “Os tapetes são sustentáveis e podem ser usados em áreas externas. As peças também indicam a quantidade de dejetos em determinado ano que aparecem em marcações únicas em cada peça”, destaca Cris. Uma proposta que enfatiza o compromisso da GAN na fabricação manual como a lã, algodão e também as fibras pet.

“THE CONSTRUCTION OF BEAUTY”

A LUDICIDADE DE UM TRAÇO AUTORAL QUE TRADUZ A ESSÊNCIA DAS EXPERIÊNCIAS E CRIA AS FORMAS DE UMA COLEÇÃO QUE CONQUISTA O MUNDO. A DESIGNER LINDA MARTINS REVELA NA DESIGN WEEK DE MILÃO UM PROCESSO CRIATIVO SOFISTICADO E CONTEMPORÂNEO.

Os processos da vida que permitem desabrochar, com um olhar para pequenos momentos que constroem uma história direcionam os caminhos de Linda Martins ao mundo. A designer expondo, pela primeira vez, na Design Week de Milão com o Studio Linda Martins, revela a concepção de peças da coleção “The Construction of Beauty”, no Brera Design District com a leveza característica da marca de desenhos com traços únicos. A vivência e experiência em diversos países, com o aprofundamento em cada uma das novas culturas, trouxeram uma nova possibilidade que direcionou o estudo da designer e desenvolvimento da carreira.

A coleção “The Construction of Beauty” tem peças de tecidos ecológicos, madeiras nobres e traz, em cada traço e detalhe, a bossa do mobiliário brasileiro. A cadeira brisa, criada especialmente para este momento em 2022, representa a suavidade, frescor e, ao mesmo tempo, presença - características tão marcantes de um encosto em madeira maciça e assento em estofado. Uma peça atemporal e cheia de autenticidade, marcas de Linda Martins que tem formação em ‘Tendências para Designers Profissionais’ e ‘Design de Produtos’ no Instituto Marangoni, em Milão, na Itália. Uma proposta que ressalta elementos minimalistas contrapostos com detalhes únicos que trazem conforto, estilo e elegância.

A designer coleciona importantes prêmios como o A’Design Award 2018, com a cadeira Lady, A’Design 2019 nas categorias Silver com a poltrona La Tarde e a penteadeira Essential e na categoria Bronze com a poltrona Le Fleur. Em 2020, conquistou novamente um prêmio no A’Design com a Poltrona Cecília e a cadeira Sushi. Neste mesmo ano ainda conquistou reconhecimento no Muse de NY com a Poltrona Cecília.

O lúdico sempre fez parte da carreira da designer Linda Martins. Muito antes de ingressar no mercado que atua hoje, Linda trabalhou com design gráfico e ilustração.

O conceito autoral de Linda que expressa a leveza, funcionalidade e elegância transmite a personalidade em cada peça. As curvas sinuosas esculpidas diretamente na madeira, os preceitos da marcenaria antiga numa proposta descontraída, inspiração e linhas modernistas que direcionam a qualidade construtiva, soluções sustentáveis criam volume estético revelam um desenho que transcende as formas e traduz a essência da designer Linda Martins de lifestyle completo com estilo singular e uma experiência no universo do décor.