Revista Destaque Decor- Agosto e Setembro 2020

Page 1

DNA UMA CASA, VÁRIOS AMBIENTES E DIVERSAS LINGUAGENS. UM MOSAICO DE ESTILOS COM OUSADIA E EXCELÊNCIA NA COMPOSIÇÃO DE MUITA PERSONALIDADE.







Casa Geraldo (47) 3435-2080 R. Dr. João Colin, 1756 - América


COLCHÃO VERNAZZA - BASE BELLA DECOR PÉ RENZO CROMADO Garden Loft Adriana Piva CASACOR SANTA CATARINA Rua Max Colin, 1030, Joinville

47 99999-0944

Rua 292, 306, Itapema

47 99954-5440

CasaHall District Sala 02, Balneário Camboriú

47 99600-4200

www.reveev.com.br





DESTAQUE DÉCOR

“Tudo Novo de Novo” O recomeço de um ciclo sempre desperta certa ansiedade, mas encarar esse momento como sendo algo rotineiro vai deixar tudo mais leve. A chegada da pandemia do coronavirus adiou planos, mudou a forma de vivermos e, principalmente, a maneira como convivemos com as pessoas. Estamos tentando entender quando tudo isso vai acabar, mas ainda não existem respostas. Enquanto vamos administrando os dias desafiadores, surgem alternativas que vão transformando os obstáculos em grandes oportunidades. Claro que emocionalmente quase todos nós passamos pelas fases da dúvida, medo e insegurança. De mansinho ou loucamente, cada um no seu tempo, aos poucos descobrimos que a ressignificação trouxe novos questionamentos e abriu caminhos para reorganizar a agenda num novo modelo. Agora o home-office, as reuniões à distância, por ligação, vídeo, zoom já são parte da nossa vida e, muitas vezes, uma alternativa para um sistema híbrido de trabalho. Este novo modelo de trabalhar, viver e socializar é em casa. Os ambientes têm novos significados e com isso, aquele piso que não está tão bonito, aquele quadro que deixamos para pendurar “amanhã” e a reforma daquele espaço que ficou para o próximo ano viraram prioridade. Estas necessidades aqueceram o mercado da decoração, do design e da arquitetura. As compras de produtos de decoração e utilidades domésticas são segmentos crescentes durante a pandemia. Uma coisa é fato. O “caos” aos poucos vai ficando mais ameno e já enxergamos oportunidades tudo de novo.

Expediente Direção Armandio do Nascimento gestor@revistadestaquedecor.com.br 47 99104-7233 Jornalista Responsável Schayla Kurtz Jurk (MTB 02354-SC) jornalismo1@revistadestaquedecor.com.br Redação Graziela Sielski, Fabiana Rodrigues, Roberta Dietrich e Schayla Kurtz Jurk Capa Ambiente: Rodrigo Jorge / Foto: Fabio Jr Severo Comercial Norte Miriam Machado m.destaquedecor@gmail.com (47) 99743-1099 Comercial Litoral e Vale do Itajaí Armandio do Nascimento comercial@revistadestaquedecor.com.br (47) 99104-7233 Projeto Gráfico studioguide.com.br Diagramação Rafael Foigt rafael@studioguide.com.br ADM / Financeiro Carolina Tolentino financeiro@revistadestaquedecor.com.br 47 99172-5364 Assinaturas assinaturas@revistadestaquedecor.com.br Circulação Santa Catarina e Paraná / Periodicidade Bimestral Artigos assinados não expressam, necessariamente, a opinião da revista.

A Revista Destaque Décor é uma publicação editada por Editora Top Ltda. R 3300, nº 360 sala 107 A-57 - Centro - Balneário Camboriú/SC +55 47 2125-8331 | www.revistadestaquedecor.com.br

Por isso, nesta edição criamos uma coleção de referências visuais, especialmente de design, decoração e arquitetura. Um conteúdo que expressa o universo do décor por vários ângulos e repleto de histórias. Boa leitura! Schayla Jurk

Arquitetos, designers e paisagistas interessados em publicar seus projetos devem encaminhar um e-mail para jornalismo@revistadestaquedecor.com.br com as fotos dos ambientes e uma breve descrição da obra para análise.

12


Faça da sua rotina, um ritual. Linha Deca Twin Colore. Água filtrada e estilo sempre a mão.

Conheça as combinações de cores disponíveis em :

(47) 3367-6598 4ª Avenida, 415 Centro, Balneário Camboriú/SC


DESTAQUE DÉCOR

SUMÁRIO

Destaques 42 PERFIL Status: ex-bagunceira 44

G A L ER I A

48

TA L EN TO

52

C A PA

Jean Tomedi

Diego dos Santos DNA

Em Foco REDAÇ ÃO 20 DA Cantinho da Leitura 62

EN T RE V IS TA

Arquitetura da Cura

Identidade 34

EU GO S TO

• Maria Fernanda Paes de Barros • Ále Alvarenga

14

Tendências OR DO MÊ S 148 CArquitetura, Arte, Moda e Design


Cenários UR ISMO 162 TDiário de Turismo

Detalhes 22

V I T R INE • Oásis para o bem-estar • Convívio ao ar livre

Arquitetura

• FG Empreendimentos • StudioCasa90 • Inusittá Itapema • Mariana Campezato • Atelier de Arquitetura e Interiores

74

Bianca e Bárbara Lehmkuhl • Daniele Mais • Handry Roth • Studio Architetonika Nomad • Metrik Design • Almeida Santin • Arch Linea Studio

Seções

16 18 28 38 40 66 142 150 152 154 160 161 166

ACONTECE ARTE IMPRESSA VITRINE DÉCOR DESIGN AUTORAL HIGH TECH DESTAQUE PRIME AMBIENTE NEXT STOP ARQUITETANDO GIRO DÉCOR SABOR EMPÓRIO DO LADO DE CÁ

• Gabriela Herde

15


H Divulgação

DESTAQUE DÉCOR

A C O N T E C E

RODA GIGANTE FG BIG WHEEL

A FG BIG WHEEL terá 65 metros, com altura total de 82 metros acima do nível do mar, similar a de Londres, com operação diurna e noturna, passando a figurar, mesmo antes da inauguração, como um grande entretenimento para a região. A FG Empreendimentos sempre teve como principal premissa posicionar Balneário Camboriú como um destino turístico no cenário nacional e no exterior e, agora, passa a assinar a maior roda gigante estaiada da América Latina. O projeto prevê um forte impacto no turismo e na urbanidade do município catarinense e tem a expectativa de receber entre 450 e 600 mil visitantes ao ano. A FG BIG WHEEL contará com 36 cabines climatizadas que proporcionarão vistas panorâmicas da cidade e da orla, num passeio silencioso e seguro. A atração está numa área privada de 37.500 metros quadrados, localizado no costão da Barra Norte de frente para orla de Balneário Camboriú, e contará com uma completa estrutura de lazer e entretenimento. O equipamento deve iniciar a operação em dezembro deste ano.

16

ARCAH E ORNARE ORGANIZAM LEILÃO VIRTUAL DE OBRAS DE ARTE

O MakeUp Your Heart 2020 traz obras de artistas de diversas áreas. Cinco delas são inspiradas na vida e obra de Tarsila do Amaral e têm curadoria de Tarsilinha do Amaral, sobrinha neta da artista. Toda renda será revertida para projetos da ARCAH, em prol de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Este é o 4º ano consecutivo, que Ornare e ARCAH unem forças para arrecadar recursos que serão investidos nos programas da ONG junto à população em situação de rua. O MakeUp Your Heart em São Paulo chega a esta edição com mais de 60 artistas, arquitetos e estilistas renomados que emprestaram o talento na elaboração das obras de arte em formato de coração.


A C O N T E C E

MINIMALISTA

A linha Picco revolucionou o conceito de downlight. O nome traduz a essência da miniaturização da luz de alta eficiência. A origem vem de piccolo, em italiano, significa pequeno, remetendo a dimensão reduzida. O visual simples e clean desta linha são ideais para diferentes espaços, surgindo como uma possibilidade de peça curinga para iluminar áreas específicas. Picco faz parte do catálogo de produtos da Ilustres Iluminação. A utilização do LED integrado possibilita a redução do tamanho e um corpo único, sem molduras e emendas.

GUARARAPES INAUGURA ESPAÇO INOVADOR VOLTADO AO DESIGN EXPERIENCE A Design Store conta com todo portfólio da empresa de MDF em espaços pensados para atender aos profissionais de arquitetura e interiores. O conceito do novo projeto surgiu após a equipe Guararapes visitar a NRF, maior evento de varejo do mundo, em Nova York. Em um misto de exposição de produto, pick up store e local de inspiração, a Design Store chega ao mercado nacional focada na experiência do usuário. O primeiro showroom funcional - a Design Store é um convite aos profissionais, especificadores e clientes a uma vivência mais profunda com a marca, envoltos em um cenário que demonstra a versatilidade do MDF e as emoções que o material é capaz de transmitir. Localizada na charmosa Avenida do Batel, coração das lojas de design de Curitiba, a Design Store já abriu as portas como um local para incentivar a criatividade e as boas ideias.

17


DESTAQUE DÉCOR

A RT E

IMPR E S S A Coleção Fulvia e Adolpho Leirner

Ana Paula Cavalcanti Simioni Luciano Migliaccio

1

ART DÉCO NO BRASIL COLEÇÃO FULVIA E ADOLPHO LEIRNER

ARQUITETURA NO DIVÃ: A 4ª DIMENSÃO DO ESPAÇO

ALGUÉM PASSA POR AQUI E DEIXA ALGUMA COISA

O livro é pensado para oferecer noções básicas de psicanálise para arquitetos e ajudar a interpretar as demandas dos clientes. A obra reúne histórias que expressam situações recorrentes na rotina desses profissionais cruzadas com explicações de conceitos e reflexões da autora sobre cada caso. A rotina profissional como arquiteta e a troca de ideias com colegas criaram a curiosidade na autora sobre as questões da subjetividade da área. Shirlei estudou teoria psicanalítica e uniu pontes entre a intuição de arquiteta e a percepção dos desejos sublimares dos clientes. “Essa nova perspectiva suavizou demais meus conflitos e me permitiu desenvolver algo fundamental na lida com os clientes: a empatia”, conta Shirlei.

O livro da decoradora Marina Linhares tem o ponto de partida numa pequena casa abandonada na Serra da Bocaina, repleta de memórias afetivas. A obra reúne uma extensa pesquisa de referências e inspirações que definiram os elementos de um projeto improvável: uma casa-livro que conduz a um exercício coletivo de olhar. Transitando entre a poesia e a filosofia, o texto da escritora Noemi Jaffe enriquece de sentidos o universo da casa “em permanente construção”. A cumplicidade impregnada no ensaio fotográfico de Ruy Teixeira desvela as descobertas desse roteiro que tem projeto de Baba Vacaro. O livro tem postais encartados e QR-Codes que conduzem a vídeos produzidos nos locais da pesquisa.

AUTORA: Shirlei Zonis

AUTORA: Marina Linhares

AUTORES: Luciano Migliaccio e Ana Paula Cavalcanti Simioni

EDITORA: Olhares

EDITORA: Olhares

EDITORA: Olhares

O livro analisa a obra da coleção Fulvia e Adolpho Leirner, repassando, a partir do que sobressai em cada item, os diversos aspectos artísticos do período. Cada obra vem acompanhada também de um percurso em exposições e publicações. Ana Paula Simioni e Luciano Migliaccio escreveram um documento sobre o período que demonstra a relevância da atuação de Fulvia e Adolpho como colecionadores e a importância no mercado de artes no Brasil. “Compreender a lógica que perpassa a coleção, o princípio norteador de cada aquisição, de cada obra em particular, requer debruçar-se sobre as disputas em torno da definição de arte moderna, das quais os colecionadores participam com uma posição consciente e bastante original para o meio local”, comentam os autores.

Assine a revista Destaque décor e receba o melhor conteúdo impresso por R$ 110,00 anual. (47) 2125-8331 / assinaturas@revistadestaquedecor.com.br / www. revistadestaquedecor.com.br

 FACEBOOK Curta a nossa página revistadestaquedecor

18

 INSTAGRAM Acompanhe nosso perfil @revistadestaquedecor

 TWITTER Siga-nos no Twitter @revistadestaquedecor

 WEB Novidades no nosso site revistadestaquedecor.com.br



DESTAQUE DÉCOR

Cantinho da leitura

“A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em um lugar”. A célebre frase do escritor português José Saramago desperta aquele desejo de criar um espaço especial na casa para curtir um bom livro. O ambiente acolhedor é perfeito para relaxar longe do barulho. O lugar pode ser num pequeno espaço do quarto, varanda e integrado com a sala de estar. O cantinho da leitura é um ambiente aconchegante, bem iluminado e com personalidade para trazer a tranquilidade de uma experiência especial pelo universo das letras. Preparamos uma seleção de poltronas e pontos de luz para uma decoração autêntica deste cantinho de descompressão da casa. Boa leitura!

POLTRONA RE-VIVE NATUZZI ITÁLIA

CADEIRA GABRIELA LINHA SUMMA, DA TRAMONTINA

CESTITA SANTA & COLE

HERMIT LAMP NOEMI SAGA ATELIER (BOOBAM)

LUMINÁRIA ANA PEDRO MENDES

POLTRONA DELÍRIOS GUTO REQUENA

POLTRONA PIÃO MULA PETRA

20


D A

R E D A Ç Ã O

PENDENTE FINA FLOR CRIS BERTOLUCCI

POLTRONA DE BALANÇO LOOP REJANE CARVALHO LEITE

POLTRONA TEMES LATTOOG

CADEIRA ISIS SIERRA POLTRONA CAYMMI RONALD SASSON

COOLER ABAJUR DESIGN BY KAMY HOME

21


DESTAQUE DÉCOR

Oásis para o bem-estar Os espaços funcionais e privativos, limitados aos momentos de higiene e cuidado pessoal, hoje são protagonistas de um novo papel de spa. As salas de banho, verdadeiros refúgios de descanso e introspecção, surgem num ambiente aconchegante. A escolha de elementos intimistas e tecnológicos contribuem para criar uma experiência de bem-estar. A principal diferença de um banheiro comum para sala de banho está justamente na decoração e nos recursos que propiciam a tranquilidade de um bom banho, ouvindo música e usufruindo de cosméticos que criam a sensação máxima de autocuidado. As tendências em soluções e design trazem para este espaço um conceito contemporâneo que são um convite para estar com si mesmo.

22

AIR MASSAGE SCAPE A Banheira com conceito freestanding tem fácil instalação e pode ser colocada solta no ambiente, sem necessidade de alvenaria. A peça tem sistema de Air Massage com 210 mini jatos de ar que são misturados na água de forma silenciosa, criando um relaxante efeito de borbulhas. A banheira com cromoterapia e painel de controle touch é perfeito para o relaxamento.  82 CM  175 CM  82 CM

ESPELHO GOTA ORVALHO Esta peça de design limpo, ousado e funcional explora a singularidade e leveza da madeira. O espelho gota é usado em quatro posições distintas com trocas que dispensam novos furos na parede. A moldura de madeira tem estética ousada com estrutura impermeabilizada e disponível em 3 tamanhos. Um verdadeiro coringa para decoração da sala de banho.  70 CM  6 CM  60 CM


V I T R I N E

ELEGANCE A aposta em cores mais fortes e sofisticadas cria um design diferenciado e cheio de estilo na sala de banho. O Kit Box Elegance com roldanas aparentes traz sofisticação e privacidade ao ambiente. A cor dourada destaca a originalidade no kit de ferragem para box de banho e portas de vidro divisórias de ambientes.  35 CM  35 CM  50 CM

BOSQUE

SABOARIA ARTESANAL Uma rotina de skincare é a grande tendência de um momento de autocuidado. Usar um sabonete artesanal é uma proposta única. Na criação do produto artesanal @santoluxo.atelie, Daniele Perepelicia usa a mesma receita e os mesmos aditivos, mas nenhum sabonete será exatamente igual ao outro. Uma experiência sensorial de textura, forma e cores digna de um spa.

Luxo, arte, natureza e refúgio inspiraram a criação da coleção Bosque, lançamento da Roca Cerámica. Impactante, a coleção eleva o porcelanato ao nível de arte, propondo uma nova maneira de revestir as paredes de uma sala de banho. O formato com altura do pé direito padrão garante uma aplicação prática, sem recortes e desperdícios. A ilustração ganha realismo com a tecnologia da impressão HD.  250 CM  7MM  120 CM

23


DESTAQUE DÉCOR

A R Q U I T E T U R A

Convívio ao ar livre A área externa é um importante espaço em tempos tão desafiadores de uma pandemia. Estar em casa é um hábito que virou rotina e uma nova descoberta surge neste processo de vivenciar plenamente todos os ambientes nos momentos de lazer e trabalho. O jardim e as áreas externas são protagonistas neste novo normal e trazem a sensação de convívio com a natureza, mesmo sem sair de casa. O canto para descansar e curtir o dolce far niente é multifuncional e uma extensão do espaço interno. A área externa elegante e charmosa serve para os momentos de relaxamento e descontração que com inspiração e seleção de peças pontuais traz o melhor do design aliado ao conforto.

OBJETO DE DESEJO PARA INVERNO Ter uma lareira na área externa é um privilégio que traz personalidade, acolhimento e aquela sensação de aquecimento nos dias mais frios. Os modelos modernos, seguros e inovadores descomplicam a instalação de uma lareira ecológica da SC Lareiras e trazem aconchego para aqueles dias e noites de temperaturas baixas.

ANGIE A funcionalidade da chaise é perfeita para a área externa. Com revestimento sintético que possui resistência ao desbotamento e repele a água, promove uma secagem rápida, essencial para um espaço ao ar livre. Como o ambiente é pensado para o relaxamento, escolher peças com design mais rústico ou casual é a melhor pedida. As chaise Angie da Sierra é favorita porque garante muito conforto e acomoda mais de uma pessoa, ideal para curtir com a família.  73CM  170 CM  140 CM

24


V I T R I N E

PÉROLA Com o efeito da leveza do ar e com a delicadeza dos traços, o maxi balanço Pérola Marta Manente, contempla conforto e acolhimento. As formas que interagem harmonicamente também permitem diferenciais no design e na função. O embalo pode ser na forma tradicional, sentado, ou até mesmo deitado, proporcionando descanso ao corpo e alma.  147CM  173 CM  84 CM

PUÃ

NAMORADEIRA Este banco bananeira da Plantar Ideias é um redesenho das tradicionais namoradeiras, com três lugares e um design tropical. Reflete uma nova proposta de interação entre as pessoas e o mobiliário que faz parte do catálogo Boobam. Os elementos metálicos são em aço inox, um material mais resistente às intempéries e que não danifica o concreto. É uma peça para aproveitar a vida.

O formato inspirado nas hortas em mandala propõe a integração da natureza nos espaços de viver. O herbário Puã by Daniela Ferro é um resgate da jardinagem lúdica e terapêutica. Uma peça que instiga momentos de relaxamento e introspecção numa área externa. A peça é formada por um grande aro metálico e uma malha geométrica que abriga vasos colocados alternadamente. Puã contribui na ambientação de espaços ao ar livre e convida a reconectar com a terra num ritmo pausado do crescimento das plantas.

 43 CM  132 CM  86 CM

25




DESTAQUE DÉCOR

Clean e delicado

A inquietude e a busca constante pelo desenvolvimento de tecnologias e produtos trazem novidades ao sistema Lumi. O elegante armário, lançado em 2019, ganha uma versão com portas deslizantes, possibilitando a otimização do móvel ao economizar espaço. O armário deixa o ambiente com aspecto clean e delicado, além de garantir liberdade na hora de compor a decoração. O sistema com elementos luminosos eleva os móveis ao status de ‘vitrine’ de objetos pessoais devido a moderna tecnologia de iluminação interna e a mistura de materiais como alumínio e vidro.

Bontempo | Florianópolis | Balneário Camboriú | Joinville | www.bontempo.com.br 28


V I T R I N E

D É C O R

Perto do fogo

A estação das temperaturas mais baixas é um convite para um momento aconchegante perto de uma lareira. Além do conforto instantâneo, um modelo eficiente transforma os ambientes num refúgio. Essa lareira à etanol tem tocheiro redondo. A funcionalidade dos modelos, a praticidade da instalação e o conceito ecologicamente correto aliam o produto a uma experiência relaxante.

SC Lareiras | Florianópolis – SC | (48) 99665-9392 | www.sclareiras.com.br 29


DESTAQUE DÉCOR

Feeling

A semente sintetiza o princípio e a vida. O encontro de elementos que germinam uma profusão de seres, humanos e naturais. Espécies únicas de fauna e flora, delineando a elementaridade e essencialidade. Neste cenário, nasce a série Veredas do designer mineiro Mauricio Bomfim. A poltrona Baru é a tradução de dureza e versatilidade nesta coleção. A peça é inspirada na castanha Baru, de casca rígida e abaulada como o contorno da poltrona. O design firme e minucioso contrasta com um extremo conforto da pena de ganso no assento e no encosto.

Mobiliáa - Mobiliário Corporativo e Residencial | Balneário Camboriú – SC | (47) 3065-0998 | www.mobiliaa.com.br 30


PRO

ILUSTRES ILUMINAÇÃO Minimalismo // ARTE // TECNOLOGIA // PROJETOS EXCLUSIVOS Venha conhecer nosso Espaço Garagem Assinado por Emanuel Vasco Nunes

Avenida das Gaivotas, 100 Ariribá • Balneário Camboriú 47 3344-0418 • 3344-1502 www.ilustres.com.br


DESTAQUE DÉCOR

Minimalista

Com forte apelo conceitual e moderno, a Poltrona Maestri da Sierra tem design assinado por Regis Padilha. A poltrona tem geometria limpa e uma estrutura de linhas retas, compostas por madeira e inox que suspende uma pele, projetando uma ergonomia suspensa como uma rede. A harmonia entre madeira, couro e metal resultam num contraste geométrico. Inspirada nas linhas históricas da Sierra, o produto simboliza a modernidade da grife brasileira, sem perder a essência evidente na costura manual e sustentabilidade dos materiais.

Sierra Móveis | Joinville - SC | (47) 3439-4484 |  sierrajoinvilleoficial 32


Jé ssica Gnoatto Arquiteta

Cortinas Persianas Papéis de Parede Tapetes Objetos Decorativos Pisos Vinílicos

Avenida Nereu Ramos, 4981 - Meia Praia - Itapema - SC 47 | 3368.0888 Rua Eugênio Fagundes de Morais, 228 - Canelinha - SC 48 | 3264.0339 modadacasadecor


DESTAQUE DÉCOR

E L A,

MARIA FERNANDA PAES DE BARROS GOSTA DE Gosta de compartilhar sonhos, sorrisos, ideias, descobertas e saberes. Gosta também de descobrir junto, co-criar, encontrar novos caminhos, repensar usos e proporcionar um novo olhar para aquilo que já estava ali, mas que aparentemente ninguém dava o devido valor. Apaixonada pela natureza e pelas tradições culturais e artesanais brasileiras, trabalha com o que ama, viajando o Brasil para desenvolver projetos com artesãos, guardiões de diferentes técnicas que atravessam gerações. Seja em uma aldeia indígena, seja em um lançamento em São Paulo, seus olhos transbordam o encantamento pelo artesanato brasileiro e as mil e uma possibilidades.

LUMINÁRIA NI Talvez a peça que melhor simbolize o propósito de Maria V IA JAR

Fernanda e da marca, a Yankatu, seja a Luminária Ni de

Ama viajar e já conheceu vários lugares do

mesa. Uma releitura das tradicionais flores em cerâmica

mundo, mas ama a região do Alter Chão e as

no Vale do Jequitinhonha, quando acesa ilumina o

águas cristalinas dos rios Tapajós e Arapiuns.

trabalho da artesã Deuzani Gomes dos Santos.

Além da beleza natural, o lugar encanta pela riqueza cultural e artesanal. É lá que é comemorado o Festival do Sairé, criado ainda na época dos jesuítas. É nas margens do Arapiuns que existe a cestaria de trançado de palha de tucumã com tingimento natural.

AR T ESANATO BR ASILEIRO A casa de Maria Fernanda é repleta de peças de artesanato que traz das viagens, dos artesãos que conhece e também de amores à primeira vista adquiridos em feiras e lojas especializadas. É apaixonada pelas histórias de cada peça, de quem fez, das recordações que trazem.

34

ES TAR CERCADA DE ANIMAIS É parte da rotina diária de Maria Fernanda. A filha também é apaixonada pelos animais e em breve mudarão para uma casa para poder criar os 6 cachorros com mais espaço. O mais incrível é que encontraram uma casa que já veio com 2 cabras e 30 galinhas e conectou ainda mais com a vida mais simples e verdadeira que tanto buscavam.

COLEÇÃO DE BANQUINHOS A coleção começou quando viu pela primeira vez um banco do S. Fernando, da Ilha do Ferro, AL. Um misto de banco, escultura, árvore, liberdade, criatividade e história. A partir dali não parou mais e trouxe bancos da África, do Chile e diversos lugares do Brasil. O banquinho que mais encanta é aquele que ganhou de D. Vitalina quando conheceu o Vale do Jequitinhonha. Cada um tem uma história.



DESTAQUE DÉCOR

E L E,

ÁLE ALVARENGA GOSTA DE Gosta de High and Low que são coisas que devemos assumir como essenciais na vida. Novamente falando sobre design democrático ou design que está disponível para todas as pessoas do mundo, traz as Havaianas clássicas que são os itens favoritos quando pensa em conforto. Famosas e consumidas em todo o planeta, viraram símbolo do Brasil e calça de pobres à ricos na mesma proporção. O IPod clássico é mais um item de design, é uma porta para a vida digital como a conhecemos hoje. Transportar a música, de maneira compacta e inteiramente customizada num design simples e elegante. Ále Alvarenga une o pensamento criativo e profundo conhecimento industrial para desenvolver, com estética sofisticada, objetos simples e funcionais.

36

L A C H A I S E R AY A N D C H A R -

COPO L AGOINHA

LES

EAMES

+

F L O AT I N G

Se existe algo maravilhoso no design é

LEMBRANÇAS DE VIAGEM

A inspiração para entrar no mundo do

quando pode ser encontrado em qualquer

E ESPIRITUALIDADE

design foi o casal Eames. Ela era artista

lugar e se torna símbolo de uma cultura,

Se existe uma coisa que fez muito na vida é

plástica, ele arquiteto e cineasta. Ambos

além de carregar valores afetivos. Nada é

viajar. Sempre coleta coisas que possa carregar

tinham uma visão peculiar do mundo dos

mais democrático que o copo Americano

na mala, pois pensa que lembrança boa é a que

objetos, pois acreditavam que uma econo-

da Nadir Figueiredo que em BH é

a gente guarda na mente. O objeto é apenas

mia e cultura sólida eram feitas de oportu-

chamado de Copo Lagoinha. Perfeito para

um símbolo que nos leva àquelas paisagens.

nidades para todos. A La Chaise é a peça

cerveja, mantém a temperatura no ponto

Na foto Budah esculpido em teca comprado

favorita de design de todos os tempos. Foi

ideal além de servir de café à um pingado.

na fronteira entre a Índia e o Nepal, Jamapla

criada em homenagem ao escultor Gas-

Na foto tem diversos itens “Lagoinha” que

Tibeano, colar Ndebele da África do Sul, Besou-

ton Lachaise e sua escultura “Floating

usa em muitos momentos. Atenção para

ros chineses, prato vintage decorativo de uma

Figure”. Incrivelmente ela só passou a ser

as coxinhas da Vovó Lóca, hype certo

série de peixes pintados à mão comprados em

fabricada em 1990 apesar de ter sido cria-

de BH e o desenho criado pelo marido

Bichinho na Oficina de Agosto e quadro pintado

da em 1948.

Danilo Venezia.

também por Danilo Venezia.


ALTO PADRÃO PARA COZINHAS E ESPAÇOS GOURMET Com design inovador e exclusivo, as peças da Calha Úmida oferecem a perfeita sintonia entre funcionalidade e elegância para diferentes composições.

400 mm de largura

www.calhaumida.com.br 500 mm de comprimento


DESTAQUE DÉCOR

autoral D E S I G N

Esse é o espaço de valorização do traço autoral determinante para a criação de produtos autênticos e repletos de significados. Reunimos nessa edição peças de designers talentosos do Brasil

CADEIRA NATURAL RICARDO GRAHAM FERREIRA

Esta peça sugere um olhar amigável para uma peça de mobiliário que foge aos padrões construtivos. Natural, vem no sentido de puro, cru, simples. Por isso, a cadeira Natural criada por Ricardo Graham Ferreira tem um desenho elegante e original. O espaldar desafia a construção ordinária e produz um encosto flutuante. Uma cadeira confortável e versátil, feita com madeira e assento em corda natural, que pode ser rami, corda de papel torcida, buriti ou algodão.

38

COM MARTA MANENTE RICARDO GRAHAM FERREIRA LEONARDO ALLOUCHIE LEON ADES


D E S I G N

A U T O R A L

CABEÇA COM MINIATURA LEONARDO ALLOUCHIE (BOOBAM)

A descrição da cabeça com miniatura é poética. Prepare-se! Célio Freire de Sousa, nascido e criado no bairro Pirambu-FO, foi vizinho do artista plástico Francisco Silva, ou simplesmente Chico da Silva, requisitado pintor. Célio, quando criança, morava ao lado do ateliê e as lembranças das pinturas com temas variados como brigas de galo, dragões e peixes continuam vivos na memória. A partir daí, Célio começou a desenhar e esculpir despretensiosamente em um pedaço de madeira. João Callado, também artista e morava na mesma rua, trabalhava com o couro. João vendo a empolgação do jovem Célio o presenteou com um jogo de formões. Aquilo foi um incentivo pra que Célio continuasse na arte. A peça é uma criação de Leonardo Allouchie, arquiteto, amante das artes e da cultura brasileira que acredita na integração entre os diferentes gêneros artísticos e valoriza ainda mais os ambientes.

MANCEBO FREYR MARTA MANENTE

A casa surge com novo status durante a pandemia e, para muitos, o único lugar seguro. Nessa transformação o mundo do design acolhe as necessidades domésticas com peças que exigem qualidade, sustentáveis e com personalidade. Com esta percepção a designer Marta Manente criou uma coleção com peças inspiradoras para atender este novo momento. O mancebo Freyr é perfeito para os novos hábitos de vida. Esta peça de extrema funcionalidade e elegância tem detalhes em madeira natural, representando o crescimento em nossas vidas e a estrutura metálica, a solidez das conquistas.

FLOREIRA PRUNUS • LEON ADES A Floreira Prunus tem um design que revela a praticidade, otimização do tempo nos cuidados com as plantas, além de higiene e a segurança contra os mosquitos transmissores de doenças.

A peça produzida por Leon Ades é um estímulo ao consumo de orgânicos e alimentos de origem vegetal, trazendo uma nova proposta de produzir. A floreira traz a essência dos desenhos de Leon que flertam com o geométrico e racional, curvas com a organicidade e o bruto com o delicado.

39


T E C H

DESTAQUE DÉCOR

H I G H

Home theater ‘de cinema’: fatores que influenciam no sucesso do projeto. Muito mais que escolher o melhor sofá, um bom sistema de som e projetores ou TV de qualidade. Para que seja possível extrair ao máximo as sensações de um bom filme ou show, vários fatores influenciam na composição e conforto do ambiente. Do piso ao teto, algumas dicas preciosas para projetar e garantir um ambiente único, rico em conforto e qualidade. TAMANHO DO AMBIENTE: O tamanho do ambiente é muito relevante na hora de escolher os sistemas de áudio e vídeo. Seja para espaços amplos ou pequenos, há soluções ideais para cada.

40

‘reverberar’ do som, essas estruturas tendem a vibrar e atrapalhar a experiência de quem estiver assistindo filme, show ou programa preferido. VEDAÇÃO E ISOLAMENTO ACÚSTICO Uma máxima sobre a acústica de qualquer ambiente é: se o ar pode passar, então o som também pode. Para que o som do home theater não atrapalhe vizinhos e/ ou as outras pessoas que moram na mesma casa, é importante investir em isolantes acústicos. INSTALAÇÃO, SETUP E POSICIONAMENTO

CUIDADOS COM A ACÚSTICA Adequar a acústica do espaço interno é essencial para garantir a qualidade do áudio, controlar a reverberação e a distribuição de som na sala de home theater. Tapetes, cortinas, papeis de parede e revestimentos em madeira – desde que revestidos com lã de rocha - são muito bem-vindos para dar uma boa acústica ao ambiente.

DOS EQUIPAMENTOS E CAIXAS.

CUIDADOS COM VIDROS, PORTAS E JANELAS Objetos decorativos em vidro, portas e janelas também podem interferir na qualidade do som. Com o

Seguindo as dicas acima e contando com uma boa

Da escolha e organização dos cabos a configuração do receiver, o ambiente de home theater precisa ser muito bem pensado. O correto posicionamento das caixas escolhidas e o correto setup do receiver farão você extrair ao máximo da potência e características dos equipamentos de som.

consultoria na execução do projeto, o home theater certamente se tornará o melhor ambiente da casa.


AUTO MA ÇÃO

C LIMATIZAÇ ÃO

luc ia no ange lino

Á UD IO & V ÍD E O

S I N TA-S E PART E DO

ESPETÁCULO A frequência exata vibra, faz o coração bater mais forte e sentir a emoção na pele. Você merece essa qualidade. NOVO ENDEREÇO Av. do Estado Dalmo Vieira, 811 Praia dos Amores • Balneário Camboriú 47 3081.0161 beone.net.br @beonebc


DESTAQUE DÉCOR

Status: ex-bagunceira A ORGANIZER CAROLINA FERRAZ CRIOU UMA TRAJETÓRIA DE VIDA QUE RESSALTA A NECESSIDADE DE CONVERSAR CONSIGO MESMO. NESTE PROCESSO TAMBÉM INSTIGA A AVALIAR E ESCOLHER OS OBJETOS QUE CONTINUAM COM CADA UM AO LONGO DO CAMINHO.

“Eu tinha trabalhado até tarde. Era um daqueles dias difíceis. Cheguei no portão do prédio e a frase que eu mais falava aconteceu: Onde eu deixei minha chave? Sentei na calçada e procurei. Nada. Liguei no trabalho e me disseram que não estava lá. Refiz meu caminho todo: entrei no mercado, na farmácia, olhei atentamente as ruas. Revirei a estação Marechal Deodoro inteira: achados e perdidos, segurança. Falei com os moradores de rua. Liguei pro terminal de ônibus para ver se o cobrador tinha encontrado. Nada” É assim que começa a história de organização de Carolina Ferraz. Uma ex-bagunceira convicta acreditava que seria assim para o resto da vida. Carolina achava que a desorganização fazia parte da personalidade e todas as tentativas de um mínimo de ordem nas coisas e na vida sempre seguiam de um ato falho. O chamado surgiu com o momento do basta, o episódio da chave perdida. A partir deste instante entendeu que a bagunça sobrecarregava a rotina e atrapalhava a realização dos sonhos. A relações públicas formada pela Cásper Líbero, especialista em clínica da cultura e semiótica psicanalítica pela PUC, deixou o departamento de comunicação de uma grande empresa depois de ter a vida transformada pelas metodologias de organização, já foi assistente do Santa Ajuda, no GNT e tem o perfil @ondeeudeixei.

42


P E R F I L

Hoje, personal organizer contribui com a vida de muitas pessoas bagunceiras a criarem uma rotina de organização. No momento do basta, Carolina descobriu um método que mudou a própria a vida. “Na época, ninguém conhecia a Marie Kondo, mas eu decidi tentar o método dela. Achava que eu não tinha muita coisa, até confrontá-las e ver que mesmo assim, a maioria delas não me trazia alegria. Não faziam mais sentido. O processo é muito sobre ouvir as histórias que os objetos contam sobre a nossa vida. É como reviver o que passamos e escolher quais sentimentos e experiências queremos levar para o futuro”, comenta Carolina. Com o método percebeu que a vida poderia ser mais fácil e leve. Os amigos fizeram uma aposta de quanto tempo duraria a fase Carolina organizada e o mais otimista afirmou que seria um mês. Neste processo, a personal organizer descobriu que queria ajudar as pessoas a sentirem a liberdade que o processo traz. O próximo passo era estudar com a Marie e, hoje, a casa de todos os amigos que apostaram na volta da bagunceira é organizada com a consultoria de Carolina. Movida pelos sonhos de criança é alguém que gosta muito de aproveitar as coisas pequenas da vida e acredita que o processo de autoconhecimento só acaba quando morremos. Por isso, aprendeu com Marie Kondo uma frase que marcou e leva para vida: nossa métrica de sucesso sempre deve estar atrelada ao que nos traz alegria. Afinal, o método de Marie Kondo está diretamente relacionado com as histórias que nossas coisas contam e a gente até pode achar que nosso sonho é ter um armário de cozinha impecável, mas será que o objetivo real não é brindar celebrando uma conquista, sentir o conforto do cheiro de bolo e ter a mesa rodeada por quem amamos?

Dentro desta realidade Carolina acredita que organização ainda é ligada à perfeição e as pessoas que nascem com esse chip acreditam que é “muito fácil colocar de volta no lugar”, “muito fácil organizar”. Neste processo os bagunceiros sentem incapacidade e deixam a organização para depois. “Assumimos esse traje de bagunceiros convictos, mas a verdade é que pessoas bagunceiras nem sempre vivem em meio ao caos. Na maioria das vezes a bagunça está lá porque priorizamos outras coisas, não porque somos desleixados”, destaca Carolina. A personal organizer queria coisas maiores da vida do que ter potes etiquetados e focava muito no trabalho. Na época, era coordenadora de comunicação de uma multinacional e extremamente organizada na rotina. “Até que perdi um chaveiro de muito valor emocional, rodei São Paulo tentando recuperá-lo, e entendi que quem sofria com a minha desorganização era só eu. Estava perdendo tempo de vida administrando coisas desnecessárias”, revela o final daquele primeiro parágrafo deste texto. Nesta trajetória Carolina consegue entender o que realmente faz falta e tem importância. “Na psicanálise falamos que a felicidade é líquida. Nossos desejos deslocam e isso é o que nos motiva a sonhar. A organização vai trazer liberdade. É uma ferramenta que contribui para a realização dos nossos sonhos e nos dá tempo para aproveitar o que mais gostamos da vida”, reforça Carolina. É aquela sensação de ressignificar os objetos, a casa e a vida. “Nossa cultura faz com que acreditemos que a vida é um caminho com começo, meio e fim, de um ponto para outro, mas a verdade é que esse ponto final não existe. O caminho simplesmente se interrompe sem aviso prévio, no meio da frase. Meu objetivo é sempre trilhar o caminho com diversão, ajudando cada vez mais gente a aproveitar a estrada também”.

DICA DE UMA EX-BAGUNCEIRA:

Tudo o que a gente tem, a gente administra. Entender que podemos deixar muito mais do que imaginamos pra trás vai deixar nossa “mala de vida” mais leve para carregarmos pra onde bem entendermos, administrando apenas o que escolhemos. Sobre a dica: encare a organização como uma maratona, trace um objetivo para realizá-la e escolha o que quer manter na sua casa pensando mais no coração, no que na razão. Sua métrica de avaliação deve ter apenas objetos que te façam bem, que te acolham, que atendam ao seu estilo de vida ideal, não a de outro. Afinal, é você que irá administrá-la. 43


DESTAQUE DÉCOR

AS TINTAS E CORES FIZERAM PARTE DA INFÂNCIA E O LEVARAM AO CURSO DE ARQUITETURA. MAS, CURIOSO E INQUIETO, JEAN TOMEDI SEMPRE BUSCOU IR ALÉM... *TEXTO COM COCRIAÇÃO

Um artista que encanta. Pela simplicidade, pela entrega, pelo conceito. Esse canceriano blumenauense nasceu em meio ao ateliê dos pais – Kátia e Herve – artistas plásticos e estilistas. Da prática do Parkour – método francês de treinamento – ao desenho com giz escolar, Jean testa limites e processos para extravasar o talento. Era 2005 quando o jovem Jean Tomedi assistiu “Os Filhos do Vento”. O filme francês mostra os Yamasaki, atletas que escalam edifícios e saltam sobre obstáculos das cidades usando apenas as habilidades do próprio corpo. Quis saber mais e passou a praticar. Ganhou condicionamento físico, fez amigos que fundaram o método e aperfeiçoou o olhar sobre as formas humanas. Na mesma época já havia em si a ideia de cursar arquitetura que curiosamente também une pessoas com a estética das cidades.

44

H Deehouse + acervo particular

Autorretrato


G A L E R I A

A escolha do curso de arquitetura e urbanismo na FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau) foi orgânica. E já na faculdade descobriu que o fazer com as próprias mãos era o que mais o encantava. Seus trabalhos primavam pelo fazer manual sempre no escopo do universo artístico. Trabalhou numa empresa de móveis planejados e logo ingressou no escritório Maurício Christen Arquitetura. Por lá colecionou aprendizados. Aprendeu com uma referência da área o processo de construção de um projeto com foco no atendimento às necessidades do cliente. Foi lá também que usando post its – aqueles papeizinhos auto-colantes – criou os primeiros desenhos traçados com uma fina e precisa lapiseira 0.3. As artes em miniatura ganharam as redes sociais – primeiro o Facebook e depois o Instagran- e ganharam também fãs. O amigo e arquiteto Nicholas Alencar foi um dos primeiros a encomendar uma tela de Jean Tomedi. O artista seguiu o mesmo processo da arquitetura: sentar, ouvir, entender as demandas do cliente, criar um esboço, aprovar, entregar e avaliar. E partir daí o mercado acolheu o talento do menino de Blumenau e incentivou-o a trilhar um caminho solo de criação autoral.

Por uma perspectiva diferente enxergamos a vida como algo além. Esse além as vezes se torna uma figura simples porém carregada de histórias”. Jean Tomedi

45


46 DESTAQUE DÉCOR


G A L E R I A

Jean Tomedi tem observações interessantes sobre o processo criativo. Na função de arquiteto intercalava a dedicação a um projeto com pinturas para ganhar fôlego e renovar a criatividade. Enquanto descansa a mente dos traços arquitetônicos usa energia para pintar. E quando precisa descansar da pintura volta a prancheta para se reabastecer de referências e de olhares sobre o mundo. Jean usou a mesma técnica na arte. E de desenhista e pintor passou também para a escultura. E chega a uma beleza singular com obras que parecem ter efeito 3d, tamanha habilidade na lida com luz e sombra. As obras do artista não se restringem a materiais, mas aos conceitos de cada peça. Esse conhecimento adquiriu nas trocas que faz ao longo da vida. Além das inúmeras viagens observando culturas e viveres, Jean participa do Coletivo Balbúrdia – movimento artístico que foi formado pelos publicitários Paulo Priess e Rafael Erichsen da Silveira e pelo designer Sávio Abi-Zaid para promover a arte e fazê-la trazer significados para a cidade. Também passou a integrar a BLUAP – Associação dos Artistas de Blumenau. Todas essas trocas formaram o artista sensível e carismático, autor de obras que emocionam.

A temática do corpo humano também tem uma lógica criativa e sensorial. “Nós nos espelhamos e nos entendemos com muita facilidade e por isso é natural a sensibilidade para captar a forma humana”, explica Tomedi. Numa primeira exposição testou formato com convidados e concluiu que a obra realista fala mais ao coração dos espectadores. Aliás, Jean sempre se colocou na posição de aprendiz e nunca fugiu da crítica. Ao contrário. Agradece cada uma delas e usa todas para o seu próprio desenvolvimento. Nesse ritmo, Jean Tomedi dará saltos exponenciais de qualidade e produção artística. Entre murais feitos com giz escolar, pinturas a óleo, e peças de madeira, resina, barro e concreto armado vai experimentando criações e ganhando o respeito de quem sabe que a arte, assim como a arquitetura onde ele continua atuando, é respiro, é vida, é paixão! * Este perfil de Jean Tomedi está disponível em ncd.com.br/blog O texto foi cedido pelo NCD, Núcleo Catarinense de Decoração, numa parceria com a Revista Destaque Décor.

47


DESTAQUE DÉCOR

Viver da arte! POR FABIANA RODRIGUES

A CONTEMPLAÇÃO DAS OBRAS PRODUZIDAS POR DIEGO DOS SANTOS, CATARINENSE DE LAGES, ATUALMENTE MORANDO EM ITAJAÍ, REVELA UM TRABALHO DE TALENTO E DELICADEZA QUE TRADUZ MUITA PERSONALIDADE. Aos 36 anos o artista plástico catarinense, Diego dos Santos, que vive em Itajaí finalmente realizou um sonho antigo: Viver da Arte. De origem humilde, o jovem, natural de Lages é o filho do meio entre duas irmãs e tem na mãe a grande incentivadora na vida. “Minha mãe sempre trabalhou muito, assim com meu pai. Ambos nos ensinaram muito sobre ter um bom caráter e integridade”, reconhece Diego. A morte do pai, vítima de um acidente a cavalo, quando o menino tinha apenas 9 anos desestruturou a família e trouxe dificuldades financeiras, mas o artista autodidata nunca esmoreceu. Talentoso com as artes visuais, Diego recebeu o apoio dos pais desde cedo, quando começou a desenhar ainda pequeno. “A arte de forma geral sempre esteve presente em minha vida. Sempre me senti atraído e fascinado por teatro, música, pintura e dança. Mas desde pequeno percebi uma habilidade maior com as artes visuais”, explica o artista. As técnicas em mosaico, pintura giz pastel e cerâmica surgiram na juventude. Aos 21 anos mudou-se de Itajaí para Blumenau e ingressou numa ONG onde aprendeu as técnicas de artes visuais que aplica hoje. Em 11 anos na ONG se tornou responsável pelo ateliê da Associação onde eram desenvolvidos trabalhos de arte social com uma comunidade carente e o CASEP de Blumenau (Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório).

48

Neste período deu aulas de arte terapia para crianças carentes, menores infratores e outros casos específicos que a entidade atendia, como pessoas com distúrbios psicológicos. Em 2013 venceu o concurso “A Arte na Casa do Comércio” realizado pelo Sindilojas, em parceria com o Museu de Arte de Blumenau. Quando a ONG abriu frentes de trabalhos sociais em Jerusalém (Israel) e Portugal, em 2014, Diego foi enviado para Israel por três meses, onde ajudou a desenvolver trabalhos artísticos, participando também da Feira Bezalel, em Jerusalém. Em 2016 foi para Portugal, por três meses, novamente retornando a Israel e de novo, voltando a Portugal. Ao todo foram sete meses fora do Brasil ajudando nos trabalhos sociais e artísticos da ONG no exterior. Após 11 anos de dedicação a ONG de Blumenau, Diego se desligou em fevereiro de 2018. “Percebi que havia chegado uma nova estação pra minha vida e decidi voltar para Itajaí para desenvolver minha arte a partir do lugar onde cresci”. Hoje o plano de Diego é levar ao mundo a mensagem dos traços e as cores do coração, onde através do ateliê, localizado na Av. Sete de Setembro, 1005 - 1° piso (Centro de Itajaí) atende aos clientes e apreciadores com horário marcado.


TA L E N T O

O Espaço Cultural Bezalel, onde está localizado o ateliê é um lugar de arte e cultura onde o artista desenvolve sua arte e promove cursos junto com a noiva, Nayara de Jesus (bailarina formada pela UFPA), que no local possui um estúdio de dança e também dá cursos na área. “Juntos temos um trabalho social chamado Projeto Bezalel onde promovemos acessibilidade a arte de qualidade para crianças da rede pública municipal e periferia”, explicou Diego. Seu talento já foi reconhecido em diversas localidades do Brasil e do mundo, onde teve suas obras expostas em Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú, Brusque, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Vitória (Espírito Santo), Jerusalém, Sintra (Portugal) e Barcelona.

49




DESTAQUE DÉCOR

DNA RODRIGO JORGE STUDIO E

B O N T E M P O F LO R I A N Ó P O L I S A P R E S E N TA M

UMA CASA, VÁRIOS AMBIENTES E DIVERSAS LINGUAGENS. A MISTURA DE MATERIAIS E DOSES DE OUSADIA TROUXERAM PERSONALIDADE PARA ESTE PROJETO QUE EXALA REQUINTE E SOFISTICAÇÃO.

52


D E S TA Q U E

53


DESTAQUE DÉCOR

A experiência de viver momentos especiais facilmente é traduzida pela ideia de habitar esta casa. Estar aqui é pisar numa atmosfera de um mosaico de estilos com ousadia e excelência na composição. Cada canto é representativo e revela elementos naturais como a luz e a neutralidade de um projeto que tem sofisticação e equilíbrio. É quase um sonho materializado por espaços exclusivos, áreas amplas e integradas, ambientes ventilados. É um prazer estar aqui. A área gourmet tem estilo moderno e planejada para um casal que ama receber os amigos. O tom sóbrio do mobiliário evoca a elegância do Laccato Nero e o equilíbrio do lançamento 2020, o Legno Riscato Caramelo. Um espaço amplo e funcional que é um verdadeiro convite para curtir momentos especiais. A integração é a marca neste projeto que surge para tirar o fôlego quando chegamos nesta co54

zinha de estilo moderno. Este ambiente tem o layout que integra tudo desde o living, passando pela cozinha gourmet. A tonalidade nobre chega até a área de churrasqueira. Com uma planta ampla, a cozinha oferece a possibilidade de interação entre os convidados de um ambiente com os demais espaços de uma forma natural, sem fazer muito esforço. Uma casa planejada para receber amigos especiais tem um living moderno e decorado também com elementos Moad Home. para trazer toda elegância e sofisticação que os moradores têm no DNA. A combinação que arranca suspiros é a composição que vai do teto a parede utilizando a lâmina de madeira natural Legno Riscato Caramelo e Painel Fresare em Lacca Grafite. Exclusividade que surge com um briefing preciso que revela uma “conversa” entre os hábitos dos moradores e a materialidade de espaços.


D E S TA Q U E

55


56 DESTAQUE DÉCOR


D E S TA Q U E

57


DESTAQUE DÉCOR

A auto expressão está em todos os ambientes e no office não poderia ser diferente. As apostas neste espaço refletem a necessidade de aconchego, mas potencializa a importância de ambiente da casa que será usado em momentos de concentração. Na área íntima o protagonismo transcende as principais propostas para estes ambientes. A leveza, transparência e elegância são os pontos essenciais da suíte do casal. A moderna tecnologia de iluminação interna, aliada as configurações personalizadas dos armários - Sistema Lumi realça todos os objetos com estilo e de forma otimizada. O ambiente tem uma composição minimalista, atual e resistente. No banheiro a aposta no estilo industrial cria uma verdadeira sala de banho para o casal aproveitar momentos de puro relaxamento. O espaço projetado de uma maneira que fique espelhado tem a força da lâmina de madeira natural Legno Riscato Caramelo que também traz aconchego. Os acessórios reforçam a essência de industrialização com o uso de metais pretos e puxadores em Inox Escovado. O armário do casal é minimalista perceptível pela nobreza da porta com puxador entalhado. Uma casa que é uma verdadeira obra de arte com conceito de criatividade pura e desafiadora.

58


D E S TA Q U E

59


H Fabio Jr Severo

DESTAQUE DÉCOR

RODRIGO JORGE Arquiteto Rodrigo Jorge Studio Rio de Janeiro - RJ  rodrigojorgestudio BONTEMPO FLORIANÓPOLIS (48) 3024-0323  BONTEMPOFLORIANOPOLIS PORTOBELLO SHOP (48) 3035-5551 PORTOBELLOSHOP.COM.BR MOAD HOME (48) 3236-0058 / (48) 9816-3200  MOADHOME 60


Florianópolis | SC 48 3236.0058 | 9 9816.3200 9 9987.0193  @moadhome

Projeto: Rodrigo Jorge Studio @rodrigojorgestudio Foto: Fábio Jr Severo @fabiojrsevero


DESTAQUE DÉCOR

Arquitetura da Cura O DESAFIO DE CRIAR PROJETOS QUE TRANSPORTAM PARA UMA NOVA EXPERIÊNCIA DO MORAR. A CONVIVÊNCIA COM OS ESPAÇOS VAI ALÉM DO SIMPLES HABITAR E INSTIGA A ATUALIZAÇÃO COM OS NOVOS TEMPOS. O equilíbrio transforma a forma de viver os espaços e com a pandemia do Covid-19 uma preocupação latente com o bem-estar trouxe à tona novas necessidades para os ambientes que já fazem parte da rotina. Presos em casa, convivendo com o isolamento social, a ideia de sair pode causar um estranhamento e medo. É neste sentido que os lares são uma fortaleza que proporcionam uma vida saudável. A partir deste conceito a arquitetura tem o status de cura quando possibilita a edificação de espaços inovadores que melhoram a qualidade das vivências, promovendo um novo significado para o status de saúde. A maneira como o comportamento é condicionado pelo ambiente norteia as pesquisas da médica que atua em diversos projetos inovadores no Brasil nas áreas de saúde, bem-estar e real estate. Andressa Gulin esteve entre 80 empreendedores do mundo para morar 3 meses no NASA Research Park, no Vale do Silício, estudando Inovações Disruptivas na Singularity University e divide com os leitores da Revista Destaque Décor a visão ampla de medicina e as oportunidades da arquitetura da cura desencadear uma revolução humanizada na forma de habitar o espaços.

62


E N T R E V I S TA

Incorporar saúde. O termo traz à tona a necessidade de unir medicina à precisão da engenharia e à arte da arquitetura. Quais os caminhos que indicam estar na trilha correta?

Atualmente a saúde mundial virou vítima dos espaços construídos para a agilidade do mundo contemporâneo? Como conseguiremos reverter esse fato? Eu acredito que sim. O mundo contemporâneo sempre presou muito pela eficiência, velocidade, produtividade e acabou devastando um pouco o que nos permite refletir mais em questão de tempo, contato com a natureza, tornar os ambientes um pouco mais humanos, mais propícios para a socialização, para que possamos ser mais ativos e proativos. Acho que revertemos esse fato a partir de um olhar consciente para os ambientes, cidades, espaços públicos e privados, na busca de trazer mais o contato com a natureza, não fazer cidades para carros mas para as pessoas, não fazer ambientes com que tudo chegue na sua mão sem ter o mínimo de mobilidade, já que é na própria mobilidade que a gente causa encontros e conexões. Eu acho que a gente vai conseguir mostrar que existem ambientes para lugares certos e para fazer as coisas certas. Tem momentos do nosso dia que precisamos de concentração, em outros precisamos de descontração e descompressão. Quando colocamos esses ambientes desde o ponto de vista de uma casa até uma cidade, esse funcionamento permite ser mais humano. O que significa criar ambientes para estimular um estilo de vida mais saudável? Hoje nós sabemos que o maior problema da sociedade em relação a saúde é o sedentarismo, a pressão alta, a ansiedade que leva ao tabagismo e o diabetes. Ter um estilo de vida mais saudável significa ter acesso a ambientes muito bem arejados, iluminados, que tragam contato com a natureza, não só de plantas, mas com vistas, sol e iluminação. A gente precisa viver em um ambiente saudável e que nos ajude a tomar pequenas decisões ao longo do dia que tornam o nosso habito de vida mais saudável; por exemplo, tentar fazer mais atividade física, ter acesso a alimentação que não seja fast food o tempo todo. Isso tudo faz com que a gente crie ambientes que estimulem a fazer essas pequenas atividades; as escadas dos prédios, por exemplo, podem ser bem sinalizadas como estímulo para a prática física; (depois dos 40 anos as pessoas tendem a engordar 1 kg por ano, por falta de atividade física; se a pessoa subir 6 lances de escada por dia, ela não engorda esse 1 kg pelo simples fato de subir escadas).

Incorporar saúde eu acho que é justamente a união de que criamos uma responsabilidade como incorporador, de que nós construímos ambientes aonde as pessoas vão viver. Precisamos considerar além da precisão da engenharia, comportamentos, hábitos, pensamentos, neurociência, fisiologia, patologias para tentar entender como se criam ambientes, espaços dentro dos prédios e como as pessoas que vivem ao redor do meu prédio tem uma rotina. A sociedade precisa viver melhor, pra que eu viva melhor. Quando incorporamos saúde trazemos essa consciência e essa responsabilidade para todos os incorporadores do Brasil e do mundo. É preciso, por exemplo, conversar com um médico antes de construir um projeto, saber como eu faço para que as pessoas trabalhem num lugar melhor, como eu faço para que as pessoas tenham comportamentos mais saudáveis, como eu faço para ter um espaço de criatividade para criar crianças que sejam estimuladas a pensar e a criar; ou seja, quando incorporamos saúde trazemos uma responsabilidade muito grande não só de planejamento urbano do ponto de vista do estado e do governo, mas também para os incorporadores privados que também são responsáveis pela criação das nossas cidades. Esse é um movimento muito positivo. A arquitetura da cura será responsável por reduzir os índices de uma humanidade ansiosa, sedentária e estressada? Eu acho que a arquitetura por si só não vai conseguir ser a grande responsável, mas eu acho que ela é uma grande coadjuvante de uma humanidade um pouco mais leve, mais consciente e mais resiliente. Existe um case muito interessante da cidade de Oklahama nos EUA. O prefeito conta que quando eleito foi a primeira vez que a cidade saiu de um ranking ruim. Oklahama era a cidade mais obesa e sedentária dos EUA.Na época, o prefeito também era obeso. Eles criaram uma política pública que foi além de um grande movimento de comportamento que estimulava hábitos e dietas mais saudáveis. Contabilizavam em toneladas o quanto cada habitante emagrecia e o próprio prefeito contava diariamente como ele estava emagrecendo. Eles foram além e transformaram o urbanismo da cidade; eles viram que a cidade havia sido feita para carros, que as pessoas não se socializavam, não existia lugar para fazer atividade física, que tudo era drive thru e fast food. Então criaram um planejamento urbano em que fecharam ruas e transformaram em canais pra fazer esportes de água; transformaram vagas de carros em jardins horizontais que estimulavam caminhadas; entre outras coisas. Em 10 anos a cidade se tornou uma das 10 melhores para se viver e isso foi devido a consciência de um planejamento urbano de uma cidade.

63


DESTAQUE DÉCOR

O renomado médico indiano, Deepak Chopra declarou que “A vida biológica é a próxima revolução no setor imobiliário”. Como será essa revolução? Eu acho que como ele fala nós já estamos vendo essa revolução. Talvez as pessoas não tivessem consciência de que 85 a 95% do tempo gasto da vida delas são dentro dos espaços e nem o que isso significa do ponto de vista biológico. Quando temos a consciência, uma busca e um desejo por saúde, como algo que estamos dispostos a investir. Quando o mercado imobiliário entende que quando ele constrói uma casa, ele está construindo um cenário de uma vida, de um corpo, de um meio, que vai muito além das paredes e da infraestrutura, a gente vê que realmente o mercado imobiliário vai valorizar tudo aquilo que torna a minha vida mais saudável. Trata-se da vida no campo biológico, psíquico e social, pois eu preciso de equilíbrio nessas três esferas pra conseguir ter uma vida saudável e viver melhor. O mercado imobiliário vai ter que incorporar esse tipo de comportamento e vai revolucionar o setor trazendo novas formas de arquitetura, novos materiais, valores, espaços, combinações de bairros, entre outras coisas, para que a gente consiga viver melhor. Saúde no mercado imobiliário não é novidade e é um movimento que existe desde 1970. Por que a arquitetura da cura ainda não é rotineira e integra poucas propostas no Brasil? A arquitetura da cura é uma boa arquitetura, que se preocupa com o usuário, que preza por elementos que priorizam uma boa iluminação, circulação de ar, utilização de recursos em ambientes que estimulam conforto. A arquitetura como uma boa traz isso como premissa. Acho que nos últimos anos buscamos muito a eficiência de projetos do ponto de vista financeiro. As janelas diminuíram porque o vidro custa caro e o tijolo mais barato. A gente quis colocar muita gente no mesmo lugar, trazemos muito concreto e pouca natureza, quisemos otimizar o máximo possível de mínimos espaços, ambientes muito pequenos, compactos. Eu acho que tudo isso é uma consequência de um pensamento único e exclusivo de resultado financeiro. Esses conceitos de arquitetura que prezam pelo bem-estar será solicitado pelos consumidores e eles vão enxergar o valor que isso tem, entendendo que cada um desses imóveis e espaços trazem mais do que um valor financeiro. Investir em um imóvel é apostar na sua qualidade de vida, na forma de viver, na forma que a sua família vai viver. Quando investimos em mercado imobiliário não é investimento financeiro, é um investimento da vida. A arquitetura da cura pede pelos bons princípios da arquitetura que é a máxima otimização dos recursos naturais aplicados para que as pessoas vivam e se sintam melhor dentro de um ambiente. O que talvez tenha deturpado um pouco é o quanto custava fazer isso e o quanto ainda custa, o quanto as pessoas estão dispostas a pagar por isso, o quanto essa eficiência financeira ficou muito acima do propósito real dos espaços, que é garantir a segurança, o bem-estar e o conforto para as pessoas dentro de casa.

64

A pandemia acelerou processos e trouxe a urgência de ressignificar espaços. Quais serão os resquícios que determinarão o novo estilo de morar e viver com saúde? A pandemia acelerou algumas tendências e processos, e eu acho que o que vem realmente para ficar é a ideia de que a casa vira protagonista da vida. Eu acho que vamos tratar nossas casas como santuários onde prezamos por ela muito mais do que um local para dormir e comer, mas um local onde a vida acontece, onde a gente recebe pessoas, onde preciso me concentrar, educar meus filhos, conviver e me exercitar. As casas vão ganhar um protagonismo maior e os espaços serão reconhecidos. Eu acho que a questão de você ver como precisa de ambientes propícios para cada atividade, vem pra ficar. O home office, por exemplo, como um espaço de concentração sem a interferência da dinâmica da casa, vem muito forte. A casa como santuário exige um ritual de purificação para entrar, o hall de entrada terá mais sentido, para deixar as coisas do meio externo, que trazem as impurezas da rua para dentro de casa. São diversas mudanças positivas que surgem com essa antecipação de tendências por conta da pandemia, mas que já se mostrava antes e já estavam acontecendo. O que faltava era a gente prestar atenção. Hoje, tudo isso vem como um tsunami, e quem não conseguir se adaptar acaba sendo levado por essa onda.


Arquidois Giseli Andrade

47 3346-5099 | 3346-5956 marmorariamoser@hotmail.com www.marmorariamoser.com.br


DESTAQUE DÉCOR

Infinity Coast O MAIOR EDIFÍCIO RESIDENCIAL DO PAÍS É UM MARCO NA CONSTRUÇÃO CIVIL. O PRIMEIRO PRÉDIO A PASSAR A LINHA DOS 200 METROS NO BRASIL TEM UM PROJETO COM ELEMENTOS INOVADORES DA ENGENHARIA MUNDIAL. 66


D E S TA Q U E

P R I M E

67


DESTAQUE DÉCOR

Uma obra que concentrou 25 mil m³ de concreto, quebrando paradigmas no tipo de concretagem e utilizando aproximadamente 2.500 caminhões betoneira. Numa construção com duas mil toneladas de aço, 46 km de tubulação hidráulica, tubos de abastecimento de água e tubos do sistema preventivo e esgoto; 55 mil m² de revestimentos cerâmicos porcelanatos e pastilhas e duas mil toneladas de argamassas de contra piso e reboco surge um marco na história do país. O Infinity Coast tem 5 mil metros quadrados de área de lazer e é considerado um resort particular com Bicicletário, Sala de Bussiness, Salão de Festas, Brinquedoteca, Fraldário, Espaço Gourmet, Wine Bar, Sala de Jogos, Cinema, Pub, Minigolf, Piscina externa com espelho d’ água e Piscina infantil, Quiosque gourmet com churrasqueira a carvão, Quadra poliesportiva, Pomar, Playground, Áreas de longe externas. Numa segunda área de lazer tem piscina coberta aquecida, descanso, sauna úmida, sauna seca, sala de massagem, espaço Beauty, academia com Pilates e sala de Yoga.

68


D E S TA Q U E

P R I M E

No hall de entrada os quadros de acrílico sobre tela Ana Verona e a escultura Bernardo Kransianski convidam a entrar numa área que é pura inovação. O empreendimento conta com uma cisterna de reaproveitamento que coleta água dos terraços que é reutilizada nas lavações dos pavimentos de lazer, garagens e terraço. O Infinity Coast é um verdadeiro resort com som ambiente em toda a área de lazer, inclusive circulações e área externa. Um sistema de som robusto com SUB no salão de festas e pub, ar condicionado automatizado na área de lazer, biometria nas portas de acesso do condomínio traduzem a essência tecnológica do empreendimento.

69


70 DESTAQUE DÉCOR


D E S TA Q U E

P R I M E

ARQ. CAMILA BRANDALISE Gerente de Arquitetura DESIGNER MICHELAINE SCHMIDT Analista de Arquitetura

FG EMPREENDIMENTOS (47) 3361-1000 /  fgempreendimentos fgempreendimentos.com.br Balneário Camboriú - SC

APOIADORES: MARMORARIA MAFEZZO - 47 33236520 - 47 98908-3126  MAFEZZOMARMORARIA_BLUMENAU // TESSELA - (48) 3263-1310 - TESSELA.COM.BR 71


Encantar e surpreender


é a nossa

especialidade

Rua Herbert André Lubow, 100 - Itoupavazinha, Blumenau / SC  47 98908-3126 / 47 3323-6520/ 3337-0593  mafezzomarmoraria_blumenau


DESTAQUE DÉCOR

FG EMPREENDIMENTOS A P R E S E N TA

Uma verdadeira experiência OS AMBIENTES COM DECORAÇÃO CONTEMPORÂNEA, TOQUES E REFERÊNCIAS DO CLÁSSICO TRADUZEM A IMPONÊNCIA, SOFISTICAÇÃO E ELEGÂNCIA.

74


A R Q U I T E T U R A

75


DESTAQUE DÉCOR

A ousadia é marcante numa estrutura completa de lazer distribuída em três pavimentos. A experiência dos moradores é uma verdadeira imersão em espaços que traduzem a essência do design com doses de inovação. Os porcelanatos de grandes formatos italianos, madeira natural no wine bar, grande parte do mobiliário sob medida em laca criam uma decoração sofisticada. As máquinas de gelo instaladas na circulação criam uma sensação única. As coberturas aparentes do embasamento com composições de telhado verde criam jardins urbanos e surgem como alternativa sustentável. O imponente hall de entrada tem uma escada curva escultural de acesso ao mezanino e um lustre de linguagem contemporânea com claras referências ao clássico. Estes dois elementos são o centro da caixa de vidro de pé direito duplo. A área externa do acesso com uma imponente parede verde e obras de arte de dimensões esculturais completam a imponência do embasamento e convidam a explorar o edifício. O salão de festas com áreas de lounge, cozinha e bar completa criam a atmosfera para uma boa festa. A cervejeira, forno e fogão italiano, bancada de bar com champagneira esculpida em pedra complementam a composição do espaço. Por falar em festa, curtir a noite tem novo significado no pub do mezanino. O uso de cores, revestimentos mar-

76

cantes e muito espelho revelam um espaço sofisticado e um ousado bar intimista. A iluminação aconchegante, sistema de som potente e decoração elegante do pub é um convite para uma experiência de balada dentro do condomínio. A diversão também é garantida na sala de jogos com mesa de sinuca oficial, mesa de poker para 8 pessoas, pembolim e tênis de mesa com acabamentos exclusivos feitos sob encomenda em laca e lã de alta qualidade. A academia com aparelhos de pilates, equipamentos de cardio e musculação de empresa italiana, reconhecida mundialmente pelo design diferenciado e qualidade, sugere uma pausa para prestar atenção na saúde. O autocuidado é um ritual que será muito aproveitado na sala de massagem num espaço aconchegante, com decoração que combina verde e marcenaria, maca de massagem e bancada de apoio com cuba. O Wine bar surge com linguagem mais descontraída. O piso em madeira natural contrasta com o grande e moderno painel que une as áreas de estar e lounges com o bar e cozinha. O ambiente, em posição privilegiada, tem acesso a praça da lareira e a um jardim aberto. A busca pela vivência do morador e funcionalidade dos espaços são o reflexo de ambientes pensados nos detalhes que criam uma composição de tirar o fôlego.


A R Q U I T E T U R A

77


H MICHEL CÔRREA

DESTAQUE DÉCOR

CAMILA BRANDALISE Arquiteta MICHELAINE SCHMIDT Designer

FG Empreendimentos (47) 3361-1000 Balneário Camboriú - SC  fgempreendimentos

BONTEMPO BALNEÁRIO CAMBORIU (47) 3345-1313  BONTEMPO_BC MARMORARIA MAFEZZO (47) 3323-6520 - (47) 98908-3126  MAFEZZOMARMORARIA_BLUMENAU TESSELA (48) 3263-1310 TESSELA.COM.BR 78



DESTAQUE DÉCOR

STUDIOCASA90 A P R E S E N TA

Arquitetura com alma UM APARTAMENTO COM POESIA E IDENTIDADE. A VISTA DA PRAIA E DO MAR É INCRÍVEL E ESPECIAL. POR ISSO, O CENÁRIO É PROTAGONISTA NESTE PROJETO COM ESPAÇOS PLANEJADOS PARA QUE O OLHAR PARA AS BELEZAS NATURAIS SEJA CONSTANTE NA ROTINA.

80


A R Q U I T E T U R A

81


DESTAQUE DÉCOR

Esse capítulo da história começa com um projeto de reforma para atualizar a decoração, mas preservando a identidade da moradora nos espaços. O revestimento das paredes, o forro em microcimento e o lavabo são os elementos principais para uma proposta super contemporânea. “Partimos desse material que serviu como base atual para abrigar objetos, móveis de diferentes estilos, que já eram do acervo pessoal da cliente. Criando desta maneira uma composição atual, mas com memória afetiva onde a morada se reconhece”, conta a arquiteta Cláudia de Conto. O conceito de arquitetura afetiva trouxe à luz a ideia de ir além, inserir algo diferente e inovador, mas sempre voltado para as pessoas. Esta essência de criar norteia os projetos do StudioCasa90 e nesta proposta aparece na composição do painel ripado em madeira natural. Cumaru reveste a parede e forro no ambiente de televisão. Inserir a madeira natural além de beleza, proporciona a sensação de aconchego.

82

As peças novas de mobiliário solto, poucas usadas neste projeto de reforma, são todas autorais. Os elementos leves e versáteis desenhados pelo são pensados para atender as demandas deste projeto. Autenticidade também na arandela articulável, desenhada especialmente para esse projeto e que agora faz parte da linha de produtos StudioCasa90. A porta da cozinha também tem um papel importante nesta reforma. O elemento que antigamente era porta de serviço, hoje tem status de acesso principal da casa para valorizar esse ambiente que é o preferido da moradora. A proposta é traduzir a linguagem de “sala de estar” na cozinha nova, criando um ambiente acolhedor e charmoso. O revestimento da parede da entrada com Microseixo, o rebaixamento do forro integrando o espaço da sala, as cores, texturas, vegetação natural e objetos pessoais levam para um apartamento contemporâneo, mas que revela em cada canto a alma da moradora.


A R Q U I T E T U R A

83


H DEEHOUSE

DESTAQUE DÉCOR

CLÁUDIA DE CONTO Arquiteta Studio Casa 90 (47) 99914.1120 Balneário Camboriú- SC  studiocasa90

ENIO MÓVEIS 47 3361 6257  ENIOMOVEIS2018 GREEN INDUSTRIAL (47) 99938-0504 GREENINDUSTRIAL.COM.BR

84



DESTAQUE DÉCOR

I N U S I T TÁ I TA P E M A A P R E S E N TA

Sofisticado UM APARTAMENTO QUE TRADUZ O CONCEITO DE ELEGÂNCIA DAS LINHAS RETAS NO ESTILO CONTEMPORÂNEO, MESCLANDO COM A COZINHA.

86


A R Q U I T E T U R A

87


DESTAQUE DÉCOR

Viver em uma rotina agitada de uma cidade que traduz a modernidade e desenvolvimento não é uma tarefa simples. As atividades desgastantes trazem reflexos físicos e mentais e também criam uma grande expectativa para o final do dia. Esta é a premissa que norteia o projeto deste apartamento. Ao entrar o morador percebe o aconchego das cores neutras e bem-estar do contato direto da vista para o mar que recarrega toda a energia. Marcado por linhas retas e mobiliário limpo, este apartamento de 190 m² na Barra Norte, em Balneário Camboriú, é uma versão criativa de traços contemporâneos.

88

Os ambientes aconchegantes traduzem a essência de espaços projetados para criarem a sensação de alegria e formalidade para o dia a dia. As boas ideias e os elementos definidos com critérios criaram uma relação de custo benefício na montagem do apartamento que atraiu a atenção do cliente. A paleta de cores predominante clara instiga a flexibilidade e a composição de ambientes com personalidade. Os móveis também com cores neutras possibilitam um décor elegante.

O projeto deste apartamento, desenvolvido para um cliente investidor, organiza os espaços e funções de cada ambiente. As propostas para cada ambiente trazem soluções que aliam ergonomia, estética, técnica e funcionalidade.

Na cozinha o predomínio da laca na cor Azurre transmite leveza e uma sensação de plenitude. Os acessórios da Austríaca Blum harmonizam com todos os elementos. No living, o home trabalhado em ripado com fitação ABS em bordas arredondadas, acabamento exclusivo da INUSITTÁ, é um convite para momentos de lazer. A suíte máster tem a essência das tonalidades claras e cria um ambiente de acolhimento.

As ideias inovadoras e exclusivas reforçam a identidade dos ambientes e possibilitam atender os desejos de estilo e necessidades dos moradores.

A vista do quarto e da banheira privilegiada para o mar remete à instantes de puro relaxamento. Um verdadeiro layout de ambientes contemporâneos com estilo e conforto.


A R Q U I T E T U R A

89


(47) 3366-7400 Itapema- SC  inusittaitapema

ART HOME  (47) 3268-2499  ARTHOMEITAPEMA INUSITTÁ ITAPEMA (47) 3366-7400  INUSITTAITAPEMA

90

H RONALD PIMENTEL

DESTAQUE DÉCOR

INUSITTÁ AMBIENTES PLANEJADOS


LIGHTLUZ ILUMINAÇÃO LIGHTLUZ ILUMINAÇÃO

LUSTRES LUSTRES || PENDENTES PENDENTES||PLAFONS PLAFONS| |ARANDELAS ARANDELAS| |LED LED| |LÂMPADAS LÂMPADAS

LOJA 1 LOJABLUMENAU, 1 RUA 850 - AMÉRICA RUA BLUMENAU, - AMÉRICA JOINVILLE/SC - 47850 3027.7889 JOINVILLE/SC - 47 3027.7889 LOJA 2 LOJAREINOLDO 2 RUA RAU, 787 - CENTRO RUA REINOLDO RAU, - CENTRO JARAGUÁ DO SUL - 47787 3371.6704 JARAGUÁ DO SUL - 47 3371.6704


DESTAQUE DÉCOR

M A R I A N A C A M P E Z AT O A P R E S E N TA

Come on: um convite para o conforto O PROJETO DESTA CASA TRAZ ACONCHEGO E AO MESMO TEMPO AMPLITUDE AOS AMBIENTES. AS PALETAS DE TONS CLAROS QUE CONFEREM FLUIDEZ SÃO ACOLHIDAS PELOS TONS TERROSOS E AMADEIRADOS, PRINCIPALMENTE NO LIVING E NO QUARTO DO CASAL.

92


A R Q U I T E T U R A

93


DESTAQUE DÉCOR

A casa que é um verdadeiro refúgio familiar em Joinville traduz um elo entre o conforto e amplitude dos espaços. Os ambientes em sintonia com a integração das áreas criam um layout aconchegante e com décor de personalidade. As pedras da Mosaiko Marmoria destacam um revestimento que é símbolo de sofisticação e com diversidade de aplicações. A cozinha com apelo estético inspirado nas áreas gourmet americanas tem tonalidades claras, portas emolduradas e puxadores rose gold em formato de concha. A coifa de bancada embutida na pedra não compromete a visão do ambiente. Os conceitos da amplitude e fluidez também surgem na área íntima da residência. O quarto do casal tem tons leves e claros e o conforto de brises amadeirados. Os móveis, todos planejados da Marcenaria Tree, criam harmonia nos ambientes. Já as arandelas que compõem o ambiente de jantar, desenhadas pela equipe do escritório Mariana Campezato e executadas pela Lumino Home especialmente para o projeto, trazem personalidade, irreverência e requinte ao living. Os tons quentes aprimoram a sensação de ambientes mais aconchegantes. Os móveis soltos, absolutamente diferenciados da Espaço Nobre Casa, revelam um cuidado para incorporar objetos com personalidade e tendências no setor. A proposta de aconchego e requinte também aparece nas cortinas e persianas da Cantos e Encantos. As combinações luxuosas das camas trazem ainda mais personalidade aos quartos. A ideia em parceria com a Flamingo Casa de Joinville é apostar no conforto e na possibilidade de explorar diretrizes simples e dicas práticas para a reprodução da montagem das camas no dia a dia. É aquela combinação de efeito que une luxo, conforto e equilíbrio de uma casa com ambientes que criam memórias e são um convite para viver momentos especiais.

94


A R Q U I T E T U R A

95


H PABLO TEIXEIRA

DESTAQUE DÉCOR

MARIANA CAMPEZATO Designer de Interiores Mariana Campezato Interiores (47)988329506 Joinville- SC  marianacampezato.interiores

96

CANTOS ENCANTOS (47) 3433-7558  CANTOS_ENCANTOS_JOINVILLE

FLAMINGO CASA (47) 3433-5378  FLAMINGOCASA

MOSAIKO MARMORES E \GRANITOS (47) 3425-3217  MOSAIKOROCHAS

ESPAÇO NOBRE CASA (47) 3433-5478  ESPACONOBRE_CASA

LUMINO HOME (47) 3026-1212  LUMINOHOME

TREE SERVIÇOS DE MOVÉIS PLANEJADOS (41) 99767-6165  MARMORARIATREE


Foto: Pablo Teixeira

Projeto Alana Scheller

Rua Rofl Colin, n° 109, sl. 19A Joinville | Santa Catarina 47 3433 7558 | 99944 7460




DESTAQUE DÉCOR

DEZKA INTERIORES E BIANCA E BÁRBARA ARQUITETURA E INTERIORES A P R E S E N TA M

Casa Pátio OS AMBIENTES DE UMA CASA FEITA PARA O JARDIM TEM A LEVEZA ESTÉTICA DE UMA BOA CONVIVÊNCIA ENTRE O CONCRETO E O VERDE. A ESTRUTURA TEM A ÁREA EXTERNA VOLTADA PARA DENTRO E TRAZENDO RESPIRO PARA A RESIDÊNCIA.

98


A R Q U I T E T U R A

99


DESTAQUE DÉCOR

O verde surge poético no concreto numa casa totalmente voltada para o pátio interno. A área externa é o coração que pulsa em meio ao cimento. O espaço é totalmente privativo e proporciona um belo visual da maioria dos ambientes. Uma pequena piscina revestida em pedra natural traz cor e frescor ao pátio. Uma área social, espaço especial para receber com conforto a família, está na lista dos desejos da proprietária. O pedido é atendido com uma área gourmet com uma cartela de cor neutra, madeira e couro caramelo. O ambiente é aconchegante e muito funcional. Uma mesa redonda para 8 pessoas cria a receptividade perfeita no ambiente, aproximando as pessoas e possibilitando a circulação no ambiente. A conectividade de todos espaços sociais surge também com a harmonização e o equilíbrio. A utilização do mesmo material em toda marcenaria e revestimento reforça a integração de todos os ambientes. A fluidez e contemporaneidade ficou evidente com este recurso de integrar e padronizar. Na sala de estar e jantar as aberturas acompanham o pé direito mais alto deste ambiente. As amplas aberturas proporcionam muita luminosidade na área de estar. Em todo o espaço, um piso de madeira estruturado trouxe aconchego para o ambiente e faz um convite explicito para receber e acolher os convidados. A paleta off white com uma pincelada de cor desperta a sensação de um ambiente atemporal e elegante. Um projeto que celebra o estilo de vida que exala a convivência.

100


A R Q U I T E T U R A

101


Atelier de Arquitetura e Interiores Bianca e Bárbara Lehmkuhl (47) 3533-1004 Ituporanga - SC @arquitetabiancaebarbara

DEZKA INTERIORES (47) 3521-9810  DEZKA_INTERIORES FINESTRE DECOR CORTINAS SOB MEDIDA (47) 3521-7042 (47) 98832-1841  FINESTREDECOR

102

H FERNANDO WILLADINO

DESTAQUE DÉCOR

Arquitetas BIANCA LEHMKUHL E BÁRBARA LEHMKUHL



DESTAQUE DÉCOR

D A N I E L E M A I S A P R E S E N TA

Casa com afeto ATEMPORAL E COM ESTILO CLÁSSICO CONTEMPORÂNEO O APARTAMENTO TEM ELEMENTOS AFETIVOS QUE CRIAM UM UNIVERSO PLURAL. AMBIENTES QUE REFORÇAM MEMÓRIAS VIVAS ENTRE AVÓS E NETOS.

104


A R Q U I T E T U R A

105


DESTAQUE DÉCOR

A vista deslumbrante de todos os cômodos permitiu criar um projeto que aproveita a entrada de luz e brisa do mar de Balneário Camboriú de forma abundante. Os proprietários, um casal de avós alto astral, planejavam um apartamento para receber com muito amor e carinho os dois netos. Assim, naturalmente uma das suítes frente mar do apartamento virou uma brinquedoteca muito lúdica e com uma vista incrível. O espaço tem escorregador, casinha com cama nas alturas e uma árvore, que traz um universo de imaginação. Neste quarto os pequenos podem brincar e até dormir lá por muito tempo. “Os proprietários já são clientes do escritório e mesmo conhecendo o gosto e a casa que possuem na cidade de moradia queríamos fugir do que já tinham e criar algo novo”, conta Daniele Mais. As cores neutras com contraste de tonalidades predominantes trouxeram bossa aos ambientes. A paleta harmoniza com diferentes matérias como pedra, madeira, laca, textura em tecidos e decoração. Uma pequena mesa no living, desejo do casal, é perfeita para contemplar a bela vista de todo o litoral, aproveitar um gostoso café da manhã e tomar uma taça de vinho. 106

Um painel de tv todo em laca com fitas de led na sala proporciona uma luz calma e gostosa para assistir a filmes e séries. No centro do ambiente tem um espelho cristal que traz amplitude para o espaço e a possibilidade de ver a orla de todos os lugares da sala. Os móveis soltos da Viratto Concept criam harmonia nos espaços trazendo arte, excelência e originalidade. Nos quartos predominam os tons neutros e são o ponto de atenção principal dos ambientes, trazendo calma e aconchego em todas as horas.


A R Q U I T E T U R A

107


H LEONARDO ZANGHELINI

DESTAQUE DÉCOR

DANIELE MAIS Arquiteta Daniele Mais Arquitetura e Interiores (47) 99919-7278 Jaraguá do Sul - SC  arqdanimais arquiteta@danielemais.com.br

108

COMBINARE ACABAMENTOS (47) 3367-6598 / (47) 98403-0031 LOJACOMBINARE.COM.BR

LIGHT LUZ 47 3027-7889 LIGHTLUZ.COM.BR

ESTOFADOS JARDIM (47) 2106-7590 ESTOFADOSJARDIM.COM.BR

METAL E ARTE (47) 3371-8282  LOJAMETALEARTE

JABS MÓVEIS (47) 3371-7684 /(47) 99215-1155 JABSMOVEIS@GMAIL.COM

VIRATTO CONCEPT (47) 3084-2020  VIRATTOCONCEPT



DESTAQUE DÉCOR

M E T R I K D E S I G N A P R E S E N TA

Viva la Vida A FORMA FLUÍDA E OS ELEMENTOS QUE TRADUZEM A MEMÓRIA REVELAM CADA CANTO DESTE ESPAÇO. UM AMBIENTE PLANEJADO PARA CURTIR A VIDA E REUNIR TODOS AQUELES QUE SÃO SIGNIFICATIVOS EM MOMENTOS ESPECIAIS.

110


A R Q U I T E T U R A

111


DESTAQUE DÉCOR 112

Olhando sem muita precisão este espaço até pode sugerir que faz parte de um empreendimento. Um pouco mais de atenção e logo você percebe que está diante de um ambiente de muita personalidade e que exala a essência de viver. A área de 360m² sinônimo de festas imponentes e singulares é também um refúgio particular. É neste cenário que um jovem casal de empresários aproveita marcantes momentos em família e com os amigos.

O pé direito de 3,70m acompanhado pelas esquadrias e portas na mesma altura garantem abundância de luz natural e integração com o espaço externo ao longo do dia. As grandes aberturas, automatizadas com o toque de um botão, são totalmente cobertas por persianas pretas. A proposta é perfeita para aproveitar a noite com privacidade. Além disso, as persianas harmonizam perfeitamente com a paleta de cores composta por cinza, cimento queimado e as lâminas de madeira natural.

Neste ambiente as festas têm o charme de moving heads que criam cenas de luz para cada música, iluminação de led automatizada que integrada ao sistema de som de altíssima qualidade são um show à parte. As esquadrias de PVC com vidro laminado garantem que o espaço possa ser usado noite à dentro mantendo a tranquilidade dos vizinhos e o bem-estar dos convidados.

Essa composição do espaço surge com mais personalidade com a decoração que destaca o bar retroiluminado. Os grandes nichos preenchidos com várias peças de memória afetiva como a moto amarela que foi parte do primeiro encontro do casal, há quase 15 anos, revela que este não é um lugar comum e que tem muita vida aqui para cada segundo de diversão.


A R Q U I T E T U R A


H FÁBIO JÚNIOR SEVERO

DESTAQUE DÉCOR

METRIK DESIGN Arquitetura e Interiores Rodrigo Rosar e Daniele Luciani Rosar Designers de interiores (47) 3209 2080 Blumenau - SC www.metrikdesign.com.br  metrikdesign

BELLEVUE (47) 3323-0612 BELLEVUE.COM.BR/ MOBILIÁA (47) 3065-0998 MOBILIAA.COM.BR REQUINTTE MÓVEIS (47) 3037-1775 REQUINTTE.COM.BR PARAÍSO VIDRAÇARIA (47) 3232-7575 / (47) 98404-5195 CONTATO@PARAISOVIDRACARIA.COM.BR 114


requintte.com.br requintte.com.br


DESTAQUE DÉCOR

HANDRY ROTH ARQUITETURA E I N T E R I O R E S A P R E S E N TA

Conexão

OS AMBIENTES INTERATIVOS REPRESENTAM A ESSÊNCIA DO CONTEMPORÂNEO POR MEIO DA ARQUITETURA. A PROPOSTA DE ELEMENTOS GEOMÉTRICOS E PEGADA ART DECO, MONOCROMÁTICO COM PINCELADAS DE CORES PONTUADAS PELOS REVESTIMENTOS DE PAREDE CRIAM ESPAÇOS AUTÊNTICOS.

116


A R Q U I T E T U R A

117


DESTAQUE DÉCOR

A cena tem um script desenhado com riscos sob medida para trazer personalidade aos ambientes sociais num espaço de quase mil metros quadrados. A chegada é um momento crucial para uma boa experiência e este hall certamente é um excelente convite. A paginação marcada do piso ao teto e as paredes revestidas, anguladas, geométricas trazem a sensação de impacto, mas com elementos que instigam a sensação de acolhimento e conforto. A iluminação criada com peça assinada e folhada a ouro destaca o cenário. A inquietude de trazer um novo conceito transmite personalidade neste salão de festas. Os padrões comuns são deixados de lado e surgem como premissa para destacar a mesa como centro de atenção e protagonista de momentos marcas de comemoração. O trio de iluminação traz harmonia e funcionalidade ao ambiente. Além disso, os pontos de luz despertam o bem-estar, conforto e motivação. É neste espaço que surge a simetria perfeita a partir de um revestimento que instiga um jogo de aparece e esconde. Um projeto com paginação marcante e camuflagem de vigas. O gesso e a aplicação de cores de maneira inteligente transformam obstáculos em elementos decorativos de interesse visual. A contemporaneidade surge num mix de composições do salão de festas. As cadeiras de telinha, em total White, são a transformação de uma identidade de elementos antigos trazidos para atualidade. A roupagem moderna cria personalidade no ambiente. O revestimento de parede na tonalidade de laranja queimado vibrante alegra a cena e harmonicamente ‘conversa’ com a iluminação técnica que ressalta os elementos de decoração e as cores. A atmosfera de lazer é ainda mais evidente na sala de Jogos e Bar, conectado com os ambientes da área comum. Os traços clássicos, os elementos geométricos e o revestimento em amarelo queimado em contraste com o chumbo guiam uma proposta que desvia de rotas óbvias. Os caminhos desta área comum também levam ao cinema, projetado para trazer conforto, sem enfrentar fila e preocupação com o ingresso. É o traço mudando a rotina condominial a partir de soluções arquitetônicas.

118


A R Q U I T E T U R A

119


DESTAQUE DÉCOR

HANDRY ROTH Designer de Interiores Handry Roth Arquitetura e Interiores (47) 3344-1072 (47) 99614-4215 Itapema- SC contato@handryrothinteriores.com.br

DELUMINI MÓVEIS E ILUMINAÇÃO (47) 3344-4504  DELUMINIMOVEISEILUMINACAO TESSELA (48) 3263-1310 TESSELA.COM.BR 120

H RONALD PIMENTEL

 handryroth



STUDIO ARCHITETONIKA N O M A D A P R E S E N TA

Minimalista O CONFORTÁVEL APARTAMENTO DE 560 M² ESTIMULA INTEGRAÇÃO E CONVIVÊNCIA EM FAMÍLIA. A PROPOSTA DO PROJETO RESSALTA OS AMBIENTES CLEAN COM PALETA DE CORES NEUTRAS E MIX DE MATERIAIS NATURAIS.



DESTAQUE DÉCOR

Empresários do setor têxtil, um casal de meia idade e os três filhos adolescentes precisam de um apartamento de descanso às cores e estampas presentes no dia-a-dia. Pensando nisso, os arquitetos Ary Polis e Renan Mutao, definiram uma combinação de tonalidades claras com materiais naturais, trazendo equilíbrio para os espaços. Entregue ainda sem acabamentos, o layout do apartamento é alterado com paredes derrubadas ou movidas de lugar para permitir a integração e a otimização dos ambientes. Todo o piso da área social e banheiros é revestido em mármore branco. O deck em madeira natural da sacada é perfeito para despertar uma reconexão com o natural. A sacada principal ganhou poltronas e chaises confortáveis, combinados a um jardim vertical, proporcionando um ambiente ideal para relaxar e receber amigos. A amplitude da área social ganha charme com a escolha aguçada de móveis claros, com design limpo e linhas retas. O sofá Ernesto na sala de TV é um elemento de personalidade. As mesas e cadeiras da sala de jantar são assinadas pelo designer Fernando Zanardi, proporcionando um espaço refinado e aconchegante para as refeições do fim de semana, que são habitualmente preparadas pelo casal. As obras de arte modernas enfatizam a originalidade do apartamento. Nas suítes, a personalização chama atenção. Cada um dos quartos foi projetado de forma que atenda aos gostos e necessidades dos moradores. Para os mais novos, tapetes temáticos, desenhados pelo Studio e desenhos na parede. Na suíte máster, o papel de parede com relevos em veludo cria um toque de sofisticação. Para o projeto luminotécnico, o escritório idealizou cenas especiais, que foram gravadas na memória dos KeyPads e são adequados aos diversos momentos da família.

124


A R Q U I T E T U R A

125


DESTAQUE DÉCOR

STUDIO ARCHITETONIKA NOMAD Ary Polis e Renan Mutao Arquitetos (41) 3079-1373 Curitiba – PR studioarchitetonikanomad.com  studio_architetonika_nomad_

HOFFMANN DECOR (49) 3322-5224 HOFFMANNDECOR.COM.BR PR GRUPO PARANÁ PARANÁ GRANITOS E STONE GALLERY (41) 3303-9600  PRGRUPOPARANA_ PRGRUPOPARANA.COM 126


Thay Santana Arquitetura & Interiores


DESTAQUE DÉCOR

A R C H L I N E A S T U D I O A P R E S E N TA

Pequeno notável O APARTAMENTO COMPACTO TEM ELEMENTOS ELEGANTES E FUNCIONAIS QUE TRANSFORMAM OS PEQUENOS ESPAÇOS EM ÁREAS CONFORTÁVEIS. SOLUÇÕES EFETIVAS E BOAS IDEIAS PRIORIZAM O APROVEITAMENTO DE CADA CANTO.

128


A R Q U I T E T U R A

129


DESTAQUE DÉCOR

Um layout pequeno nem sempre é sinônimo de pouco espaço. Aliás, a ideia de que um apartamento compacto não pode ser bonito, elegante e funcional desconhece este projeto. Os espaços bem resolvidos em apenas 60 metros quadrados têm personalidade e um décor aconchegante. Os conceitos e as propostas das arquitetas Elise Bueno e a Shirley Pasqualotto transformaram este apartamento com uma diminuta metragem em um lar confortável e cheio de charme. A otimização das áreas da cozinha e sala de estar integrados e dormitórios com ambientes bem definidos criaram uma sensação de amplitude. O design do mobiliário com foco no aproveitamento de espaço e o uso de materiais nobres e cores neutras garantem um resultado final de uma boa moradia. “Gostamos de tirar proveito dos espelhos para dar a sensação de extensão e amplitude, principalmente em espaços pequenos. Neste projeto utilizamos tanto na sala quanto no quarto e o resultado é um ambiente mais claro, amplo e sofisticado,” explica a designer de interiores Shirley. Aproveitar o espaço limitado trouxe apostas que traduzem sofisticação e harmonia visual. Um grande painel que vem da circulação dos quartos, utilizando este móvel para fixar a TV que pode ser direcionada através de

130

um braço extensor, possibilitou uma área mais livre e espaçosa na sala. Esta solução criou um ambiente mais amplo. Uma proposta versátil que possibilita a visualização de um layout com espaços confortáveis e perfeitos para o lifestyle de vários estilos de lares.


H DEEHOUSE

A R Q U I T E T U R A

ARCH LINEA STUDIO Elise Ribeiro Bueno – Arquiteta Shirley Pasqualotto- Designer de interiores (47) 99606-6666 | (47) 99141-1440 elise@archlineastudio.com.br shirley@archlineastudio.com.br  archlineastudio www.archlineastudio.com.br

ILUSTRES ILUMINAÇÃO (47) 3344-1502 ILUSTRES.COM.BR

EPIC MÓVEIS (47) 3268-3813 EPICMOVEIS.COM

MARMORARIA MOSER (47) 3346-5099 MARMORARIAMOSER.COM.BR 131


DESTAQUE DÉCOR

ALMEIDA SANTIN A R Q U I T E T U R A A P R E S E N TA

Mediterrâneo O ESTILO CONTEMPORÂNEO COM UMA PITADA CLÁSSICA DEFINE A ESSÊNCIA DESTE APARTAMENTO QUE SURPREENDE OS VISITANTES COM DOSES DE PROTAGONISMO EM CADA AMBIENTE.

132


A R Q U I T E T U R A

133


DESTAQUE DÉCOR

A inspiração para criar os espaços deste apartamento decorado com 92m² em São José veio do mar. A mistura de texturas e a combinação perfeita entre a madeira e bases neutras trazem bossa a esse projeto com uma atmosfera fresh. As cores e o acolhimento dos ambientes são um eterno convite para contemplar o mar da sacada. A cozinha tem as cores do oceano e o azul surge neste espaço do apartamento de maneira aconchegante e inusitada. O visual moderno instiga a olhar com calma para um espaço atemporal, a tonalidade excêntrica para este ambiente transforma a cozinha numa proposta sempre atual. Na área social, que inclui a sala de jantar ao estar, um grande painel de marcenaria traz o boiserie com todo charme e elegância. Esta é a peça protagonista deste espaço do apartamento. A combinação clássica que sempre está evidente aparece no amadeirado e na mesa preta assinada por Théo Egami. Esta composição cria a dualidade que quebra o óbvio resultando em um décor expressivo e harmônico. Um apoio conceitual na área de estar é a mesa lateral de Luan Del Savio que acrescenta ainda mais estilo ao décor.

134

Na suíte principal o azul intenso, moderno e elegante contrasta com a marcenaria de tom cinza. É esta combinação que traz leveza ao aliar-se com as luzes do pequeno closet com portas em vidro reflecta prata. Todos os ambientes foram valorizados com iluminações pontuais. Uma verdadeira experiência para o morador escolher e criar a melhor cena.


A R Q U I T E T U R A

135


H FABIANO RIBEIRO

DESTAQUE DÉCOR

MONIQUE ALMEIDA Arquiteta JOÃO SANTIN Designer de interiores Almeida Santin Arquitetura | Design (48) 9 9996-1196 | (48) 3374-4771 Palhoça – SC @almeidasantinarquitetura

BELLUNO MÓVEIS (48) 3342-7198 BELLUNOMOVEIS.COM.BR MOBILIÁA (47) 3065-0998 MOBILIAA.COM.BR 136



DESTAQUE DÉCOR

G A B R I E L A H E R D E A P R E S E N TA

Charme contemporâneo

OS AMBIENTES TRADUZEM A ESSÊNCIA DE UM PROJETO GUIADO POR UM CONCEITO AUTÊNTICO E COM PERSONALIDADE.

138


A R Q U I T E T U R A

O apartamento criativo e divertido de um jovem casal tem o conceito contemporâneo e uma vista maravilhosa do mar. As linhas não convencionais e as referencias modernas traduzem uma estética visual que mistura formas e proporções diferenciadas dos materiais. Num layout de 200 metros quadrados um jogo de cores, design inusitado, minimalista na marcenaria, maximalista nos detalhes é um convidativo apartamento que revela a personalidade dos proprietários. Em cada canto, o mar é inspiração e a vida criativa é guia. Todos os detalhes do projeto contaram com a participação indispensável dos clientes. “Acho isso essencial para um bom resultado. A casa é alma, é vida pulsante de quem mora nela”, destaca a arquiteta Gabriela Herde. Os ambientes são leves e alegres, refletindo o lifestyle dos moradores. No décor, as tonalidades neutras contracenam com a paisagem externa. Os elementos modernos instigam um resgate de peças atemporais, naturais e clássicas numa decoração que destaca o cartão-postal da cidade, o mar. Um tapete artesanal surge harmonicamente num living com peças de linhas retas criando um fascinante contraste de um lar a beira do oceano. A contemporaneidade dos espaços também traduz uma ideia de frescor e jovialidade, possibilitando a identificação do casal com um projeto que tem funcionalidade e elementos elegantes. Essa proposta cria a sensação de ambientes que remetem à diversificação e ousadia, com harmonia e refinamento do décor.

139


DESTAQUE DÉCOR

GABRIELA HERDE Arquiteta Gabriela Herde Arquitetura & Design (47) 99658-1379 Itapema- SC gabrielaherde@hotmail.com @gabrielaherde

MODA DA CASA (47) 3368-0888 @MODADACASADECOR ORIENTE-SE (47) 3361-0139 @ORIENTESETAPETES

140



DESTAQUE DÉCOR

Inspiração A OTIMIZAÇÃO DOS ESPAÇOS E A INTEGRAÇÃO PERFEITA DOS AMBIENTES APROVEITAM COM ELEGÂNCIA CADA CENTÍMETRO. AS CORES SUAVES E O MOBILIÁRIO DEIXARAM A DECORAÇÃO EQUILIBRADA E ACONCHEGANTE A criatividade para reorganizar os espaços e dar novas funções a cada metro quadrado traduzem este projeto elegante e moderno. As ideias surgiram logo no primeiro contato com os antigos clientes do escritório que estavam em busca de um projeto para decorar o apartamento de investimento. A paleta de cores neutras possibilita uma combinação versátil com diversas texturas, perfeito para agradar vários estilos e facilitar que os futuros moradores incorporem os elementos que traduzem a personalidade.

142


A M B I E N T E

O apartamento com 120 m², no centro de Balneário Camboriú, tem um projeto estratégico que abusa das soluções para trazer harmonia e equilíbrio para os ambientes. A proposta de décor é um convite para que o futuro morador traga apenas os objetos pessoais.

M.HAUSEN

O conforto e a praticidade traduzem a essência

Fernanda Modesto

deste apartamento no estilo minimalista. Todos

Mariana Burghausen

os elementos e processos da construção do

Keli Maksimiuk

décor foram cuidadosamente acompanhados

Arquitetas

pelos proprietários do apartamento, imprimindo um cuidado de morador do imóvel. A integração dos ambientes e a fluidez de circulação são pontos marcantes na definição do layout da área social. Na área íntima, as tonalidades neutras trazem um toque de sofisticação e aconchego para a suíte do casal. O resultado é um design que prioriza a estética, mas que cria um elo intenso com a qualidade de vida.

(47) 3514-7539 Balneário Camboriú - SC  mhausen.arq mhausenarquitetura.com.br

QUENANI MÓVEIS (47) 3366-7119  quenanimovelariacontemporanea

143


DESTAQUE DÉCOR

Loft do Executivo

UM ESPAÇO COMPACTO, FUNCIONAL, CRIATIVO E ACONCHEGANTE. ESTE É O SHOWROOM DO HILTON GARDEN INN, DE ITAPEMA, PROJETADO PELA MARAÚ DESIGN STUDIO, DAS DESIGNERS DE INTERIORES LINDA CRIS ARAÚJO E LINDA MARTINS.

O ‘Loft do Executivo’ é um apartamento de 66m² que integra living com área gourmet, suíte e escritório. A cama de solteiro com bicama proporciona um espaço funcional em que o proprietário pode trabalhar e receber convidados. “Fizemos o projeto pensando em um executivo que viaja muito, que precisa de espaço e conforto para trabalhar, e que não se preocupa com os afazeres de casa, já que o hotel proporciona serviços, como limpeza e lavanderia”, afirma Linda Cris Araújo. A automação traz funcionalidade e tecnologia para este projeto moderno. Por meio de um tablet, o proprietário controla a intensidade da iluminação, do som e do ar-condicionado, além da motorização de cortinas e o monitoramento de câmeras. “Para completar o ar cool e moderno do Loft, escolhi as cadeiras que estão na mesa de jantar, sala e quarto que levam minha assinatura e serão lançadas no Salão Internacional do Móvel de Milão, em 2021 ”, conta Linda Martins.

144

O Hilton Garden Inn é associado a um complexo multiuso, com centro médico, salas comerciais e rooftop com academia e o restaurante Paris 6. A previsão de conclusão das obras é em 2024. O empreendimento terá 30 andares, com 280 quartos de hotel, sendo duas suítes presidenciais com aproximadamente 130 m² cada e 170 lofts.


A M B I E N T E

MARAÚ DESIGN STÚDIO Cris Araújo e Linda Martins (47) 9 8897-2315 •  maraudesign www.maraudesign.com.br Balneário Camboriú | SC

145


DESTAQUE DÉCOR

SOLAR A ENTRADA DA LUZ NATURAL PROPORCIONA UMA ATMOSFERA ABERTA E ACOLHEDORA NESTE PROJETO ICÔNICO DE UM ESPAÇO GASTRONÔMICO DE JOINVILLE QUE REINVENTOU A CULINÁRIA NA MAIOR CIDADE DO ESTADO. As grandes aberturas e o pé direito duplo na área do salão trazem iluminação ao conceito único da Orleans Pães e Gastronomia criado pelo escritório MetroQuadrado. O desafio estava nas escolhas de materiais que possibilitavam um alto fator de proteção UV e controlasse a entrada do sol e calor. As janelas superiores, equipadas com o novo sistema de motorização PowerView Hunter Douglas, criam a sensação de conforto, segurança e praticidade no controle e na programação de cenas do ambiente.

146


A M B I E N T E

A integração com a área externa surgiu a partir da possibilidade de incluir a cortina Rolo 05 Night. A peça alia a contemporaneidade do projeto à beleza de um lugar que inspira a viver momento agradáveis e com muito sabor.

gredientes da receita do pão caseiro. A farinha

METRO QUADRADO ARCHITETURE + DESIGN STUDIO

é caracterizada pelos tons de areia, a água pelo

(47) 3433-4898

azul no forro, o fermento pelos móveis, todos

Joinville – SC

As cores e materiais da Orleans Orleans Pães e Gastronomia remetem à panificação e aos in-

interligados, mas cada um cumprindo uma função. No piso, o ladrilho hidráulico lembra da importância do artesanal.

contato@metroquadrado.sc  metroquadrado.sc

O mobiliário cria uma dinâmica informal e diversas formas de uso do ambiente, desde um rápido café até um espaço para trabalhar, ou ainda, refeições de almoço e possíveis jantares no espaço do mezanino. As aconchegantes

D’GRAUS DECOR (47) 3804-3558 / Joinville

sacadas repletas de toldos verticais também

(47) 3633-4258 / São Bento do Sul

são um convite para desfrutar da versatilidade

Santa Catarina

do espaço.

www.dgrausdecor.com.br

147


E

AP

NA

R GE

OVA NI C

COR DO MÊS ARQUITETURA, ARTE, MODA E DESIGN SÃO TEMAS QUE SE COMPLEMENTAM, SEM QUALQUER SOMBRA DE DÚVIDA!

PO

DESTAQUE DÉCOR

LI

A partir desta edição, a coluna Cor do Mês tem uma nova pegada, onde vamos falar sobre as relações entre arquitetura, arte, moda e design. Esses temas estão conectados por questões históricas, arramados pelos laços do tempo e que expressam por uma linguagem visual, questões de transformações no tempo e espaço. Elos criados por revoluções políticas, sexuais, de liberdade de expressão, transformações econômicas e aspectos específicos de cada povo de uma determinada região do Brasil ou do mundo.

“MODA É A RQUITETUR A , É S Ó U M A Q U E S TÃ O D E PR O P O R Ç Ã O ” COCO CHANEL

Gabrielle Bonheur Chanel (1883 - 1971) foi uma grande empreendedora francesa, fundadora da marca Chanel. É a única estilista presente na lista das cem pessoas mais importantes da história do século XX da revista Time. Foi a mulher que revolucionou a moda dos anos 1920, inseriu a calça no guarda-roupa feminino e eternizou o corte de cabelo curto, dentre vários outros feitos. Chanel admitiu ao mundo que buscava inspiração para algumas das criações em projetos do arquiteto suíço Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido como Le Corbusier. 1.Gabrielle Chanel 2.Porcelanato Black Biancogres 3.Cadeira Eames Matelasse 4.Bolsa Clássica Maxi Chanel 5.Villa Savoye 6.Le Corbusier 7.Centro Le Corbusier 8.Poltrona LC 9.LC4 Chaise

148

Le Corbusier (1887—1965), arquiteto, urbanista, escultor e pintor de origem suíça, naturalizado francês é considerado um dos mais importantes arquitetos do século XX. Com seu poder de síntese captou através de diversos estilos o que achava essencial para seu trabalho. No início da carreira, devido ao olhar desruptivo aos padrões da época, deparou-se com grande resistência.No entanto, quebrou barreiras e tornou-se referência para profissionais de diversas áreas e suas obras, espalhadas pelo mundo, são local de peregrinação


C O R

D O

M Ê S

Yves Henri Donat Mathieu-Saint Laurent (1936—2008), um dos nomes mais significativos da alta-costura do século XX. Praticidade e sofisticação era sua marca, mas a inovação um ponto forte. Criou o smoking feminino, o que permitiu às mulheres trabalharem de calças compridas. Em 1965, lançou uma coleção baseada em obras de arte de Piet Mondrian, fazendo uma conexão direta entre arte e moda.

“ PA R A M I M , T R A N S F O R M A R U M MONDRI A N EM UM V ESTIDO É A D I C I O N A R M OV I M E N T O À T E L A” YVES

10.Yves Saint Laurent 11.Smoking feminino 12.Vestido e sapato YSL 13.Museu Yves Saint Laurent Marrakech 14.Piet Mondrian 15.Obra Mondrian 16.Cadeira Vermelho e Azul 17.Gerrit Rietveld

Pieter Cornelis Mondrian (1872 - 1944), foi um importante pintor modernista holandês, fundador da corrente artística conhecida como neoplasticismo. No estilo radical de Mondrian, existia a predominância de traços horizontais e verticais e apenas as cores primárias: vermelho, azul e o amarelo, junto ao preto e o branco. Sua obra refletiu e reflete como influência direta na criação de vários artistas, arquitetos, designs e estilistas do mundo, até hoje. Gerrit Thomas Rietveld (1888—1964), foi um arquiteto e designer de produto neerlandês. Sua criação, a cadeira Vermelho e Azul, projetada em 1917, representa uma das primeiras explorações do De Stijl, movimento de arte em três dimensões.

“ N A N AT U R E Z A , A S U PE R F Í C I E D A S C O I S A S É B E L A , M A S S UA I M I TA Ç Ã O É S E M V I D A” MONDRI A N

149


DESTAQUE DÉCOR

A BELEZA DAS COISAS SIMPLES

Next STOP POR ARQ. JULIANA PIPPI

( Re ) Descobrindo o Brasil

AS SURPRESAS DO CAMINHO

O ser humano se adapta com tudo. Hoje estou também me adaptando a novas descobertas e a novos destinos. Sempre adorei descobrir recantos do Brasil afora, mas dessa vez teve um gosto especial. Gosto de café passado com bolo de fubá. Recentemente aproveitei uma ida a trabalho para Londrina para descobrir o que tinha por perto na região para fazer no final da semana anterior a esse trabalho. E pra mim, que sou curiosa e adoro conhecer lugares novos, foi um enorme prazer descobrir esse refúgio. Sapopema. Já ouviu falar? Então! Nem eu. Até o dia que descobri que existe um lugar paradisíaco que chama Pico do Agudo. Infelizmente não chegamos a subir o pico, pois precisa de preparação física e um planejamento porque é preciso agendar com antecedência e organizar a subida. Mas pesquisando sobre os arredores do Pico encontrei a possibilidade de explorar a região, que é linda e nos reserva surpresas encantadoras como a Cachoeira Bela Vista, por exemplo. A guia Mary (uma figura pitoresca e pioneira no desbravamento do Pico) nos levou até o meio de propriedades rurais para conhecer melhor a região que vem sendo procurada por esse tipo de turismo rural. Pra mim é uma descoberta mesmo, algo muito simples mas de uma beleza que encanta. Ficamos hospedados na Fazenda Abaeté e sendo super bem recebidos pelos anfitriões Sandra e Juvenal e Luna (sua cadela fofa que é a dona do pedaço) . Das noites enluaradas com direito a ver a via láctea a olho nu, com muitos dedos de prosa a uma boa cachacinha ou até um cuscuz no café da manhã pra degustar. Tudo é mágico e se torna especial mesmo em meio a tanta simplicidade. Afinal a beleza está nos olhos de quem vê! O Brasil é cheio dessas belezas ! Bora começar a (Re) descobrir nosso país.

150

CACHOEIRA BELA VISTA


EU E MEUS PEZINHOS

CACHOEIRA BELA VISTA

FIM DO DIA NA FAZENDA ABAETÉ

SAPOEMA

FAZENDA ABAETÉ

TRILHA DA CACHOEIRA

PÔR DO SOL NA FAZENDA ABAETÉ

151


DESTAQUE DÉCOR

A

P

O

R

E ALEX FERR

R

R

CASA DE CAMPO NA CIDADE Em meio ao momento que estamos vivendo, de valorizar as coisas simples, de estar mais perto de quem a gente gosta, de ser saudáveis, a ABC Empreendimentos traz um produto que vai dar a oportunidade de você e a sua família viverem numa infraestrutura que proporciona esses momentos tão cobiçados. Agora imagina se este imóvel estiver há poucos quilômetros do balneário mais badalado do país, Balneário Camboriú? Então isso já é possível com o condomínio rural Gralha Azul. O lançamento, em Camboriú, oferece a tranquilidade, segurança e vida em meio à natureza, que o campo oferece há poucos minutos da cidade.

152

Q

U

I

T

NOVAS NA TIFFANY & CO., EM NY Pela primeira vez, a Tiffany & Co. está revelando representações externas da transformação em andamento em sua loja principal da Quinta Avenida. A adição superior (andares 8, 9 e 10) do ícone arquitetônico de 10 andares localizado na 727 Fifth Avenue será completamente reinventada a partir do espaço de escritórios originalmente construído em 1980, em um novo espaço para exposições, eventos e clientes. Cercado por uma cortina de vidro ondulado que complementa a fachada clássica de calcário, a estrutura contemporânea acima deste edifício histórico ecoa a altura do andar principal atemporal. A construção da principal transformação da Tiffany começou na primavera de 2019 e está estimada para ser concluída na primavera de 2022. Enquanto a obra não é concluída a coluna da uns spoilers.

SUSTENTÁVEL A designer catarinense Juci Perazza, tem se dedicado a um projeto sustentável em Balneário Camboriú, onde ela assina o décor na sede da empresa TWA Solar Energia Sustentável. Um dos destaques deste projeto é uma casa pré-fabricada da Cabins Brasil, construída no método wiki frame e wood frame. O espaço servirá como sala de recepção para profissionais de arquitetura, sala de reuniões para eventos e aulas sobre sustentabilidade. A ideia de Juci agora é humanizar a construção em madeira autoclavada e criar um ambiente interno aconchegante e ao mesmo tempo alinhado com as expectativas do cliente, que usará o espaço também como showroom de painéis solares.


C O L U N A

E

T A

A L E X

F E R R E R

N

D

O

PERTINHO DAQUI Com a temporada de neve na Argentina sem os turistas brasileiros neste ano, já que o país teve a maior quarentena de todo o mundo e as fronteiras ficaram fechadas, a expectativa ainda para 2020 está nos dias mais quentes por lá - ou não tão quentes quando se trata de Ushuaia, na Patagônia Argentina. Considerada a cidade mais austral do mundo (latitude mais ao sul do globo terrestre), o destino é conhecido como Terra do Fogo e chamado por muitos de cidade do “fim do mundo”. Se no inverno o gelo faz parte da paisagem, durante o verão, de novembro a março, as temperaturas ficam entre zero e 15ºC e há muito o que fazer: é nesta época que os pinguins migram do Continente Gelado para as ilhas do Canal Beagle, mais quentes, para a reprodução. Espalham-se tranquilamente entre as 20 ilhas e ilhotas dali e proporcionam um espetáculo da natureza para os visitantes. Entre outras atrações estão trilhas a pé, ou 4X4 pelo Parque Nacional Tierra Del Fuego, passeios de caiaque, voos de helicóptero, ou apenas contemplar e relaxar no luxuoso Arakur Ushuaia Resort & Spa. Localizado no alto de uma montanha e dentro dos 100 hectares de mata nativa da reserva Natural Cerro Alarkén, o hotel tem piscinas com borda infinita com vistas incríveis, hot tubs ao ar livre, gastronomia que destaca os sabores fueguinos, representados pelo trio centolla (o caranguejo gigante); cordeiro assado e merluza negra, além, é claro, da autêntica parrilla. Sem falar na oferta de vinhos das regiões de Mendoza, Salta, Cafayate e Neuquén. #PartiuPatagonia?

EMPREENDIMENTO INÉDITO EM SC O empreendimento já tem nome e será lançado em breve na região. O “Pericó Residence”, empreendimento imobiliário com temática toda sobre vinhos será o único no país neste estilo, misturando habitação, cave subterrânea (abaixo do nível do mar), restaurantes e uma decoração inspirada em uma das bebidas mais consumidas e populares no mundo. Localizado na Barra Sul, em Balneário Camboriú, o Pericó Residence terá 46 apartamentos, sendo dois por andar. Construído numa parceria entre a Vinícola Pericó, de São Joaquim e a Pioneira Empreendimentos, a previsão de entrega é 2024. E nem adianta correr para garantir o seu, o empreendimento foi 100% vendido em 5 dias.

153


H Mariana Boro

DESTAQUE DÉCOR

EDITORIAL O que tenho visto, ainda mais com esse processo do "digitalize-se" acelerado com a pandemia, é muita receita de bolo e profissionais, lojas/marcas de design perdendo a chance de construir uma identidade própria ou reforçá-la. Está tudo tão igual e cansativo. Divulgar o seu trabalho é essencial, estar no digital também, mas essa sensação que estamos para trás o tempo todo e temos que fazer exatamente o que manda a cartilha é totalmente equivocada. Eu sempre dou um passo atrás, não saio em disparada. Faço a pergunta: quais os filtros - posicionamento - que me atraem nesse oceano virtual de pessoas, serviços, produtos, ofertas, conhecimento. Qual o perfil de profissional que desperta simpatia/empatia na forma de conduzir e exibir o trabalho, vida, além claro, da produção criativa. Quem consegue pescar minha atenção em disputa? Qual a dose? E assim vai.

Oi gente, tudo bem por aí? Quero fazer uma reflexão sobre a área que atuo e admito ser apaixonada: comunicação e criação de narrativas. Então, volta e meia, vou abordar esse assunto porque simplesmente faz parte do meu dia a dia pensar, também observar o movimento, o posicionamento de

154

KITCHENS EM BC A Kitchens Brasil chega à Santa Catarina com inauguração da mais nova franquia em Balneário Camboriú, primeira loja da marca no Estado. O showroom, próximo à Terceira Avenida, ocupa o endereço que antes abrigava a Orientese com projeto totalmente renovado pelos Juniors do Studio CasaDesign.

H Fernando Laszlo

H Mariana Boro

marcas e profissionais no mercado.

Vou citar um exemplo de profissional que ainda não conheço pessoalmente, mas já troquei mensagens e acompanho no Instagram. Em todas as mídias ela me passa uma simpatia absurda e verdade também. Não parece performar um jeito de ser. Estou falando da arquiteta Ágata Cipriani, do escritório @ciprianistudio. Confesso que eu adoro espiar o perfil pessoal e me divirto quando escapa no feed ou stories a relação da profissional com o marido, o videomaker

Daniel Cajal, - casal figura! Quando falo em vínculo de empatia, é isso. Estamos em janelas, tudo é construção de imagem para o outro que observa enquadrado e monta o quebra-cabeça. Bem, vou terminando por aqui e deixo o recado: não caia nos moldes, tente imprimir sua leitura nos conteúdos, ações e relações. Nestes tempos, não tem escapatória, somos todos mídias e a cara das nossas próprias empresas. Isso não quer dizer exposição excessiva se não lhe representa. Pelo contrário. E atenção lojistas, cuidado com a padronização coletiva, se definir no mesmo rótulo do conjunto ou até mesmo "copiar" as ações/campanhas do concorrente ignorando a própria história e desperdiçando a forma de contá-la com autenticidade. É interessante perder sua originalidade - ou a chance de descobri-la? - e o toque de experiência que a sua marca pode proporcionar? Acho que não. A diferença é perceptível. Vou ficando por aqui aberta a sugestões, opiniões ou críticas. Até logo!

LU DE MORAES J O R N A L I S TA  acasaacom luciana@acasaa.com

DELICADEZ A Ines Schertel soma com a Etel Carmona na coleção Botânica composta por quatro peças que dialogam com um outro ritmo de mundo, materializando a fundo o conceito do slow design. A série limitada e artesanal é uma perfeita conjunção tátil que entrelaça técnicas e materiais como lã e madeira.


D É C O R

RÁPIDAS Mercado do décor está agitado. Conversando cá e lá, alguns profissionais relataram que a correria para atender a clientela ávida por novos projetos de vida está grande. E se repararmos são frequentes, semanalmente, anúncios de vagas abertas em escritórios catarinenses. Portanto, se você está buscando oportunidades de trabalho, fique atento às redes, tem gente contratando. E Balneário Camboriú continua ser o destino desejado de muitos. Num outro papo, esses dias, ouvi que muita gente de fora do Estado está com planos de fixar CEP na cidade. E pasmem, não têm ideia de quem contratar para a empreitada. Cris Iglesias está simplesmente arrasando na curadoria de obras de arte brasileira garimpadas para a sua Oriente-se, também em BC. Além dos tapetes incríveis do acervo.

Muitas peças, inclusive, ambientam os espaços da mostra Artefacto que logo inaugura com o tema "essencial". São 11 escritórios convidados. E falando em Artefacto, a fotógrafa e designer gráfica Mariana Boro, minha sócia de #acasaacom e vida, assina os retratos e as fotos dos espaços da mostra 2020. Sem spoiler, só adianto que está bacana! Juliana Castro, do JA8 Arquitetura e Paisagismo, prepara o lançamento do livro "Alma em movimento". A publicação conta a relação da arquiteta e paisagista com o balanço, elemento que a inspirou na criação do Ninho Ovo, desenhado junto com o Coletivos Criativos para a Bienal Brasileira de Design realizada em Florianópolis, em 2015. Os equipamentos urbanos estão espalhados por algumas praças da Capital.

DESIGN COM SENTIDO

COM MARCELO FIALHO

Artista @otropicalista e psiquiatra

faz necessário refletir sobre nossa crescente dependência da tecnologia.

Alvin Tofler considerava que o processo de evolução das sociedades humanas cursava com três etapas distintas, iniciando com o período de predomínio das atividades agrícolas, passando pela etapa industrial e, mais recentemente, a era da informação. Nesse sentido, podemos considerar que nos encontramos, hoje, em plena Revolução Digital. Facilidades que há pouco eram privilégio de governos ou grandes corporações popularizam-se, sendo incorporadas ao nosso cotidiano. A “internet das coisas” já está presente em nossas casas, alimentando projetos, cada dia mais acessíveis, de automação residencial ou, como diz o jargão, de casas inteligentes. H Mariana Boro

Com a promessa de aumentar o conforto, a segurança e a praticidade de nossas rotinas, passamos a acender e apagar luzes, abrir e fechar portas, ligar e desligar o ar-condicionado, abrir e fechar as cortinas por meio de nossa mais importante prótese tecnológica, o smartphone. Cenas de ficção científica? Não mais. Admirável mundo novo. Passamos por mudanças profundas na percepção do espaço, privacidade, tempo. Projeto do escritório Marchetti Bonetti

H Mariana Boro

G I R O

Voltando ao Tofler, que afirmava que: “Ou você tem uma estratégia ou é parte da estratégia de alguém”, para além das facilidades alardeadas, parece que se

As medidas de distanciamento social decorrentes do enfrentamento da pandemia Covid-19 aceleraram o processo de incorporação das mais variadas tecnologias. Na medida em que ficamos mais em casa, cresce a frequência das compras on-line, do uso de aplicativos de vídeo chamada para reuniões de trabalho, de consumo de serviços de streaming, redes sociais e uso de aplicativos de entrega de comida. As relações sociais migraram, definitivamente, para o digital. Até mesmo o sexo vem se adaptando às possibilidades virtuais de forma espantosamente popular. Experiências “reais” são “perigosas”. Não custa lembrar que é justamente por meio da oferta de mais conforto, praticidade e segurança que a distopia descrita por outro futurólogo, Aldous Huxley, operou a submissão voluntária de uma sociedade inteira que, em troca, ofereceu sua privacidade e singularidade. Mas isso é apenas ficção, claro. Tofler, Alvin. A Terceira Onda. Editora Record, 1982. Huxley, Aldous. Admirável Mundo Novo. Editora Globo, 1941.

155


DESTAQUE DÉCOR

O bem viver no foco das inovações do mercado de decoração! ALGO QUE JAMAIS DEVERIA TER SIDO SEPARADO DO QUE É OBRIGATÓRIO E NEM MESMO TER SE TORNADO PRIVILÉGIO DE POUCOS.

POR

LA DECORA LU MENDES E GABRIELA ACCORSI

Os novos tempos trouxeram uma grande conquista para o setor: o olhar do morador para o conforto e bem estar que sua casa pode proporcionar. E possibilitou ainda mais os benefícios de se ter uma casa organizada, planejada e que atenda necessidades básicas de funcionalidade, além de lazer e recentemente de trabalho, com o uso de home office. Tão importante que tornar a decoração de interiores acessível a todos é o propósito da La Decora. Este propósito vai de encontro ao sentimento mais nobre que a decoração de interiores pode proporcionar: a qualidade de vida, o bem-estar e autoestima do usuário! Sim, uma casa bonita e funcional pode tornar seu morador mais feliz, realizado e motivado, ou seja, não se pode mais ignorar estes benefícios, e o mercado está se movimentando neste sentido. 156


G I R O

D É C O R

Desta forma destacamos todo o movimento que o mercado está tomando, o trabalho inovador que algumas startups estão realizando, seja unindo consumidores com profissionais, ou desenvolvendo soluções tecnológicas que possibilitem o acesso à decoração a todos que desejarem. Incorporadoras que estão de olho nesta “nova” onda de consumidores, mais atentos a estes benefícios, entregando imóveis com plantas bem resolvidas e apartamentos que já incluem a decoração no pacote de serviços. Lojas que fazem toda a decoração na casa do cliente para que ele verifique o conjunto de mobiliário no local antes definir pela compra. Indústrias que estão desenvolvendo equipamentos que facilitam o uso para tornar a experiência do usuário agradável e prática.

Enfim, nada que deveria ser novidade, mas com toda a cadeia de decoração voltando cada vez mais o olhar para o principal, o usuário da casa, criando mais soluções e benefícios para a família e suas necessidades. Visualizamos que os ganhos futuros serão muitos, tanto emocional como intelectual, pois sabemos o quanto uma casa decorada e bonita pode melhorar a autoestima e influenciar melhorias na vida das pessoas. 157


Div CENTRAL D E V E N DAS :

Av. Alvin Bauer, 100, Balneário Camboriú/SC. Ao lado do Shopping Atlântico (Centro).

47 3368.4851 47 99211.9909


vino rosecon.com.br

BALNEÁRIO CAMBORIÚ/SC


S A B O R

Uma experiência memorável ao servir GALETO DI PAOLO É CONSAGRADO COM O MELHOR DA CULINÁRIA ITALIANA TÍPICA DA SERRA GAÚCHA O Galeto Di Paolo, localizado às margens da BR-101 em Itapema, já conquistou o paladar dos catarinenses. Considerado na região como a melhor culinária italiana, a rede de restaurantes está presente também em outras cidades do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Ao todo são 14 Galeterias espalhadas pelo país, todas com o mesmo padrão de atendimento e qualidade, o que conferiu por 11 anos consecutivos o prêmio de “O Melhor Galeto do Brasil” pelo Guia 4 Rodas. A rede foi fundada há mais de 25 anos pelos irmãos gaúchos Paulo e Roberto Geremia, que utilizaram a receita de família para recriar o tempero incomparável do “Galeto Al Primo Canto”, o que criou fama e popularizou a marca. A primeira casa foi aberta em 1994 e levava o nome de Restaurante Giuseppe, uma homenagem ao patriarca da família Geremia.

A simplicidade da culinária típica dos imigrantes italianos e a receptividade herdadas da cultura familiar são os diferenciais do restaurante. Além do Galeto Al Primo Canto, o estabelecimento oferece acompanhamentos como massas caseiras (preparadas na hora), salada de maionese e salada de radicci com bacon, sopa de capeletti, queijo a dorê, polenta frita e polenta brustolada, sem contar a Carta de Vinhos que inclui vinhos nacionais e importados. O Galeto Di Paolo Itapema também oferece uma opção para quem quiser levar a Sequência para comer em casa, com o sistema de Tele-Busca, ou o cliente pode ainda levar para casa as massas caseiras congeladas. O restaurante está aberto de terça a sábado no almoço e no jantar, aos domingos aberto somente no almoço. Uma excelente opção para quem está buscando um ambiente familiar e uma deliciosa comida caseira, preparada na hora e com aquele gostinho de casa da nonna.

GALETO DI PAOLO - ITAPEMA (47) 3363-1116 - dipaolo.com.br


E M P Ó R I O

“Onde não puderes amar, não te demores” A CÉLEBRE FRASE DE FRIDA KAHLO SUGERE COMEMORAR A VIDA E COM UMA BOA TAÇA DE VINHO ESTE MOMENTO SERÁ AINDA MAIS SIGNIFICATIVO. UM RÓTULO ESPECIAL DA VINÍCOLA CARMEN FAZ HOMENAGEM À ARTISTA MEXICANA E TRANSFORMA O BRINDE. Ícone da força feminina, Frida Kahlo é símbolo de reinvenção, tanto na arte quanto na vida. Uma referência histórica que completaria 113 anos em 6 de julho e conseguiu transformar o tradicional, rompendo tabus. O legado da artista mexicana levou essa geração a acreditar que um clássico pode ser atual. Essa força e personalidade marcam também o Carmen Gran Reserva Frida Kahlo – Carmènére, rótulo que homenageia Frida. A linha Gran Reserva de Carmen traz na proposta a Reinvenção dos Clássicos. A Viña Carmen é conhecida pela tradição e qualidade, com uma essência de atributos com tendência e inovação e reinvenção ao longo dos anos. Além disso, em Viña Carmen é que a uva Carmènére, originária da França e que estava extinta no mundo todo, foi redescoberta e tornou-se patrimônio chileno. O Carmen Gran Reserva Frida Kahlo Carmènére 2017 é elaborado com a uva Carménère, é proveniente do Vinhedo Peñasco, no Vale do Colchagua e traz uma complexidade aromática e exuberância. A embalagem traduz a essência da artista mexicana. Esta edição especial do vinho faz parte da linha Gran Reserva que já conquistou mais de 90 pontos mais de 120 vezes nas premiações mais importantes do mundo.

VINÍCOLA: Carmen ORIGEM: Chile VARIEDADES: Carmènére (100%) TEOR ALCOÓLICO: 13.5 TEMPERATURA DE SERVIÇO: 16 a 18ºC HARMONIZAÇÕES PERFEITAS: carnes vermelhas, queijos maduros, massas.

161


DESTAQUE DÉCOR

D

I

Á

R

I

O

D

E

TURISMO por Graziela Sielski

*Blogueira de viagem e personal travel, 32 anos. Tem 16 anos de experiências em viajar – sozinha ou acompanhada.

APAIXONADA POR ARRUMAR A MALA E SAIR POR AÍ CONHECENDO NOVOS LUGARES, NOVAS PESSOAS E CULTURAS, GRAZIELA SIELSKI* VIAJOU PARA 22 PAÍSES. MOROU DUAS VEZES NO EXTERIOR, NOS ESTADOS UNIDOS E NA INGLATERRA. VOCÊ TAMBÉM É APAIXONADO POR VIAGENS ASSIM COMO ELA? ESSE ARTIGO É PRA VOCÊ! GRAZIELA VAI EXPLICAR PASSO A PASSO PARA PLANEJAR UMA VIAGEM PARA 2021. Pela internet, qualquer pessoa pode por conta própria planejar e reservar tudo o que se refere a uma viagem. Um roteiro bem organizado vai evitar que você tenha contratempos, te dará mais segurança e vai otimizar muito o seu tempo. PLANEJAMENTO é o segredo. Eu sempre gosto de ter uns 4 ou 5 meses de antecedência para organizar uma viagem internacional. PASSO A PASSO PARA ORGANIZAR UMA VIAGEM 

162


H André Sielski

H Divulgação

T U R I S M O

163


DESTAQUE DÉCOR 164

ESCOLHA DO DESTINO

ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA

Você é daqueles que quer viajar e não sabe para onde? Tudo bem, eu super te entendo. O mundo tem muitas opções, talvez por isso dar o start no planejamento seja uma das etapas mais difíceis. Ter uma lista de lugares que sonhamos conhecer já facilita. Pesquise qual a melhor época do ano para viajar para esses destinos. E então coloque no papel: qual o objetivo da viagem? O que eu procuro? O que eu gosto de fazer? Qual meu estilo de viagem? Praia, campo, aventura, etc.. Verão ou inverno? Quantos dias vou conseguir me ausentar para essa viagem? Procure indicações para ter certeza que o local é a sua cara. Lembre-se que se você optar por viajar na temporada alta, que abrange os períodos do auge do verão ou do inverno para uma estação de esqui, por exemplo, férias escolares, semana entre Natal e Ano Novo, Carnaval e feriados vai estar mais cheio e os preços mais elevados. Se puder fuja dessas épocas.

Depois de escolhido o destino, comece a se organizar financeiramente. Defina o quanto quer gastar com a viagem e o quanto você vai conseguir economizar, por mês, até o dia do embarque. Com esse objetivo traçado fica mais fácil poupar seu dinheiro para as férias. Principais gastos em uma viagem: Passagem (avião, trem, ônibus), Hospedagem, Alimentação, Seguro Viagem, Meio de locomoção (aluguel de carro, metrô, uber, ônibus), Passeios x Ingressos, Passaporte e Visto (se precisar). PESQUISAS E COMPRAS Conhecendo os principais gastos é hora de começar as pesquisas. Eu aconselho organizar em uma planilha todas as informações para você ter o controle das suas despesas. A passagem e a hospedagem, geralmente, são os mais caros e precisam ser comprados/fechados com mais antecedência. Quanto antes, mais opções de hospedagem estarão disponíveis. Se a viagem for de avião, existem muitos sites que ajudam, como o Skyscanner. Para pesquisar a hospedagem vai depender do que você procura. Hotel, hostel, apartamento, pousadas. A minha dica para encontrar uma acomodação é ver a localidade e as avaliações dos clientes (essa é uma das partes mais importantes na hora de reservar). Você ainda consegue escolher quanto quer gastar em uma diária e filtrar suas exigências. Decida também qual a melhor forma para levar seu dinheiro (cartão de crédito, travel card, dinheiro em espécie)


T U R I S M O

MONTE SEU ROTEIRO

DOCUMENTOS

Primeiro passo para começar o seu roteiro é colocar no google “O QUE FAZER EM… (nome da cidade que você vai)”. “Estude” aquele lugar, quais são os pontos turísticos, leia as dicas, recomendações, pegue indicações com quem já foi. Salve tudo o que te chamar atenção em uma planilha (excel, google docs, word, etc.). Anote as comidas típicas. Pesquise em apps dicas de lugares para comer. Organize os dias da viagem com o que você pretende conhecer/fazer. Os passeios, os restaurantes, veja o que a cidade oferece como meio de transporte público (lembrando que isso vai interferir nos seus gastos). Para você não perder a viagem, anote os dias que os pontos turísticos não abrem. Esse é um dos motivos que escrevi no início do texto, uma viagem planejada vai otimizar o seu tempo e fazer com que ela seja melhor aproveitada. Pesquise sobre vacina. Se o lugar exigir, faça com antecedência. A vacina contra a Febre Amarela, por exemplo, é exigida em muitos países, mas você precisa fazer, no mínimo, 10 dias antes do embarque.

Uma viagem internacional pode te exigir documentos que você nem imagina. Carteira de identidade ou passaporte (dependendo o país) / visto / certificado de vacinação / comprovante de hospedagem / passagem de ida e volta / seguro viagem / permissão internacional para dirigir (se a sua intenção é viajar de carro pelo país) / carta verde / comprovante de renda. Para evitar qualquer imprevisto, tenha esses documentos impressos e digitalizados. E lembre-se: mantenha-os em uma pasta de fácil acesso (nunca despache dentro da mala). CHECKLIST Revise a viagem do início ao fim para garantir que não esqueceu de nada. Reservas, documentos, dinheiro, itens na mala…Se for uma viagem internacional, leve na bagagem de mão roupas extras para garantir um plano “b”, caso a mala não chegue. E por fim, principalmente se for uma viagem sozinho, deixe o roteiro com uma pessoa de confiança e que não irá viajar com você. Eu te garanto que uma viagem bem organizada vai te evitar dores de cabeça.

165


DESTAQUE DÉCOR

A R Q U I T E T U R A

Bucólico

NUM CENÁRIO PARADISÍACO DE 60 HECTARES E UMA ALTITUDE DE 1100 METROS ESTÁ A FAZENDA QUINTA ALTA VISTA. IMERSA NA MATA ATLÂNTICA TRAZ VISTAS INCRÍVEIS PARA TODA A REGIÃO E PARA O LINDO MIRANTE DA BOA VISTA EXALTANDO AS BELEZAS DA VIDA. As experiências lindas nas “casas de outros” pelo mundo levam ao ponto de partida dessa história de ressignificação de uma vida. O sonho de um pequeno sítio na serra catarinense esteve latente por anos na mente de Michelle Franzoni e Cesar Frantz. Depois de muitas passagens pela região, descobriram que numa das regiões mais altas de Rancho Queimado, há cerca de 70km de Florianópolis, estava a materialização de um projeto. A área estava prestes a ser transformada, nem tão pequena e nem tão grande, mas desenhada para ser a Fazenda Quinta Alta Vista. Num primeiro momento, apenas a casa de campo da família. No estilo colonial, os ambientes reformados seriam a morada nos finais de semana, com muita natureza e atividades de lazer ao ar livre. O espaço perfeito, a casa dos sonhos e uma área espetacular para aproveitar os momentos de lazer. Faltava algo

166

que fez surgir uma ideia. O casal viaja todos os anos para o exterior e encontra na organização do roteiro e nas casas que ficarão hospedados um verdadeiro sentido para cada descoberta. Michelle e Cesar preferem a hospedagem em residências de outras pessoas e através da plataforma Airbnb alugam uma propriedade, viajam com conforto e ,ao mesmo tempo, experimentam a rotina da cidade. “Ir à feira, ao mercado, conhecer o comércio local, o vizinho: esse é o verdadeiro espírito de viagem que nos encanta. E só “morando” alguns dias numa casa na cidade é que podemos viver isso intensamente”, explica Michelle. Essas experiências fizeram surgir a Casa Lavanda e a proposta de compartilhar a casa de campo com outras pessoas. Num cenário bucólico a possibilidade de passar momentos de puro contato com a natureza em meio ao conforto atraiu visitantes. A ideia deu certo, mas Michelle e Cesar


D O

L A D O

D E

C Á

167


DESTAQUE DÉCOR

gostavam muito de ir para a fazenda e os hóspedes também queriam fazer reserva. Surge assim, a Casa Oliva, exclusiva para alugueis de curta temporada. Depois de dois anos recebendo turmas e famílias um novo projeto trouxe um recente significado para a Fazenda. “Você pode ler todos os reviews, olhar todas as fotos e vídeos lindos publicados vindos desse lugar, mas tenha apenas uma certeza: quando você estiver lá tudo vai ser mais incrível ainda! Então, não hesite em conhecer esse pedacinho de paraíso! #ficaDica”, é a recomendação do hóspede Henrique. A construção de uma cabana isolada na natureza, partindo do zero, mas com todo o conforto deu origem a Cabana Xaxim, inaugurada há apenas 3 meses. “A Cabana Xaxim é nossa ‘menina dos olhos’. Um espaço para apenas 2 adultos, sejam casais, amigos ou até parentes. Recentemente recebemos mãe e filha que vieram se conectar ainda mais com a natureza e uma com a outra”, revela Michelle. A arquitetura da Cabana Xaxim é idealizada pela Michelle e executada pelo casal com a ajuda de um carpinteiro. A decoração rústica contemporânea traz conforto, mas mantém o estilo handmade tão valorizado atualmente. O lustre de madeira maciça da sala, mobiliário e as almofadas são desenhados e produzidos na fazenda. “Ali não há lugar para o supérfluo. Livros, velas, equipamentos e utensílios de cozinha, televisão, lareira, roupa de cama de qualidade, cobertores quentinhos, taças e copos de cristal e louça bonita. Tudo o que você precisa para se sentir morando com conforto numa cabana em plena mata atlântica”, destaca Michelle. O deck com rebaixo e ilha de fogo proporciona a vista do por do sol mais bonito da região e também é palco de piqueniques, queijos e vinhos para momentos de amor e cumplicidade. “Realmente um paraíso privativo, com uma vista espetacular do lado externo e conforto e bom gosto do lado interno!”, destaca a hóspede Roberta. A jacuzzi dupla torna os comentários dispensáveis. “A Cabana tem uma vista incrível, o por do sol e o céu estrelado são inesquecíveis, sem contar o charme da cabana, aconchegante e bem equipada. Um refúgio perfeito para se desconectar do mundo real e curtir momentos inesquecíveis”, confidencia a hóspede Rafaela. A Casa Oliva é divertida para a confraternização de turmas e famílias. Uma piscina, seis quartos e uma paisagem linda ao redor compõem o visual dos ambientes. A Casa Lavanda é perfeita para dias tranquilos e próximos na natureza, em uma área de 20 mil metros quadrados privativos com lagoas e riozinho, pomar e horta. A sala ampla, cozinha gourmet, lareira e deck com jacuzzi são um convite para momentos únicos.

168


D O

L A D O

A paisagem proporciona cenas de tirar o fôlego e os espaços instragramáveis da Fazenda transformam a visita numa coleção de fotos memoráveis. “Os hóspedes fotografam todos os momentos e cantinhos e enchem nosso feed do instagram (@quintaaltavista) de cenários bonitos. Assim como nos dividimos nossas casas com eles, eles dividem seus momentos e fotos conosco, criando algo muito maior que apenas a relação cliente-prestador de serviço”, conta Michelle. O ritmo do balanço infinito leva a imaginação para longe, congela num click o tempo e traz a paz de um lugar criado para aflorar o melhor de todos nós. Em meio a natureza o casal, Michelle e Cesar, projeta o futuro e planeja construir no próximo ano mais duas cabanas para casal. A proposta parte da ideia da Cabana Xaxim, mas com um formato arquitetônico diferenciado em que vizinho da casa ao lado não te veja. As novas cabanas surgirão num jardim secreto repleto de mata nativa, bromélias, manacás e araucárias com aquela vista incrível que faz suspirar e viver momentos de simples felicidade.

169


Transforme sua casa no lugar que vocĂŞ sempre

sonhou!


art design móveis décor iluminação

M ÓV E I S & D É C O R

BR-101, KM 147 Marginal Oeste, 1120 Itapema / SC  (47) 3268-2499  arthomeitapema