__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

O ESSENCIAL

00087 9 943209 980765

EDIÇÃO 87 • ANO 8 • AGO | SET • 2018

AMBIENTES QUE VALORIZAM A FUNCIONALIDADE, SEM ABRIR MÃO DO CONFORTO E DA SOFISTICAÇÃO

R$20,00

ESPECIAL

TALENTO

ENTREVISTA

TENDÊNCIAS DO DÉCOR MASCULINO

JULIANA STRINGHINI A IMAGEM COMO EXPRESSÃO CORPORAL

BETO COCENZA E SUA PAIXÃO PELO DESIGN


E D I T O R I A L

Expediente Direção Armandio do Nascimento gestor@revistadestaquedecor.com.br 47 99104-7233 Jornalista Responsável Elizabeth Gonzaga da Rocha (MTB 4631/PR) jornalismo@revistadestaquedecor.com.br Capa Photographee.eu Comercial Vale do Itajaí Ana Lúcia comercial@revistadestaquedecor.com.br 47 2125-8331 Comercial Norte Litoral Armandio do Nascimento comercial@revistadestaquedecor.com.br 47 99104-7233 Diagramação André Schmitt contato@andreschmitt .com.br Colaborou nesta edição A CASAA Beconn Produção de Conteúdo Casa de la Gracia Comunica dc33 Comunicação Jornalista Schayla Jurk ADM / Financeiro Carolina Tolentino financeiro@revistadestaquedecor.com.br 47 99172-5364 Assinaturas Ana Júlia 47 2125-8331 assinaturas@revistadestaquedecor.com.br Circulação Santa Catarina e Paraná Impressão Tiragem: 15 mil exemplares Gráfica: ZF

Singular décor

Periodicidade Bimestral Artigos assinados não expressam, necessariamente, a opinião da revista.

Com design, tecnologia, lançamentos, tendências e projetos de tirar o fôlego. Assim apresentamos está edição. Para nossa matéria de capa, trazemos o minimalismo como destaque, um estilo que voltou para ficar e cada vez mais ganha novos adeptos de uma vida

A Revista Destaque Décor é uma publicação editada por Editora Top Ltda. R 3300, nº 360 sala 107 A-57 - Centro - Balneário Camboriú/SC +55 47 2125-8331 | www.revistadestaquedecor.com.br

mais simplificada, porém, é claro, sem abrir mão do bom gosto, do conforto e da sofisticação. E para cor do mês, o tom alaranjado, uma das promessas para 2019. E como são as novidades que nos movem, apresentamos a nova seção Vitrine de Luxo, com produtos badalados. A equipe da Destaque também esteve presente em algumas feiras em São Paulo, conferindo os lançamentos que apresentamos na seção Feira. E falando nisso, inspiração é o que não faltou nessa edição. A seção arquitetura, por exemplo, vem repleta de projetos lindos, com detalhes marcantes. E as sugestões de produtos nas vitrines trazem as tramas e os tons fortes para compor o décor de forma singular. ELIZABETH GONZAGA DA ROCHA JORNALISTA RESPONSÁVEL

12

Arquitetos, designers e paisagistas interessados em publicar seus projetos devem encaminhar um e-mail para jornalismo@revistadestaquedecor.com.br com as fotos dos ambientes e uma breve descrição da obra para análise.


S U M Á R I O

SUMÁRIO

Destaques ER F IL 40 PElizabeth Brandt Schwarz

Em Foco R EDAÇÃO 20 DA Novos ares

44

CA PA

144

52

ESP ECI A L

O minimalismo no décor

14

Eventos

Formas para inspirar

Identidade GO S T O | EL A 32 EU Claudia Stach 34

DES TAQUE S OCI A L

EU GO S T O | EL E Diogo Lemos

Cores OR DO MÊS 38 CImpactante alaranjado


DESTAQUEDÉCOR

Cenários 140 152

T UR IS MO Alma de viajante: as inspirações para visitar Portugal

SA B OR

Detalhes 22

V I T R INE

36

R EF ÚGIO

Tramas, as queridinhas da vez Tons para amar Dois recantos, dois estilos

As fantásticas formas comestíveis de Dinara Kasko

156

DO L A D O DE L Á

158

DO L A D O DE CÁ

O toque brasileiro que faltava na arquitetura americana

Arquitetura • • • •

Planetário em São Paulo

74

• • • • •

Arlon Fernandes e Eduardo Freitas Vanessa Larré Vanessa Schmidt Luise Deschamps, Francilei Deschamps, Anderson Pitz e Juliana Franz Vanessa Faller e Maíra Queiroz Santos Juliana Pippi Liége Pinheiro e Priscila Pinheiro Honeida Alves e Luis Antonio Menuci Cris Araújo e Linda Martins

Seções

16 18 28 42 56 58 60 68 128 132 134 136 138 148 150 154

A R T E IMP R ES SA AC ON T ECE V I T R INE DÉC OR TA L EN T O HIGH T ECH GA L ER I A F EIR AS ESP ECI A L A MBIEN T E NE X T S T OP A RQUI T E TA ND O GIRO DÉC OR R IO V I T R INE DE L UXO V I T R INE G OUR ME T NO M A R 15


ARTE IMPRESSA

ARQUITETURA NO DIVÃ A Editora Olhares lança o livro Arquitetura no Divã, de Shirlei Zonis. A publicação ajuda arquitetos a interpretar as demandas de seus clientes a partir de uma série de histórias e reflexões. Aqueles que vão habitar ou usufruir dos espaços projetados – os clientes – haviam sido um assunto pouquíssimo explorado na formação acadêmica, mas com a prática ela passou a perceber como uma melhor compreensão dessa ‘variável’ poderia ajudar bastante na atividade como arquiteta e ampliar sua satisfação profissional.

CADAS ABRANCHES Nestas 336 páginas estão reunidas as diversas facetas do trabalho do arquiteto Cadas Abranches, dono de uma das pranchetas mais elogiadas da arquitetura contemporânea brasileira. São 21 projetos, alguns inéditos e outros já publicados, sendo eles: 19 residenciais, uma mostra de decoração, uma galeria de arte, sete apartamentos, sete casas de campos e cinco casas de praia, que passeiam pelo eixo Rio-São Paulo. O exemplar se destaca por trazer as histórias dos projetos de uma forma muito pessoal, contanto as percepções do arquiteto sobre cada um, dando todos os detalhes: do desenho a escolha dos materiais.

LINA BO BARDI O livro traz um panorama da obra e do pensamento de Lina por meio de textos, desenhos e fotografias. “A obra de Lina é referência obrigatória para aqueles que veem na arquitetura a possibilidade de lutar por um mundo mais justo e confortável”, diz Marcelo Ferraz, que trabalhou por 15 anos com a arquiteta, compartilhando ideias e desafios. Para Ferraz, o livro permanece atual e instigante. Mostra Lina por Lina sem modismos, folclore ou mistificação, tornando-se fonte primária de pesquisa e apreciação de sua obra.

ASSINE A REVISTA DESTAQUE DÉCOR E RECEBA O MELHOR CONTEÚDO IMPRESSO POR R$ 110,00 ANUAL. (47) 2125-8331 / ASSINATURAS@REVISTADESTAQUEDECOR.COM.BR / WWW. REVISTADESTAQUEDECOR.COM.BR

 FACEBOOK Curta a nossa página revistadestaquedecor

16

 INSTAGRAM Acompanhe nosso perfil @revistadestaquedecor

 TWITTER Siga-nos no Twitter @revistadestaquedecor

 WEB Novidades no nosso site revistadestaquedecor.com.br


A C O N T E C E

A C O N T E C E ARTE URBANA Florianópolis recebe a primeira franqueada da Urban Arts em Santa Catarina. A galeria, que tem o propósito de democratizar o mercado de obras de arte, chega ao Estado pelas mãos da empresária Jana Ferronato. Com “fãs” espalhados por todo o país, a loja física da Urban Arts na Capital vai promover esta aproximação para quem sempre teve o desejo de conferir in loco as obras da galeria virtual, como a ““Anthropologie” (foto), criação da artista visual catarinense Ana Paula Hoppe. A Urban Arts fica na rua Maestro Tullo Cavalazzi 81, Loja 01 – Centro.

TRAJETÓRIA E SUCESSO Reconhecida pela expertise na produção de mobiliário sob medida de alto padrão, trazendo em seu cerne a precisão elegantemente trabalhada da marcenaria italiana, a Bontempo completa 40 anos, com uma história ímpar na movelaria nacional, traduzida em projetos exclusivos com alta tecnologia, inovação e possibilidades infinitas.

JACKSON POLLOCK Segue até o dia 28 de outubro a exposição com obras do Ícone do expressionismo abstrato, Jackson Pollock, na Galeria Nacional de Arte, em Washington, nos Estados Unidos. Uma instalação especial no East Building da galeria apresenta o “Mural” (1943), de Jackson Pollock, emprestado pelo Museu de Arte da Universidade de Iowa. Originalmente encomendada por Peggy Guggenheim para sua casa na cidade de Nova York, a pintura inicial é o maior trabalho de Pollock com quase 6 metros de comprimento e representa um importante ponto de virada na carreira e no estilo do artista.

18


DESTAQUEDÉCOR

ITÁLIA A exposição CAMERA POP traça a história do processamento de documentos, foto especificamente, em uma obra de arte, no seu auge na década de 60. De 21 setembro a 13 janeiro, em Turim, na Itália, o Centro Italiano de Fotografia apresentará mais de 120 obras, incluindo pinturas, fotografias, colagens, gráficos, ilustrando a variedade e vitalidade extraordinária desta grande história.

LOUVRE O ano de 2018 marca o 160º aniversário das relações diplomáticas entre Japão e França, bem como o 150º aniversário do início da era Meiji, quando o país foi aberto para o oeste. Como parte desta temporada, o Louvre apresenta sob a pirâmide o Trono, uma obra monumental de 10,4 metros de altura produzida pelo artista japonês Kohei Nawa, completamente coberto com folha de ouro, que sintetiza a tradição cultural japonesa e as tecnologias mais inovadoras. Para o projeto de seu trabalho, Kohei Nawa combina os mais recentes sistemas de modelagem 3D e técnica de douramento com folha de ouro, cujo know-how ecoa o antigo Egito e as coleções do Museu do Louvre. Sua obra desafia a noção de poder absoluto que foi perpetuada no passado e questiona a noção de futuro.

LONDON DESIGN FAIR Localizada no coração criativo de East London, a London Design Fair, durante quatro dias, reúne cerca de 550 expositores de 36 países, incluindo; designers independentes, marcas estabelecidas, pavilhões internacionais do país, características e exposições. O evento acontece de 20 a 23 de setembro.

19


D A

R E D A Ç Ã O

Novos ares Que tal esperar a nova estação com uma decoração ainda mais charmosa? Para quem planeja um novo espaço, quer inovar o décor da casa ou apenas deseja dar um “up” naquele ambiente especial, separamos alguns lançamentos que estão fazendo o maior sucesso. Confira.

COLEÇÃO MANACÁ – CAROLINA HAVEROTH LINHA PET, CAMA KANI – BOLIS DESIGN

SOFÁ ACRÓPOLE - ESTOBEL

SOFÁ PIAGGE – PIU MOBILE LOVE SOFÁ BY MARCEL WANDERS - MOOOI

RACK SÃO JOSÉ – PUNTO MOBILE

20


DESTAQUEDÉCOR

LUMINÁRIA CONE – NOVA HOME LINHA PATCHWORK DESIGN BY BRUNO FAUCZ - TAPETAH

BERÇO MINI CAMA VEGAS – AMEISE DESIGN

POLTRONA JAMAL BY LARISSA DIEGOLI MOBILIER DECOR MESAS SUN BY LUIA MANTELLI – DRIO MOBILIÁRIO

POLTRONA PK8 BY STUDIO PAULO KOBYLKA - BOOBAM

21


V I T R I N E

Tramas, as queridinhas da vez

SEJAM ELAS NATURAIS OU ARTIFICIAIS, O DÉCOR GANHA AINDA MAIS BELEZA QUANDO AS TRAMAS SÃO INSERIDAS. UMA TENDÊNCIA QUE RETORNA COM FORÇA E SE RELACIONA INTIMAMENTE COM A ATUAL RECONEXÃO DAS PESSOAS COM A NATUREZA E AS TRADIÇÕES.

MAYA Desenvolvida em alumínio e revestida com corda náutica a poltrona Maya, com assinatura de Rodrigo Karam, é um convite a um momento de contemplação e bate papo. A poltrona teve inspiração na natureza, um encontro das linhas de uma folha representados pelo encontro das cordas. – Lovato

TIFA O abajur Tifa é confeccionado com fibras de taboa pelas artesãs da ONG Orientavida, conhecida pelo seu trabalho social no Vale do Paraíba, São Paulo. Encontrada em abundância na região, a taboa é trançada tomando como inspiração os arreios de cavalos rústicos do século XIX. - Bertolucci

22


DESTAQUEDÉCOR

ACONCHEGO Feitas à mão, estas almofadas dão o toque certo e acolhedor para qualquer ambiente. - Carbono

SCORPIOS Se a ideia é levar um toque especial no ambiente, a cadeira para pendurar Scorpios é a aposta certa. Com

AMALFI

armação de metal e acabamento

Para quem busca um toque artesanal repleto de personalidade, os cestos Amalfi são perfeitos. - Flybuys

em juta, imprimi um ar leve e aconchegante. - 6 F Decorações

PLUMMA Com assinatura de Fabricio Ronnca, o sofá Plumma se torna a estrela do décor outdoor. Produzido em alumínio com pintura eletrostática, fibra sintética e tecido impermeável, a peça traz charme e resistência em um só produto. - Mestre Artesão

23


V I T R I N E

Tons para amar AS CORES TÊM O PODER DE NOS DESPERTAR DIFERENTES SENTIDOS E SENSAÇÕES, ALGUMAS SÃO UNANIMES NA PREFERÊNCIA, PORÉM, PARA OUTRAS HÁ DUAS OPÇÕES: AMAR OU ODIAR. MAS, QUANDO USADAS NA DOSAGEM CERTA SE TORNAM A ATRAÇÃO DO AMBIENTE. E QUANDO ESTAS TENDEM PARA LADO MAIS FORTE E VIBRANTE, TORNAMSE APAIXONANTES E PODEM SER APLICADAS DO CHÃO AO TETO, PASSANDO POR INÚMEROS E DIFERENTES TIPOS DE REVESTIMENTOS, PEÇAS DE MOBILIÁRIOS E ADORNOS.

COLOR MARKET Linha: Color Market, resultado de um processo coletivo. A Pantone, maior especialista em cores do mundo, orientou a criação com as tendências em Home & Interiors em um workshop com profissionais de arquitetura e a equipe de design Portobello. – Portobello

24


DESTAQUEDÉCOR

EMPEROR O pendente Emperor, com assinatura de Neri & Hu Design e Research Office, além de beleza foi inspirado na lenda de um imperador asiático que recebeu como presente um rouxinol.

COCÒ

O encantador pássaro cantava tão lindamente

Com um estilo clássico e contemporâneo

que o imperador sempre o queria ao seu lado.

ao mesmo tempo, a poltrona Cocò

Ele colocou o rouxinol em uma majestosa gaiola

apresenta um design gracioso com apoio

de bambu tecida à mão nas câmaras imperiais e escutou, encantado, o som mágico. - Moooi

de braços cônico que, puxado para cima,

DRITTO Com acabamento em laca laranja cliquout, o bar Dritto é ideal para ambientes com personalidade marcante. – Breton

se inclina ligeiramente para fora. Outra característica única é a forma de pirâmide cortada dos pés de madeira, disponível em diferentes acabamentos. – Natuzzi

SAARINEN A cadeira Saarinen está entre as mais cobiçadas por quem busca soluções diferenciadas para o décor, com assinatura de Eero Saarinen. – Clássica Design

ADAGIO Falar de cores impactantes, é falar de Paola Lenti. O balanço Adagio produzido à mão em corda náutica é um bom exemplo de como explorar os tons à favor do décor. – Paola Lenti

DIAVOLETTI O desenho dos três vasos da Família Diavoletti é inspirado nos heróis da antiga cultura das Cíclades da ilha grega de Míconos. Cada um dos três vasos de cerâmica, desenhados por Daniel Eltner e Alessandro Mendini, tem uma forma e cor diferentes. - Cappellini

25


V I T R I N E

D E C O R

A escolha certa

Quem acredita que coifas são úteis somente para ambientes fechados está muito enganado! Além de cooktops e fogões, as coifas TuboAr - solução definitiva em exaustão - são excelentes para churrasqueiras, sugando toda a fumaça, deixando apenas o aroma dos alimentos ao serem preparados. A coifa Box TuboAr foi a escolha do arquiteto Fernando Luiz Dal Bosco - do escritório Art’s Design Decor - para o seu premiado ambiente na Casa Cor SC/Itapema 2018. Além da coifa TuboAr, o arquiteto selecionou a churrasqueira a gás Evol Florence para realizar em seu espaço, deliciosos preparos.

28

Espaço Gourmet | (47) 3361-0909 / 99278-7411 | Balneário Camboriú e Florianópolis| www.seuespacogourmet.com.br


DESTAQUEDÉCOR

Astros do décor

HHMariana Boro

O design, a arte e a iluminação estão, cada vez mais, como os protagonistas da decoração. Sua união torna simples ambientes em verdadeiros espaços de contemplação, capazes de encantar a todos. Uma prova disso está na loja 4 Elementos consagrada na região pela curadoria impecável e por apresentar os ícones do design, mais uma vez vem nos inspirar com sua vitrine. Nesta edição, apresentamos a sala de jantar e estar em um brinde aos olhos. Ao fundo, destaque para a obra do artista Gabriel Wickbold que harmoniosamente se complementa com o sofá Fenda, assinado por Bruno Fauckz. Já a tendência fica por conta da mesa de jantar em pedra Dueto e a elegância se sobressai com a luminária Caboche da design Patricia Urquiola, para a marca italiana Foscarini. E o toque atemporal, é eternizado com as peças do icônico Sergio Rodrigues, com as cadeiras Cantú e as poltronas Kilin ao lado da mesa de centro Eixo do Estúdio Nada Se Leva.

4 Elementos | Balneário Camboriú | (47) 3361-6060 | www.loja4elementos.com.br

29


V I T R I N E

D E C O R

Ideias que inspiram A Moda da Casa, empresa destaque no mercado de decoração, apresenta excelentes sugestões para inserir o verde da natureza no nosso dia a dia, como os lindos e práticos jardins verticais artificiais. É uma ótima opção para quem deseja ter a beleza das plantas naturais sem se preocupar com a durabilidade e o custo da manutenção. As plantas permanentes da Moda da Casa são de ótima qualidade e tem uma belíssima aparência, sendo semelhantes às plantas naturais. As principais vantagens é que as mesmas não necessitam de cuidados especiais e não sofrem com as variações climáticas. Além da beleza, se adequam perfeitamente a ambientes residenciais e corporativos, conforme este projeto executado pelo arquiteto Diovani Camargo, na recepção de consultório odontológico.

30

Moda da Casa | Rua 262, nº 4390 | Meia Praia – Itapema | www.modadacasa.com.br | (47) 3368-0888


DESTAQUEDÉCOR

Explorando o metal Os revestimentos que compõem a linha Steel da Portobello Shop, se inspiram em marcos arquitetônicos desde a construção da Torre Eiffel. Sua interpretação em porcelanato aparece em tons industrializados, resgatando a estética da arquitetura moderna, ideal para renovar pisos e paredes de projetos arrojados e contemporâneos.

Portobello Shop | Balneário Camboriú (47) 3348-6864 | São José (48) 3035-5551 | Tijucas (48) 3279-2530 www.portobelloshop.com.br

31


E U

G O S T O

-

E L A

LUMINÁRIA DE MESA LUCCELINO Ingo Maurer, o poeta da luz consegue transformar a luz em obras de arte. Esta luminária criada em 92, faz parte de uma família de bulbos com asas nos dando asas à imaginação.

Claudia Stach Arquiteta e urbanista formada pela UNIVALI em 2005, especialista em iluminação e design de interiores, e é sócia do escritório Stach Bordignon Arquitetura juntamente com a também arquiteta Daniela Bordignon. Sempre está em busca de novidades e processos criativos que possam contribuir para o desenvolvimento de novos projetos.

MESA DE JANTAR SAARINEEN É um ícone do design da década de 50, desenhado

ZIGUE-ZAGUE DA MISSONI

por Eero Saarinen. Uma

Uma estampa com uma história de amor

limpas e orgânicas e sem

por trás, é tão icônica que saiu da moda para o mundo decor. Consegue ser versátil em tamanhos, texturas e cores.

mesa atemporal, de formas o uso de parafusos. Amo a versão com tampo oval em mármore com veios cinzas.

POLTRONA CORA Desenhada pelo catarinense Bruno Faucz, a poltrona Cora é uma peça de design leve, ergonômica, mistura madeira, tecido e metal cobre e tem a cara do Brasil sem ser clichê.

32


E U

G O S T O

-

E L E

CHIC É delicioso chegar em casa depois de um dia longo, abrir um vinho e acender uma vela, criando uma atmosfera intimista e aconchegante. O Oud & Bergamote, home fragrance da Jo Malone é a minha escolha perfeita para este momento. Coco Chanel já dizia, “Não é possível ser elegante sem um perfume, é o toque final,

Diogo Lemos

invisível e inesquecível.”

No mundo do design de interiores contemporâneo, Diogo lemos sintetiza a elegância moderna no seu melhor. O profissional nascido em Florianópolis gravitava para o belo antes mesmo de cursar arquitetura e urbanismo na cidade de Ferrara, na Itália. Desde criança, acompanhou de perto o trabalho da mãe, reconhecida nacionalmente pelo seu ateliê especializado em decoração infantil. Com a notoriedade e destaque dos seus projetos na empresa de sua família, Diogo decide fundar a Diogo Lemos Designs - uma empresa especializada em residências

DESIGN ITALIANO Os italianos são extremamente elegantes em seu mobiliário handmade, casam perfeitamente tecnologia à tradição que passa de pai para filho. Peças atemporais, com

internacionais e espaços comerciais.

acabamento perfeito, sempre farão parte dos meus projetos. Um bom exemplo disso

Seus projetos tornaram-se sinônimo

são as poltronas da linha Jacques, desenhadas por Rodolfo Dordoni, para Minotti.

de uma estética luxuosa aliada à sua meticulosa atenção aos detalhes. Uma mistura eclética de linhas elegantes limpas e suaves, esquemas monocromáticos com toques de cor, detalhes em bronze e ouro feitos à medida, misturados com peças antigas – Lemos entrelaça o velho e o novo mundo para um acabamento propositalmente contemporâneo.

GREYHOUNDS Companheiros, dóceis e afetuosos os Galgos são um motivo de alegria para quem os tem por perto. Jimmy, um galgo italiano está comigo há seis anos. Seu corpo delgado e aerodinâmico, somado a sua postura fazem dele uma raça extremamente elegante, reproduzida em itens de decoração utilizados na arquitetura de interiores.

TOYS FOR BOYS Um bom relógio tem o poder de valorizar um look básico. Assim como na decoração, onde você pode eleger uma única peça de destaque, que trará sofisticação ao ambiente. A Audemars Piguet, é uma empresa familiar, fabricante de relógios Suíços desde 1875, e está entre as minhas marcas preferidas quando se trata de relógios. 34


R E F Ú G I O

Dois recantos, dois estilos OS PROJETOS DE STUDIOS ASSINADOS PELO BLASI BAHIA ARQUITETOS ASSOCIADOS MOSTRAM O POTENCIAL DOS APARTAMENTOS COMPACTOS COMO UM REFÚGIO PARA O DIA A DIA. A arquitetura, cada vez mais, demonstra seu potencial de traduzir comportamentos e apontar estilos de vida. E assim tem sido com os studios, que chegam com força como opção para quem busca morar com conforto, praticidade e muito estilo. Nesses apartamentos de pequenas dimensões, um público que inclui empresários e profissionais liberais, anteriormente adepto dos flats, por exemplo, encontra uma possibilidade que se encaixa a uma vida multitarefa e agitada, sem abrir mão do aconchego de um espaço que tem a atmosfera de uma casa. Os clientes atendidos nesses projetos assinados pelos arquitetos Marina Blasi e Bernardo Bahia trouxeram ao Blasi Bahia Arquitetos Associados uma demanda bem alinhada a esse perfil. A ideia era criar dois studios práticos e muito confortáveis. As plantas dos apartamentos eram iguais e o que valeu para ambos foi a aposta em integração das áreas social e íntima, também presente na ligação entre cozinha e living, e uma cuidadosa seleção de peças de design brasileiro. O trabalho com a Bontempo, no mobiliário fixo, possibilitou a personalização destes refúgios, como a paleta de cores exclusiva que, além de versátil, se integra aos projetos manifestando singularidade. 36


C O R

D O

M Ê S

Impactante 01

OS TONS ALARANJADOS, ALÉM DE LINDOS E IMPACTANTES, ESTÃO ENTRE AS TENDÊNCIAS PARA 2019. ESSA COR VIBRANTE AUMENTA A AUTOCONFIANÇA E INCENTIVA QUE VOCÊ SE EXPRESSE COM MAIS SEGURANÇA. REPRESENTA ENERGIA, CALOR, FOGO, PODENDO PROPORCIONAR VITALIDADE E DINAMISMO. 1.

Sofá Scott

04

2. Cadeira Viena 3. Vasos WAGreen 4. Poltrona Lobato 5. Poltrona Acapulco 6. Cadeira Charles Eames Eiffel 7. Sofá Boutique Delft Blue Jumper 8. Luminária Dillon 9. Luminária Pop Art Mod 10. Almofadas 11. Vaso mini Scopp 12. Vaso Magnum 13. Poltrona Proust 14. Puff Charme

02

06

15. Aparador Rush 16. Mesas lateral Ataliba 17. Porta velas 18. Seat Garden Sakura

10

05

03

09

38


DESTAQUEDÉCOR

11

07

08

14

12

15

13

17

18

16

39


P E R F I L

Uma mulher persistente e com foco

40


DESTAQUEDÉCOR

Filha de pai empresário do setor metalmecânico e mãe designer, Elizabeth Brandt Schwarz, 37 anos, é natural de Blumenau, mas sempre viveu em Timbó, cidade da sua família. Apesar de formada em Engenharia da Produção pela Furb e ter atuado desde muito cedo na área administrativa, foi no empreendedorismo que encontrou sua paixão. Ao lado do marido, o empresário Eduardo Dellatorre Schawarz, ela comanda o CasaHall Design District, em Balneário Camboriú, cidade onde vive atualmente.

“MEU PAI É MEU GRANDE INCENTIVADOR E PROFESSOR. COMECEI AOS 13 ANOS A TRABALHAR AO LADO DELE, QUE ME ENSINOU A TER PERSISTÊNCIA. POR ISSO, SEMPRE FUI MUITO DEDICADA E QUANDO RESOLVO CRIAR ALGO É MUITO INTENSO”. E este foco aparece no resultado do trabalho. Não por menos, o CasaHall já passou por duas ampliações (são 15 mil metros quadrados) e, mais do que isso, o espaço é o único com o registro Design District no Brasil, reunindo lojas de alto padrão, marcas renomadas do design e Foi esta determinação que fez a empresária encarar o desafio à

decoração. O modelo tem inspiração nos “design district”

frente do empreendimento que se consolidou como sinônimo de luxo

de Dubai, Miami, Los Angeles, Milão, que serviram de

ao abrigar as mais conceituadas marcas do setor. Não é por menos.

referência para o projeto de Balneário Camboriú.

Balneário Camboriú é referência no segmento da construção civil e do turismo. Está entre as melhores cidades do Brasil e por isso o mercado de decoração e produtos de luxo ganhou tanta notoriedade. O CasaHall, que neste mês completa 11 anos, nasceu justamente para suprir essa demanda do setor imobiliário, atendendo a região com

“Buscamos trazer um conceito, não só explorando comercialmente, mas temos como missão trazer e fomentar o design e as mentes criativas. Acreditamos que isso possa ser revertido também em melhorias e

o melhor do design e da decoração.

evolução na nossa indústria da construção civil. Trazemos

“Este tempo foi de muito aprendizado, de boas parcerias

em Dubai, por exemplo”, ressalta Elizabeth.

informação para capacitar este mercado. Assim é feito

construídas, de muito trabalho, esforço e dedicação. Começar um empreendimento do zero, não é fácil, ainda mais quando você tem apenas 25 anos e busca captar grandes parceiros e investimentos”,

Neste caminho é que surgiu a Design Days, uma das ações encabeçadas pela gestão do shopping CasaHall, com o

recorda a empresária.

objetivo de fomentar e gerar conteúdo para a cadeia do

Mesmo após o sonho consolidado, Elizabeth é daquelas mulheres

palestras, oficinas, rodas de conversa, é a única semana

que não descansa e costuma ter uma rotina bem agitada. Todos os

de design catarinense. Por isso, segundo a empresária,

dias acorda cedo, administra casa, filhos (tem duas filhas, Rafaela

uma rica programação, com nomes expressivos do setor.

de 7 e Maria Eduarda de 3), sai para o trabalho e ainda arruma um

Desta vez, quatro eixos principais nortearam a estrutura

tempo para se cuidar e administrar um novo negócio em fase de

do evento: design para as cidades, design dos meios de

desenvolvimento. “É puxado. Tem que ter energia. O tempo tem

hospedagem, produtos e lifestyle. “Queremos estimular,

que estar bem organizado, por prioridades. É necessário ter foco

movimentar este cenário não só gerando negócios, mas

e otimizar o tempo. Acho que isso é um pouco do meu lado

estimulando mentes criativas.”

design. O evento que em 2018 chegou a sua 2ª edição, com

“engenheira de produção”: o tempo tem que render”, destaca. HH Gabriel Rocha

41


T A L E N T O

A imagem como expressão autoral NÃO FAZ MUITO TEMPO, A ARTISTA MULTIMÍDIA JULIANA STRINGHINI RESOLVEU DESBRAVAR UM NOVO CAMINHO. CONTINUOU A LAPIDAR A TÉCNICA DA FOTOGRAFIA E VÍDEO, APROFUNDAR A QUESTÃO DOS SENTIMENTOS E CONTEXTOS QUE DESPERTAM SEU INTERESSE AGORA VOLTADOS PARA A CENA ARTÍSTICA. A fotografia sempre esteve no campo de interesse da artista multimídia Juliana Stringhini. Quando chegou a época de decidir o rumo da profissão, ela não teve dúvida, seguiu os estudos focada no incrível universo da imagem. Afivelou as malas e foi estudar Comunicação Audiovisual no International Fine Arts College, em Miami (EUA). “Morei por lá de 2001 a 2007. Trabalhei na produção musical como assistente para inúmeras bandas como Madonna, Rolling Stones, U2, Beyoncé entre vários outros. Também fui assistente no estúdio do fotógrafo Nick Garcia”, relembra a fase. A busca por conhecimento, para ela, é um entusiasmo sem fim. E de lá para cá, foram vários cursos realizados, consultorias com artistas e curadores, como Scott Macleay que vive atualmente em Florianópolis. Imersões em processos criativos para desabrochar a habilidade do trabalho atrás das câmeras.

42


DESTAQUEDÉCOR

Em 2010, abriu as portas do seu estúdio Bambini & Piccolini, atuação que marcou sete anos da sua carreira e resultou num portfólio considerável com milhares de retratos de crianças. Não faz muito tempo que mirou seu olhar para o mundo artístico. “Passei a me interessar muito mais por uma fotografia autoral e depois a explorar outros meios, como vídeo, performance, instalações. Continuo a frequentar oficinas de processo criativo com o Scott e conto com acompanhamento de projetos do curador Josue Mattos”, conta. “Transborda”, exposição recentemente em cartaz no Museu da Escola Catarinense (MESC) em Florianópolis, é o primeiro passo desse novo caminho que ela deseja construir daqui para frente. Foram dois anos de processo, mais de 400 histórias e imagens captadas pela fotógrafa, que buscou revelar a profundidade verdadeira da natureza humana compartilhada por pessoas conhecidas e também desconhecidas abordadas em cidades brasileiras e da América Latina. “Era como vislumbrar o que somos de verdade, em nossa crueza como seres humanos, sem máscaras, sem pensamentos, sem barreiras”. Em pouco tempo, Juliana foi nome escalado para o time de artistas da exposição Desterro Desaterro, montada em celebração aos 70 anos do MASC (Museu de Arte de Santa Catarina), realizada em 2018. Também recém recebeu a boa notícia de dois trabalhos selecionados em festivais internacionais. Um deles a obra “Um ato de desobediência (2018)”no Indie Best Films Festival, na Califórnia (EUA) e “Fluído-estático (2018)” no Tasmanian International Video Art Festival, Launceston, na Tasmânia. O primeiro ato de uma história que apenas começa. 43


C A P A

O essencial AMBIENTES QUE VALORIZAM A FUNCIONALIDADE, SEM ABRIR MÃO DO CONFORTO E DA SOFISTICAÇÃO.

44


DESTAQUEDÉCOR

CARINA KORMAN “Sim, o minimalismo é uma tendência e eu concordo com o conceito de que menos é mais. No entanto, é importante tomar o cuidado para que o ambiente não fique com a aparência de frio. Para adotar o minimalismo, sugiro poucas e boas peças de decoração, como móveis e objetos. A despeito das cores, é possível utilizar uma variação que respeite um único tom. Essa premissa é importante à medida que o décor minimalista pede um ambiente monocromático”.

A decoração minimalista há décadas é apreciada por aqueles que incorporam, como estilo de vida, a ideia de que menos é mais. A frase parece velha, mas nunca esteve tão em alta quanto agora, onde a correria do dia a dia, a quantidade de informações que recebemos e a poluição visual a que somos expostos, toma conta de nossas vidas. Por isso, nada melhor do que chegar em casa e encontrar um oásis de tranquilidade, não é mesmo? E é isso que, para muitos, o décor minimalista representa: um refúgio para contemplar a vida e os bons momentos. Com isso, é possível dizer que o estilo minimalista traz como objetivo a organização dos ambientes, deixando-os livres de itens desnecessários, priorizando móveis funcionais e cores neutras para torná-los tranquilos e confortáveis. E este é um dos pontos que deixa os espaços ainda mais sofisticados. Além disso, se analisarmos bem, esse estilo de decoração vai de encontro ao que muitas técnicas pregam para atingir a qualidade de vida como, por exemplo, o mindfulness aplicado na decoração. Um conceito que busca desenvolver a capacidade de ter atenção plena ao estado presente. E para isso, traz técnicas para deixar os ambientes em harmonia, com a ideia de proporcionar uma vida mais plena e feliz dando prioridade a manter somente os objetos que, além de usuais, lhe tragam felicidade e boas recordações. Algumas das características mais marcantes desse estilo está a funcionalidade dos espaços, poucos e bons móveis, praticidade e elegância. A paleta de cores, também acompanha o lema do “menos é mais” e geralmente a preferência está em cores de tons pastel, neutros como off white, preto, cinza, o bege e suas variações. Separamos alguns projetos, opiniões e dicas de profissionais renomados para inspirar você. Confira.

HH Eduardo Pozella

45


C A P A

BRUNO MORAES E SP STUDIO Para o arquiteto Bruno Moares, cada projeto deve ser um relaxo do morador. E neste caso, o minimalismo o não só se aplica à arquitetura, mas também ao estilo de vida dos clientes. “Para criarmos uma surpresa para quem percorre os ambientes, destacamos alguns pontos dos ambientes, como os efeitos de luz e sombra, tetos metálicos flutuantes, paredes de aço corten, entre outras soluções que equilibraram o “clean” de todo minimalismo.”

HH Luís Gomes

46


DESTAQUEDÉCOR

HHThiago de Jesus

HH Claus W. Photography

VANESSA SCHMIDT BLANC ARQUITETURA E DECORAÇÃO “Vivemos um momento de releitura desse conceito, aliando a praticidade oferecida por ele ao conforto que tanto desejamos. Novos materiais e revestimentos são inseridos nessa ideia, mantendo a essência à que o conceito se propõe: leveza, praticidade e simplicidade. Indo um pouco mais longe, ousaria dizer que o minimalismo é um estilo de vida e que se reflete muito dos tempos atuais, já que a sustentabilidade e a funcionalidade são vertentes dessa tendência. Ficar apenas o essencial, essa é a palavra de ordem do minimalismo!” HH Claus W. Photography

47


C A P A

SANDRO CLEMES “Quando vou elaborar um projeto não penso: vai ser minimalista. Acho que o minimalismo que os clientes e observadores identificam no meu trabalho é resultante de valores que persigo, mas sem adotar um estilo minimalista. Acho que cada elemento de um espaço é muito relevante, e que se deve buscar a depuração de forma e função em tudo, das paredes aos adornos. Reconheço a beleza em vãos livres, em eixos visuais alongados. O que muitos olham como um espaço vazio, eu identifico como um espaço cheio de ar, de energia, um lugar para que a vida aconteça, preenchendo-o. E, se cada coisa num ambiente é a síntese de sua funcionalidade e de sua aparência, não precisamos de muitas delas. Mas, o mais importante, entretanto, é que o morador se identifique intimamente com o lugar que chama de lar - seja ele minimalista ou barroco. Adote a estética minimalista se ela fizer sentido para você, caso contrário, não”. HHMariana Boro

48


DESTAQUEDÉCOR

Dicas POR ESCRITÓRIO ICONO PROJETOS E INTERIORES

Como adotar a decoração minimalista para os ambientes? •

Eu diria que a principal palavra para se adotar o minimalismo como estilo de vida é praticar o desapego. Descartar tudo o que não é devidamente essencial.

Utilizar poucos e bem escolhidos móveis, para se ter mais espaços livres para circulação e comodidade no dia a dia. Os móveis escolhidos precisam ser práticos e funcionais, lembrando que devem ser essenciais;

Poucos objetos. Devem ser escolhidos a dedo para não entulhar o ambiente;

Organização – uma casa minimalista deve ser organizada. Preferencialmente deixando os objetos guardados dentro de armários e apenas poucos e importantes à mostra.

Os ambientes devem estar limpos em todos os sentidos, tanto na assepsia quanto de quantidade de objetos.

É possível usar cor na decoração minimalista? Como vocês aconselham o uso? Geralmente, as cores escolhidas para os móveis e paredes seguem um padrão bem neutro e básico. Usa-se muito os brancos, pretos, azuis escuros, beges, cinzas e as suas nuances. Essas são as cores mais usadas. Não quer dizer que você não possa utilizar uma cor mais quente. Mas se optar por ela, siga os tons terrosos mais fechados.

E os acessórios? Sempre escolher muito bem os acessórios que for utilizar. Sempre lembrando: poucos e bons. O minimalismo é famoso por focar a beleza em poucos objetos e mobiliários. E os materiais mais utilizados são a madeira, aço e vidro, trazendo a sofisticação ao estilo.

Algum truque para não errar? Para não deixar a casa sem graça e parecer vazia. Minha dica para quem pretende seguir o as premissas do Minimalismo é ficar atento para não descartar tudo e optar por não ter nada em casa. Não é esse o conceito. Valorize um determinado móvel ou objeto. Talvez uma cadeira de design, um objeto ou um quadro preferido ou até mesmo a cadeira de balanço de sua avó, deixando-os num cantinho de destaque, com uma iluminação correta. Isso é tudo! HH Luís Gomes

49


E S P E C I A L

Formas para inspirar É FATO QUE AS FORMAS GEOMÉTRICAS ENCANTAM, DESDE A IDADE DA PEDRA. E DE LÁ PARA CÁ VEM SE REINVENTADO, PASSANDO PELOS MOVIMENTOS ARTÍSTICOS E ASSUMINDO DIFERENTES ESTILOS. E NA DECORAÇÃO SE MANTEM COMO UMA TENDÊNCIA FORTE A SER AINDA MAIS EXPLORADA NOS PRÓXIMOS ANOS.

52 Projeto: Juliana Pippi

HHDenilson Machado

Projeto: Juliana Pippi

HHDenilson Machado


DESTAQUEDÉCOR

Projeto: Erika Melo e Renato Andrade

HH Luis Gomes

Seu uso possibilita criar ambientes modernos

A arquiteta Juliana Pippi complementa dizendo

e, até mesmo, com toques artísticos. Assim,

que seu uso possibilita dar “movimento”.

retângulos, quadrados, triângulos, hexágonos,

“É como usar uma roupa estampada, ele dá

polígonos dentre outras formas, se fazem

mais personalidade ao projeto e valoriza as

presentes tanto em paredes, tetos e chãos,

superfícies mais lisas”, destaca Juliana.

quanto em objetos decorativos.

Mas, apesar de lindos e de possibilitarem um

De acordo com a arquiteta Vanessa Schmit o

décor fascinante, é preciso cautela. De acordo

conceito geométrico surge na decoração como

com os arquitetos Erika Mello e Renato Andrade,

rigoroso, exato e preciso. “Representado pelas

a regra essencial para um bom resultado está

linhas retas e formas variadas, é um estilo que

na escolha da combinação das cores. Pode-se

certamente estará integrado a outros estilos,

optar por tons neutros (preto, branco, cinzas e

podendo até ser o protagonista do projeto.

beges), ou por tons básicos em degrade (azuis,

Algumas vezes aparece só nos detalhes, mas

amarelos, vermelhos, verdes, etc.), ou mesclar

consegue marcar presença mesmo assim. Além

cores que se complementam (azul e laranja,

disso, casa muito bem com cores marcantes,

roxo e amarelo, vermelho e verde – são as cores

encontrando o equilíbrio no projeto. Vale a pena

opostas no círculo cromático). Variar o tamanho

investir em algumas peças, podendo ser objetos

das estampas também pode dar um resultado

decorativos ou em peças mais expressivas,

bacana, até porque é difícil encontrar elementos

como: tapetes, papel de parede ou até mesmo em

com a mesma padronagem”, enfatizam.

cabeceiras de cama”, comenta Vanessa. 53


E S P E C I A L

DICAS Confira algumas sugestões que a doob Arquitetura, formado pelas arquitetas Daniele Okuhara e Beatriz Ottaiano, preparou para você.

PARA APOSTAR EM ESTAMPAS GEOMÉTRICAS EM REVESTIMENTOS Em revestimentos nossa dica seria se for usar um padrão geométrico em uma superfície grande como uma parede inteira, escolher um padrão com menos informação ou com cores mais neutras, já que o revestimento é algo mais definitivo, e isso pode te limitar ao uso de estampas ou cores em objetos decorativos”.

COMO USAR EM OBJETOS Em objetos como podemos sempre mudá-los de lugar e acabamos adquirindo novos ao passar dos anos, seja porque entrou uma nova tendência ou porque viajamos para um lugar superbacana e nos empolgamos nas compras, pode-se ousar mais em cores e nas misturas de estampas. Mas claro que normalmente para que seja possível brincar com os geométricos em objetos decorativos a base tem que ser mais neutra, a decoração é sempre um jogo de equilíbrio.

REGRINHA PARA MISTURAR ESTAMPAS Nossa sugestão seria que nessa mistura seja observada o tamanho dos padrões e as cores. Por exemplo, usar um padrão que seja maior e mais aberto com outro que seja mais detalhado vai valorizar mais ambas as estampas do que usar dois padrões muito parecidos. Já a brincadeira pode ser também em relação às cores diferentes com a mesa estampa geométrica de fundo, formando um outro padrão de patchwork bem interessante.

54

Projeto: doob Arquitetura

HH Julia Ribeiro


H I G H

T E C H

A tecnologia ao seu dispor Nos últimos 10 anos as soluções em automação residencial cresceram de forma singular, expandindo a capacidade de interação com seus usuários. Com isso, a tecnologia atualmente encontra-se ao nosso dispor para tornarmos residências ou estabelecimentos comerciais/empresarias em ambientes muito mais inteligentes. Uma tendência forte, que sinaliza de todas as formas que veio para ficar. Entre os recentes lançamentos das grandes marcas mundiais como Amazon, Apple e Google, destacamos as bases assistentes de voz (voice assistants) com ênfase na capacidade de utilização destes produtos como interfaces de comando de cenas nas residências. Em outras palavras são aparelhos que ao receberem um simples comando de voz nos possibilitam, por exemplo, reduzir a utilização de controles remotos, ligar ou desligar a TV, a luz, a banheira, entre muitas outras opções, basta que estejam conectados ao sistema. Com esses exemplos, fica fácil entender quando alguns especialistas afirmam que no futuro os botões deixarão de existir. Mas, apesar desses lançamentos não serem nenhuma novidade, pois suas primeiras experiências no mercado sugiram há quase uma década atrás, você deve estar se perguntando o que há de tão especial agora? A resposta é simples, o que difere é o aprimoramento da tecnologia por meio da evolução dos microfones, softwares e o desenvolvimento da técnica de AI - inteligencia artificial, que trouxeram ainda mais credibilidade à solução. Além, é claro, do seu uso ter se tornado mais simples e intuitivo. E pode até não parecer, mais toda essa tecnologia impacta diretamente no estilo de vida de seus usuários, oferecendo inúmeros benefícios. E quando falamos de públicos específicos como idosos ou portadores de necessidades especiais, essas vantagens se tornam ainda maiores. Confira um dos modelos disponíveis no mercado e suas principais funções:

ALEXA Produzido pela Amazon, o Alexa, pode ser configurado para automação residencial controlando vários dispositivos da casa e de forma separada, ou seja, você programa cada ambiente conforme sua escolha e necessidade. Como também, por exemplo, com apenas um comando pode ativar a segurança ou fazer e receber chamadas e mensagens. Além disso, fornece em tempo real informações meteorológicas, de trânsito, esportes, notícias, reproduzir música, listas de tarefas, transmissão de podcasts e reprodução de audiolivros. O Alexa, atualmente está disponível em: inglês, alemão, francês e japonês.

COMANDOS AUTOMATIZADOS NAS RESIDÊNCIAS Todos os comandos são pré-determinadas, ou seja, é possível escolher como cada ambiente funcionará. Você determina qual o tipo de iluminação, temperatura do ar, o canal da televisão favorito, entre outras funções, para quando acionar o seu assistente de voz. Tudo isso de forma bem simples. Exemplo - cena quarto: Se você gosta de ser acordado com a luz natural entrando pela janela e com uma música calminha como despertador, basta antes de se deitar ativar o Alexa com o comando pré-determinado. Por exemplo, “Alexa, acordar”. O assistente se encarregará de no horário determinado por você, abrir as janelas e tocar a música escolhida. Mas, você também pode fazer alterações individuais, como, aumentar ou reduzir a intensidade da luz. Esses são apenas alguns exemplos, das muitas opções de interação que os assistentes de voz permitem. Se você é um apaixonado por tecnologia, permita-se viver uma nova experiência repleta de benefícios com os assistentes de voz.

56


G A L E R I A

Coleção Repouso A designer e artista plástica goiana, Fabiana Queiroga, lança a “Coleção Repouso”. Com peças delicadas e cheias de personalidades, a novidade é uma sequência de esculturas e objetos de parede e mesa associada a um símbolo específico que sugere o conforto: a cadeira, no qual é o elemento trabalhado pela designer em todas as suas produções dessa série. As peças sequenciais são produções feitas à mão que propõem trazer a visão para quem está sentado na cadeira e suas observações sobre o ambiente ao redor. “São pequenas e sofisticadas esculturas de parede ou de mesa, produzidas com metal e passadas por um banho de ouro. Há também um arranjo seco para flor, que não se faz necessário o uso de água, em formato esférico e feito de madeira. Outro destaque em meu trabalho são as joalherias de parede”, ressalta a designer Fabiana Queiroga.

58


F E I R A

-

A B C A S A

Decoração em evidência LOJISTAS DE TODO O BRASIL PUDERAM CONFERIR DE PERTO AS NOVIDADES APRESENTADAS DURANTE A ABCASA FAIR, A MAIOR FEIRA NA AMÉRICA LATINA DE ARTIGOS PARA CASA, DECORAÇÃO, PRESENTES, UTILIDADES DOMÉSTICAS, FESTAS E FLORES. CERCA DE 400 EXPOSITORES, ENTRE FABRICANTES, IMPORTADORES, DISTRIBUIDORES E ARTESÃOS, APRESENTARAM AO PÚBLICO MAIS DE 400 MIL PRODUTOS, INCLUINDO OS LANÇAMENTOS. CONFIRA ALGUMAS NOVIDADES. 6F Decorações

Copa e Cia

60


DESTAQUEDÉCOR DESTAQUE

Copa e Cia

TBC Cristais di Murano

TBC

TBC

Futura Design

6F Decorações

61


F E I R A

High Design NO FINAL DO MÊS DE AGOSTO, A CIDADE DE SÃO PAULO FICOU AINDA MAIS MOVIMENTADA COM A ª EDIÇÃO DO HIGH DESIGN – HOME & OFFICE EXPO. UMA FEIRA DE MOBILIÁRIOS DE ALTO PADRÃO, SOLUÇÕES PARA PROJETOS ARQUITETÔNICOS E DE DESIGN DE INTERIORES, QUE GARANTE EXPERIÊNCIAS PRESENCIAIS ÚNICAS E EXCLUSIVAS AOS VISITANTES. O EVENTO CONTOU COM MOSTRAS E PALESTRAS SOBRE OS MAIS DIVERSOS TEMAS DO UNIVERSO DE ARQUITETURA, DECORAÇÃO E DESIGN. CONFIRA ALGUMAS NOVIDADES.

Mesa lateral Drie, Luan Dal Savio

Mesa de centro Drie, Luan Dal Savio

Poltrona Wing, Bruno Faucz

Poltrona Barca - Angelo Duvoisin

LANÇAMENTOS A Moora Mobília Brasileira, marca que faz parte das Indústrias Artefama, marcou presença na High Design com grandes lançamentos assinados por renomados designers nacionais como, Mauricio Arruda, Luan Del Savio, Ângelo Duvoisin e Bruno Faucz.

Poltrona Rio, Ângelo Duvoisin

62

Banco Alvorada - Marcio Arruda


DESTAQUEDÉCOR

F.WAY A F. Way, marca do FK Grupo, apresentarou seu novo catálogo com curadoria de Ricardo Bello Dias, que aposta em um mercado colaborativo sem barreiras entre o escritório e a casa. Neste ano, a empresa apresentou lançamentos, que se destacam pelo design, alguns com assinaturas de grandes nomes da cena mundial, como Ricardo Bello Dias, Christoph Jenni e a dupla de designers italianos Paolo Scagnellato & Jeremiah Ferrares.

GUARARAPES A Guararapes, na vanguarda do segmento moveleiro no Brasil, lançou na High Design a linha Magma com quatro padrões inéditos de MDF, inspirados na ação do tempo, sendo a primeira indústria a antecipar a tendência e a lançar uma linha com design inspirado em pedras, minerais e híbridos. Um dos principais diferenciais desta coleção é o acabamento inovador com textura 3D, possui a maior profundidade do mercado, resultando em um efeito muito realista, que também conta com um toque frio e mineral.

TARKETT A Tarkett apresentou a nova coleção de pisos vinílicos da linha Ambienta Studio, batizada de Textile. Com quatro padrões inspirados em tramas de tecidos, os pisos ampliam as possibilidades de combinação entre tons de cinza, bege e azul em ambientes comerciais e corporativos como escritórios, lojas, restaurantes e hotéis, por exemplo. A marca destaca ainda no estande a linha de carpetes Desso e uma série de acessórios de metal para melhores arremates em paredes, escadas e soleiras. 63


F E I R A

-

D E S I G N

W E E K E N D

Design Weekend A 7ª EDIÇÃO DO DESIGN WEEKEND (DW!), MAIOR EVENTO DE DESIGN URBANO DA AMÉRICA LATINA, MOVIMENTOU A CIDADE DE SÃO PAULO. COM DIVERSOS EVENTOS INDEPENDENTES, SIMULTÂNEOS E INTEGRADOS POR UM PROGRAMA OFICIAL, AO LONGO DE UMA SEMANA, QUEM VISITOU A CAPITAL PAULISTA PODE CONFERIR DE PERTO PALESTRAS EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS, VISITAS GUIADAS EM GALERIAS E ATELIÊS, EXPOSIÇÕES, INSTALAÇÕES, INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS E URBANAS, CIRCUITOS TEMÁTICOS, CONCURSOS, FESTAS E LANÇAMENTOS DE PRODUTOS EM LOJAS E SHOWROOMS. CONFIRA ALGUNS DESTAQUES DESSA EDIÇÃO.

Cadeira EVO em madeira Tauari

CLAMI Clami e a Empório das Cadeiras lançaram a cadeira EVO, assinada por ADOLINI+SIMONINI.

COLEÇÃO SPAGHETTI O designer e artista Fabio Melo apresentou a coleção Spaghetti durante o DW. O pernambucano encontrou em memórias afetivas da infância a inspiração para criar a coleção, mergulhou no universo das cadeiras que fazem parte das calçadas no interior do nordeste, onde a prosa rola solta.

64

A marca criou vitrines conceituais em suas três unidades, localizadas na Teodoro Sampaio, D&D e Lar Center, para apresentar o lançamento, além de um talk com o designer Daniel Simonini para falar sobre o processo criativo da peça e da evolução do design do estúdio.


DESTAQUEDÉCOR

Ambiente com tinta Chapéu de Lady (2164 E)

Na montagem: Cadeira Long Neck, Stool Ksar, Buffet Argan e Banco Tsé.

ÉREA Para comemorar as duas décadas da marca, os arquitetos e empresários Ricardo Minelli e Fábio Berbari apresentaram ao público 20 best-sellers e uma vitrine em uma ambientação inusitada com uma pattern em preto e branco, explorando

EUCATEX

o universo gráfico e óptico.

Com o intuito de promover uma conversa sobre o consumidor de 2020 e trazer informações sobre o perfil do morar brasileiro, a Eucatex promoveu um encontro entre os Decornautas Allex Colontonio e André Rodrigues, com a cool Hunter da Tendere Patricia Sant´Anna, a especialista em produto Andrea Krause, e, o arquiteto Nildo José, para trocar percepções sobre o design, costumes, heranças culturais, comportamentos e escolhas durante um brunch no You W.

INSTALAÇÃO TRAZ COMO DESTAQUE OBRA DO ARTISTA LUIZ ZERBINI A FAS Iluminação homenageou o lighting designer alemão Ingo Maurer com a instalação “Desconstrução” expondo peças icônicas do “poeta da luz” - algumas delas feitas com exclusividade para a marca. Além disso, quem passou por lá pode conferir de perto quadros como do artista plástico Luiz Zerbini, uma fotografia do pintor Pablo Picasso, feita em um momento de total descontração por Maurer e um mural grafitado pelo talentoso artista Rogério Pedro. Além disso, foi lançada a luminárias da Oty Light, representada com exclusividade pela FAS Iluminação no Brasil. Instalação traz como destaque obra do artista Luiz Zerbini

65


F E I R A

-

D E S I G N

W E E K E N D

GLASS11 Com o objetivo de elevar o vidro ao patamar de arte e design, a Glass11 inaugurou o Bar Galeria Eleven. Feito 100% com vidro reciclado, o espaço propõe uma experiência de bar, galeria de arte e música, com drinks e petiscos assinados pelo Ipo Bar. A ação teve ainda uma intervenção artística de espelhos para os visitantes interagirem e uma exposição que conta a história e desenvolvimento da indústria do vidro. Perspectiva do Bar Galeria Eleven

Instalação em frente a loja Segatto

SEGATTO A instalação é formada por uma sequência de painéis de 2,7 metros x 2,7 metros que, enfileirados, criam um efeito visual por meio do contraste entre a marcenaria em tons de azul turquesa e as superfícies ultracompactas sintetizadas com acabamento em aço corten da Neolith.

66

Novos banco e banqueta assinados por Zanini de Zanine

O espaço conceitual utiliza a alta tecnologia em design

NOVO AMBIENTE

de superfícies para fazer referência às esculturas

A Novo Ambiente lança peças inéditas assinadas por Gustavo

monolíticas e habitações primitivas em cavernas.

Bittencourt e Zanini de Zanine. Além de versões industrializadas

A interação permitiu que o público transitasse pelo

da poltrona Ioiô e da cadeira Iaiá criadas por Bittencourt.

seu interior, em uma experiência imersiva num

Durante o festival, a loja também proporcionou a chance de

cenário divertido e ideal para selfies.

testar a cadeira Cosm, lançamento mundial da Herman Miller.


DESTAQUEDÉCOR

SACCARO A Saccaro participou com o lançamento da Coleção Soul, assinada pelo designer Luan Del Savio, que traz em suas linhas a elegância de formas minimalistas e leva identidade para os mais diversos ambientes. A nova coleção é composta por sofás de 2 e 3 lugares, poltrona, cadeira, chaise, namoradeira, ninho, aparador, mesa de centro, mesa de jantar e mesa lateral.

Coleção Soul, assinada por Luan Del Savio.

BELAS ARTES A Belas Artes abriu o seu BADW (Belas Artes Design Week), com a presença das britânicas Jane Harris, do London College of Fashion, e Flora McLean da Royal College of Art e Architectural Association School of Architecture. As designers abriram o evento com palestras gratuitas e participaram da inauguração da Material BA-Z, primeira biblioteca de materiais da América Latina, um laboratório hiperconectado de educação, desenvolvimento e pesquisa de materiais, com ênfase na ancestralidades e tradições culturais latino-americanas.

67


E S P E C I A L

Tendências do décor masculino OS ARQUITETOS AFIRMAM QUE OS HOMENS DEIXAM CADA VEZ MAIS EVIDENTE SUAS PREFERÊNCIAS NA DECORAÇÃO DOS AMBIENTES, PREZAM PELO BOM GOSTO E A PRATICIDADE QUE ESTÁ RELACIONADA DIRETAMENTE À SUA ROTINA DE VIDA.

Foi-se o tempo em que prevalecia a distância do homem para as questões ligadas à decoração e a ideia que ‘de qualquer jeito está bom’. Assim como na moda – seara onde também existia o distanciamento masculino com relação às tendências, gostos pessoais e melhores combinações, hoje em dia o homem faz questão de trazer suas características para os ambientes do lar. Solteiro ou casado, os profissionais do décor são unânimes em afirmar que, em linhas gerais, o homem é adepto de um estilo mais prático, porém sem perder o charme. Para entender um pouco mais a concepção e o estilo masculino da decoração, os profissionais Ieda Korman, do escritório Korman Arquitetos, Cristiane Schiavoni, à frente do Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores, e a dupla Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães, do Manarelli Guimarães Arquitetura, destacam os principais pontos que encontram à frente dos projetos assinados para seus clientes.

CORES, MÓVEIS E OBJETOS DECORATIVOS “Cada vez mais o homem dedica atenção aos detalhes e gosta de ressaltar o seu bom gosto”, explica o arquiteto Manarelli. No entanto, prima por uma decoração sóbria e elegante e sem excesso de informações. Com relação à paleta de cores, prevalece tons mais fechados como cinza, chumbo, preto, azul marinho, marrom ou café. “Seguindo essa linha, costumo eleger situações pontuais para investir em nuances de uma cor mais forte, mas sem exageros”, afirma Ieda. No que tange à composição do mobiliário, o projeto para o morador destaca a utilização de menos móveis, que por sua vez recebem menos peças decorativas. Para o homem, vale destacar uma peça com referências, por exemplo. “A preferência sempre caminha para um décor sem tantos detalhes, mais limpos e sem tanta informação. Busco eliminar mesas de apoio e gosto de trabalhar verticalmente as paredes. Sempre opto por trabalhar peças maiores, como sofás mais amplos em detrimento a menores”, completa Cris Schiavoni.

Projeto: Korman Arquitetos

68 Projeto: Korman Arquitetos


DESTAQUEDÉCOR

AS PREFERÊNCIAS MASCULINAS A forte presença da tecnologia também acompanha o décor masculino, que traz uma predisposição por projetos de automação e outros recursos que proporcionem praticidade para a vida cotidiana. “Entre nossos clientes, verificamos que há uma importante apuração nessa escolha. Se o homem tem apreço recursos audiovisuais, certamente investirá nos melhores equipamentos para o home theater. A mesma coerência se aplica para a escolha da churrasqueira – se ele gostar de cozinhar – para a área gourmet”, conta Ana Paula, sócia na Manarelli Guimarães. Projeto: Cristiane Schiavoni

HARMONIA ENTRE O CASAL Nos tempos atuais, o homem passou a ter uma participação mais ativa nas decisões do casal. Ambos os profissionais – Ieda, Cristiane e os parceiros Thiago e Ana Paula – são unânimes em apontar que o segredo é a concordância entre as duas partes. “Como arquiteto, nosso papel é promover o equilíbrio entre os gostos de cada um”, relata Cris Schiavoni. Como fiel da balança, a percepção do profissional é capaz de verificar as predileções e conciliar o que é importante para cada um. Experiente, Ieda Korman conta que a mulher costuma ter sua participação mais ativa nos ambientes íntimos da residência, enquanto na área de lazer o homem gosta de opinar mais. “É na área social que conseguimos trazer essa mescla entre os dois”, explica a arquiteta. Projeto: Manarelli Guimarães Projeto Cristiane Schiavoni

ENTENDER O MOMENTO DO CLIENTE Antes de iniciar a obra e a decoração, é fundamental compreender a fase de vida do morador para determinar o viés do projeto. No caso de um homem solteiro, que acabou de sair da casa dos pais, é característico o desejo por ambientes mais modernos e com destaque para a área social, bar e televisão com grandes proporções. “Para esse perfil de cliente, o quarto pode ter dimensões reduzidas e, por isso, investimos em soluções para garantir o máximo de conforto”, relata Ieda Korman. Para um cliente separado e com filhos, a decoração precisa contemplar uma estrutura mínima para as crianças, como um dormitório adaptado para o mundo infantil e uma cozinha apropriada para a alimentação em família. Já para um morador na terceira idade, como um viúvo, o décor precisa oferecer espaços para agregar os objetos que compões sua história de vida. HH Divulgação

69


E N T R E V I S T A

Beto Cocenza e sua paixão pelo design FORMADO EM HOTELARIA E PÓS-GRADUADO EM MARKETING PELA ESPM, O PAULISTA BETO COCENZA É APAIXONADO POR DESIGN HÁ MUITOS ANOS. E FEZ DESSE AMOR A SUA PROFISSÃO AO SE TRANSFORMAR EM UM DOS PRINCIPAIS INCENTIVADORES DO DESIGN, ESPECIALMENTE O BRASILEIRO. HH Henrique Ribeiro

70


DESTAQUEDÉCOR

É idealizador e curador do BoomSPDesign - Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Arte, que este ano chega à sua 11ª edição. Segundo ele, o evento foi idealizado para promover discussões e novos pensamentos sobre arquitetura, design e arte, por meio de instalações, intervenções, palestras e experiências. O desejo é formar opinião e entregar conteúdo ao mercado home decor. Nas últimas seis edições do BoomSPDesign, Beto introduziu o destaque Designer do Ano, evidenciando nomes, como Tom Price, Luis Pons, Zanine de Zanini, Ruy Ohtake e Dror Benshetrit. Em 2018, que está em foco é o Atelier OÏ. Fundado em 1991, em La Neuveville, na Suíça, por Aurel Aebi, Armand Louis e Patrick Reymond, o atelier OÏ nasceu com a intuitiva e emocional afinidade de moldar materiais diferentes. Os profissionais apresentam como lema a transdisciplinaridade, o espírito de equipe e o relacionamento íntimo com os materiais. Confira a entrevista concedida com exclusividade à Revista Destaque Decor.

O BOOMSPDESIGN CHEGA À SUA 11ª EDIÇÃO JÁ CONSOLIDADO NO CALENDÁRIO DE EVENTOS DA CIDADE. COMO FOI CHEGAR ATÉ AQUI? O projeto começou com o objetivo de trazer palestrantes do mundo inteiro, reunindo arquitetos, designers de diversas áreas e artistas. A partir desse momento, sentimos que seria importante trazermos exposições, então começamos com Karim Rashid em 2008, no Instituto Tomie Ohtake. Em 2012, mudamos para o Museu da Casa Brasileira, com a exposição sobre o designer norte-americano Todd Bracher. De 2013 a 2016, fizemos o atelier oï – designer do ano

Projeto Balanço MCB+ BoomSPDesign que durou três anos, em que pudemos apresentar o balanço como tema central em peças autorais de arquitetos e designers renomados. O projeto

HH_Joël von Allmen

provocou muita visitação, inclusive de crianças. Em 2016, fechamos o projeto Balanço e lançamos um catálogo com os 13 balanços de nomes como Sérgio Matos, Zanini de Zanini, Carol Gay e do coletivo PAX.ARQ. Em 2017, além das palestras reunimos exposições dos nossos patrocinadores mais a exposição Design 2 x 2, um espaço aberto para mostrar o trabalho autoral ou com tiragem limitada. Em 2018, continuamos com palestras e agregamos as exposições no mesmo dia e espaço. Em 2017, mudamos para o Lounge da Bienal, espaço com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e saltamos de 700 visitas em 2016 para 2000 visitantes no ano seguinte. Em 2017, mudamos para o Lounge da Bienal, espaço com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e saltamos de 700 visitas em 2016 para 2000 visitantes no ano seguinte.

Aurel Aebi , Armand Louis e Patrick Reymond à frente do atelier oï

71


E N T R E V I S T A

QUAL É O MAIOR DESAFIO NA CURADORIA DE PROFISSIONAIS E COMO GARANTIR A PARTICIPAÇÃO DE JOVENS NOMES E MESMO OUTROS MAIS CONSAGRADOS? Sempre trabalhei incentivando jovens designers, já passaram pelo BoomSPDesign nomes como Zanine de Zanine, Carol Gay, Ellion Cardoso. Já colocamos juntos com palestrantes e expositores internacionais entre esse público mais de 200 pessoas juntas. Na arquitetura, que também é ligado à produção de mobiliário em menor escala apresentamos nomes como FGMF Arquitetos, SuperLimão Studio, Sérgio Motta, Paulo Alves, Renata Moura, Amélia Tarozzo. Muitos jovens que hoje estão mais encorpados, mas que passaram pelo BoomSPDesign num momento de produção e conhecimento pelo público muito inferior ao que é hoje. Estamos promovendo jovens arquitetos, designers e artistas há 11 anos, sempre passaram grandes jovens. Considerando o pessoal mais velho, os aproximo misturando-os. Teremos o Ciro Moura de Recife, a Eloísa Piardi de Porto Alegre, e temos o atelier oï, que vem da Suíça, e que está com uma mostra no Museu da Casa Brasileira. Temos também o Guilherme Torres e o SuperLimão mostrando instalações. Vamos juntando os jovens

VOCÊ ACREDITA QUE O DESIGN BRASILEIRO ESTÁ MAIS VALORIZADO E AO MESMO TEMPO MAIS DEMOCRÁTICO DO QUE QUANDO IDEALIZOU O BOOMSPDESIGN? Sim. Quando comecei a falar de design, em 2006, mesmo os empresários ligados ao tema ainda tinham receio sobre o assinto. Eles acreditavam que design só vinha de Milão, aos poucos começamos a trazer designers de fora para produzir aqui, e levar os daqui para fora.

COMO VOCÊS ESCOLHEM O DESIGNER DO ANO? Venho observando o atelier oï há três ou quatro anos, nos aproximamos deles por meio do curador alemão Albrecht Bangert e nos conhecemos quando eles vieram desenvolver uma exposição aqui em São Paulo, que começa dia 25 de agosto no Museu da Casa Brasileira. Também tivemos duas peças do projeto Object Nomade, no ano passado.

com os mais velhos, resultando em um projeto hegemônico. Dessa forma, a gente provoca a comunidade, consumidor final, lojistas, especificador, indústria, jornalista, a interagir com esses nomes, e dessa forma vai se criando e dando substancia ao projeto.

QUAIS DESIGNERS O BOOMSPDESIGN JÁ AJUDOU A REVERBERAR? Eu não poderia dar apenas um nome que ajudamos a reverberar. Temos um projeto que chama Designer do Ano, em que os profissionais são homenageados. Nele, já nomeamos Zanini de Zanine, Ruy Ohtake, Luis Pons, Dror Benshetrit. No Design 2 x 2, a nossa incubadora em que temos designers que desejam despontar no mercado, anualmente temos de 10 a 15 expositores que apresentam peças autorais ou de tiragem limitada, e é aí que estamos com a moçada, temos o Estevam Toledo, Rapha Black,

É um mercado muito novo, que vai crescer muito no Brasil, pois temos muitos designers criativos, e sem acesso a produção de grande massa, ou sem interesse a isso. E quando você não tem muitos maquinários e materiais a sua disposição, você acaba de uma forma natural explorando possibilidades de produção natural, materiais fáceis de manejo. O grande exemplo são os irmãos Campana, mas tem muita gente boa por aí.

Enzo Sobocinski. Nesses 11 anos tivemos mais de

Eu acho que também é um processo, e vai chegar lá.

200 palestrantes e pelo menos cem expositores

A população de forma geral, arquitetos e designers

mostrando um pouco do seu conteúdo.

de interiores vão incorporar as produções em menor

O evento reúne todo esse conteúdo, e apresenta para a nossa comunidade de arquitetos, designers de interiores, colecionadores e fundações, e eles percebem tudo isso da forma

escala em suas criações, mas isso também não será de um dia para o outro. Com arquitetos mais descolados vai ser um processo mais rápido.

mais adequada para eles. No ano passado vendemos para uma

O que falta são atitudes e empreendedorismo no sentido

fundação no Paraguai uma poltrona do Enzo Sobocinski, tivemos

de provocar mais esse mercado. Ter mais feiras e eventos

lojistas da Gabriel colocando em suas curadorias produtos de

acontecendo. O BoomSPDesign é apenas um deles. Faltam

designers que estavam no BoomSPDesign, aconteceram muitas

mais eventos, feiras e galerias falando do design autoral.

coisas interessantes.

72

COMO VOCÊ VÊ O CRESCIMENTO DO DESIGN AUTORAL NO PAÍS? O QUE ESTÁ FALTANDO PARA ESSE PROCESSO ATINGIR UMA PARCELA MAIOR DA POPULAÇÃO?


DESTAQUEDÉCOR

O BRASIL AINDA É VISTO COMO UM PAÍS QUE FAZ CÓPIAS, ASSUNTO POLÊMICO QUE RECENTEMENTE FOI PAUTA NAS REDES SOCIAIS? Nós não concordamos com cópias, é um assunto que está absolutamente fora de cogitação dentro dos nossos conteúdos. É polêmico porque ninguém quer que sua peça seja copiada, sem royalties ou por qualquer outra razão. Se ela é feita com autorização do designer por uma empresa capaz de produzir em quantidade não tem problema nenhum. Porém, o que entendemos como cópia é uma reprodução sem autorização e está absolutamente errado no Brasil ou no mundo.

O BOOMSPDESIGN ACONTECE UMA VEZ AO ANO, DURANTE O DESIGN WEEKEND, COMO MANTER A CONEXÃO ENTRE OS CAMPOS DA ARQUITETURA, DO DESIGN E DA ARTE, E GARANTIR A INTERAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS DURANTE O RESTANTE DO ANO? Nós mantemos a conexão com o mercado durante o ano todo por meio das nossas redes sociais, usamos o Instagram e o Facebook, e dessa forma estamos em contato com o público o ano inteiro. Também utilizamos o e-mail marketing para atualizar a nossa base. Outra maneira que está dando certo são os encontros em espaços, como lojas e estúdios. Em parceria com o CLUB&CASA Design fizemos esse ano 20 encontros, no Estúdio do Paulo Alves, com Rapha Preto, Estevam Toledo, Lufe Gomes, Enzo Sobocinski, entre outros grandes nomes, em que reuníamos uma média de 40 a 50 pessoas para ouvir mais sobre o conceito de design, arquitetura e processos criativos. Durante o evento, nós recebemos mais de 2.000 arquitetos e designers de interiores e acredito que por meio das conexões que trazemos para seja uma forma de divulgar esse trabalho.

Atelier Oï – designer do ano.

73


A R Q U I T E T U R A

Para contemplar a vida CASA LOCALIZADA EM CRICIÚMA, SANTA CATARINA, ESBANJA CHARME E SOFISTICAÇÃO.

Com 800m2 a moradia de um casal de empresários com filhos já adultos, mas que os visitam com frequência, é um refúgio para contemplar a vida. Os proprietários procuraram os arquitetos Arlon Fernandes e Eduardo Freitas, inicialmente para uma consultoria. Foi uma visita à estrutura existente no terreno para avaliar o imóvel, verificando a possibilidade de executar um projeto que atendesse às expectativas. Uma vez aprovado, detalharam tudo o que queriam. “Desejavam uma residência que pudesse abrigar as pessoas que mais gostam em dias de festa, sem abrir mão do conforto e privacidade no dia a dia”, lembra Arlon. Por essa razão, a casa possui dois níveis. O térreo tem função social, com adega, salão de festas, churrasqueira, cinema e dormitórios para hóspedes. Já o primeiro pavimento conta com a área íntima onde ficam a suíte máster, closet, sala de TV, churrasqueira, piscina e a cozinha principal. Foram utilizados tons neutros contrastando com cores vibrantes, criando assim um estilo contemporâneo. A integração dos ambientes – cozinha gourmet, living, sala de jantar e home theater – traduz o estilo de vida do casal que gosta de praticidade. Grandes painéis de vidro trazem o verde e farta luz natural aos interiores.

74


DESTAQUEDÉCOR

POR ARLON FERNANDES ARQUITETURA E FLAMINGO

A piscina é um dos pontos centrais da casa. Iniciando no living, contornando toda a lateral e finalizando na suíte do casal. Todo o mobiliário externo foi pensado para resistir às intempéries. O deck amadeirado torna o ambiente acolhedor, fazendo com que a varanda se torne parte da casa.

75


A R Q U I T E T U R A

No living, o mobiliário foi projetado seguindo uma proposta clean e aconchegante, pois é onde os amigos são recebidos num primeiro momento. Com um pano de vidro que permite a entrada de luz natural.

Posicionado ao lado do home cinema, o estar dos hóspedes recebeu confortáveis poltronas dentro de uma aura intimista e acolhedora.

No hall, o mármore do chão sobe em uma das paredes, enquanto as demais são revestidas com espelho a fim de ampliar visualmente o ambiente. Em um misto de ostentação e sutileza, o lustre estende-se até o piso. 76


DESTAQUEDÉCOR

O home cinema têm poltronas de couro e móvel completamente revestido por espelho bronze. A especificação de tela retrátil trouxe mais praticidade à proposta. O ambiente foi conectado à churrasqueira, levando praticidade às reuniões. Toques de cores marcantes vieram através dos lustres vermelhos posicionados acima das mesas.

A churrasqueira do térreo possui bancada alta, com dois pares de banquetas para os convidados interagirem com o anfitrião durante o preparo das refeições. Os armários receberam portas em vidro avermelhadas, enquanto as paredes contam com ripado de madeira.

Um pedido especial do proprietário foi o tronco colocado no meio da adega, no qual ficam algumas garrafas preferidas. O ambiente tem espaço para centenas de rótulos, com temperatura controlada e geladeira especial para champanhes e espumantes. 77


A R Q U I T E T U R A

A suíte máster é o único dormitório no pavimento superior, oferecendo total privacidade aos proprietários mesmo quando recebem hóspedes.

A churrasqueira da piscina foi toda revestida em mármore seguindo a linguagem do restante da casa. A bancada alta com banquetas e os armários com portas em madeira e vidro conferem versatilidade ao ambiente. No pergolado, as cortinas motorizadas permitem dosar a claridade dos raios solares.

O banheiro da suíte máster tem acesso privado à piscina e possui dois chuveiros de teto no mesmo box. A banheira dá o toque de classe e luxo.

ARLON FERNANDES ARQUITETURA Arlon Fernandes e Eduardo Freitas www.arlonfernandes.com.br (48) 3433-1127 – Criciúma |SC HHRonald T. Pimentel

78

Flamingo (48) 3437-4470 lojasflamingo.com.br LCL (48) 3886-0200 lojaslcl.com.br Pedecril (48) 3335-0045 pedecril.com.br


A R Q U I T E T U R A

Luxo em destaque PROJETO EVIDENCIA O LUXO COM VISTA PERMANENTE PARA AS BELEZAS NATURAIS DO LITORAL DE SANTA CATARINA.

Este apartamento, localizado em Balneário Camboriú e projetado pela arquiteta Vanessa Larré, teve como objetivo inicial permitir que a vista para o mar pudesse ser admirada em todos os pontos do living integrado com o espaço gourmet. Por isso, a lareira, que inicialmente estava projetada para o lado do home, foi deslocada para não impedir a visão total do pôr do sol. O estilo contemporâneo se faz presente nos 240m2 da residência, juntamente com o conforto e a sofisticação em evidencia para que o casal e sua filha de um ano possam desfrutar diariamente do melhor em bem-viver. Entre os detalhes arquitetônicos e o design aplicado, a arquiteta destaca o teto em ângulos formado por madeira natural, bem como a parte em gesso trabalhado, realizado pela Steel Homes, e o design autoral do mobiliário sob medida no home. “Temos ainda a poltrona Clara, de Patricia Urquiola, que foi revestida com couro natural roxo e tecido de Adriana Barra, bem como para o sofá Natuzzi, num casamento perfeito com as mesas de centro em mármores diversos da Artefacto, permitindo que a família possa desfrutar com o máximo conforto ao receber convidados ou nos próprios momentos de descanso”, ressalta Vanessa.


DESTAQUEDÉCOR

POR VANESSA LARRÉ E ESPAÇO GOURMET

Com espaços integrados, estilo contemporâneo e uma vista de tirar o fôlego, este projeto se sobressai com detalhes encantadores do teto ao chão.

81


A R Q U I T E T U R A Teto desenvolvido por Steel Home

O mesmo biombo compõe a mesa de jantar para 10 pessoas, com design autoral da arquiteta. O teto em ângulos e a luminária Moooi com peças icônicas criaram o clima perfeito para receber convidados especiais. O hall dos elevadores ganhou atenção especial neste projeto, sendo revestidos com portas, 82

teto e painéis em laca brilho sob medida, com um biombo em inox dourado e vidros mini boreal.


DESTAQUEDÉCOR

Teto desenvolvido por Steel Home

Para receber com sofisticação e conforto os convidados, o espaço gourmet se destaca com peças muito charmosas como o sofá curvo com design autoral da arquiteta, a cristaleira em vidro e inox dourado assinada por Jader Almeida e a mesa alta com banquetas garimpadas pela profissional. Nem mesmo o teto passa despercebido, uma característica dos projetos assinados por Vanessa, que cria uma identificação transformando-os em ambientes únicos e exclusivos.

A cozinha em All Black só foi possível em razão dos eletros diferenciados, com alta tecnologia e pintados na cor definida em projeto. Os puxadores do refrigerador, fogão/forno, adega e lava-louças foram personalizados juntamente com a Espaço Gourmet nas cores do inox que estrutura toda a cozinha, tornando nossos projetos únicos e adaptados ao perfil de cada cliente.

83


A R Q U I T E T U R A

A suíte máster atende ao clima romântico e intimista que cerca o casal, com o dossel, cama e cabeceira revestidas em tecido da Artefacto, juntamente com os criados-mudos redondos da mesma marca. O teto ganhou desenho único, executado pela Steel Homes. O tapete killin e as cortinas deram o toque final para transformar o ambiente, deixando-o ainda mais sofisticado e confortável.

No corredor um pouco da história da família é contada com uma linha do tempo de quadros sobre painéis com boiserie em laca, com fotos P&B do casal, imagens do casamento, da fase de gravidez e por final a família completa com a Ousadia, luxo, peças únicas e detalhes 84

perfeitos podem descrever este lavado.

chegada da bebê. A tapeçaria, da Oriente-se, deu um toque especial ao ambiente.


DESTAQUEDÉCOR

A suíte de hóspedes ganhou cores neutras de mobiliário, tapeçaria e roupas de cama, com detalhes de cortina, interno de roupeiro na cor laranja e detalhes em inox dourado na cabeceira, para bem receber os convidados com conforto e elegância.

A sala de banho foi inteiramente revestida por porcelanatos Fiandre e a marcenaria sob medida em laca acetinada, com box em inox dourado com um banco para relaxamento, deu o toque especial. Para os momentos de relaxamento, a banheira com os metais dourados, tem vista para a Marina Tedesco e o rio Camboriú. Os detalhes ficam por conta das barras de LED em pontos estratégicos.

VANESSA LARRÉ ARQUITETURA E INTERIORES (47) 3268-4020 / 99654-6060 www.vanessalarre.com.br contato@vanessalarre.com.br Balneário Camboriú | SC H Alexandre Zelinski

Combinare (47) 3367-6598 lojacombinare.com.br

MK Som e Imagem (47) 3360-8501 mksom.com.br

Portobello Shop (47) 3348-6864 portobelloshop.com.br

Espaço Gourmet (47) 3361-0909 seuespacogourmet.com.br

Oriente-se Tapetes (47) 3361-0139 @orientese.bc.tapetes

Steel Homes (47) 99130-8269 steelhomes.com.br

Formosa Cabeceiras (47) 3081-5788 formosacabeceiras.com.br

85


A R Q U I T E T U R A

Sofisticação, conforto e praticidade APARTAMENTO EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ REÚNE O QUE HÁ DE MELHOR EM BOM GOSTO E COMODIDADE.

Amplamente aberto, os móveis foram planejados para permitir o aproveitamento da passagem de luz e ventilação natural no apartamento. A bancada em Laminato Canapa exibe linhas retas e arrojadas com o puxador Versace em inox aparente, sendo essa, uma das tendências mais vistas em Milão. A coifa de ilha e o cooktop de indução da Franke, encontrados no Espaço Gourmet, foram produtos selecionados para maior facilidade e tecnologia ao preparar as refeições.

86


DESTAQUEDÉCOR

POR BLANC ARQUITETURA E DECORAÇÃO E BONTEMPO BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Projetado pela Blanc Arquitetura e Decoração afim de receber uma família com quatro integrantes, sendo um casal jovem e duas crianças. Cada detalhe desse belo imóvel foi planejado para dar mais conforto e comodidade à família e seus hóspedes. Considerando que os futuros moradores iriam residir e trabalhar no apartamento, além de receber amigos e familiares com frequência, foi mantida a planta original que dividia os ambientes entre íntimos e sociais. De um lado as suítes e do outro living e área de serviço. De modo geral, os móveis planejados da Bontempo e os móveis soltos possuem tons neutros que variam entre beges e amadeirados, com a intensão de manter o clima de tranquilidade e paz em todos os momentos vivenciados ali. Nas suítes das crianças isso muda um pouco, os móveis têm cores mais vibrantes e a decoração dá o seu toque final, tornando o cotidiano delas aconchegante e ao mesmo tempo, divertido! Com estilo atemporal e contemporâneo, cada detalhe foi pensado para unir a funcionalidade ao design, atendendo todas as necessidades do cliente. Confira mais detalhes desse maravilhoso projeto!

87


A R Q U I T E T U R A O painel Fresare da Bontempo em Laminato Larice é um dos destaques deste imponente living.

As mesas redondas são extremamente charmosas e, nesse ambiente, ganharam a vez otimizando o espaço e mantendo a visibilidade total do entorno. As cadeiras e poltronas possuem detalhes amadeirados que compõem com a vista local e geram sensação de leveza.

Aqui a parede verde foi mesclada com espelhos e revestimento de parede em Dekton e frentes de portas em Laminato Canapa no entorno da churrasqueira, justamente para deixar o ambiente mais sofisticado. Sendo a protagonista desse espaço, a churrasqueira a gás da Fischer com cinco espetos, possuí acabamentos em aço inox escovado, espeto rotativo e controle individual de queimadores.

88


DESTAQUEDÉCOR

Um dos destaques deste ambiente é sua versatilidade, ele se divide entre home office com nichos abertos e fechados em Laminato Kashmir, e espaço para leitura e para amamentação do bebê recém-nascido da casa. O conforto e o design diferenciado da poltrona traduzem essa praticidade para o casal.

Alguns espaços pedem menos, para ser mais. As poltronas em tecido claro e madeira Tauari contemplam o que há de mais lindo nesse apartamento, a vista de toda cidade de Balneário Camboriú.

O lavabo possuí personalidade e se destaca entre os demais ambientes, causando impacto com o papel de parede ousado e contemplando ainda a bancada em pedra retro iluminada que proporciona sofisticação e requinte ao apartamento.

89


A R Q U I T E T U R A

E quando o assunto são cantinhos que encantam, temos esse lindo quarto de menina. A cama no estilo Montessoriano cinza compõe com os móveis no Laminato Bianco Nebbia com acessórios de cores brancas e cinzas. A decoração totalmente voltada ao universo feminino infantil é o ponto alto desse espaço: bonecas, travesseiros, ursos, luminárias, nichos coloridos da Linha Molti colori e o tapete rosa. Tudo escolhido para tornar o ambiente harmônico e um verdadeiro quarto de princesa.

O projeto desse quarto infantil foi pensado para incluir todos os itens necessários, funcionais e confortáveis nos cuidados diários do bebê. Destaque para o painel personalizado em formato de nuvem, no Laminato Bianco Nebia. A cama no cinza claro do Argento Colorato possui um sistema funcional e gavetas baú, excelente opção para a organização dos brinquedos e otimização do espaço. Além disso, foi utilizado o tapete na tonalidade clara e papel de parede estampado para dar continuidade à decoração neutra e aconchegante.

BLANC ARQUITETURA E DECORAÇÃO - VANESSA SCHMIDT (47) 99992-7126 / (47) 3360-2700 www.blanc1.com.br blanc@blanc1.com.br Balneário Camboriú | SC 90

H Alexandre Zelinski

Agrojardins Garden Center (47) 3363-2225 agrojardinsgardencenter.com.br

Infinita Superfícies (47) 3248-5754 / (48) 3243-2136 infinitasuperficies.com.br

Bontempo Balneário Camboriú (47) 3345-1313 bontempo.com.br

MK Som e Imagem (47) 3360-8501 mksom.com.br

Espaço Gourmet (47) 3361-0909 seuespacogourmet.com.br


A R Q U I T E T U R A

Singularidade e ousadia em novos estilos de morar PROPOSTAS SINGULARES DÃO O TOM EM DUAS UNIDADES DECORADAS DE EMPREENDIMENTO DA CAPITAL QUE APOSTA NA TENDÊNCIA DOS LOFTS E STUDIOS. Os apartamentos compactos surgem como excelentes opções para quem busca morar com praticidade, multifuncionalidade e o equilíbrio na volta para casa, depois da agitada rotina característica dos tempos atuais. Antenada nessa proposta que se alinha a novos estilos de vida, a RODES Engenharia lançou o BlueBell Studios Residence, localizado no Bom Abrigo, bairro da região continental da capital catarinense. São lofts e studios com plantas livres, numa proposta inovadora e arrojada. Os projetos arquitetônicos das duas unidades decoradas, evidenciam a funcionalidade de usufruir de um ambiente integrado e adaptado às diferentes funções da rotina diária. O Studio Marinho, pensado pelas arquitetas Luise Deschamps e Francieli Deschamps traz todo o potencial de uso inteligente de layout de espaço proporcionado pelo apartamento. O resultado tem a cara de um morador jovem, que gosta de receber e busca morar com conforto e praticidade. No Studio Cobalto, assinado pelos arquitetos Anderson Pitz e Juliana Franz, do Living Arquitetura, a pegada é super moderna, cosmopolita e urbana, com texturas e tons frios se harmonizando a referências clássicas e aconchegantes. Todo o mobiliário fixo dos dois studios decorados tem a assinatura da Bontempo. Graças às possibilidades singulares de personalização da marca de alto padrão, foi possível produzir itens únicos desenhados pelos arquitetos, refletindo a singularidade buscada por quem escolhe o studio para morar.

92


DESTAQUEDÉCOR

POR LIVING ARQUITETURA, RODES ENGENHARIA E BONTEMPO FLORIANÓPOLIS

Nesse ângulo do Studio Cobalto, chama atenção o painel que traz um estilo único à área social. A bela poltrona presente no canto esquerdo também pode ser aproveitada para o uso no home office, que vem como extensão do móvel de TV, cuja cor neutra, da paleta exclusiva Bontempo, compõe com perfeição com o verde do painel, ao mesmo tempo discreto e vívido.

93


A R Q U I T E T U R A

Nessa panorâmica, revelase a multifuncionalidade e a proposta de integração global pensada pelas arquitetas Luise Deschamps e Francieli Deschamps. Cores e detalhes proporcionando uma experiência estética perfeita. A imagem também revela o importante papel da luminotécnica, que dá vida ao projeto, destacando pontos importantes.

A escolha de cada elemento presente no Studio Marinho reflete a visão jovial e contemporânea de uma nova proposta de morar. E o cuidadoso trabalho de iluminação decorativa dá destaque, no canto direito, ao arrojado mapa, desenhado pelas próprias arquitetas, como forma de trazer seu toque pessoal ao projeto e permitir que o futuro morador

Na área íntima do Studio Marinho, a tranquilidade das cores claras

colecione memórias de viagem.

e o papel de parede geométrico, que casa super bem com todos os tons e detalhes planejados para o espaço de descanso. Nos pés

94

da cama, o sofá que já se integra à proposta de área social.


DESTAQUEDÉCOR

A possibilidade de usar bem os espaços é um grande diferencial dos apartamentos compactos, como o Studio Marinho. O móvel do living literalmente abriga a TV. As portas em espelho e a organização trazida pela estrutura interna do armário estão entre os bons exemplos de personalização trazidos pela Bontempo, que assina todo o mobiliário fixo do projeto.

Provando que os studios são espaços a serem explorados, de forma criativa, podendo acomodar muito mais do que se imagina, as arquitetas Luise Deschamps e Francieli Deschamps trazem esse delicado home office ao Studio Marinho. Um cantinho para trabalhar, curtindo o sol e a paisagem da janela.

Em cena, o Studio Cobalto. Comunicação total entre cozinha, living e área íntima, num projeto que destaca o espírito integrado e aconchegante que reside na proposta dos studios. Um espaço no qual texturas e tons frios se harmonizam com referências clássicas e aconchegantes.

95


A R Q U I T E T U R A

Para a área íntima do Studio Cobalto, os arquitetos Anderson Pitz e Juliana Franz não queriam algo comum. Por isso, desenharam um móvel mais leve, que se compartimenta e integra ao living. Uma proposta materializada graças às medidas singulares que a Bontempo disponibiliza ao mercado, num processo produtivo que permite dar origem a itens tão exclusivos quanto esse móvel.

O espelho, presente na área íntima do Studio Cobalto, não traz apenas amplitude. É, também, um elemento de integração do projeto, refletindo o diferenciado painel do living. A estante do canto direito é outra solução desenhada pelos arquitetos e viabilizada pelo processo produtivo Bontempo, que permite realizar a imaginação

RODES ENGENHARIA LUISE DESCHAMPS E FRANCILEI DESCHAMPS www.rodesengenharia.com.br

dos parceiros e clientes.

Bontempo Florianópolis (48) 3024-0323 bontempo.com.br MTR Marmoraria (48) 3258-5460 mtrmarmoraria.com.br

LIVING ARQUITETURA JULIANA FRANZ E ANDERSON PITZ www.livingarquitetura.com Florianópolis | SC

96

HHRudi Razador


A R Q U I T E T U R A

Luxo e funcionalidade em apartamento na praia A REESTRUTURAÇÃO DA PLANTA DE MAIS DE  ANOS, LOCALIZADA EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ, SANTA CATARINA, SE DESTACA PELA FUNCIONALIDADE E BOM GOSTO. TRAZ O ESTILO MODERNO ALIADO AO ACONCHEGO DO DIA A DIA.

Por ser uma residência de férias, o pedido do casal de proprietários era de que o imóvel fosse composto por elementos práticos. Pensando nisso, as arquitetas Maíra Queiroz e Vanessa Faller, do Espaço do Traço Arquitetura, criaram cômodos compostos por materiais que não enferrujam devido à maresia, além de móveis laváveis e sofás impermeáveis. A primeira iniciativa das arquitetas foi integrar os espaços, unindo a varanda ao living. “Como a varanda era pouco utilizada devido ao forte vento da região, projetamos um fechamento com vidro para que os moradores pudessem usufruir do espaço em todas as estações”, explica Vanessa. A estética do imóvel é clean. A paleta de cores neutra, em harmonia com tons de azul, fazem referências ao mar. A ênfase desse apartamento é a vista, pois todos os ambientes foram criados para que os moradores pudessem visualizar a praia. Para atingir esse feito, foram usados espelhos, principalmente na varanda, que duplicam a imagem do ambiente externo.

98


DESTAQUEDÉCOR

POR ESPAÇO DO TRAÇO ARQUITETURA E TAPEÇARIA ITALIANA

Com os ambientes integrados, o projeto ficou ainda mais aconchegante e espaçoso. Os móveis soltos, da Dezka Interiores, se comunicam de maneira harmoniosa em todo o décor.

99


A R Q U I T E T U R A

Cada detalhe foi cuidadosamente pensado para refletir a identidade dos proprietários. Com toque de sofisticação, a decoração do living se destaca com os vasos e quadros da Dezka.

O home theater era um espaço bem fechado antes da reforma. Para integrá-lo com os outros ambientes, as arquitetas projetaram um painel que pode ser aberto ou fechado. “Isso faz com que a planta do apartamento seja mais maleável, atendendo às diferentes necessidades dos moradores”, explica Maíra. Peças com estilo náutico, que faziam parte de uma coleção do proprietário, foram incorporadas na decoração do espaço. 100


DESTAQUEDÉCOR

O living, com tons neutros e a utilização da madeira, evidencia o aconchego para os momentos de lazer. “Esse ambiente é o coração do apartamento”, fala Maíra. “É o local em que o casal e os filhos, já adultos, usam para se reunir e aproveitar a companhia uns dos outros”. O revestimento neolith, remetendo ao mármore, foi aplicado no móvel da televisão porque, além de conferir sofisticação, possui uma espessura pequena, que não chama a atenção quando o móvel é visto lateralmente. “O destaque do ambiente é a luminária Desapego da Luxion, que possui um design diferenciado”, afirma Vanessa.

No lavabo, o rebaixo do A varanda principal, que antes não era muito utilizada, se transformou em uma sala de

gesso com uma sanca iluminada está alinhado ao

jantar. O pendente foi escolhido tanto pela

espelho. A bancada clean e

estética quanto pela funcionalidade, já que

escultural de quartzo deixa

é rígido e não sacode com o vento intenso.

o ambiente mais elegante.

Outro destaque está na utilização dos espelhos como forma de trazer a vista de fora para dentro do apartamento.

101


A R Q U I T E T U R A

A suíte máster possui tons arenosos a pedido dos proprietários. A marcenaria dá um ar aconchegante à suíte máster. O piso da Portobello Shop BC e o tecido da cabeceira e cortina conferem leveza ao ambiente. O tapete, da Tapeçaria Italiana, é fornecido pela Dezka Interiores.

Nesta suíte, em vez de um guarda-roupa, foram projetados dois criados-mudos com gaveteiros e dois armários suspensos para ampliar a suíte. Uma imagem produzida por Lio Simas, impressa e colada sobre um painel de MDF, adorna a cabeceira da cama.

Para ampliar o espaço da suíte, que foi afetado com a construção do banheiro, as arquitetas projetaram uma divisória de pequena espessura para separar os dois cômodos.

ESPAÇO DO TRAÇO ARQUITETURA VANESSA FALLER E MAÍRA QUEIROZ SANTOS (48) 99947-1709 / 99911-6157 vanessa@espacodotraco.com.br maira@espacodotraco.com.br Florianópolis | SC H Lio Simas

102

Dezka Interiores (47) 3521-9810 @dezka_interiores MV Móveis (47) 3520-1400 moveismv.com.br Portobello Shop (47) 3348-6864 portobello.com.br


A R Q U I T E T U R A

Cheio de detalhes e delicadezas APARTAMENTO EM FLORIANÓPOLIS TRAZ O ACONCHEGO E O DESIGN EM TODOS OS ESPAÇOS.

104


DESTAQUEDÉCOR

POR JULIANA PIPPI E INFINITAS SUPERFÍCIES

A integração marca a relação entre a cozinha e salas de jantar e TV. O ponto de conexão é a bancada em corian Rice Paper executada pela Infinita Surfaces que faz ligação com a mesa de jantar.

Um casal com uma filha adolescente que divide a rotina entre Florianópolis e Rio de Janeiro, desejava apenas um lar descomplicado e cheio de boas referências do design. Foi o que fez a arquiteta Juliana Pippi, encarregada de materializar nos espaços praticidade e leveza para os dias, neste apartamento de 120 metros quadrados localizado na Capital Catarinense. A integração marca o layout do imóvel, como no caso da cozinha e sala conectadas por uma ilha com mesa de jantar. Por ali também fica a sala de TV e um home office, utilizado por todos da família. Nos dormitórios, a suíte explora variações dos beges e camurças com detalhes em azul acizentado. O aconchego é a sensação que fica. Já no quarto da filha, o mobiliário atende os gostos da menina, como a penteadeira - que também serve como escrivaninha - onde ela se maquia. Nichos organizam livros e objetos queridos. E um varal foi instalado para que ela pudesse atualizar suas fotos e bilhetinhos do jeito que quiser.

105


A R Q U I T E T U R A

Destaque para a mesa de jantar Dinn em Carvalho e cadeiras Malha desenhadas pelo designer catarinense Jader Almeida.

106


DESTAQUEDÉCOR

A suíte do casal explora tons de bege e camurça. O azul acizentado entra para pontuar a proposta.

Estante Code em nogueira direciona para o home office, cantinho que a família usa para trabalhar ou estudar.

107


A R Q U I T E T U R A

A arquiteta criou um varal para que a filha do casal organizasse suas fotos preferidas e bilhetinhos.

JULIANA PIPPI ARQUITETURA E DESIGN (48) 99624-9928 (11) 94132-4732 www.julianapippi.com.br Florianópolis | SC

A escrivaninha é onde ela estuda e também se maquia.

H Denilson Machado Infinita Superfícies (47) 3248-5754 (48) 3243-2136 infinitasuperficies.com.br

108


A R Q U I T E T U R A

Décor tropical APARTAMENTO TRAZ O CONFORTO EM HARMONIA COM AS BELEZAS DO DÉCOR

A poltrona verde e a tela em tons terracota são os destaques deste espaço. As peças servem para unir os ambientes, além disso, a poltrona pode ser utilizada como um cantinho de leitura, super aconchegante.

110


IDEAL ARQUITETURA E DEZKA

DESTAQUEDÉCOR

Para o projeto de interiores deste apartamento, localizado na Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú, as profissionais à frente da Ideal Arquitetura, Liége Pinheiro e Priscila Pinheiro, optaram por um estilo mais leve, com uma base neutra, porém com uma pitada tropical. Apesar do imóvel não ser para o uso dos proprietários e, sim, um investimento para locação ou venda, todos os detalhes foram pensados, cuidadosamente, para agradar seus futuros moradores. Para isso, as arquitetas criaram móveis num tom amadeirado bem clarinho, contrapondo com a cor branca, que predomina em todos os detalhes do projeto. As paredes foram pintadas num tom nude de forma a destacar o mobiliário e, principalmente, o piso escolhido, um marmorizado superelegante, com o fundo branco e detalhes em cinza. O décor tropical deu vida aos ambientes: os tons neutros no mobiliário fixo possibilitaram brincar com as cores e dar mais alegria aos espaços. “Saindo um pouco do azul turquesa, que é um clichê em ambientes de praia, ousamos no verde escuro e em tons terrosos para aquecer o visual. O verde nas telas e objetos decorativos, ainda é lembrado nas estampas dos tecidos aplicados no mobiliário decorativo. Os tons terrosos variam do caramelo ao laranja mais escuro: podemos observá-los nos detalhes em couro do mobiliário, bem como na decoração, deixando o apartamento ainda mais aconchegante. Os detalhes em fibra nas cadeiras também dão aquele ar tropical aos espaços”, pontua Liége. A iluminação dá destaque a cada espaço, criando ambientes únicos e exclusivos. As cortinas que revestem as janelas, lembram uma leve gaze branquinha e delicada, que durante o dia faz fluir o visual da praia para dentro do apartamento. Confira mais destaques.

111


A R Q U I T E T U R A

Na sala de jantar, destaque para a mesa concebida com assinatura do escritório Asa Design, para a Móveis James. O diferencial está nos grandes pés com desenho em “xis”, levemente inclinados para o centro do tampo. Este é laqueado e com vidro sobreposto, tem laterais chanfradas que lhe conferem um visual leve e moderno.

A sacada curva traz a vista do mar para três ambientes. Com isso, a mesa com a base em bambu, o tampo em madeira e a cadeira com o encosto em telinha permitiram trazer um clima de praia mais descontraído ao apartamento. 112


DESTAQUEDÉCOR

A poltrona Yuca possui um desenho leve e despojado como principal característica, e está em perfeita sintonia com as mais recentes tendências mundiais de decoração. Dá um toque retrô e informal ao ambiente. A Yuca tem estrutura em madeira tão leve que se parece com os galhos de uma árvore é uma criação exclusiva de Daniela Ferro, da Asa Design, para a Móveis James.

Neste cantinho especial do apartamento, que fica bem na parte da frente da sacada, foi criado um biombo que serve de divisória, porém sem perder a vista do mar. O biombo faz com que o ambiente fique mais reservado e aconchegante e os tons amadeirados se combinam, deixando toda a área social do apartamento integrada.

113


A R Q U I T E T U R A

Para o corpo da churrasqueira optou-se por um revestimento na cor preta, dando destaque a ela no ambiente. Foram utilizadas na bancada da churrasqueira, cadeiras com o encosto em palha e assento com tecido floral na cor preta.

A poltrona Zahra, um charme para compor o décor, é uma peça com linhas orgânicas, valorizada pelos recortes e chanfrados, promovendo boa interação das suas curvas com luz e sombra, materiais e texturas.

114

Combinare (47) 3367-6598 lojacombinare.com.br

Espaço Gourmet (47) 3361-0909 seuespacogourmet.com.br

Dezka Interiores (47) 3521-9810 Instagram : @dezka_interiores

MV Móveis (47) 3520-1400 moveismv.com.br

IDEAL ARQUITETURA PRISCILA PINHEIRO E LIÉGE PINHEIRO (47) 98824-0957 | 99990-5500 priscila@idealarquitetura.com.br liege@idealarquitetura.com.br www.idealarquitetura.com.br Balneário Camboriú | SC HH@deehouse


A R Q U I T E T U R A

Estilo e personalidade em apartamento de veraneio DENTRO DO ESTILO “BEACH CHIC” REPLETO DE CARACTERÍSTICAS ÚNICAS, APARTAMENTO DE VERANEIO EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ TRAZ UM MIX DE CONFORTO E EXCLUSIVIDADE.

116


DESTAQUEDÉCOR

POR HONEIDA ALVES

A base da decoração deste apartamento de 170 m2, idealizado pela decoradora Honeida Alves, foi criar um cenário de aconchego e leveza. São ambientes cuidadosamente pensados e planejados que resultaram em espaços funcionais e charmosos. De acordo com Honeida, para essa cliente que é mãe, psicóloga de profissão e de bem com a vida, a ideia inicial era atender amplamente seu desejo de um apartamento de cores neutras, com luminosidade, onde pudesse receber amigos e familiares com frequência. E o resultado se deu em ambientes integrados, com destaque para, além do bom gosto, a praticidade e a beleza que se tornaram adjetivos marcantes na composição do projeto.

Este ambiente foi idealizado para ser o mais convidativo e acolhedor na hora de receber familiares e amigos. Em tons neutros com uma amplitude praiana, o amadeirado da mesa de lâminas naturais em linhas retas e as cadeiras ficaram evidenciadas com o contraste do aparador em laca de alto brilho. As cadeiras de palhinha contribuem para a fluidez do ambiente.

117


A R Q U I T E T U R A

O pendente é um dos destaques da sala de jantar, com um design exclusivo é uma peça que traz modernidade ao ambiente. Os cristais de Murano em composição e de tamanhos distintos, em seu tom azul vibrante, sobre a laca, dão a esse espaço uma luminosidade pontual, vida e personalidade ao ambiente.

O preto e o branco é uma combinação clássica, mas que pode ser utilizada em ambientes modernos para trazer um contraste marcante. A composição das cores brancas dos armários com o preto do granito traz um toque minimalista e moderno ao espaço. As cadeiras de madeira e palha ao longo da bancada acrescentam um toque natural e traduzem elegância em conjunto com os objetos utilizados na decoração do ambiente.

118


DESTAQUEDÉCOR

Um dos desejos da moradora e dos filhos era que os ambientes fossem integrados, aconchegantes e funcionais. Essa foi uma das razões do living ter a integração com a sala de jantar, onde todos possam se sentir confortáveis em um ambiente amplo. O tapete kilim de lã estendido ao longo do ambiente deixa o espaço comportável paras longas sessões de cinema e bate-papo. No mesmo espaço uma dupla de puffs cubo em tecido azul marinho cru e indianos, se destacam.

O lavabo é o cartão de visita da casa, pois é a extensão da sala de estar. É um espaço que requer uma decoração diferenciada. A bancada de mármore branco pigues que contrasta com o pendente de cristal, traz elegância, resultando em uma decoração única, pela combinação perfeita, cheia de estilo. 119


A R Q U I T E T U R A

Os quartos femininos requerem delicadeza e praticidade. Os tons neutros, de cores suaves, trazem aconchego na suíte da filha, a cabeceira estofada em linho harmoniza o ambiente. Destaque para o tapete Kilim Indiano. Uma das razões para a escolha da peça é a tecelagem e a técnica usada. A séculos os indianos herdaram a técnica da tecelagem dos povos persas, aprimorando a arte de tecer tapetes em fibras naturais, como lã e algodão.

No quarto do jovem optou-se por cores mais escuras como o cinza e o azul, remetendo a discrição, que é a característica pessoal do usuário, no entanto, não perdendo a sofisticação. A cor do papel de parede traz harmonia ao ambiente. A marcenaria com revestimento cinza claro, enaltece os navios em miniaturas com seus tons claros e com a luminária branca estilosa, bem como com os quadros na cabeceira e seus motivos de mar.

120


Tornar o cômodo aconchegante e agradável é a melhor maneira de receber as visitas com cuidado e carinho. Decorar o ambiente com flores, livros e peças delicadas fazem toda a diferença para eles se sentirem em casa. Nesse ambiente, a bancada é uma das peçaschaves que posteriormente poder ser utilizada como home office, uma bancada enxuta que cumpre bem essa função. Os tons neutros do mobiliário e o da colcha de cama deixam o ambiente leve e os espelhos criam um efeito de amplitude, deixando mais claro e amplo.

HONEIDA ALVES E LUIS ANTONIO MENUCI Fone: (41) 99859-9655 (47) 99768-9940 honeida_5@hotmail.com luisantonio.menuci@gmail.com Balenário Camboriú | SC HH Mariana Boro @acasaacom

Combinare (47) 3367-6598 lojacombinare.com.br

Marmoraria Graniart (47) 3365-2401 graniart.net

Espaço Gourmet (47) 3361-0909 seuespacogourmet.com.br

Oriente-se Tapetes (47) 3361-0139 @orientese.bc.tapetes


A R Q U I T E T U R A

Refúgio para um campeão LONGE DOS GRAMADOS CHINESES, O ATACANTE DIEGO TARDELLI RECARREGA AS ENERGIAS EM SUA SOFISTICADA MORADA, DE 840 METROS QUADRADOS, PROJETADA NOS MÍNIMOS DETALHES PARA PRIORIZAR O CONFORTO DO JOGADOR E SUA FAMÍLIA E TORNAR OS MOMENTOS VIVIDOS ALI MAIS RELAXANTES E AGRADÁVEIS Quando está no Brasil, Diego Tardelli, jogador do clube chinês Shandong Luneng desde 2015, tem lugar certo para descansar: seu amplo apartamento com vista para o mar, em Itapema, Santa Catarina. O lugar foi projetado pela Maraú Design Stúdio sob o comando das designers de interiores Cris Araújo e Linda Martins, que é esposa do jogador. O projeto de interiores das profissionais, foi executado a partir da junção de dois apartamentos, executada pelo escritório Arteprojeto. O destaque da morada fica por conta da sala que contempla nada menos que quatro ambientes. “Diego gosta de tudo bem branco! Uma parte da sala foi dedicada a ele e abriga, em uma estante confeccionada em MDF, na cor branca, os troféus; e uma mesa de sinuca personalizada para receber os amigos”, conta Linda. Para fechar o ambiente, uma pintura do rosto do jogador feita diretamente na parede, como homenagem. Como o apartamento é da família, o gosto da esposa também foi impresso na decoração. “A Linda gosta de objetos de design assinados e, por isso, investiu em algumas peças chaves como as duas poltronas Mole de Sérgio Rodrigues, que são os grandes destaques na sala de televisão”, salienta Cris. Outra escolha de Linda Martins foram as telas de Sérgio Lucena, na entrada, que dão a sensação de continuidade do mar.

122


DESTAQUEDÉCOR

PORPOR INJYESCRITÓRIO INTERIOR DESIGN MARAÚ & DESIGN ARCHITECTURE STUDIO

A sala do apartamento de Diego Tardelli em Itapema-SC tem um grande puff e uma estante de troféus. O móvel tem prateleiras com as réplicas dos troféus mais importantes da carreira do jogador e uma pintura feita diretamente na parede.

123


A R Q U I T E T U R A

Na área gourmet, localizada na ampla sala, quem dá as boas-vindas é uma grande mesa com cadeiras e bancos para receber a família e amigos. Para momentos mais rápidos ou descontraídos, há um espaço com bancadas e banquetas. A bancada é ampla e segue a linha clean. Já as banquetas da linha Bossa são desenhadas por Jader Almeida e agregam sofisticação na medida certa. O apartamento ainda tem uma outra cozinha para as tarefas do dia a dia.

Para contemplar a vista e os momentos de puro relax, destaque para a poltrona Mole do icônico Sergio Rodrigues que ganhou um cantinho para lá de especial.

Em estilo clean, a presença do branco é bem marcante tanto nos móveis e pisos como tapetes e luminárias. Alguns objetos coloridos dão um toque especial à composição.

124


DESTAQUEDÉCOR

Na suíte do casal, o mármore branco e a presença do verde levam a natureza para dentro ambiente.

No amplo closet do casal, a cor branca remete a areia e os tons de azul o mar. A decoração foi inspirada nas ilhas Maldivas, um dos lugares preferidos do casal.

Pensado para ser acolhedor e aconchegante, o quarto do casal de destaca com detalhes sofisticados. A cabeceira da cama estofada em capitonê proporciona um toque clássico à decoração minimalista. 125


A R Q U I T E T U R A

Já no quarto do filho, a base da decoração é neutra. Os brinquedos cheios de cores fazem às vezes de adornos dando mais alegria ao ambiente. Destaque para a parede de escalada feita sob medida para o ambiente.

ESCRITÓRIO MARAÚ DESIGN STUDIO LINDA MARTINS E CRIS ARAÚJO 47 98897-2315 | 31 99842-1616 maraudesign@gmail.com Indo de encontro a personalidade da filha, o quarto foi projetado com um ar romântico e ao mesmo tempo lúdico. Um verdadeiro refúgio para a pequena.

126

www.maraudesign.com.br HHDaniela Buzzi 4 elementos (47) 3361-6060 loja4elementos.com.br


A M B I E N T E S

Aconchego urbano ILUMINAÇÃO SUAVE E O USO DA MADEIRA SÃO OS DESTAQUES DESTE PROJETO DE 195 M², ASSINADO PELO ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA ATHOS PERUZZOLO PARA UMA FORNERIA EM ITAPEMA.

Um lugar aconchegante e que desperta boas sensações aos olhos

A luminosidade da pedra de mármore crema marfil

e ao paladar. Adicione uma pitada da contemporaneidade dos

bruta, que reveste algumas paredes, é o contraponto

ambientes gourmet com a sofisticação de pontos badalados de

perfeito para os tons terrosos do restante do ambiente,

cidades cosmopolitas, como São Paulo. Assim surgiu a Gustare

ditados pelo uso da madeira. Na cozinha, maquinário de

Forneria, projetada pelo escritório de arquitetura Athos Peruzzolo.

ponta, conforme a necessidade da chef. No salão, um dos

Para adequar o briefing dos clientes ao espaço de 195m², Athos buscou nos revestimentos naturais a rusticidade contemporânea

128

highlights é o piso de vidro reflecta, que acomoda em seu vão 11 mil rolhas de vinho.

que eles tanto desejavam. O local, distribuído em deck externo,

Outro destaque do mesmo ambiente está nas paredes:

recepção, salão principal, forno, bar e cozinha, acomoda 100 pessoas

quadros retratando a cidade de Montova, que fica no

e tem como protagonista a madeira ipê, utilizada no piso, em parte do

norte da Itália e já foi morada da chef proprietária.

teto e da parede e também no mobiliário. “Por se tratar de um projeto

Para completar a sensação de acolhimento da forneria,

comercial mais acolhedor, nossa opção foi pela madeira, pois é um

um projeto luminotécnico com luz suave, direcionada

material que reflete conforto e aconchego”, explica Athos.

às obras de arte, imagens e revestimentos.


DESTAQUEDÉCOR

ATHOS PERUZZOLO ARQUITETURA

(47) 3398-2770 Meia Praia, itapema www.athos.arq.br HH Richard Pimentel

129


C O L U N A

N E X T

S T O P

Cheia de bons segredinhos ESSA CIDADEZINHA FRANCESA É UMAS DAS MAIS CHARMOSAS QUE JÁ CONHECI. CONFESSO QUE NUNCA TINHA OUVIDO FALAR, ATÉ O DIA QUE UMA AMIGA ME APRESENTOU AO LUGAR. DICA ÓTIMA, TANTO GOSTEI QUE COMPARTILHO ESSA MINHA PARADA POR LÁ COM VOCÊS TAMBÉM.

Arquitetura da Provance

Saint-Paul-de-Vence, situada na França, merece ser visitada com a calma e explorada ao máximo em todas as suas pequenas e estreitas vielas. Um verdadeiro celeiro de artistas, a cidade respira arte nos seus pequenos ateliês e galerias, um encostado no outro. O vilarejo medieval é bem preservado, fica no alto de uma colina, e sugiro aproveitar o destino no inverno e na meia estação, quando prevalece aquele clima gostoso de romance no ar. Não é preciso muito tempo para percorrer as três ruas principais, paralelas, e as outras vias de St-Paul, seus becos e ruelas perpendiculares. Para cruzar a Rue Grande em toda a sua extensão, com cerca de 300 metros, não se leva mais do que dez minutos. Porém, não se engane. St-Paul-de-Vence é um cartão-postal todo encravado de saborosos e belos segredinhos, com galerias de arte, cafés, restaurantes, lojas. Entrando e saindo de seus becos medievais podemos encontrar maravilhas praticamente escondidas, como La Petite Cave de Saint-Paul, um desses locais que deixam apreciadores de vinhos encantados. Em um espaço tão acanhado quanto aconchegante ele guarda muitos dos rótulos mais caros e raros da França, numa seleção de encher os olhos dos colecionadores, com preços que podem variar de € 10 a € 4 mil. 132

POR ARQ. JULIANA PIPPI


DESTAQUEDÉCOR

Observe nas ruelas as placas com os nomes das vias em pedras irregulares. E vá até o final da Rue Grande até chegar a fonte com água fresca. Por lá também um mirante sobre o cemitério, com linda vista para o Mediterrâneo, com o tapete verde das montanhas interrompido apenas por poucas construções. Garimpando é possível encontrar algo interessante, incluindo peças de design e objetos de decoração. Além de galerias de arte, há lojas de produtos regionais, como a Première Pression Provence, de azeites, ou a Beatitude, de brinquedos artesanais, uma graça de lugar. Quanto a gastronomia, a cidade oferece pequenas pérolas com estrelas Michelin. A mais concorrida delas é o restaurante La Colombe d’Or, onde mesmo fora da alta temporada é difícil conseguir uma mesa sem reserva. A comida é muito elogiada, mas a grande verdade é que boa parte dos clientes vai pela mística do local. E para ver as obras de arte de tantos pintores que passaram por lá, em especial nos anos 1950, como Joan Miró e Marc Chagall. Na época eles trocavam seus trabalhos por hospedagem. Degustar uma boa comida francesa, saboreando um vinho ao lado das obras de pintores renomados é uma experiência sensacional. Voilá!

133


C O L U N A

A

A R Q U I T E T A N D O

R

Q

U

I

T

P OR AL E X FERRER

LOUIS VUITTON EM SC A locomotiva social Bianca Bobato abriu as portas de sua casa na praia de Taquaras, em Balneário Camboriú, para evento exclusivo da marca francesa Louis Vuitton. A seleta turma de 20 convidadas pode conhecer um pouco mais do DNA da centenária grife. No bate papo informal o destaque foi para a história dos desejados baús da grife, objeto que virou desejo na decoração de ambientes.

BC GANHA MUSEU Projetores, lanternas mágicas, máquinas fotográficas, filmadoras, rádios, gramofones, vitrolas, televisores e muito mais. Tudo faz parte do acervo do recém-criado Museu da Imagem e do Som (MIS-BC), em Balneário Camboriú. O equipamento cultural mostra ainda aspectos curiosos do desenvolvimento da indústria do segmento. Entre as peças que fazem parte do acervo estão, por exemplo, um filme original de Charles Chaplin datado de 1917.

HHLU JP/Divulgação

PRAIA DO ROSA Durante a 5ª edição do Del Vino, que movimentou a praia do Rosa em Imbituba, rolou um piquenique super charmoso nos jardins da pousada Vida Sol e Mar, que fica de frente para o mar na charmosa praia. Quem passou por lá foi arquiteta Carol Cavichiolli e seu marido o médico Fernando Buffon.

134


DESTAQUEDÉCOR

E

T

A

N

D

O

SOBE O SOM

VITRINE ASSINADA

Difícil não perceber a presença de Eduardo Müller por onde passa. O moço

Conhecido por ser o salão mais badalado de

loiro, alto e de olhos verdes, chama a atenção pela beleza sim, mas não é isso

Balneário Camboriú e o único salão design, o G Beauté

que faz a cabeça do jovem de 30 anos. Duda, como é conhecido nasceu em

frequentado por mulheres viajadas e antenadas e que

Blumenau, mas mora em Balneário Camboriú há cinco anos, onde acabou

já atendeu celebridades como a atriz Sharon Stone e

descobrindo sua verdadeira paixão profissional, a música! Como DJ começou

a modelo Carol Trentini, mais uma vez sai na frente e

a dar os primeiros passos em 2015, após concluir um curso na Aimec

cria uma vitrine dedicada ao design e a arquitetura.

(Academia Internacional de Música Eletrônica). Frequentemente o rapaz

Intitulado Vitrine G Beautè o espaço é destinado a

é visto comandando as pick-ups em eventos de arquitetura e decor, ele que

Arquitetos e Designes locais que poderão apresentar

foi o DJ mais requisitado na última edição da CASACOR Itapema, além de

seu trabalho através da arte da arquitetura. Para

atuar com seus sets na 2ª edição da Design Days, em Balneário Camboriú.

assinar a edição da Vitrine de inverno foi escolhida a Designer de Interiores Lili Golunski, que criou o espaço

HH Carlos Alves

batizado de Inverno Ralph Lauren. A escolha da cor verde, sempre presente nas coleções Ralph Lauren Home, remetem ao The Polo Bar, em Nova Iorque. HH Alex

SALA VIP Muito usado por catarinenses o Aeroporto Afonso Pensa, de Curitiba, acaba de ganhar uma sala vip, destinada a passageiros que buscam conforto e exclusividade o local traz espaços para reuniões, convenções, eventos e exposições também é composta por uma elegante sala que oferece aos clientes aconchego e serviços exclusivos enquanto esperam por suas viagens. O Break Travel Lounge by Artefacto é assinado pela arquiteta Talita Nogueira. HH Giuliano Gomes

135


C O L U N A

G I R O

P O R K A R O L

D É C O R

A R Q .

S T O L F

Design Weekend MAIOR FESTIVAL URBANO DE DESIGN DA AMÉRICA LATINA A 7ª edição do DW! São Paulo Design Weekend, tem o objetivo de promover a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios e inovação tecnológica. São mais de 300 eventos independentes, simultâneos e integrados por um programa oficial. O DW! compreende palestras em instituições educacionais, visitas guiadas em galerias e ateliês, exposições, instalações, intervenções artísticas e urbanas, circuitos temáticos, concursos, festas e lançamentos de produtos em lojas e showrooms. É uma festa grandiosa do design nacional e internacional!

• A feira High Design – Home & Office Expo: é uma feira de mobiliário de alto padrão e soluções para projetos de arquitetura e design de interiores, com palestras e exposições. É o evento âncora do DW! São Paulo Design Weekend!

• Conad - Congresso Nacional de Designers de Interiores: tradicional evento organizado pela Associação Brasileira de Designers de Interiores desde 1996, o congresso reúne centenas de profissionais de todo o Brasil para uma reflexão sobre o exercício da prof issão;

• Mostra do Prêmio Salão Design: o Salão Design é a maior premiação de design de produto da América Latina;

• Talks Office Connection. A área de talks do espaço Office Connection está repleta de temas relevantes do universo da arquitetura corporativa. Mais de 15 palestras durante todos os dias da feira;

• Design Trends Talks. Área de conteúdo voltada ao universo dos planejados e de temas contemporâneos que fazem parte do dia a dia dos profissionais de arquitetura e design de interiores;

• Kitchen Experience. Espaço de talks com especialistas de diversas áreas reunidos para discutir como a cozinha reflete mudanças importantes no cenário contemporâneo;

• Café+ talks Studio High é um local de descontração dentro do Studio High, com café e mini talks com designers e profissionais convidados.

136


DESTAQUEDÉCOR

INSTITUTO EUROPEU DE DESIGN NO DW A instituição de ensino, sede do Hub Higienópolis, anuncia atrações gratuitas, especialmente criadas para a semana de Design. O IED São Paulo, faculdade internacional, participa pelo sétimo ano consecutivo do DW! e reúne, em sua sede, diversas atividades, entre exposições, oficinas, talks, experiências musicais e festa. Todas as iniciativas são gratuitas, pensadas para celebrar o melhor

OFICINA DE LUMINÁRIAS NA BERTOLUCCI Participar da fabricação de uma luminária e ainda levar a peça

do Design, nas áreas de Mobiliário, Interiores, Produtos, Joias,

para casa é mais uma das atrações da semana de design.

Estratégia, Gestão e Inovação, Food Design, Serviços e muito mais.

Proposta pela marca Bertolucci, há 62 anos no mercado, a oficina pretende mostrar um pouco do processo produtivo da empresa, de maneira original e criativa. A oficina comandada por Maurício Arruda, arquiteto, designer e apresentador do programa Decora, do GNT, e pelos especialistas no universo da arte e da decoração, André Rodrigues e Allex Colontonio, do Decornautas.

Detalhes da semana do DW! Design Weekend - Pracinha da Oscar Freire com instalação super charmosa. Grafite de Agnaldo Mirage, inspirado em Wynwood, Miami.

MODERNOS E ETERNOS Já confirmada para o DW! 2018, a mostra boutique de decoração é uma das atrações do festival. Idealizada pela designer de interiores Maria di Pace e pelo jornalista Sergio Zobaran, este ano apresenta ao público dez ambientes assinados por profissionais consagrados e debate o movimento ‘pós-luxo’ e a ressignificação do consumo nos dias atuais. Em sua 5ª

FEIRA MADE

edição, terá duração de 12 dias e será realizada no Studio

A maior feira de design colecionável da

689, de Ugo di Pace, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva.

América latina, no Pavilhão da Bienal.

137


C O L U N A

R I O

P O R A R Q . D É B O R A M . S . D E C A R V A L H O

maisalimas@gmail.com

NA ÚLTIMA MATÉRIA DA NOSSA COLUNA RIO, FALAMOS SOBRE O MUSEU DO AMANHÃ, QUE JÁ SE TORNOU UM DOS ÍCONES CARIOCAS, ASSIM COMO O PÃO DE AÇÚCAR, O CRISTO REDENTOR E A ORLA DE COPACABANA.

R I O A concepção inicial foi do escritório norte-americano Oppenheim Architecture + Design, LLP e foi, à princípio, concebida como um prédio de apartamentos, que a construção estava paralisada, quando o Studio Arthur Casas foi contratado para desenvolver o projeto de interiores do HOTEL EMILIANO. O arquiteto Arthur Casas Mattos é considerado uns dos grandes nomes da arquitetura brasileira, com atuação internacional. Seus projetos podem ser encontrados em Tóquio, Paris e New York. No andamento do projeto o escritório foi contratado para criar a vedação da edificação, parte importante da arquitetura, onde a estética do projeto se relaciona diretamente com a cidade. Depois de estudarem várias alternativas, os arquitetos verificaram que a trama vasada que remete aos antigos cobogós e que daria identidade ao hotel, poderia ser fabricada com resina de policarbonato, resistente a raios ultravioletas, e que também E a linda orla de Copacabana, além de sua

não propaga chamas em caso de incêndios.

beleza natural já cantada e declamada em

O Studio Arthur Casas elaborou o desenho pretendido e,

verso e prosa, se tornou o berço de outro ícone,

em seguida, ele foi convertido em um molde metálico para a

um ícone da arquitetura contemporânea,

fabricação das peças. Com esses componentes agrupados e

uma edificação que se destaca linda e

articulados, tem-se a fachada/painel que cobre praticamente

elegantemente. Mesmo encaixado no meio

toda a face do prédio voltada para a avenida, permitindo

de tantos outros, o edifício que abriga o Hotel

iluminação e ventilação naturais. Essa parede vazada protege

Emiliano Rio, se faz distinguir de modo notável.

a varanda dos apartamentos. Como podem ficar abertos ou fechados de acordo com o desejo dos hóspedes, o movimento

138

de janelas torna a fachada dinâmica, em permanente mutação.


DESTAQUEDÉCOR

Na recepção, um painel em tecido de autoria de Burle Marx que dá boas-vindas aos hóspedes, foi paixão à primeira vista para o dono do hotel, e foi esta obra de arte que determinou as cores e as características dos materiais de revestimento, e das peças de decoração e mobiliário, que apresentam sutis referências à paisagem marítima. Todo o mobiliário foi criado por designers brasileiros, e a concepção de tudo, desde os arranjos de flores até a elaboração do cardápio são naturalmente do Brasil. No living íntimo do hotel, no restaurante e no revestimento das paredes da área de circulação junto aos elevadores, é notável a presença de espetaculares painéis de madeira com desenho em alto relevo.

O refinamento é percebido em cada peça de mobiliário escolhida, em cada detalhe singelo como nas fotografias, do fotógrafo Emílio Finotti, que decoram de modo personalizado cada uma das suítes com imagens diferentes do Rio de Janeiro. Além do restaurante no térreo e dos andares de apartamentos, o penúltimo pavimento do Hotel Emiliano é ocupado por espaços de relaxamento, spas e academia. E na cobertura ficam um outro restaurante privativo aos hóspedes e a piscina de borda infinita de onde se avista toda a orla de Copacabana, considerada por excelência, “a princesinha do mar”.

139


T U R I S M O

Alma de viajante: as inspirações para visitar Portugal

CARIMBE O PASSAPORTE PELO PAÍS DA EUROPA DE POVO SIMPÁTICO, PAISAGENS, CASTELOS E MONUMENTOS DE ESTILOS ARQUITETÔNICOS MARCANTES E DELICIOSA GASTRONOMIA.

Ora Pois, Portugal está na parte mais ocidental da Europa, Portugal e tem mais de 800 anos de história. O país origem dos nossos colonizadores está na lista dos mais antigos do mundo e um riquíssimo patrimônio cultural. Portugal é uma mistura perfeita de várias civilizações que influenciaram o modo de ser e viver. Celtas, fenícios, romanos, mouros e aqueles que chegaram depois dos Descobrimentos transformaram o país num território de festas populares e romarias em todas as cidades e aldeias para homenagear os santos. Em Portugal você estará perto de um povo muito querido e acolhedor que certamente te convidara para ouvir um fado, estilo musical que só existe nesse país do velho mundo. Sentir a cultura portuguesa é certamente ouvir Amália Rodrigues, a diva da música portuguesa é a principal fadista do país e até hoje imbatível na venda de discos vendidos.

140


DESTAQUEDÉCOR

Esses momentos tão portugueses são também sinônimo de uma passagem pela cultura incrível que nos levará de encontro com o refinamento e um desenho característico da arquitetura portuguesa. O fascínio é imediato diante dos azulejos em painéis, palácios, igrejas e fachadas. Essa peça de cerâmica decorativa estabelece um verdadeiro dialogo com tradição arquitetônica e cultural do país e transforma esse elemento num ‘case’ único no mundo. A inspiração para os azulejos está na arte, na indústria têxtil, nas gravuras e nas viagens dos portugueses ao oriente. Os elementos cerâmicos são de origem Árabe e é o principal material da construção portuguesa a ponto de ser considerado hoje, uma A canção tradicional de Portugal também será deliciosamente apreciada numa longa prosa degustando um café expresso, bem forte e curto. O povo conversador também sugere que um momento fascinante em Portugal é curtir bons dias ao redor de uma farta mesa com muito azeite de oliva, bacalhau, sardinhas e azeitonas. A riqueza da culinária de Portugal está no sabor e na qualidade dos alimentos. No país conhecido pela gastronomia como símbolo da cultura, turistas e moradores comem bem de norte a

das expressões mais fortes da cultura portuguesa. Lisboa é a referência mundial nesse tipo de arte ornamental e propaga para o mundo essa tendência barroca de composição cenográfica inspirada em motivos geométricos e temáticas figurativas. A testemunho dessa importância histórica do azulejo para Portugal está materializado no Retábulo da Nossa Senhora da Vida, do final século XVI, composto por 1384 azulejos que sobreviveram ao grande terramoto.

sul. E dependendo do cardápio o bom café será substituído pelos maravilhosos vinhos portugueses, premiados internacionalmente e considerados entre os melhores do planeta. Ah! E quando você acha que já degustou o melhor do cardápio será cativado pelos doces portugueses. Será impossível passar pelo país sem apreciar o sabor incomparável dos famosos Pastéis de Belém. Aproveitar os sabores e a cultura de Portugal é tirar um tempo para sentar nos cafés e restaurantes para ouvir o idioma com o uso corretíssimo da língua portuguesa. Os portugueses consideram o idioma como uma língua de cultura, que traduz uma longa história. Afinal, a trajetória de Portugal está nos textos de Luís de Camões, Eça de Queirós, José Saramago e o poeta Fernando Pessoa, que certamente declarou que “a minha pátria é a língua portuguesa”. É assim que o idioma traduz a literatura portuguesa e retrata as grandes transformações históricas, as influencias e divisões de um tempo que passa pela Era Medieval, Era Clássica, Era Romântica ou Moderna.

141


T U R I S M O

No entanto, a arquitetura diferenciada e rica de Portugal está muito além dos azulejos. O primeiro estilo a surgir no país do velho mundo é românico com forte influência francesa com ápice durante a Reconquista. Os elementos do romantismo estão claramente expressos nas catedrais de paredes espessas, poucas janelas, aparência pesada da Sé de Braga, a Sé Velha de Coimbra, a Sé de Lisboa e a Sé de Évora. As influências do Românico junto com o Gótico são a referência das catedrais mais imponentes do país, verdadeiros monumentos. O estilo gótico português, é certamente o mais importante e elaborado de todos países da Europa. A primeira construção nesse estilo é o Mosteiro de Alcobaça, inspirado na Abadia de Cister, na França.

Já o estilo arquitetônico mais original e autêntico português é manuelino. A primeira construção manuelina foi o Mosteiro de Jesus de Setúbal, de 1490 revela as influências góticas e renascentistas. O manuelino é caracterizado por elementos decorativos, muitas colunas e detalhes em forma de cordas entrelaçadas, cabeças de animais exóticos e folhagens. Esse estilo você perceberá em todos os cantos de Portugal. A construções manuelinas mais famosas de Portugal são a Torre de Belém, em Lisboa e o Mosteiro dos Jerónimos, também em Lisboa, e o Convento de Cristo, em Tomar. Por fim, a arquitetura de Portugal também revela essencialmente mais um estilo trazido pela influência jesuíta. O monumento que revela a construção totalmente barroca mais famosa de Portugal é a Igreja de Santa Engrácia que começou a ser construída em 1682 e levou séculos para ser finalizada. A igreja virou símbolo de algo interminável e só foi concluída em 1966.

142


DESTAQUEDÉCOR

É assim, percebendo a paisagem e os monumentos criados ao longo dos séculos que vivemos as tradições e os traços de um país com muitos motivos para facilmente ficar apaixonado por Portugal. Os laços fortes transformam uma visita à chamada terra-mãe numa verdadeira viagem pela história de uma rica gastronômica, adegas de vinho de sabor insuperável, marcas dos patrimônios arquitetônicos de séculos de influencias étnicas e culturais.


D E S T A Q U E

S O C I A L

Semana do design

EM 2018, A SEGUNDA EDIÇÃO DA DESIGN DAYS TROUXE UMA INTENSA PROGRAMAÇÃO COM RENOMADOS PROFISSIONAIS DO DESIGN BRASILEIRO EM PALESTRAS, OFICINAS, EXPOSIÇÕES E EXPERIÊNCIAS PARA COMPARTILHAR CONHECIMENTO E FOMENTAR O SETOR. UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DE PROJETOS E PRODUTOS QUE MUDAM O AMBIENTE E TRANSFORMAM O COMPORTAMENTO DAS PESSOAS. DURANTE 4 DIAS O PUBLICO É CONVIDADO A PENSAR E PLANEJAR UMA SÉRIE DE ATIVIDADES PARA FOMENTAR O SETOR E CAPACITAR OS PROFISSIONAIS ARQUITETOS, DESIGNERS E ESTUDANTES.

02

03

01

04

07

05

06

08

09

01. Carlos Barbosa, Elizabeth Brandt Schwarz 02. Bruno Faucz, Simone Bobsin, Elizabeth Brandt Schwarz, Frederica Richter, Richard Gohr 03. Elizabeth Brandt Schwarz, Ronald Sasson, Eduardo H. Dellatorre Schwarz 04. Diego Simon 05. Camila Klein 06. Diogo Giácomo Tomazzi 07. Flavia Bucker, Frederica Richter 08. Exposição Casa Moderna - Leandro Marques 09. Gabriel Rocha Nascimento, Elizabeth Brandt Schwarz, Giácomo Tomazzi

144


10

11

12

13

14 10. Flávio Porto e James Duwe 11. Jader Almeida, Vanessa Larré,Elizabeth Brandt Schwarz, Carlos Barbosa 12. Marco D. Julio, Carlos Barbosa, Marcelo Fialho 13. Marcelo Salum, Gabriela Accorsi, Lu Mendes, Patrícia Furukawa, Schayla Jurk, Letícia Wilson 14. i8 BMW

145


D E S T A Q U E

S O C I A L

Em grande estilo BALNEÁRIO CAMBORIÚ AGORA CONTA COM NOVA LOJA DA PORTOBELLO SHOP, LOCALIZADA EM UMA DAS ÁREAS MAIS CHARMOSAS DA CIDADE, O CASA HALL SHOPPING. ALÉM DE AMIGOS, PARCEIROS, CLIENTES E CONVIDADOS, A RECEPÇÃO CONTOU COM A PRESENÇA DE RENOMADOS NOMES COMO O DO ARQUITETO RUY OHTAKE E DO DESIGNER JADER ALMEIDA.

146


DESTAQUEDÉCOR

147


V I T R I N E

D E

L U X O

Vitrine de luxo

MINI JOHN COOPER WORKS Visual apimentado, dinâmica aprimorada e nova transmissão automática esportiva Steptronic de oito marchas com launch control. Sob o capô, um motor 2.0 turbo de 231 cavalos que impulsiona o “hot hatch” de 0 a 100 km/h em apenas 6,1 segundos e à velocidade máxima de 246 km/h. Por fora, o modelo ganhou novo conjunto óptico na dianteira, com faróis em LED adaptativo com máscara negra, e na traseira, que ganhou nova disposição remetendo à bandeira do Reino Unido. Por dentro, a principal novidade é a nova geração do assistente de mobilidade pessoal MINI Connected, que inclui uma série de serviços, entre eles informações do trânsito em tempo real, portal de notícias atualizadas e serviço de concierge pessoal, além de preparação para o Apple CarPlay.

HOMEM MODERNO A Jaeger-LeCoultre apresenta sua nova coleção inspirada no icônico relógio Memovox Polaris de 1968, que veio para se juntar aos seus relógios clássicos. Mais que uma homenagem a essa peça histórica, a nova coleção JaegerLeCoultre Polaris empresta a essência do Memovox Polaris ao homem contemporâneo, com uma variedade de modelos. 148

ESTILO Pensado para homens com estilo, o modelo Penn by Jimmy Choo é perfeito para ocasiões especiais. Feito em couro de bezerro, preto e brilhante, cria um contraste elegante e sofisticado.


DESTAQUEDÉCOR

PARA SE APAIXONAR A brasileira Paula Cadermatori, uma das designers mais cotadas no universo da moda e do luxo internacional, apresenta coleções de bolsas e sapatos que estampam os principais editoriais do mundo.

REQUINTE A sofisticação presente nas peças assinadas pela grife Tiffany & Co. é indiscutível. E para quem busca por este requinte em todos os detalhes, a marca traz a caneta esferográfica retrátil Elsa PerettiTM em verniz vermelho.

CUSTOMIZÁVEIS A Guerlain, Maison que criou o batom em bala, agora traz uma versão must have personalizada com mais de 300 combinações.

ESSÊNCIA

UNIVERSO VELOZ Tommy Hilfiger em parceria com a modelo Gigi Hadid,

Sarah Chofakian, lança o primeiro perfume exclusivo da marca,

embaixadora feminina da marca aposta em relógio inspirado

que também carrega sua assinatura. Inspirado em suas criações

no universo veloz dos esportes motorizados. O novo design

femininas de sapatos e acessórios em couro, o aroma foi

moderno e monocromático com caixa de 38 mm e pulseira de

desenvolvido para traduzir a essência da mulher Sarah Chofakian.

aço inox traz acabamento ionizado em tons de azul-marinho e

O frasco inspirado em embalagens de perfume vintage é romântico e delicado – dispensa às tradicionais caixas, e é apresentado como uma joia, em um saquinho de camurça chamoix, feito à mão delicadamente, assim como os sapatos tão admirados da marca.

detalhes dourado. O mostrador conta com o logo da marca e estampa nas bordas que remete às pistas de corrida. O modelo é vendido exclusivamente no site e lojas físicas da Vivara. 149


V I T R I N E

G O U R M E T

Vitrine espaço gourmet

Já pensou em equipar seu espaço gourmet com uma coifa com tons de cobre? Com a Espaço Gourmet, é possível! Os arquitetos Ana Claudia Guerra e Phillipe Siarcos - da Guerra Siarcos Arquitetura – agregaram esse diferencial ao projeto de um cliente especial. Além da cor da coifa, é possível ter o melhor poder de exaustão do mercado em diferentes dimensões e com variados acessórios. Essa é uma solução que a Espaço Gourmet Eletros Premium traz com exclusividade para o seu projeto: Coifas TuboAr – solução definitiva em exaustão - sob medida e personalizadas para o seu projeto! Confira aqui mais uma excelente seleção dos melhores eletros do mundo.

ADEGA DE PISO E DE EMBUTIR WS 17800 LIEBHERR Oferece as mais avançadas tecnologias em preservação de vinhos com diferentes zonas independentes de temperatura que permitem guardar 178 garrafas em suas corretas

P O R

150

temperaturas de consumo ou guarda, sejam eles tinto, branco, rose ou champagne. A umidade interna é variável

P A B L O

e pode ser aumentada para prevenir o ressecamento

R O L I M

das rolhas, evitando a oxidação precoce dos vinhos para preservar inalterados seus sabores e aromas.


DESTAQUEDÉCOR

CUBA VAULT KOHLER Produzida artesanalmente em aço inoxidável, o Vault traz estilo novo e arrojado, remetendo as fazendas do século passado. O design de um único bowl com cantos bem angulados para maximizar o espaço da bacia, e uma grelha escorredor incluído ajuda a evitar arranhões e danos. Devido ao seu avental frontal, esta cuba não requer um gabinete dianteiro de frente especial, facilitando a instalação. O design SelfTrimming® requer apenas um corte simples,

CHURRASQUEIRA CHARCOALO 1300 A Charcoalo® foi desenvolvida a partir de materiais selecionados, explorando acabamentos finos e design singular em todos os detalhes. Ecológica e fácil de limpar, ela é modular, minimalista e moderna, com diversas opções de acessórios complementares. Na versão “cart”, possui um carrinho de aço inoxidável e deck de madeira para você transportá-la aonde for.

sobrepondo a face do gabinete para resultados bonitos e sofisticados.

FOGÃO MASTER SERIES BERTAZZONI Com design profissional, oferece cinco queimadores Sabaf HE Full Brass em latão maciço que inclui um potente queimador triplo de 5.000 W Dual Flame com acionamento sequencial das chamas internas e externas para se desfrutar do calor adequado para todos os tipos de receitas. Seu amplo forno com capacidade de 142 litros oferece 11 funções para assar melhor e mais rápido, preparar diferentes pratos simultaneamente sem troca de sabor e aroma

LAVA-LOUÇAS GORENJE COM PAINEL ORA-ÏTO Com o potente motor Inverter PowerDrive, a lava-louças Gorenje traz regulação de velocidade que garante um alto desempenho com funcionamento muito mais silencioso, baixo consumo de energia e vida útil muito mais longa. Perfeita para quem conta com uma grande família, possui tem capacidade para 16 serviços e possui interior em aço inox, material altamente resistente e de grande durabilidade, tudo isso com o design minimalista da Coleção Ora-Ïto.

MISTURADOR ARTICULADO KARBON KOHLER Um elegante híbrido de funcionalidade e design contemporâneo, o misturador de cozinha Karbon entrega água exatamente onde você quer. Seu design tubular possui três pontos de articulação para dar uma amplitude de movimento total. Ao estender o misturador completamente você enche panelas e potes de qualquer diâmetro ou altura, ou baixa-la para preparação ou limpeza de alimentos. O projeto exclusivo de articulação direciona a água para qualquer ângulo.

entre os alimentos e dispensa pré-aquecimento. SERVIÇO: ESPAÇO GOURMET - 47 3361-0909 / (47) 99278-7411 - WWW.SEUESPACOGOURMET.COM.BR BALNEÁRIO CAMBORIÚ: 4ª AVENIDA, 124 FLORIANÓPOLIS: SC 401 SQUARE CORPORATE - ANEXO A LOJA MOSARTE - ROD. JOSÉ CARLOS DAUX, 5500

151


V I T R I N E

G O U R M E T

As fantásticas formas comestíveis de Dinara Kasko A ARQUITETA UCRANIANA QUE CRIA DOCES GEOMÉTRICOS, EMBLEMÁTICOS E SURPRENDENTEMENTE DIGNOS DE QUAISQUER EDIFÍCIOS CONTEMPORÂNEOS DE UMA CIDADE.

A geometria que instiga a mente e aguça o paladar desperta a vontade de comer a sobremesa, mas o cérebro processa que estamos diante do minimalismo da arquitetura em forma de sabor. Essa preciosidade gastronômica surge das mãos e da criatividade de Dinara Kasko que prova que a arquitetura, design e confeitaria são perfeitamente unidas em formas comestíveis. O processo de criação dos doces começa, é claro, na cabeça da artista que fez o curso de arquitetura na Kharkov University Architecture School, na Cracóvia, mas acabou abandonando a ideia de projetar edificações depois de uma viagem pela Europa quando descobriu a paixão pela confeitaria.

152

Nesse trajeto doce entre a arquitetura e a confeitaria os ingredientes básicos que incluem farinha, açúcar, ovos, leite e gelatina são os elementos que substituem o concreto, tijolo,

A percepção desse novo universo pelos doces e aromes rapidamente fez

aço, vidro e madeira na edificação de obras contemporâneas

surgir um jeito único de criar bolos e sobremesas. Dinara juntou o talento para

construídas camada por camada numa complexa brincadeira

arquitetura com a vontade de inovar na confeitaria, mas sem deixar de lado

com as formas. A decoração desse espaço minuciosamente

o o know-how e os conceitos que aprendeu durante anos de estudo. É assim

planejado pela arquiteta/artista são obras de arte pensadas

que começou a criar os doces algoritmos. O projeto do bolo começa com uma

para a vida moderna e para as construções contemporâneas

ideia, com uma perspectiva real de algo diferente. Assim como em qualquer

de muito caramelo, chocolate, baunilha e frutas. O resultado

proposta arquitetônica. O segundo passo é transferir todos os conceitos para

desse conceito único criado pela Dinara se dá em verdadeiras

o computador e dimensionar escala e proporções. A tecnologia também é a

edificações geométricas de sabor e beleza que proporcionam um

principal aliada no momento da escolha da cor, a textura e as decorações.

prazer visual com um design que deixa de boca aberta qualquer

O modelo 3D é impresso e processado no formato de molde de silicone.

pessoa disposta a experimentar um novo prazer gustativo.


N O

M A R

Azimut Yachts lança maior iate de luxo construído em série no Brasil

A Azimut Yachts acaba de concluir o maior iate de luxo construído em série no país: a Azimut Grande 30 Metri. O gigante de 30 metros, o equivalente a 100 pés, surpreende pela grandiosidade aliada à excelência construtiva italiana em design, conforto, tecnologia, móveis e acabamentos. São mais de 350m² de área dividida em 3 pavimentos com direito a 5 suítes, cozinha, sala de estar e jantar, jacuzzi na área externa (flybridge) e amplos espaços, totalmente equipados, para banhos de sol e relaxamento.

154


DESTAQUEDÉCOR

CONHEÇA ALGUNS DESTAQUES DA AZIMUT GRANDE 30 METRI • O projeto de interiores da Azimut Grande 30 Metri é assinado por um

dos mais premiados arquitetos mundiais, o italiano Achille Salvagni.

• Mogno veneziano, couro italiano, carvalho cinza, seda, mármore e vidros duplos

são alguns dos materiais e acabamentos nobres usados no megaiate. A escada

que conecta os ambientes, por exemplo, no interior da Grande 30 Metri possui

degraus retroiluminados com acabamento em couro e corrimão em mogno.

• O flybridge (pavimento superior) do megaiate possui mais de 65m². Moderno

posto de comando, jacuzzi, área de relaxamento e refeições são atrativos.

. • A plataforma de popa (parte traseira) possui uma espécie de garagem

que pode acomodar um bote de até 4 metros ou motos aquáticas.

• Para pernoite, a embarcação acomoda confortavelmente até 10 pessoas.

A suíte do proprietário, por exemplo, possui uma área de 34m².

155


D O

L A D O

D E

L Á

O toque brasileiro que faltava na arquitetura americana Desde que se mudou de Curitiba (PR) para a Flórida (EUA), há 4 anos, Cristiane Gusmão tinha uma intuição: a de que a arquitetura e o design de interiores brasileiros fariam sucesso no novo país. E a profissional, formada na Universidade Federal do Paraná, com especialização em design e arquitetura de interiores, tinha razão. Hoje, Cris é uma das arquitetas mais respeitadas no Estado americano e assina projetos em Orlando, Miami, Boca Raton e Tampa. No comando de uma equipe de 20 pessoas, Cris Gusmão é imune a modismos. Sua arquitetura contempla traços retos e sua decoração é clean, sempre privilegiando acabamentos e cores neutras. A receptividade do público a esse estilo foi imediata. Tanto que muitas celebridades e importantes empresários que escolheram a Flórida para morar já se renderam! Apesar do reconhecimento, Cris Gusmão quer ainda mais. Nos próximos meses vai inaugurar uma marca própria de móveis planejados em Orlando, algo totalmente inovador na cidade e no país, que não conta com este tipo de oferta típica do Brasil. Segundo a arquiteta, abrir a loja é um complemento de um trabalho e parceria que tem dados bons resultados e atendido a clientela com produtos de qualidade. “Viemos para suprir essa parcela do mercado”, diz ela, que assume adorar um desafio e fazer cada projeto pensando na personalidade e gosto do cliente: “seguimos a ideia da pessoa, trabalhando no requinte e acabamento”, completa.

156

HH Victor Quintero


D O

L A D O

D E

C Á

Planetário INSERIDO EM UM COMPLEXO DE USO MISTO, PROJETO TEM MEMBRANA EM CONCRETO CORRUGADO QUE REMETE ÀS CONCHAS Localizado em São Paulo, um complexo de uso misto que reúne um edifício comercial, um centro de pesquisas e um casarão restaurado, o Teatro Digital e Planetário projetado pela Kruchin Arquitetura destina-se a apresentações científicas e educacionais, e opera por imersão do espectador em 360 graus nas imagens projetadas. Implantado em uma reentrância do lote em situação de independência em relação a todas as demais edificações, sua expressão se dá, essencialmente, a partir das praças centrais. A edificação é definida por três camadas de coberturas sobrepostas. A camada mais externa, executada em concreto de superfície corrugada, é na verdade uma membrana – não uma casca – em razão da natureza de seus esforços, apoiada apenas lateralmente, pousada sobre a estrutura da praça. Sua superfície ganhou uma camada protetora para impermeabilização sem prejuízo da textura desejada. Nesta membrana aconteceu a inserção de elementos naturais, luminosos e associados à pintura garantindo o efeito cênico do universo profundo. Sua função básica é a proteção geral do conjunto em termos de estanqueidade e controle térmico já que são extremamente sensíveis seus equipamentos. Entre ambas as camadas há um vazio acessível por onde é distribuída a infraestrutura para as instalações e sua conservação. O acesso ao interior do Planetário acontece pela passarela que interliga todas as edificações do conjunto de uso misto, assim como pela praça baixa que associa o teatro ao Instituto de Física Teórica do qual é parte integrante.

158


Profile for Revista Destaque Decor

Revista Destaque Decor - Agosto e Setembro 2018  

Singular décor Com design, tecnologia, lançamentos, tendências e projetos de tirar o fôlego. Assim apresentamos está edição. Para nossa maté...

Revista Destaque Decor - Agosto e Setembro 2018  

Singular décor Com design, tecnologia, lançamentos, tendências e projetos de tirar o fôlego. Assim apresentamos está edição. Para nossa maté...