Page 1

Opção

Campanha • 0 2

•02

Para muitos pode ser

Dra.Soraya Manato é Manato

A ‘‘2ª OPÇÃO’’ para senado

Juntos Pela vida, Pela Família Com uma ótima aceitação, vem sendo abraçada por lideranças o Sul do estado.

o Subtenente Assis, que defende bravamente o legado de Bolsonaro e Manato.

é

Quinzena de Setembro 2018 Espirito Santo

ANCHIETA: 13ª festa da imigração Italiana teve recorde de publico DIVERSIDADE • 0 8

Diretor: Davidy Gomes | Edição Especial. |

Valor: R$:2,50.

| www.perolacapixaba.com.br

ARBORIZAÇÃO URBANA • 0 6

Serão plantadas 3000 Árvores O projeto de arborização urbana e rural de Presidente Kennedy teve início essa semana e vai plantar três mil árvores em todo o município, até maio de 2019.

As árvores são fundamentais na qualidade de vida das cidades.

Brasil Let’s do it! • 0 6

Artesanato • 0 7

Presidente Kennedy vai participar do Dia Mundial da Limpeza

FLORES DO MAR’’

A empresa Atitude Brasil e fundadora do Instituto Limpa Brasil já promoveu 22 ações de limpeza em 20 cidades do país

Em Marataízes o que iria para o lixo é convertido em arte.

Escama de peixe é arte!

DESENVOLVIMENTO • 0 3

Assinatura da Ordem de Serviço das Obras de Reurbanização da Praia Central de Marataízes

CULTURA • 0 3

Desfile Cívico-Militar-Cultural Trinta mil pessoas, de acordo com a Secretaria da Casa Militar, acompanharam o Desfile Cívico-Militar-Cultural da Pátria, que aconteceu na sexta-feira (7), na Praia do Morro, em Guarapari. Tradições e valores municipais, com a presença das Prefeituras Municipais de: MARATAÍZES, PRESIDENTE KENNEDY, entre outras cidedes como: Alfredo Chaves, Aracruz, Atílio Vivácqua, Domingos Martins, Guarapari, Governador Lindenberg, Iconha, Itapemirim, Mimoso do Sul,

POLÍTICA

Campanha • 0 5

Caminhada

Lançamento de Campanha

foi com tradicional ‘‘feijoada’’ Como se fosse uma festa assim foi dado inicio, e todos cantavam o jingle em harmonia.

•02

Bill visita a comunidade do Pontal em Marataízes onde firmou compromisso pela região.

Tenha tudo isso e muito mais Diariamente no nosso Portal online www.perolacapixaba.com Acesse e confira!


Setembro

ALIANÇAS

02

www.perolacapixaba.com.br

Política

Visitando

Para muitos pode ser A ‘‘2ª OPÇÃO’’ para senado Com muitas lideranças em apoio a sua campanha ao senado, e segundo sua assessoria ganhando cada dia mais apoio.

Bill visita a comunidade do Pontal em Marataízes onde firmou compromisso pela região.

»»»Subtenete Assis « Ricardo Ferraço e Magno Malta perderam a oportunidade de serem sabatinados na disputa ao Senado pelos alunos da UVV, nesta em debate. As ausências foram sentidas e comentadas pelos estudantes, que acusaram os dois de fugirem do confronto de idéias, e desfeita aos estudantes fazendo pouco caso do debate. Sem os medalhões, o Subtenente Assis, que defende bravamente o legado de Bolsonaro e Manato, junto com o delegado Fabiano Contarato, monopolizaram a sabatina. Divididos entre pró e contra Bolsonaro, os estudantes mostraram que a disputa para o Senado,

diferente do que avaliam as pesquisas, e s t á e m aberto no Estado.

© Divulgação

Assessoria Campanha

Entre vaias e aplausos, t a n t o Subtenente Assis quanto Contarato mostraram m a i s empatia c o m o público.

Agenda: Cumprindo agenda em Marataízes o Subtenete Assis caminhou visitando o comercio local, seguindo para o evento voltado para lideres & empreendedores, onde foi recebido por Daniel ‘Mineiro do gás’ e Geléia do cartório, ambos apoiam e abraçaram sua campanha. Em visita a Padaria Nilregi, quem declarou também apoio foi o jovem empresário Breno, ‘‘Precisamos de homens inteligentes e honestos na política, por isso apoio para o senado o Subtenete Assis.’’ disse ele.

S

ou da região, me preocupo com a atividade pesqueira, e sei das dificuldade que a comunidade pesqueira de Pontal,em Marataízes-ES nossa pérola capixaba vêm enfrentando. No meu mandato me comprometo pois quero contribuir com o que for preciso para melhorar a vida dos pescadores da região. Eu, você, e aqueles que desejam mudanças. O Futuro começa Agora! disse Bill candidato a Deputado estadual.

teris

CAMINHADA

Campanha

Apoio na Reis dos Reis Soraya Manato agradece as orações, pois sabe que a caminhada é longa, e agradece também por apoiarem Carlos Manato ao governo, ‘‘pois sei que é o melhor para nosso estado’’. disse Ela que se lançou como candidata a Federal.

Jerônimo Monteiro Com uma recepção calorosa foi assim que moradores de Jerônimo Monteiro a recebeu. onde Soraya Manato discursou dizendo votem em candidatos Ficha Limpa e que querem realmente o melhor para as pessoas do Estado e do Brasil.

uma reunião voltada p a r a o s empresários onde teve também a presença de Eduardo Bolsonaro filho do candidato a presidência Jair Bolsonaro. O evento deu a cada um a oportunidade para apresentar suas propostas. Manato disse que temos que acreditar pois ainda tem homens dignos homens que defendem a honra e não se deve entregar e sim lutar.

‘‘Manato’’

Manato candidato ao Governo, juntamente com o Subtenente Assis candidato ao Senado e o candidato a estadual Zanata participaram em Marataízes de


REGIONAIS

Setembro www.perolacapixaba.com.br

03

CULTURA

Desfile Cívico-Militar-Cultural em Guarapari Trinta mil pessoas, de acordo com a Secretaria da Casa Militar, acompanharam o Desfile Cívico-Militar-Cultural da Pátria na Praia do Morro, em Guarapari no dia 07 Redação

O governador Paulo Hartung, acompanhado de altas autoridades do Estado, foi responsável por acender a pira que representa a luta e o patriotismo pelo Dia da Independência. “A ideia de tornar o Desfile itinerante é muito bacana. É uma festa cívica que já levamos para Cariacica, Linhares e hoje aqui em Guarapari. Este formato é um sucesso absoluto ainda mais em um tempo complicado como o que vivenciamos atualmente no país. É um momento para refletir e fortalecer os valores da república e da democracia”, destacou ele Neste ano o destacamento do desfile esteve subdividido em quatro grupamentos, com um total aproximado de 3.250 componentes. O evento ainda contou com 70 viaturas e 30 motos policiais, 10 carros de combate a incêndio, 5 aeronaves, além de 40 veículos antigos, 60 motos e, também, o regimento montado e o canil da Polícia Militar. A abertura do desfile aconteceu com o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), o clube de motos Harley-Davidson, o clube de carros antigos e o grupo de Boinas Azuis e seus excombatentes. A caminhada foi iniciada com os grupamentos da Força Militar Federal, composta pela Escola de Aprendizes de Marinheiros (EAMES), pela Capitania dos Portos e pelo 38º Batalhão de Infantaria – Batalhão Tibúrcio. Em seguida, no segundo grupamento, formado pelos

órgãos de Segurança Pública e Justiça, estiveram presentes a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, o Departamento de Operações Táticas da Sejus e a Guarda Municipal de Vila Velha. Logo depois, foi a vez da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), do Clube de Escoteiros do Brasil do ES, e dos grupos de Guarapari, formados pela loja Maçônica “Retidão e Justiça”, pelo Rotary Club, pelo Lions Clube, pelo Clube de Desbravadores, pela Sociedade Pestalozzi e pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), e por representantes das instituições civis. A apresentação foi finalizada com o quarto grupamento de tradições e valores municipais, com a presença das Prefeituras Municipais de: MARATAÍZES, PRESIDENTE KENNEDY, entre outras cidedes como: Alfredo Chaves, Aracruz, Atílio Vivácqua, Domingos Martins, Guarapari, Governador Lindenberg, Iconha, Itapemirim, Mimoso do Sul, Muqui, Piúma, Rio Novo do Sul, São Gabriel da Palha e Viana.

Assinatura da Ordem de Serviço das Obras de Reurbanização da Praia Central de Marataízes O governador do Estado, Paulo Hartung acompanhado de sua comitiva, estará no balneário para assinar junto ao prefeito, Robertino Batista da Silva (Tininho), a Ordem de Serviço para o início das Obras de Reurbanização e Melhoria da Mobilidade Urbana da Praia Central de Marataízes. A solenidade está prevista para as 17 horas dia 14 na Praça Central de Marataízes.

RESTAURANTE CHURRASCARIA

A revitalização no trecho contemplará a Avenida Atlântica e Governador Lacerda de Aguiar, com drenagem e pavimentação, sinalização vertical, horizontal e semafórica iluminação, paisagismo, sanitário, ciclovia, calçadão e dois quiosques geminados. Na Praça Ricardo Gonçalves, mais conhecida como Praça Central de Marataízes, está prevista uma academia funcional e playground para as

crianças, além de passar por uma revitalização geral. “Marataízes viverá um novo tempo. Vamos acompanhar e fiscalizar todos os processos da obra, além de manter a população sempre bem informada”. Ressalta o secretário de obras e urbanismo, Ricardo Pepe. Segundo o prefeito de Marataízes, Robertinho Batista da Silva, a presença da população, de toda a sociedade civil organizada, das autoridades e de todos que torcem e que amam o município, é de extrema importância nesta solenidade. “Fim de um sonho e início de uma realidade, assim defino essa conquista. Sou filho da terra, nascido no interior deste município. O coração está transbordando de felicidade porque conseguimos com persistência, garra e amor por Marataízes essa conquista que antes era só um sonho e que agora sairá do papel. Nunca desistimos do nosso principal cartão postal, estamos dando o primeiro passo nesse processo e se Deus quiser vamos ver com muito orgulho nossa Pérola Capixaba valorizada, sendo destaque no cenário turístico no estado e no Brasil. Agradeço ao governador Paulo Hartung e toda a s u a e q u i p e p e l o comprometimento com Marataízes. Parabenizo a todos os profissionais, tanto do Governo do estado quanto os nossos, envolvidos neste processo, pois essa conquista é de todos nós!”

Disk-marmitex: 28 3532 - 7642 / 99915-1289 Av. Simão Soares - Marataízes (em frente ao Nério & Tanea)


Setembro

CIDADES

04

www.perolacapixaba.com.br

PREVISTO O LANÇAMENTO DO SELO DE 35 ANOS DA FEIRA DA BONDADE A 35ª edição da Feira da Bondade de Cachoeiro, que será realizada de 14 a 16 de setembro, no Parque de Exposições do Aeroporto, está com sua programação oficial definida. Serão 16 atrações musicais e culturais diversas, entre shows de artistas locais e n a c i o n a i s e apresentações de entidades. A entrada no evento será solidária: um quilo de alimento não perecível para o Banco de Alimentos.

musical com Ligação com Paula Neves e Banda Agenda Solidária da Feira 15h – Dança com Centro da Bondade – palco 2 Direta, contando com de Convivência Vovó participação de Renato 22h à 0h – Apresentação Matilde 15/09, sábado musical com Aço Doce Casanova (Casaca) 15h15 – Balé com Projeto 2 3 h – A p r e s e n t a ç ã o 0h às 2h – Apresentação 19h – Grupo de Dança Frei João – Comunidade m u s i c a l – B a i l e d a Emoções musical com The Fevers Santa Luzia Bondade com a Banda Lex Luthor 15h30 – Grupo de dança do Villagindo Para Ser 16/09, domingo 15/09, sábado Feliz 14h – Grupo de pagode da 16h – Grupo Vem Dançar 1 2 h à s 1 3 h 3 0 – 16/09, domingo Apae Apresentação musical 10h30 às 12h30 – Zé da com Paula Ferreira Silva e Lindomar 15h às 16h30 – Apresentação do Grupo 12h30 às 14h30 – D14 (samba de raiz) Koisa Nossa

Programação da 35ª Feira da Bondade de 17h às 19h – Corrida Kids 14h30 às 17h30 – Agenda Solidária da Bondade Cachoeiro 19h – Lançamento do selo 1 7 h 3 0 à s 1 9 h – de 35 anos da Feira da Apresentação infantil do Show da Tina 19h - Solenidade de Bondade abertura 2 0 h à s 2 2 h – 2 1 h – A p r e s e n t a ç ã o Apresentação musical 14/09, sexta-feira

REGIÕES

Reunião para reativar atendimento do Detran em Piúma

Alunos de oficina de violão de Iconha se apresentaram no Shopping Boulevard NO DIA (6), a Secretária de Desenvolvimento Econômico de Piúma, Indiara Bezerra, esteve na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Estado (Detran|ES), em Vitória, participando de uma audiência com o diretor Romeu Scheibe Neto. A reunião teve como intuito viabilizar a reinstalação do Posto de Atendimento de Veículos (PAV's) do Detran em

Piúma. De acordo com Indiara é necessário reativar esses serviços. “Demos o primeiro passo para esse retorno dos serviços do Detran em nossa cidade. Fomos muito bem recebidos e o diretor se mostrou disposto a nos ajudar nesta questão. Vamos continuar este diálogo para que possamos ter novamente este posto de atendimento em Piúma”, disse a secretária.

foi de muita animação para os alunos da Oficina de Música do CRAS de Iconha. É que foi realizada apresentação da Orquestra de Violão no shopping Boulevard em Vila Velha. Pelo menos 23 alunos participaram da apresentação. Os adolescentes passaram o dia inteiro, além da apresentação se divertindo em outros brinquedos do shopping. Realizamos este momento, pois acreditamos que a

música é reconhecida como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promovendo o equilíbrio, proporcionando um estado a g r a d á v e l d e b e m - e s t a r, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento. O ato de apresentar em local público além de motivar, coloca em prática o aprendizado do dia a dia.


POLÍTICA Campanha

Lançamento de Campanha

Setembro www.perolacapixaba.com.br

05

MARATAÍZES

foi com tradicional ‘‘feijoada’’

Como se fosse uma festa assim foi dado inicio, e todos cantavam o jingle em harmonia. REDAÇÃO redacao@destak.pt

Militantes do PT de Marataízes marcaram presença.

As candidatas do Partido dos Tr a b a l h a d o r e s ( P T ) a o governo do Estado Jackeline Rocha e ao Senado Celia Tavares participaram, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, do lançamento oficial da campanha para deputado estadual de Carlos Casteglione. O evento reuniu grandes empresarios e lideranças estaduais do PT como o exprefeito de Vitória e candidato a deputado federal João Coser e o ex-prefeito de Cariacica, deputado federal e candidato à reeleição Helder Salomão. "Evento considerado um marco na campanha e a presença de tantas lideranças d o p a r t i d o e d e

personalidades da região Sul mostra que nossa candidatura está bem colocada em termo de aceitação e apoios. Vamos intensificar o ritmo daqui para frente solidificando o projeto de retornar à Assembléia como deputado estadual", falou Carlos Casteglione.

quem também falou foi a Jackeline Rocha, em seu discurso no ato oficial do lançamento, ressaltou a importância que os eleitores observem a qualidade dos candidatos e suas propostas. "Casteglione com certeza representa muito bem o Sul e todo o Espírito Santo", disse.

‘‘ Carlos Casteglione não foi escolhido atoa para candidato a deputado estadual, conseguir reunir pessoas de todo o estado em um dia de domingo não é fácil. Mais ele consegue pois é muito querido por todos que o conhece, por isso que vim com muito orgulho para apoiar o nosso futuro deputado estadual e reencontrar tantos amigos somando força por uma causa maior.’’ disse o presidente municipal do PT de Marataízes Gabriel Paulino que veio com o secretario municipal de saúde Beto Mello e o secretario de assistencia social João Antônio Neto.

Regional

Mostra Pare, olhe, escute divulga filmes selecionados Em outubro, nos dias 12 e 13, Cachoeiro recebe a primeira edição da mostra de cinema “Pare, Olhe e Escute”, no Museu Ferroviário Domingos Lage. O evento é comemorativo aos 115 anos da antiga estação de trem, marco do desenvolvimento social, cultural e econômico da cidade e de toda a região sul do Espírito Santo. A lista com os filmes selecionados para exibição, entre os mais de 60 inscritos, acaba de ser divulgada pela organização da mostra, iniciativa aprovada no edital 2017 da Lei Rubem Braga. Foram escolhidos 13 filmes brasileiros e um estrangeiro. As películas trazem assuntos diversos, mas o trem representa, de forma sutil ou direta, um elemento significativo nas histórias contadas. Serão premiadas as três películas mais bem avaliadas por um júri misto, composto por profissionais da área do audiovisual e de áreas ligadas à arte e à literatura.

PADARIA

Pôr do Sol

O campeão levará o Troféu Luz (criação do artista plástico Bruno Salvador, exclusiva para o evento) e R$ 1 mil em espécie. Para o segundo colocado, o prêmio é R$ 900. Para o terceiro, R$ 800.

Além dos filmes de curta-metragem da mostra competitiva, serão exibidos curtas e longas, fora da competição. Os longas confirmados são: "O filme da minha vida”, de Selton Mello, que foi lançado no ano 28 99957-5512 Atrás da Juliana Moveis passado, e "Viola Perpétua", de Mário de Almeida, que faz sua estreia Rua: Emílio Souza Gama 119 - Cidade Nova - Marataízes em um festival.


MEIO AMBIENTE

06

Presidente Kennedy vai participar do Dia Mundial da Limpeza O município de Presidente Kennedy vai participar do Dia M u n d i a l d a Limpeza, que acontece em 15 de setembro. São 274 cidades de 150 países confirmadas para a ação. Em Kennedy, o objetivo é recolher materiais recicláveis nas residências da Sede. O trabalho será feito por voluntários. A iniciativa é do Limpa Brasil – Let’s do it!, que é um grande movimento de mobilização social, cidadania e cuidado com o meio ambiente, cujo objetivo é a conscientização da população mundial para o descarte correto do lixo. Em Presidente Kennedy, a ação terá início as 8h00. Os voluntários percorrerão casa a casa e pedem que as pessoas deixem na calçada o seu lixo seco com materiais recicláveis, como papel, garrafa pet,

garrafa de vidro, lata de alumínio e outros. Ao final, tudo o que for recolhido será pesado e terá destinação correta.

despertar , através d a educação

Setembro www.perolacapixaba.com.br

Três mil árvores serão plantadas em Presidente Kennedy, na área urbana

A campanha surgiu na Estônia em 2008 e, desde então, já percorreu mais de 140 países no mundo inteiro. A empresa Atitude Brasil e fundadora do Instituto Limpa Brasil já promoveu 22 ações de limpeza em 20 cidades do país, sempre com foco na educação ambiental dirigida à reciclagem e ao descarte correto dos resíduos. Neste período, o Limpa Brasil Let’s do it! reuniu mais de 180 mil voluntários e e v i t o u q u e 3,200.970kg de material reciclável fossem descartados incorretamente no meio ambiente. Com isso, gerou renda e trabalho para milhares de famílias que vivem da reciclagem.

e campanhas de comunicação, a cultura da reciclagem no Brasil.

Dia Mundial da Limpeza O Dia Mundial de L i m p e z a #worldcleanupday20 18 #15desetembro é uma ação que visa p r o m o v e r a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias e praças e parques. A ação s i m b o l i z a a necessidade de conscientização da sociedade para um problema maior do descarte irregular de resíduos sólidos O o b j e t i v o d o urbanos. movimento é ajudar a

Mobilidade

O projeto de arborização urbana e rural de Presidente Kennedy teve início essa semana e vai plantar três mil árvores em todo o município, até maio de 2019. A entrada da cidade e as comunidades de São Salvador e Dois Corações foram as primeiras a receberem as mudas. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Maycon Valpasso, serão várias espécies nativas. “As árvores desempenham papel fundamental na qualidade de vida das cidades. Elas reduzem a poluição, absorvem os ruídos, amenizam o calor do sol, melhoram a qualidade do ar, além de ser uma alegria para os olhos. Estamos investindo em qualidade de vida”, comentou o secretário municipal de Meio Ambiente.

Municipal de Meio Ambiente. “Nosso objetivo é plantar árvores em todas as comunidades, além da Sede de Presidente Kennedy. Até o momento, cerca de 240 mudas já foram plantadas. Estamos ansiosos pelo fruto desse trabalho”, acrescentou Maycon. Segundo o secretário, as mudas são de Ipê roxo; Ipê rosa; Ipê branco; Ipê amarelo; Oiti; Munguba; Murta; Ficus; Sibipiruna; Ipê mirim; Acácia; Quaresmeira; Pata de vaca; Manacá da serra; Escova de garrafa; Cambuci; Chuva de ouro; Aroeira salsa; Algodão da Praia; e Palmeira Imperial.

Serão mais de 20 espécies. Os locais são definidos que vão receber as mudas são definidos pela Secretaria

O Melhor Pão Francês da Cidade! Venha Provar e Confira. Marataízes-es Táxistas na sua maioria estão trocando as frotas de carros para melhor atender os seus clientes como fez o amigo Joel do táxi, que trocou o seu, pelo novo UNO compacto porem completo de tudo. Se você leitor precisar do serviço ligue (28) 99925-2312,

Padaria

Ribeiro

(Próximo a Creche Priscila) Rua: Japão Bairro Santa Rita - Marataízes


CURSO / ARTE Artesanato / Curso

FLORES DO MAR’’

Escama de peixe é arte! Em Marataízes o que iria para o lixo é convertido em arte. REDAÇÃO

Melhorar a qualidade de vida e gerar rendas para as famílias, esse é o objetivo dos cursos de capacitação que a Prefeitura Municipal de Marataízes através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho promoveu em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar. com cerca de 15 mulheres do município que concluíram a segunda turma do curso de Artesanato de Escama de Peixe, no espaço cedido pela Igreja Presbiteriana – Projeto Semear, do Bairro Candinha. O curso ministrado pela instrutora Mônica Nogueira Sales, artesã há 20 anos em Marataízes trouxe uma técnica inusitada que transforma escamas de peixes em belíssimas peças de decoração, com foco em flores que vão deste a criação de arranjos, portas chaves e acessórios femininos, como anéis. “Estamos promovendo além do artesanato sustentável, estamos cuidando do meio ambiente, pois essas escamas de peixe que seriam descartadas no meio ambiente se transformam em algo útil e bonito, através das mãos

Setembro www.perolacapixaba.com.br

07

Prefeitura e Sebrae promovem palestra para microempreendedores em Marataízes. Abertas as inscrições para a Palestra: O Microempreendedor individual para Começar Bem, ministrada pelo Marcos Secchin, até o dia 14 de setembro na Secretaria de Assistência Social, Habitação e Trabalho, no Edíficio Itamaraty (Prédio Megashow), Avenida Rubens Rangel, 1.489, na Cidade Nova em Marataízes, das 8h às 17h. O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Marataízes e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae. Os interessados devem apresentar RG e CPF no ato da inscrição. Serão 20 vagas mais cadastro de reserva. O público-alvo será, Potencial Empresário (PE), Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME), e Empresa de Pequeno Porte (EPP).

dessas mulheres que já perceberam o futuro promissor que lhe esperam.” Diz a instrutora do Senar.

Marataízes é o primeiro município do Estado do Espírito Santo a desenvolver a técnica e o curso de escamas de peixe aprovado pelo Senar. Segundo a instrutora pessoas de todas as idades são capazes de aprender à produzir artesanatos por meio desta matéria prima, abundante no litoral e que pode ser agregada com outras encontradas na natureza, como por exemplo a fibra da bananeira e folhas de coqueiro.

Segundo a diretora do trabalho, Solane Porto, o foco da administração é ofertar artesanato sustentável e essa é a segunda turma formada este ano, a primeira foi realizada na comunidade do Pontal. “Iremos dar continuidade com esse grupo de mulheres empreendedoras. Aproveito para agradecer Ao prefeito Robertino Batista da Silva e ao secretário de assistência social, João Antônio Neto pela credibilidade neste projeto que fez a diferença na vida de tanta pessoas e que beneficiará as famílias do município.

Destaque O secretário de assistência social, João Antônio Neto, destacou a importância das parcerias como a do Senar que possibilitam a oferta de cursos para a comunidade, o possibilitou que a instrutora Mônica Nogueira pudesse ensinar às mulheres um curso inédito no Estado do Espírito Santo. “Dependendo da demanda pretendemos promover outros cursos de Escama de Peixe, e teremos outras novidades ainda para este ano estamos providenciando outros cursos visando capacitar nossa população para o mercado de trabalho.” Anuncia o secretário.

O palestrante, Marcos Secchin, é analista técnico do Sebrae, formado em Administração, graduado em Controladoria e Finanças e há 8 anos atua no atendimento à empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas no Espírito Santo. Durante a palestra, abordará no conteúdo programático, temos como: Histórico, Conceito, Benefícios, Portal do Empreendedor, Obrigações e Oportunidades de Negócios.

O evento está previsto para acontecer no dia 04 de outubro das 19h às 21h no Rotary Clube de Marataízes. Participe! Inscreva-se!


LAZER & SAÚDE

08

Setembro www.perolacapixaba.com.br

FESTIVAL

“Recorde” de Cultura na cidade de Anchieta

materiais recentemente adquiridos pela prefeitura por m e i o d e e m e n d a s parlamentares. Na ocasião Fabrício aproveitou para dizer que Anchieta será beneficiada em breve com novos recursos para atender diversos segmentos.

13ª festa da imigração Italiana teve recorde de publico em Alto Pongal, no interior de Anchieta REDAÇÃO

Cerca de 15 mil pessoas, segundo os organizadores, passaram pela vila de Alto Pongal, no interior de Anchieta, para participarem a 13ª Festa da Imigração Italiana. O evento, que comercializou cerca de 600 kg de polenta, 700 litros de vinho e 150 kg de queijo, reuniu cultura, a n i m a ç ã o e gastronomia. O tombo da polenta foi a primeira atividade da programação. Em seguida aconteceu a eleição da rainha da festa, que elegeu a jovem Bianca Nunes Sabino, de apenas 16 anos. O coral da

escola local, Tia Marlene Petri, composta por jovens estudantes do ensino médio, fez uma b e l í s s i m a apresentação. Atividades culturais e muita música foram realizadas até o final da tarde, momento que iniciou o tradicional desfile da Caretela Italiana. O desfile contou com a participação de cerca de 10 mil pessoas, que percorreram a avenida p r i n c i p a l d a comunidade ao som de músicas italianas e muito vinho. Este ano, o desfile destacou a gastronomia italiana presente no cotidiano da vida dos moradores

da região. Segundo o presidente da associação organizadora do evento, Márcio Ceccon, a festa superou às expectativas. “Foi uma festa ordeira, familiar e muito animada, que transmitiu ao público o carinho que temos p e l o s n o s s o s ancestrais. O público a cada ano vem

superando nossas expectativas”, disse Ceccon satisfeito com o resulto. Para o prefeito Fabrício Petri, a festa foi um sucesso e superou as expectativas. “Mais uma vez Alto Pongal mostrou que sabe promover um belo evento. A festa atraiu muita gente e foi um sucesso”, disse.

SAÚDE

Prefeito entrega equipamentos novos às Estratégias de Saúde O prefeito Fabrício Petri realizou DIA (06), no auditório da Secretaria de Saúde, a entrega de notebooks e projetores de imagem para as Estratégias de Saúde da Família. Esses equipamentos fazem parte do lote de novos

A Secretaria de Saúde de Anchieta comprou três novos veículos, armários, balança digital antopométrica, mesas, cadeiras, projetores de imagens, notebooks, bebedouros, entre outros materiais. O valor total dessas aquisições chegam a R$ 490 mil. Os veículos chegam ao município nos próximos dias. Já os demais equipamentos estão sendo patrimoniados para posteriormente serem entregues às unidades. Todo o recurso para as compras são oriundas de emendas parlamentares de dois senadores e um deputado federal. Conforme informações da Secretaria de Saúde, os veículos e os equipamentos irão atender às estratégias de saúde da família, a fim de melhorar o atendimento nas unidades. Para o Prefeito, os recursos foram muito bem-vindos, principalmente no momento de escassez de receita que Anchieta vem vivendo desde a paralisação da Samarco no final de 2015. “O recurso foi bem empregado, na compra de equipamentos e veículos necessários para aprimorar o atendimento em nossas unidades de saúde e oferecer mais conforto aos usuários. Agradeço aos parlamentares pelo apoio”, disse.

‘‘Uma das melhores estrutura para atender você cliente!’’

Jornal Pérola Capixaba  
Jornal Pérola Capixaba  
Advertisement