Issuu on Google+

Informativo mensal sobre o Projeto de Iniciação Musical

EDIÇÃO 2, MAIO 2011

www.projetopim.com

Maio é o mês das Mães, de João Paulo II e de Irmã Dulce O Dia das Mães teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norteamericana, Annie Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente, o Dia das Mães se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio. Neste ano de 2011 na Bahia temos motivos especiais para comemorá-lo: a beatificação de Irmã Dulce, a “mãe dos pobres”! (Pág. 2)

EXPEDIENTE Essa é a segunda edição do nosso informativo. A proposta é termos uma publicação mensal que promova o diálogo entre o Grupo PIM e toda a sua equipe, com as crianças e as famílias da comunidade da Escola Comunitária São Miguel de Fazenda Coutos III. Datas importantes, eventos, projetos, notícias culturais, poemas e entrevistas estarão publicadas aqui mensalmente. Agora é importante termos um retorno de vocês sobre o que estão achando, pensando, e sentindo do nosso informativo. Colabore mandando a sua notícia, ou a sua foto. Escreva para elisio@projetopim.com e fique sempre de olho no PIM!!!!!! Diretora da Escola Comunitária São Miguel: IRMÃ VALDETE Artística: JOÃO GONZAGA / Supervisão Artística: ELÍSIO LOPES

- NDS / Administrador e Idealizador do Projeto: ANTÔNIO FERREIRA / Coordenação JR / Professores: DENISE CORREIA, JOÃO GONZAGA, MARIA CRISTINA, JULIETE NASCIMENTO, JOVANDA, JACIARA, ADENILZA, GUARACI, ANDREA, IARA, LIRANE, CIDA, EDNA, CHEILA, LUCIMARIA, ERICA E ELAINE / Coordenação Pedagógica: CINTYA EVANGELINA.


Maio é o mês das Mães, de João Paulo II e de Irmã Dulce

E

m maio, Bento XVI beatifica João Paulo II e Irmã Dulce, apóstola da caridade na Bahia. João Paulo II será o primeiro papa a ser beatificado pelo seu sucessor. Na história moderna, João XXIII e outro Papa que, por sua extraordinária bondade, dois anos após sua morte, foi beatificado durante o Concílio Vaticano II por ele convocado. A data para a cerimônia de beatificação de Irmã Dulce será no próximo dia 22. A missa com o rito que tornará beata o “Anjo Bom da Bahia” , no Parque de Exposição (Av. Paralela), em Salvador às 17 horas, será presidida pelo Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo segundo o roteiro litúrgico do rito de beatificação. Os portões estarão abertos a partir do meio dia e às 12:30h iniciarão as atividades com o acolhimento aos fieis, caravanas e público presentes feito pelo Padre Aderbal Galvão de Souza. A animação desse momento irá até às 14 horas e contará com a participação de Carlinhos Marques, Rejane, Heloisa Pires, Aidil Brides e Padre Antonio Maria. Em seguida, iniciará a apresentação artística do espetáculo “Nasce Uma Flor” sobre a vida e obra de Irmã Dulce, encenada pelos alunos do Centro Educacional Santo Antônio. Às 16 horas, terá a entronização festiva no altar, das imagens de Santo Antônio, Nossa Senhora de Conceição da Praia e Senhor do Bonfim com a participação de os todos presentes.

Foto: arquivo OSID - Obras Sociais Irmã Dulce.

começaram a ser distribuídos gratuitamente em Salvador. A distribuição segue até o dia 22 de maio, ou até acabar a cota. Na capital baiana, os interessados podem solicitar os ingressos nas paróquias da cidade, na Rádio Excelsior, no bairro do Garcia, ou na Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no Largo de Roma, na Cidade Baixa. Ao todo 70 mil ingressos foram disponibilizados para o evento, que será realizado no Parque de Exposições de Salvador, no dia 22 de maio. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 71 33101102 ou pelo e-mail cerimonial@irmadulce.org.br.

O decreto de beatificação de Irmã Dulce (1914-1992) foi assinado pelo Papa no dia 10 de dezembro. Em outubro, a Congregação para as Causas dos Santos já havia reconhecido um milagre atribuído à religiosa, encerrando o processo que começou em junho de 2001. Os ingressos para cerimônia da Beatificação de Irmã Dulce já

Nada mais especial para o mês das mães, do que reconhecer o poder que o bem pode ter para as nossas vidas. Ir.Dulce é uma grande mãe!

Espaço das Palavras

cartaz a entrada para o espetáculo era 1 livro infanto-juvenil e são esses livros, juntamente com outras doações, que compõem o acervo da sala de leitura.

sala de leitura José Lins do Rego da Escola Comunitária São Miguel está sendo uma oportunidade que permite ás crianças viajarem no universo da literatura. De segunda a quinta-feira as crianças da escola, em sistema de revezamento, visitam a sala de leitura para ouvir histórias e manter contato com os livros da sala.

A

A partir dessa interação com o mundo da leitura as crianças são levadas ao desenvolvimento da oralidade e despertam a fantasia que deve fazer parte do processo para a maturidade. Nas sextas-feiras a sala é aberta a toda comunidade externa, nesse dia é possível se cadastrar e fazer empréstimos de livros. As crianças e adolescentes do grupo PIM são estimulados para o desenvolvimento do hábito da leitura e eles têm respondido com bastante entusiasmo. Principalmente porque o grupo PIM teve influência direta para a criação dessa sala, pois nas temporadas em que estiveram em

Estamos aguardando você adulto, adolescente, criança da comunidade para vir também usufruir da excelente seleção de livros. A sala de leitura está aberta para você toda sexta- feira das 9h às 17h.

DICA CULTURAL

É Tempo de Páscoa, é tempo de... (Autor desconhecido)

Tempo de meditar, de buscar, de agradecer, de plantar a paz. Tempo de oração!!! Tempo de abrir os braços, de abrir as mãos e de ser mais irmão. Tempo de recomeçar! Tempo de concessão, de compromisso, de salvação. Tempo de perdão. Tempo de libertar, de libertação, de passagem, de passar... Para onde? Para a luz, para o amor, para a vida que é eterna! Tempo de Ressurreição” No dia 20 de abril de 2011 as crianças da Escola Comunitária São Miguel celebraram a Páscoa – Ressurreição do Senhor. As professoras, juntamente com as crianças encenaram o lava pés, a ultima ceia de Cristo e levaram para casa deliciosos chocolates.

Espetáculo teatral: NAMÍBIA, NÃO!

No Teatro Martim Gonçalves (Rua Araújo Pinho, no 292, Canela), às 20h. Ingressos no local, valor: R$30 (inteira).

E peça Namíbia, não! tem argumento provocador ao abordar, scrita por Aldri Anunciação e dirigida por Lázaro Ramos, a

sem tentar resolver o assunto, uma situação hipotética: o ano é de 2016 e o Governo brasileiro obrigou que todos os afrodescendentes regressem imediatamente à África, provocando, em pleno século XXI, o revés da diáspora vivida pelo povo africano do Brasil escravocrata. Situações inusitadas são discutidas com muito humor e ironia. Os debates enfocam a vida dos de “melanina acentuada” e assim o público, mesmo rindo bastante durante a encenação, é conduzido a ponderar as reflexões lançadas a partir dos diálogos entre os atores Flávio Buaraqui e Aldri Anunciação.


Soares Sebastião Gomes Dos Santos ou simplesmente Soares Ator de teatro, bailarino, cantor gospel e professor primário. 30 anos, casado e com uma filha de 3 anos. Esse angolano é a cara do PIM! O QUE ACHA DE TRABALHAR COM CRIANÇA?

Uma contribuição prática para uma melhor sociedade vindoura. Uma alegria sem igual. O QUE ACHA DE TRABALHAR COM CRIANÇA?

Uma contribuição prática para uma melhor sociedade vindoura. Uma alegria sem igual. QUAL FOI A SUA PRIMEIRA IMPRESSÃO DO PIM?

Que era um projeto passageiro! E que não passava de uma junção de brincadeiras do passado e que hoje os mais velhos já não se lembram mais... O QUE MAIS TE ENCANTA NO PIM?

É como a criança é capaz de tornar um pensamento em realidade (mesmo na brincadeira), desde que lhe seja dada uma oportunidade. No PIM as crianças têm oportunidades, e elas realmente mostram o quanto elas podem... QUAL A DIFERENÇA ENTRE AS CRIANÇAS DE LUANDA E DE SALVADOR?

Não há muita diferença, pois criança é sempre criança em toda parte! Apenas os aspectos fisiológicos (o cabelo, a cor e o idioma), o aspecto comportamental também me chamou atenção. As de Luanda são um pouco mais comportadas em relação às de Salvador. Já as de Salvador, aprendem com mais facilidade no que diz respeito aos movimentos artísticos. VOCÊ VÊ NA BAHIA COISAS PARECIDAS COM ANGOLA? O QUE POR EXEMPLO?

É vejo, e muito. Por exemplo, a maneira como as pessoas interagem umas com as outras em vários campos da vida: no trabalho, nas feiras, nos espetáculos, nas paragens dos ônibus, e etc. A alegria do baiano, a hospitalidade e outros pontos. COMO É VIVER NUM PAÍS QUE DURANTE TANTOS ANOS VIVEU EM GUERRA?

É!!! Viver num país desse tipo é logo pela manhã, saber o que vai priorizar para apressar com tudo que está atrasado; É procurar no máximo se empregar, arrumar um emprego; É se afastar das brigas; É orar a Deus que o seu dia de sorrir chegue logo!; É terminar com os estudos para ser valorizado; É ver todos como irmãos... O QUE DESEJA PARA O FUTURO?

Ser um grande contribuinte na minha sociedade, terminar os estudos, ser valorizado e ter os meus direitos, criar um orfanato para abrigar tantos órfãos que há no meu país, e continuar à frente do PIM! O QUE REPRESENTA O PIM PARA AS CRIANÇAS ANGOLANAS?

Para elas, o PIM representa a primeira oportunidade de elas poderem mostrar o que elas são capazes! É um Projeto que futuramente às tornará figuras, artistas, alguém socialmente reconhecido e tornar digno o nome de suas famílias. ESTÁ EMPOLGADO COM O PRÓXIMO ESPETÁCULO, “A LENDA DO PEIXE GRANDE”?

É! E muito! Por vários motivos: 1º Porque retrata uma história africana que ninguém havia me contado ainda: 2º Porque é mais uma oportunidade de estar todos os dias com as crianças (que eu amo) e depois, porque unirá ainda mais esses dois Países (Angola e Brasil) que têm quase a mesma história cultural. O QUE MAIS ESTÁ GOSTANDO NESSA VINDA AO BRASIL?

Vários shows de grandes músicos reconhecidos mundialmente; Todos, pagãos e não pagãos, respeitando os dias Santos; Se empolgando nas datas comemorativas; as novas Infra-instruturas que o país está ganhando; As expectativas da realização da Copa de 2014... MENSAGEM PARA AS CRIANÇAS E PAIS DO PIM?

Para as minhas criancinhas, que saibam respeitar os adultos que estão na frente do Projeto, que esse respeito possa levar e mostrar às famílias de cada uma delas; Que sejam humildes, e ao país, que continue assim, esse país que todo mundo quer conhecer e que não se esqueçam de que é preciso apostar na formação dos Recursos Humanos, nas pessoas, pois, toda evolução de uma sociedade depende, sobretudo da formação das pessoas que nelas estão inseridas.

AGENDA DO PIM

08/05 Dia das Mães

Durante a semana de 02 a 06/05 os alunos da Escola fizeram atividades direcionadas às mães como cartões, panos de prato com mensagens pintadas e músicas. É arte para o coração!

05/06 Dia Mundial do Meio Ambiente Faremos uma semana de atividades sobre as questões ambientais, pois o nosso projeto de trabalho tem como tema: Fraternidade e a vida do Planeta. O nosso futuro depende do nosso planeta.

17/06 Festa Junina

Trabalharemos com canções juninas que falam do meio ambiente. Cada turma apresentará danças, músicas, poemas e quadrinhas sobre o tema. Será com certeza um arraia da consciência!

Soares Sebastião. Foto: arquivo particular.

Mural do Pim


PRA FICAR ALERTA!! E

ssa coluna traz algumas notícias alarmantes e que precisamos tomar consciência e trabalharmos juntos para reverter essa realidade. Unidos nós podemos fazer bem melhor!

1.

Atrás apenas de São Paulo, a Bahia ocupa a segunda posição em números absolutos de denúncias pelo Disque 100 no País: 7.181, desde maio de 2003 até agosto deste ano. Aí estão incluídas não só a violência sexual (31,6%), mas outras duas macro categorias: a violência física e psicológica (33,5%) e a negligência (34,8%). Em 2003, a média de denúncias no Brasil era de 12 por dia, hoje já chega a 74. Ligado à Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, o Disque 100 funciona diariamente, das 8h às 22h, com 94 atendentes distribuídos em 12 pontos. Por dia, são mais de duas mil ligações. De acordo com a coordenadora do Serviço Nacional Leila Paiva, são necessárias em média, cinco tentativas antes de alguém conseguir falar.

2.

Uma pesquisa divulgada esse ano pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra que Alagoas, Bahia e Paraíba lideram o ranking de mortes por arma de fogo no País. São, respectivamente, 83,3%, 81,3% e 80,5% do total de homicídios em cada Estado. A pesquisa indica ainda que, entre 2000 e 2009, o número de homicídios praticados no Brasil com arma de fogo saltou de 30.865 para 35.556. Entre as capitais mais violentas estão Salvador (onde as mortes por arma de fogo representam 93,6% do total de homicídios), Vitória (91,7%) e Maceió (88,9%). Com base em dados de 2009, a média no Brasil é de 71,2%, cifra levemente menor do que o recorde de 71,6%, registrado em 2007. De acordo com o estudo, a região Norte é onde menos são utilizadas armas de fogo na prática de homicídios.

3.

A Bahia é um dos 16 estados com maiores índices de epidemia de dengue no Brasil. Segundo o novo Mapa de Risco para a Dengue no Brasil, Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Ilhéus, Itabuna e Camaçari estão entre os 178 municípios brasileiros com o mais alto risco de surto ou em situação de alerta de infestação do mosquito aedes aegypti. No novo mapa da dengue no país, Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Espírito Santo e Rio de Janeiro são os estados com alto risco de enfrentar epidemia neste ano. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o governo vai investir R$ 1,08 bilhão nas ações de combate ao mosquito.

Mensagem do mês

Curtas

A MÃE DO PIM

E pelo interior do Estado. Mas é sempre bom tomar cuidados, os festejos juninos são repletos de

Maria Paquelet

Um amor sublime Uma preocupação imensa Além de cuidar Sofre junto Mas... Acredita que o amor Faz com que tudo dê certo Dá conta da cozinha, Da casa, da roupa Trabalha fora e dentro

sse ano o recesso junino será do dia 20/06 a 03/07. Pra quem quiser pular fogueira e soltar fogos

cultura e significação, mas precisamos ter cuidado com os perigos para a nossa saúde.

A deve ocorrer em setembro. Apesar de já estarmos no processo de montagem, o espetáculo é estreia do novo espetáculo do PIM vai ser adiada. Antes programada para julho, a estreia só

mais complexo que a montagem anterior. Os meninos estão tendo aulas preparatórias de teatro e de canto. O objetivo é avançar mais um passo, e apresentar ao público brasileiro um espetáculo cada vez mais elaborado. É só aguardar e conferir!

N

o que depender dos convites, em 2011 o Grupo PIM começará sua agenda internacional. Em virtude do reconhecimento alcançado o grupo recebeu dois convites para participar de eventos

internacionais, um nos Estados Unidos e outro na América Latina. Ficamos muito honrados, e felizes, mas a logística de uma viagem dessa precisa ser pensada e preparada com bastante antecedência. Quem sabe os meninos não chegam à terra do Tio Sam?

E quem mais é mãe nessa vida?

P

Tem a avó, a tia e tem o pai

mais com a equipe da escola, sob o comando da Irmã Valdete. Boas vindas aos amigos!

Um sufoco, o dia-a-dia

E todos no mesmo papel:

rofessor Soares e a colaboradora Manuela que cuidam do Grupo PIM de Angola estão no Brasil durante o mês de maio. Soares está fazendo aulas de dança e percussão com a Cia.Opaxorô da

APAE, numa parceria com o PIM, além de acompanhar os ensaios do grupo. E Manuela vem dialogar

Mas...

N

Abram as cortinas

pelas linguagens artísticas no estado da Bahia, que assume a direção da Secretaria de Cultura do

Cuidar, cuidar, cuidar...

O show vai começar! Vibra quando estão no palco Torce pelo sucesso E vê lá na frente, Num sonho possível, Um futuro promissor.

osso Supervisor Artístico Elisio Lopes Jr acaba de voltar de Brasília, e além de estar tocando a montagem do novo espetáculo do PIM em parceria com João Gonzaga, ele acaba de assumir

a Direção de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia. A FUNCEB é a instituição responsável estado da Bahia. Seja bem vindo!

O protagonista do espetáculo Jackson Costa, que contracenou com as crianças, elogiou bastante

Grupo Pim participou da Paixão de Cristo na Concha Acústica durante a semana santa. O

a disciplina dos nossos pequenos artistas. Não só ele, mas como o diretor e todo o elenco ficaram extremamente gratos pela participação do PIM. O espetáculo, em quatro dias de temporada, levou à

Concha Acústica cerca de 20.000 expectadores. Parabéns para os meninos, para os professores João e Denise, ao supervisor artístico Elísio Lopes, Sr. Ferreira, Ir. Valdete, e toda a equipe da escola.

Coordenação: (55)(71) 3217-1428 / Escritório Central: (55)(71) 3242-5222 / E-mail:pim@projetopim.com


De Olho no PIM - 2a Edição