Desativação de Artefatos Explosivos (DAE)

Page 1

Capitão-de-Fragata (RM2) Theotonio Toscano de Brito Neste ano de 2008, o Curso Expedito de Desativação de Explosivos foi guindado à categoria de curso especial. Talvez agora seja a ocasião de fazer uma breve apresentação para Submarinistas e Mergulhadores do que seja a atividade e o estado em que se encontra na atualidade. Iniciado em 1999 com estrutura de curso expedito, teve duração de quatro semanas, com ênfase na parte terrestre dos processos de desativação e alunos exclusivamente mergulhadores.O ano de 2000 transcorreu sem o curso, reiniciado em 2001 com duração de oito semanas e abrangendo tanto a desativação em terra, como a subaquática. Em seguida, o curso passou a contar com elementos do 88

O Periscópio . 2008

CFN, específicamente do Batalhão de Engenharia, e, mais tarde, com elementos do Batalhão Tonelero. Na atualidade, o Curso Especial de desativação de Explosivos divide-se em dois blocos, a saber, Alfa e Bravo, o primeiro com duração de seis semanas, destinado apenas à parte terrestre, e o segundo estendendo-se por mais três semanas para a parte subaquática. Ao pessoal do CFN cabe apenas o bloco Alfa. Os militares formados têm como destino o próprio CIAMA e o GRUMEC. No trato diário, são conhecidos como DAE e são tão pouco conhecidos que já ensejaram perguntas do tipo: “ Vocês são de algum destacamento aéreo embarcado?”

A atividade DAE teve sua origem na Segunda Guerra Mundial, mais precisamente na Inglaterra assolada por imensos bombardeios alemães. Um sem-número de voluntários encontrou a morte nos primórdios da atividade. Partindo de conhecimento zero, passaram a estudar as bombas inimigas, espoletas e minas terrestres e subaquáticas, desenvolvendo equipamentos muito simples que, ao longo do tempo, mesmo se modernizando, mantém as mesmas características nos dias de hoje. Os processos de desativação têm seu maior fundamento nas escolas européias, visto que a maioria dos enfrentamentos mundiais se deu naquela região do mundo.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Desativação de Artefatos Explosivos (DAE) by Turbinas Aladas - Issuu